terça-feira, 28 de abril de 2015

Metam rolhas...

A comunicação social passou uma semana (desde quarta-feira) chata, chamemos-lhe assim, para levantar a moral ao "melhor plantel dos últimos trinta anos". Os dias foram gastos a tentar encontrar ex-jogadores com estórias felizes em anteriores confrontos com o campeão nacional. Nem sei como é que não descobriram o Casagrande!

Esta, promete ser ainda mais complicada. Parece formar-se uma corrente de opinião - para "boi dormir" - querendo fazer-nos crer que o campeonato terminou. Não foi por acaso (gato escaldado) que Luís Filipe Vieira teve o cuidado de ir à sala de imprensa deitar água na fervura sobre os espíritos mais susceptíveis de embarcar no embuste. Ninguém pensa que o campeonato acabou, a começar, principalmente a começar por todos aqueles que afirmam o contrário. Não fosse assim e caiam em peso em cima do clube da fruta e do fracasso de mais uma época desportiva sem títulos...

Ao invés - andam todos à procura de um indicio que lhes possa aligeirar o peso dos cornos e aliviar a tristeza. Insistem na ideia de que o Benfica ainda pode perder pontos, quando é sabido de todos que nos últimos tempos quem os perde assim que atravessa a ponte é precisamente o clube da fruta....Empates na grande Lisboa; no alvalixo, na Luz e no Estoril, derrota no Marítimo e empate com o Nacional da Madeira, sem contar com a eliminação aos pés do Marítimo, de novo longe de Contumil, para a taça da liga! Com duas deslocações a Belém e Setúbal, essa gentalha aflita ignora esses números e factos, mas insiste nas supostas más exibições do Benfica fora de casa, onde por acaso, e só por acaso, entenda-se; o campeão nacional é só a equipa que mais pontos conquistou; 34, contra 32 do clube da fruta e 28 dos "internacionais" do alvalixo! Quanto a golo marcados, os tais que fazem o espectáculo e a alegria do povo; são 33 para o Benfica, 30 para os flopategos e 27 para os shikabalas...

Uma palavra para os benfiquistas, muitos deles verdadeiramente sofredores mas demasiado esquecidos dos campeonatos 30 pontos atrás dos corruptos, dos vários anos seguidos a cheirar o cu aos lagartos, dos sextos lugares humilhantes, do estádio vazio e a cair aos bocados, mas que imaginaram um cenário na Luz idêntico ao de Munique, com goleadas mirabolantes e exibições arrasadoras...
Se bem se recordam - eu já tinha dito (aqui) que; «O Benfica não é o Bayern e o campeonato português nada tem a ver com o jogo de Munique. É bom que não comecem todos a contar com o ovo no cu da galinha, com goleadas imaginárias ou a limpar o dito antes do tempo. Recordem apenas o desmedido entusiasmo que tomou conta dos especialistas da bola nestas duas semanas...e onde é que isso os levou.»

Quando o escrevi - na minha cabeça tinha a perfeita consciência que Jorge Jesus iria fazer exactamente o que fez; Defender, com unhas e dentes, a enorme chance que o Benfica tem de chegar ao titulo. E isso não se faz por decreto nem tendo em conta a (in)satisfação dos adeptos mais impacientes. Faz-se com o pragmatismo dos profissionais competentes. Como eu sempre afirmei; o caminho faz-se caminhando. Uma passo de cada vez, com segurança e confiança no futuro. Sem euforias desmedidas nem pânicos de beatas histéricas.

E basta ver as reacções em cadeia que o clássico desencadeou para percebermos que o caminho está a ser bem feito e com enorme competência...Nunca se viram tantos ''artistas'' incomodados com a "fraca qualidade" do clássico! Esta gentalha que lambe as bolas a José Mourinho por jogos ainda mais tácticos e enfadonhos, está absolutamente furibunda com o jogo táctico de Jorge Jesus. Vi dezenas de clássicos mais mal jogados do que este em que o Benfica partia atrás e onde se cantaram odes ao pragmatismo e saber da equipa de Contumil. E lá se foram as teorias dos inteligentes que juram que o Benfica (Jorge Jesus) não sabe gerir um jogo quando tem na mão o resultado que lhe interessa preservar. Foram "apenas" 90 minutos a fazê-lo! Caiem todas de maduras; uma a uma...

