terça-feira, 4 de agosto de 2015

A Rui Vitória já lhe fizeram o enterro.

Não foi há muito (AQUI) e (AQUI) que publiquei boa parte das minhas preocupações para esta época. A verdade é que, a menos que o Benfica ganhe a super-taça, as coisas vão ser muito piores do que eu tinha previsto. O circo, e o cerco, estão montados, e, não vai ser fácil resistir-lhes. Basta ler e ouvir com atenção tudo o que tem sido dito e publicado ultimamente. A desgraça está mais uma vez a bater à porta do bicampeão. Um pouquinho contra a corrente vamos lá então tentar analisar mais um apocalíptico inicio de época...

Nunca dei muito valor aos resultados da pré-época e não será agora que o vou fazer. Porque não lhes dou muita importância, apenas vi o Benfica-NY Red Bulls, que isto de ver jogos de preparação pela madrugada dentro não é coisa que me faça perder o sono, e até por isso, não tenho base para poder fazer grandes considerações sobre jogadores, treinador, ou futebol praticado. O que sei, e pelo que vi, mais do que qualquer outra coisa, foram os erros individuais a provocar as derrotas - algo de muito comum em inicio de época.

À semelhança dos grandes clubes da Europa o Benfica resolveu preparar a temporada disputando a International Champions Cup 2015. Desde a China à Austrália, acabando na América do Norte, Benfica, Real Madrid, Barcelona, Chelsea, PSG, Manchester United, Manchester City, Milan, Inter...enfim - a nata da Europa que trocou o conforto do lar pela globalização da marca e pelos milhões embolsados. Não é para quem quer (e tantos são os que também queriam) mas apenas para os que podem fazê-lo.

Em Portugal, as criticas (dor de corno) a esta opção do bicampeão não se fizeram esperar. Os resultados negativos deram-lhes as armas que precisavam para começar desde já a minar o trabalho do novo treinador! Que ninguém se iluda. Estes resultados apenas aceleraram um processo inevitável. Não conseguem disfarçar a ciumeira de um Benfica universal, com o mesmo patrocinador de Real Madrid, Arsenal, PSG, AC Milan, enquanto que os outros andam a pedinchar de porta em porta sem nada conseguir até agora. 

Depois de seis épocas com o mesmo treinador, qualquer que fosse o seu substituto teria sobre si uma tarefa gigantesca. Começar com este grau de exigência triplicou a dificuldade. Rui Vitória não poderia ter melhor maneira de começar desde já a tomar o pulso aos antigos bajuladores. Agora perceberá melhor a grandeza do Benfica. Agora perceberá melhor o tamanho gigantesco da tarefa que tem pela frente. E, em pouco menos de um mês, o tempo desta digressão, terá percebido que não é com palavras bonitas que convencerá os críticos. E, não sei se ele já sabe, mas, a quantidade de gentalha à espera que ele falhe é proporcional ao tamanho dos cornos dos que, nos últimos dois anos, em seis (canecos) apenas cheiraram um. E muitos - nem isso.

Eu posso lhes dar importância, mas, como anda tudo com o pito aos saltos por causa deles, vamos então analisar os resultados e a classificação da International Champions Cup 2015 - versão North América Edittion...

A primeira constatação diz-nos que as reservas do PSG conquistaram o primeiro lugar, lado a lado com o NY Red Bulls  - com 10 pontos conquistados...
Em terceiro lugar ficou o Manchester United (com 9) uma equipa que tem um treinador, que, segundo os especialistas portugueses, percebe de futebol ainda menos que o Rui Vitória...
O NY Red Bulls, que, segundo os mesmos especialistas até joga com uma bola de rugby, fez 10 pontos, 6 deles resultantes das vitórias (2-1) frente ao Benfica e da goleada (4-2) aplicada ao Chelsea de José Mourinho...coisa pouca como se constata.

Resta-nos confirmar que o bicampeão nacional ficou no penúltimo lugar da classificação - com menos um ponto que Chelsea e Barcelona. Um Barcelona que a Fiorentina venceu (2-1) já depois de empatar com o Benfica a quem ganhou nos penaltis!

Em jeito de conclusão podemos dizer que os fracos adversários do Benfica ficaram em 1º (Paris SG) 2º (NY Red Bulls) 5º (Fiorentina) e 7º (América). Apenas o Manchester, o tal que tem um treinador que percebe menos de futebol que o Rui Vitória, se intrometeu nos primeiros 3 lugares. Quase todos bem acima do Campeão Europeu Barcelona (com 3 derrotas) e do Campeão Inglês (Chelsea) que terminou em 6º. Para quem só gosta de resultados, eles aqui estão.

Depois disto tudo só falta saber se José Mourinho (este até já perdeu a super-taça) e Luís Henrique chegarão vivos ao Natal. A Rui Vitória já lhe fizeram o enterro.

Querem que eu fale da Eusébio Cup? Cá vai...
Entre perder por 3-0 com o Monterrey, uma das grandes equipas da América latina, que jogava no seu ambiente perante mais de 50 mil adeptos - em altitude, algo que até um leigo sabe que afecta profundamente (sobretudo nas segundas partes) a performance dos visitantes, ou perder, como na época passada, em casa (por 0-1) com o Ajax de Amesterdão, venha o diabo e escolha. Para mim conta o mesmo; um pouco acima de nada. Incomoda-me porque perdemos - mas nada mais que isso.

Duas curiosidades...
PSG e Arsenal ambos patrocinados pela Fly Emirates ganharam este fim-de-semana as respectivas super-taças. Premonitório?

