sábado, 19 de dezembro de 2015

ANATOMIA DE UM CRIME – RUI VITÓRIA, O MORDOMO E O DES(ADEPTO)!

Por Mathayus
                                              
É sempre no calor das derrotas que os homens-bomba da oposição, os petardeiros e os especialistas de meia tigela, aproveitam para se fazer explodir, como mártires da sabedoria de sofá, do Marketing de algibeira e do corte e costura.

É, sempre nestas alturas, que as Drag Queens do Daesh Benfiquista olham enternecidamente para o seu poster preferido do George Michael, suspiram e começam a cantar « Wake Me Up Before You Go-Go », enquanto agarram desesperadamente no microfone na esperança de que o mundo, que sempre as ignorou, lhes conceda os seus 90 minutos de fama.

Afinal, são esses mesmos  90 minutos em versão União da Madeira,  que se afiguram como uma ocasião única e imperdível para tentarem provar que não são uma bestas estúpidas, mas apenas umas estúpidas bestas.

Quatro meses passados, e após a azarada passagem da fase de grupos da Champions e de não ter conseguido ser eliminado por um colosso, como Hapoel ou FC Otelul,  Rui Vitória feriu a belíssima média de 2 passagens nos últimos 20 anos, e de seguida teve mais um despiste no campeonato...

É tempo, pois de analisarmos a cena do crime, dissecar as motivações de cada arguido, traçar o perfil biopsicossocial do principal suspeito e mantê-lo ligado à torradeira, na falta da bem mais adequada cadeira eléctrica! É que para os des(adeptos), primeiro condena-se e depois logo se vê, se se trata ou não de um verdadeiro e temível « Cereal Killer »:

    I - O suspeito parece possuir um álibi plausível. Na hora do acontecimento encontrava-se a tomar um mate com uma pazada de amigos que conhecera muito recentemente.

Três eram possíveis atacantes. Nunca tinham jogado juntos e não possuíam qualquer tipo de movimentações mecanizadas ao longo do tempo. Dois destes, mal conheciam a cidade e o... terceiro tinha chegado apenas o ano passado!

Quatro viviam no meio-campo. Um tinha estado ano e meio longe, outro era barbudo, pequenino e desprezado, e os dois restantes ainda adolescentes imberbes. Moral da história, também estes não estavam habituados a jogar juntos!

E mais quatro eram defesas. Segundo as fontes: um era um sujeito anafado que não renderia com nenhum treinador. Outro era um destrambelhado que vivera como sem abrigo no Estoril. E havia ainda um outro grande e agressivo que estivera um ano preso na solitária e por último um quase invisível um André ninguém,  suplente dos suplentes!

    II – Por outro lado e dada a onda de assassinatos em série, à falta de um mordomo o histórico de crimes e o modo como aconteceram indiciava que por trás de todos eles, estaria uma forte motivação de vingança...

O  ressurgimento em força  e pujança nunca antes vista das máfias organizadas, do tráfico de influências, da venda ilícita de anões de caracóis e de  drogas duras, como o Xistrex, o Artur em pó e da Coca Jorge el draguito e outros derivados tóxicos, podem ser assim vistos como sérios alertas para a realidade que alguns des(conversadores) tentam esconder.

Nunca se tinha visto coisa semelhante, desde os tempos da Camorra de Contumil, nem mesmo quando um catedrático conseguiu perder  três campeonatos com arbitragens que à luz da actualidade teriam, de ser consideradas de uma imaculada pureza. Ora agora, e com a entrada de Al Calotes pela porta verde da cidade, a guerra dos gangues está no auge e começa a tornar-se evidente  que o principal suspeito pode ser quiçá o menos culpado!

Rui Vitória,  não faz ideia do que seja: Fazer lançamentos dentro de campo; passear na grande área contrária durante os jogos; marcar em fora de jogo; partir braços a uns e deixar inconscientes outros; esconder debaixo da camisa penaltys: por mão,  atropelamento ou agressão; esticar jogos até aos 99 minutos; ir aos balneários pedir para não expulsar um jogador; oferecer uma quadro com um leão ao presidente da liga, anular golos limpos aos adversários aos 95 minutos e ter como melhor jogador os cotovelos do Slimani; etc. etc. etc.

        III – Outra hipótese a não descartar é a de que ausência forçado de: Salvio, Nélson Semedo, Luisão e agora de Gaitán, aliadas à partida de Lima e Maxi, possam abalar qualquer plantel e qualquer treinador do mundo se formos intelectualmente honestos!

Trata-se portanto de um mistério com várias faces. Um puzzle que só se pode completar juntando todas os pontos anteriores, e reconstituindo toda a cena do crime, com recurso a uma técnica forense de inigualável valor, o bom senso.

       - 20% De responsabilidade para Rui Vitória atendendo às várias circunstâncias atenuantes e facto dos vestígios da impressão digital do dedão grande do seu pé datarem de há cerca de quatro meses.

        - 60% De responsabilidade para a campanha mediática promovida por Al Calotes. Apesar da guerra pela tomada de poder na arbitragem com a Camorra de Contumil, fez questão de renovar o pacto do passado contra o Benfica deixando a execução da sua parte mais negra a cargo da irmandade: Xistrema, Arturo, Sousa-Draguinho&amigos.                                                                                                                                                                                  
É neste momento que se estão a perguntar onde param os 30% restantes?

Ora, a resposta começa com um prévio esclarecimento a todos os que se achem membros de direito da classe dos idiotas chapados: «não existe ser humano que resista à curiosidade de saber o que os demais pensam sobre si nas redes sociais e consequentemente jogadores e treinadores também o fazem».

Passemos agora à vaca fria, ou seja aos 20% de responsabilidade na actual crise dos des(adeptos) do Benfica. E sim, estou a falar directamente e sem rodeios para a plêiade de iluminados com direito à crítica como ferramenta única para apoiar o clube. Dirijo-me aos especialistas da exigência, do « melhor perdermos para sair já »  ou das piadas parvas sobre: Rui Carlos, obesos, marroquinos, velhos, mancos, acabados, comissões, negociatas, insultos e porcarias semelhantes.

Vejamos agora ,se com recurso a alguns parcos exemplos, de como a coisa funciona à luz da psicologia desportiva, na esperança de que o tico e o teco, finalmente se encontrem ,e se faça luz sobre as implicações directas de agirem sempre como burros que nem uma porta ( e atenção se faltar a palha, existe muitíssima mais em diversos estudos ):

« Para Machado ( 1997 ) adeptos poderão desequilibrar o atleta a ponto de interferir em sua performance e levá-lo a uma ansiedade capaz de gerar outras fortes tensões, perdendo totalmente o controlo da situação pela qual está passando. »

« elevados níveis de ansiedade tendem a restringir o campo de atenção, e o atleta  poderá começar a prestar atenção apenas a um número de sinais limitado, diminuindo assim a sua performance ( Quadros Jr., et al., Gould, 2007 ). »

« Os atletas mais ansiosos podem. chegar mesmo a esconder lesões dos seus técnicos ,com medo de não conseguirem manter a titularidade  ( Quadros Jr., et al., Gould, 2007 ). »  

« os pensamentos negativos ou elevados níveis de energia negativa provocam tensão nos músculos, alteram o estado mental e a visão resultando num inapropriado tipo de foco mental ( Loher, 1986 ). »

« A táctica e a técnica não mudam de uma semana para a outra, mas as reacções psíquicas sim ( lume.ufrgs.br ).

