sábado, 11 de abril de 2015

O futuro está assegurado!

Fala-se muito que o campeão nacional está velho e a precisar de renovação. E só não se fala mais porque continua na frente e porque Fernando Santos trocou as voltas a todos, cagando, é o termo, para a tão falada renovação...da selecção.
O que todos parecem (querer) esquecer é o grande trabalho que o Benfica está a fazer - garantindo o sucesso da sua renovação. Sem grandes alaridos, a trabalhar no plantel principal ou ganhando músculo na equipa b, o Benfica prepara o futuro e já tem contratados para a próxima época jovens jogadores com enorme potencial - qualquer deles capaz de assegurar, sem grandes sobressaltos, o futuro do campeão nacional...

O Benfica conseguiu reunir um assombroso lote de jovens jogadores que a curto/médio prazo farão as delicias dos benfiquistas e do mundo da bola! Samaris (25), Pizzi (25), Cristante (20), Talisca (21), Mukhtar (20), Gonçalo Guedes (18) e Jonathan Rodríguez (21) são jovens de altíssima qualidade, que, com mais um ano de experiência, e sobretudo, com mais um ano de acelerada aprendizagem sob as ordens de mestre Jesus - estarão prontos para carburar ao mais alto nível! Jovens lobos a quem a experiência e liderança dos mais velhos como, Luisão, Maxi, Jardel, Lima, Júlio César e o genial Jonas, dará o suporte necessário para a sua afirmação.

E depois, ainda há, prontos a explodir, Lisandro López (25), César (22), Ola Jonh (22) e o regressado Fejsa (26) - jogadores de grande capacidade que por um ou outro motivo ainda não conseguiram atingir os níveis que podem e deverão alcançar...Rubén Amorim e André Almeida - sempre prontos em quaisquer circunstâncias e alguns "emprestados" que regressarão mais fortes, espera-se.
É provável que Gaitan e/ou Sálvio (também Sulejmani) saiam se as propostas forem irrecusáveis, mas, nesse caso, não tenho a mais pequena duvida que as suas vagas serão preenchidas com o mesmo sucesso de outros craques vendidos no passado...

Ontem estive a ver a equipa b com o Desportivo de Chaves...
O Benfica tem vários jogadores com imensa potencialidade mas como é óbvio, com as alterações constantes que Hélder se vê obrigado a fazer, denotam graves problemas colectivos.
Deixando de lado outras considerações foco-me apenas na qualidade individual. Primeira constatação; quem disse a João Teixeira que ele é um especialista de bolas paradas enganou-o redondamente; não acertou uma. Talentos acima de qualquer suspeita; Gonçalo Guedes, obviamente, e gostei muito de Mukhtar, uma pérola para Jorge Jesus burilar. Renato Sanches e João Carvalho, dois jovens ainda com idade júnior mas com talento para dar e vender - são os que mais  me deixaram de água na boca. Mas há de facto ali muita qualidade. A ''fábrica'' carbura em pleno, o ''produto'' é de excelente qualidade, e o futuro está (mais que) assegurado.

9 comentários:

  1. "talento para dar e vender" - chamo a tenção para o Nuno Santos, q não refere directamente mas q se inclui no talento para usar ou vender por mts milhões - o rapaz remata que se farta, de qualquer ângulo ou posição - c/ 1 pouco mais de experiência e massa muscular penso q vai ser um caso sério...

    ResponderEliminar
  2. estou completamente de acordo o BENFICA sem grandes alaridos tem trabalhado bem para assegurar o futuro proximo da qualidade da equipa com a disponibilidade financeira que existe. ainda nao vai ser para o ano que vamos lutar pela permanencia como algumas cumentadeiras desejavam ja este ano.

    ResponderEliminar
  3. Toda a razão Guachos.
    Assim, com clareza e verdade, é que demonstras, inequivocamente, a realidade a curto prazo do futebol no Nosso Benfica!
    Talvez esteja a faltar mais um avançado-centro poderoso e jovem, a juntar aos talentos que referes.
    Um aspecto também é importante e quiçá, imperioso para que tal desenvolvimento aconteça, sem sobressaltos: a continuidade do Jesus aos comandos do Glorioso!
    Seria uma pena, se em vez do Jesus, viesse para o Benfica, um "sapateiro" qualquer, desbaratar tanto talento que tanto custou a criar.
    Creio que concordas comigo.
    Abraço e
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde

