segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Um rabo para várias cadeiras...

Atenção que isto vai ser longo...
Eu não quero que os companheiros que me seguem, aqui no Guachos, tenham quaisquer espécie de duvidas. Eu não mudo de opinião a cada dia que passa. Eu não mudo de opinião a cada mau resultado. Nem porque hoje está vento ou porque amanhã vai estar sol. E embora se diga que "burro velho não aprende línguas" eu renego completamente essa ideia e deixo bem claro que apesar de ''burro velho'' - também mudo muitas vezes de opinião. Só é preciso provarem-me que estou errado.

Dito isto e para que fique bem explicito - quero deixar bem claro que, na minha opinião, mais significativo que os três perdidos ontem existem três (mais um) pontos que são muito mais importantes ganhar.

1º - Lutar pelo terceiro lugar é coisa de lagartos. O Benfica tem de lutar pelo tricampeonato.
2º - Perder por 3-0 ou...7-1 vale apenas três pontos e até pode valer campeonatos. É a história que o confirma.
3º - Quem não pensar desta forma está a mais no Benfica.
4º -  E que o facto de não jogarmos um caracol não dá o direito a ninguém de nos roubar porcamente. (voltarei a este assunto) 

Depois desta declaração de principio, e porque me recuso ficar amarrado à obrigação de defender algo em que não acredito, importa clarificar o seguinte...

Como era de esperar - já começam a chatear-me com o apoio que sempre dei ao anterior treinador...
Para que percebam de uma vez por todas; eu detestava muito mais Jorge Jesus, antes de ele entrar no Benfica, do que detestava Rui Vitória antes de ele assinar pelo Bicampeão Nacional. Tinham os dois um abominável mau perder contra o Benfica e ambos faziam questão de o demonstrar, sempre. Não me lembro de os ver reconhecer a superioridade do Benfica em nenhuma ocasião, e fui habituado aos seus queixumes patéticos contra os árbitros mais o raio que os partisse aos dois. Ainda em comum, a brandura como encaravam as derrotas com os nossos rivais, mesmo em jogos onde tinham grandes razões de queixa. E não me venham com merdas do tipo, Rui Vitória é benfiquista e outras tretas do género. Eu tenho uma memória de elefante - para o bem e para o mal. 
De Jesus, de quem agora pouco importa falar, ficou celebre a frase da PlayStation quando o Braga foi vergado na Luz e de Rui Vitória jamais esqueci o celebre ''chouriço'' que lhe foi tão indigesto - num jogo em que o Benfica ganhou limpamente, em Guimarães. 

De RV recordarei sempre um jogo em Paços de Ferreira, onde o Benfica foi gravemente penalizado pela arbitragem, e onde ele, o agora treinador do Benfica, soltou os cães em cima do árbitro de uma forma tão cretina - que me deixou enojado. Em matéria de antipatias antigas estão ambos, como se percebe, muito iguais nas minhas memórias. O que os diferencia é a sua capacidade profissional, que num; mete-se pelos olhos dentro, e que no outro; só com uma enorme dose de boa vontade eu consigo vislumbrar. Avancemos...

Sobre Rui Vitória, nesse jogo em Paços de Ferreira, já escrevi (AQUI); e passado todo este tempo não retiro nem uma virgula. É só comparar com o Rui vitória no final do jogo de ontem, onde apareceu com o habitual discurso enfadonho, monótono e previsível, que nunca passa da sala de imprensa. "Não tivemos sortinha nenhuma", "jogo atípico", "ai ui e os adeptos são maravilhosos". Na sua génese RV ainda não deixou Guimarães...Rui vitória aborrece-me de morte. Ao menos que falasse do xistra. Tinha fortes motivos para o fazer. Fê-lo no passado - contra o Benfica - mesmo quando não tinha um pingo de razão.

Rui Vitória foi levado no andor da cs até aterrar no estádio da Luz ao mesmo tempo que o antigo treinador do Benfica era enterrado na lama - à mínima oportunidade. Se me bati até à exaustão para que isso não acontecesse, não me peçam agora que apague tudo o que eu vi na época passada. No andor do Guimarães - RV teve 13 ou 14 penaltis a seu favor e não há registo de um jogo onde fosse claramente prejudicado. Na Luz já viu o Benfica ser roubado em Aveiro, contra o Arouca, e ontem contra os lagartos também ficaram penaltis por marcar. 

Para fazer passar mensagens não é preciso falar bonitinho ou ser enfadonho. É preciso ser claro e objectivo. Eu sei que Vitória tem uma tarefa gigantesca pela frente. Qualquer treinador teria. E porque não veio substituir Quique Flores, mas um treinador carregado de vitórias, é que Rui Vitória vai ter que subir vários patamares num curto espaço de tempo. Um tempo que ninguém lhe vai dar, sobretudo os amigalhaços que lhe carregaram o andor na época passada. 

Apoiarei Rui Vitória tanto como apoiei o anterior treinador. Apoiei-o porque lhe reconhecia qualidade e capacidade como a muito poucos neste mundo e não renegarei uma palavra do que escrevi anteriormente. Apoiei-o, mesmo nos momentos onde cometeu tantos erros como aqueles que Rui Vitória cometeu no clássico, porque lhe reconhecia qualidades que não via em muitos outros. Por isso me bati, até à exaustão, no passado, procurando evitar aquilo que tantos teimavam em não perceber, e que os restantes desejavam ardentemente ver acontecer. Agora não há mais remédio. A minha dificuldade - a bem do Benfica - vai ser lutar por alguém que eu penso que jamais vai dar certo. Vou fazê-lo, mas só até ao limite do razoavel. Sou benfiquista - não sou cego e muito menos masoquista. Mas também sei que me engano muitas vezes, e porque desejo ardentemente que isso aconteça, estarei de corpo e alma com o treinador do Benfica.

Mas não quero que ninguém tenha duvidas. Eu sempre olhei para Jorge Jesus como um dos melhores treinadores do mundo. E só por isso é que eu ''pedia'' ao presidente que assinasse com ele por mais dez anos. Sempre pensei que se todos os que eu considero inimigos do Benfica faziam de tudo para o arrancar da Luz - não seria com intenções de O ajudar. Que se todos os que eu considero inimigos do Benfica faziam tudo para carregar o andor de Rui Vitória - não era para O favorecer. E o tempo parece dar-me a dar-me razão.

