sábado, 30 de maio de 2015

3º trimestre de 2014/15: vamos a “Contas”?

Por José Albuquerque

A Nossa SAD acaba de divulgar os seus resultados relativos a este 3º trimestre (de 1/7 de 2014 a 31/3 de 2015) do exercício (14/15) e eu aqui venho partilhar com os Leitores do GUACHOS o que de essencial já li neste “R&C”.

Assim e antes de mais, eis os números, naquela versão muito sintética que eu venho usando e comparando com os períodos homólogos dos exercícios anteriores, complementados com algumas notas que me parecem mais importantes.  
  

Em resultado destes números, os Capitais Próprios contabilísticos consolidaram a sua recuperação para um valor positivo (5,9ME), com um Ativo Total Liquido de 414,7ME (era de 440,7ME há nove meses) e um Passivo Total de 408,8ME (449,1).
O Cash-flow atingiu a brutalidade de 46,8ME em 9 meses (5,2/mês).
O Valor (liquido de amortizações) contabilístico do Plantel ficou em 88,8ME.
Os proveitos da BTV ascenderam a 25,5ME (20,2), com uma média mensal superior a 2,8M (que inclui julho) e sugerindo um total anual de cerca de 34ME, bem próximo da minha estimativa (35) de há um ano.
Os Custos com Pessoal (tudo incluído) mantiveram-se quase constantes (menos 160 KE), o que revela um formidável controle sobre esta rubrica fundamental, mas, surpreendentemente, as remunerações variáveis aumentaram (de 3 para 4,1ME). Neste quadro, mantém-se significativa a Nossa “margem” em sede de “Financial Fair Play”.
Confirma-se que o Peter Lim já pagou tudo o que devia (Rodrigo + André).   
Notem que estes números não incluem a venda do Cancelo (o R&C confirma-a, mas não indica o seu valor), nem a muito provável saída do Gaitan.

Os meus comentários muito sucintos.

Fantásticos resultados, especialmente porque eles reflectem apenas (?!) a venda de 2 titulares (oblak e Enzo) e meio (Marko)! E porque são conseguidos sem a quota parte da Euroliga, depois da SAD “perder” metade das quotizações (recebia 75% e passou a receber 25%) e uma quebra nas bilheteiras (menos 1ME, pela saída da UEFA).
É brilhante o controle conseguido sobre a evolução dos Custos!
Confirma-se a queda da chamada “factura bancária” (menos 1,5ME, grosso modo), muito mais pela quebra das taxas de juro, mas, também, já em resultado da redução dos mútuos.

Viva a BTV

Não se confirmaram os meus receios quanto a um eventual decréscimo dos Proveitos da Nossa TV, mas, também, ainda não vai ser este exercício aquele em que vamos ultrapassar uma média mensal de receitas superior a 3ME.
Neste quadro, limito-me a reproduzir o que, a este propósito, escrevi há 3 meses: “Como bem sabem, eu sempre fui um indefectível deste Nosso projecto, que continuo a considerar verdadeiramente estruturante para o Clube e todo o Nosso Grupo Económico e para o qual mantenho as mais elevadas expectativas de futuro, considerando uma prioridade absoluta a sua expansão, o enriquecimento dos seus conteúdos e a sua consolidação no futuro próximo num patamar de proveitos nunca inferior aos 50ME anuais.”
Façam-se os investimentos (promocionais e nos conteúdos) que impeçam o “adormecimento” deste Nosso projecto emblemático, que Nos distingue de todos os outros clubes do planeta. Hajam coragem e engenho!

Um olhar prospectivo sobre o resto deste exercício (até junho)

“Oxalá” o Jorge Mendes não cumpra o que foi prometido pelo boateiro do Benfica Eagle (que o Cavaleiro também já estava vendido por 15ME), ou, somando-lhe a saída do Gaitan, a Nossa SAD (e o DSO) vai ter muito desconforto a explicar como é que se fecha um exercício com mais de 40ME de “Lucro” e, ainda assim, se escolhe a via da redução de investimentos, ou, pior ainda, do “downsizing”.

