terça-feira, 23 de junho de 2015

As variedades da ‘silly season’.

Por José Albuquerque

Essencialmente, não há nada de verdadeiramente novo nas variedades da actual “silly season”: tudo igual quanto ao corropio de compras e vendas com que os mérdi@ lutam pelas audiências, outro tanto quanto ao “red carpet de Benfiquistas (???) com boas fontes” e quanto ao desespero e humilhação sofridos pelos Companheiros definitivamente masoquistas.
É que já nem adianta tentar apresentar argumentos para desmontar as habituais nuvens intoxicantes da mérdi@, ou a mentira militante e demagógica dos anti, Taliban incluídos, porque os Nossos que gostam tanto de sofrer os falsos desesperos, preferem acreditar num inferno osgandrupto a prepararem-se para montar o Nosso colinho.

Pelo meu lado, há dois anos que aqui defendo (vã tentativa para acalmar os Companheiros inseguros) que a Nossa SAD tem, desde o início dos anos, as condições ideais (económicas, desportivas e organizacionais) para planear e organizar cada nova época com rigor e competência, que são as únicas armas capazes de minimizar as más surpresas e amplificar as probabilidades de sucesso.

Sim, Companheiros, porque gerir um Plantel não é a mesma coisa que jogar “subbuteo” e os Atletas não são botões que se apertam, ou desapertam, a Nosso bel prazer! Nem os Atletas, nem ... os Técnicos!

A saída do Nosso antigo técnico foi uma tremenda surpresa para a esmagadora maioria dos Benfiquistas, particularmente dolorosa para todos os que, como a maioria de nós aqui no GUACHOS, sempre o defendemos?
Claro que foi!
Foi uma surpresa e significa um corte irremediável na estabilidade técnica da Equipa!
Felizmente, já todos percebemos que não se tratou de uma surpresa, pelo menos de grau semelhante, para toda a Nossa estrutura, que só não terá sido suficientemente competente para admitir que essa saída teria (ou poderia ter) como destino a gosma esverdeada.
Já eu, humilde e alegremente, estou nas tintas para onde é que o JJ preferiu prosseguir a sua carreira, exceto num só ponto essencial: o facto que disso resultou o (re)aparecimento de um “terceiro candidato”.
Mas até esse facto – o aparecimento de um “terceiro candidato”, deveria (se é que não foi) ter sido equacionado pela Nossa SAD nos cenários alternativos dentro dos quais são seleccionadas as Nossas estratégias a prazo, tal como, a partir de agora, esses cenários devem passar a admitir duas novas alternativas: (1) o surgimento de um “quarto candidato”, ou (2) o regresso ao “duopólio”.
Num mundo em que há cada vez mais multimilionários a olhar para a Indústria do Futebol, nada pode garantir que vão continuar a ser só uns “tesos relativos” a olhar para clubes em Portugal (como no Guimarães, n’ Os Belenenses ou no Beira Mar). Aliás, a mim ninguém retira a convicção de que, quer osgas, quer andruptos, se andam a fazer ao piso de uma solução desse tipo, razão mais que suficiente para que o Benfica tenha uma estratégia definida para essas (ou outras, similares) eventualidades.

“A insustentável leveza do ser”, ou a interminável lista de bacoradas.

E pronto, com ajuda da mão (sempre amiga, ahahah) da mérdi@, dos “especialistas” (caramba, que vara de ignorantes) e dos diversos subgrupos de anti, Taliban incluídos, aí o temos imperialmente montado, o circo da especulação, da demagogia, da mentira, do delírio, da manipulação  e de tudo o mais que possa contribuir para transformar o Bicampeão nacional em simples candidato à manutenção, o Nosso Técnico no próximo “Cristo”, os Atletas (se ficar algum além de 31 de agosto) em pernetas sem mercado (“se fossem bons, alguém os teria comprado”) e, finalmente, todos os que trabalham no e pelo Benfica numa triste trupe de “orfãos do JJ”, incapazes de, nem sequer, se alimentarem, muito menos competir com andruptos e osgalhada.
Chovem as “humilhações” (???), os “regressos a 1994” (não bastava 2014?), o “desmantelamento da Equipa” e todas as pragas imagináveis, concomitantes com todas as catástrofes naturais e terminadas com viroses sem remédio.

Não há gato sapato que não saiba, de cor e salteado, como era que “o Presidente devia ter feito” e “ o que deveria fazer ... até se demitir e convocar novas eleições”, ahahah. Não há Companheiro que não tenha uma espécie de varinha mágica capaz de anular as vontades dos futebolistas, agentes e clubecos, colocando-os todos ao Nosso serviço, caso ele estivesse no lugar do Presidente.