Está mais do que confirmado; há que dar razão aos especialistas que garantem que os males do Benfica eram (agora são também o RV) o Jardel e o Eliseu. Como se comprovou, e ontem foi mais uma vez evidente, basta os dois não jogarem para que os bons resultados apareçam de imediato.

44 comentários:

  1. Carissímo Guachos:

    só uma correcção ao excelente texto publicado: os New York Red Bulls fizeram 10 pontos, ficando em 2º Lugar, e não somente 6. Ficaram em igualdade pontual conjuntamente com o PSG.Para comprovar, deixo o link onde podem constatar isso:

    http://www.internationalchampionscup.com/territories/na#VFxzgRayobOyEwh4.97

    Quanto ao restante, subscrevo por inteiro. Vivemos o apocalipse, versão número um milhão e tal, no Benfica, onde antes de disputarmos as competições já entramos derrotados, humilhados e goleados! Penso que, nem um pedido de isenção ou ano sabático nos livra de goleadas sem fim de todos os nossos rivais!

    A minha maior desilusão com os adeptos benfiquistas é que um grande número deles não são sócios, não compram um bilhete para ir ver um jogo do Benfica, nem BTV instalam nos seus lares, mas não se coíbem de insultar gratuitamente o seu clube e manifestarem a sua opinião de forma tão fácil e demagógica, culpando sempre os outros, mas ilibando-se de toda e qualquer responsabilidade. Apenas adoram fazer crescer as chamas, tornando-as em labaredas que irão consumir todo o Universo do Benfica!

    Por último, não há nenhum benfiquista orgulhoso de saber que em hóquei o Benfica é a segunda melhor equipa do mundo, só sendo superado pelo campeão europeu em título, o Barcelona? Depois de uma época cheia de títulos, em diversas modalidades, mais uma vez só o futebol é o rei, onde as desgraças que acontecem dizimam todo o excelente trabalho desenvolvido nas demais modalidades!

    Viva ao Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Obrigado. Estive a consultar uma classificação errada. Vou rectificar isso.

      Eliminar
    2. Enormérrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

      Mais um soberbo texto, coisa que não vai surpreender ninguém. Tal como ninguém se pode surpreender se os anti, Taliban incluídos, depois de andarem 5 anos a vociferar contra o agora visconde das chiclas e todos os seus imensos defeitos (excesso de investimentos e custos, más pré-épocas, falta de aposta nos jovens, só usar dois centrocampistas, etc., etc., etc.), clamando por um técnico como o que agora temos, passarem a reclamar por tudo ao contrário.

      Os Benfiquistas só se deixam enganar se forem, mesmo, masoquistas militantes.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  2. Concordo plenamente. Nem mais nem menos.

    - O Sonho de Damião -

    ResponderEliminar
  3. Grande Guachos,

    Estou de férias no Minho e com acesso limitado à net.
    Mas hoje tive a oportunidade de vir aqui saber como anda o nosso Benfica, e constato que continuamos grandes.
    Grandes posts, grandes comentários, e também referências a gfdp como o aguas (o pai deve envergonhar-se do filho). É mesmo como escreves o vento leva muita coisa mas não a memória de um fdp como esse. Não percebo como esse gajo tem coragem de falar do Benfica.
    Quanto a Eusebio CUP não vi, mas ouvi (estava a tentar dormir) lagartos!? a festejarem os golos do monterrey (pensava eu que eram do Benfica). Os viscondes andam excitadissimos e com razão. JJ é deus e vai fazer milagres!
    Mas a supertaça vai ser nossa, a não ser que o proença vá apitar! Ehehehe!

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
  4. Hum... Falando do que realmente importa nesta fase: como é que a equipa evoluiu com o novo treinador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei. Mas tenho a certeza que tu, como grande especialista, tens essa, e outras questões, na ponta dos dedos. E pronta a disparar. Força aí no gatilho.

      Eliminar
    2. Evoluiu da forma esperada. Fez sempre bons jogos até à primeira mudança drástica. Na Eusébio Cup, por exemplo, o Benfica durou até sair Luisão. A defesa estava a subir até ao meio campo contrário, obrigando o Monterrey a «amandar» chouriços (!!!) lá para a frente. Já sem os dois centrais titulares a equipa ressentiu-se. E estavam 100% de humidade!

      Nos restantes jogos, deu Benfica até às substituições em catadupa. Portanto, apesar de termos perdido todos os jogos (nada a que não tenhamos estado habituados com o anterior treinador), mostrámos que não deitámos fora o que de bom já tínhamos assimilado. Estou pois confiante e mesmo uma derrota na supertaça me fará desacreditar que vamos rumo ao 35!

      Eliminar
    3. O ano passado perdemos os jogos todos da pré época - sete! - exceto a vitória contra o gigante FC Sion! Marcámos 5 e sofremos 15 golos! Deve ser recorde!

