sexta-feira, 10 de julho de 2015

Sinto-me Bicampeão e decreto colinho.

Por José Albuquerque

É, é isto mesmo que lêm no título: eu sinto-me Bicampeão, troncho de vontade de voltar a sentir-me Tricampeão e, por isso mesmo, decreto um ainda maior colinho à Nossa Equipa.
E, mesmo sem surpresa, que eu já conheço as manobras de todas as subespécies de anti, Taliban incluídos, continuo sem conseguir compreender aqueles Companheiros que preferem a autocomiseração, a autoflagelação e as cavernas do pessimismo, a disfrutar do tanto que eu tenho gozado, Bicampeão, com os esforços de osgalhada e andruptos, invejosos, que tentam desesperadamente impedir o Nosso Tri ... nta-e-cinco!

Vocês sabem que não contam comigo para escrever sobre os Nossos adversários (não, nunca serão Nossos rivais), até porque não chegaria aos calcanhares do Guachos se o tentasse fazer, mas confesso que gozo como um Cabinda (oi, “patrícios”) ao ver toda a mérdi@ a teatralizar orgasmos múltiplos com os ainda mais múltiplos “reforços” dos Nossos adversários. Tal como há um ano atrás, eu posso apreciar este Verão com a tranquilidade de quem passa despercebido, porque não há câmeras nem flashes que sobrem de contumil e alvalixo, onde vivem (mal, coitados, ahahah) os dragartos que os jornaleiros anunciam ir conquistar todos os “títalos” das próximas dez épocas desportivas.

Benfica, meu Amor,

Enquanto isso, discretamente como convém, o Glorioso já se aviou com uma série de Atletas muito interessantes, alguns deles muito jovens, que, sinceramente, me parecem vir a ser reforços importantes para o Nosso Plantel, Equipa de Honra e Equipa B: é a segunda época desportiva consecutiva em que assistimos a isto e, entre janeiro e junho, vemos chegar Atletas que a mérdi@ só descobre quando já assinaram pelo Benfica e que, no seu conjunto, comprovam um planeamento cuidadosamente pensado e implementado, tudo sintomas de uma “estrutura” da qual alguns insistem em duvidar, mas que, pelo menos a mim, me deixa tranquilíssimo.
Eu sei que a competência e o trabalho dedicado não são garantia de vitórias, mas aproximam o Clube delas ... e muito!

Por isso me venho declarar muito satisfeito com o Nosso Plantel e com a Nossa Equipa técnica, um conjunto em que acredito plenamente para o ataque ao Tri e a todas as outras competições em disputa e Vocês verão, que vou ser coerente com esta afirmação, quando chegar o momento de descrever os objectivos que entendo devem ser aceites como desafio por todos estes profissionais que vamos apoiar de agosto a maio.

Não! Não estou à espera de “compras”, menos ainda de “bombas”, até porque, como sabem, aposto muito na tremenda força do argumento estabilidade: ficasse o Nosso Plantel como está no dia 1 de setembro e eu garanto-vos que felicitava o Presidente por ter cumprido a “promessa” que fez ao Técnico no dia da sua apresentação, porque acredito que teríamos uma Equipa com mais e melhores soluções do que a que conquistou o Bicampeonato.
Tal como gostaria muito de não ver sair nem o Gaitan, nem nenhum outro dos Nossos Atletas mais valiosos, pelo menos até ao final de agosto.
Não sei se já repararam, mas há mais de 6 meses que o Glorioso não vende nenhum dos titulares da Equipa de Honra e, depois do que se passou há um ano, este é um facto que me deixa muito optimista, especialmente por saber que essa ausência de vendas não comprometeu os Nossos objectivos económicos para a época finda.

Já o tinha confessado num comentário a um texto anterior do Guachos, mas vou repetir: pela primeira vez, vou abrir mão de uma regra com a qual critiquei algumas vezes o Companheiro LFV e pedir-lhe que prefira comprometer-se com o Gaitan a deixá-lo sair em janeiro (pelos 35M€ estipulados, obviamente), a “perdoar”, nem um cêntimo que seja, na actual janela de transferências.
É verdade que não há Atletas insubstituíveis, é verdade que o Gaitan merece toda a consideração da parte do Benfica, mas também estou convicto de que o seu contributo para a Equipa vai ser, nestes meses até dezembro, ainda mais fundamental do que sempre foi. E como acredito que ele é um tipo inteligente, imagino que vai entender os Nossos argumentos, vai fazer uma primeira parte da época brilhante e, em janeiro, se vier a tal proposta irrecusável, poderá sair com o Nosso moto gravado no coração.

