segunda-feira, 27 de julho de 2015

As reservas da pré-época...

Ontem reservei o sofá para ver o Benfica, pela primeira vez nesta pré-época.
As certezas...
Olhando para o onze inicial do bicampeão fiquei logo com a certeza que ninguém da imprensa portuguesa (talibans da internet incluídos) voltaria a falar em "jogar com as reservas" expressão usada até 'cheirar a alho' no Benfica-PSG. A segunda certeza é que ninguém lembraria os 4 golos que este NY Red Bulls espetou no todo poderoso Chelsea de José Mourinho, uns dias atrás. 

Agora as duvidas...
Ederson fez-me lembrar Pinto, o guarda-redes fetiche de Guardiola, que ele usava para testar o coração dos barcelonistas e para provar a toda a gente que mesmo dando um ou dois golos de avanço o Barcelona ganharia de qualquer forma. Todos os génios têm uma pancada; Guardiola tinha aquela! Num jogo a sério era coisa para eu estilhaçar o comando da TV e para deixar muitos benfiquistas que eu conheço à beira de um ataque cardíaco! Que aflição, meu Deus! 

Resultado injusto para tantas oportunidades desperdiçadas...
Vi muita qualidade técnica, alguma boa circulação de bola, mas demasiados passes falhados. O frenesim das ultimas épocas é para esquecer. Futebol rendilhado, muito trabalhado no meio campo, mas, por agora, muito desperdício frente à baliza. Luisão foi luisinho, vi muita gente a tentar imitar o Messi em situações onde o melhor é mandar a bola pró quintal e vi atrasos ao guarda-redes de arrepiar! E disso não gostei mesmo nada. Toca a acordar minha gente, que a competição a sério está aí ao virar da esquina. Apreciações individuais deixo para novas oportunidades...

Este plantel tem qualidade mais do que suficiente para manter o bicampeão no trilho certo. E até ao fecho do mercado muita coisa vai acontecer. Não dá para reservar o Marquês porque esse já foi reservado pelos vizinhos do lado, mas com o passar dos meses quem sabe não serão despejados. Aguardemos serenamente.

Termino com duas constatações que vão de encontro ao que os especialistas da internet (e da cs) afirmam desde sempre. Bastou que Eliseu e Jardel saíssem da equipa para que o Benfica ganhasse tranquilamente. Ainda não de goleada, mas percebeu-se que ali é que está o busilis...

Um conselho a Rui Vitória: não use o passado recente para justificar os desaires de agora. É terreno movediço que só lhe trará problemas. Concentre-se no trabalho presente e esqueça o resto. É de borla (o conselho) mas acredito ser dos bons.

30 comentários:

  1. O plantel tem lacunas mas não apresenta uma grande diferença para o plantel do FCP (desde que Gaitán não saia).

    A questão aqui será mesmo a valia do Rui Vitória que, na minha opinião pessoal, não tem qualidade para treinar o Benfica.
    Digo isto desde que o seu nome foi indicado pelos jornaleiros para treinar o Benfica e a minha opinião está cada vez mais solidificada.

    Usar a teoria que a pré-época passada foi um desastre e portanto não importa que esta também o seja é meio caminho para que tudo corra mal.

    João Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou de acordo. RV já mostrou noutros clubes, com muito menos qualidade, nem há comparação, que consegue fazer omeletas sem ovos. É que é mesmo sem ovos. Ele teve os inventar e foi mesmo buscá-los literalmente ao cu das galinhas!

      O Benfica tem o plantel com melhor técnica em Portugal e ontem isso foi bem visível, isto é, o RV tem ovos de excelente qualidade agora só tem de os partir, escolher as melhores especiarias e fazer uma omeleta ainda melhor que a anterior. Muitas das especiarias já existem dentro do clube, nas pessoas dos técnicos que pertencem à organização e do sistema de informação que lhe fornecem dados preciosos e indispensáveis para gerir o grupo.

