sexta-feira, 10 de abril de 2015

Alvo em movimento...

A história do Benfica está repleta de jogadores malditos. Malditos na comunicação social e por arrasto nas bancadas da Luz. Com a Internet e as redes sociais os especialistas da bola como que se multiplicaram aos milhares, potenciando ainda mais o aparecimento da chamado ovelha negra, ou como agora sói dizer-se - o elo mais fraco. 

Todas as épocas há no Benfica um jogador "ovelha negra" a quem os media batem sem descanso, ao ponto lhes tornar a vida insuportável. Por vezes, à força de grande carácter e enorme perseverança, um ou outro consegue furar o bloqueio (caso de Luisão e Nené) só para lembrar os casos mais flagrantes de estupidez mediática. Sim, porque é preciso ter memória; Nené foi, que me lembre, um dos jogadores do Benfica mais assobiado pelos especialistas do terceiro anel e de Luisão riam-se às gargalhadas nos primeiros tempos na Luz. Os assobios e as criticas ferozes a jogadores como Di Maria, Artur, Fábio Coentrão, Gaitan, Cardozo e comp. só os mais desmemorizados podem desmentir.

Nos últimos anos tem sido o defesa lateral esquerdo. Nem Coentrão lhes servia, e não me venham dizer que não é como eu digo, pois a maioria dos imbecis que hoje choram a sua partida foram os que mais criticaram Jorge Jesus por apostar nele para lateral esquerdo. O rol de jogadores trucidados pela cs ajudada pelos assobiadores e outros especialistas é assustadora! Eliseu é apenas mais um entre as dezenas vitimados pela voragem destes justiceiros da treta. Só para se perceber até onde chega a imbecilidade desta gentalha, basta olhar para Jardel. Vitima predilecta dessa cáfila de parasitas, esta temporada tem passado praticamente incólume. E porquê?
- Passou a ser melhor jogador? Passou a ser mais bonito que o Nuno Gomes? - não. Há apenas uma razão; Eliseu chegou ao Benfica e tornou-se um alvo ainda mais fácil. 

E já agora que me lembrei de Nuno Gomes, que melhor exemplo para explicar a demência dessa gentalha...
Todos se recordarão da «Maria Amélia», do vaidoso, guedelhudo e a PQOP a todos. Bastou que Jorge Jesus lhe retirasse a titularidade para passar a ser o "ai jesus" da cs e dos adeptos especialistas do insulto e também do assobio - motivo perfeito para atacar o treinador do Benfica.

O que é um jogador bom para o Benfica?
Basicamente - todos os que o Benfica não consegue contratar e todos os que o Benfica vende, empresta ou dispensa. 
O que é um bom jogador do Benfica?
Basicamente - todos os que não jogam regularmente! Se dessem a gestão da equipa aos especialistas e à cs - eles mudavam de plantel todas as semanas. Vejamos...
Os melhores são os não convocados, os convocados que acabam por ver o jogo na bancada, os suplentes não utilizados e os suplentes que em 5 minutos fazem sempre 45 vezes mais do que os incompetentes que o treinador insiste em meter a jogar. 

Na conjuntura actual - são magníficos e acima de qualquer critica todos os que jogam no Seixal.
Qualquer moço que saia das camadas jovens, mesmo sem passar pela equipa principal, vendido, emprestado ou simplesmente dispensado, é sempre visto como um mau acto de gestão. Se o Benfica conseguir vender - por 15 milhões de euros - a um qualquer Peter Lim desta vida, qualquer um rapaz da equipa B - aparecem logo centenas de especialistas a contestar o negócio. Tratam os milhões por tu, e a esmagadora maioria nunca viu os rapazes em acção nem faz a mínima ideia do seu potencial. Basta que saiam do Benfica para sentenciarem o mau negócio - péssimo acto de gestão.

Há duas formas infalíveis para avaliar as contratações do Benfica...
São um mau negócio quando são contratados e são um mau negócio quando são vendidos.
Fala-se num jogador para vir para o Benfica...
- Não presta - como esse há 435 nas camadas jovens.
Fala-se na cs (um clássico para vender papel) que o clube da fruta (ou outro) está interessado no jogador...
- É sempre a mesma merda - este gajo é que fazia falta ao Benfica. Os bons não contratam "eles".
O jogador acaba por assinar...
- Mais uma negociata do Vieira.