« Esse público influencia as emoções, permite desequilibrar os atletas, no que respeita às suas atitudes no estado do jogo, interferindo no desempenho dos atletas, que resultam no descontrole da situação, que segundo Machado et al ( 2009 ) e Moreno ( 2007 ) podem interferir nos resultados dos jogos... ».
     
« quando a competição é entre os melhores, o que pode fazer a diferença no rendimento desportivo são os factores mentais/psicológicos (Orlick & Partington, 1988; Kreiner-Philips & Orlick, 1993; Gould et al. 1999). »

« numa investigação de Kreiner-Phillips e Orlick (1993)... Os autores concluíram que a maior fonte de stress eram as expectativas dos outros (media, adeptos, fans e patrocinadores) e que o modo como os atletas lidavam com essas exigências tinha uma influência decisiva no seu rendimento futuro. »

Espero que a ração chegue, por hoje, e finalizo com a perfeita e lapidar frase do enormérrimo amigo Guachos:

« Com o Nosso treinador? Sempre enquanto for Nosso. Seja lá ele quem for ».

78 comentários:

  1. A parte final das citações mais técnicas, está perfeita.

    Saudações Gloriosas!

    AMC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, caro Minha Chama.

      Em boa verdade todo o texto roda em torno dessa ideia central que está contida nas citações: é o seu coração, alerta e o que espero que faça alguns meditar.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Excelente - pondo o dedo na ferida, chamando a atenção para a importância das reacções exageradas dos "adeptos" e fazendo reflectir quem tenha mais do que 2 neurónios sobre o que se deve dizer em momentos de crise.

    Mas a retórica está ultrapassada... estamos em plena guerra das estrelas caro Mathayus, ficou a ânus-Luz do yoda do lumiar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico grato pelas suas palavras e apoio, caro FranciscoB,

      E a respeito do seu último parágrafo, tenho de argumentar utilizando a retórica de José Diogo Quintela no CM ( e isto porque os lagartos se encarregam de dar tiros no seu próprio pé ) que lá pelas bandas do WC:

      « Chewbacca está chateado, Han Solo, inconsolável. Leia, louca. Vader, varado. Yoda, yodido. »

      Eliminar
    2. Sim,mas é preciso nao esquecer que antes de N.semedo, Luisao, Gaitan, estarem lesionados os jogos do Benfica eram fraquinhos sem tactica sem emoçao, sem nexo ou seja NULOS incluindo a pré época que foi desastrosa e com o tempo foi mais do mesmo. O Homem é Incapaz e nao ha volta a dar. Ninguém vibra com este Benfica é desolador, triste, e cinzento como o nevoiero do Uniao o foi.

      Eliminar
    3. Caro fccastrense,

      Sem dúvida. O homem começou logo por desiludir na pré-época porque não conseguiu igualar Jesus na pré-época anterior ( nada de encher o saco com 5 do Arsenal ou 3 do Valência ).

      Depois, tem o descaramento de ser eliminado com batota pelo sporting para taça já no final do prolongamento ( o que é deplorável Jesus tinha-o conseguido a época passada mais cedo, no tempo regulamentar e com o... Braga ).

      Em seguida Champions ( é desesperante passar a fase de grupos em 4 meses e não demorar como Jesus 6 anos para conseguir passar uma vez.

      E finalmente o campeonato onde as diferenças são abissais:

      « neste momento 22 jogos, 13 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, marcou 44 golos e sofreu 21. Mas e o Benfica da época passada? Esse tinha 23 jogos, 14 vitórias, 4 empates (sendo que um foi a Supertaça) e 5 derrotas, marcou 40 golos e sofreu 18. ».

      « Em 2009/2010 com Quim, Maxi, David Luis, Luisão, Fábio Coentrão, Javi, Di Maria, Aimar, Ramires, Saviola e Cardozo tinhamos apenas mais 2 pontos do que neste momento. ».

      E tudo isto, com o menor orçamento para aquisições dos últimos 7 anos. Sem Maxi, Lima e com Salvio, Semedo, Luisão e Gaitán de fora.

      Claro que o mais interessante de tudo, caro fccastrense, é que você não percebeu porra alguma do que está escrito!!!

      P.S: Para se sentir ainda mais o peso dos disparates que disse, consulte:

      http://pluribusunum7.blogspot.pt/2015/12/querem-mesmo-fazer-comparacoes-com.html

      Eliminar
  3. Eheheheeh! Caro Mathayus, com essas citações é que mataste os porcos! Porque isso são pérolas dadas a porcos.

    Gente tão ignorante e burra que não percebe o óbvio, que qualquer criança de 10 anos que jogue futebol já entende. E que qualquer educador de infância tem obrigação de saber.

    Ah e tal, "a democracia dá-me o direito de dizer isto isto e aquilo", até de dizer barbaridades e arranjar mentiras que legitimem e justifiquem os preconceitos que defendem, não percebendo os idiotas que é em nome da democracia que se mata mais gente e há mais injustiça no mundo. Eu prefiro chamar-lhe "hipocrisia normalizada".
    E assim acalmam os remorsos. Porque é democrático!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toma lá que é democrático.

      Eliminar
    2. Grande Manuel,

      O que mais aprecio neste Blog, é que desde há muito existem comentários que primam pela excelência e por um discernimento mental invulgar. 100% De acordo com a sua visão.

      Abraço.

      Eliminar
  4. Fantástico post, como sempre, caro amigo.
    Deixa-me destacar, entre muitos, o ''Cereal Killer'' e o ''Al Calotes'' como grandes momentos de brilhantismo que eu gostaria ter escrito!

    Só tem um senão. Grande parte dos cretinos que me enchem a caixa de spam não vão perceber puto do que escreveste. Sem a palha toda à vista passam fome pela certa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo e grandíssimo amigo Guachos,

      É uma enorme satisfação saber que o Post te agradou. É que para mim escrever aqui é como escrever no Benfica dos Blogs e é com enorme orgulho que o faço, sempre que me é possível.

      Quanto aos cretinos, tenho que concordar. Afinal como dizia recentemente um amigo meu: Portugal já não é um país, é sim um lugar mal frequentado. Daí que a tua caixa de spam esteja sempre a abarrotar e os burros, nem comendo toda a ração do mundo o deixem de ser.