      Sim, havia muita organização no tempo do JJ, mas isso também tinha uma desvantagem, em muitos casos cortava a criatividade a muitos jogadores. Agora penso que se dará mais prioridade à criatividade e técnica dos jogadores embora por vezes pareça que devido a essa criatividade haja uma maior desorganização e desordem. Penso que não, desde que os princípios de jogo sejam mantidos e eu tenho a certeza que RV domina esses princípios.

      O Barcelona tem alguns princípios de jogo bem definidos, mas o resto é deixado ao talento e à criatividade dos jogadores.

      Em todas as organização tem de haver um "trade off" entre organização (a base) e criatividade, muito mais numa empresa em que é a criatividade e a técnica dos artistas é que define a qualidade da organização. As empresas são pessoas e as pessoas são as suas mentes e as suas capacidades.

      Não liguem ao que dizem os trolls da internet porque eles não percebem nada de futebol embora pensem que o façam.
      Depois temos os outros que pensam que sabem mesmo muito de futebol mas não percebem mesmo nada. Se percebessem, não estariam a comentar na internet com am ai que sabem e estariam espalhados pelos campos do país a treinar equipas de futebol.
      As pessoas que percebem verdadeiramente de futebol não se armam em sabichões nem se vêm gabar para a net com divagações sobre tácticas ou críticas sobre jogadores.

      A história pode ser muito útil pois contém sempre algo que nos pode ensinar. Ignorar a história é igual a querer repetir os erros do passado. Isso nem os macacos fazem.



      Eliminar
    2. Concordo c/ a apreciação do Manuel - a > liberdade das unidades ofensivas, mantendo intacta a capacidade defensiva, q era uma imagem de marca de JJudas, parece-me ser o ponto + forte de RVitória visível nestes 1os 3 jogos.

      Eliminar
    3. Adoro que ao fim de 3 jogos contra equipas com mais ritmo, se diga logo que Rui Vitoria não tem qualidade pra treinar o Benfica. Ainda por cima em jogos que faz quase 20 substituiçoes pra dar minutos a todos. O jj é que é o maior porque levou o sporting a uma final internacional e até ganhou. Mesmo tendo sido num mini torneio de pre-epoca o que interessa é que é o maior
      Só falta começar a ouvir que o Benfica ficava melhor servido com o lopetegui

      Fernando

      Eliminar
    4. A minha opinião sobre Rui Vitória não se consubstancia apenas em 3 jogos, o homem tem um passado e eu acompanhei o seu futebol na medida do possível. Nestes três jogos não fiquei espantado com nada do que vi.

      Não concordo com essa ideia de abdicar da organização ofensiva em favor da criatividade, nenhuma equipa de topo faz isso e se o RV quer ter sucesso é bom que não o faça.
      Apesar de achar que Rui Vitória não tem capacidade para treinar o Benfica, não estou aqui a opinar com nenhuma presunção de sapiência, respeito a opinião dos demais e espero estar redondamente enganado.

      João Silva

      Eliminar
    5. Exacto! Flopetegui, como o nome sugere, é um flop.

      JJ não é flop, é bom treinador mas só isso não chega. É como um bom corredor de rallies que conduzia um bom carro e tinha um excelente navegador. O problema é que mudou de carro, que não é tão potente nem tão estável como o anterior, e o "navegador" não é tão bom como o anterior, sofre de miopia e os mapas que usa não são tão completos pelo que não consegue conduzir tão depressa como desejaria e como estava habituado.
      Se substituírem "navegador" por "estrutura técnica do Benfica" percebem melhor aonde eu quero chegar.

      Embora ainda não tenha elementos para provar o que sinto, penso que mais uma vez a intuição de Vieira acertou em cheio. Mas vamos dar tempo ao tempo até ver onde chegamos. Penso que vamos contratar duas trutas que irá surpreender muita gente, agora que o Porto parece estar a esgotar as munições.
      Fala-se em Chicharito que eu veria como uma lança em África. E Coentrão a seguir?

