segunda-feira, 2 de março de 2015

1º semestre de 2014/15: vamos a “Contas”?

Por José Albuquerque

A Nossa SAD acaba de divulgar os seus resultados relativos a este 1º semestre (de 1/7 a 31/12 de 2014) do exercício (14/15) e eu aqui venho partilhar com os Leitores do GUACHOS o que de essencial já li neste “R&C”

Assim e antes de mais, eis os números, naquela versão muito sintética que eu venho usando e comparando com o período homólogo do exercício anterior, complementados com algumas notas que me parecem mais importantes      

Contas do 1º semestre (julho a dezembro)




















Em resultado destes números, os Capitais Próprios recuperaram para um valor positivo (4,8ME), com um Activo Total Liquido de 434ME (era de 440,7ME há seis meses) e um Passivo Total de 429,2ME (449,1).
O Cash-flow atingiu a brutalidade de 50,8ME.
O Valor (liquido de amortizações) contabilístico do Plantel ficou em 94,4ME.
NOTA 1: eu já não tenho palavras para qualificar a desgraçada incompetência dos jornaleiros para, já não digo interpretarem, simplesmente informarem sobre estes assuntos das “contas”; desta vez, parece que o pináculo do absurdo foi atingido pelas bestas do rascord, que publicou uma “noticia” confundindo o valor liquido contabilístico do Plantel com a massa salarial e o valor liquido contabilístico dos passes dos Atletas com os respectivos salários.
De facto, as remunerações fixas pagas pela SAD neste semestre caíram cerca de 10% (de 22,7 para 20,7ME) e este valor corresponde a remunerações de todos os Empregados da SAD “consolidada” (342 trabalhadores, dos quais 95 são Atletas e 16 são Técnicos), incluindo a Benfica Estádio (91) e a BTV (74).
Agora, por favor, tomem nota das seguintes “novidades” (são questões de lana caprina, mas o pessoal gosta): (1) o Djavan foi mesmo vendido por 1ME, (2) o Lim já pagou tudo (excepto eventuais prémios variáveis) relativamente ao negócio do Rodrigo e AG, (3) o Zénite já pagou tudo relativamente ao Garay (pudera!) e (4) afinal a SAD só tem 50% dos passes do César e do Farina (tal como do Pizzi e do John, mas isso já sabíamos).

Os meus comentários

Já todos esperávamos que estes resultados económicos e financeiros confirmassem os sinais decorrentes do imenso desinvestimento no Plantel a que o mercado Nos obrigou durante as duas “janelas” do ano de 2014, concomitantemente com a mais formidável época desportiva do milénio, pelo que é sem surpresa que eu sublinho:
1.O crescimento, “exagerado”, dos Capitais Próprios em quase 44ME verificado em 2014 (entre 1 de janeiro e 31 de dezembro), ainda mais agravado pelo registo antecipado da venda do Enzo (embora com a fatura a ser emitida em janeiro) e apesar do amortecedor decorrente da opção pelo registo antecipado do prejuízo contabilístico com o fecho do Benfica Stars Fund (BSF);
2.A espetacular evolução dos Proveitos Operacionais (sem “Atletas”), que cresceram mais 10% num inicio de época “martirizado”, sintoma da saúde económica do Grupo Benfica;
3.A primeira queda, desde há 11 semestres, do valor dos Custos Financeiros, por ação conjunta de uma redução do Passivo (menos 20ME) e, sobretudo, de uma redução para 6,67% da taxa de juro média paga pelos capitais alheios (incluindo uma redução de cerca de 400 mil euro na fatura “serviços bancários”); e
4.A determinação revelada pelo CA ao manter uma politica ativa de investimentos, quer no Plantel, quer no Parque Desportivo, quer nas infraestruturas do Grupo Benfica, não permitindo nenhuma redução significativa do valor contabilístico liquido do Ativo consolidado.

E se quiserem saber do que é que eu menos gosto, tomem nota, por favor:
5.Que não tenha sido possível “adiar” alguns dos “predadores” (notem que as vendas do Bernardo e do Jara ainda não entraram nestas “contas”, tal como, na minha humilde opinião, deveria ser o caso do Enzo); e
6.Que o Conselho de Administração (CA) continue a não encarar de frente a questão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) assinado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que estabelece um regime absurdo de benefícios pós emprego (cujo custo cresceu 35,3% neste semestre, para 2,2ME), completamente desajustado da realidade nacional e, ainda mais, dos clubecos de futebol.