E ainda digo mais, antes que apareça por aí algum taliban a chamar-me a atenção, mesmo sabendo que vou contrariar opiniões que muito preso, como a que o meu querido amigo José Albuquerque aqui expressou. Não considero que Rui Vitória tenha pior plantel do que grande parte dos planteis de Jorge Jesus. E passo já a explicar porquê. Se agora todos choram por Di Maria, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Witesel, Maxi Pereira, Garay, David Luiz, Ramires, Enzo Perez, Oblak, Lima, André Gomes e tantos outros, remeto-vos para o que disseram deles os chamados especialistas, os talibans e o raio que os parta a todos, até que alguém pegou neles e os pôs a produzir ao nível dos melhores. Lembrem-se da porcaria que disseram deles, das frases de merda do tipo; a esse até o vou levar de borla ao aeroporto (comum a quase todos) e lembrem-se que eu tenho uma memória de elefante - para o bem e para o mal.

Outra explicação que quero, pela enésima vez, reforçar. Taliban é todo o cobarde que a coberto do seu suposto benfiquismo tenta deitar abaixo tudo o que a direcção faz, o trabalho dos técnicos e a performance dos nossos jogadores, que nunca prestam e são sempre piores que os outros, mas...só até saírem do Clube. Chamo taliban a todos os canalhas que estão apenas à espera de um empate ou de um resultado menos positivo para saírem da toca - disparando a torto e a direito, sem qualquer respeito pela instituição que dizem admirar. Combaterei sempre essa escumalha. Doa a quem doer.

E para terminar, recusando qualquer tipo de duvida, digo que oferecia de boa vontade os pontos ganhos na Champions e que os trocava por duas vitórias no campeonato; uma em Contumil e a outra ontem, na Luz, contra os lagartos. A Champions é muito bonita e ninguém mais do que eu quer fazer bons resultados. Mas lembrem-se (a tal memória de elefante) das palavras de um grande senhor (Béla Guttmann) do passado, quando o Benfica foi campeão Europeu e perdeu o campeonato nacional para os lagartos. Respondendo às criticas - diria com a simplicidade dos grandes; "senhor, o Benfica só tem um rabo para duas cadeiras". E não era o Benfica dos Taliscas, do Jardel e do Eliseu, não. Era o Benfica do Eusébio, Coluna, Simões, Águas, José Augusto & Comp.

E porque hoje é preciso; Viva o Benfica. Força Rui Vitória.

52 comentários:

  1. Apesar de te entender Guachos, acho que há uma coisa que te está a falhar... é que o Tri era fundamental para oficializar a hegemonia do futebol português... e agora dificilmente o farão, mas surpreendam-me!

    ResponderEliminar
  2. Continue assim - é essa linha de raciocínio q faz escola e torna o seu Blogue 1 vício irresistível...

    No entanto, discordo de algumas das suas considerações:

    - A referência ontem feita por JLagarto ao RVItória não me pareceu "comunicar c/ inteligência" mas sim pura hipocrisia.

    - Embora, neste momento, o futuro pareça negro, não comungo do seu desânimo expresso na frase "A minha dificuldade - a bem do Benfica - vai ser lutar por alguém que eu penso que jamais vai dar certo.". Felizmente não sou o único, mas é necessário visitar Blogues de qualidade q este tem para lermos criticas construtivas e exposições minimamente racionais q mantenham a esperança na qualidade dos Jogadores e da Equipa Técnica.

    - Parece-me q o facto dos Treinadores do Benfica não se pronunciarem sobre a arbitragem só pode ser imposição da Direcção.

    Esta vai ser uma época longa q nos vai trazer algumas tristezas como a de ontem mas tb muitas alegrias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, hipocrisia ou não, e eu agora quero mais é que ele se foda, a verdade é que ele fez passar o que queria fazer passar fazendo passar a ideia que não disse nada. Isso é saber comunicar.

      Eliminar
    2. Digamos então q foi "comunicar" c/ hipocrisia - eh eh eh

      Eliminar
  3. Na mouche caro amigo Guachos como sempre , quanto ao Rui vitória já o disse há uns meses atrás é muita areia para a camionete dele fala muito bem mas tirando isso muito fraco , no domingo os jogadores do Benfica nem sabiam o que haviam de fazer e portanto do ano passado para este apenas sairam dois jogadores é dizer ao Sr. Vitória que o Benfica não é o P.de Ferreira nem o Fátima nem o Guimarães com o devido respeito por estes tres clubes , quanto ás chouriçadas dele ainda não me esqueci.
    Quanto aos talibans da escrita esses são como os cataventos nunca sabem para que lado se hão-de virar.
    Um abraço e Benfica

    ResponderEliminar
  4. Carta a um Benfiquista.

    Acorda Rui Vitória, enquanto estás nesse registo do politicamente correcto, do não quero entrar em guerras, do quero ser civilizado, toda uma trupe de anti-benfiquistas na CS vai paulatinamente minando a tua imagem perante os Benfiquistas. Aqueles que antes te teciam loas agora só falta cuspirem-te em cima.

    Rui Vitória, não interessa agora se eu acredito em ti ou não, antes te peço - faz-me acreditar! ergue-te e mostra que não ficarás á espera que te destruam a carreira, lê de novo o teu livro, lembra -te de tudo o que sofreste para chegar aqui, o teu lugar doce, aquele com que sempre sonhaste, a cadeira de treinador do teu glorioso clube.

    Rui Vitória, nunca desistas, porque se mostrares raça querer e ambição, por palavras actos e acções, nós os Benfiquistas nunca te deixaremos só. Não sejas amorfo, não sigas nada que não seja a tua crença, não aceites sugestões nem opiniões, decide por ti, acredita em ti, mostra que podemos acreditar em ti e terás em cada Benfiquista um soldado na guerra que irás travar, porque nós nunca deixamos um dos que mostra ser como nós combater sozinho.