      Grande abraço.

      Eliminar
  5. Bom Dia ,após ler concluo, que há razão no que escreve, mas também lembremos que a nossa equipa de futebol e
    técnicos , são bem pagos ,com as todas as condições que o Presidente,colocou a disposição,e não podemos dourara pílula ,quando esta e de lata e enterrar a cabeça como a avestruz,porque se estamos nesta situação a culpa não e dos sócios e adeptos ,criticar não e crime e pode fazer com que abram os olhos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro luis.garcia garcia,

      Folgo por saber que há razão no que escrevo. E passe a falta de modéstia no caso das citações sei que ela está lá toda e ainda mais alguma...

      Daí que todos os seus considerandos pequem pelo óbvio:

      1 - A exagerada acção crítica dos adeptos pode prejudicar gravemente a performance e rendimento desportivo dos adeptos e do respectivo treinador. E tal é comprovada por uma plêiade de estudos na área da psicologia desportiva.

      2 - A acção critica se desligada da capacidade decisória no caso presente perde todo o sentido. Toda as pessoas têm consciência que o presidente decide por si próprio e não muda consoante o vento. Nem mesmo os vice-presidentes o demovem da voluntariedade com que defende aquilo em que acredita, como o foi por exemplo na construção do novo estádio, na fundação, no record mundial de sócios, na BTV, no museu, nos pavilhões, nos acordos com a NOS ou Emirates, etc.

      Logo e por contingência do ponto anterior, todos as críticas que o Senhor possa fazer, por nada mudarem, ferem apenas o Benfica e o seu coração que é a equipa de futebol e seu treinador. Traduzindo: zero de impacto no presidente e danos colaterais gravíssimos no plantel e treinador.

      Pois é!!! Uns fazem parte dos 20% de destruição, outros deixam o ego para trás e só pensam em ser 100% benéficos para o Glorioso.

      Eliminar
    2. Foda-seee.k contraditorio tu és meu cavalgadura,então assumes razão no post,e depois dizes k fazes exactamente ao contrario,cura-te pá,se é k tens hipotese de te curar ainda. :/

      Eliminar
    3. Cabecinha pensadooora, que não pensa ou não quer compreender e aceitar teses comprovadas e facilmente compreensíveis, por qualquer razão (in)compreensível.

      Eliminar
  6. Texto giro , boas referências , etc .

    Não apaga o facto de o RV ser fraco , de todas as maneiras que se olhe para o jogo .

    Não são os resultados , bons ou menos bons . É a abordagem ao jogo e a forma como isso se processa. Ir buscar referências de roubos , assaltos e outros nã invalida a forma pobre como o Benfica se apresenta em campo , de vez em quando mascarada por um rasgo de Gaitán , Jonas ou em última instancia Pizzi .

    Basta um não estar , outro marcado ferozmente e temos aquilo que se passou na Madeira , bolas para a linha e cruzamento . 90 minutos e a equipa que encaixou 10 golos em dois jogos não só se manteve intacta como ainda conseguiu ir assustar .

    Dizem que pior cego é o que não quer ver , e isso parece-me o mal de adeptos que defendem o RV. São os mesmos que , infelizmente babam ao ver o infindável talento do Guedes ou suspiram pelo "monstro" que é Renato Sanches . Mostra o que se percebe de futebol ...

    Passámos a Champions com mérito , verdade , fruto de uma inesperada vitória frente ao Atlético , no entanto não me lembro de ver outro jogo onde o Benfica se apresentasse a um nível exigido para uma equipa daquelas .

    Não é por acaso que fomos dominados , independentemente de golos , cotovelos ou outros , em TODOS os jogos contra o Sporting .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não fosses um calhau com dois olhos saberias pelo menos contar. A inesperada, na tua cabeça de burro, vitória frente ao Atlético contou apenas 3 dos 10 pontos da qualificação. A forma reles como te diriges a dois dos jovens talentos benfiquistas demonstra bem a tua imbecilidade militante. Um dia se te roubaram a casa não te queixes à Policia. Queixa-te da tua incompetência por não viveres num cofre forte inexpugnável. Imbecil.

      Eliminar
    2. Vens de mansinho como qualquer taliban mas sais corridinho sem argumentos válidos como é normal na vossa espécie.

      Miguel

      Eliminar
    3. Caro Mario Espinho,

      Existem uma linha que separa os humanos dos sportinguistas. E essa é de caras a honestidade intelectual.

      Assim e por respeito ao Benfiquismo, não vou responder a um claro atentado contra esta ou por outras palavras não vou responder a lagarto com o rabo de fora ( pelo menos, enquanto os depósitos em contas de Cardinais, as ofertas de quadros com leões a Proenças e os calotes a Doyen, Somague, BP, empresa de limpezas, Capel, Bojinov, funcionários diversos, ex treinadores da B, etc... estejam bem presentes nos pensamentos das gentes de bem ).

      Eliminar
    4. Se não fossem, os cruzamentos para a área, quantos golos tinha o Slimani ou a maioria dos avançados e ppontas de lança?
      JJ não vivia das arte do Enzo, Gaitan e Sálvio e dos cruzamentos destes e de outros jogadores para a área?

      Eliminar
    5. Agradeço os ataques com direito a insulto , mas não . Não sou Sportinguista .

      Sou até bem benfiquista...

      Eliminar
    6. @ Anónimo & Miguel - Imaginando que os vossos argumentos não começam e acabam na ofensa gratuita e até percebem alguma coisa de futebol , iluminem-me ao apresentar argumentos que demonstrem o porquê do RS ou GG serem acima de razoáveis .

      @ Mathayus - Obrigado , mas não sou Sportinguista .

      @ ALM - Acreditas mesmo que o jogo do SLB com JJ era cruzamentos para a área ?

      Eliminar
    7. Se fosses benfiquista saberias que a nossa passagem aos oitavos da Champions não foi "fruto de uma inesperada vitória frente ao Atlético", usando as tuas palavras. Fizemos 10 pontos mas bastariam 6 para passar, pelo que os pontos de Madrid só serviram para abrilhantar mais a nossa prestação.

      Eliminar
    8. Concordo totalmente com o comentário, a verdade é que se jogássemos decentemente não precisávamos de ir buscar referencias dos jogos dos nossos adversários, todos os jogos que perdemos este ano foram todos bem perdidos, a equipa não é bem orientada, e a desculpa do tempo não é válida, outros treinadores não precisaram de tempo para impor as suas ideias nas suas equipas. Enquanto não assumirmos que temos problemas no plantel e orientação vamos continuar a falar dos erros que ocorrem além portas. Este ano já vamos tarde, o melhor é assumir os erros e corrigi-los para o ano que vem, um ano 0 não é mau desde que os seguintes sejam de resultados.