E abunda aquilo a que alguns insistem em chamar de “crítica”, mesmo quando não tem pés nem cabeça, revela a mais assombrosa ignorância (há Companheiros que parece que fazem gala em demonstrar a sua própria ignorância) e só contribui para enervar os mais vulneráveis.
Que eu saiba e até ao momento em que escrevo, ainda não saíu nem um só dos Nossos Atletas mais valiosos. Nem um só! Mas quem converse com alguns Companheiros, ou aceite ser impactado pela mérdi@, corre o risco de pensar que só vai ficar o Sálvio ... porque esse vai sair em janeiro.
Se não se compram “bombas” ... é o síndrome de 1994 (???), mas se se comprarem ... lá anda “o aldrabão do orelhas a provar que aquilo da formação não passa de mais uma tanga”!
Se o Benfica vende ... “afinal estamos na ruína e necessitamos de dinheiro como do ar que respiramos, tal como eu tinha avisado”, mas se o Benfica compra ... “lá vai o Passivo explodir e as comissões para os gulosos aumentarem” e, finalmente, se o Benfica nem vende nem compra ... “são uns chulos e trabalhar nunca foi com eles”!

E é neste quadro miserável que aqui aparecem Companheiros do tipo do Red John a insistir comigo para ler “opiniões diferentes”, a “manter-me com o espírito aberto” e, no mais alto dos pináculos, “pensar pela minha própria cabeça”.

Eu, Benfiquista, materialista e agnóstico convicto, passo muito mal porque não tenho ninguém a quem possa implorar que me dê pachorra para aturar tanta ...

Mas também há coisas muito graves!

E uma delas, ou uma “família” dessas barbaridades, traz a impressão digital de um dos mais graves erros do Companheiro Presidente, que, ao permitir aquela vergonha de processo com o Roberto Jimenez, abriu a porta para que todos os anti se sintam à vontade para colocar em causa todos os (melhores) resultados da Nossa Gestão, “R&C” incluídos. Nada que eu não tenha, aqui, previsto e lamentado em devido tempo!
Todos os negócios de osgas e andruptos são soberbos e de uma transparência cristalina, mas todos os Nossos negócios, mesmo aqueles que ainda não foram feitos, são falsos, mentirosos e contrários aos interesses do Clube. E não adianta explicar a realidade com base nos “R&C”, porque a contabilidade do BPN e do BES também estava muito linda e, depois, “foi o que se viu”.

Juro-vos, Companheiros, que já houve momentos em que me apeteceu perguntar a alguns de Nós como é que eles sabem quem é, ou foi, o seu Pai. E se têm a certeza de poder confiar no que lhes contou a Mãe.

Benfiquistas com muito Orgulho (confesso que, no meu caso, é Vaidade), com muito Amor.

Somos Bicampeões, temos o papo cheio de títulos como nunca e Amamos um Clube Imenso, poderosíssimo e que transformámos numa imparável “onda vermelha”, capaz de levar as Nossas Equipas às maiores Vitórias.
Quem tiver medo, que compre um cão!


Viva o Benfica!   

27 comentários:

  1. É isso mesmo! Subscrevo!

    - O Sonho de Damião -

    ResponderEliminar
  2. Caro José Albuquerque,

    É sempre um prazer ler as suas reflexões sobre o Maior!

    Mais a frio, cada vez me convenço mais que, a saída de jj foi devidamente preparada...

    Após o altíssimo investimento no Centro de Formação e em toda a estrutura de elite altamente qualificada subjacente, que finalmente está a dar frutos não há vontade do técnico da equipa de elite de os encorporar?

    Este é o ano é decisivo para incorporar esses jovens num plantel Bi-Campeão e com jogadores seniores com muitos anos de casa para os enquadrarem...

    Então o S.L.Benfica, vende as suas pérolas por valores a que até hoje não se atreveu a contratar jogadores, e o técnico da equipa de elite nem uns miseros 90m na pré-época lhes dá? NÂO FAZ SENTIDO.

    jj é um excelente técnico para os 90m do jogo, dos melhores do mundo...

    Nesta fase do Nosso projecto, faz falta um técnico que tenha uma visão mais vertical ( e humilde...) do excelente trabalho que se faz no Seixal, e consiga estabelecer estabelecer "programas de carreira" .