Que metam rolhas. A dor de coto dá nisto. Estão com uns cornos do tamanho da torre dos clérigos. O Benfica fez o resultado que lhe interessava. Incomodados só os imbecis que desde Agosto previram o Apocalipse do CAMPEÃO NACIONAL. Conheço-os de ginjeira. Bastava o Benfica sofrer meio golo e já lhes pareceria uma ode futeboleira. Agora - andam a engolir toda a bosta que escreveram desde então. Que metam rolhas. Já não restam muitas para satisfazer tanto melão inchado.

PS; com este empate 'comprometedor' do Benfica já há por aí muitos lagartos a sonhar com o titulo!
PS II: Jardel continua a demonstrar que os chamados especialistas da bola não percebem um peido de futebol.

22 comentários:

  1. Parabéns Guachos! O texto que urgia publicar. Onde está preto no branco tudo o que importa nesta altura. Ainda agora li um comentário noutro blog que dizia que o porto só tinha uma deslocação difícil (Belenenses) e que o Benfica tinha 4 deslocações complicadas! Isto dito por um benfiquista, suponho. Agora até os jogos em casa se perspetivam como deslocações. É o que dá andar o ano todo com azia do Nosso Treinador e demais estrutura.

    Nem agora nem nunca antecipo cenários definitivos para não ter que me retratar mais tarde. Apenas acredito que vamos ser campeões e que a confiança que tenho no Benfica atual me dá uma serenidade agradável nesta reta final.

    Quanto ao Jardel, o que me tenho rido com imensa gente a dar o braço a torcer...

    Viva o BENFICA!

    ResponderEliminar
  2. Em relação ao jogo táctico houve mais culpa do flopetegui do que Jesus. E é aí que se vê a mudança que está a acorrer no futebol português.

    O Porto a precisar de ganhar por 2 golos de diferença entrou na Luz com 4 médios, 1 extremo e um avançado. E mesmo durante o jogo não foi capaz de arriscar nada. Para eles arriscar foi acabar com o sistema que jogam habitualmente. Já o Benfica entrou como entra sempre nos jogos em casa trocando apenas um extremo por Talisca. O Benfica jogou com 5 jogadores claramente ofensivos contra 3 do Porto na primeira parte. O Porto teve medo de perder o jogo que precisava de vencer para ser campeão. E isso quer dizer muita coisa acerca do que se está a passar naquele clube. A juntar a isso os adeptos que aplaudem depois de levarem 6 em Munique e de deixarem o titulo a nossa mercê no Domingo mostra que a tão apregoada exigência naquele clube anda pelas ruas da amargura.

    Por fim é ridiculo ver lopetegui a falar no final do jogo. Com uma oportunidade de golo criada diz que só eles quiseram ganhar e ainda diz em jeito de desafio que se vai ver se o empate chegou para o Benfica confiando mais no Gil Vicente, Penafiel, Guimarães e Maritimo do que no seu plantel de milhões.

    Quanto ao Benfica agora é manter os pés bem assentes no chão. Em Barcelos os prémios serão chorudos em caso de vitória ou empate. E anda por aí um Olegário à espreita e um Hugo Miguel, Artur Soares Dias ou Xistra ainda com lugares reservados para algum destes jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aliás, o Porto veio jogar para o empate porque sabe que pagando prémios (aka, comprando jogos... porque garantir prémios a equipas que depois vão jogar contra eles é comprar vitórias) ainda tem uma hipótese.

      Só em portugal é que isto acontece... a equipa que vai atrás a jogar para o empate... porque sabe que joga sempre com muito mais que 11...

      Eliminar
    2. E o Precioso jogou para o quê....para a vitória concerteza que não foi.

      Eliminar
    3. Jogou com a equipa de sempre menos o Salvio... Querias o que? Que se abrisse todo quando os outros é que tinham de ganhar? Eu bem me lembro que todos criticaram o JJ por fazer isso no passado... Mas agora que não fez é criticado por ter sido prudente sem deixar de procurar a vitória... Enfim...

      Eliminar
    4. Queria ver se o Benfica tivesse perdido por 2 ou mais golos, o que diria a corja que está sempre a bater no JJ... A tal que num fórum elogiou o Lotopegui, antes, ao intervalo e durante o jogo... Supostos "benfiquistas" elogiam, os corruptos, criticam... É o que temos...

      Eliminar
  3. GRANDE GV. Desde agosto que venho para aqui sarar as feridas que me causam os "pseudo-benfiquistas". É que se viessem as atoardas dos azuleitões e lagarsapos não me incomodavam um sexto. Um obrigado enorme pela lucidez e principalmente a enorme coragem de remares contra ventos e marés. Junto com o Papoilas e outros companheiros deste blog, sois um oásis no meio do deserto intelectual em que se transformou a net Benfiquista.