      Eliminar
    9. Sim aquele tipo de benfiquista que milita no Lumiar e que se delicia/inveja o clube do outro lado da 2a circular.

      Miguel

      Eliminar
    10. Ou seja , para ser Benfiquista sou obrigado a fechar os olhos e imaginar que o Guedes é o Messi e o Sanches é o Touré ?

      Ou que o RV é acima da média ?

      Isso não é ser benfiquista , é ser cego .

      Ghozé , a vitória frente ao Atlético foi mais do que simples 3 pontos , foi a injeção de confiança que a equipa obteve . Todos os jogos valem 3 pontos , no entanto uns têm mais significado que outros . Mas até essa grande vitória não se deveu em nada ao modelo de jogo , mas sim á inspiração individual de Gaitán .

      Aliás , esta época , já foram vários os jogos desbloqueados pela inspiração de Gaitán , na falta dele e com Jonas marcado é o deserto de ideias que se tem visto .

      Eliminar
    11. O Renato será, a breve prazo, melhor do q o Touré.

      Eliminar
    12. Dificilmente evoluirá nesse sentido na atual conjuntura do Benfica . Muito menos a breve prazo .

      Para chegar perto sequer do nível do Touré tem que melhorar muito no passe e capacidade de decisão quando tem bola .

      Verdade que tem apenas 18 anos e pode lá chegar , mas com RV ao comando não chegará de certeza , talvez se sair da luz rapidamente ...

      Eliminar
    13. Caro sportinguista Mario Espinho,

      Não lhe vou responder, porque por principio não me dou com gente do clube que deposita dinheiro na conta de árbitros, da coação arbitral e dos calotes.

      Sempre que ouço um sportinguista lembro-me da triste figurinha do Otávio Machado a agitar as mãozinhas quando lhes anularam um golo com o CSKA à e tenho vergonha alheia.

      Eliminar
    14. Eu proponho o espinho para treinador do Benfica. Vê-se que o moço é craque na matéria. Cheira-me que o seu nick não passa de um pseudónimo do Guardiola. Ou então do seu professor, o vitó da mosca.

      Eliminar
    15. ...e já agora, é uma pena que a UEFA não aproveite semelhante talento!

      http://pt.uefa.com/uefachampionsleague/news/newsid=2319476.html

      Eliminar
  7. Finalmente, alguém que me entende!

    Obrigado Rei Escorpião por esta ferroada sobre o que muito se tem debitado na blogosfera e que eu neste momento não me revia...

    Sinceramente, já me interrogava se "o Benfica sou eu"? Pois não entendia o gosto do maltrato gratuito ao nosso Glorioso, por muitos ditos benfiquistas.

    É que até poderiam pensar daquela forma, mas manterem uma linha aberta para o diálogo e debate. Qual quê?! Ainda ontem num blog, perguntei quando é que um clube que esteja na luta para ser campeão e que mudou de treinador a meio da temporada, foi campeão? É que sinceramente acho que isso nunca aconteceu. E isto desarma o argumento de mudança de treinador para ainda lutarmos pelo tri...

    Mas, sabem qual foi a resposta? Foi apagarem os meus comentários nesse artigo e mais ainda, tirarem o meu blog da lista de blogs desse blog. O que me ri com esta birra de meninice.

    =D

    P.S.: Gostei imenso das referências científicas que deixaste no artigo. Gostava de saber se isso foi um trabalho de pesquisa para o artigo ou se é fruto de saber profissional/académica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu retribuo-lhe outra pergunta: quando é que um clube que antes do Natal estava a sete e cinco pontos do 1º lugar foi campeão?? Se calhar o mudar de treinador não é para ser campeão é para melhorar e ainda tentar alcançar o 2º lugar ou então preservar o 3º que atendendo á qualidade do Braga ainda não é seguro. Já pensou nisso?
      Sabe que acrítica que faz ao outro blog. aqui também se pratica?

      Eliminar
    2. O que é que se pratica aqui? (para seres mais especifico). E se não fores um cretino mentiroso rasteirinho, vais dizer aqui onde é que uma critica que não traga insultos aos membros do blog, ao Benfica e aos seus profissionais não foi publicada.

      Eliminar
    3. Já coloquei comentários que utilizando o mesmo trato que por vezes os escribas utilizam não foi publicado.
      Mas isso é muito difícil de comprovar da minha parte.

      Eliminar
    4. Caro PP,

      Antes de mais, dar-te os parabéns pela clareza do raciocínio e pelo amplo rasto de coerência, discernimento intelectual e Benfiquismo impoluto que vais deixando com as tuas intervenções nesta cada vez mais insana Blogosfera.

      Revejo-me na reflexão que realiza e lamentavelmente conheço bem essa assinatura e forma de actuar de alguns Blogs. O positivo da questão, é que quem censura comentários educados, assina em baixo destes a validade dos mesmos, auto-reduzindo-se a um rotundo nada.

      Quanto à pergunta final, esclareço que se trata de trabalho de pesquisa. Embora e porque não gravite numa área muito longínqua tenha uma percepção facilitada sobre a temática em questão.

      Abraço.

      Eliminar
    5. Anónimo das 16:11, não podes comprovar de maneira nenhuma. E a única razão é que nunca nenhuma critica foi censurada. Nem sequer contra o que eu escrevo. Insultos e outras imbecilidades, já sabem que me reservo no direito de ripostar da forma que eu entender. Quanto à linguagem utilizada por mim no GV só enfiam a carapuça os destinatários. Queixas-te de quê afinal?

      Eliminar
    6. Anónimo das 15:39... É muito difícil colocar um nick? É que não gosto mesmo nada dirigir-me ao pessoal nestes termos... ;)

      Bem, sobre o teu comentário:

      1 - A pergunta que deverias fazer não é «quando é que um clube que antes do Natal estava a sete e cinco pontos do 1º lugar foi campeão?», mas sim «Porque razão é que estando a apenas 7 ou 5 pontos do 1º lugar sem ter-se terminado a 1ª volta não podemos ser campeões?»

      Sabes porque as equipas que nesta altura acabam por não ser campeões? Basta leres a pesquisa do artigo acima. Por outras palavras: a equipa deixa cair a toalha ao chão, por ela própria deixar de acreditar que é possível. E para esse acreditar muito contribuiu os seus apoiantes. Por isso, faz todo o sentido o artigo acima e que continuam a não querer perceber.

      Mas, mesmo que não estejas convencido, poderias fazer perguntas mais inteligentes a quem te meteram essa pergunta na cabeça. Perguntas como: "ok... mas quantos pontos são necessários ao certo para ser-se campeão em Portugal? E em campeonatos com 34 jornadas? E quantas dessas equipas perderam no campeonato? E com quantos empates sagraram-se campeões?" Quando fizeres as contas (e se não quiseres não te preocupes porque vou escrever um artigo sobre isso), perceberás que o tri está ali ao nosso alcance. Para isso é preciso uma coisa fundamental: não desistir!