    Rui Vitória, vais errar, mas luta pelo que acreditas,mostra com convicção aos teus jogadores que eles agora são teus , e que tu és um deles, e eles vão dar muito mais do que são capazes, eles não deixarão uma única gota de suor por suar, eles aí sim, serão uma equipa não por ser um lema mas porque acreditam em ti.

    Rui, esta é a hora em que tudo por que lutaste na vida está nas tuas mãos. Não o desperdices, não temas, não penses que esta Nau é demasiado para ti, as hienas e os abutres estão á espera que fraquejes para te caírem em cima, não por ti, mas porque és o treinador do Benfica.

    Faz-me acreditar em ti Rui Vitória!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro chakra indigo,

      Parabéns pelo excelso comentário. É esse o caminho.

      Rui Vitória é o nosso treinador e por mais que ontem tenha ficado decepcionado ( creio ter sido de todos os jogos, aquele em que tomou piores opções e em certos casos... nem as tomou no devido tempo ), merece e deverá ter todo o nosso apoio.

      Nós, na qualidade de massa adepta, devemos servir para acrescentar e não para diminuir...

      Ora tal como os jogadores, os treinadores crescem com a experiência, tenho a convicção, de que Rui Vitória é daqueles que aprendem com os erros e que pelo menos, os do jogo de ontem, não mais irá cometer ( aposto na titularidade de Renato Sanches a curto prazo, pois creio que ele terá perdido definitivamente a paciência com alguns dos jogadores de ontem ).

      Eliminar
    2. Enorme chakra indigo, Companheiro,

      Sei que é um mero proforma, mas peço-te autorização para subscrever este teu apelo ao Nosso Técnico.

      Está perfeito!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Parabens pelo comentário, Muito, Muito bom! Parabens também ao Post do Guachos!

      Ricardo Oliveira

      Benfiquista do Norte

      Eliminar
  5. quando abrir o mercado de inverno temos que ir às compras, caso contrário não esperem milagres.

    ResponderEliminar
  6. Oblak e jesus na mesma frase? "tá serto"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Oblak e Jesus na mesma frase. Campeão do pokeralho sob o comando de Jesus. O resto são tretas de quem não sabe o que mais criticar. Serto?

      Eliminar
  7. Sobre a parte das cadeiras , só acrescento que o Catedrático da chicla apesar da paragem do campeonato para os jogos de selecções , poupou o núcleo duro quer no jogo da Taça de Portugal , quer a meio da semana no jogo da Liga Europa que já se viu que prescindiu dela , salvo algum milagre.
    Os Jogadores nucleares estavam fresquinhos ao contrário do Benfica que não fez poupanças e veio de uma longa viagem a meio da semana e de um jogo intenso e que ainda por cima correu mal...

    Não deito já a toalha ao chão mas penso que é óbvio que da parte do Benfica só algum milagre poderá nos dar o TRI.
    Não é impossível , aliás basta no SCP-FCP ganharem os tripas que ficam todos outra vez juntinhos caso o Benfica vá ganhando os seus jogos , inclusive o que está em atraso e há sempre que contar com o Braga entre outros para irem roubando uns pontitos....

    Mas a falta de plantel e acima de tudo , a falta de treinador.....

    A ver vamos......Oxalá me engane.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo, caro Guachos. Eu sempre defendi JJ enquanto treinador do Benfica mas nunca disse que era o melhor treinador do mundo. Nunca achei e muito menos agora o acho.
      Tem muitos defeitos que foram sendo corrigidos enquanto andou a aprender no Benfica. Porque ele aprendeu muito no Benfica, acreditem, mais do que imaginam.

      Continuo a confiar em Rui Vitória. Tem ainda muito para aprender mas continuo a dizer que é um "quick learner".
      Não tem tido sorte com as lesões, ontem a sorte do jogo não esteve do nosso lado, o resultado negativo não foi culpa dele mas já deu fortes indicações que iremos fazer coisas boas pois vamos fazer uma 2ª volta que vai surpreender muita gente.

      Quanto aos profetas da desgraça é fazer o mesmo que fazemos aos infiltrados e talibans, enviá-los para a grande PGP!!!
      Porque ser profeta da desgraça não é próprio de benfiquista.

      Cosme Damião foi claro quando escreveu isto.

      "O êxito de um Clube está na COESÃO e UNIFORMIDADE dos elementos que o DEFENDEM. O triunfo do ideal que se defende está na UNIDADE DE PENSAMENTO E ACÇÃO que os inspira e guia.
      Jamais instituição alguma progredirá quando minada pela INCOERÊNCIA, INDISCIPLINA, MESQUINHICE DE INTERESSES, diversidade de pensamentos ou ANARQUIA NA ACÇÃO". Cosme Damião.

      Tudo o contrário do que os talibans defendem ou proclamam.

      Eliminar
    2. Caro Manuel, só quero dar um aplauso a este seu comentário.

      Ricardo Oliveira

      Benfiquista do Norte

      Eliminar
  8. Guachos,

    Por encontrar aqui alguém que via as coisas como eu é que este blog rapidamente se tornou numa visita obrigatória por dia!

    Ontem no facebook escrevi sem tentar chamar os lagartos para uma guerra que é para ter no futuro:

    "Parabéns ao sporting pelo resultado alcançado. A todos os sportinguistas desfrutem a era JJ... eu bem a desfrutei no Benfica e valeu bem a pena!
    Quanto aos Benfiquistas... comer gelados com a testa é o que dá... quantos apanhei eu a dizer que o Cardozo era uma nulidade, que o JJ não prestava e tal... Pois bem... desde que o Cardozo saiu o Benfica nunca mais ganhou ao sporting e desde que o JJ saiu nem um empate... é o que dá acreditarem nas campanhas feitas pelos adversários na CS. Reparem que o Rui Vitória perde mas continua a ter todo o crédito... o JJ ganhava por um punha-se a jeito... enfim..."

