quinta-feira, 28 de maio de 2015

Impossível? Não conheço! Nunca vi!

Por José Albuquerque

Quando, há uns quantos dias, descrevi os motivos pelos quais considero absurda a defesa de qualquer coisa como um “downsizing” no Benfica, não quis antecipar aquilo que veio a acontecer, para que me não acusassem de “dar azar” por antecipar como certos sucessos desportivos ainda não garantidos, mas, agora que já se confirmaram (quase todas) as principais Vitórias que mais desejámos, sinto-me completamente livre para completar os raciocínios que, nesse texto, alinhavei e, assim, permitam que eu seja absolutamente claro …

Não! O “Bi” e todos os outros títulos já conquistados, ou que as Nossas Equipas ainda estão a disputar, ainda que os vençam todos, não podem servir de argumento para defenderem o tal de “downsizing”!
Nem esses títulos, nem que lhes somassem as mais dramáticas previsões de falências para andruptos (já reafirmei que discordo) e osgalhada …
Permitam que eu tente fazer um desenho para que não sobrem dúvidas: nem que me garantissem que o Benfica ia vencer todos os títulos nacionais do próximo triénio, eu admitiria como apropriada essa via do “downsizing”. Espero ter sido claro.

Ainda a “Crise”

Sim, ainda estamos a (tentar) sair da mais profunda depressão económica dos últimos quase cem anos, mas … o Grupo Benfica soube ultrapassá-la com distinção.
Sim, os dois maiores sponsors (a PT e o BES) vão cortar nos seus investimentos publicitários em geral e no futebol em particular, mas … a Nossa Marca é mais apetecível a cada dia que passa e a cada nova Vitória conquistada, como vai ser demonstrado com o novo sponsor da Emirates e o reforço da ligação com a Adidas.
Sim, as Contas deste exercício levaram um rombo de 10ME por causa do desastre na UEFA, mas … a probabilidade de voltarmos a ter de enfrentar três adversários “mais ricos” na fase de grupos da Champions será cada vez menor, enquanto os respectivos prémios vão crescer cerca de 50%.

E sim, todas as informações de que disponho (confirmaremos com o R&C do 3º trimestre) relativas ao crescimento dos Proveitos da Nossa BTV indiciam que os seus resultados económicos já excedem, largamente, o que Nos tinha sido oferecido pelo mamão chupista.
E sim, a recente venda do Cancelo (não consigo entender porque raio de razão a Nossa SAD ainda não divulgou o valor dessa alienação, uma “conta” que vai ter de prestar ao mercado mais cedo ou mais tarde) e demais rumores sobre o interesse do mercado em outros Atletas que temos emprestados em contratos com opção de compra, sugerem que eu tinha razão quando previa que a Nossa “Fábrica” podia assumir um papel determinante como suporte desportivo e/ou económico no Grupo Benfica.

Novo paradigma ou “novo modelo”?

Não pretendo gastar tempo, nem energia, em discussões de “lana caprina”, mas não aceito que o CFO da Nossa SAD anuncie um “novo modelo de gestão”, ainda por cima contrário ao que sempre foi reafirmado e desde há anos, sem que tal tivesse sido previamente votado em AG de Accionistas. E quando digo que não aceito, quero dizer que me oponho!
Ainda por cima tão pouco tempo depois de o ter ouvido a prestar informação inexata sobre os Proveitos da BTV e, pior ainda, revelando um ignorância preocupante sobre a “necessidade de vender Atletas”.

Pelo tanto que já o defendi, sinto-me em posição de o poder criticar frontalmente, por isso …

Meu Caro DSO,

1.Compreenda, de uma vez por todas, que a SAD só iria deixar de vender os seus Atletas mais valiosos se e só se o CA garantisse poder pagar-lhes salários fiscalmente competitivos (salários líquidos de impostos e contribuições) com os dos melhores pagadores mundiais. Ou seja … no dia de S. Nunca!
2. Convença-se, de uma vez por todas, que não lhe compete anunciar “novos modelos”, nem que eles já tivessem sido aprovados em AG de Accionistas (e não foram) e a menos que tivessem feito parte do Programa Eleitoral sufragado pelos Sócios do Accionista maioritário – o Sport Lisboa e Benfica, nesta altura representado pelo Nosso Companheiro Luís Filipe Vieira, Presidente do Clube e da SAD.
3. Assuma-se, de uma vez por todas, como o verdadeiro Gestor de topo que, indubitavelmente, é … evitando novas declarações erróneas, ilegítimas e desnecessárias.
4. Já agora e se for possível, proíba-se de comentar, estando no relvado da Catedral e no exercício das altas funções de CFO da Benfica SAD, emissões obrigacionistas de outros clubes/sad’s, especialmente sugerindo que o Benfica aceita conferir a outros, seja em que aspecto for, um papel de “liderança” ou “exemplo” que está a ponderar seguir.