Tal como há exactamente um ano, eu quero declarar, muito humildemente, que não vejo nenhum motivo que impeça o CA da Nossa SAD de apetrechar o Nosso Plantel com os Atletas (e o Técnico) que garantam, já desde julho, uma pré temporada orientada para uma clara qualificação na fase de grupos da Champions. Não é demais recordar que esse simples facto implicará um aumento (para 30ME) de cerca de 17ME face ao que conseguimos este ano na Nossa (triste) aventura na UEFA.      

Viva o Benfica!

P.S.: pelo Enormíssimo campeão de toda a falta de sorte – Eduardo “Toto” Sálvio e … por Todos Nós CARREGA BENFICA, CARREGA COLINHO.         

49 comentários:

  1. Mais uma vez obrigado, Enorme Companheiro, pelo enorme contributo no esclarecimento das nossas contas.
    Só um aparte...
    Afinal, parece que o Real Madrid não pagou as custas dos ''comilões'' no negócio Danilo, como erradamente os pasquins submissos fizeram constar...esta coisa das contas é mesmo complicado de gerir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles podem mentir, criar verdades alternativas à realidade, podem rastejar como invertebrados que são, podem fingir que o apito dourado não existiu, podem até vangloriar-se que não desceram de divisão, podem assobiar para o lado, não verem a corrupção dos títulos que ganharam, podem ser levados ao colinho por uma CS submissa, podem escudar-se nos titulos Europeus para escamotear e branquear as "vitórias" conseguidas com muita fruta, quinhentinhos, ameaças e coação, podem continuar a fomentar o medo, não podem é jamais adormecer o GIGANTE que ACORDOU...O CAMPEÃO, O VERDADEIRO CAMPEÃO VOLTOU...

      Eliminar
    2. Enormerrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

      Fico contente por saber que tu e os demais Companheiros Leitores do GUACHOS apreciam estes textos tipo "contas para totos", como lhes chama o nosso Mathayus e eu nao me canso de repetir que isso e' agradecimento mais que suficiente.

      Entretanto, esta manha ja' estive a ler os "R&C" da osgalhada e andruptos (nao trazem nenhuma "novidade" importante), pelo que, talvez amanha, prometo preparar aquele habitual texto com as contas comparadas.

      Quanto ao negocio do Danilo, nao podes esquecer que "aquilo" foi coisa feita muito 'a pressa (cheira a falta de dinheiro fresco que tresanda) e a sabedoria popular ensina que "depressa e bem ... nao ha' quem", ahahah.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    3. Oh anonimo que lindo escreveste gostei,mas se tiveses criado um nick tinha sido mais lindo ainda.
      Cumprimentos.

      Eliminar
    4. A parte mais engraçada dos "R&C" dos outros é a lista de intermediários do porko, nas páginas 25 e 26.
      Nem sei se uma lista daquele tamanho e com nomes tão "estranhos" é normal, mas a mim deu-me vontade de rir, nem sei bem explicar porquê...

      Também achei engraçado a rubrica "Outros Credores" por causa desta frase que achei enigmática:

      "Em 24 Fevereiro de 2015, foi obtido um financiamento de 5.000.000 Euros da For Gool Co Ltd vencível até 30 de Setembro de 2015 e cuja taxa de juro é variável em função do preço e condições de uma potencial futura alienação dos direitos económicos do jogador Herrera."

      Esta taxa de juro não é estranha?
      Cheira-me a taxa de juro que se dá a quem está com a corda ao pescoço...

      Eliminar
    5. Bueno, bueno...

      Eliminar
    6. Glorioso José Albuquerque,fui ouvir com atenção o que disse DSO e confirmei o que me tinha parecido ouvir à 1ª.O elevado investimento no cimento (infraestruturas) está concluído,ou seja,já não será necessário gastar tanto,mas no futebol e demais modalidades continuará a haver investimento,mais ainda devido às infraestruturas (Seixal - jovens jogadores).A estrutura do SLB troca as voltas à cs e aos TALIDRAGARTOS.O Glorioso está no bom caminho e a AZIA vai continuar.
      PS:Continuem o bom trabalho
      Rumo ao 35
      Seven

      Eliminar
    7. Enorme Pica Miolos, Companheiro,

      Essa frase que tu citaste e que desenha um emprestimo sobre o passe do topo gigio e' uma das alternativas para reformular, face 'a proibicao da partilha com fundos, o que antes se fazia ...