    Faz falta um técnico que implemente e partilhe os principios de jogo da equipa A com os colegas dos escalões inferiores...


    Hoje o Pasquim a borla, dá nota do interesse da lavandaria do lumiar, num central Brasileiro trintão, o "clone" do Luisão dizem eles... Ai estão as noitadas a ver o pfc a fazer efeito :) Dêem corda larga ao jj, e terão a sua dose de felipe menezes, Kardec`s e Eder Luizes :) Vou comprar pipocas :):):)

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo e grandíssimo amigo José Albuquerque,

    Como dizem os brasileiros naquela sua linguagem simples, mas sempre cativante: « Nossa cara, cê arrasou »!!!

    Fico imensamente grato por este Post, que é um hino à objectividade e discernimento intelectual sobre o que é a realidade Benfiquista. Esta espécie de talibans-carrapatos e mérdi@ anexa, necessitavam como pão para a boca, destas « biqueiradas » certeiras nos seus traseiros avençados... a todos os interesses azulados, esverdeados e oposicionistas.

    Bem hajas enormérrimo amigo, pela clarividência e pela coragem de também nunca deixares de apontar os erros e falhas que também ocorrem no nosso clube. É essa conjunção entre verticalidade e coerência que os tais carrapatos nunca irão atingir, pois nas suas antenas... a transmissão ainda é a preto e branco!!!

    Grande abraço e VIVA O BENFICA.

    ResponderEliminar
  4. Grande post!

    "Quem tiver medo, que compre um cão!"

    Assino por baixo!

    ResponderEliminar
  5. Caro José. Que prazer ler os seus textos. Estou sempre à espera que apareça um texto seu para o absorver. Gostava de saber a sua opinião de um senhor que anda pela blogosfera benfiquista, de nickname Vento Lusitano, que com ar de arrogante afirma que o nosso glorioso necessita de 125 M€. Confirma e pode explicar do que se trata?

    Um enorme abraço,
    Pedro Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Pedro Martins, Companheiro,

      Obrigado pelo incentivo e, tambem, pela pergunta.

      Essa aerofagia que referes nao passa de um ignaro a quem alguem "soprou" uma bacorada com base numa deficient interpretacao do mapa de maturidades de alguns mutuos (= financiamentos, emprestimos, etc.) da Nossa SAD, sem perceber que todos eles, sem uma unica excecao, tem opcoes de renovacao automatica.

      Como sabes (nao e' preciso ser-se especialista), os 3 anos mais recentes foram marcados por uma enorme instabilidade das taxas de juros bancarios e, ate', dos "spread" praticados pelos bancos
      Nesse quadro (e alem de ja' se ter protegido, desde 2008, se nao me falha a memoria, contra eventuais subidas anormais das taxas, mediante a utilizacao de instrumentos do tipo "swap") a Nossa SAD tem preferido (bem, a meu ver) estabilizar os parceiros financeiros e renovar emprestimos em prazos mais curtos, contratualizando opcoes de renovacao automatica.
      Paralelamente, a Nossa SAD tambem preferiu cobrir novas necessidades de financiamento atraves do recurso ao "Mercado" (quer por emissoes de papel comercial, quer atraves de obrigacoes) em vez de negociar novas alternativas no setor financeiro (que existem e eu sou testemunha disso mesmo).

      Ou seja e em resumo, esse "papao" nao tem ponta por onde se lhe pegue e eu garanto-te que o Grupo Benfica esta' na melhor situacao economica e financeira (leia-se, de "tesouraria") deste milenio!

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Grande José, mais uma resposta de grande nível tal é a sua simplicidade. Para quem não percebe nada de finanças como eu, só tenho a agradecer-te e fico à espera de novo post.

      Pedro Martins

      Eliminar
    3. É um aspirante a bruxo,só não sei se de Fafe ou do Lumiar...

      Eliminar
    4. Pedro, não ligues ao que esse vento do norte anda por aí a inventar... o gajo tem vários nicks e ora tenta fazer-se passar por Benfiquista ora por javardo corrupto!! Nota-se que além de mentiroso, o tipo tem dupla personalidade ou qualquer coisa do género... é capaz de fazer um comentário e de seguida responder a ele próprio com outro nick... um triste!

      Cumps
      Antiporko

      Eliminar
  6. Muito bem. Subscrevo integralmente.

    Miguel

    ResponderEliminar
  7. Graças a deus alguém com 2 dedos de testa...