Companheiros,

Escrevo com a humildade que resulta desta Paixão que Nos une em torno do Clube: uma Paixão que, Todos Um, temos de saber compatibilizar com uma Razão perfeitamente lúcida.
E escrevo com a moral de quem, há anos, defende o essencial do percurso que os Nossos Corpos Sociais escolheram para visarmos o Nosso futuro colectivo e se tem esforçado para o explicar e esclarecer junto dos Companheiros mais afastados dos assuntos de carácter económico e/ou financeiro: desde o inicio dos investimentos no Seixal (que eu defendi mesmo antes da construção da nova Catedral) até aos que visaram consolidar a BTV como produto “premium” de media, passando pelos investimentos na Equipa, pela fusão da SAD com a Benfica Estádio, pelo Benfica Stars Fundo, pela renovação com JJ, pela preparação para a época que agora termina, etc., etc., etc.

Recordando tudo isso, fica-me o prazer de verificar que tive razão muitas vezes e foi assim que ganhei o direito a ser rotulado de “Vieirista” pelos que a não tiveram em todos esses casos e momentos.
Tal como me fica a responsabilidade acrescida para criticar, frontal e construtivamente, sempre que discordo e não compreendo, opções tomadas e/ou (mal) anunciadas.

Tal como usei os meus conhecimentos para demonstrar a necessidade de priorizar a reconstrução parcial (até próximo da metade) dos Nossos Capitais Próprios a médio prazo (5/6 anos), mesmo que com “prejuízos” desportivos, quero reafirmar, uma vez mais, que considero um absurdo ultrapassar essa reconstituição (mais de 50%) e em metade do prazo (2/3 anos), mesmo que viéssemos a conquistar todos os títulos internos nesse processo.

O Benfica “armou” o seu Grupo Empresarial para vencer a frente económica da “Guerra contra o POLVO” e não para remunerar os seus Accionistas com Lucros (tributáveis, em sede de IRC) acima do mercado

Dizem-me que o Companheiro Presidente apelou a que os Benfiquistas se concentrassem nas duas finais que ainda temos pela frente (a de Coimbra e a da renumeração dos Sócios) e eu não podia estar mais de acordo com ele: mais uma razão para se evitarem gafes como a do DSO, naquela “closing bell”

Mas que se desiludam os que possam pensar que eu nunca estaria disponível para trabalhar para uma alternativa ao Companheiro Vieira, porque eu não conheço impossíveis: nunca os vi!         
                     
Viva o Benfica! 

50 comentários:

  1. José Albuquerque, mto bom texto:

    Já me deixei de fazer este tipo de artigos. Provavelmente, se não me chatear muito, vou partilhar aquele parágrafo sobre o DSO! Já nem ligo porque passei muito tempo a debater sem chegar a nenhum lado... Por isso, e porque não me passa pelas mãos, já nem ligo!

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Grande e Glorioso José, já tinha saudades dos teus esclarecedores textos.
    Mais uma vez tiraste-me algumas dúvidas, que pairavam no "ar".
    Por isso, depois de ler o teu Benficar, que comentários, posso eu, humilde Benfiquista fazer? A não ser elogiar-te e agradecer-te?!
    Abraço!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Parece-me, pelo que entendo, que o modelo do Soares Oliveira não é o teu José Albuquerque? fico preocupado, face à possível mudança de atitude em relação à equipa de futebol. Desinvestir? é isso caro JA?
    Abr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "anonimo" (arranja la' um nick, por favor) das 13H04, Companheiro,

      Se leres o texto anterior a que me refiro neste, fica mais facil perceberes ... o meu estado de alma, ahahah.

      Nao pode haver um "modelo do DSO", tal como nao interessa a ninguem o que seria um "modelo do JA": so' pode haver um modelo e esse tem de ser o do Benfica!
      Para mudar esse modelo, tem de ser o Presidente (que tem legitimidade democratica para isso) a explicar aos Socios as razoes que o levam a essa alteracao e, caso essas razoes nao sejam tao obvias que possam obter uma imediata adesao da maioria, entao a alteracao deveria passar por eleicoes antecipadas.

      Entretanto, o Nosso CFO tem de deixar de se armar em papagaio: "a palavra e' de prata, o silencio e' de ouro".

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Tanta sabedoria numa frase tão curta!

      «o Nosso CFO tem de deixar de se armar em papagaio: "a palavra e' de prata, o silencio e' de ouro".»

