sexta-feira, 17 de julho de 2015

Casillas - o guarda redes que dá pontos.

Será esta a contratação que fará a diferença no campeonato que aí vem?
Quantos golos sofreu o clube da fruta na época passada? Em quantos foi atribuída a culpa ao seu guarda-redes? Quantos pontos perdeu o clube da fruta por culpa do seu guarda-redes? Alguém já se deu ao trabalho de fazer essa contabilidade? Quem baseia nos futuros méritos de Casillas o ganho de muitos pontos teve em conta os apenas 13 golos sofridos pela dupla Helton/Fabiano na época passada? De onde lhes vem tanta cagança com esta contratação? Vai o espanhol fazer as vezes de Jackson Martinez e desatar a ganhar jogos sozinho?

Parece-me haver por aí uma certa confusão - provocada em parte pela enorme e bacoca euforia que tomou conta da cs desportiva. Uma cs acéfala - capaz de se desdizer a si própria num curto espaço de tempo. Exemplos mais recentes; Casillas - ontem um bufo no Real Madrid - hoje uma referência mundial em Contumil. Maxi Pereira - ontem um mero caceteiro - hoje um jogador de raça à moda do porto. Mas vamos à tal confusão...

Casillas, de quem todos dizem ser o tal guarda-redes que dá pontos, capaz de, sozinho, ganhar campeonatos, e que Flopatego não tem duvidas em afirmar que se estiver confiante o madrileno é capaz de defender tudo, leva a que até Júlio Iglesias garanta que o moço vai fazer magia em Contumil. E é aqui, quando faltar a magia, que a porca promete torcer o rabiosque. E é aqui que muita gente vai ter de engolir a prosápia de agora...Analisemos os últimos anos de sucesso do clube da fruta - com um tal de Helton...e/ou Fabiano na baliza dos listados...

Mas o que é isso, afinal, do ''guarda-redes que dá pontos''?
Será o caso de um tal de Helton - que com André Vilas Boas ganhou o campeonato com apenas 16 golos sofridos e...zero derrotas? Será esse o caso de um brasileiro de nome estranho; um tal de Helton, que ganhou um tricampeonato onde sofreu apenas 14 golos sem qualquer derrota? E é preciso não esquecer que, um ano antes, o mesmo guarda-redes, um tal de Helton, (e o mesmo treinador (Vitor Pereira)) já tinha sido campeão, com apenas uma derrota, sofrendo somente 19 golos. Será esse o tal guarda-redes que dá pontos? Alguém sabe qual é o clube que representa esse tal de Helton? Alguém está a ver Casillas fazer melhor? 
Fazer melhor do que zero derrotas em dois campeonatos quase seguidos? A sério? E se bem me recordo (esta coisa das estatísticas é mesmo uma chatice) - na época passada - com o tal brasileiro (Helton) e com o desajeitado Fabiano, o clube da fruta sofreu apenas 13 golos em 34 jornadas! 13 golinhos apenas. Epá, e tanto que dava jeito esconder esse numero. Um numero que eu prometo nunca deixar cair no esquecimento...

Despachado Fabiano, restam o mexicano Raúl Gudiño e Ricardo, um português de 33 anos que certamente não recebem o salário em caramelos...O espanhol Andrés Fernández (ganha apenas 1,2 milhões/brutos) - Helton (3,7 milhões/brutos) e...Casillas (5 milhões/brutos)...Contas feitas - mais de 10 milhões de euros só para pagar a guarda-redes! Pudessem jogar todos ao mesmo tempo e aí sim, seria bem mais fácil fazer melhor do que na época passada fez a dupla Fabiano/Helton...
E ainda há aquela coisa do futebol moderno - de os guarda-redes de agora serem forçados a jogar muito com os pés, algo que a Casillas sempre o atrapalhou como o caraças; aqueles 'pezinhos' são bem capazes de pedir meças ao patudo Rui franguicio na hora de despachar a bola para o quintal.

Sabendo-se que o espanhol estará sedento de mostrar a sua classe, não estou a vê-lo a despachar de primeira como se fosse um qualquer...Fabiano! Vejo-o mais a armar-se em Messi - dando uma abébia aqui, uma abébia ali...a pressão a crescer...e o Helton, o tal brasileiro dos campeonatos sem derrotas, a rir sem conseguir parar...
Sem qualesma, escorraçado por flopatego, aposto muito em Helton esta época para manter a chama acesa naquele balneário de vedetas. Falta só dar a braçadeira a Casillas e nomear maxi pereira seu adjunto. Força nisso flopatego.