      Pré Época 2013/14:
      SL Benfica 0 1 Sporting Taça de Honra da AF Lisboa
      SL Benfica 1 2 Olympique de Marseille
      SL Benfica 0 1 Ajax Eusébio Cup
      FC Sion 0 2 SL Benfica
      SL Benfica 0 2 Athletic de Bilbao
      Arsenal 5 1 SL Benfica Emirates Cup
      SL Benfica 1 3 Valencia
      SL Benfica 0 - 1 Irão

      Eliminar
    4. Eu assisti todos os jogos, como estou num fuso próximo fica muito mais fácil.
      tirando as segundas partes dos jogos no México, gostei do que vi. A evolução está la, os laterais ofensivos colados à linha, Extremos a fazer diagonais para o meio, avançados a buscar jogo. A qualidade dos passes é que deixou muito a desejar mas a culpa é do RV que o Talisca falhe 3 em cada 5 passes (Pizzi, e até Gaitan idem)? Com 37º graus, varias viagens, treinos fisicos, e altitude só é facil para os anonimos (devem ser o Messi e o Ibra que comentam aqui)...
      Em poucas semanas já ha trabalho feito, mas é um processo, não é do dia para a noite. Enfim, é a minha visão de leigo apaixonado.

      Para mim diz-me o mesmo ganhar 3-0 ou perder 3-0 num treino, quero ver movimentações, posicionamentos, se a equipa sai a jogar sobre pressão ou arrisca no chutão. Com o JJ o Jardel, Eliseu, Almeida, etc não saiam uma vez a jogar sobre pressão, perdiam as bolas todas.

      Por fim, ainda bem que perdemos tudo, ainda bem que o sbordem ganhou contra a roma. eles até se afogam na propria baba. estão tão convencidos que vai ser trigo limpo... Muito me vou rir se perdem a superaça e a falham a entrada na champions.
      GV e falar do ciani, não? se fosse um qualquer djavan de meia dúzia de tostoes a ser mandado embora na pré epoca era uma escandalo. Sendo um jogador de 45MM com uma semana de treinos, é normalissimo.

      Eliminar
    5. Excelentes comentários do Litmanen e do GPablito.

      Mas então, o leão ciani não foi morto por um dentista americano?

      Eliminar
    6. Eu perguntei porque genuinamente queria saber o que achavas. Ou será que nesta fase da época o que interessa mesmo é a classificação desta competição? Como alguém já colocou por aí, o ano passado também foi de arreio total e no final foi o que se viu. Só não tivemos foi Luisão e os avançados eram um misto de Nélson Oliveira e Franco Jara, não combinações de Jonas. Daí ser uma pergunta legítima perguntar o que achas do que realmente importa (como está a jogar a equipa) e não um post deste tamanho sobre fait-divers.

      Eliminar
  5. Incisivo como sempre, parabéns pelo excelente post.

    Yankeeslb

    ResponderEliminar
  6. Caríssimo e grandíssimo amigo Guachos,

    Felizmente ainda existem pessoas capazes de tomar posição e explanar convictamente uma visão objectiva e racional do valor de uma pré-época, das suas condicionantes e do seu objectivo ( que não passa certamente por ganhar joguinhos a feijões e descurar a preparação do que realmente interessa: aquelas coisas com asas que temos insistido em colocar no Museu ).

    Nos tempos que correm, digamos que estás a fazer uma transição ofensiva, enquanto meio mundo... anda a atirar-se alegremente e em manada para o fundo do poço, pensando que se existem uns tantos que o fazem, então é porque deve ser giro.

    Enfim, conseguem fazer análises profundas a uma catadupa de jogos em pouco tempo. Esquecendo que estes se sucedem a um período de férias; esquecendo o valor dos adversários; esquecendo as condições em que se joga ( em altitude e ontem com 35º graus e humidade nos píncaros ) e esquecendo que não se fez um único jogo com a equipa titular ou próxima disso, em mais de 60 minutos.

    E claro, a coerência está também em alta. Observando os rivais a tirarem dinheiro de algum mundo paralelo ( já que pelos relatórios de contas não o podem ter para investir ), querem que o Benfica faça precisamente o contrário de que andaram a ladrar durante os últimos anos. Antes era cortar o passivo e agora é o bora lá enterrar o clube, porque os adversários estão loucos da cabeça.

    Não falando ainda, do estranho caso do Fair Play Financeiro, onde dizem que os lagartos tinham de apresentar lucros no mercado e não prejuízos brutais, sob pena de multas e impedimentos de inscrição de jogadores. Nem dos Osvaldos que seguem caminhos tão escuros... que o Ministério Público, a CMVM e a PJ, adormeceram e estão a tirar uma longa e profunda soneca.

    Enfim, tenho como claro que uma vez mais LFV está a dar um passo corajoso em direcção ao futuro. Correndo riscos ( tal como com o estádio, os pavilhões, a BTV, o centro de estágio, etc. Onde agiu contra a opinião de muitos ), mas preparando um futuro seguro, onde inevitavelmente o Benfica criará um fosso competitivo e uma supremacia acentuada sobre os rivais...

    A corda deles está a esticar e mais tarde ou cedo partira, com consequências na suas capacidades competitivas a longo prazo. Agora é aguardar e alertar para o estranho fenómeno do dinheiro que surge de onde não há dinheiro!!!

    ResponderEliminar
  7. O problema não são os resultados.
    O problema é o futebol que se joga ou, neste caso, não se joga.
    Eu, que nunca fui fã do actual treinador, vou esperar (também não tenho outro remédio) para ver se aquilo que se vê actualmente em campo faz parte de um processo de crescimento em condições difíceis ou se é isto que o actual treinador tem para apresentar.

    Para já, o que conta é ganhar Domingo nem que seja da forma como ganhamos ao América!