      Eliminar
    3. Caro JA, agradeço a clareza do seu texto, e tendo em conta o modelo actual do Benfica:
      -Será que esta extemporânea afirmação de DSO é um apalpar de terreno, para ver reacções, como a que o JA preconiza(alternativa a Vieira), e outras que não serão do domínio publico, mas que certamente chegarão á Administração da SAD, feitas saber por canais mais formais, para aquilatar da sua possivel aceitação?
      -Se sim, porque esta necessidade de mudar o modelo? Pensará a Administração, que está tudo consolidado, e com menor investimento desportivo, na bitola do que se prevê nas SADs concorrentes(será?), se terá o mesmo retorno?
      -Será que a Administração tem em conta que uma alteração do comando técnico da equipa principal pode ser o inicio de um caminho mais difícil, ou pretenderá demonstrar que os resultados são independentes desse comando? Não creio em Homens providenciais, mas confesso que neste momento estou rendido á capacidade demonstrada pelo JJ, em parceria com Vieira e Rui Costa-para quê mexer no que está bem? ou haverá quem pense na Administração que não está?
      -Ou então, não passou tudo de um excesso de linguagem de DSO, que não soube explicar o rumo que o Benfica pode vir a tomar, e o chamou de mudança de modelo, ao invés de aprimoramento do modelo?
      -O mais desajustado, quanto a mim, foi as opiniões dadas sobre os empréstimos do SCP e do FCP, como se fossemos seguidores de uma grande ideia, que não passa de uma operação banal e corriqueira.Porquê, e para quê?|! Talvez apenas um momento infeliz...
      :::::::::::::::
      Ademais, e tendo em conta as declarações do nosso responsável das modalidades na apresentação do novo atleta para o hoquei, isto não deixa de ser um contra senso, pois como pode sê-lo quando é dito que o "investimento que irá continuar nas modalidades...", com vista a uma hegemonia que se vislumbra cada vez mais-vide as conquistas já conseguidas nas modalidades, e mais as que se prevêem.
      Um bem hajam a todos, e deixaria aqui uma reflexão, que também tem a ver com JJ-já repararam na grande qualidade dos timoneiros das nossas modalidades? Carlos Lisboa, Pedro Nunes, Jardim e Joel Rocha são técnicos com conhecimento, mas o que os distingue, é a grande vontade de vencer, a resiliência e persistência, a capacidade de trabalho, tudo consubstanciado numa frase várias vezes ditas pelo Joel Rocha, " respeitamos toda a gente, queremos disputar as partidas, mas somos egoistas desportivamente"(não é sic, mas a ideia é esta). È desta têmpera que se fez a nossa lenda.
      VIVA O BENFICA!!

      Eliminar
    4. Existe no silêncio tão profunda sabedoria que às vezes ele transforma-se na mais perfeita resposta. (Fernando Pessoa)

      Eliminar
    5. Enorme Chakra Indigo, Companheiro,

      Obrigado por mais um excelente comentario!

      Se o Presidente considerasse importante fazer o teste/auscultacao que referiste, deveria ter dado uma entrevista na BTV para apelar aos Socios para recuperarem as quotas nao pagas, recordando que essa e' a receita fundamental das "modalidades" (do Clube) e que, sem elas, podia estar em causa o nivel de investimento do Grupo Benfica.

      Concordas?

      Entretanto, deixa que te esclareca que eu nao "preconizo uma alternativa" (apesar de sempre ter reafirmado que elas so' enriquecem a Nossa Democracia): o que se passa e' que, caso se viessem a concretizar as baboseiras ditas pelo DSO, eu passaria a discordar da estrategia e comprometia-me a trabalhar em favor de uma alternativa.

      Espero que aceites que nao se trata de uma diferenca semantica, ahahah.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    6. Obrigado pelo esclarecimento.
      Na verdade, não só concordo como subscrevo; e não se trata mesmo de diferença semântica, fui eu que extrapolei para uma interpretação não restritiva, pelo que me penitencio.

      VIVA O BENFICA!

      Eliminar
  4. Caro José Albuquerque, pergunto-lhe qual a sua ideia sobre o que representa o "realizar menor investimento" do DSO?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme manjob, Companheiro,

      Vais ter de lhe perguntar a ele (que tal enviar-lhe um e-mail com a questao?), mas, pelo menos a curto prazo, pode significar uma utilizacao do "cash flow" (dinheiro libertado pela exploracao) prioritariamente para reduzir passivo oneroso.

      Na minha humilde opiniao, esse caminho, se levado a extremos, pode condicionar muita coisa que tenho por importante: (por ordem cronologica) resultados desportivos na UEFA, resultados desportivos internos e rentabilidade economica.

      Entretanto, o mais grave e' aquela situacao ridicula de vermos, no relvado da Catedral, o Nosso CFO a dizer o que nao devia ser dito, da forma que nao devia ser dito, no momento em que nao devia ser dito, a quem nao devia ser ditto e sem que lhe competisse a ele o injustificado discurso (???).

      Espero que me tenhas percebido.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  5. Soares de Oliveira deu à imprensa uma mão cheia de nada para eles se entreterem mais uns tempos... o suposto desinvestimento anunciado por DSO faz sentido, agora vão apostar nos jovens do Seixal em vez de jovens estrangeiros, mas não duvides que o investimento casual em jovens pérolas estrangeiras e em jogadores tipo Júlio César ou Samaris vai continuar, mas convém desviar as atenções da imprensa, é bom que os nossos rivais pensem que estamos a desinvestir, quando acordarem levam com o tri em cima... repito, DSO deu-lhes uma mão cheia de nada até o presidente fazer suar o sino, depois foi só rir...
    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Papoila, Companheiro,

      Com todo o respeito que tu me mereces, eu nao aceito que o Nosso CFO se envolva nesse (alegado) tipo de "mind games".