      A partir da interdicao dos fundos, passam a existir contratos de emprestimo (com clausulas de resgate nos dois sentidos) com taxas variaveis dependentes do numero de epocas em que o atleta fica no clube e do valor pelo qual ele pode ser vendido.
      A coisa vai ter de ser regulada por contratos complicadissimos, de mais de 30 paginas (contra as 3 de antigamente), mas vai continuar tudo na mesma.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    8. Esse For Gool CO LTD é um fundo... mas disfarçado.
      Já meteu dinheiro ali por 2 vezes...
      "Na sequência da aquisição dos direitos desportivos e económicos do jogador Walter, realizada em Julho de 2011, o Grupo celebrou um contrato com a For Gool Co. Ltd., no âmbito do qual esta entidade adianta o pagamento de parte do valor em dívida para com o clube vendedor, no montante de 2.000.000 Euros, cujo reembolso deveria ter sido efectuado pelo Grupo em Julho de 2012, estando, de momento, a decorrer negociações com esta entidade de modo prorrogar o prazo de vencimento deste empréstimo. Como remuneração deste acordo, aquela entidade auferirá 10% de uma eventual mais-valia numa futura transacção do jogador."

      "
      A 9 de Março de 2012, o Grupo celebrou com a For Gool Co. Ltd. um contrato de financiamento no montante total de 4.500.000 Euros. O valor financiado foi entregue em duas tranches (2.500.000 Euros em Março de 2012 e 2.000.000 Euros em Abril de 2012) e tem data de vencimento, de uma só vez, em 30 de Setembro de 2012. À data da emissão das demonstrações financeiras apenas uma tranche de 2.000.000 Euros e os juros devidos até 30 de Setembro de 2012 foram liquidados, estando, de momento, a decorrer negociações com esta entidade de modo prorrogar o prazo de vencimento da restante tranche. Este empréstimo vence juros variáveis em função da efectivação, ou não, de alienações dos direitos económicos de determinados jogadores no mercado de transferências até 31 de Agosto de 2012 e dos montantes envolvidos nessas transacções."

      Eliminar
  2. Bom dia!

    Excelente resumo, aliás, como sempre.

    Mas será possível tirar-me uma dúvida?
    As Vendas: Enzo (€25MM) + Markovic (€12.5MM) + Oblak (€16MM) + Cardozo (€4MM) + Bernardo (€15MM) + Jara (€1.5MM) = €74MM. No R&C estão menos de €59MM...

    Como é possível desaparecer 15M€?

    Saudações benfiquistas,

    Mário Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Mario Rodrigues, Companheiro,

      Obrigado pelo incentivo.

      Se tens por habito ler os meus textos, entao ja' deverias ter percebido (ou tiveste muito azar, ahahah) que nao "desapareceu" dinheiro nenhum, embora esses valores nao estejam todos corretos.

      Sempre que se realiza uma venda de um "passe", ao valor anunciado tens de deduzir o valor contabilistico desse passe no Ativo (o chamado valor de Balanco), alem dos custos inerentes tais como: comissoes ao(s) agente(s), mecanismo de solidariedade, indemnizacoes ao proprio Atleta, etc.

      Fica sabendo que, em todo o Grupo Benfica, ha' mais de 10 anos que nao se faz um unico pagamento sem ser por cheque ou transferencia bancarios. Ou seja, nao ha' como fazer "desaparecer" nem um centimo!