    ResponderEliminar
  4. Mais um grande post.

    A minha preocupação é com a pressão da CS e as arbitragens... e com os prémios dados por terceiros para comprar vitórias (sim, porque pagar prémios a um clube que joga 2 semanas depois contra o clube que paga os prémios é comprar jogos... digo eu...).

    No entanto vamos "acarditar" que desta vez vamos ter a sorte do nosso lado, até porque somos melhores que eles.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho giro é que os estão mais borrados são aqueles que acusam o JJ de se ter borrado!
    Ah, doce ironia...

    Já falta pouco.

    Cosimo Damiano.

    ResponderEliminar
  6. Enormerrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

    Continuo contigo a, pelo menos, 100%!
    Na analise aos comentarios especializados dos melhores "especialistas" da merdi@ ... entao ainda estamos melhor: estou de acordo contigo em 110% e ou nos os dois nao percebemos um charuto disto, ou anda muita gente a ganhar dinheiro para so' dizer/escrever alarvidades.

    E' que impressiona (e enoja e, tambem. faz-me rir) ler/ouvir tanta bacorice ...

    Bem, ja' que me puxaste pelas falanges, vou dizer duas coisas simples sobre mim e o desafio com os andruptos:
    1. primeiro, sobre a minha pessoa, eu sofro de dupla personalidade grave, porque sou o campeao dos "quinje a jero" ate' o jogo comecar e, assim que o BOI apita, fico absurdamente racional, gelado e quase com "superpoderes" (vejo tudo, ouco tudo, percebo tudo);
    2 depois, sobre um desafio que so' podia ser preparado e so' poderia ser analizado como uma "segunda mao" de uma eliminatoria (e eu ainda nao ouvi ninguem a demonstrar que ja' tinha percebido isto), cuja "primeira mao" tinha acabado em 2-0 a Nosso favor.

    Eu, humildemente, sugiro a todos que pensem (e revejam) este desafio nestes termos, que avaliem os andruptos comparando com a sua prestacao anterior (numa "segunda mao", tambem fora de casa, mas para a qual levavam uma vantagem de 3-1) e que avaliem a prestacao da Equipa, contra um adversario disposto em 4x5x1 e sem o Salvio, nem nenhuma necessidade de arriscar.

    Quanto ao Enorme Jardel ... falar dele sempre me obriga a lembrar o que me ensinou um Amigo muito Querido ... Sabem qual e' a definicao de "super homem"?
    E' um gajo que consegue 14 valores em todas as disciplinas, ou que faz tudo "benzinho".

    Alias, nem sequer lhe estamos a fazer nenhum elogio especial, porque um futebolista com aquela velocidade, peso e altura, depois de treinar e jogar ha tantos anos com o Capitao e o JJ, so' nao seria muito bom (pelo menos) se fosse uma besta quadrada, ou um campeao da preguica!
    Neste aspeto tambem poderiamos falar do Enorme Andre' Almeida, que tem menos fulgor atletico, mas ainda melhor leitura do jogo (capacidade para antecipar os movimentos e os momentos).

    O Nosso Tecnico e', seguramente, um dos 2 melhores da atualidade quando falamos dos momentos defensivos (revejam as movimentacoes defensivas do Lima e do Jonas) e o Luisao, no dia em que se fizer Treinador, vai ser do mesmo nivel.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A propósito das movimentações defensivas do Lima e do Jonas:

      Foras de jogo Benfica - 0 Porto - 7

      Isto não é por acaso...

      CARREGA BENFICA!

      Eliminar
    2. Estava a ver o jogo e a comentar com quem estava comigo que o Benfica sobe a defesa como ninguém e deixa o adversário em fora de jogo como ninguém.

      Eliminar
    3. Enormes Nene' e Pablito, Companheiros.

      O "controle da profundidade" da ultima linha defensiva da Equipa, e' simplesmente fabuloso (eu nunca tinha visto nada deste nivel) e o mais espetacular e' que a qualidade desses movimentos nao desce nem mesmo quando nao joga o Capitao.

      Mais espetacular, ainda, e' podermos comprovar (na epoca passada, nos desafios em que ficamos reduzidos a 10) que o mesmo acontece quando essa ultima linha se reduz a 3 Atletas (quando o lateral do lado contrario 'a bola avanca para a linha dos 2 medios centro, ou do mais recuado deles).

