segunda-feira, 6 de julho de 2015

O sortilégio das bolas...

Sorteio 2015/2016...
Considerando apenas os 5 melhores classificados da época passada...
O Benfica vai a Guimarães, Braga e Contumil, recebendo o lagartedo, o que significa que na segunda volta recebe em casa todos os adversários hipoteticamente mais complicados, jogando fora apenas no alvalixo.

Ao contrário...
O lagartedo joga em casa - na primeira volta - com Braga, Guimarães e clube da fruta; vai jogar fora a casa do bicampeão...
E os espanhóis de Contumil recebem Guimarães, Benfica e Braga, deslocando-se aos viscondes falidos. E ninguém joga com as sobras de ninguém - uma novidade deveras importante.

Os lagartos são os únicos a começar fora e nas ultimas 3 jornadas vão a Contumil jogar (a vida?) com o clube da fruta, acabando o campeonato na pedreira, em Braga. Destaque ainda para o embate - logo no segundo dia de 2016 - entre 'espanhois' e 'betos' - uma novidade (alguém vai amargar as filhoses) muito interessante. É um sorteio muito engraçado.

Gosto sempre de olhar com muita atenção para as três primeiras jornadas do campeonato - muito importantes para lançar candidaturas -, e, ainda mais, para as ultimas três - completamente decisivas para decidir o campeão.

Primeiras jornadas...
Benfica 
1.ª jornada: Estoril (casa)
2.ª jornada: Arouca (fora)
3.ª jornada: Moreirense (casa)
Lagartos
1.ª jornada: Tondela (fora)
2.ª jornada: P. Ferreira (casa) 
3.ª jornada: Académica (fora)
Clube da fruta
1.ª jornada: V. Guimarães (casa)
2.ª jornada: Marítimo (fora)
3.ª jornada: Estoril (casa)

Sorteio macio para Benfica e lagartos, apesar de estes começarem fora, e (surpreendentemente) algo complicado para o clube da fruta, um facto que não é  nada habitual.

Ultimas três jornadas...
Benfica
15.ª jornada: V. Guimarães (casa)
16.ª jornada: Marítimo (fora)
17.ª jornada: Nacional (casa)
Lagartos
15.ª jornada: FC Porto (fora) 
16.ª jornada: V. Setúbal (casa) 
17.ª jornada: Sp. Braga (fora)
Clube da fruta
15.ª jornada: Sporting (casa)
16.ª jornada: Rio Ave (fora)
17.ª jornada: Boavista (casa)

Invertem-se os papeis e aqui é o Benfica a ter um sorteio algo complicado embora acabe o campeonato (antes da festa do 35º) a jogar em casa. Os de Contumil têm um tapete à sua espera e aos lagartos parece ter saído a fava. Curioso que Benfica e clube da fruta comecem e acabem com 2 (em 3) jogos em casa e os lagartos com 2 (em 3) jogos fora. Para quem tanto se bateu pelo sorteio (dos árbitros) deve ser consolador observar as contingências das bolas...

10 comentários:

  1. Enormérrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

    Continuo a não ter tido tempo para "estudar" este sorteio (há anos que tenho um programa especialmente feito para este "trabalho"), mas, assim a "olhómetro" e sem conhecer todas as restrições impostas, não vejo nenhuma razão para suspeitar da respetiva aleatoridade (fora as condições impostas ab initio, obviamente).

    Tal como te dizia ontem, creio que este foi mais um dos tentáculos do POLVO que desapareceu (repara que não uso o termo "morreu") e, tal como tu, sublinho a inexistência das velhas "sobras" (creio que foi mais uma das restrições impostas), um facto que contribui significativamente para a Verdade Desportiva.

    Mudando um pouco de assunto, deixa que te dê uma grande surpresa (ahahah): desta vez, declaro que perfiro que o Gaitan, a ter de ser vendido, que o seja só em janeiro!
    Quem me dera que o Plantel não sofresse mais nenhuma alteração (entre os Atletas mais valiosos, claro) até dezembro: isso seria uma soberba prenda e, sobretudo, um imenso sinal de estabilidade na Equipa.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como facilmente se percebe eu não me estou a queixar das bolas.
      Eu não vendia o Gaitan. Nem agora nem em Janeiro. Mas, como sabemos, será o dinheiro a decidir o momento. Mais que a nossa e (acredito) a vontade dele. Abraço.

      Eliminar
  2. Janeiro terá jogos complicados, parece-me. Ainda falta conjugar o calendário com os jogos da Champions, mas também me parece que foi favorável a um bom arranque do Benfica.

    P.s: Por falar em "sorteios", é vê -los a mexerem-se na CS psra arrumar com V.Pereira, com o método de hondt e reimplantar o velho xistrema...

    Força Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Este ano haverão muitos Rio Aves no calendário. É preciso estarmos atentos.

    ResponderEliminar
  4. Independentemente da problemática do sorteio e não sendo objecto deste post, venho aqui declarar que não estou a gostar nada do folclore de treinos à porta aberta e letra a mais do treinador, que sempre que vê um pé de microfone não resiste a mandar palpites.
    O Benfica só se deve mostrar durante os JOGOS e GANHÁ-LOS!
    A preparação tem de ser em segredo e como já disse anteriormente, exige-se MAIS TRABALHO E MENOS LETRA!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma - deixe-os poisar...

      Eliminar
    2. Também preferia menos conversa, pois gosto mais de um treinador low-profile, mas não me parece que o facto de o novo treinador falar mais à CS, ou que alguns treinos sejam à porta aberta, possa ser prejudicial à equipa.

      Eliminar
  5. Gosto!! Vamos entrar nas ultimas jornadas em paz e a festejar o TRInta e cinco enquanto a luta pelo segunda entre as comadres se intensifica!

    ResponderEliminar
  6. "E ninguém joga com as sobras de ninguém" - não concordo - jogarem c/ os corruptos 2 ou 3 jornadas depois de jogarem c/ o Benfica tb é mau... a ressaca estende-se por, pelo menos, 1 mês... entretanto, limpam os látexes amarelos e vermelhos q apanharam contra o Benfica...

    ResponderEliminar
  7. meu caro, ninguem reparou numa coisita... na altura em que se prepara o regresso dos jogos europeus, o benfica joga fora e casa... 4 VEZES EM 5 JORNADAS!!!!!! JORNADAS 17 E 18, JORNADAS 20 E 21. e esta, hem?

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.