      Eliminar
    6. JJ era e continua a ser o melhor treinador em Portugal, se a estabilidade da estrutura que o rodeia vai influenciar...veremos!
      Eu espero que influencie mas também acredito que a equipa do Sporting tem condição para se intrometer na luta pelos 2 primeiros lugares, mas obviamente tudo isto vai depender de como o FCP e SLB se comportem.

      Quanto ao mais importante, o Benfica, hoje é feito um ataque pelos merdia ao Gaitán, todos alinhados como bailarinas de natação sincronizada!

      João Silva

      Eliminar
  2. Sinceramente, gostei do que vi ontem. Há muitos aspectos positivos (tb muitos a melhorar/afinar) e gosto da ideia de jogo do RV e da forma como a equipa está a evoluir.

    Gostei tb de alguns dos "novos" com destaque para o Carcela.
    O Jonathan, o Djuricic e o Lisandro tb fizeram um bom jogo e prometem.
    No que muitos vêm como o apocalipse e o fim de um ciclo, eu vejo o início de um novo Benfica não pior, esperemos que melhor, mas diferente e sempre Glorioso. Tenho confiança nos jogadores que estão e na equipa técnica.
    E já agora, excelente conselho o que deste ao RV.

    De resto... os lagartos estão lançadíssimos para ganharem o "campeonato da pré-época" e o corruptos já ganharam o campeonato dos seguidores do facebook...

    AO BENFICA SÓ RESTA MESMO SER CAMPEÃO NACIONAL. Aliás, TRICAMPEÃO!.
    Lá vamos ter que nos "contentar" com isso...

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  3. Vi também pela 1ª vez esta pré temporada,um jogo do Glorioso,gostei de algumas coisas,bom trabalho a meio campo,no ataque,o J.Rodrigues é bom,na defesa o que mais gostei foi o R.Semedo,aliás foi o que mais gostei no jogo,o que menos gostei,foi ver a equipa ser pressionada logo á saída para o ataque e ficarem um pouco "baralhados".No 1º golo,falha de Luísão,normal,quem não falha e mal vale falhar agora que a 9 de Agosto,no 2º golo dos NY,não gostei da liberdade dada,pois teve tempo para armar e escolher o lado da baliza,mas em 100 acerta um,após entradas de Gaitan,Jonas e Talisca,notou-se um entrosamento melhor conseguido,no geral foi bom,corrigir erros é o que se espera.Para os jornaleiros estamos em crise mas não é como começa,é como acaba!!
    Carrega Benfica!!

    ResponderEliminar
  4. Enormérrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

    Como estou sozinho no bote, não deu para ver o desafio como devia ser e, por isso, estive agora a ver a gravação ... nesta altura pode dizer-se um pouco de tudo, mas não se pode ter a certeza de quase nada, quer quanto aos Atletas, quer quanto à Equipa Técnica.
    Mas gostei do teu texto e não discordo de nada do que aqui escreveste.

    Esta pré-época está a ser importante (como todas), mas ainda vai apenas a meio. Por isso, eu sugiro que nos mantenhamos atentos e preparados para dar muito colinho à Equipa.

    Ainda mais interessante, parece-me, está a ser o cenário institucional desta "silly season", com diversos sinais que apontam para imensas dificuldades económicas da LPFP (todas as competições) e, ainda mais grave, da esmagadora maioria dos clubecos nacionais, osgalhada e andruptos incluídos.
    A persistente ausência de patrocinadores (até Nós vamos ter uma bancada BTV) e o facto de podermos vir a ter um patrocínio chinês "du vidoso" na segunda liga, não auguram nada de bom, nem razões para otimismos.