      Enquanto Nosso CFO, ele so' pode falar VERDADE, sucintamente, com absoluto rigor e nunca (mas nunca mesmo) anunciar "novos modelos" nunca antes aprovados pelos Acionistas, porque ele nao os representa. Esse papel cabe em exclusivo ao Presidente (eu, contragosto, ainda admitiria se tivesse sido o JEM, que acumula a Administracao com uma Vice Presidencia).

      E tambem gostaste de o ouvir comentar as emissoes obrigacionistas das osgas e andruptos?

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. 100% DE ACORDO!!
      Morley

      Eliminar
    3. «Nós temos um empréstimo obrigacionista a correr, termina em 2016, mas não deixámos de olhar para o que o Porto e o Sporting fizeram recentemente. A procura que tiveram foi muito interessante, isso revela por um lado que as operações foram bem montadas, por outro que houve uma procura de mercado muito interessante. Significa que há uma oportunidade de mercado e o Benfica não deixará de aproveitar.»

      1- Gostei de saber que olharam para o que o porto e o sporting fizeram
      2- Gostei de saber que a procura que tiveram foi muio interessante, devido às 2 razões que ele apontou
      3- Gostei de saber que há uma oportunidade de mercado e que o Benfica está atento e se assim achar bem, irá aproveitá-la.


      Afinal o que tem de escandaloso estas declarações ? Ainda bem que o Benfica está atento ao que se passa no mercado nacional no que às SAD's diz respeito...

      O sr Albuquerque até estava a falar bem até começar a implicar com tudo, até no que comentário sobre os empréstimos obrigacionistas do sporting e porto. Ele sabe muito bem o que se passa, pois conheço poucas pessoas mais experientes que ele, mas ele comentou para a CS, ou seria melhor fazer um programa eurosport "no comment" ? Senhor Oliveira o que tem a dizer sobre os emprestimos obrigacionistas do scp e fcp ? No comment antes que seja criticado... Ele não foi sensato e cometeu aparentemente o GRAVE erro de dizer que acompanhou e teve atento aos resultados dos 2 comentarios

      ps: Todos sabemos que a venda será o Gaitán. O Salvio com a gravidade da lesão não irá a lado nenhum. Não era preciso ler declarações do DSO....

      ps2: o relatorio do 3 trimestre e com a venda de Cancelo já garantimos resultado positivo no final do exercício. Mais um ano positivo financeiramente e desportivo, além de hoje ainda querer comemorar a final da Taça da Liga.

      Conclusão:

      Depois de ler este posto, chego á conclusão que estas declarações só vieram dar força ao foculporto xD

      Eliminar
  6. Viva José Albuquerque. Muito bom texto. Mas isto significa que o Benfica vai desinvestir na equipa de futebol, dispensando um grande treinador - Jorge Jesus - e contratando Rui Vitória?

    Abraços benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Vento Lusitano, Companheiro,

      Eu espero que nao!
      Sinceramente, espero que aquele desastre nao signifique nada mais do que uma tarde muito infeliz de um excelente profissional.

      Mas ... se for esse o caso, ja' ficou aqui a minha promessa de trabalhar por uma alternative.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  7. Concordo com o texto.
    Apenas uma pergunta: quem é, ou o que é, DSO?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DSO - Domingos Soares Oliveira é o CEO - administrador da SAD do Benfica.
      CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Director Executivo,

      Eliminar
  8. O companheiro Papoilas resumiu muito o que eu pensei sobre os ultimos dixit de DSO,meu caro.

    Temos primeiro a circunstancia e o contexto em que DSO se expressou.

    Sabemos também que - e aqui o meu caro JA concordará e já o expressou - que o corrupto clube não está morto.
    Acrescentemos que ainda têm 50% do estádio, passível de transferencia para a SAD. E toneladas de "amigos extra interesses", que num país cumpridor da sua própria regulamentação nunca exitiriam.

    Ninguém mais atento duvida que se lhes for possível e mais uma vez, atirarão com toda a carne para o assador.

    Também ninguém duvida que o nosso Benfica se encontra perante a necessidade de continuar a reforçar investimento desportivo e tentar manter ou mesmo fazer crescer os níveis actuais mas com alguma contenção. Não haverão all-ins com esta direcção, nem ela se deixará arrastar para politicas de qualquer "meio" para atingir o "fim" (ahahah espero que este "meio" atinja breve o "fim" que todos nós esperamos, corruptos bye, bye).

    Resumidamente meu caro, eu vi isto como manobra de diversão. Fazer pensar ao adversário que o Benfica irá desinvestir desportivamente (infraestruturalmente todos percebemos), levando-o a mediar e pensar que talvez não seja necessário o um tal duplo all-in, que esperamos ultimo.
    Não forçando assim, também o Benfica a acompanhar, ou pelo menos a não ter de o fazer em esforço e em risco.