    Como escrevi no post de ontem, esta é a altura para acordar todos os benfiquistas que foram na conversa das campanhas anti-Benfica por aí geradas e, principalmente, atacar todos os talibãns que defenderam isto e todos sabemos porque nome se chama o principal representante dessa cambada, do lado dos ditos benfiquistas. É não dar tréguas até porque agora se ataca o LFV por não dar jogadores ao RV e, como dizes, isso é mentira. Esta equipa do Benfica é melhor que a do ano passado: Júlio César recuperado, toda a defesa (menos um) com um ano a jogar juntos, o meio campo todo habituado a jogar no Benfica (eu sei que na primeira metade tivemos Enzo Perez mas na segunda não e o Pizzi chegava) e ficamos sem Lima para ganhar Mitroglou e Jimenez (que é bem melhor que o Derley). E esta teoria só tem um objectivo: correr com todos os que impedem de eles se servirem do Benfica (nada provado, é a minha opinião). Pois bem, há que ter a noção de que nós em 4 ou 5 derbies em duas semanas só perdemos este, tendo duas vitórias impressionantes: futsal sem 3 dos nossos melhores jogadores e 9-0 no hoquei.

    Depois de arrumada a casa temos de desmascarar sem tréguas toda a merda que se anda a escrever sobre o Benfica... o Xistra vai ser o Proença dos lagartos se deixarmos. Deitaram tanto fumo que resultou... não sei quem é que estava à espera que isso não resultasse mas é calar e contra atacar... doa a quem doer, nós não podemos deixar que digam o que disseram do Benfica...

    E como tu... RV não era a minha escolha pelo mesmo que disseste. Aliás, eu até defendia a não saída do Quique porque só não fomos campeões devido a tamanha roubalheira. Mas o JJ conquistou-me.... este está a tardar. No entanto acho que é impensável pensar na saída do treinador antes do final da época a não ser que isto vá mesmo muito abaixo... isto porque dar tempo ao treinador é necessário e mudar de treinador é queimar já o próximo.

    ResponderEliminar
  9. O que me preocupa é ver jogadores como o Gaitan ou Jonas dizer que"não é um jogo de vida ou de morte" ou "são só 3 pontos". O que me irrita são discursos como este

    http://borregodascartas.blogspot.pt/2015/10/estofo-de-campeao.html?m=1

    Porque é isso que passa no balneário.

    Viva o Benfica, sempre!!!

    Mas da próxima olhem para o equipamento que trazem vestido.

    ResponderEliminar
  10. Viva caro Gaúchos, sempre em defesa do Benfica, sempre com critério. Analisando o jogo de ontem e se formos sérios fizemos uns razoáveis primeiros 20 min, que os Lagartos responderam com 2 golos contra corrente do jogo, e mais tarde com outro golo. O que como e óbvio deixou-os confiantes e a nossa equipa quebrou sobretudo como referiu o Samaria em termos de confiança. Agora são as circunstâncias do jogo a definir o resultado, e essas sorriram aos lagartos. Enquanto nos somamos quase remates, e remates fora do alvo eles acertavam tudo,mesmo sem querer. Aliás o colombiano dos lagartos e o gajo que vi marcar mais golos sem querer. E o Xistra deu um grande espetáculo, enervando os jogadores do Benfica e tranquilizando o adversário. Este ano são já três pênaltis não marcados contra o lagartedo. E agora se tivessem sido assinalados, estaríamos a por em causa os nossos? Óbvio que temos que melhorar e a equipa ainda revela falhas graves, mas será que os outros foram assim tão melhores?

    ResponderEliminar
  11. Nada longo. Uma leitura que me pareceu durar um mero instante.

    No essencial, que nada tem a ver com o Rui Vitória, nem com o plantel, nem com o resultado deste ou de qualquer outro jogo, estou em absoluto acordo.
    É também assim o meu Benfiquismo, e não me revejo em qualquer outro.

    No que respeita ao acessório, o meu desejo de estar certo tem a mesma intensidade do teu em quereres estar errado.
    E a discordância mantem-se em relação à qualidade do plantel.
    Refira-se que neste ponto o que vou dizer nada tem a ver com a minha percepção da qualidade individual de cada jogador, que vale exactamente nada.
    Este plantel é de longe o mais fraco dos últimos 6 ou 7 anos pelo simples facto de que não se trata do plantel do treinador.
    E isto é demasiado óbivo ao se constatar o facto de Rui Vitória apenas confiar num único médio centro. O Samaris.

    O que me parece é que o Rui Vitória está absolutamente condicionado pela herança que recebeu, e que poderia ser muito boa para o Jesus mas que não me parece nada boa para ele. Provavelmente tem que ter a coragem para ir buscar mais um par de miudos para o 11 titular, encoste ele quem encostar.

    ResponderEliminar
  12. Caríssimo e grandíssimo amigo Guachos,

    Só digo uma coisa, devias fazer uns workshops e dar formação sobre « coerência e defesa do Benfica acima de tudo e de todos », à enorme cambada de grunhos e talibans que por aí andam...

    Este Post, é o exemplo do que entendo ser a postura de quem realmente quer o bem do Glorioso: verdade, lealdade e capacidade de avaliar o impacto positivo ou negativo das opiniões, de acordo com os superiores interesses do Benfica.

    Pena, que os homens do estado taliban funcionem a pedais e nem com desenhos lá vão ( só se fossem rupestres, é que se fazia luz naqueles crânios )!!!

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente, o Benfica com este treinador, não passa de uma versão do guimarães sem penaltys. Mas calma! em janeiro vem o Mourinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, caro Blood Red,

      Cuidado com as ejaculações precoces...

      Atenta bem, estamos a 3 pontos do porto, sporting e porto ainda jogam entre si na primeira volta.

      E a segunda volta do sporting, vai ser um estouro à la comédia de Portugal. O tal do Bryan já rasgou, e com o plantel treinado pelo pesadelo dos preparadores físicos, vão ter de se esforçar muito para apresentarem 5 ou 6 titulares.

      Aproveita agora para os disparates, que depois vais ter de armar a tenda noutro lado, e vai ser o Benfica que te vai fazer engolir os mesmos com as indigestas vitórias.

      Eliminar
    2. Este blood red se forem a ver pela escrita não é senão o afamado taliban "sombras" do mais ordinário blog supostamente benfiquista.