    Veremos como se desenvolvem as eleições na Liga.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  5. Vi os res jogos efectuados pelo glorioso ate agora um deles ao vivo sinceramente nao estou alarmado pelas tres derrotas tenho visto uma equipa em crescendo com muitas coisas por afinar principalmente na defesa auqele atrazo do Luisao so perdoo ao meu netinho porque ainda e pequenino e nao manda a bola para la mais de tres metros agora o Luisao pleaseeeeee pronto acontece estou a gostar do jogo fluido e nao tanto rendilhado como o de Jesus mas para que tanta cerimonia ao atirar a baliza o que mais me assusta nisto tudo sao os jornalistas podem influenciar o trabalho do RV pela negativa em virtude de ter encaixado tres derrotas seguidas e ao inverso poe os corruptos e lagartada no topo da lua,dig influenciar o RV este pela primeira vez a treinar um grande pode ressentir-se a critica tanto ajuda como pode por em baixo e no nosso caso temos razoes para isso porque nos odeiam tanto e somos nos que lhe damos muito paozinho a comer temos que ser forte mentalmente especialmente o Rui Vitoria força ai Rui.
    a comunicacao social elevam o Ceportem e corruptos ao mais que podem e rebaixam o Benfica o mais que podem tambem aqui pode inf

    ResponderEliminar
  6. Desculpem não reportar ao tópico do post, mas deixem-me partilhar um desabafo:
    Há blogues ditos Benfiquistas que são uns autênticos energúmenos.
    Vi o impensável. Um post, no sítio do costume, pretensamente na continuação do seu desmando com LFV leva tudo à frente, principalmente o próprio Clube: o nosso SLB.
    Como não publicaram o meu comentário aqui fica.
    Então agora o NGB vai na conversa do badocha e do pintito e demoniza o duque, para em contraponto promover o proença???
    Dasse, rapaz... o teu "Benfiquismo" é mesmo doentio e pérfido.

    Não há paciência, nem a agenda justifica fazerem tão mal ao clube... se forem do clube, naturalmente.
    Benfica 360º

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O NGB deixou de ser um blog sobre/para Benfiquismo.

      É uma vergonha, uma cambada de aziados e, volto a dizer, com uma agenda bem definida! É só desinformação e contra-informação.
      São uma cambada de maníaco-depressivos que só saber ser uma coisa: do contra! De verdadeiros Benfiquistas têm muito pouco!~

      O LFV não é nenhum santo e tem imensos podres... mas espero nunca ver o Glorioso Benfica nas mãos de personagens como aquelas!!

      Eliminar
    2. Grande parte dos que escrevem no Geração é gente que espera vir a pertencer a uma futura lista quando Vieira sair. Por isso a guerra que lhe fazem todos os dias e a guerra que faziam ao JJ porque era uma maneira de o criticar indirectamente.
      Por isso deixam entrar infiltrados, e censuram benfiquistas que lhes desmontam as teorias, que lhes fazem trabalho sujo. Mais de metade dos comentários são de infiltrados.

      O próprio Benfica Eagle não é inocente, escreve porque tem a ambição de substituir DSO numa futura lista. Essas são as ambições de quase todos os que escrevem naquele local com a excepção de um ou dois que vivem fora do país.

      Significa que não são benfiquistas já que no meu dicionário um benfiquista verdadeiro não coloca os seus interesses pessoais e financeiros à frente dos interesses do Benfica. Não tem nada a ver com democracia, tem a ver com honestidade, seriedade e coerência.
      São gente muito perigosa!!

      Eliminar
    3. Manuel desculpe mas não é bem assim... eu costumo escrever no blogue dos meus mentores e não quero pertencer a nenhuma futura lista, ok. Inclusive quando lá escrevo digo sempre mal do LFV só porque sim, pois aprendi com os meus mentores que não interessa que hoje digamos uma coisa e amanhã o oposto, o que interessa mesmo é falar mal do LFV, nem que para isso se diga o pior do Benfica.

      Reconheço que aquilo está cheio de infiltrados, mas é por uma boa razão... é que assim não somos só dois ou três a dizer mal do LFV e claro do Benfica... e olhe que eu sou tão benfiquista como os meus adorados mentores.