Viva a BTV

Como, seguramente, se recordam, eu tinha ficado mal impressionado com o valor dos Proveitos da BTV no trimestre precedente (7,4ME), facto que me levou a aqui deixar um alerta especial para esta Nossa linha de negócio, mas, felizmente, os proveitos no segundo trimestre (outubro a dezembro) foram quase de 9,2ME (totalizando 16,49ME no semestre, contra os 11,99 do semestre homologo em 2013), ultrapassando a média mensal de 3ME, que, como sabem, eu considerei uma boa meta para este exercício e, assim, permitindo-Nos continuar a acreditar num fecho do exercício (em junho) ultrapassando os 35ME.
Como bem sabem, eu sempre fui um indefetível deste Nosso projeto, que continuo a considerar verdadeiramente estruturante para o Clube e todo o Nosso Grupo Económico e para o qual mantenho as mais elevadas expectativas de futuro, considerando uma prioridade absoluta a sua expansão, o enriquecimento dos seus conteúdos e a sua consolidação no futuro próximo num patamar de proveitos nunca inferior aos 50ME anuais.

Um olhar prospectivo sobre o resto deste exercício (até junho)

Apesar da inconcebível eliminação precoce das provas da UEFA (perdoem-me, mas eu acredito que a Nossa Equipa de Honra tem de manter-se nestas provas até muito mais tarde, pelo que não esqueço este insucesso, mesmo absolutamente convencido de que ele não passou de um acidente pontual), que representam um impacto mínimo negativo da ordem dos 10ME nas Nossas “contas” do segundo semestre, o resultado liquido em dezembro (13,2ME de “lucro”), as operações já concretizadas em janeiro (quer a venda do Bernardo, quer as aquisições do Mukhtar e do Johnathan) e a consciência que tenho do imenso potencial económico do Nosso Plantel, mesmo só considerando aqueles Atletas cuja venda não constituiria um significativo impacto desportivo, não tenho a menor dúvida de que o CA vai garantir que este seja mais um exercício equilibrado (por valores positivos, desejavelmente).
Mas que ninguém se confunda, ou confunda o que escrevi com uma promessa de não vender nenhum dos Nossos Atletas mais valiosos: se os predadores quiserem vir buscar mais alguém por troca com um contentor de notas, pois que venham e que Nos obriguem a recuperar ainda mais e mais depressa, os Nossos Capitais Próprios, por mais que eu venha a qualificar esse processo como exagerado.               
Viva o Benfica!

P.S.: estou em estado de graça com o colo, a coleada e todos os seis colos, mas quero pedir ao Companheiro Presidente para se manter fino, que é das mãos dele que eu quero receber a minha  Águia de Ouro.                               

26 comentários:

  1. Essa do rascord andava-me atravessada há muito. São mesmo reles! Reles e incompetentes.
    Parece que o nosso Benfica vai navegando sem grandes sobressaltos e isso é o que mais me/nos reconforta.
    Ficamos à espera (repto publico) de uma comparação entre as sad rivais...e as perspectivas de futuro, previsivelmente (a dos lagartos) sem a mama da Champions...
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu apoio o repto da comparação entre as sad e as perspectivas de futuro! :)

      E agradeço desde já esta análise!

      Eliminar
    2. Companheiros,

      Quanto ao rascord, espero que alguem na ERC produza uma diretiva que os proiba de publicar "noticias" sobre assuntos economicos, por forma a salvaguardar a sanidade mental (??) dos que ainda compram, ou visitam, aquela porcaria. Ninguem me vai convencer de que aquilo foi so' "um erro", porque a estupidez e a ignorancia tem limite.

      Comparar as Nossas "Contas" com as de osgas e andruptos?
      E'-me dificilimo, porque eu (mesmo lendo os seus "R&C") nao acompanho as realidades desses clubecos.

      Mas, fica a promessa de fazer alguma coisa desse tipo (enviaram-me um bom texto do BE e eu recomendo a sua leitura), especialmente para que os Leitores do GUACHOS compreendam o que por la' se passa de mais importante.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    3. Errrr.... O que é o BE?

      Eliminar
    4. Enorme "Pica-miolos", Companheiro,

      BE (Benfica Eagle) e' o Companheiro que escreve no NGB sobre temas economicos e financeiros, um "romancista" e/ou especulador que, quando so' trata de numeros, se consegue manter credivel, razao pela qual nao tenho a menor duvida em recomendar os seus textos.