      Eliminar
  14. Concordo quase na totalidade com o que esta escrito, mas ainda acrescento ai num ponto que me parece fulcral....O Rui Vitória só me faz lembrar Quique Flores e como imaginam os motivos não são os melhores....Dá confere^ncias de imprensa excelentes, comunica muito bem, é bom falador, ganha uns joguitos para animar a malta(Madrid) e com este registo vai ganhar tantos campeonatos como o espanhol!!
    Se por um lado entendo que teria que haver uma mudança de politica , fundamentalmente em relação á formação nunca entendi o porque de LFV não chamar á razão JJ e dizer-lhe que o que tinha no Seixal não era um centro de formação de telentos para o Mónaco mas para o Benfica....e eu nunca vi essa vontade!
    Sempre me pareceu que LFV queria descartar JJ, o que como é obvio foi a melhor noticia para os nossos rivais que tudo fizeram para que isso sucedesse o mais rápido possível.........
    Se a determinada altura LFV disse que o seu maior esse foi ter despedido Fernando Santos, provavelmente daqui a alguns anos ele vai admitir que esse não foi o seu maior erro...
    Mas isto não é hora de chorar é hora de acordar, porque seja com o manel, com o Francisco é quero sempre é que o Benfica ganhe....se concordo com algumas politicas estranhas isso são outros quinhentos....BENFICA SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  15. Enormérrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

    Grande, formidável texto. Parabéns e Obrigado!

    E, por favor, permite-me que esclareça que eu também não considero o atual Plantel pior do que aquele com o qual conquistámos o Bicampeonato.

    Sempre que eu escrevi que considerava (e continuo a pensar igual) que a SAD devia investir mais (e melhor, sobretudo), pensava nas necessidades do Nosso Técnico, que são maiores e diferentes das do anterior.
    E isto já seria verdadeiro mesmo sem a decisão de fazer entrar 5 "miúdos" no Plantel, quanto mais depois dessa opção (e em função dela).

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são coisas diferentes que eu na pressa percebi errado. A diferença maior tu expressaste-a lindamente; «as necessidades do Nosso Técnico, que são maiores e diferentes das do anterior.» É aí que reside o busílis - na capacidade dos técnicos, que são muito diferentes, mas sobretudo na forma como ambos entendem o jogo. Creio que um dos pecados de RV é o de não morrer pelas suas ideias. Aquela de tirar o Eliseu ao intervalo para satisfazer a vontade de meia dúzia de ''entendidos'' disse-me tudo a sua personalidade. A seguir vai fazer o quê? Tirar o Jardel para agradar aos taliban? Se assim for que Deus nos acuda.

      Eliminar
    2. Tb me custa ver sair o Eliseu sistematicamente mas não me parece q ele o faça para "satisfazer entendidos".

      Eliminar
    3. A mim é que não é. Mas eu sou tudo menos entendido.

      Eliminar
    4. Revejo-me e muito na minha forma de ser e pensar Benfica naquela que os caros Guachos e José Albuquerque o fazem em relação ao nosso grandioso e glorioso clube; Coloquei aqui este meu comentário por isso mesmo; é que acabado de ler mais uma vez um excelente texto do Guachos dei por mim a concordar com 99% daquilo que ele escreveu, o 1% do qual discordei era precisamente com a sua não concordância e agora concordância (após melhor leitura) daquilo que o José tinha escrito em relação ao reforço do plantel não porque o plantel não fosse suficiente para atacar o Tri, mas porque o RV tinha sem dúvida outro tipo de necessidades tendo em conta a sua actual qualidade como técnico.

      Eliminar
  16. O melhor «post» que li de si até hoje.

    Não tenha dúvidas: sou benfiquista, adepto, sócio, tal como os meus dois filhos. Porém, não consigo apoiar porque é o dever de um benfiquista apoiar (quase) sempre. Não consigo apoiar RV, porque nunca acreditei nele e continuo a não acreditar. Porque não há organização defensiva nem ofensiva. Porque não há o célebre «fio de jogo». Porque é pontapé para a frente. Porque é bola nas laterais e cruzamentos para a área. Porque... Porque... Porque...

    Não consigo apoiar, no sentido não de deitar abaixo, mas de criticar o que me parece que está mal. Seja RV, seja RC, seja Vieira. E este tem cometido erros incríveis de gestão: contratações, novo treinador... E tudo quando tinha posto o Benfica - o nosso Benfica - a ser hegemónico em tudo, menos no andebol. Com ele, ganhámos duas Ligas dos Campeões no futsal e no hóquei, a somar a dezenas e dezenas de títulos. Mas esta contratação de Rui Vitória... não!

    ResponderEliminar
  17. Amigo Guachos revejo-me em tudo naquilo que expressou o Rui Vitoria e o nosso treinador estou com ele ate que lhe mandem embora,nao e nem era o meu treinador preferido nunca vi nele grande coisa por onde passou gostava de ter memoria de elefante como tu mas nao me recordo das chouricadas dele do j.Jesus sim lembro-me aquela frase da playstation quando era treinador do Braga tambem me lembra quando o Benfica comandado pelo Jesus goleava quase sempre o RV perdia la um joguinho mas coisa rara a nao ser aquela malfadada taca no Jamor,quanto atacaram o presidente qunado o Benfica perde e pura estupidez nao contem comigo para isso sei que ele desta vez teve uma ma visao em escolher o RV acho que este nao tem pedalada pro Benfica tal como tu oxala que esteja errado e no fim sejamos campeoes,sou o primeiro andar com ele aos ombros no Marques mas duvido muito que isso aconteca nao se zanguem estou longe nao posso lol,um desaire contra o Ceportem doi sempre mas eles tambem tem sentido isso na pele mais que nos,quanto ao arbitro foi sacana eu vi tres penalties a nosso favor claros limpinhos limpinhos limpinhos clarinhos como a agua a equipa nao jogou uma merda mas aquele penaltie sobre Luisao talvez digo talvez tivesse espevitado os nossos rapazes o score tinha sido outro mas isso e muito subjectivo nao jogamos a ponta dum corno,parabens pelo teu artigo exlendido como sempre nao me leves a mal de o RV nao me convencer mas sou um Benfiquista com preferencias e gostos tal como toda a gente mas dai a atacar toda uma direcao e estructura e pura estupidez de quem o faz dias melhores virao viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  18. Tornou-se 1 hábito criticar o RVitória utilizando a muleta "voltámos aos tempos do Quique" - quero lembrar q o Quique tb foi vencer o Braga do JLagarto, em Braga, por 3 - 0, e não foram + devido a + uma arbitragem vergonhosa, como é hábito o Benfica ter para aquelas bandas...