    Fiquei com sentimentos dubios em relação ao seu ultimo parágrafo. Sem maldade meu caro - gente capaz e disponível é o que todos queremos no Benfica - mas ...

    Esclarece se o quiser.

    Também não deixa de ser verdade que o Benfica é uma democracia, e que ao contrário do que se repete, não se é dirigente, "está-se dirigente". E que gente de bem é bem vinda é a tornar este clube ainda mais plural.

    Este plural não inclui um BC que não é dirigente da comédia portuguesa.

    Abraço

    PS. Eu e a escrita... estou exausto. Perdoem-me nem sequer perder tempo a rever. Se me ouvissem a falar não me aturavam ... lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que sim, que tenha sido isso (descrito por si e pelo Papoila Saltitante). Seria uma erro tremendo. Sobretudo extremamente preocupante se Jorge Jesus sair. Seria estúpido ver este panorama:

      Benfica - Rui Vitória;

      Porto - Marco Silva (Lotopegui ainda é enfiado num clube qualquer; por que não o Zenit?);

      SCP - Jorge Jesus. Respondendo nós com a busca do Nani.

      Esta merda seria nojenta. Aberrante. Para mim equivaleria a cuspirem-me forte e feio na cara.

      Eliminar
    2. Enorme Agudez Encefálica, Companheiro,

      Por agora, só te posso dar uma resposta limitada, porque não quero entrar em especulações, mas … talvez te ajudasse ler os meus textos anteriores, nomeadamente aquele em que fiz a análise das Nossas “Contas” a 31/12/14.

      Se estivéssemos a falar dos “mind games” sugeridos pelo Papoila (que momento tão mal escolhido, a dias da renumeração dos Sócios), então deveria ter sido um discurso do Maestro, ou do RGS, ou coisa semelhante. Nunca quem foi.
      Recorda-te, por favor, dos discursos mais recentes do Presidente …
      Reforço do papel da Formação e da ambição, quer interna quer externa, quer no futebol, quer nas modalidades.
      Concordas comigo?
      Se não concordas, sugiro que pesquises e os releias.

      Anda toda a merdi@ a encher a boca com a Nossa “necessidade” de fazer um downsizing como a osgalhada. Chegam ao ponto de afirmar que o Nosso Técnico vai sair, ou porque lhe querem baixar o salário, ou porque querem “reduzir o investimento”, ou porque lhe querem impor miúdos, ou por todas estas razoes ao mesmo tempo.
      Não há nada nos discursos do Presidente que sugira tal coisa e eu, nos meus textos aqui já publicados, tenho tentado explicar/provar que aquela alegada “necessidade” não tem nem pés nem cabeça.
      Caso eu desconheça alguma(s) razão(oes) ponderosa(s) que a tal Nos obrigasse, considero que essa tremenda alteração estratégica obrigaria o Presidente a fazer uma declaração formal (uma entrevista na BTV) para Nos esclarecer a todos.
      Num limite e caso essa(s) razão(oes) fosse(m) discutível(eis), eu considero que o Presidente não tem legitimidade democrática para tomar essa decisão a meio do mandato, porque contraria o seu Programa Eleitoral.
      Se o Presidente considerar que o facto de já ter cumprido todas as suas promessas eleitorais (falta-lhe um só campeonato nacional da Equipa de Honra) permite a inversão de prioridades em prejuízo do investimento e a favor de uma redução agressiva do Passivo Oneroso, então que convoque eleições antecipadas e os Sócios decidem.

      Que necessidade teve o DSO de comentar (ainda por cima naqueles termos ridículos) as emissões obrigacionistas da osgalhada (a 6,5%) e dos andruptos (creio que a 5%), manifestando-se um “observador atento aos sinais do mercado”?
      Numa altura em que ele TEM DE SABER que se a Nossa SAD fizesse uma emissão a 3% teria uma procura de mais de 200ME?
      Como é que ele se permite dizer que, “com o novo modelo” a SAD já não vai ter de vender Atletas? Como é que ele se permite dizer que não vai vender o Sálvio, para, logo em seguida, corrigir com um “este verão”?

      Sabes o que te digo?
      Estava tudo a correr bem demais, ahahah

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  9. Na realidade, não me parece impossível isto:

    1- Porto - Marco Silva (Lotopegui pode ir muito bem para o Zenit ou outro clube qualquer);

    2- Benfica - Rui Vitória;

    3- SCP - Jorge Jesus.

    Nani será apresentado como a contra resposta, contratando-o.


    Leram o texto de opinião da Leonor Pinha em "A Bola"?? Ela pensa que o JJ pode ir muito bem parar ao SCP.

    Está bonito, está...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não foi isso que ela quis dizer...

      Eliminar
    2. O ponto 1 e o ponto 2 não o disse. É a minha conclusão.