Ah, claro, já me esquecia: nada de pagamentos em espécie, a menos que se trate de algum atleta que o Benfica já tenha na sua lista de preferências (jovem, cheio de potencial e com um salário comportável).

Treinos e pré-época.

Nestes últimos dias, tenho testemunhado muitos avisos contra os treinos de “porta aberta”, outros tantos contra a presença do Glorioso na mérdi@ (soberba reportagem, aquela que passou na sic) e mais uns quantos protestos contra a digressão que a Nossa Equipa de Honra vai fazer pela América, para disputar o mais conceituado torneio de “abertura” e a própria (D)Eusébio Cup, abrilhantando a festa de inauguração da nova casa de um clube onde o Pantera Negra também jogou.
Grosso modo, o discurso é muito semelhante em todos estes casos e aponta para a necessidade (?) de quase institucionalizar toda a Equipa, para a defender do olho gordo dos adversários e inimigos (que também os temos e em larga quantidade), das más influências da mérdi@, dos jet lag e, talvez, até das correntes de ar, ahahah.
Já cheguei a ler (no blogue do Enormérrimo “COLUNA”) que a digressão pela América quase consubstancia uma espécie de “ataque” do Nosso CFO à Equipa, Técnico incluído.

Sinceramente ... creio que os Companheiros que protestam tais receios só o fazem porque ainda não ultrapassaram o síndrome do Clube que fomos até há alguns anos, escamoteando os pináculos de profissionalismo e competência que conseguimos atingir recentemente.
Eu tenho a certeza mais absoluta de que esta pré-época vai ser realizada em condições técnicas completamente ideais, ou nunca o Presidente teria aceite esses compromissos. Nunca!
E, depois, não Nos podemos esquecer nem dos Nossos parceiros, patrocinadores, nem, menos ainda, dos Companheiros que vão viver as alegrias de poder estar próximos da Equipa nessas cidades americanas.

Amamos um Clube Imenso, um Clube que faz dos oceanos lagos interiores e um Clube que tem de olhar para o planeta como estando, todo, na sua vizinhança, quer por motivos de natureza económica e, sobretudo, pela responsabilidade de ser o maior expoente da portugalidade.
Deixemo-Nos de receios quase provincianos e de dúvidas sobre a competência e profissionalismo dos que, seguramente, aceitaram o desafio de compatibilizar as exigências técnicas deste período, com a responsabilidade de sermos o Sport Lisboa e Benfica.

Eu quero é colinho!

Quero ver (e gravar e rever, muitas vezes) esses desafios na Nossa BTV, quero é deliciar-me por saber que toda a minha trupe já renovou os Red Pass Total e ter o material prontinho para as tardes de colinho que vamos dar à(s) Nossa(s) Equipa(s).

Quero ver quantos é que vão conseguir ser melhores do que Nós, ahahah.  

Viva o Benfica!   

13 comentários:

  1. Caros Benfiquistas.
    Isto parece de facto estar tudo às avessas.
    Só puramente académico, se viesse alguém que tivesse estado fora do país cerca de um mês, sem acesso a informação do que se passava em Portugal, estaria no mínimo atónito.

    De repente, o clube que se sagrou CAMPEÃO, melhor, BICAMPEÃO, feito que não alcançava há décadas, e que nas últimas duas temporadas venceu 6 dos 8 troféus oficiais, que teve uma época de sonho enquanto clube no seu todo - conquistando quase todos os títulos nacionais das modalidades (6 em 7 - o maior feito de sempre no desporto português), que consegue a parceria com a Emirates, que tem um projeto de televisão fantástico, um museu dos mais visitados no país, de repente parece que a sua massa humana entrou em profunda depressão.

    Será de já não estarmos habituados a tanta fartura e a tanta conquista? Será de estarmos cansados de tanto festejar? Não se percebe...

    Entretanto, um clube que não ganha NADA há 2 épocas consecutivas e um outro que não é campeão desde o tempo do ESCUDO, parecem uns golias. Quais adamastores do nosso cabo das tormentas...
    Não se percebe tanta ansiedade e apreensão da nossa parte!
    Se calhar gostaríamos de ter contratado mais 2 ou 3 "trutas" que sossegassem os espíritos mais inquietos.
    Mas daí a este estado...