      Ja' quando o homem desata a especular sobre as dificuldades da PROMOVALOR, sobre as consequencias dessas especulacoes na Nossa SAD, ou sobre as "vendas" dos Nossos Atletas (especialmente quando estao em causa alguns jovens talentosos formados no Seixal), ele parece sofrer dos mesmos males que levam o brunalgas aldrabao a viver numa especie de "twilight zone", caso em que os textos e o seu Autor perdem toda a credibilidade e revelam um anti Vieirismo quase primario.

      Mas, insisto, quando se trata de reproduzir e comentar apenas numeros, trata-se de um Companheiro credivel e eu nao tenho nenhum problema em recomendar a sua leitura.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    5. Concordo, o homem quando fala de contas das SAD sabe do que diz e vale a pena ler o que escreve. Quando começa a especular, estraga tudo o que diz e perde a credibilidade. E tem o defeito de dizer "Eu não vos disse?" quando algo parece ir de encontro ao que andou a especular.Enfim.

      Eliminar
    6. Cool
      Já li tudo.

      Tive de andar a pesquisar o que eram "interesses sem controlo", para tentar perceber aquela trapalhada do porto, mas acho que percebi minimamente.

      Alguém que me diga sff, pelo menos, se esta pergunta faz sequer sentido:
      O sporting tem 67 milhões de capital social e 127,9 milhões de VMOC's?

      Eliminar
    7. Faz! Faz todo o sentido!

      Ou seja, a osgasad "tem" capitais proprios de quase 200ME, dos quais uma pequena parte corresponde a acoes do clubeco.

      Agora percebes porque e' que eu lhes chamo ChportAng do millennium espirito santo (e parece que me enganei na parte em que os investidores chineses so' ameacaram entrar)

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  2. Fantastico! Serviço publico Benfiquista no seu melhor! Grande Jose Albuquerque!

    ResponderEliminar
  3. Honestamente, quem precisa de jornais ou tv quando ha "servicos" ao benfiquismo como se ve todos os dias neste blog?!! Brilhante mais uma vez, anseoso pela comparacao dos 3 (2) "grandes"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Morley, tudo na vida se pode comparar. SÓ O BENFICA NÃO TEM COMPARAÇÃO!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  4. Ora cá está o Nosso Querido e Glorioso José Albuquerque, a pôr as contas em "pratos limpos"!
    É a única verdade, em termos económico-financeiros, em que faço fé com respeito ao Nosso Glorioso Clube!
    Há para aí alguns "habilidosos" noutros blogues a escrevinhar sobre estes assuntos, mas nem os leio.
    Para mim é o Glorioso José e mainada!
    Bem haja!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado aos dois Enormérrimos Consocios pela defesa da causa Benfiquista! Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  6. Caríssimo e grandíssimo amigo José Albuquerque,


    Obrigado, por mais uma vez apresentares de forma cristalina e simplificada, os dados relativos à vida financeira do nosso Glorioso.

    Mais do que isto, só se depois de preparares a « papinha » para todos os tótos em economia ( como eu ) lhes deres as colheradas de informação na boca.

    Espero ( é claro ) que despejes todos estes esclarecimentos em forma de refeição rápida, nutritiva e a ferver pelos corn** dos talibans a baixo ( e já agora dos jornaleiros do Rascord ).


    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. São números a mais para mim,.... mas tinha de haver a habitual conversa de treta dos talibans.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tranquilo, que o amigo Guachos vai tomar nota da queixa e avisar imediatamente o caríssimo José Albuquerque, para fazer uma adenda aos seus Posts para anónimos ( com aqueles livrinhos com coelhinhos e patinhos para aprender a contar até cinco )!

      E já agora, quem sabe a dita conversa existirá... porque aparece sempre por aqui um taliban perdido e à procura do Poker****.

      Eliminar
    2. Atira-se um banana a escorregas que nem um anjinho. Mathayus já tem idade para ter juízo!

      Eliminar
    3. Portanto, o sem nome... faz macaquices, tem uma crise de identidade e julga que é uma banana.

      Depois, tropeça, enterra o Benficómetro onde o sol não nasce, e finalmente julga que está a medir a idade de quem não conhece... quando na realidade estava a aferir o tamanho dos seus cueiros?

      Sem dramas... ainda há vagas no Júlio e aceitam incrições para Rui(s).

      Eliminar
  8. "SAD do SPORTING condenada pelo caso Bojinov
    FIFA DETERMINOU PAGAMENTO DE 594 MIL EUROS "

    Ahahhahahah... eles que comecem a aumentar o valor das provisões, que este tipo de decisões pode começar a ser o prato do dia para aquelas bandas!