      Já quanto aos benfiquistas serem censurados; ai tenho que reconhecer que é verdade, é que hoje todos os meus comentários e foram vários que eu enviei ao meu GRANDE MENTOR, nem um foi publicado, só o que enviei ao Benfica Eagle, acabou por ver a luz do dia e isto depois de ainda ontem terem sido publicados uma quantidade de comentários meus, que por acaso como bom seguidor que sou do meu mentor, não foi para desmontar as teorias sabias dele, mas sim para as enaltecer e até reforçar... reconheço que me sinto magoado, com um sentimento de tristeza tal e qual como um bom filho incompreendido pelo seu pai... assim e para me vingar da forma como fui rejeitado, venho aqui a este antro de "carneiros" desabafar a minha mágoa.

      Geração Shadows

      Eliminar
    4. Pela primeira vez achei piada a um Geração! ahahahahahah!
      Concordo, Geração, é uma tristeza e uma desilusão, quando as pessoas nem humor têm é sinal que estão mesmo no fundo do poço! É sinal de que se levam muito a sério!
      Eu diria que se levam demasiado a sério, mas quando sabemos a razão disso até os percebemos!
      Abraço

      Eliminar
    5. Caro Manuel... nem sei bem porque é que o estou a tratar pelo nome... é que eu até estou bem formatado para apelidar todos aqueles que apoiam o Benfica e o trabalho desenvolvido por LFV de "carneiros"... mas pronto cá vai a custo... Caro Manuel, como lhe disse os meus comentários que forma censurados só espelhavam ponto por ponto as próprias palavras dos meus mentores, mas de forma assumida e não dissimulada, como eles tanto gostam de fazer... se calhar foi por isso, ou então porque nunca se tinham visto ao espelho e quando tal aconteceu, não gostaram do que viram.
      Abraço... é phá e até gostei deste abraço... será que é isto que é ser Benfiquista... tenho que perguntar aos meus mentores.

      Geração Shadows

      Eliminar
  7. O que posso constatar é que os dirigentes adversários estão mais preocupados em colocar Vitor Pereira na liga de clubes do que preocuparem-se em resultados da pré época.

    ResponderEliminar
  8. Digam o que disserem os trolls da internet, digam o que disserem os Manueis, não temos treinador, temos sim uma equipa fraca em relação à época passada. Sem Lima, sem Sálvio, sem o maximiliano, com Pizzis e Taliscas, dêm a volta que quiserem, que este ano não vamos lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas que dá para não descer de divisão? é que na época passada não ia dar. E havia Lima minimiliano e Salvio só houve meia época...Valha-me Deus! Este ano é que é. Vamos parar à segunda.

      Eliminar
    2. minimiliano - eh eh eh

      Eliminar
  9. As suas certezas estão a confirmar-se:

    - Ninguém disse a frase "reservas do Benfica perdem c/ os NY RedBulls" - o q se ouviu logo de manhã foi a mentira - "Benfica perde pela 3ª vez" (tal como JCristo, no Calvário...)

    - O recente jogo NY RedBulls 4 - Chelsea 2 simplesmente não existiu...

    - Tb ninguém salientou o facto de os NY RB estarem a meio da época no seu campeonato e mt menos o poderio atlético presente, como seria de esperar, numa equipa de futebol profissional dos EUA...

    Permita-me q discorde da sua consideração final - a comparação c/ a época passada é pertinente e interessante:

    - Tal como na época passada, infelizmente s/ transmissão na BenficaTV, estamos a assistir ao nascimento de mais uma Grande Equipa q nos vai trazer muitas alegrias.

    - Nesta pré-época temos incorporados na digressão mt + titulares do q na época passada - assim, podemos assistir a exibições mt + conseguidas em t ermos de qualidade de jogo e segurança defensiva do q na época passada... no mm sentido, espero uma entrada nos jogos oficiais mt + assertiva e eficaz.