Já para não falar de Quaresma, um fiasco total que apenas trouxe graves prejuízos ao seu clube, temos o caso de Nani que na época passada provocou mais ou menos o mesmo alarido que agora se faz ao redor de Casillas. E parece-me que o resultado não será muito diferente em termos de eficácia...e de resultados. São ambos bons jogadores mas nenhum tem/tinha capacidade para reforçar verdadeiramente a sua equipa. Onde mais necessitadas estão/estavam. Não é pela baliza (muito longe disso) que o clube da fruta desde há dois anos não cheira os títulos e os lagartos precisavam muito mais de dois ou três defesas a sério em vez de um tipo apostado em olhar sobretudo para o seu umbigo. Mas isso sou eu que não percebo nada de bola...

13 comentários:

  1. Toda lá dentro! Concordo em absoluto!

    - O Sonho de Damião -

    ResponderEliminar
  2. Caro Guachos penso que se tenha esquecido de referir e salientar em mais um dos seus excelentes textos e não porque nada entende de futebol, de um dos mais representativos GR da equipa do putedo nestas últimas épocas e que tanto contribuiu para algumas das suas entretanto corruptas vitórias... Sim, estou a falar de Alex Sandro; um GR polivalente que igualmente joga a DE e que com o seu vencimento faz disparar os tais 10 Milhões em vencimentos para GR, para números próximos dos 15 milhões :)

    ResponderEliminar
  3. Não levem a mal mas para mim o melhor guarda-redes a actuar é Helton. O Porko com Helton raramente perde e sempre que muda de guarda-redes as coisas não correm bem.
    Por mim a ida do Casillas para o clube do putedo não me causa qualquer preocupação.

    ResponderEliminar
  4. Mas eles não perderam por causa do "manto protector" e do "colinho"? Não eram a equipa que, e cito os cumentadeiros, "tinha, de longe, o melhor plantel" e "praticava o melhor futebol"?

    ResponderEliminar
  5. Enormérrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

    Mais um texto soberbo!
    Tu continuas num invejável apuro de forma: o teu sentido de oportunidade, a tua técnica e o teu posicionamento ... ainda bem que o Benfica não te pode perder para nenhum adversário, ahahah.

    Mais uma vez os desmascaraste, porque está bom de ver o que é que os andruptos andam a tentar "comprar" (aliás, tal qual o fizeram há um ano atrás): uma convicção generalizada de que já ganharam o "cãopeonato", a ver se a BOIADA, arregimentada no meio dos cabrestos da mérdi@, lhes proporciona aquele andor do qual tantas saudades têm!

    Que ninguém duvide de que é isto que está em causa (fora alguma capacidade para também garantirem os 30M€ de uma presença nos "oitavos" da CL)!
    O POLVO não sabe vencer sem poder contar com o tentáculo da "apintagem" e, com a ajuda da osgalhada, tudo vai fazer para recuperar esse controle incontestável (o sorteio não passa de um lance intermédio), trocando o vitinho (de cócoras) pereira por alguém (seja o cabeça d'unto, ou o batista, ou qualquer outro quejando) que queira enriquecer em poucos anos.

    E, para terem sucesso, necessitam absolutamente de repetir "coisas" como o GAMANÇO do Paços de Ferreira, ou o GOLPE do Rio Ave de há, respetivamente, duas ou uma época!
    Necessitam de ser levados num andor dos BOIS e, sobretudo, terem toda a mérdi@ a dizer qualquer coisa do género ... "é verdade que foram beneficiados, mas, com aquela super equipa, iam acabar por ganhar na mesma".

    Nós, Nós e o Nosso Clube, só temos de Nos manter na defesa da Verdade Desportiva, cerrar os dentes e ... resistir, tal como temos feito nestes últimos anos.
    Eu acredito que não vamos perder na LPFP!
    Eu acredito que o Presidente da FPF não vai permitir que o voltem a instrumentalizar!