    Afastado há já algum tempo de intervir neste muito bom blogue afecto ao nosso Benfica - para mim aquele em cujas opiniões mais me revejo -, por impedimentos a que a vida de vez em quando nos obriga, enfim, em frente, é com agrado que pude pôr a leitura em dia e, como não podia deixar de ser, constato pela enésima vez a objectividade que, entre o mais, norteia o GV.
    Pois aquilo que nos é aqui deixado é o que igualmente penso. Na verdade, com a qualidade de jovens que o plantel principal do Benfica tem e que são aqueles que o GV enuncia, só mesmo se viesse por aí um inimaginável "harakiri" é que a equipa de futebol do próximo ano não será do meu ponto de vista mais forte do que a deste ano. O tempo dirá, mas creio não estar enganado. Tem tudo para isso.
    Tenho-me apercebido que os medíocres "analistas" perspectivam mau agoiro para o futuro breve, face, segundo eles, às crispações monetárias. Pois bem, eu não prevejo nada disso. Com o elencado leque de jovens jogadores que a equipa tem, todos eles com "escola", neste capítulo e, só a título de exemplo, acima de todos o italiano Cristante, com uma temporada, a presente, de experiência em cima, com tudo quanto esta comporta, quer no dominio da realidade do que o clube deles espera, quer no conhecimento da realidade do futebol português, não considero que seja dificil que na próxima época não estejamos mais fortes, ao arrepio do que aqueles que não nos querem bem vão vaticinando e esperam. Mas,sinceramente, estão enganados.
    Alguns destes jovens jogadores vão contribuir para mais títulos e dar-nos muito dinheiro a ganhar. Da minha parte não estou minimamente apreensivo com o futuro. Bem pelo contrário. Optimista? Não. Realista, sim. Veremos se não será assim.
    Dos rapazes da formação, no momento aquele que mais gosto de ver, e não quero falar do G Guedes, que está mais adiantado, é o miúdo João Carvalho. Se tiver juizo, sempre, e sorte, tem tudo para dar um grandissimo futebolista. Daqueles que me fazem ir ao futebol só para os ver jogar.

    Abraços benfiquistas a todos

    ResponderEliminar
  5. Há o Lindelof (que parece que não renovou, a ver vamos), e o Lystov (penso que é assim que se chama). Dois bons centrais que emprestados na proxima época poderão evoluir e serem opção daqui a dois anos.
    Dos emprestados, do que já vi, o Rui Fonte e o Ruben Pinto têm, com a mestria de Jesus, estaleca para serem opção na próxima época.
    O João Cancelo e o Cavaleiro são uma incógnita, já que não se sabe se estão ou serão vendidos.
    O Nelson "Promessa Perdida" Oliveira não tem hipoteses. Defendi sempre que poderia ser jogador para o Benfica, mas pelos vistos há ali qualquer coisa que não anda bem: Em nenhum clube a que foi emprestado, vingou. Este ano então... Não tem cabeça?
    De resto concordo em pleno com o artigo!

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  6. meu caro, começo pelo lindelof e lystzov.

    o sueco ainda tem que dar um passo extra - emprestimo an primeira liga precisa-se.

    o russo é craque. nao tenham e pressa demais.

    futuro? enquanto houver Jorge Jesus a equipa joga que se farta. Mesmo quando o plantel à partida é fraco, como este ano...

    ResponderEliminar
  7. Gostava de acresentar o Samuel a todos os nomes que já foram mencionados, pode ser uma alternativa imediata (próximo ano) a Maxi.
    Não percebo a ausência de Sílvio, para mim o melhor lateral português a seguir a Coentrão, que faz qualquer um dos lados. Será o facto de estar emprestado?

    Vítor

    ResponderEliminar
  8. Silvio que está emprestado, vai voltar para Espanha e o Benito já foi vendido. Penso que por 3M, li algures.
    Dos emprestados não sei se algum irá voltar. Talvez Cancelo e o defesa Cardoso do Paços Ferreira. Dos outros não estou a ver ninguém.

    Todos os jogadores apontados têm grande futuro e se adicionarmos os juniores de 1º ano Renato Sanches, João Carvalho, Sarkic e mais 2 ou 3 dentro de 2-3 anos temos um "Dream Team".
    O russo Listsov parece-me muito bom jogador mas se não aumentar a velocidade de ponta e de reacção - parece-me muito lento e ontem contra o Chaves, boa equipa, dinâmica e bem orientada - não terá futuro no Benfica.
    Mas como tem apenas19 anos, se fizer durante um ano uma preparação física intensiva com os treinadores de atletismo de 50 e 100 metros do Benfica estou convencido de que vai ao sítio. :-)))
    Lindelof se não assinar vai para o Malmoe que o quer. Mas necessita de dar um salto qualitativo.
    Ola John não tenho a certeza que fique no caso se surgir uma oferta interessante.
    Quanto a Salvio e Gaitan penso que só um irá sair se surgir uma oferta irrecusável.
    That´s all folks!

    ResponderEliminar
  9. Aproveito para lembrar que é imperioso continuar a apoiar a equipa rumo ao 34.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.