      Agora, o verdadeiro pinaculo desses movimentos aparece na resposta a bolas paradas (livres laterais, frontais e cantos), em que a linha defensiva se coloca muito 'a frente do que e' normal ou, nos cantos, como ela avanca imediatamente apos a bola partir para a linha onde o Luisao acha que a bola vai cair.
      Destes movimentos resulta, por exemplo, a situacao a que assistimos com aqueles dois andruptos, uns bons 3 metros "off side", a trocarem a bola e meterem-na nas redes de forma ridicula. (eles nao perceberam que tinham caido na armadilha????).

      Simplesmente espantoso, todo o trabalho defensivo e logo desde que se perde a posse de bola. A minha Filhota chama-lhe "A Danca" (com cedilha, ahahah)

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      P.S.: dizem-me que o Marco Silva jogou em 4x4x2 (com o Montero e o Tanaka a copiarem os movimentos dos Nossos 9 e "9 e meio") e eu ja' espero que o sistema entre na moda para as equipas com aspiracoes aos primeiros lugares.

      Eliminar
    4. Parece me óbvio que aqueles que criticam jesus pela falta de ambição serao aqueles que depois de Munique achavam que também iríamos golear o Porto. Nunca me passou pela cabeça que Jesus cometesse o erro de ir pra cima deles com tudo, simplesmente porque não se justificava. E até me surpreendeu que, na ausência de Sálvio, jogasse o Talisca. Pensei em Amorim. Isto para concluir que o jogo ofensivo (porque defensivo foi exemplar) menos conseguido do Glorioso se deveu a dois factores: o adversário povou muito o meio campo, e os nossos jogadores do meio campo ofensivo falharam a maioria das acções individuais que permitiriam sair para o ataque em qualidade.
      E para aqueles que agora nos acusam de falta de ambição lembro que a hegemonia do Porto começou nos finais dos anos 80 com muitos joguinhos ganhos (ou empatados) assim...

      Eliminar
  7. A mim o que me assusta é pensar por que razão é que o flopatego, que devia estar desanimado, cabisbaixo e descrente depois do empate na Luz, se lembra de dizer isto:

    - «Vamos ver se o empate lhes chega...»

    Xiça... para este gajo se lembrar de dizer isto, precisamente na altura em que se seria menos provável afirmá-lo, é porque:

    Ou.... É daqueles crentes que acredita que os milagres acontecem-nos a todos os minutos, e nunca sofre abalos na sua fé, nem nos momentos mais desanimadores...

    Ou... Já lhe devem ter explicado muito bem explicadinho o que é possível fazer em Portugal para tentar que o Benfica perca pontos, para ele se lembrar de dizer, após o jogo, num tom confiante e sereno, esta frase enigmática!

    Um frase como esta não cai do céu aos trambolhões! Ela tem de ter razão de existir, e a única razão que me parece provável, é o espanholeco de merda já ter tomado conhecimento das tácticas que se praticam em Portugal quando é necessário roubar o Benfica em benefício do porko.
    O palrador de latim já levou com o curso de iniciação das práticas da máfia porkeira, e informado da sua eficácia, e isso percebe-se até pelo seu comportamento exaltado e beligerante, tão característico dos mafiosos porkeiros quando estão na presença do Benfica.

    Deve-se andar a jogar pouco nos bastidores por estes dias... deve deve... imagino a azáfama....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem piada que pensei exactamente o mesmo quando ouvi o Flopes dizer isso! Já tem a escola do Rui Cerqueira que é quem o tem educado. Talvez se phoda!

      Eliminar
  8. garay? quem é esse?

    o ano passado em 30 jogos, 18 golos sofridos, 58 marcados, 74 pontos.

    este ano, em 30 jogos, 15 golos sofridos, 73 marcados, 75 pontos. podemos passar paa o eliseu-siqueira ou para o oblak-julio cesar.

    e isto sem fejsa. com amorim fora 6 meses.

    Jorge Jesus é, sem a mínima contestação o melhor treinador português da actualidade.

    ResponderEliminar
  9. Acabei de ver o video do Hugo Gill onde ex jogadores confessam ter recebido em dois jogos (a favor do porco e contra o Benfica) incentivos para nos ganhar e dei comigo a pensar: quando o peidoso fugir po Brasil muita verdade sera descoberta....tic tac tic tac.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que é que os jornais dizem sobre isso?
      Noticiaram?
      Investigaram?
      Tentaram saber mais?
      Fizeram alguma reportagem de fundo?

      Ou ficaram caladinhos que nem ratos?

      Eliminar
  10. QUE SE FOD@ O flopatego QUE SE FOD@ O porco E OS lagartos TBM. CARREGA BENFICA RUMO AO 34

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.