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  3. Tudo a sair como expectável. Não vejo assim grandes surpresas no relatório. Até a BTV vem dentro do expectável. Só para os antis é que o numero 25.460M é surpresa... Eu Prevejo desde o final do 1Semestre um resultado final de 35M um pouco mais dos 34M. Temos o jogo do porto neste últimos mes de abril. Nao se esqueçam disso. Com um pouco de sorte ate mais de 35M de modo a conseguirmos os tais 3M mensais. No entanto a tal meta dos 50M nao me parece alcançável no futuro próximo.
    Eu conto ter para o ano a Liga Espanhola entre outros produtos e como tal vejo perfeitamente atingível para o ano os 40M que se fala ha nao muito tempo atrás mas 50M é outro patamar. Se há alguém que consegue atingi-lo é a direcção do Benfica.
    Apesar de termos uns custos variáveis BSF e Indemnizações, pareceme que ainda temos que vender um miúdo da formação (10-15M) por trimestre para equilibrar as contas. São uns cerca de 45M que temos que fazer todos os anos.
    Espero que a venda de Gaitan se faça depois de 1 julho. Nao me parece fazer sentido ser antes,ou melhor dizendo nao ha nenhuma necessidade de ser agora em Junho.
    Depois aparentemente temos Ola john, farina, ivan cavaleiro, sidnei, Funes mori,etc tudo na calha para render mais uns milhões para os nossos cofres. E o melhor é que com o plantel que temos e com os reforços garantidos a meio da época nao vejo necessidade de realizar tanto investimento.(talvez numa ou duas posicoes... dependendo de vendas / renovações ainda a fazer) e como tal espero ver usado parte do dinheiro da tal venda relevante para abater mais passivo, mas desta feita sem ser a credores/fornecedores.

    Viva o glorioso o único de Portugal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Bruno Miguel, Companheiro,

      Nao vamos perder tempo a discutir sobre se o objetivo deve ser de 40 ou 50, ate' porque para chegar aos meus 50 ... teremos de fazer, antes, os teus 40, ahahah.
      Acontece que eu acredito tanto (sempre acreditei, antes mesmo dela ter nascido), mas tanto, tanto na Nossa TV que nao aceito pouca ambicao para ela.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Olà José: não estarás a exagerar na interpretação que fazes às palavras de DSO. Repara que na minha opinião, elas não muito diferentes do que aqui é dito pelo Bruno Miguel... Ou seja as necessidades,hoje, de contratação de jogadores feitos ,os dos 10 a 15 milhões, é menor do que nos últimos anos... Tb a necessidade de investimento em infraestruturas! Penso que se trata apenas disto... No que ao resto diz respeito, resultados esperados, e de acordo com os trabalhos que ao longo dos anos tens feito às contas do BENFICA...Não creio que o Benfica vai abdicar de ter planteis cada vez mais fortes, e que nos coloquem um dia próximos, ou mais próximos, da vitoria da CL..No entretanto há que continuar a ganhar, sempre e cada vez mais internamente...e a fazer boas campanhas lá fora! Temos todas as condições para isso...
      sócio SLB nº 218219

      Eliminar
    3. Sócio SLB nº218219 Subscrevo
      Rumo ao 35
      Seven

      Eliminar
    4. sócio SLB nº 218219

      Concordo totalmente contigo.

      Cumprimentos

      Eliminar
  4. "temos que vender um miúdo da formação (10-15M) por trimestre para equilibrar as contas"

    Oh Bruno Miguel, quantos clubes é que vendem jogadores da formação por 10-15M por ano, quanto mais por trimestre.
    Se assim conseguirmos, estamos definitivamente na estratosfera do futebol mundial!

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando disse um miudo de formação foi certo eufemismo, pois os miudos formados pelo Benfica têm sido todos vendidos sempre por ~15 M (André Gomes, Bernardo, Cancelo e possivelmente ainda Ivan)
      Enfim as contas não são dificeis de fazer. Ao realizarmos uns 50M em vendas, teremos resultados positivos. Sem as vendas terás prejuízo. Não comento se é bom ou mau o modelo, comento o que acontece actualmente. É bem possível que para o ano com aumente de receitas seja de TV ou publicidade (sobretudo através do novo contrato da Emirates) com aumento das receitas da UEFA, etc.... não seja estejamos dependente de tantas vendas. Todas as pessoas sabem que esta direcção já teve modelos sustentáveis. Sabemos muito bem o que se deve fazer e qual o caminho a seguir. Tenho total confiança no Sport Lisboa e Benfica que seremos cada vez mais fortes.