    Ontem, + uma vez, fomos grandes na derrota - o q se passou no famoso minuto 70 foi inesquecível e é uma prova da vitalidade e da grandeza do nosso Clube... e não foi nada como no jogo do Zenit da época passada - nesse jogo o Estádio não estava cheio e só as claques ficaram a dar ânimo à Equipa, já depois do jogo acabar...

    Foi uma derrota q nos enche de orgulho e q é apenas o prenúncio de muitas vitórias.

    ResponderEliminar
  19. É por este motivo, que é o meu blog favorito! Falamos todos a lingua mãe , o benfiquês. Sim aqui tratamos das nossas mágoas, frustrações, alegrias,fantasias, no fundo, da nossa amante comum, O GLORIOSO! Gostei de todos os comentários(menos uns quantos) porque indiciam uma coisa em comum, AINDA NÃO MORREMOS, CARALHO!
    A nossa força está na nossa união e vamos usá-la como "arma"(sem violência) contra toda a escumalha que polui tudo o que envolve o mundo desta podridão de futebol merdoso e no qual anda o Magnífico Clube a sujar-se para alimentar esta corja que apenas tem como alvo abater o SLB.
    AMO-TE BENFICA
    Ps Força Pedro Guerra dá-lhes nas fussas!

    ResponderEliminar
  20. deixemo-nos de paninhos quentes, apoiar o quê quando se vê que a falta de qualidade de RV é por demais evidente. Se apoiavas JJ porque tinha qualidade (e só por isso tal como eu) então essa é a razão exactamente porque não o deves fazer neste caso, a menos que entendas que coitadinho ele não é o mais culpado! Esta cultura nova no SLB de aplaudir nas derrotas, desculpar a mediocridade, seja ela de quem for só nos pode trazer mais dissabores. Até ao momento estrutura 0 - Jjudas 2, e não vai ficar por aqui infelizmente.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais que anda em todos os Blogs afectos ao Benfica a fazer copy paste!!!!!!

      E passa os nos blogs esverdeados.

      Eliminar
  21. Subscrevo tudo, tudo, tudo porque simplesmente estamos em sintonia. Pequenas diferenças. Lembro-me perfeitamente que fiquei muito mais fertilizado com a saída do Quique Flores e a entrada do ex-Belém e ex-"Sporting Braga campeão? só se for na playstation" do que com a entrada do ex-Guimarães e o seu "chouriço", coisas da memória de cada um, e se Rui Vitória nas suas declarações pré-Benfica passavam-me ao lado porque o considerava insignificante e nem digno de atenção já Jesus me incomodava fortemente tanto no banco como nas declarações pós-jogo sempre que defrontava o Benfica.
    No entanto apesar do nickname tento ser humilde principalmente no que respeita ao futebol, e se me acabei por enganar redondamente em relação ao Jesus no Benfica, e ter que acabar por engolir todas as cobras e lagartos que dele disse quando assinou pelo Benfica, porque carga de água não me poderia enganar outra vez agora com a entrada do Rui Vitória a quem nunca reconheci as mínimas qualidades? E também digo outra coisa, não é pelo jogo de ontem, nem pelo jogo no Caldéron, nem pelo jogo na Turquia que posso tirar alguma conclusão a respeito. É o treinador do Benfica e pronto por um lado e por outro também não sou cego. Estava na expectativa e continuo na expectativa. Em relação ao jogo de ontem que lá está, são apenas 3 pontos, até sou da opinião que o Benfica perdeu como perdeu mais por uma carga emocional/psicológica pré-jogo e pelas ausências tanto de Sálvio como de Semedo (e de Talisca já agora), do que do treinador. Obviamente que o treinador também tem a sua quota parte de responsabilidade, mas em relação ao jogo de ontem, não tanta como se poderá pensar, isto na minha opinião.

    Está na moda comparações com o Quique Flores que não são de hoje, nem de ontem, nem de há uma semana atrás, comparações sem jeito nenhum, mas a comunicação social faz o seu trabalho e a pura merda taliban faz eco, e os benfiquistas vão atrás. Todos os treinadores do Benfica são uma merda. Isto é um axioma. Já se sabe. Chegavam ao Benfica e perdiam de goleada contra fortíssimos adversários como as viagens ao Brasil, as putas pagas aos árbitros, os envelopes recheados de dinheiro, etc, e depois não ganhavam títulos nem eram campeões. Mas atenção, lá porque perderam de goleada contra estes adversários, a frutinha, o café com leite, o rebuçadinho, a agência Cosmos, e depósitos na Madeira porque não, etc., não quer dizer que sejam uma merda, ou pelo menos não são tão merda como os merdas pensam que eles são. Lembro-me de um Jupp Heynckes que foi limpar todos os troféus para o Bayern Munique a nível interno e a própria Liga dos Campeões, lembro-me de um Ronald Koeman que está no Southhampton que continua a fazer história na Premier League (ainda ontem o vi ir empatar a Anfield Road ao recém chegado Jurgen Klopp) e também me lembro de um Quique Flores que saíu do Benfica para aterrar no Atlético de Madrid, antes do Atlético ser o Atlético que é hoje, ganhar uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia ao Inter do Special One (que já tinha feito as malas no verão). Não sei se o Rui Vitória deve ser comparado com Jesus mas talvez até seja melhor para ele do que com Quique Flores, com dois títulos europeus debaixo do braço. O que mudou de Quique e todos estes treinadores é que para onde foram já não tinham adversários frutados poderosíssimos. E se no futuro quem sabe, vir o Rui Vitória a ter sucesso ao nível destes quando sair do Benfica, aí até como o meu sapato. Tenham uma boa semana.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Ainda hoje o Rui Gomes da Silva disse no trio de ataque que isso de dar a outra face,a maior parte das vezes não é lá muito recomendável.Considerar os ataques desferidos pelos nossos rivais,ex árbitros,ruído não é de todo muito aconselhável.Um Presidente(e não sou anti Vieira)que acha que tudo isto é apenas e só folclore,ou é ingénuo ou não está para se chatear.Não me lembro desde que sou do Benfica e sou desde muito tenra idade de uma campanha tão agressiva e violenta.Era mais do que altura desta direcção ir ao paiol de armamento buscar algumas granadas e bazzokas e contra atacar.Não será que esta aparente cobardia,passa para o balneário?Se calhar passa,e depois os resultados são estes...0-3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha,mais uma encomenda!!!!!
      O RGS a comentar no Trio de Ataque??
      Nao mudes dealer,que não é preciso.