25 comentários:

  1. Caro Guachos,
    Grande reflexão e um espelho do que se vai lendo pelo foruns, blogs e afins.
    Neste últimos tempos só tive mesmo pena do Bernardo porque apesar de ter sido bem vendido, penso que daqui a uns anos poderia valer mais, para além do suposto valor desportivo que acrescentaria.
    De resto, só não entendo casos tipo Djavan, Farinã (percebi o empréstimo a um clube dos Emirados; o valor do empréstimo deu para pagar a transferência) e outros afins.
    De resto, é como digo, excelente reflexão. E admitamos, se há época que JJ tem grande mérito é nesta.

    Abraços e Viva o BENFICA

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, este texto eu vou transcrever no meu tasco porque está simplesmente soberbo...

    Abraço!!

    ResponderEliminar
  3. Na mouche, foi o texto mais certeiro que li nestes últimos tempos. Assenta como uma luva à maior parte dos talibãs, comentadeiros e pseudo-Benfiquistas com acesso à comunicação social. Ultimamente quando aqui venho, já não preciso de ler o posto para clicar no "toda lá dentro". clico e depois desfruto da melhor crónica desportiva disponível no mundo virtual. Um abraço e que não te doam os dedos.

    ResponderEliminar
  4. Elah!! Quase não tenho tido oportunidade de comentar mas tudo o que dizes é verdade e está tudo dito quanto aos especialistas!!

    ResponderEliminar
  5. Bem dito. Mai Nada!!

    Abraço

    - O Sonho de Damião -

    ResponderEliminar
  6. Enormerrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

    Tenho andado com pouco tempo (a tal avaria no bote) mas, obviamente, nao perco nem um dos teus textos, que tenho "apanhado" quando ja' receberam muitos comentarios, razao pela qual nao tenho sentido necessidade de acrescentar o que quer que seja em termos de comentarios.

    Hoje e' diferente e quero contar-te (e partilhar com os demais Companheiros) uma novidade surpreendente: obrigado a ficar sentado enquanto os tecnicos andam 'a procura da origem da "avaria eletronica" nesta coisa, deu-me para ver televisao em doses industriais e, por isso, acabei a assistir a quase todos os programas de comentario "desportivo" que tu, aqui, tao bem criticas em varios dos teus textos ...

    E' inacreditavel a falta de conhecimentos e a verborreia rasca de quase todos esses comentadores e "especialistas" (CM tv e "a bolha tv" incluidos). Consequentemente, o nivel desse tipo de programas e' ainda (e muito) pior do que tu os tens descrito aqui no GUACHOS.
    Sinceramente, nao entendo como momentos deste jaez podem ter audiencias que os justifiquem (deve ser do alto nivel de desemprego e da falta de dinheiro para correr para alternativas), muito menos como ainda conseguem merecer alguma credibilidade.

    Por tudo o que eu vi e ouvi nesta semana (foi uma especie de purgatorio, ahahah), nunca mais vou conseguir perceber como e' que essa merdi@ consegue "fazer opiniao".

    E pelo lado dos Taliban, ... tambem estamos conversados, ahahah.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  7. Só quem fala porque ouviu e não navega pelas sargetas fedorentas da bastardaria, talibanada, pasquinzada, etc., não vai entender ou concordar com este texto.
    Ah....já ia esquecendo...e as bestas de palas laterais apostas nas cabeçorras, que continuam aos coices sem conseguirem acertar...nem na atmosfera!!!
    Força companheiro!

    ResponderEliminar
  8. Quando comecei a ler a tua postadela,veio-me logo à cabeça um dos maiores assobiados na Catedral,mas pronto, logo mais à frente fizeste justamente menção à sua memória como o maior,ou um dos maiores receptores de assobios,nos quais,quantas vezes sentado nos degraus da antiga Catedral,começavam os assobios e dizia eu alto e bom som,daqui a pouco mete uma lá dentro e a cambada vai aplaudir,muitas vezes assim aconteceu,e lá vinham as palmas para o rapaz de cabelo escorrido eheheheheh.

    Quanto à postadela,é outra como muitas outras,e,para variar,revejo-me com esse mesmo pensamento e certeza,na muge.Mas a vida é assim,para grandes naus,grandes tormentas,Temos de aprender a viver com alguma merd@ q temos dentro de casa ;).