    ResponderEliminar
  8. E se...
    A Direção do Benfica já soubesse desde Janeiro que JJ andava a encontrar-se com Bruno de Carvalho?
    E se Rui Vitória já soubesse há vários meses que seria, quase certo, o próximo treinador do Benfica?
    E se JJ fez, durante seis anos no Benfica aquilo que sempre fez em todos os clubes por onde passou (e que eu achei impossível de fazer no SLB), queres jogar? Pagas.

    ResponderEliminar
  9. Por alguma razão chamam a esta 'season' ... 'silly'.

    ResponderEliminar
  10. não há pachorra para ler os teus artigos....escreves demasiado e com muita carga emocional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sintomático de uma certa...digamos...flagelação.
      Não gostas mas lês tudo até ao tutano...há até um nome para esse tipo de patologia...

      Eliminar
    2. Ó Anónimo, você esteve à espera que eu escrevesse para, no espaço de um minuto, falar em carga emocional?
      É que assim, o caro Guachos até pode pensar que eu sou o Anónimo.
      Não que isso me preocupe mas ... não havia necessidadezezeze.

      Eliminar
  11. É a silly season, são semanas a falar de jogadores que nunca serão do nosso Glorioso Benfica... enfim.

    É esperar para ver pois é o que pudemos fazer. Anda tudo de pito aos saltos por causa do Bernardo Silva e lembro que há jogadores que fizeram muito mais que ele antes dos 20 e não deram em nada e não me admira nada que os lagartones chorem, daqui a pouco tempo, a não venda do William quando tiveram hipótese (se é que tiveram)... tal e qual como o Moutinho.

    Vejo falarem das bombas e tal, mas curiosamente ninguém quer saber das bombas do Eliseu... o tal mal amado que nos custou um ponto em paços de ferreira mas deu, com os seus golos, pelo menos 6 pontos ao SLB, tento sido ele a fazer a diferença e a mostrar que com Siqueiras podiamos ter ganho aquele ponto em paços de Ferreira mas não os outros. (não que é que ele seja o melhor do mundo, mas é melhor do que o pintam).

    Enfim... os reforços estão no museu... e na vontade de voltar a conquistar o campeonato e ainda superar o antigo treinador. Até ao início da época, é conversa. Carrega Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até que enfim alguém a elogiar um jogador que não compreendo porquê criticar frequentemente quanto mais de forma constante..
      O Eliseu é grande!
      Jogadores?
      Então já temos uns 6 contratados, vários à espera de vaga no plantel e ainda querem mais?
      Mais só se sair alguém.

      Saudações benfiquistas

      Eliminar
  12. Continuo a achar que, como em nenhum outro caso, é abissal a diferença entre a postura e opinião da esmagadora maioria dos adeptos do Benfica e o que transparece na internet.

    Em boa parte isto explica-se por metade dos "benfiquistas" interneteiros serem na realidade sportinguistas. Nada de estranho. Entre poder dizer mal do Benfica em sites Benfiquistas ou "benfiquistas" e dizer bem do sporting em sites sportinguistas, sabe-se que qualquer lagarto médio escolhe a primeira hipótese.

    Depois, aparentemente uma boa parte dos Benfiquistas que navegam pela internet, padecem de uma condição que eu descreveria, há falta de linguagem mais técnica, como maluqueira aguda.

    O grau de alienação mental necessária para se proferirem alarvidades como:

    "Não muda nada. É sempre a mesma merda. Estou mesmo a ver que os resultados vão continuar os mesmos. Vieiristas de merda, abram os olhos!!!"

    só pode ser mesmo descrito como maluquice crónica.

    E nem me refiro à parte em que por motivos imperceptíveis mencionam comedores de vieiras, que salteadas são uma maravilha para o palato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAHAHAHAHAHAHAH

      Ai, carago, que quase me parto ao meio, ahahahahah

      Obrigado, Companheiro!
      Ri tanto e chorei tanto de tanto rir ... ja' fizeste o meu dia.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Concordo plenamente, Manuel Afonso. Existe uma tendência perigosa de tomar a pequena parte de benfiquistas dos blogs pelo todo. O meu irmão é benfiquista, tem ele próprio um blog (não de desporto) e nunca frequenta blogs do Benfica. Aliás, uma ronda pelos diversos blogs ligados ao Benfica permitirá verificar que somos sempre os mesmos a comentar (algumas dezenas) acompanhados por um exército de anónimos em que muitos serão apenas um (quase que parece o lema do Glorioso...)