      É aqui que se vê os dois tipos de pessoas que há no mundo: aqueles que vêem o copo meio vazio, do que aqueles que vêem o copo meio cheio. Uma coisa te garanto são estes últimos aqueles que vencem.

      Quem defende uma mudança de treinador, neste momento, não é de todo inteligente, nem sequer teve sucesso importante na liderança do que quer que seja. Pois, quem defende isso é passar a seguinte mensagem à equipa: "deitamos a toalha ao chão! Fica para o ano!"

      Treinar e liderar uma equipa não é como jogar no FM. Não é trocar de treinador e depois na semana seguinte o jogo já é vitórias com goleadas. É um trabalho complexo. As chicotadas só servem para aliviar as tensões dos adeptos, mas os presidentes que conseguem controlar isso, são aqueles que conseguem ter mais sucesso no futuro.

      2 - E nem a propósito: «Se calhar o mudar de treinador não é para ser campeão é para melhorar e ainda tentar alcançar o 2º lugar ou então preservar o 3º que atendendo á qualidade do Braga ainda não é seguro. Já pensou nisso?»

      Já pensaste que tu ao fazeres isso estás precisamente a condenar a equipa ao insucesso? Estás já a mandar a toalha ao chão. Estás já com espírito derrotista a meio da batalha. Tu deves ser daqueles que numa guerra de trincheiras nunca sairás do buraco onde estás para combater com medo.

      Acorda filho! Estamos no meio da batalha. Neste momento, não é tempo de pensar em ses, é tempo de lutar. Nem sempre numa luta se toma as opções correctos, isso poderei e todos aqui concordarão, mas tu não estás na batalha com a Emily Blunt, nem sequer és o Tom Cruise, para poderes estar constantemente a par e a repetir as batalhas.

      Outra coisa, só o Benfica é que vai perder pontos? Os outros nem sequer têm uma derrota no campeonato. Na minha análise, que referi que pretendo escrever, sabes quantas derrotas em médio um campeão teve num campeonato a 34 jornadas? 3! O Benfica tem já as 3... mas e os outros dois estarolas, não têm nenhuma! Achas mesmo que não irão perder nenhum jogo até ao final do campeonato?

      Outra questão, qual a diferença entre perder 7 pontos agora no início do campeonato e perder 7 pontos na segunda metade do campeonato? É que até parece que o Porto e o Sporting jogam como Barcelonas e Bayerns. Mais, quantos pontos o Benfica perdeu na primeira fase da temporada passada? E quantos perdeu na segunda fase?

      Não comam o que vos dão para comer. Perguntem. Sejam inteligentes. Emancipam-se!

      Eliminar
    7. Mathayus, estás em psicologia ou sociologia?

      Por acaso gostava de conversar um pouco sobre um sociólogo para perceber a visão científica deste tipo de fenómenos como estamos a viver neste momento no Benfica.

      Tenho a sensação de que estamos a viver um período crítico para o futuro a curto e médio prazo do Benfica. E, espero que o LFV seja forte o suficiente para não ceder a pressões. E, o mais engraçado disto tudo é que nem sequer o RV era o meu favorito no início da temporada...

      Eliminar
    8. Caro PP,

      Não gostaria de divulgar aqui de uma forma clara a minha área de trabalho. Esclareço apenas que engloba algum conhecimentos na área da psicologia, fisioterapia e pedagogia.

      E devo dizer que partilho da opinião de estarmos a viver um período crítico e determinante para a história futura do Benfica.

      LFV tem de saber gerir com mestria esta sua aposta ( que totalmente é acertada ).

      Existe ainda um ponto de equilíbrio que ainda não foi encontrado entre a aposta na formação e a aquisição cirúrgica de elementos para as posições mais carenciadas.

      E naturalmente, existe essa necessidade de sempre, que é o tempo de crescimento e consolidação de um modelo e de uma visão de jogo nova. Sem Enzos, Matics e Markovic em profusão, é necessário criar mecanismos e automatizar movimentações ( muitos se esquecem que por norma as grandes equipas crescem à medida que aumenta o conhecimento entre jogadores e treinador ).

      Todavia, creio convictamente que LFV rapidamente aprenderá qual a receita mais correcta e qual o doseamento mais adequado para esta aposta entre juventude e experiência, entre formação/prospecção e saberá dar tempo ao tempo.

      Rui Vitória é Benfiquista, tem valores morais à altura do Glorioso e tem conhecimento do jogo.

      Defendo que a partir do instante que se torna o nosso treinador E sabendo-se que LFV é um homem que não se deixa levar pelos outros e que decide por si próprio, resta a todos os adeptos serem elementos construtivos. Elos de ligação para a consecução desta aposta e não para a sua queda, só por acharem que do seu sofá se tomam decisões « muito à frente »!

      Abraço.


      Eliminar
    9. Concordo em absoluto! Ainda bem que existe pessoal que anda a pensar direito sobre estas coisas.

      Sobre a tua área de trabalho, deixo-te aqui o meu email: pp.o.guerreiro.da.luz@gmail.com

      Tenho todo o interesse de falar com pessoas que vêem o futebol a este nível mais aprofundado e nessa vertente que mencionas.

      Abraço

      Eliminar
  8. Excelente texto Mathayus, mas nem assim, explicadinho, eles vão entender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, caro Luis,

      E tenho de concordar, nem devagarinho, com desenhos e a 3 D esta gente entenderia.

      Abraço.

      Eliminar
  9. O melhor é deixar de fumar essas coisas que fazem rir, produzem uma sensação de alegria mas têm um efeito de menor capacidade de raciocino e concentração levando por vezes ao descontrolo e perca de noção da realidade.
    Então a culpa e de todos os que não comungam da sua opinião e encontram culpas na falta de qualidade da equipa, falta de trabalho apresentado pelo treinador e precipitação na alteração de estratégia por parte da direção.
    Por vezes até fico com umas certas duvidas se alguma vez foi a um jogo de futebol ou se regularmente acompanha as outras equipas e consegue distinguir um futebol com qualidade.
    Parece que se diz do Benfica e ponto final. Não admite erros do Benfica não encontra defeitos no treinador ou na qualidade de um jogo, só porque é o Benfica????.Se é do Benfica é bom???'.. assim tipo Tarabat???
    Liberte-se dessa porra que faz rir e vai ver que começa logo a raciocinar melhor, a pelo menos admitir que existe outra razão para alem da sua e a realidade não começa e acaba a cada cronica que produz.
    Benfiquistas somos todos os que sofrem e gostam do clube.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na escola não te ensinaram a ler? Foi mesmo só rebentar petardos?

      Eliminar
    2. Na escola aprendi a ler e interpretar o que leio.
      Pelos vistos quem sofre de iliteracia não sou eu.