    ResponderEliminar
  9. Eu publiquei um texto com números de alguns rádios comparativos entre o Benfica e o Porto e não apareceu. Será que o lápis azul começou a ser utilizado neste blogue?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Manuel, Companheiro,

      Deixa-te disso, que ate' parece mal!
      Quantas vezes e' que o Guachos ja' aqui escreveu que publica os teus comentarios sem sequer os ler?

      Tu, volta nao volta, deves ter algum problema de acesso 'a internet, mas tens bom remedio: publica outra vez.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  10. Obrigado, José Albuquerque.
    Como alguns têm dificuldade em analisar números seguem alguns rácios comparativos entre SLB e FCP após o 1º semestre de 2014/15.
    O Sporting não é deste campeonato atendendo a que os últimos números contêm um empolamento artifical das receitas operacionais devido ao “caso Rojo”.

    Sabendo nós que o resultado operacional é o que melhor mede a qualidade da gestão corrente de uma empresa, a capacidade de criar proveitos e controlar os custos:

    …………………………………………SLB………………….....FCP
    Proveitos Operacionais……….....+55,9M……….………...+51,3M
    Custos Operacionais……………..-54,3M…….…………….-59,0M

    Resultado Operacional……………+1,6M…….……….……..-8,6M

    Cash Flow:
    EBITDA 2014/15 (2º Sem.)…..….+50,8M…………………+16,7M
    EBITDA 2013/14…………...……..+74,1M………………….+ 1,8M
    Soma (1,5 anos)…….…………….124,8M………………….+18,5M

    Capital Próprio SAD………………..+4,8M…………………..-3,7M

    Custos financeiros………………….-9,3M…………………..-8,6M
    Resultados financeiros……………..-7,1M…………………..-7,7M

    Acções cotação……………………..1,56……….……………0,61

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe a ignorância, mas pode traduzir o significado da diferença de EBITDA entre os dois clubes (ou seja, consigo googlar o EBIDTA e perceber o que é, mas do ponto de vista prático porquê essa diferença tão grande e que significado tem)? JC

      Eliminar
    2. Se foi ao Google não precisa de perguntar se percebeu o que lá está.
      Mas posso dizer-lhe que o EBITDA é uma das maneiras mais fáceis de comparar a capacidade das empresas de gerar cashflow. O Benfica gerou em ano e meio mais de 100M de cashflow do que o Porto. A razão são múltiplas mas podemos encontrá-las se analisarmos os R&C.

      O principal culpado neste caso são os custos operacionais que no Porto estão completamente descontrolados há vários anos, Isto é, acumulam custos operacionais há anos que são superiores aos proveitos operacionais. Já se tornou endémico.
      O descontrolo acentuou-se nos últimos 2 anos.
      O significado é que o Porto está limitado na sua capacidade de investimento sem recorrer ao aumento da dívida e do passivo.

      Eliminar
  11. "Como, seguramente, se recordam, eu tinha ficado mal impressionado com o valor dos Proveitos da BTV no trimestre precedente (7,4ME), facto que me levou a aqui deixar um alerta especial para esta Nossa linha de negócio, mas, felizmente, os proveitos no segundo trimestre (outubro a dezembro) foram quase de 9,2ME (totalizando 16,49ME no semestre, contra os 11,99 do semestre homologo em 2013)"

    Concordo com tudo o que o car Albuquerque disse excepto neste ponto que transcrevi em cima, e por uma razão muito simples.

    Quando no 1 Trimestre saíram os resultados do R&C verificámos que as receitas da BTV foram de 7,4ME o que equivale a uma variação de 40 e tal%, (quase 50%) em comparação com o 1 trimestre de 13/14.
    Agora que saíram os resultados do 1 Semestre e constatámos que as receitas da BTV foram de 16.5M a variação reduziu, e do 1 Semestre de 13/14 para 14/15 foi de 38%

    Portanto resumindo e concluido eu tinha visto com bons olhos os resultados do 1 trimestre da BTV, pois se a variação se mantivesse queria dizer que no final do ano iriamos ter cerca de 42M**. Claramente que com estes resultados do 2 trimestre vemos que não chegaremos ainda aos 40M de receitas.

    No entanto não deixa de ser um número espantoso os 16.5M. Espero que tenha sido claro na minha análise.

    **se crescesse os tais quase 50% durante o ano todo, que verificámos no 1 trimestre então teriamos 28+14=42M

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.