      O ponto 3 disse-o. A não ser que estivesse a ironizar... ou a fazer também contra informação...

      Eliminar
    3. Ninguém cala este cromo lagarto? Já não há paciência para ler sempre a mesma merd@ deste otário, que caiu do céu e agora anda a vaguear por tudo o que é blogs do Benfica com este comentário.
      Ninguém lhe pergunta onde é que ele foi buscar estas informações preciosas?
      Os jornalistas andam todos aos papéis a ver se descobrem alguma coisa, e este lagartinácio anda aqui cheio de certezas há uma semana e ninguém o manda calar?

      Eliminar
    4. Touché-na interpretação que faço ao texto, estava a ridicularizar essa hipótese, ironizando com o JJ no SCP.

      Eliminar
    5. Lagartoooooooo o caraças, Takuara. Agora é proibido frequentar os blogues do Benfica? Provavelmente (não me interessa discutir isso, preocupo-me mais do que você com o Benfica; porém se tb é benfiquista, pelo menos estaremos no mesmo nível de preocupação). Mais vale falar antes, para que as coisas não aconteçam, alertando, do que levar com eles em cima (Vitória, Peseiro ou outro palhaço de nível idêntico).

      Não me confunda com a escumalha lagarta, nem com a corrupção de contumil.

      Abraços e que o Benfica amanhã traga a taça!

      Eliminar
  10. Caros,

    Parece-me que anda por aqui muita especulação (manobra de diversão!?).
    O que o José Albuquerque postou foram factos. Baseados em números.
    A leitura das palavras de DSO cada um faz a que quer (DSO também tem a costela sportinguista de Jota Jota!?).
    O que me parece óbvio é que se o Benfica vai mudar de estratégia em termos de modelo de gestão isso vai ter impactos internos e externos. E das duas uma: Ou o presidente (que é quem deve anunciar a mudança de estratégia) explica a todos (os Benfiquistas) o que tem de explicar, ou então toda a administração tem de estar calada, se essa for a melhor estratégia.
    Confio no nosso presidente. E acima de JJ, DSO ou outro qualquer, é nele que devemos depositar a nossa confiança, pois foi ele que nos trouxe até aqui.
    Com ou sem alteração de modelo, o próximo campeonato é para ganhar.

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
  11. Excelente texto, 100% de acordo.

    Fred
    Tudo por ti Benfica

    ResponderEliminar
  12. Companheiros,

    Mas faz algum sentido esse boato da merdi@ sobre o Nani?

    Quer dizer, o JJ nao renovava porque a SAD nao lhe quer pagar os 4ME/ano e vem o Nani que ganha 5ME (sobre os quais paga poucos impostos) ?????

    Os Nossos Quadros superiores (Administradores e membros dos Corpos Sociais) sabem que NUNCA se deve falar demais, especialmente na chamada "silly season" (e a merdia ja' faz silly season de 1 de janeiro a 31 de dezembro, ahahah).

    Foi lamentavel o DSO ter-se esquecido disso ,...

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  13. "Impossível? Não conheço! Nunca vi!" - mas olhe q aquelas declarações, totalmente despropositadas e absurdas, em pleno relvado, c/ a sineta atrás, c/ o LFV a rir-se, a tocar a sineta, aparentemente incomodado c/ a situação, quase a arrastá-lo dali para fora... se não tivesse visto não acarditava...

    No futuro, em vez de dizer-mos q já vimos 1 porco a andar de bicicleta podemos dizer q já vimos o DSO falar em desinvestimento em plena Catedral!

    ResponderEliminar
  14. Companheiros,

    Antes de mais, o meu humilde Muito Obrigado pelo vosso incentivo e excelentes comentarios: com a vossa ajuda, creio que ficaram claros os meus propositos ao tentar espoletar este debate.

    O Companheiro Luis Filipe Vieira e a sua equipa (DSO incluido) lideraram-Nos nesta soberba Aventura que Nos trouxe de um cenario desastroso ate' aos Gloriosos dias de hoje e eu, muito humildemente, entre alguns mais, andei anos a desmascarar alguns fantasmas (o fantasma passivo, o fantasma falencia, o fantasma da Catedral, o fantasma do BSF, o fantasma BES, o fantasma Promovalor, etc., etc., etc.) para, felizmente, chegar a este ponto em que ate' aquele ... boateiro (para nao lhe chamar Taliban) do Benfica Eagle veio reconhecer a validade dos meus argumentos.

    Na epoca 2013/14, a Nossa SAD conseguiu o que todos diziam ser impossivel e fechou o POKERalho com um Resultado contabilistico de 15ME positivos e, salvo mais alguma surpresa calamitosa (que viesse somar-se ao buraco de 10ME na UEFA), vai conseguir completar este "triplete" com novo resultado contabilistico positivo e excelentes indicadores para o futuro.

    Neste quadro, continua a parecer-me um absurdo falar de "menor investimento", mesmo que seja esse o plano a curto prazo.