      Eliminar
    3. Aprendeste a interpretar quê? o som dos petardos?

      Eliminar
    4. Caro Taliban, aqui só tens uma hipótese. Bater palmas, apoiar sempre, mesmo que seja uma grande merd@ estar a 7 pontos dos lagartos e xauxau taça... e ainda aquilo do fio de jogo, repelões...

      Mau Benfiquista com 34 anos de sócio.

      Eliminar
    5. Amigo Guachos o som dos petardos e as garatujas pintadas na Catedral e zonas limítrofes.

      Miguel

      Eliminar
    6. Caro Taliban & Anónimo das 16:03,

      Pareces um entendido na área dos alucinógenos e quiçá por tal desdita o teu raciocínio faz-me lembrar o celebérrimo « emplastro ».

      É que parece que andas a passear-te e a colar-te sempre atrás do sentido do texto, nunca percebendo « balufas » sobre ele..

      Recomendo pois um pedido de inscrição urgente na Rua Sésamo ( podes pedir ao Poupas que te explique o que está escrito devagarinho. Certamente que ele vai ter « penas » de ti ).

      Eliminar
    7. Mau benfiquista e sobretudo parvo.

      Eliminar
  10. bom dia, em 1º lugar gostaria de lhe dar os parabéns pelo excelente blog e a excelente escrita, carregada de figuras de estilo de algumas figuras sem estilo, que tem brindado quem o segue. Para mim, e passo a dizer já que sou Benfiquista, é a 1ª vez que faço um comentário num blog, leio com muita atenção todos quanto e quando posso, pois estou a trabalhar fora do país, e é uma forma de me sentir informado do que se vai passando no nosso SPORT LISBOA E BENFICA. Sim, leio todos, pois nesta altura, sou um pouco de tudo, taliban, petardeiro, drag queen, tudo, pois sou do BENFICA, e o que sinto neste momento em relação ao que a NOSSA equipa rende em campo, é uma mistura bem explosiva de sentimentos! Tenho concordado, quase sempre com alguns posts daqui, mas neste, e usado a métrica das percentagens, concordo 50% em relação ao estado anímico da equipa. Concordo com todos os estudos apresentados, e é bem verdade que o factor psicológico/anímico do atleta é fundamental para o rendimento, mas porra, temos um plantel enorme, temos jogadores da equipa B, e, bem se vê o rendimento do Renato, logo na estreia, o BOOST, de ser chamado a jogar, dei um exemplo fácil, eu sei, mas existe também, o inverso, Cristante e Djuricic como os casos mais estranhos...Que moral ou incentivo psicológico tem estes jogadores que são apenas chamados quando o seu treinador ou está com as calças na mão, ou apenas para queimar tempo! E posso mencionar também o Carcela.
    Tudo isto para dizer, que a componente psicológica, está na mão de uma e só uma pessoa, o treinador!!! É ele quem sabe, pois lida diariamente com os jogadores, qual o mais susceptível ou o mais adequado para cada jogo. É ele que tem de estar atento aos sinais vindos do exterior, é ele quem tem de ser duro ou brando consoante a situação e fundamentalmente tem de servir de escudo aos atletas, quando existem factores externos de desestabilização, tem ele de dar a cara de mostrar FORÇA, tem de responder à letra às provocações, não fugir ao conflito...e foi aí, que o treinador perdeu a equipa!!! Nota-se o nervosismo do treinador quando as coisas estão a correr menos bem ou mal, não consegue esconder, não tem POKER FACE. Que ralhe com tudo e com todos como se o fim do mundo estivesse a chegar, mesmo quando está a ganhar por 5-0, são estratégias!!! Tudo isto para dizer que o NOSSO actual treinador é um dos responsáveis pelo fraco rendimento da equipa, e, é o principal responsável pelo estado anímico/psicológico da equipa que mete a jogar todas as jornadas. É a minha opinião, espero agora não ser rotulado de uma só coisa, se o for que seja de tudo menos Lagarto ou Tripeiro.
    Continuação do excelente trabalho, que me diverte e me faz esquecer a distancia.
    Um Bem haja
    Bento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Equipa está forte psicologicamente e, se há aspecto do jogo em q não existem dúvidas qt à qualidade de Rui Vitória é precisamente neste capítulo...

      Rui Vitória é o responsável pelo mau rendimento da Equipa e pelo bom rendimento da Equipa... é o responsável pelo rendimento da Equipa... Victor Pereira é o responsável pelo rendimento dos árbitros... pedro proença é o responsável máximo da Liga Portuguesa de Futebol Profissional...

      Numa coisa tem razão - Rui Vitória só tem uma face.

      Eliminar
    2. Caro Bento,

      Roma e Pavia não se fizeram num dia e as opiniões dos adeptos primam habitualmente pela impulsividade e precipitação ao sabor do momento e da bola que entra ou não...

      Não terei de lhe relembrar a seca de 3 anos de Jorge Jesus, os cinco que levou na pocilga, a perca de campeonatos já « ganhos » aos 92 minutos, e claro todas as considerações de então da generalidade da massa adepta sobre a capacidade do treinador, a forma como diziam que os jogadores que ele rebaixava constantemente o odiavam, a perca do balneário, as auto-estradas a meio campo, Davids a lateral esquerdo e a serem papados pelo Hulk, etc!!!

      Temos 4 meses de Rui Vitória. Um muitíssimo menor investimento no reforço da equipa nos últimos 7 anos. A terceira passagem da fase de grupos da Champions nos últimos 20 anos. A saída de Lima e Maxi, adicionada a lesões de Salvio, Nélson Semedo, Luisão e agora de Gaitán. Temos a aposta bem conseguida em Semedo, Guedes e Renato e a natural inexperiência destes. Temos os três sectores da equipa, ataque, meio-campo e defesa com grandes mudanças e sem rotinas que levam anos a estabelecer e temos um treinador que está a começar...

      Aí atrás está um excepcional comentário onde um companheiro de caminhada Benfiquista faz um pedido: o de que lhe digam uma qualquer grande equipa mundial que tenha mudado de treinador a meio do campeonato e o tenha ganho. Por aí também se deve meditar, mas é tempo de lhe fazer ver uma coisa tão básica e tão simples que devia ser evidente:

      O treinador é o treinador e você é você...

      A permanência ou saída deste é determinado pelo presidente e todas as ondas, berros e gritos que possa dar têm zero de influência nas decisões deste ( e sim, é aquele que contra a vontade de 90% dos adeptos preservou Jesus depois de 3 anos de seca e por isso nos deu o Bicampeonato ).

      Chegados aqui, sabemos que toda a onda crítica massiva despoletada nas redes sociais, para além do seu efeito de contágio com os média, apenas e à luz da psicologia consegue destruir a auto-confiança de jogadores e treinador, prejudicando gravemente a performance da equipa e o rendimento individual de cada um dos membros do plantel.