      Eliminar
  5. Caro José Albuquerque,

    Obrigado por mais um magnífico post. Percebo o seu optimismo e a forma como caracteriza de inaceitável o downsizing. Veremos o que será "de facto" o downsizing. Poderá não ter a ver só com o plantel principal.
    Partilho, como sabe, de uma grande admiração por SALVIO. Considero-o SEM DÚVIDAS o melhor jogador do plantel atual pelo rendimento produzido ao longo da época. Infelizmente até das lesões SALVIO é o (bi)campeão. Talvez seja esta a forma (inviesada) de continuarmos a deleitar-mo-nos com os lances geniais de SALVIO com o manto sagrado vestido.

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Nene', Companheiro,

      Fico grato pelos teus incentivos e estou contigo nessa "maluqueira" pelo Salvio: ha' muito tempo que um garoto nao me enchia tanto as medidas com uma bola nos pes e, por cima de todo o gozo que ele Nos tem dado, ha' esta solidariedade automatica que tem de ser tao exagerada como a falta de sorte que ele tem tido.

      4 operacoes num ano e meio ... e' dose.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Tal como o Chalaça - estava 1/2 ano parado, jogava 3 meses e éramos campeões...

      Eliminar
    3. Ops, Chalana...

      Eliminar
  6. Escreve quem sabe!
    Obrigado J.A..
    Quanto ao downsizing, a meu ver, esta doutrina futebolística não passa de uma forma de integrar a caravana pensante da economia da treta que se espalhou no sul da europa posta em marcha pelos Felix(s) Brych que ´so pensam em gamanço.
    Se a filosofia fosse essa as Gloriosas modalidades desinvestiam o que não tem sido o caso!
    Vamos relaxar e gozar este CABAZ de VITÓRIAS do GLORIOSO!!!
    As contas e a Gestão estão em boas mãos. Oxalá que continuem assim por largos e bons anos!
    Carrega BENFICA!

    ResponderEliminar
  7. De contas nao percebo nada,percebo mais de taças e campeonatos mas claro para ver aquilo que eu gosto tem que se equilibrar as contas e parabens para quem percebe e as explica obrigado viva o Benficaaaaaaaaa.

    ResponderEliminar
  8. E os custos da Benfica TV continuam nos 10 Me / Ano?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Francisco B, Companheiro,

      Nao li nenhuma referencia a esse proposito, pelo que creio que devemos admitir que os custos da BTV devem estar estabilizados e/ou crescem de acordo com a taxa de inflacao.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  9. Mais um enormérrimo Post, do meu enormérrimo e grandíssimo amigo José Albuquerque,

    É uma imensa benesse divina, poder beneficiar deste teu serviço público Benfiquista. Tranquilizas a nação, retiras alguma teias que se possam estar a formar nos sotãos menos arejados de algumas cabeças, e ainda lhe anexas de brinde, uma afirmação num teu comentário que devia estar emoldurada no próprio texto:

    « Fica sabendo que, em todo o Grupo Benfica, ha' mais de 10 anos que nao se faz um unico pagamento sem ser por cheque ou transferencia bancarios. Ou seja, nao ha' como fazer "desaparecer" nem um centimo! ».

    Este parágrafo é «menino » para ir dar muitas dores de cabeças a alguns talibans!!! Aliás, peço a todos os « Guachenses » que o esfreguem nas faces ( agora superei-me! Consegui não dizer « fuças » ) dos senhores ( superei-me outra vez. Não disse bestas ) que andam por aí a colocar em dúvida o bom nome e a integridade moral dos nossos dirigentes.


    Abraço e VIVA O BENFICA.