    Não Passarão!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  6. Exacto, caro Guachos! Por acaso já tinha dito a mesma coisa. Compram um guarda-redos porque o Flopes é um vaidoso e ao mesmo tempo precisam de alguém que tenha relação e seja promotor da Samsung que eu penso ser a marca que irá publicitar as camisolas. A marca Porto, apesar de andar a reboque de outra grande marca essa sim conhecida em todo o mundo, não consegue passar das nossas fronteiras e na Asia ninguém os conhece.

    Agora, os guarda redes custam 10M/ano. Se juntarmos a isso Tello 5M brutos/ano (+2M do empréstimo), Flopes 4M brutos, os restantes treinadores treinadores 2M, Imbula 3,5M, Bueno 3M, Maxi 4,5M (mais o prémio de assinatura de 5M e 2,5M para o empresário), já vamos em 25M/ano. E ainda não vimos tudo pois perderam a cabeça e irão contratar mais 2 ou 3 jogadores com salários milionários, fala-se de Mitrovic que custa cerca de 20M e Moutinho com salário de 3,8 líquidos.
    Irão ultrapassar o orçamento do ano passado apesar do seu director financeiro o Fernando Gomes dizer que iria ser inferior.

    O mais engraçado é que compram tudo a crédito, apesar de não terem pago o que compraram o ano passado, compram futuros com parcerias com os tipos da Doyen. Depois acontecem coisas como as lesões, como aconteceu com o William que os lagartos esperavam vender para terem dinheiro para pagar os investimentos que andam a fazer.

    Já se desfizeram de Jackson, Danilo, Casemiro, Oliver, Fabiano, Quaresma com Alex Sandro e Herrera na calha para sair.
    Isto é, a melhor equipa de sempre foi totalmente desmantelada e contrataram uma nova bastante mais cara e pior em termos desportivos. O FLopes vai ter de começar tudo de novo.

    O meu plano, aquilo que eu sempre pensei que lhes ia acontecer, está a concretizar-se. Nem que cheguem à final da Champions têm dinheiro para recuperar isso tudo. Eles vão apostar tudo na Champions outra vez, pensei que não o fizessem mas dado os valores dos investimentos eles pensam que vão conseguir ir longe.

    O idiota do velho Grifo pensa que as receitas já muito gastas que há 10 ou 15 anos deram resultados ainda funcionam. O doping do Póvoas foi-se desde há 2 anos (nunca mais ganharam desde então), a concorrência está mais feroz, as outras equipas estão muito mais fortes cá dentro e lá fora, e não estou a falar apenas no Benfica e Sporting, as ajudas dos árbitros já não é o que era e quando cairem ao chão vamos todos rir outra vez como aconteceu comigo quando apanharam 6 batatas do Bayern.

    O engraçado é que não se convenceram e pensam que a culpa da copiosa derrota foi do Fabiano e que com outro guarda redes não tinham perdido o jogo. A doença tem um nome, "dissonância cognitiva". Lembram-me os brasileiros que depois de perderem 7-1 com a Alemanha ainda pensam que são os melhores do mundo e que isso foi apenas um acidente do percurso. Não foi. As razões são mais profundas.

    Quando não se percebem os fenómenos, que são cíclicos, que se repetem-se com o tempo, e nos deixamos iludir pensando que as fórmulas dos velhos tempos se repetem (ai a esperança!) é sinal de que estamos prontos para cair. E isso aplica-se a tudo na vida.









    ResponderEliminar
  7. Concordo com o artigo, mas temos que ver que o motivo principal para a compra do Casillas não foi desportivo. Isto não passou de uma manobra desesperada para tentar arranjar um patrocinador para as camisolas, uma vez que se trata de um jogador muito mediático.
    E mesmo assim não sei se vai resultar. Eu, se mandasse numa empresa, nunca quereria ver o meu nome associado a um clube que está a ser associado à operação Fenix e à famigerada SPDE e tem o número dois como arguido nesse processo.
    Cheira-me que ainda vamos ser nós (via impostos) a patrocinar os corruptos. É que essa corja, quando está à rasca, vira-se para o estado. Estou mesmo a ver que o novo patrocinador poderá a vir a ser a CGD, ou outra entidade pública qualquer.

    ResponderEliminar
  8. Fala-se que a Samsung patrocinará o fcp e que estas contratações estão numa linha de acrescentar uma maior notoriedade e competitividade a nível europeu e mundial.