    Isto e' tao simples que eu nao quero admitir outra hipotese.

    Viva o Benfica!
    Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  15. Caros amigos, concordo com o JA, também fiquei com a pulga atrás da orelha quando li as declarações de DSO. Não as percebi nem quais foram as intenções porque as disse. Mas podemos sempre especular.

    Na minha opinião ninguém tem nada de vir para a CS falar sobre estratégias futuras do clube, isso faz parte do segredo do negócio, nunca se viu empresas através de dirigentes ou gestores virem para a CS informar sobre estratégias futuras. A não ser que essa estratégia seja tão óbvia que já não seja novidade.

    Quanto ao modelo de negócio do Benfica, que dizem que foi copiado dos andrades (lol!!), na minha opinião não existe, há negócios, maneiras de fazer negócios, aproveitar oportunidades de negócio, procurar os caminhos mais óbvios e mais rentáveis. O modelo de negócio do Benfica é o modelo de negócio de todas as empresas, comprar barato, transformar, criar mais valor e vender mais caro, com mais valias. Não é isso que todas as empresas fazem?

    Naturalmente que agora, devido ao facto de já não ser preciso fazer tanto investimento em cimento, pode-se começar a priorizar o abatimento de parte do passivo, até porque os bancos agradecem e a conta dos juros também.

    No entanto não acredito que haja abatimento no investimento em jogadores, e não me refiro apenas ao futebol, tanto assim que só esta semana já vieram 10 ou mais novos jogadores. Poderão não ter custado muito dinheiro, mas o que se verifica é que o investimento em jogadores continua de vento em popa em todas as modalidades. E tem de continuar porque parar é morrer. O caminho é para cima.



    ResponderEliminar
  16. Companheiros,

    Nao podia ser mais oportuno, ahahah.

    Acaba de ser publicado o R&C intercalar relativo a 31/3/2015 (3o trimestre) e com um resultado positivo de 14ME (nao inclui a operacao ja' anunciada do Cancelo e a prevista do Gaitan), o que comprova tudo o que eu tenho previsto, pelo menos em numeros gordos.

    Daqui a umas 24 horas prometo remeter ao Enormerrimo Guachos os meus comentarios sobre este document.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande José Albuquerque

      Já deu para ver que estás bravo com o DSO.
      Foi só por isto?
      Ou existirão outras coisas?
      Como tens elogiado tanto a forma como os aspectos económicos e financeiros do clube têm sido geridos, pensei que lhe desses alguma margem para errar um bocadinho. Mas não! Parece-me que te saltou logo a tampa forte e feio!
      Será que não há mais qualquer coisa que sabes e ainda não contaste aqui à malta?

      E já agora... não passaram já 24 horas? :)

      Esses são os posts que estou sempre à espera! Os das contas, que são aqueles em que preciso mesmo de ajuda para compreender aquilo melhor!

      Albuquerque, já reparaste que as receitas BTV apontam mais para os 33M que para os 35M no final do exercício! Pelo menos foi o que me pareceu!
      Tens noção para onde é que a BTV ainda pode crescer? Mercado norte americano? Mercados asiáticos? Outras fontes de receita nos mercados onde a BTV já está implementada?
      Reparaste que a BTV comprou os direitos dos jogos da Taça do Rei e da Supertaça Espanhola, e que esses jogos coincidem com uma altura em que alguns assinantes resolvem fazer uma pausa na assintura da BTV durante 1 ou 3 meses?


      Depois da análise do R&C intercalar, será que depois podes mais uma vez fazer um post a comparar opções dos 3 grandes, quando saírem os documentos dos outros.
      É que eu não percebo sobretudo o que raio se passa com o porko.
      Como é que só se ouve falar em mais compras e compras por parte deles, e tão poucas vendas? Como é que eles vão equilibrar as contas? Como é que eles vão cumprir as regras do fair-play financeiro? Se tiveres noção desse tipo de coisas, será que podes escrever um bocadinho sobre esses assuntos?

      Desculpa lá pedir tanta coisa!

      Abraço


      Eliminar
    2. Enorme Pica Miolos, Companheiro,

      Dou-te a minha palavra de Honra que nao existe nada alem dos argumentos que aqui pudeste ler!
      Eu conheco o DSO desde 1990 (fui Administrador nao executivo numa Empresa na qual ele era Diretor da Informatica) e toda a gente sabe a estima e a consideracao profissional que tenho por ele. Mais uma razao para poder ser exigente ...

      Quanto 'as tuas outras questoes (ainda estamos longe das 24 horas, ahahah), tambem me apetece encontrar respostas, pelo que te convido a manter o contacto apertado com o GUACHOS: mais tarde ou mais cedo haveremos de abordar esses temas.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  17. Bem, só comentar que há uma sombra que está muito dorida e deve ficar mais depois de ler o relatório intercalar. Eu como não percebo nada vou esperar pelas análises aqui de quem sabe... mas alguém arranje gelo a essa sombra.