      Eliminar
  23. Caro Guachos,

    Costumo por cá passar frequentemente, mas desta vez, se me permite, gostava pela primeira vez comentar um post seu...

    Resume-se numa frase:

    Nunca um post por essa net fora retratou, com tanta precisão, exatamente aquilo que penso e sinto!!!

    Obrigado por pôr em palavras o que vai na alma! UM GRANDE OBRIGADO

    Ruben Da Cunha

    ResponderEliminar
  24. Caro Guachos,

    O Rui Vitória não me agrada e considero que não foi a melhor opção para treinador do SL Benfica, as circunstâncias da sua entrada no SL Benfica são completamente diferentes das de JJ, entra num clube habituado a vencer e Bicampeão, algo que o está a condicionar fortemente o seu trabalho.

    O planeamento desta época não foi feito por RV, aceitou as condições impostas por LFV, pelo que optou pelo mais fácil que foi não alterar a forma como a equipa se apresenta em campo, no entanto, os resultados não são consistentes (11 jogos oficiais, 6 vitórias e 5 derrotas) e a sua credibilidade junto dos adeptos do SL Benfica está a esgotar-se rapidamente.

    O RV não tem estofo para colocar em prática as ideias do seu antecessor e isso é inegável portanto resta-lhe ter a coragem, a ousadia e algum saber para romper com o passado e mudar o sistema de jogo do SL Benfica, optando por algo que lhe traga mais conforto técnico e táctico e também resultados, vitórias, mesmo prescindindo de notas artísticas porque o que interessa são os 3 pontos.

    ResponderEliminar
  25. Caríssimo e grandíssimo amigo Guachos,

    Face ao tsunami de críticas avassaladoras e demolidoras que recaem sobre Rui Vitória ( seja na imprensa, seja nos fóruns, seja na Blogosfera ), vou dizer na minha humilde condição de ignorante e zero à esquerda, colocar umas tantas atenuantes sobre a questão, que penso não devem de todo ser ignoradas:

    1 - A ausência de Semedo, condiciona a acção no campo de Guedes que se vê sem possibilidades de tabelar e perante adversários que não vivem na dúvida se ele vai passar ou vai para o drible ( vai sempre e sempre para o drible, porque não existe mais nenhum lateral direito competente ).

    2 - Com a ala direita desfeita ( na ausência de Salvio e Semedo, e com Guedes sozinho e sem apoios ), não é preciso ser um génio da táctica para o adversário fazer cair toda a equipa nesse flanco e pressionar e pressionar e pressionar...

    3 - Por consequência todas as saídas da defesa, tendem a procurar ala de Gaitán, tornando as saídas repetitivas e previsíveis e facilitando os movimentos defensivos dos adversários ( reparem que até aqui, Rui Vitória não pode fazer nada, porque não existem mais opções que não estas. Aliás, também dispõe apenas de Eliseu para « ajudar » Gaitán...

    4 - E aqui, passamos à ausência do céleebre 8. Todos falam dele, muito blá, blá, blá e depois, esquecem-se de um pequeno pormenor, é que se ele não existe, então ( e voltamos à saída da defesa ), esta só pode ser feita quase sempre por uma das alas, como já vimos e nunca... pelo meio. Não existe tem consiga romper pelo centro e transportar a bola em movimentos verticais.

    Resultado? De três opções possíveis, colocar a bola na ala esquerda, na direita ou entrar pelo centro, resta... uma. E novamente não é preciso ser catedrático do futebol, para condicionar o jogo de uma equipa que só tem uma possibilidade de saída da defesa credível... com Gaitán e Eliseu para « ajudar ».

    Agora pergunto, Rui Vitória é o treinador e se fosse outro? Bora aí então!!!

    Saída pelo centro, passamos para Almeida, para Talisca, para Pizzi, para Fejsa, etc?

    Saída pela ala direita, passamos para Silvio, para André e eles passam para a bancada, boa opção?

    Resta a saída pelo centro e colocar a bola em Gaitán, se possível sem passar muito por Eliseu. E atenção que esta é a melhor e a única opção!

    Concluindo, não existe como criar um modelo de jogo, diversificar a saída em posse da defesa, variar os flancos ou romper pelo meio. E reparem que basta apenas ter duas das opções de saída da defesa viáveis ( com Semedo ) para revolucionar a qualidade de jogo da equipa do Benfica.

    A culpa é do Rui Vitória? Passamos de um sai da frente Guedes, para um sai da frente Vitória? Por mim, ainda não teve oportunidade de mostrar nada, pois falta o essencial ( aliás, já inventou uma ala Semedo e Guedes, e parece que pode avançar para Renato ). Ora coragem não lhe falta ( faltam-lhe é jogadores, que possibilitem criar uma organização táctica que funcione. Para já, só é possível o modelo de jogo: coloca a bola no Gaitán...

    Por isto tudo, caríssimos companheiros de caminhada Benfiquista. Tenhamos um pouco de paciência e discernimento para considerar que ninguém faz omoletes com um ovo ( e o Gaitán que me desculpe, por lhe chamar ovo )!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro amigo, invejo essa tua capacidade de criar cenários, mas de verdade que não me parece que o problema seja o de falta de soluções. Nem pouco mais ou menos. Digo-te já que não trocava o nosso plantel, que considero muito superior, pelo dos lagartos. E até te vou dizer mais; se me dessem a escolher entre os três grandes escolhia o nosso de caras. O nosso problema é outro. Tu lembras-te quando no passado os nossos jogadores saiam completamente desacreditados e também te lembras quando passou a ser ao contrário. Aí é que está o nosso problema.