    - Relembro os amigos do Blogue q nestes jogos, para além da incorporação de jogadores q nem sequer sabem o q é o Benfica, não existe a componente estratégica q só 1 aturado estudo das equipas adversárias permite... o mm aconteceu c/ JJudas na época passada onde, apesar das derrotas era perfeitamente visível a boa organização táctica da equipa (tal como aconteceu ontem no Cristal Palace - Zbording)

    - Naturalmente, as fragilidades são + visíveis em jogos c/ o PSG ou o Arsenal do q contra o Etoile Carrouge... Por outro lado, se jogássemos c/ o Sidnei, em vez do Luisão tínhamos perdido por 4-2 c/ o NY RBulls e 5-1 c/ o PSG...

    Tendo em conta as condicionantes do jogo, fizemos ontem + uma excelente exibição contra uma equipa rodada e rotinada, c/ excelente porte atlético sendo de salientar q conseguimos várias oportunidades claras de golo (embora só marcando 1) enquanto q os NY RBulls marcaram 2 golos (praticamente 2 chouriços) s/ terem tido qq oportunidade de golo!

    É evidente q o mini Pereira, o Sálvio e o Lima não são fáceis de substituir mas, tal como já salientou o amigo Manuel, o sistema táctico vai mudar e não me parece q mude para pior - será interessante ver quais os jogadores q melhor rendem no novo modelo de jogo q, não tenham qq dúvida, existe mesmo (não se trata de "anarquia") é intencional, é + atractivo e é + eficaz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, não me fales em chouriços...

      Eliminar
    2. Chouriço foi o golo do glorioso, parece que não ouviram o trinador na flash interview.

      Eliminar
  10. Gostei do que vi. muito.
    Também porque pela primeira vez nesta pré-época vi a equipa a jogar não à JJ, mas à Rui Vitória.
    E é como o Guachos diz, uma diferença bastante acentuada. Na minha opinião para bem melhor.
    Mas isto sou eu, que sempre fui adepto de um futebol em posse, com poucas vertigens e muita segurança.

    Só para memória futura, e porque os prognósticos só têm piada antes do jogo, temos um plantel fortíssimo e vamos ser campeões com relativa facilidade.

    ResponderEliminar
  11. Temos o terceiro lugar garantido. O que vier a mais que isso é bom. É pena não termos o manuel e o gv na equipa técnica em vez do gordo vitória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já a única coisa que tens garantido é um pokeRALHO + 2 + 1 enfiados sabe-se lá enfiado onde.

      Eliminar
  12. Entretanto, os espanhóis livraram-se de uma goleada contra o Shalke - até os 3 estarolas da tbi acham q aquilo não está mt bem mas q vão gastar + uns milhõezitos de oreos e a coisa vai-se compor... Casillas dá insegurança atrás, os centrais são de qualidade, o minimiliano já faz lançamentos laterais e Aboubakar, se tiver espaço, vai ser melhor q o Jackson... pena q a paciência se vá para Coimbra; não sei se aguentará até ao Natal...

    ResponderEliminar
  13. o plantel para já é ligeiramente inferior ao da epoca passada, mas superior ao da epoca passada em julho - lembram-se, jonas, samaris e julio cesar chegaram na ultima semana de agosto / primeira de setembro... (e o samaros ate dezembro aturou talibans a dizer que ele nao valia nada...).

    o plantel do porto vai ser mais forte que o do ano passado - eles ainda vao mais 2 vezes ao mercado. descobriram petroleo?

    concluindo - mais uma vez, o plantel do porto sera claramente superior ao nosso, e sera necessario muito bom trabalho do rui vitoria para anular isso, como fez o JJ.

    ResponderEliminar
  14. Ainda é muito cedo para dizer o que esta equipa valerá em jogos oficiais,ainda há muito trabalho pela frente. O grande teste, o da supertaça, está a chegar, veremos.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.