    ResponderEliminar
  8. Falando por mim, no ano passado por esta altura estava descrente e não renovei o cativo (mea culpa). Festejei no final. Este ano estou na mesma, descrente e tb não comprei cativo. Espero que aconteça o mesmo, que me engane e no final festeje o tri. Mas para isso vai ser preciso algo mais que até agora ainda não se viu. Até pq este ano vamos ter a tripla aliança ( lagartos-tripeiros-proença ) contra nós.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde! Admira-me que ainda ninguem tenha comentado que algumas classificações e pontuações ainda não são definitivas dado que falta jogar o Chelsea-Fiorentina...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade, mas, a única coisa que pode alterar é a troca de lugares entre os dois. Para o que eu quis fazer ver, conta muito pouco.

      Eliminar
  10. Eheheheheh! Grande Guachos, não te passa uma!

    Para completar o historial, no jogo com o PSG ao intervalo estávamos a ganhar 2-1 e perdemos o jogo na 2ª parte quando o PSG colocou em campo os melhores que tinha no banco e estavam descansados e o Benfica colocou os juniores e as novas contratações. O Benfica tinha chegado menos de 24 horas e por isso jogou às 3 da manhã. Tentem fazer o mesmo e contem como se sentiram.

    No jogo com o Monterey, os jogadores deste para além de estarem habituados às condições climatéricas adversas, mudaram 6 jogadores ao intervalo (o Benfica manteve os mesmos) colocando alguns dos melhores jogadores da equipa descansados do banco, numa clara tentativa para ganhar o jogo e só então conseguiu marcar com a ajuda de um penalty tão inútil como desnecessário. A 1ª parte tinha sido equilibrada. Tinhamos perdido o Luisão na 1º parte e o Jardel não jogou.

    O jogo com o Fiorentina não fomos inferiores, os italianos utilizaram a "porrada" como meio de impedirem o nosso ascendente com beneplácito do árbitro. Ganharam nos penaltis. Também ganharam ao Barcelona, jogo que eu vi, em que foram superiores e podiam ter goleado.

    No jogo com os Red Bulls não fomos inferiores, vinham de um vitória de 4-2 com o Chelsea, ganharam com ajuda de 2 chouriços que nem dentro de 100 anos acontecem.

    Indo para os lagartos, ganharam o único jogo contra uma equipa decente, a Roma, mas apenas depois destes mudarem quase a equipa toda ao intervalo colocando em campo os suplentes.
    Estão a perder a cabeça com o JJ que está fazer o mesmo que fez no Benfica, contratações às dúzias de jogadores, alguns trintões, que vêm substituir os jogadores da formação. Devem duplicar os custos de pessoal. Estão a jogar na roleta, se falham a champions e perdem com a Doyen estão fritos!

    Os grifos estão a fazer o "all-in" 2.0, despediram os 6 melhores jogadores do ano passado, "a melhor equipa dos últimos 30 anos" como afirmou o Capo, andaram a jogar contra equipas fracas, emparam 2 jogos, perderam outro e ganharam o único jogo contra o Stoke City que já é uma equipa fraca, jogaram parados sempre na expectativa e na 2ª parte colocaram em campo os juniores e os suplentes. O Porto não joga nada como o ano passado, a equipa por enquanto é inferior à do ano passado.

    Como já esgotaram os empréstimos de fundos, assim como das instituições financeiras, foram buscar um jogador ao Uruguay, o país das off-shores, a custo zero, dizem eles mas que custa 4,5M dos quais uma grande parte irá cair nos bolsos do Capo dos grifos, como aconteceu com o Hulk.

    O Bueno também veio a custo zero mas custou 6M de prémios de assinatura e comissões. Fonte Marca.
    Falar do Maxi é falar também do seu prémio de assinatura de 5M, trocado pela diminuição do termo do contrato de 4 para 3 anos e da comissão ao empresário (2,5M).
    Para além dos 20M, uma parte adiantada pela Doyen, não esquecer a comissão ao pai (2,5M) do Imbula assim como ao Guincamp (1,5M) seu anterior clube.

    Enfim, uma beleza! Deixem-nos poisar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel,
      Excelente, mas dois porens: achas mesmo que o maxi só custou a assinatura? vais ver os uruguaios a chegar vindos do Paco Casal. O Osvaldo é a mesma coisa, só negociatas.
      Os italianos bateram muito e o que dizer mexicanos do america? Gaitan, Almeida, Samaris, entre outros sairam com medalhas dos jogos. Mas ainda bem que houve colinho e expulsou um deles...

      Eliminar
    2. Excelente comentário Manuel, como é hábito.

      Relativamente aos espanhóis chamo a atenção para a manutenção da fragilidade no eixo da defesa - começando no franguilhas q me parece bem pior do q o helton, dos 4 centrais venha o diabo e escolha... aquele 1º golo do Lima no Ladrão não aconteceu por acaso, e mt menos os 7 golos na eliminatória do Bayern... por cá, como + de metade das equipas são treinadas ou dirigidas por amigos vão-se aguentando...

      Eliminar
    3. Litmanen, o Maxi custou os 5M de prémio de assinatura a somar aos 2,5M da comissão do Paco Casal. A seguir temos de somar os mais de 4M/ano que ele custa durante 3 anos. Tudo somado cerca de 20M em 3 anos, uma média de 7M/ano para um jogador que não irá dar qualquer retorno. Quando acabar o contrato tem já 35 anos.

      Se somarmos os 6M do Bueno, os 24M do Imbula, os 4M do Danilo, o que custou André André, Sérgio Conceição, os 7,5M do Maxi, os 4,5M que vai custar o novo avançado do Uruguay (a custo zero lol!!), a soma total dos investimentos em novos jogadores já vai em quase 50M, afinal o mesmo que investiram o ano passado que foram 47M.