      Ora aqui está alinha que divide quem ama o Benfica ou se ama a si próprio. Se nada se pode fazer para mudar e se o presidente pensa pela sua cabeça, o único ganho da crítica é fazer o trabalho de porto e sporting... o pior para a equipa, colocando-a sobre brasas, fazendo o treinador e jogadores fazerem não o seu melhor, mas o seu pior.

      Quer criticar e muito, pois faça-o em casa, faça-os com os amigos no café. Agora nas redes sociais, atingindo directamente a confiança do treinador e dos jogadores que as frequentam, não.

      À luz de diversos estudos científicos e do conhecimento actual todo que se diz nas redes atinge e afecta os visados, ou seja atinge o coração do Benfica. Custa muito entender que o que está em questão não é a visão pessoal de cada por mais que possa ou não ter razão?

      O bem do Benfica está frente de tudo. Portanto para esse peditório da irresponsabilidade, não contem comigo, nem com todos os desta casa.

      Eliminar
  11. Excelente texto do Mathayus nao e preciso ser-se catedratico para o entender peço ao Guachos que abre a porta a toda a gente mesmo os que aqui vem somente para insultar se nao entenderem bem o problema e deles,este texto do amigo Mathayus devia passar em outros blogs tal a classe do mesmo,do Rui Vitoria ja falei o suficiente faço um apelo que o deixemos em paz assim como a equipa e que amanha façam uma grande exibicao e que nos una todos em prol do bom nome do nosso Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro gff,

      A palavra chave é essa união. Algo totalmente desconhecido para essa malta que muda de opinião como de camisa e que até durante um jogo e à medida das suas reviravoltas no marcador, ora diz que são extraordinários ou que são uma porcaria.

      Ainda hoje e na nossa vitória absolutamente épica no hóquei contra o porto, as opiniões iam do 8 ao 80 e do 80 ao 8 quase a cada minuto.

      Não conseguem ter uma visão sustentada e uniforme. Não conseguem ver para além da necessidade de fazerem crer que são uns Guardiolas desperdiçados, e para eles ainda existe outro fenómeno... não existem adversários e tudo é matemático ( pena não terem avisado o Manchester City disso, ou o Real ou o Milão, etc ).

      Abraço.

      Eliminar
  12. “Nesta altura, o dia 17 de janeiro de 2016 aproxima-se e o Sporting ainda não pagou, nem tem capacidade para pagar, aos bancos esses 55 milhões de euros.”

    Como?
    • Mas este não é o clube que duplicou recentemente o Salário do seu Presidente?
    • E que contratou um Treinador com um dos maiores salários da Europa?
    • Então um gajo está em risco de não pagar a hipoteca da casa e o que faz? Compra um Ferrari e vai de férias para as Maldivas e quando vier o Banco que resolva

    Viver não custa…o que custa é encontrar uns milhares de lorpas para subsidiar um estilo de vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro redbull1710,

      O mais interessante é que com o calotes a empurrar com a barriga o pagamento desses 55 milhões para 2026, nessa altura terão de pagar mais 88 milhões...

      Serão pois e apenas 143 milhões de euros que o Calotes terá de pagar num clube sem capacidade de gerar receita visível.

      Eliminar
    2. M estamos em Portugal, o brunalgas nunca irá pagar nada.

      Rammstein

      Eliminar
  13. The Force is strong with this one:

    http://pluribusunum7.blogspot.pt/2015/12/querem-mesmo-fazer-comparacoes-com.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida uma análise perfeita da situação, Grande RMM.

      Abraço.

      Eliminar
  14. Penso que o Benfica é caso único no mundo, tem a totalidade da comunicação social do país contra ele e de tal forma essa mesma comunicação social está empenhada nessa luta que, perante o seu persistente sucesso ( e mais do que isso ), não se coibiu de descer ao nível de lixo, atropelando a ética e a moral que se lhe exige. Isso, ao longo das últimas décadas, associado à cultura tuga, criou um novo tipo de ser. O adepto taliban.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ser o unico benfiquista no mundo...

      A ignorância e chico-espertice junta é fodida.

      Eliminar
    2. Caro Liverpool, 75% dos "opinion makers" em Portugal, jornalistas e comentadeiros de TV´s são dragartos, adeptos dos azuis e verdes.

      Além disso ainda temos de adicionar os benfiquistas imbecis e burros que têm serradura dentro da cabeça, assim como aqueles que não sendo imbecis são suficientemente espertos para não se importarem de estar contra clube e por isso utilizam o ruído feito pelos inimigos do clube em proveito próprio.

      Eliminar
  15. Gostei do texto e da maioria dos comentários. Assim se defende o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela parte que me toca, caro Dr. Ghozé Pablito,

      Abraço.

      Eliminar
  16. Caríssimo Mathayus,

    Excelente texto (como, aliás, de costume), onde são expostas as razões pelas quais a crítica fácil e contínua é prejudicial aos objectivos do nosso clube. É claro que esta "gentalha" não deixa que algo prosaico como "fazer sentido" atrapalhe os seus argumentos. Concerteza saberá que concordo com, e defendo, a linha de raciocínio exposta tão brilhantemente neste texto, e até penso que grande parte dos insucessos do nosso clube se deve a esta gente e às suas ejaculações precoces (caro Guachos, esta sua expressão descreve essa gente de forma perfeita).

    Olhando por essa blogosfera fora, verificam-se ideias, umas atrás das outras, simplesmente ignóbeis, disparadas a quente, sem um mínimo de ponderação, de averiguação das consequências que tais desabafos possam ter, sem um mínimo de amor a algo mais que não seja a necessidade mórbida de poder dizer "eu bem avisei"! E muito tem esta gente para avisar! E muitos deles sem a mínima consciência que estão a contribuir para o que eu chamo de "profecias auto-concretizadas".