    Forte abraço e q nunca te doam os dedinhos ;)

    Lino Oliveira

    ResponderEliminar
  9. lol lindo! e tão tão verdade! não consigo comentar mais, o texto está simplesmente perfeito e reflecte perfeitamente parte da realidade do Benfica actualmente, hás vezes acho que um dos grandes problemas do Benfica é mesmo (parte d)os adeptos infelizmente...

    ResponderEliminar
  10. Grande texto!

    A cs e o adepto médio sofrem de esquizofrenia ou do síndrome António Variações: só querem estar onde não estão e estão permanentemente a ouvir vozes dentro da cabeça...

    As vozes que a cs ouve todos nós sabemos de onde vêm: do Norte, da central de desinformação. São as histórias dos roubos de jogadores, dos campeonatos com nome (Túneis, Capela, colinho...esta última já levou um baile tão grande que já deve ter sido posta de parte!), das equipas só com estrangeiros (de uma época para a outra deixou de ser assunto, vá-se lá saber porquê), da ausência de aposta na formação, dos investimentos milionários (os riscos que eram as contratações do Samaris e do Cristante, gastar milhões para por no banco, meu Deus...alô Sr.11-milhões-por-60%-do-passe), dos jogadores impedidos de jogar (ah, o Rosa e tal; os das caganeiras, dos amarelos propositados, das lesões a subir para o autocarro é tudo normal), etc.

    Parece que o assunto estas últimas semanas é o plantel de milhões versus equipas de tostões: já foi o Machado, agora é o Viterbo. Isto parece conversa de a-minha-pila-é-mais-pequena-que-a-tua...

    O que se diz dos jogadores antes, durante e depois da presença na Luz deveria dar um internamento em Rilhafoles a certos adeptos: início - não presta, é para dar comissão ao Vieira ou ao Jesús; permanência - é um brinca na areia, os da formação é que era; venda - vamos descer de divisão, como é possível, não há programação, é tudo por causa do BES.

    Dá-lhes forte e feio e vivó Benfica!

    ResponderEliminar
  11. Amigo Guachos nao sei se e do teu agrado tratar-te assim por amigo porque afinal so nos conhecemos neste mundo maravilhoso virtual que e a internet mas como Benfiquista e pessoa nao enganas niguem es um exemplo para muitos de nos,quanto ao texto de hoje confesso que ate estou nervoso nao sei por onde comecar olha nao comeco por nenhum lado o melhor e mesmo dizer-te que este texto esta sublime e um hino aos textos que se podem ler na blogsfera ate estou emocionado confesso,pronto nao consigo escrever mais nada um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Uma coisa são os exageros da comunicação social, e as palas anti-Benfica que têm.

    Outra é achar que qualquer pino com a camisola do Benfica se torna jogador.

    De cada vez que me lembro do ridículo penalti que o Eliseu cometeu em Paços de Ferreira, do cabrito que levou no jogo com o Arouca, de quando a armadilha do fora-de-jogo falha é sempre porque ele não se mexe a tempo, da autoestrada que foi aquele corredor no jogo na Luz com o Zenit...

    Não há como fugir ao facto que não é jogador para o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A memória selectiva dá nisto. Fazer o quê?

      Eliminar
    2. Anónimo 20:21 vê lá se te lembras dos golos importantes que já marcou.Grande post Guachos.

      Eliminar
  13. Sr Guachos
    Que nunca os dedos lhe doam na defesa do nosso Benfica.
    Simplesmente fabuloso, uma vez mais
    RA

    ResponderEliminar
  14. Brilhante, Guachos, brilhante!
    Com Finish é outra loiça...

    Red John

    ResponderEliminar
  15. Este blog ainda sofre um hack dos talibans de tanto que lbes doi ha er alguem que os "ilumina" deste modo, ja agora vejam o video do Manuel Santos na btv do cozinhado que andam a preparar contra nos. Muita atencao Benfica aquela "corja" nao pode apitar jogos nosso, nunca mesmo!!

    ResponderEliminar
  16. quem elege patinhos feios não sabe o que é o benfica.

    diz o emblema e é o lema do clube: E PLURIBUS UNUM. isto não significa "todos menos um que os adeptos escolham para patinho feio".

    o eliseu merece o mesmo respeito, apoio e admiração que o paulo lopes ou o luisão ou o gaitan.

    ah: e já nos valeu muitos, muitos pontos este ano. em alvalade, secou nani e carrillo...