      Por isso e como eu já afirmei várias vezes, estão já a preparar a venda do Alex Sandro (o único que resta que ainda têm 100% do passe) e acabam de pedir emprestado o Chissoko, que já tinham vendido ao Lyon.

      A venda do Chissoko por 15M na altura deve ter enchido os bolsos da administração toda do Porto assim como do presidente do Lyon. Algo para o MP investigar, se estivessem interessados.

      Como vêm o dinheiro não abunda para aqueles lados e continuam a comprar com ajuda de fundos, agora manhosos, e pedem emprestado. Mas têm de continuar a vender porque têm de pagar as dividas que contraíram há um ano (cerca de 50M) que terão de ser pagas. Tudo o que compraram o ano passado foi a crédito!

      A dívida de 11M do Adrián que muitos idiotas diziam que não era para pagar começou agora a ser paga. Irão descontar nos 30M do Jackson. lol! O resto vai para os bancos. É deixá-los enterrar-se cada vez mais. Financeiramente estão piores do que o ano passado apesar das vendas do Danilo, Jackson e Alex Sandro.

      Fazem com os jogadores o que fazem com os empréstimos obrigacionistas, fazem o "roll-over", quando chega a altura de pagar, começam a pagar o antigo mas continuam a comprar novo a crédito e assim o passivo vai aumentando.
      Os números não esticam nem são elásticos, a matemática é uma ciência exacta!
      Next!

      PS. Os lagartos estão a jogar a roleta! Vou deixar para quando apresentarem o 1º R&C do novo ano. Será muito interessante.

      Eliminar
    4. Sim, sim, perfeito. Estou totalmente de acordo. E o maxi não é gajo para aceitar ir para o Dubai a meio do caminho, este aos 35 anos está no fcp.
      O Alex Sandro será um negociata tipo fernando. em final de contrato, não quer renovar porque já tem tudo acertado com algum clube, e aí, por milagre renova por 2 anos e sair por 15MM. Algum dia um Man City iria pagar pelo fernando quando podiam assinar a custo zero (fora luvas do empresário e jogador)... é só lavagens de dinheiro.

      O sporting arrisca ser o parma de 2016! Mas isso é problemas deles...

      Eliminar
  11. Caro Guachos,

    Mais uma vez, um belissimo texto em defesa do Sport Lisboa e Benfica.
    De facto, o desespero instalado faz antever um Apocalipse, mas agora imaginem que o SL Benfica tinha contratado para o lugar do Lima o avançado mais promissor do Uruguai (já elogiado por Luis Suarez e Cavani) e tambem um jogador que foi o 2º melhor de um campeonato do mundo de Sub20 por Milhões com os nomes de Jonathan e Nelson. Imaginem também, que para o lugar do Emplastro o SL Benfica teria contratado por Milhões o melhor lateral direito do ultimo europeu Sub21 e dois internacionais portugueses de nomes Lindelof, andré e silvio. Imaginem também quer tería contratado para o lugar do azarado Salvio dois jogadores que foram das maiores jovens promessas a alguns anos atrás como Taarabt e Carcella. Acho que se isto acontecesse, em vez do Apocalipse o SL Benfica seria candidato a vencer a Champions League..

    Carrega SL Benfica

    Ricardo Oliveira

    Benfiquista do Norte

    ResponderEliminar
  12. Não será o post ideal para fazer este comentário mas faço-o...
    Acabei de ler o comentário de regresso do D´Arcy na Tertúlia e ele que percebe bem mais de bola que eu apresenta uma visão mais próxima da minha e muito menos "rosa" que esta...
    Eu por mim só digo, gosto muito do Benfica e não gosto do que vejo. E não adianta comparar com pré épocas anteriores pois a realidade é completamente diferente (tipo universos paralelos). Como se dirá como advertência no mundo das finanças "LUCROS PASSADOS NÃO SÃO GARANTE DE LUCROS FUTUROS".

    E já agora que me meti na área do Companheiro José Albuquerque, só quero deixar mais uma observação:
    Também os BES, BPN e outros que tais foram sempre apresentando contas e relatórios que eram um mimo e depois foi aquilo que se viu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é esse? Algum treinador especialista na área do treino e da preparação? Algum expert em finanças? É ele que paga os salários no Benfica? Não sei o que percebes de futebol. Eu, por exemplo, não percebo nada. Se percebesse estava a ganhar milhões a treinar um grande clube. E esse moço percebe o quê de futebol? Podes publicar o currículo dele por favor?

      Eliminar
    2. Os comentários da bola na gloriososfera passam todos pela máquina de lavar - por isso são totalmente electomodésticos...

      Eliminar
    3. Enorme António F, Companheiro,

      "Também os BES, BPN e outros que tais foram sempre apresentando contas e relatórios que eram um mimo e depois foi aquilo que se viu..."

      Vergonhoso! É vergonhoso que um Benfiquista venha pôr em dúvida os Nossos "R&C" e, com isso, lançar um anátema de uma dúzia de crimes sobre outras tantas pessoas (Administradores, membros do Conselho Fiscal, Diretores, Auditores, etc.) sem se ter nem sombra de provas!

      Ainda por cima com um pseudo argumento deste jaez, só possível da parte de quem é um perfeito ignorante em temas de contabilidade: ficas a saber que não há comparação possível entre as "contas" de dois monstros como os que indicaste (onde parecem abundar dezenas de crimes de falsificação) e a Nossa SAD.