      Eliminar
    2. Caríssimo e grandíssimo amigo Guachos,

      Repara bem, que começo por me auto-definir como um nabo nestas andanças futebolisticas e só não me auto-ofendo, apelidando-me de Luís Freitas Lobo de trazer por casa.

      Já a parte de gostar de gostar de manipular um poucochinho a realidade, de forma a ela corresponder às minhas esperanças para o Glorioso, essa confesso, que omiti mesmo um tudo nada.

      Ainda assim e todo o caso, não sei se me expliquei bem. Eu acredito, que temos um óptimo plantel, mas todavia creio que lhe falta ainda alguma coisa:

      Na minha modesta opinião: laterais direitos de nível, Semedo. Laterais esquerdos, gosto de Eliseu, mas preferia um titular ainda mais forte, ficando ele como o homem para a rotação.

      Ataque é de excepção e é óbvio: Jiménez é óptimo, mas Mitroglou e Jonas devem ser os titulares ( aí o Rui meteu água e não foi pouca ).

      Meio campo, confesso que faço esta leitura: Samaris de altíssima qualidade e muitos médios de bom valor é certo, mas nenhum verdadeiramente de alta rotação...

      São todos diferentes, mas ao mesmo tempo, todos parecidos. Não peço um Enzo, mas precisamos de uma daquelas formigas atómicas que estão sempre ligadas à corrente e rasgam constantemente pelo centro do campo.

      E é aqui, que no meu modesto entender esta a génese de todos os problemas, os nosso médios podem ser tecnicamente muito superiores em geral aos do sporting e até aos do porto. A questão é que uns correm e conseguem transportar a bola nem que seja aos repelões e dar de bico na « chincha », e os outros, driblam e não progridem, marcam com os olhos e tornam-se algo inconsequentes.

      Daí, que se eu estiver certo, com a entrada de Renato Sanches na equipa ( apesar de toda a sua inexperiência ), toda a equipa irá jogar muitíssimo melhor, todos parecerão melhores e até irá aparecer o tal desaparecido modelo de jogo. E se Rui Vitória durar até à altura em que Semedo se juntará à festa. Acredito que teremos uma agradável surpresa...

      Dito isto, reforço que sou assim por natureza. Tento sempre distorcer um pouco a natureza das coisas, em prol do melhor que imagino para o nosso Benfica.

      Dessa forma, creio que o nosso Cabo das Tormentas é Braga...se o dobrarmos vejo terra à vista. Senão o dobrarmos, junto-me também a ti, nessa visão que por hora, parece bem mais realista...de incapacidade de Rui Vitória, para tomar conta deste nosso incomensuravelmente grande clube.

      Até lá... é aquela célebre frase do Torres: « deixem-me sonhar ».

      Eliminar
    3. Amigo Mathayus,
      Se eu percebesse de futebol acredito que o LFV já me tinha contratado - evitando com isso uma enorme quantidade de burrices provocadas por quem lhe sopra os ouvidos. Os teus palpites valem tanto como os meus e bastante menos que alguns dos seus conselheiros. E eu até gosto dos teus, mesmo não concordando com todos. Abraços

      Eliminar
  26. Amigo Guachos,

    O Judas fala de barriga cheia e porque venceu. Ele utilizou isso para rebaixar o Vitória. Convém fazer isso por dois motivos: o ressabiamento dele por ter saído do Benfica e porque colocando os próprios Benfiquistas contra o Vitória, acaba por eliminar muito cedo um potencial candidato ao título. Ou será que alguém ainda não percebeu que quem quer que possa vir neste momento, não irá operar milagres da noite para o dia? (Vejam o Klopp no Liverpool, 3 jogos, 3 empates... as mudanças têm custos...)

    E sobre a supremacia técnica e táctica do Judas... apenas vou deixo a seguinte estatística: desde o início do jogo até ao 2º golo, o Sporting só fez dois remates à baliza de Júlio César (e isto se considerarem que o Teo remata e não é a tabela da defesa do Júlio que lhe permite o golo). Nesse mesmo período, a super defesa do Judas, deixou que o ataque organizado do Benfica chegasse a zonas de finalização, onde não só ganhou cantos perigosos (o agarrão ao Luisão...) como também criou oportunidades para o Jonas marcar golo.

    ResponderEliminar
  27. Enormérrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

    Certamente me vais perdoar pelo desvio ao tópico, mas acontece que já estou farto de ler Companheiros a afirmarem que o Presidente deveria ter contratado o anterior técnico da osgalhada, esquecendo-se que tal teria sido uma impossibilidade de facto.

    Recordo que a desvinculação do Marco Silva já aconteceu em julho (não me lembro em que dia), quase inviabilizando a sua ida para a Grécia e só foi possível, naqueles termos "leoninos", porque o Marco Silva aceitou a tal cláusula anti rivais.

    Caso o Presidente quisesse contratar o Marco Silva, certamente iríamos ficar resumidos a um qualquer técnico interino (quem aceitaria uma tal situação?) e por muitos meses, uma vez que o brunalgas aldrabão, confrontado com essa possibilidade, haveria de prolongar o litígio até ao limite (imagino que só depois de uma conciliação em Tribunal), o que poderia levar mais de um ano.

    Há Companheiros que afirmam coisas sem sequer pensar um mínimo. Parecem crianças.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TOP...
      Mas não restava só Março Silva para além de Vitória... E do Vitória já quase todos esperavam isto...

      Eliminar
  28. Em vez de tentar descobrir onde está o Wally, que tal tentar descobrir onde está o Vieira?Se os ataques ao Benfica não são suficientes para falar,não se arranja uma casa do Benfica para inaugurar estamos com saudades de o ouvir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra vez pah!!!!!....Fdx andas na Blogoesfera Benfiquista a fazer copy paste!!!!!!!!

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.