      Eliminar
  13. Grande post companheiro Ze,eu quase sempre nunca respondo aos teus textos porque sao demasiados grandes para a minha inteligencia especialmente quando toca a questoes financeiras da vida do nosso clube,mas leio gosto de ler so que nao entendo o suficiente para dar uma resposta decente mas gosto de ler e meditar em silencio,este teu texto de hoje na minha opiniao e soberbo olha vou comprar um cao porque o que leio por ai na blogsfera sobre o nosos Benfica e pior que um filme de terror.

    ResponderEliminar
  14. Sobre a questão JJ nada comento pois como não foi internado compulsivamente durante as férias apenas me resta a motivação que descrevi pormenorizadamente aqui:
    http://guachosvermelhos.blogspot.ch/2015/06/mande-os-engolir-um-chourico.html

    Guachos, estar preocupado com alguém que admiramos não deve ser confundido com tristeza, deixem-se dessa treta já bastam os mérdia!!!

    Já as questões estratégicas que o Guachos aflora e o mais importante para mim, a liderança do nosso clube são temas quentes nesta altura do ano.
    Ciclicamente por esta altura repito efusivamente o mesmo lema, nunca acreditei tanto no seu feliz desfecho e continuidade do nosso sucesso.

    É só continuar o bom trabalho!

    Há muito somos geridos de dentro para fora, LFV sentiu necessidade de o repetir nas ultimas declarações para recordar os mais sabujos, distraídos e esquecidos.
    A liderança do desporto nacional nunca, nunca esteve em causa, alcançá-la seria sempre uma questão de tempo pois a única forma de a evitar seria a extinção do SLB.
    Insisto, espero do Presidente no final do mandato uma derradeira prova de honra, formação democrática e benfiquismo na forma de recusa em se recandidatar.

    Terminado este ponto importante onde poderia discutir a relevância ou não de Sulejmani (o tal único que saiu) com um treinador de "posse" mas prefiro abordar o circo anti-benfiquista.

    Tem toda a razão sobre os andrades e lagartos, eles "serão brevemente leiloados" Guachos!
    Tão certa quanto a nossa natural supremacia de recursos é a insolvência do modelo dos nossos adversários mas não acredito em grandes investidores pois ninguém investe para perder dinheiro e mesmo a venda de activos seria sempre mau negócio no médio longo prazo.
    Se um clube absorve as receitas extraordinárias e ainda assim perde competitividade face ao Benfica, não acredito ser possível no mercado Português excepto para o Maior retirar dividendos de investimentos feitos por terceiros, sem sucumbir à falta de competitividade de tesouraria, mais cedo ou mais tarde.

    Não acho que devamos desmentir "tudo o que mexe", neste defeso o silêncio institucional será mesmo a maior arma para uma liga 2015/16 ainda mais tranquila que esta.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  15. Eh pá!
    Esqueci de referir no comentário um pormenor interessante relativo à suposta venda da maioria do capital da SAD's adversárias.
    Ontem no "dia seguinte" o Rogério Alves deixou escapar uma inconfidência confirmada pelo Eduardo Barroso na TVI24 mesmo não o repetindo.
    Pelos vistos na reunião que brunalgas teve recentemente com os comentadores lagartos, transmitiu-lhes que estaria na posse de um contrato promessa entre o Marítimo, sporting e uma terceira entidade, no caso de incumprimento do clube insular seria a tal 3ª entidade a ser indemnizada.
    Sabendo o nome do tal "sobrinho do abramovic" conhecemos o novo futuro detentor da maioria do capital.

    ResponderEliminar
  16. Companheiros,

    Muito Obrigado a todos pelos incentivos e, sobretudo, pela serenidade dos vossos comentarios.

    Eu quero concluir a minha participacao neste tema sublinhando a inteira confianca que deposito no Presidente e em toda a equipa que trabalha para assegurar que a Nossa Equipa de Honra vai ser lancada para mais uma epoca recheada de vitorias e sucessos.

    E' que nem podia deixar de ser assim.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  17. José Albuquerque, não sei se por teres dois dos nomes do meu falecido Pai, também ele um grande benfiquista, identifico-me tanto com os teus textos que até fico assustado! LOL!

    Tenho a sensação que nos vamos rir tanto, mas tanto, durante a época 2015/2016...

    ResponderEliminar
  18. Boa noite José,

    Tomei a liberdade de destacar o post em: http://tudoportibenfica.blogspot.pt/2015/06/3-ao-poste-20.html.

    Saudações Benfiquistas
    Fred
    Tudo Por Ti Benfica!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.