      Se tiveres um pingo de vergonha, nunca mais repitas o que aqui escreveste.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  13. Eu ainda gostava de perceber porque motivo este tipo de textos é defender o Benfica, e criticar ou dar opiniões contrárias não é. Eu acho é que é o contrário... querer ser positivo e desejar que tudo corra bem, sem ter bases para isso, não é DEFENDER o Benfica. Bem pelo contrário!

    Isto não tem nada a ver com resultados... só quem não percebe de futebol é que discute resultados, em vez do jogo. Principalmente na pre época, é estúpido discutir e comprar resultados. O que importa é falar de futebol, e em relação a esse meus amigos... medo!
    Aquela defesa é pavorosa e não me venham falar em ausências. Quando há (bom) trabalho, todos têm que saber o que fazer, melhor ou pior face ás suas qualidades. Já se esqueceram da história do manel??

    O mais grave disto tudo é que sabendo da teimosia do presidente, quanto pior as coisas estão, menos ele vai tentar fazer para as mudar só porque o clube não é governado de fora para dentro... E como não podiam estar piores, mais difícil é ele querer dar ao treinador o que prometeu, as mesmas condições dos anteriores.

    Isto meus amigos, é que é defender o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «só quem não percebe de futebol é que discute resultados, em vez do jogo.» Muito bem. Aplaudido. Já agora só uma perguntinha; quem é que percebe de futebol? os cumentadeiros e os especialistas da internet? Ah, bom. Esses. Bem me parecia.

      «Principalmente na pré época, é estúpido discutir e comprar resultados.» Ora cá uma frase que eu concordo profundamente. É realmente muito estúpido andar a discutir e comparar (não comprar) resultados. Não me canso de o dizer.

      Falta a teimosia do presidente. Heheheh. Que chato que ele é. Em vez de dar ouvidos e fazer as vontades aos especialistas da internet, prefere ouvir os treinadores e a equipa que o rodeia. Dois meses antes era o antigo treinador que era um teimoso. Agora é o Presidente.
      Mas que grande defensor do Benfica. Assim, sim.

      Eliminar
    2. Presunção e água benta... nem sequer te dignas a assinar?

      Eliminar
    3. Eh eh eh - o cumentário anónimo é todo 1 poema...

      Eliminar
    4. Anónimo, o teu comentário é de um imbecilidade tremenda e vou explicar porquê.

      Tu dizes que "ser positivo e desejar que tudo corra bem" não é defender o Benfica. Mas o que é defender o Benfica, atacar e criticar sem perceber nada do assunto? Mas isso é o que fazem os inimigos do Benfica, como muitos adeptos dos outros clubes. O que estás a dizer é que defender o Benfica é fazer a mesma coisa que fazem os inimigos do clube. Isso é das coisas mais estúpidas que um adepto pode dizer.

      A seguir afirmas que o importante é discutir futebol. Mas quem és tu, e eu, para discutir futebol? Será que percebes alguma coisa disso? Só faria sentido se as pessoas que discutem percebessem tanto ou mais do que as pessoas que estão dentro do clube o que não é o caso. Por isso, discutir futebol por parte de gente ignorante é o mesmo que discutir o sexo dos anjos, não se chega a lado nenhum e por isso não se ajuda o clube em nada, bem pelo contrário, aumenta o ruído quando que é necessário é deixar as pessoas trabalhar em paz.

      Se fosses uma pessoa inteligente perguntavas:

      Discutir futebol nas redes sociais ajuda o meu clube? A reposta tem de ser não já que não adianta nada. Não são os adeptos que tomam as decisões. Solução, o silêncio é de ouro!

      Criticar opções tácticas e contratações no começo de uma época ajuda o meu clube? A resposta só pode ser não, porque as posições dos adeptos não irão influenciar o que quer que seja. O melhor será esperar e deixar as pessoas que percebem do assunto e que estão dentro do clube decidir. Solução, o silêncio é de ouro!

      Chamar teimoso ao presidente, afirmar que ele não quer cumprir as promessas ao treinador, achas que isso é defender o Benfica? Isso é insultar o clube e mentir sobre as pessoas e isso é inqualificável para um adepto.

      O que tu fazes é igual ao que fazem os inimigos. Fazes afirmação falsas e insultas pessoas que desconheces assim como as condições em que as decisões são tomadas e que dizem respeito apenas aos profissionais que trabalham dentro do clube e que já provaram que são competentes.
      Será que te esqueceste das recentes vitórias? Achas que foram conquistadas com incompetência?
      Hush!!!!


      Eliminar
    5. Oh Guachos, não é preciso preciso ser especialista para perceber de futebol. O vosso problema é que são cegos... quando ganhas-mos é uma festa, mas não tentam perceber o porquê do sucesso. O sucesso não se deve ao facto de sermos o maior clube português ou à força do adeptos. É lá dentro que se joga e é lá dentro que se faz a diferença. Mas deixem-se andar porque mesmo sem me conhecerem sabem todos que eu não percebo nada de futebol. Já de apoiar os clube vocês são top. Não sei é que critérios usam para acharem uma coisa ou outra.

      Ah o presidente não é teimoso? Não foi contra os entendidos dentro do clube que queriam mandar o Jesus embora quando perdemos tudo em 15 dias? Ele próprio admitiu isso mais do que uma vez. Nesse caso não deu ouvidos à estrutura.
      Ele tem tanto medo de parecer que mandam do clube de fora para dentro que é capaz de não mudar de opinião. E mudar de opinião julgo que seja sinal de inteligência.