    ResponderEliminar
  10. Caro J.A. obrigado pelo Post esclarecido....a nossa BTV é e será sempre um sucesso independentemente dos valores 35M, 40M ou 50M desde que continue neste caminho ( independente e nossa), pois o seu simples funcionamento nos moldes actuais tem arrasado com tudo o resto, o que significa enfraquecimento dos outros e por isso a campanha vergonhosa dos avençados antis BENFICA não termina.
    Carrega BENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qt vale a ausência de cumentários derrotistas dos bácoros da sporcostv?

      Qt vale o medo q os apinadores têm da verdade das transmissões da Benfica TV, s/ linhas amestradas, especialistas azuis ou câmaras amigas?

      Qt valem as imagens da festa Benfiquista no estádio, incluindo captação de som de todo o estádio e não apenas da claque visitante?

      Qt valem as subscrições dos Benfiquistas q desistiram da sporcostv?

      Qt valem as receitas de publicidade, bilheteira, valorização de jogadores e merchandising para as quais tudo isto contribui?

      Qt valem tantos troféus ganhos de forma limpa?

      Os 50 ME q o amigo José Albuquerque fala estão já ultrapassados...

      Eliminar
    2. Wow!! Na mouche!!
      MORLEY

      Eliminar
  11. Companheiros,

    Sai mais um Tetra do Nosso Basquetbola para o Museu!

    Ha' coisas 'as quais um gajo se habitua com muita facilidade ... e com um gozo brutal, ahahah.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigado pelo post! Estava ansioso pelo fim das "24h" para poder ler a tua análise.
    Os "exigentes" entretêm-se a comparar Rui Chouriço c\ JJ e ao mesmo tempo espalhar rumores sobre o futuro dos 2, colocando o nani ao barulho, felizmente ainda existem blogs como o guachos que tem como objetivo único a defesa do nosso grande amor.

    ResponderEliminar
  13. Messi guardou o melhor golo do ano para o seu primeiro jogo na BTV!
    Os grandes são assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahah ... pensei exactamente o mesmo.
      Que génio.

      Abraço

      Eliminar
  14. 50 milhões/ano da BenficaTV? com aquilo que chamam programação? tirando os nossos jogos e dos ingleses é tudo muito pouco e sem interesse, digo eu que tenho duas assinaturas sem interregnos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ter deves mas é duas investidas por trás. A BTV tem excelentes! programas.

      Eliminar
    2. Por regra não respondo a anónimos, mas esta é para todos os Benfiquistas:
      LANÇAS APONTADAS, um dos melhores programas da BTV. Aconselho vivamente. Acho que o site do SLB devia disponibilizar este programa para que todo o universo Benfiquista pudesse aceder ao verdadeiro Benfiquismo televisivo.

      CARREGA BENFICA!

      p.s. Jogos ingleses!? Eu quero lá saber dos jogos ingleses. Prefiro mil vezes um jogo de hóquei ou de basquetebol dos juniores aos jogos ingleses. Vai trabalhar anónimo.

      Eliminar
    3. Duas sem interregno parece-me bem. Na época passada falava-se em 4 sem tirar fora...

      Eliminar
    4. Ó GV e se fosses para o caralho? foda-se metes-me nojo!!!!!!!!!!!!!!!!!!! deves ser muito triste, a tua vidinha deve ser uma merda!

      Eliminar
    5. Hihihihi! O que para aí vai...pá, tens de tirar isso do anus. Achas que consegues sozinho ou?...
      Lembra-te que em Agosto há mais uma super-taça em perspectiva e aquela mete respeito. O melhor é começares a arranjar lugar para ela!

      Eliminar
  15. Roberto Rensenbrink30 de maio de 2015 às 23:09

    Não percebo nada de finanças... Mesmo depois destes «posts» para totós como eu, confesso a minha iliteracia total na matéria.

    Do que gosto é ir a Coimbra (uma sinédoque) e participar naquela festa, naquele estádio que ajudei a encher, juntamente com os dois miúdos. Ou de ver na TV do charutos os triunfos no básquete, comandados por um dos nossos símbolos, o nosso Lisboa.