    Não sei se somos 5, 6, 7 ou mais milhões, sei que somos IMENSOS.
    E as opiniões são mesmo isso, e nem todos temos a mesma forma de ver as coisas.
    Mas vamos aos factos. Quem enverga e vai continuar a envergar o escudo nas camisolas? NÓS!
    Parece que nem conseguimos festejar esta época histórica.

    Por causa do judas e do mini vamos entrar em estado apreensivo?
    O Porto e o Sporting, e "a sagrada e nova aliança" tudo vão tentar para obstruir o TRI. Tentaram o mesmo no BI... com os resultados que se viram.
    Não estou super-confiante, mas para já quero continuar a SABOREAR todos os títulos conquistados esta época.
    Os media, para não dizer outra coisa, fazem um trabalho de minanço, no qual alguns vão caindo. Para os media, o BI não conta para esta época, já os viscondes passaram novamente à pole position por causa do mago e os azuis e brancos disputam essa posição.
    Nós? Para eles devemos ir lutar pelo 3º lugar...
    Ânimo, companheiros.
    Este ano vai ser mais do mesmo: os dos toldos, verdes-e-brancos e azuis-e-brancos, contra nós, e nós com o manto protetor do nosso GLORIOSO.
    E Pluribus Unum.
    GloriosoBeiraAlta.

    ResponderEliminar
  2. PARTE II
    Não esquecer que a comunicação social, ao contrário do que alguns anti querem vender, sempre foi madrasta ao Benfica.
    Os grandes grupos estão nas mãos de gente que não nos pode ver nem pintados, desde o Oliveirinha aos boys do Sobrinho e seus apaniguados. Depois há toda uma tralha de "escrevinhadeiros" e "paineleiros" que foi colocada pelo "regime azul" que pôs e dispôs na última década do século passado e na primeira deste.
    O "sistema azul" foi colocando os seus peões de brega em todos os meios de comunicação social, nomeadamente os estatais ou com participação do estado, mas também nos grandes grupos comprados por gente de "confiança", como o Oliveirinha.
    Os viscondes foram também entrando, graças à aliança de Roquete e dos roquetistas ao clube da fruta para destruir o Benfica. Junte-se a isso o tráfico de influência das famílias do clube do "pullover" (SIC e TVI e derivados) e o resultado aí está: uma comunicação social manietada, fortemente constituída por anti-Benfiquistas.

    E é também neste contexto que a BTV tem a sua fulcral importância. O SLB tem que ter uma efetiva política de comunicação global, que vá de algum modo, paulatinamente, combater quem teima em fazer opinião contra o Benfica.
    Basta ver como era tratado o jesus antes e agora, como era "pornográfico" o seu ordenado anteriormente e agora é justo pelo seu real valor, ou não se questionar porque é que não sabiam com que dinheiro contar para a nova época e depois aparecem cheio dele, ou o esturricar de dinheiro na contratação mais cara de sempre (20+5 milhões) de um jogador, ou os ordenados do mini e do casillas.

    Se fosse no Benfica... era coisa para o ano todo.

    Ânimo, companheiros.
    E Pluribus Unum.
    GloriosoBeiraAlta.


    ResponderEliminar
  3. Meu caro Albuquerque

    Este teu texto é a prova provada de que a experiência em regra nos conduz à sensatez. Lamentavelmente, podemos constatar que há muitos que não aprendem com o decurso do tempo e dos acontecimentos e continuam a laborar nos mesmos erros, na mesma ladainha. Para esses, já o sabemos, tudo quanto se faz e passa no Benfica é a antecâmara da tragédia.
    Estou certo de que aconteça o que acontecer, e o que é expectável, isso sim, é mais vitórias do nosso Benfica, lá estarão eles pela enésima vez a confabular e a perspectivar o "fim" do clube. Não sabem como estão enganados!
    Enfim, adiante, para te felicitar pelo teor sereno e objectivo da tua opinião, à semelhança do que é costume.

    Grande abraço benfiquista

    ResponderEliminar
  4. Eu sou daqueles que tem receio deste modelo de pré-época... mas se queremos estar entre os melhores da europa temos de estar presentes neste tipo de torneios que dão muito dinheiro (e mais garantido que passar o grupo da champions). É apenas uma questão de saber se estamos prontos para isso ou não.

    Mas isto acaba por ser futebol: saber como está a equipa por si e em relação aos outros... só cá em portugal é que não costuma ser bem assim... apesar de isto já não ser como noutras alturas!

    Carrega Benfica

    ResponderEliminar
  5. Parabéns por + 1 Post carregado de sentimento Benfiquista.