      Não se trata de presunção. É a minha opinião. E dei-a porque isso é que eu acho que será o melhor para o clube. Não é como um idiota qualquer que comentou que disse que isto não ia mudar o que se passava lá dentro. Se a minha opinião não muda nada, os milhares de blogs mudam o quê? Este post muda o quê? Mais uma vez, são critérios.

      Já agora, o presidente não garantiu no dia da apresentação que o RV ía ter a mesma condições? E está a ter? Onde é que eu menti aqui? A não ser que seja como na época passada, entradas de bons jogadores apartir de dia 20 de Agosto ou já fora do limite de inscrições.

      Vocês em vez de ficarem todos ofendidos com o meu comentários, deviam pensar que não é só quem aparece muito em blogs que está informado e segue o que se passa no clube. Eu não estou a falar à toa e se alguns de vós confessam que não percebem nada de futebol, não pensem que toda a gente é assim. Ah e não me venham pedir o currículo porque não é isso que mostra que uma pessoa sabe mais ou menos sobre futebol.


      PS: Era "comparar" que eu queria escrever e não "comprar", como facilmente se percebe. Usar isso como argumento é do mais infantil que pode existir...

      Eliminar
    6. O que é 'ganhas-mos' ? emperrei aí.

      Eliminar
    7. Anónimo, não percebes nada de futebol e ainda menos de gestão.
      Valor e currículo tens muito em presunção.

      Consegues até presumir que não foi o presidente que escolheu JJ em 2009, que lhe foi comprando jogadores (cedo ou tarde) e que trabalhou para teres a melhor época na história do Clube.
      Mais, o teimoso do presidente conseguiu tudo isto sem perceber o porquê do sucesso!

      Tens um novo estádio com excelentes condições, um centro de estágio e formação de fazer inveja, museu, pavilhões, numero elevadíssimo de sócios, dois canais de televisão, direitos de transmissão dos jogos em casa, direitos de televisão de algumas das mais importantes ligas europeias, és bicampeão (ainda não devias de ter nascido na ultima vez que isso aconteceu), fizeste um feito inédito em Portugal com o Poker, foste (e sim perdeste com JJ) a duas finais europeias consecutivas, regressaste ao top dez do futebol europeu e ... tudo isto foi por acaso ou por teimosia.

      Decide-te lá caríssimo! O clube que te orgulha parece não ser o Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

      Eliminar
    8. Volto à minha. Como é que queres que a te levem a sério se escreves 2 comentários e não te dignas assiná-los. Todos os que aqui te responderam assumem uma identidade. Não interessa se usas o nome verdadeiro ou um nick. Mas poderás ler comentários meus pela Gloriososfera fora e associá-los e relacioná-los com um nome, uma identidade. E isso faz toda a diferença. Uma pessoa que vem às caixas de comentários e pretende estabelecer um diálogo com aqueles que «dão a cara» mas ela própria nunca assume o que escreve, configura, quanto a mim, uma enorme falta de respeito pelos outros.

      Eliminar
  14. Eu comparo os jogos desta digressão a duelos desiguais em q nós tínhamos uma espada e os outros clubes uma pistola... com excepção da Fiorentina todos estavam mais rodados e/ou ambientados...

    Mas aí está a grade virtude desta pré-época (para além do cacau) - pôr a nu as (poucas) fragilidades do Benfica... se tivéssemos dado umas goleadas aos amadores da Suiça estávamos agora todos contentes e confiantes numa época brutal...

    Depois, fico admirado de ver tanto adepto do Benfica, q sabe escrever, tratar o RVitória como 1 mentecapto s/ qualidade sequer para roupeiro do Benfica... espantoso! enfim, já diziam o mm do agora omnipotente JJudas (q é 1 grande treinador, s/ dúvida).

    Como já disse noutro Blogue, não estou, objectivamente pessimista.

    Na linha do comentário do Manuel e na linha de + 1 Glorioso Post do GV, não me parece q exista regressão na qualidade e segurança de jogo do Benfica - vamos analisar apenas as 1as partes dos 5 jogos, altura em q jogámos c/ a equipa principal, testando apenas uma ou outra modificação, atenuando assim o factor físico q tivemos como desvantagem significativa em todos os jogos:

    - não perdemos nenhum jogo

    - ganhamos 2-1 ao PSG, q não jogou c/ a equipa B como disseram os antis...

    - só não ganhámos ao NY RBulls pq o Luisão fez uma oferta incrível

    - sofremos apenas 2 golos

    - jogamos sp de forma segura e criámos situações de golo suficientes para resolver os jogos (aqui penso q c/ a Fiorentina foi excepção, embora tenha dado cacetada de 2 da manhã)

    Naturalmente q c/ as substituições e, sobretudo, c/ a falta de oxigénio no cérebro nas 2as partes, de q são exemplo flagrante as 2 bolas paradas dos 2 1os golos contra o Monterrey (falta do Lisandro e mão na área do Pizzi, ambas desnecessárias e estúpidas) o Benfica "pôs-se a jeito" para perder os jogos, e até para sofrer + golos do q sofreu...

    Por isso, agora q já descarregámos a vesícula, há q dar umas passeatas, esquecer o Benfica por uns dias, e no Domingo estar em frente do televisor ou no estádio a apoiar, sabendo q a Supertaça é apenas 1 jogo e por isso 1 troféu menor...

    No fim de Setembro / início de Outubro cá estaremos para falar do RVitória, do LFV, do rendimento da equipa, da apreciação individual dos jogadores, da "estrutura", nessa altura c/ mt > objectividade...

    Os resultados destes jogos são pinars... e eu acardito plenamente q vamos fazer + uma grande época...