    ResponderEliminar
  17. Caríssimo e grandíssimo amigo Guachos,


    Grande Post, a merecer apenas uma palavra sintética: vénia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpem lá ser um bocado fora do tópico, mas estava agora a pensar....

      Ter vendido o André Gomes e o Bernardo Silva por valores elevados e eles estarem a render à brava nos clubes para onde foram, e estarem provavelmente já a valer quase, ou tanto, ou até mais do que custaram, é uma excelente publicidade para a formação do Benfica.

      Assim todos os clubes já sabem que, quando gastam bastante dinheiro com jogadores que saiem da formação do Benfica, estão a fazer bons investimentos. Quer a nível de qualidade, que permite até a utilização dos jogadores a curto prazo, mesmo a titulares, em jogos importantes, e até contra equipas mais difíceis em ligas competitivas, quer a nível de facilidade em recuperar o investimento a curto prazo, se assim o entenderem.

      Basicamente, sabem que quando compram ao Benfica, não compram gato por lebre.
      E que o que até pode parecer ser caro para alguns, na realidade para esses clubes acaba por ser até quase uma pechincha!

      As vendas destes jogadores não só foram bons negócios, como acabaram por ser quase uma boa "campanha publicitária" e um "certificado de qualidade" à formação do Benfica!

      Eliminar
    2. Fantastica observacao!! Ja nao podia mais com orgasmos precoces no forum benfiquista, cada vez que ele marca (os gajos nem viram o jogo ou golos) aquilo 'e so ejaculacoes precoces, ai ai ai o bernardo marcou...este teu off topic foca aquilo o futuro da caixa porque nem todos vao parar na A e nao queremos uma lagartos version na luz, mas sim uns guedes, renatos e mais um ou dois e o resto tem que pagar a caixa e ser felizes fora porque nao ha lugar para todos e todos nos queremos os gaitans e salvios e jonas da vida, nao pode ser um 100 a la caixa!!

      Eliminar
  18. Lol se não fosse verdade não seria tão divertido...

    Do outro lado da segunda circular deve acontecer o fenómeno oposto... É que eu ia jurar que o Capela era o melhor extremo e o Montero o melhor avançado do caloroso português... Ou pelo menos foi isso que os especialistas diziam lol

    ResponderEliminar
  19. A esta hora estão os talibans a ejacular por causa do seu amor Bernardo.

    É certo que se o Benfica sofrer um golo com a Académica o culpado vai ser o Jardel.

    ResponderEliminar
  20. Habituado a elogiar e aplaudir de pé os seus posts, não posso deixar de contestar este - não totalmente pq, de facto, existem perseguições paranóicas ao alvo a abater da moda...

    Para explicar o meu raciocínio vamos descer um pouco ao wc do lumiar e tomar como exemplo o guarda-redes titular daquela agremiação - no Benfica, teria sido um alvo a abater logo de início, fazia meia dúzia de jogos e era vendido ao Penafiel e procurava-se 1 guarda-redes ao nível do clube. No zording, depois das múltiplas competições perdidas por interferência directa do Rui, ele ainda é considerado o melhor guarda-redes do mundo.

    O grau elevado de exigência dos adeptos do Benfica parece-me um factor positivo, desde q não entre no nível patológico q infelizmente atinge c/ frequência - é difícil atingir o meio termo.

    Por outro lado, o " 3º anel" tb tem sabido "dar a mão à palmatória" e aplaudir jogadores "mal amados" qd eles melhoram a sua produção e se revelam dignos de vestir a camisola - dou o exemplo do Coentrão q fez uma 1ª época mt má como extremo esq., foi para o Rio Ave onde fez uma boa época e regressou para se assumir como um lateral esq. de nível internacional. Tb o Jardel, agora q está + integrado no sistema de jogo de JJ, tem cometido menos erros e tem sido aceite sem contestação.

    Termino dizendo q tb os treinadores se enganam como foi o caso do Toni nunca ter apostado nesse grande jogador q era o russo Mostovoi, suplente de um sofrível Vítor Paneira, q depois de ir para Espanha foi duas épocas seguidas considerado o melhor estrangeiro da Liga...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.