    Não discordo dessea linha estratégia...embora me pareça mal executada e com custos excessivos.

    O Benfica que esteja atento e que avalie bem o que falta para poder melhorar a resposta da equipa nas competições internas e EXTERNAS, face a maior competitividade esperada dos adversários e ao insucesso tido no ano passado a nível europeu.

    Por outro lado, que se abandone o discurso de que importa é olhar para dentro, enquanto que se fecha os olhos ao que se passa nas eleições da liga e na estratégia de 'posse' da arbitragem e disciplina pelo fcp. Depois de tantos anos de roubo pela inércia consentida nesta matéria pela Direção de Fernando Martins, não é possível não terem ainda aprendido a lição...

    A época já começou mesmo que os jogos só se iniciem a 9 de Agosto.

    E Pluribus Unum!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também já ouvi falar da Samsung. Mas não achas estranho que os equipamentos já tenham sido apresentados, e ainda não haja nada de concreto?
      Como disse antes, não percebo como uma empresa de prestígio como a Samsung quer ver o seu nome associado a tal clube, que mais parece uma organização mafiosa.

      Eliminar
    2. Claro que é intrigante...dizem que a concretização desse patrocínio decorre da existência de um plantel com os tais jogadores conhecidos. Parece ser por o carro à frente dos bois, mas tal também não é consentâneo com a estrutura altamente profissional e competente do fcp.

      Veremos...Em vez de esperar o fracasso da estratégia o Benfica deve preparar-se contando com um inimigo totalmente empenhado em regressar às vitórias.

      Nao me surpreenderia que quer o Maxi quer Casillas tenham propostas para sair no próximo verão, com propostas interessantes para eles e para o fcp.

      Veremos as proezas financeiras de F. Gomes na Sad do fcp...

      Eliminar
  9. Como é um orgulho vir sempre ler este blog onde se encontram grandes defensores do desporto e do nosso glorioso clube. Penso que esta nova época está a ser marcada só pela chegada de bufos e traidores aos rivais mas sim vai ser marcada pela manipulação da comunicação social que vive alucinada na tentativa de fazer crescer a torre babel de lotopegui e que este viverá obsecado novamente pelo tema arbitragens não tenham dúvidas nenhumas... e com mais pressão sobre as mesmas e como aconteceu na época anterior sem qualquer resposta ou punição. A tentativa de impor um sorteio na arbitragem parece cair por terra com a federação e Vitor Pereira o de cócoras,assim sendo voltam forças para a tentativa de colocar Luís Duque fora do poleiro quando antes lhe deram alpista,vá-se lá entender tal desinteresse agora na recandidatura de Duque por parte do corrupto mor e o rasga contratos este último devido a muitas shikabalas que fez nas osgas.
    Mas eis aqui que surge a explicação para tanto desinteresse...a personagem do apito pedro proença,sabendo bem o que este fazia dentro de campo o que poderá fazer ele fora só pode ser a de influenciar os apitadores a atirar Vitor Pereira o de cócoras para fora...um grande esquema que vai ser tentado.
    Quanto ao futebol...vamos estar atentos rumo ao 35!

    ResponderEliminar
  10. È preciso não esquecer que o casilhas (ou será barraquilhas) já está andar de bicicleta.

    ResponderEliminar
  11. Bom post again,gosto de ler o Guachos como gosto de ler o Manuel cada qual com o seu istilo mas muito a proposito daquilo que pensam e passam ca pra fora o Guacho um talentoso nato a cirar postagens o Manuel de uma forma diferente comentando com grande sentido e conhecimento sobre aquilo que fala melhor sobre aquilo que escreve,pronto basta de elogios nao se babem lol,qaunto ao topico de hoje acho que o Guachos se equivocou um pouquinho sobre o Casillas ja reparou com Casillas na baliza o caceteiro no lado direito vao sofrer poucos golos vao bater le longe a dupla Helton Fabiano e com o sorteio a ajudar provavelmente nao irao perder pontos como perderam na Madeira com o Maritime e Nacionale o Benfica que se cuide este ano a coisa promete e com o Judas do outro lado ainda pior mas como um Benfiquista nunca se da por vencido que venham eles.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.