    ResponderEliminar
  15. É sempre um prazer enorme ler o que escreve, para além da ironia da qual sou fã confesso, a inteligência e perspicácia levam-me ao patamar que sempre procuro aqui: optimismo e realidade pura! Obrigado mais uma vez. António José.

    ResponderEliminar
  16. Caro Guachos hoje andei passeando pela mega City of Toronto nao pude vizitar o teu blog pela matina como e costume,quando agora aqui cheguei ja muitos colegas comentaram nao valendo de nada o meu vou ser o unico a ler aquilo que escrevi,mas nao faz mal gosto de falar pensar escrever sobre o Benfica nem que seja com os meus botoes,nao concordei com muitas das ideias ,criticas e outras opinioes mas como cada tem um tem as suas ideias respeito-as todas eu vi os jogos todos do Benfica pelas Americas inclusive um ao vivo e se o Benfica volta-se ca amanha o iria ver novamente sabem isto e amor ao clube de um imigrante saudosista de tudo quanto seja da terra mae e quando s e trata do Benfica para mim e como me sai-se a sorte grande ninguem mas nunca ninguem me ouvio ou ira ouvir falar mal desse maravilhoso clube como muitos o fazem por essa net fora ja esperavamos que iam crucificar o RV no primeiro falhanço que tivesse sao assim os talibans tanto os de turbante como os sem,esta digressao pela sAmericas nao foi assim tao desastrosa como isso,no seu primeiro encontro em Toronto depois de umas quase 8 horas de viagem joga no dia seguinte com uma das melhores equipas da Europa com uma primeira parte de bom nivel perdendo o jogo com um frango do Paulo Lopes,em Portugal eram 3 e tal da manha voces jogavam melhor depois dessa cansativa viagem com um fuso horario de 5 horas em relacao a Portugal,nos jogos seguintes tivemos bons momentos de futebol com alguns erros pelo meio por isso perdemos mas nunca fomos inferiores aos nossos adversarios,em Monterrey (Mexico) istive la a pouco tempo aquilo e um forno,sabem que horas eram em Portugal quando la jogaram 4 ou 5 da manha em Portugal com uma humidade terrivel temperaturas quase atingir os 40 graus voces jogavam melhor?nao sejam mas linguas a primeira parte o Benfica jogou de igual a igual caio na segunda parte sem os seus centrais, jogaram a mil e tal pes de altitude do nivel do mar acham que os corruptos e lagartada faziam melhor naquelas condicoes please give me a break vamos ver agora em Portugal como vai ser com eles no seu habitat natural todavia e muito cedo para criticar quem quer que seja e quando o fizerem facam-no com moderacao e bons benfiquistas,

    ResponderEliminar
  17. Sempre em grande Guachos,excelente texto e não menos bons os comentários aqui feitos,uma delícia,de ler e chorar de rir!!
    Parabéns Guachos,o melhor blog sobre a actualidade Benfiquista!!
    Carrega Benfica

    ResponderEliminar
  18. ”O circo até vai dar faísca...:-)
    Jagunços, caceteiros, mal comportados, mau carácter, não gostam de futebol, contratações para vender camisolas e jet-set etc e tal (referindo-se a Pablo Osvaldo e Kevin Prince Boateng)...o circo continua com toda a força para uma época que tem tudo para ser memorável para o futebol português...

    E para o circo ser completo, até o Cissokho regressa ao FC Porto...há coisas do caraças...

    Isto já parece o circo galáctico do Real Madrid...:-)

    E quem também tem dado uma ajuda para esta animação, é a outra escola jagunceira e de não saber perder...Jasus, Octávio, Brunhinho que também andam a escolher os "mais maus" do futebol europeu para tentar fazer frente aos "maus" do norte...

    E o estado de graça é enorme...até já conseguiram um lugar como cabeças-de-série do Playoff da Champions, depois do Ajax incrivelmente lhes ter dado o lugar, já nem precisando da ajuda do Vitinho...

    Quem está lixado é um gajo português e educado na lampiolândia...uma coisa raríssima...está fodido...já faz lembrar o Paulo Fonseca...ainda não fez nenhuma jogo oficial e já lhe querem cortar a cabeça...o futebol é para jagunços...é esse o publico alvo...como digo sempre, e transversal a qualquer clube, 80% dos adeptos são assim, jagunços, cegueira clubística, rebanhos amestrados...ainda se fosse estrangeiro...como bons parolos a tudo o que vem de fora, davam-lhe tolerância...assim, dão-lhe migalhas, e desmantelam o que já vinha sendo desmantelado e se os resultados não aparecerem está queimado antes do Natal...e aí, fazem como ao outro...em vez de Josués, Licás, Ghilas e afins começam a dar-lhe milhões, milhões e mais milhões...eles perdem tudo com esses milhões todos, mais não "estava habituado", e toma lá mais milhões e milhões e milhões...qualquer dia resulta...agora, dar lagosta a um portuga, está quieto...a não ser que seja um jagunço e tresloucado experiente, aí prestam-lhe um bocado de atenção por medo...:-)

    Sim, mas 31 de Agosto ainda vai longe...o desespero vai apoderar-se de alguns...

    Estou ansioso...vai ser uma animação...disparos para todo o lado...

    * O Quaresma deve estar a perguntar: "WTF?!?!?! :-)))" em http://souportistacomorgulho.blogspot.pt, 5 de Agosto de 2015.

    Incrível como este portista é mais lúcido que muitos "benfiquistas"...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.