    O resto... é pagar as quotas em dezembro, dizer umas caralhadas, emitir umas opiniões que revelam toda a ignorância sobre futebol e festejar...

    ResponderEliminar
  16. Ainda em relação à Benfica TV:

    - Seria possível o contrato c/ a Emirates s/ ela? Qt vamos receber a mais para além dos 4 ME q a PT pagava?

    - Qt + vale a publicidade estática do estádio?

    - Qt + vale o contrato c/ a Adidas

    - Qt valem os contratos de participação nos torneios de início de época?

    - Q peso tem tido e terá nas vendas dos nossos jogadores, incluindo Equipa B?

    - Q peso tem tido e terá no "Merchandising"?

    - Q peso poderá vir a ter no "Naming" do Estádio?

    São ganhos não contabilizáveis directamente mas q seriam impossíveis ou mt menores s/ a Benfica TV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Francisco B, Companheiro,

      Tu nao conseguiste ouvir, mas eu aplaudi este teu comentario ... de pe'!

      E para fazer eco contigo, vou copiar o que la' tinha escrito: "Façam-se os investimentos (promocionais e nos conteúdos) que impeçam o “adormecimento” deste Nosso projecto emblemático, que Nos distingue de todos os outros clubes do planeta. Hajam coragem e engenho!"

      Tendo como VP e Administrador na SAD um Senhor chamado Jose' Eduardo Moniz, tendo capacidade de investimento, tendo o hub num pais em que a concorrencia e' pouco melhor que miseravel, tendo uma quantidade fabulosa de conteudos "home made" disponiveis e, finalmente, um Mercado potencial que eu gostava de saber quantificar ...

      E' como dizia o outro: "e' so' fazer as contas".

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Pois é, a Benfica TV ameaça transformar-se na > vitória da História do Benfica.

      Eliminar
  17. Tenho mais uma dúvida para o Albuquerque (ou outro que conheça a resposta com bastante certeza).
    Continuo a queimar pestanas com as contas dos "outros", que acho sempre mais dificeis de perceber que as do Benfica.

    O que é que acontecerá contabilisticamente quando o porko integrar o resto do "estádio" na SAD?
    Já se sabe? Ou nem por isso?

    É que se a SAD já consolida a Euroantas por inteiro. Não é?
    Se assim é, não acontece nada se por acaso a SAD adquirir os restantes 53% por cento?

    Não me parece ter muita lógica, sobretudo quando leio por aí que um dia destes isso acabará por acontecer para mais uma vez eles conseguirem cumprir as regras do fair-play. E se assim é, é porque irá acontecer alguma coisa contabilisticamente! O quê, então?

    Depois de ver a resposta do Albuquerque quanto à forma de calcular amortizações de jogadores, fiz as minhas contecas ao mamilo direito do porko que foi para o Real, e dão valores diferentes daquelas que a maior dos ajunta-letras anunciam. As mais valia que o porko encaixou parece-me que foram de cerca de 10 Milhões, porque entraram perto de 27M nos cofres do porko (ou vão entrar). Os ajunta-letras esqueceram-se de retirar o valor contabilístico do gajo, e contaram isso como custos, como se fossem iguais aos custos de intermediação, etc.

    As dos lagartos ainda são piores de perceber (para mim) porque os gajos parecem que conseguem fazer chover dinheiro contabilisticamente.
    Se eles tivessem a mesma capacidade de criar dinheiro na realidade, como têm de o criar nas contas, acho que daqui a 2 ou 3 anos eles dominariam o futebol português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Pica Miolos, Companheiro,

      Ahahahah, parabens por essa tua curiosidade, uma vez que eu considero que estes assuntos - os economicos, sao determinantes.
      No entanto e uma vez que queres ser capaz de perceber estas coisas com solidez, sugiro-te que tentes comprar (olha, esta a decorrer a Feira do Livro) um livro daqueles que ensinam os rudimentos da contabilidade: vais ver que uma leitura dessas pode fazer uma imensa diferenca.