    Aparecem mascaradas de muitas formas e feitios, mas usualmente não fogem muito de:
    - "O treinador (seja ele qual for) é um incompetente". Genial! E baseiam-se em quê para essa tirada de mestre? Estão presentes em todos os treinos, em todas as palestras? Analisam todas as movimentações do treinador, e o que ele diz, dentro e fora dos jogos? E se sim, o que vos faz donos da razão? Quais são as vossas competências para passar este tipo de julgamento? LFV e a restante Direcção têm legitimidade democrática para tomar essa decisão! Qual é a vossa legitimidade?
    - "Esta Direcção é só negociatas". Ai sim? Onde? Em que é que se baseia essa acusação? Numa mão cheia de nada, é em que se baseia. Eu baseio a minha opinião nos R&C's, no património imóvel e humano (e na comparação com o que tínhamos antes deste presidente) e na multiplicidade de modalidades em que (agora) temos atletas e equipas. Vocês baseiam-se em meia dúzia de números arrancados do contexto e " wishful thinking"! Mais nada!
    - "Não se vê que a equipa não tem fio de jogo?". Estamos a brincar? Por muito bem que se trabalhe, como é que pode haver fio de jogo se não existe motivação? E como é que pode haver motivação se existem jogos que, independentemente do que for feito, são resolvidos por factores externos? E como é que pode haver motivação quando, ainda por cima, depois de servirem de autênticos sacos de pancada, ainda ouvem dos (supostamente) seus "joguem mas é à bola"? O Luisão, num jogo recente de má memória para todos nós, foi agarrado durante uns bons segundos e uma dezena de metros, dentro da grande área adversária! Não só nada foi sancionado, como o lance subsequente deu golo do adversário! O Benfica começou o jogo a perder, quando o devia ter começado a ganhar! Que motivação, e consequentemente que fio de jogo, é que aguentam isto?
    - "Em vez de se gastar dinheiro em contratações de valor baixo, contratar apenas bons jogadores. Comprar menos " Jimenez" e mais "Matic". Pois, se eu jogasse no euromilhões à segunda, acertava sempre! Eu nem consigo quantificar o nível de estupidez desta tirada! Além de que já estão a incluir o Raul Jimenez nesse lote! Lá está, são as ejaculações precoces!
    - " Eu critico quando vejo que as coisas estão mal, e vivemos num país livre e democrático, por isso critico quando quiser". O tanas!!! A tua liberdade acaba quando a liberdade dos outros começa! Onde está a liberdade e os direitos de Rui Vitória quando este é acusado de incompetente? Onde está a liberdade e os direitos de LFV quando este é acusado de desviar dinheiro? Viver numa sociedade "livre" dá direitos, mas também dá deveres! E esses deveres têm sido descurados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta gente continua a fazer eco de acusações sem sentido! Continua a ser impaciente! Continua a ser pouco sensata e ponderada! E continua a dar armas aos nossos inimigos! Sem se aperceberem que criam um ruído tão grande que tolhe qualquer dinâmica que se tente implementar! E principalmente, sem se aperceberem que qualquer insucesso do Benfica acontece em grande parte graças a eles! E qualquer sucesso acontece apesar deles...

      Eliminar
    2. Bem resumido RM.

      Como dizia Benjamin Franklin - "Qualquer idiota pode criticar. E a maioria deles fá-lo", ou ainda "É falta de educação calar uma idiota e crueldade deixá-lo falar".

      Eliminar
    3. Grandíssimo RM,

      Mais do que lhe agradecer as palavras generosas que me dirige, tenho de enaltecer o seu valoroso comentário porque está perfeito e surge como uma extensão melhorada do meu modesto texto.

      A forma como desmonta toda a panóplia de afirmações incoerentes e hipócritas desses seres alienados da realidade é exemplar e cada vez mais necessária.

      Temos de travar esse modo de pensar limitado e falso que se instalou e que tornou parte da massa adepta Benfiquista fonte de desagregação e desequilíbrio permanente do clube.

      Eliminar
  17. Enormérrimo Mathayus, Amigo e Companheiro,

    Parabéns, meu Amigo, por mais um belíssimo texto.
    Parabéns e Obrigado!
    Eu não me canso de repetir que, pelo conteúdo e pela forma, é imprescindível que tu não pares de escrever sobre o Nosso Clube, ainda por cima quando o fazes com uma capacidade imaginativa, uma clareza pedagógica e uma inteligência que fazem dos teus textos uma (crescente) constelação absolutamente única no Nosso universo.

    E, como se tudo isso ainda não chegasse, estes teus textos têm a capacidade de sugerir aos Leitores comentários e contributos particularmente lúcidos e construtivos.

    Se me permitires a brincadeira e para sintetizar tudo só em duas palavras: tu és "im" "prescindível", ahahah.

    Para finalizar e além de concordar com todas estas tuas teses e constatações, sublinho mais algumas partes que vão ficar históricas: o "Cereal Killer" e o "Al Calotes", obviamente, mas também o surrealismo do 4 x 4 x 3 (chupa esta, ó "cientista mestre da tática") e do uso das percentagens.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo e enormérrimo amigo José Albuquerque,

      Para além de ter ficado de peito entufado com tanto elogio, ainda me fizeste desmanchar a rir com essa do surrealismo do 4 x 4 x 3. Nem me tinha ainda dado conta do disparate que tinha escrito...

      E para mal dos meus pecados compartimentei a coisa por sectores, senão já tinha a desculpa que estava a jogar com guarda-redes avançado!!!

      Mas agora e mais a sério, um grandíssimo obrigado pelas tuas palavras, as quais vindas de ti significam para mim muitíssimo.

      Particularmente após uma sequência de Posts que realizaste e que vêem aliando ao Mestre da economia, um novo Mestre na área da prosa. Algo por norma invulgar nas gentes que nasceram com um dom de excepção para os números e que demonstra que o amor pelo Benfica nos faz ser melhores a cada instante.

      Grande Abraço.

      Eliminar
  18. HAHAHA, conseguiste pôr o presidente isento de culpas!

    És um artista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Pazinho atira-te ao Tejo. Se queres provocar as pessoas provoca quem te atura. Vai para tua casa e provoca a tua mãe ou o teu pai, eles que te aturem! És demasiado burro para falares.

      Eliminar
    2. Caro JAX KAN,

      Estás tremendamente equivocado!!! Em momento algum isentei o presidente da responsabilidade do Poker de títulos inédito em Portugal de há dois anos. Nem de nos ter tornado Bicampeões Nacionais ao fim de 31 anos, nem mesmo de nos ter acabado de dar a melhor época desportiva da história de Portugal com 6 títulos de campeão nacional em 7 possíveis...

      O presidente é culpado pelo estádio, pavilhões, museu, fundação, BTV, record mundial de sócios, centro de estágios, assinatura de acordos históricos com a Nos e Emirates, de dominarmos nas modalidades e na formação.

      Como vês, não insento o presidente de culpas. E agora segue o conselho do grande Manuel e vai ver se a água do Tejo está fresquinha.

      Eliminar
  19. Só hoje pude ver esta postadela do Nosso Glorioso Mathayus.
    Venho tarde,mas tenho de vir felicitar-te por este Enorme texto!!
    Fabuloso!!!
    Clap,Clap,Clap!!Toda lá dentro!!!
    Contra antis,lagartos,corruptos e a put@ que os pariu!!!

    Que tridente na Defesa do Glorioso que temos neste Glorioso espaço!!!(Sem esquecer os companheiros que também comentam aqui,claro!!)


    Desejo a todos os Gloriosos adeptos que costumam frequentar este espaço,um Feliz e Santo Natal!!!


    Gloriosas Saudações Benfiquistas
    Benfiquista do Norte

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.