    ResponderEliminar
  18. Fernando Gomes: «FIFA não pode ficar como está» - PRESIDENTE DA FPF APELA À MUDANÇA

    Este meco não será o mesmo "facturas" do sifflet doré? Ca ganda lata...

    ResponderEliminar
  19. Caro José Albuquerque,

    Acho que faz uma análise algo excessiva das palavras proferidas por DS, no que respeita a uma maior contenção nos investimentos no primeiro plantel...
    Vendo bem, no passado tb concordastes que havendo qualidade da formação, tal reduziria o esforço necessário fazer-se para suprir as saídas...
    No fundo, era a fase seguinte que há muito se tinha perspetivado e havendo rigor e competência na avaliação da qualidade das alternativas no seixal e no mercado, não é forçoso que ocorra uma menor competitividade em Portugal ou nas competições europeias.

    No restante, concordo que a contenção nas contratações é uma opção e não uma obrigação. Essa opção, tal como a redução do endividamento e dos seus custos, é compreensível se pensarmos que a folga das taxas de juro acabará a médio prazo, tal como sr nao deve esperar o mesmo nível de receitas que no passado recente se arrecadou com a venda de jogadores.

    Maior consolidação vs menor expansão nos gastos nao significará não estabilidade, menor risco e maior margem de conforto orçamental?

    E Pluribus Unum!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Superaguia 1904,

      Obrigado por mais este teu excelente comentario!

      A ti, que conheces perfeitamente o que eu venho escrevendo ha' 2 anos (com a BTV e o aproveitamento dos 2 Andres e do Rodrigo), eu posso recordar que tudo o que o DSO afirmou sobre "novo modelo" ja' eu escrevi sob o titulo de "novo paradigm de Gestao".

      Entao porque e' que eu fiquei horrorizado?
      Por todos os motivos que ja' repeti no texto e comentarios, especialmente o facto de o DSO ter falado no auge deste "ruido" na merdi@ sobre a Nossa necessidade de "downsizing".

      Ou seja, se num cenario e momento diferente, por outra forma, a SAD tem comunicado que (salta aos olhos) a realidade demonstrava o que vinha sendo anunciado ha' anos (basta ler os R&C) e que resultava num efetivo aproveitamento da "Fabrica" (jovens Atletas adquiridos + Equipa B + ex Juniores), ora aumentado as opcoes para a Equipa de Honra, ora contribuindo para o aumento dos Proveitos, entao eu so' podia aplaudir, especialmente se esse mesmo comunicado expressasse que nao estava em causa nenhuma "reducao salarial" (tipico sintoma do "downsizing"), nem para Atletas, nem para Tecnicos.

      Nao te podes esquecer do que tem sido falado a proposito das renovacoes contratuais do Supermaxi, do Salvio (cujo contrato vai sair do period de protecao, se nao for imediatamente renovado) e, acima de tudo, do JJ.

      Finalmente e sem entrar em detalhes, falta considerar as consequencias negativas de uma eventual recuperacao desnecessariamente rapida dos Nossos Capitais Proprios, mas isso fica para outro momento.

      Espero ter-me explicado melhor.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  20. * Maior consolidação vs menor expansão nos gastos não significará maior estabilidade, menor risco e maior margem de conforto orçamental?

    ResponderEliminar
  21. Caro José Albuquerque, estou a ficar cada vez mais preocupado com aquilo que disse DSO. Aliás o seu texto também denota isso vincadamente com toda a base argumentativa alicerçada. Acresce a tudo isto a saída de Jorge Jesus. Para mim começa a ser uma evidência. Lamentável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro,

      Acalma-te, carago (ahahah)!

      Eu nao acredito que o Nosso Tecnico saia, (nem agora, nem nos proximos anos) a menos que lhe chegue uma proposta de um dos "bilhardarios".

      E quanto ao "chourico", acho que esse vai para o clubeco que perder a final de domingo.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  22. No seguimento do ponto anterior, daí a alegada força motriz na contratação de Rui Vitória, aplicando o modelo de baixo custo do Guimarães ao Benfica, no que concerne à equipa de futebol sénior... Será isto??

    ResponderEliminar
  23. Caríssimo e grandíssimo amigo José Albuquerque,

    Peço perdão pela demora do comentário ( este ano, tenho menos tempo disponível ). De resto só uma palavra, excepcional.

    Texto perfeito, esclarecedor e de um Benfiquismo a toda a prova. Tens a coragem de tocar nos pontos certos ( outra coisa não seria de esperar ) e fazes um alerta com o qual concordo a 100%. Espero que ninguém se contagie com a ideia da aposta necessária na formação e perca a noção do equilíbrio. Não se pode deixar de investir na competitividade da equipa e pensar que agora debaixo de cada pedra do Seixal, está um craque pronto a entrar na equipa e já com a experiência adequada a uma luta pelo título com uma equipa de suínos... que provavelmente ( e pelo último ano ) irão apostar as fichas todas no mercado.

    Abraço e VIVA O BENFICA.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.