    Não saindo dos êxitos do Benfica, qual é a sua opinião sobre o sucesso das Obrigações do Benfica. Trata-se, de facto de um investimento seguro para os subscritores? Quais os principais objectivos do Clube quando lançam este tipo de operações? Ficam + baratas do que fazer simplesmente um empréstimo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme FranciscoB, Companheiro,

      Quanto ao sucesso, obvio, desta EO e alem da sua concomitancia com a maior crise de sempre do EURO (basta ver a sua desvalorizacao face as outras principais moedas, o que comprova que houve muitos milhoes de milhoes de poupancas que estavam aplicadas em EURO e que "fugiram" para se "refugiarem" noutras moedas), ele e' comprovado por uma taxa de juro bem economica e pelo rateio (cerca de 1/1,7) que foi aplicado aos potenciais investidores.

      A somar a isso, acresce o facto de a Nossa SAD ter "prescindido" de ir ate' ao limite maximo (55ME) para o qual estava mandatada, comprovando aquilo que eu tenho repetido, ou seja: a Nossa SAD nao tem nenhum receio de falta de liquidez e ficou-se por este montante por ele ser o bastante para, em conjunto com outras disponibilidades, proceder 'a operacao de reducao de emprestimos do Novo Banco.
      Se reparares bem, houve uma expressao do DSO nesta entrevista mais recente que Nos permite deduzir que o Balanco em 31 de julho vai apresentar um "saldo de caixa" de cerca de 16ME e isto mesmo depois de se terem verificado antecipacoes a Fornecedores (pagamentos antes das datas de vencimento, com "descontos financeiros").

      Quanto ao objetivo prosseguido com esta EO, e' o mais simples e transparente possivel: trata-se de "trocar" divida a curto prazo e remunerada a um pouco mais de 7%, por divida a 3 anos e remunerada a 4.75%.
      Isto e' como dizia o outro: basta fazer as "contas" e tens uma aproximacao ao valor do "beneficio", logo que seja anunciado o montante de mutuo "substituido" (que me parece estar acordado na ordem dos 50/55ME). Esse "beneficio" vai aparecer nas Nossas "Contas" ao nivel da diminuicao da rubrica de Custos Financeiros (na Demonstracao de Resultados).

      Eu estou a pensar escrever um texto sobre "como reduzir o Passivo", para clarificar (para leigos em Contabilidade) quais as modalidades em que este processo pode continuar (nos ultimos 7 trimestres ja' se verificou uma reducao em cerca de 40ME).

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Eh eh eh

      É o negócio da china - vemos-nos livres do BES, beneficiamos quem acardita (investindo) no Benfica e ainda lucramos uns patacos!

      Eliminar
    3. O que mais gostei das palavras do DSO, foi ele dizer que o SLB não precisava de vender NENHUM jogador para ir ao mercado comprar. Mais um prego no caixão da teoria do desinvestimento na equipa.

      Eliminar
  6. Companheiros,

    Obrigado por mais estes soberbos contributos com os quais vieram (e conseguiram, ahahah) dar algum brilho ao meu texto.

    Confesso-vos que, quando o escrevi, ja' estava suficientemente otimista (nota-se, ahahah), mas agora ainda o estou mais ...

    Ontem ao final do dia, ligou-me um Companheiro e Amigo de longa data, 'Aguia de Prata, que teve uma reuniao de trabalho no Seixal e que, por isso, teve o privilegio de assistir 'a "peladinha" de um dos treinos da Equipa: o homem quase estragou o telefone com a muita baba que destilava!
    As maravilhas que me contou, o prazer que aquilo lhe deu (ainda bem que nao sou invejoso, ahahah) e o otimismo com que de la' saiu ... nao vos posso dizer mais nada, a nao ser que podem e devem confiar na Nossa Equipa.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  7. Vão ao "portista com muito orgulho" e vejam o gif do primeiro treino do Casillas! ahahahahahahahah!

    ResponderEliminar
  8. Off-topic: imaginem que um clube "iria" comprar um jogador do nosso clube e que se comunicava esta intencao a CMVM em data que nos era conveniente. Uns dias depois o presidents do clube supostamente contratante parece mostrar nao conhecer bem o jogador... Sera que a CMVM ja nao estaria a pedir esclarecimentos sobre a situacao?

    ResponderEliminar
  9. Desculpem o off-topic mas estou a ficar farto da descomunicação do Benfica!
    Agora é o treinador a dar uma entrevista ao pasquim rascord....#$$%&/(/&%$# foda-se....
    MUITO TRABALHO e POUCA LETRA !

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.