      Agora e quanto 'as tuas duas perguntas ... comecemos pela mais facil:

      1 - Venda de um Ativo (o "mamilo direito", ahahah, por exemplo) - nem tentes perceber o que os junta-letras escrevem, porque eles sao todos (eu ainda nao vi uma excecao) completamente ignorantes e so' te vao confundir. Para tua sorte, os andruptos descrevem as suas contas com muito detalhe (demasiado, na minha humilde opiniao), pelo que te basta ver a pag. 25 do "R&C" para conheceres o calculo da mais valia contabilizada.

      2 - Consolidacao da "euroladrao".
      Nao sendo um especialista na material, nao vejo como os andruptos podem conseguir, sem incorrer num tremendo custo em sede de IRC, a uma aquisicao dos restantes 53% do capital (ou qualquer outra percentagem) com impacto patrimonial positivo, ou seja: a operacao que eles realizaram ja' lhes garantiu todo o beneficio possivel, com a unica diferenca de o terem registado (dentro da Situacao Liquida) numa conta de "Interesses sem Controlo", em vez de uma subconta de "Capitais Proprios".
      Ou seja e na minha humilde opiniao, no que toca ao Fair Play Financeiro, o covil de contumil ja' foi chao que deu (todas as) uvas.
      Mas ... (ahahah, ha' sempre uns mas) esta operacao permitiu-lhes aumentar o peso do andruptoclube no Capital Social da andruptosad, pelo que lhes abriu espaco para futuros aumentos de capital (por entrada de novos acionistas), sem perderem o controle da sad.
      Pessoalmente (e ja' aqui o tinha declarado), eu acredito que vai ser este o caminho que os andruptos vao seguir se e quando voltarem a cair fora do exigido pelo FPF, nomeadamente se voltarem a acumular exercicios deficitarios.
      Nao te posso adiantar muito mais, nao so' por incompetencia pessoal, como, sobretudo, por desconhecer os detalhes da operacao por eles concretizada.

      Espero ter dado uma ajuda.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  18. Não sei se já se tinha falado disto por aqui:

    http://pplware.sapo.pt/informacao/wavecom-lanca-servico-de-live-streaming-da-benfica-tv/

    "Wavecom lança serviço de Live Streaming da Benfica TV...

    …para todo o mundo

    A Wavecom, em parceria com a empresa, também Portuguesa, Videocraft, lançou o serviço de LiveStreaming, em full HD, dos jogos em casa do Sport Lisboa e Benfica da 1ª Liga de Futebol.

    A visualização poderá ser feita através de inúmeros tipos de dispositivos: Smartphnes; Tablets; PC’s; SmartTV; etc...

    Este serviço está disponível para todo mundo, exceto Portugal, Angola, Moçambique, Brasil e Cabo Verde devido a questões contratuais. O serviço encontra-se geo-bloqueado para estes países, através da análise do IP de origem do pedido.

    A Wavecom e o Sport Lisboa e Benfica acreditam na importância deste serviço para fazer chegar a transmissão dos jogos do Benfica às comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo, de uma forma global e com qualidade full HD."

    E um aparte, um sincero obrigado por este blog, mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa será a segunda empresa a fazê-lo uma vez que a Fubo.tv já o faz. Aliás, é através desta aqui nos "states" que subscrevo a nossa BTV!

      Eliminar
  19. Gostei dessa...(boateiro Benfica Eagle). Ele julga-se um "expert" depois de ler a imprensa especializada e R&C, conjugando a atrapalhação com a incapacidade.
    Trabalha para o "movimento" e tal como o Arturinho Cangado, têm de seguir a cartilha (agenda) porque têm os rabos demasiado presos e "missões" a cumprir sem poderem refilar.
    Até certo ponto tenho compaixão desses imbecis, comparativamente com os mercenários. Estes são conscientes do seu papel e trabalham para quem melhor lhes pague, enquanto que aqueles trabalham sem nada receberem e fazem-no pagando favores recebidos.
    É o que dá ser invertebrado, muito pior que um vira casacas.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.