domingo, 3 de janeiro de 2016

Ano novo, vida nova: a entrevista do Presidente.

Por José Albuquerque

Lida e relida a mais recente e habitual “entrevista de ano novo” do Presidente, creio que ficaram respondidas todas as principais dúvidas que podiam subsistir quanto ao facto de 2016 ir, definitivamente, marcar o início de uma “vida nova” para o Nosso Clube.

Eu destaco os seguintes pontos:
1 – que não vamos assistir a nenhum “downsizing” do Nosso futebol, porque os investimentos considerados necessários se vão manter (17M€ aplicados em dois Atletas são prova suficiente), porque a SAD continua atenta a jovens “estrelas” que possam complementar as promessas vindas da “Fábrica” (Cervi e Grimaldo são os exemplos mais recentes) e, principalmente, porque  a “paciência” que Nos é pedida, não implica menor exigência e ambição;
2 – que o Grupo se pretende libertar da Banca nacional como fonte de financiamento, substituindo esses mútuos por outras alternativas, nomeadamente emissões obrigacionistas, mas sem promover nenhuma antecipação das maturidades dos principais empréstimos; e
3 – que o Glorioso entende os seus principais Sponsors como verdadeiros parceiros de negócio, estabelecendo com eles as dinâmicas necessárias, quer formal, quer informalmente, para o enriquecimento da proposta de valor conjunta.

Obviamente, eu espero que o Presidente sublinhe estas opções a médio e longo prazos, ou com uma recandidatura própria em outubro próximo, ou, no mínimo e se vier a considerar que a sua saúde já lhe não permite um compromisso por mais quatro anos, endossando e apoiando activamente uma lista de transição.
Menos do que isto seria, na minha humilde opinião, uma inconcebível traição às suas próprias convicções e ao protejo de futuro para o Clube.

Concomitantemente, ficámos com a garantia de que vão prosseguir a reconstituição dos Nossos Capitais Próprios e a redução da chamada “factura bancária”, além da reafirmação do princípio segundo o qual o Clube vai continuar a investir nos seus crescimento e desenvolvimento, ambos com especial enfoque na internacionalização da Nossa Marca.

Pessoalmente, foi com muita alegria que li palavras que sugerem terem sido infundadas as dúvidas que cheguei a ter sobre como o Presidente (e a Nossa SAD) pretendia consolidar estratégicamente o Nosso Futuro colectivo: ainda bem e, a partir desta entrevista, resta-me, a mim e aos que pensam mais ou menos como eu, verificar e sublinhar os factos futuros que comprovarão estas declarações do Companheiro Vieira.

O que esperar desta “vida nova”?

Definitivamente, eu espero que o Benfica contribua para a erradicação final dos resquícios do POLVO, aproveitando os sucessivos golpes recebidos pelo mamão chupista (já todos lhe chegam forte e feio), resumido a um papel de enésimo plano (ele que teve, por décadas, um controle quase perfeito sobre todo o “futeluso”) e o eventual “grito do Ipiranga” do “cabeça d’unto”, única forma que ele tem de evitar ser corrido da presidência da LPFP.
Parece-me indiscutível que o Glorioso conta, nessa luta, com o total apoio do Presidente da FPF (quem diria?).
E é neste cenário que eu considero desejável que o Clube leve o Al Calotes (e todo e qualquer abestalhado do mesmo jaez) a responder perante os Tribunais pelos danos, morais e materiais, causados ao Benfica.

Espero que o Benfica vença, pelo menos, mais três campeonatos nacionais de futebol até 2020, acumulando um mínimo de 5 nesta década e, juntando-lhes mais alguns títulos nacionais, consiga consolidar uma clara liderança no “futeluso”.
Espero que os resultados da Fábrica, medidos quer pelo número de Atletas integrados no Plantel profissional, quer pelos títulos a conseguir interna e externamente, consolidem a actual imagem que coloca o Benfica como o Clube que melhor forma futebolistas profissionais.
Espero que a Nossa SAD consiga entrar no Top15 europeu dos clubes com maiores Proveitos, numa nova lista que, eu creio, vai passar a ser elaborada pela Delloitte, retirando dela os clubes que disputam a Premier League, uma vez que, com este novo contrato de receitas televisivas, todos eles devem passar a integrar um “mundo à parte” no planeta do futebol.
E espero que a Nossa Equipa de Honra se mantenha no Top10 da UEFA, repetindo resultados cada vez mais ambiciosos, na Champions sempre que possível, ou na Euroliga, nos anos em que as coisas Nos corram muito mal.

E fora do futebol?

Espero que o Nosso Clube seja cada vez mais feminino e que, para isso, todas as Nossas Secções aceitem metas ambiciosas no que toca à constituição de Equipas femininas no maior número de escalões etários. Sinteticamente, eu penso que nenhuma modalidade pode dar-se por satisfeita com os resultados obtidos, a menos que consiga apresentar, também, muitas Vitórias com Equipas de mulheres.

Espero que seja lançada uma Secção de Ciclismo amador e que ela seja o mais diversificada possível, ou seja, que não se oriente exclusivamente para a formação e constituição de Equipas para as provas de estrada.

Espero que o Glorioso pare de ignorar todas aquelas novas modalidades desportivas habitualmente consideradas como parte dos XGames, investindo a sério na sua divulgação e, posteriormente, nas instalações desportivas (provavelmente em associação com o poder local) que dêm origem a Equipa próprias.

E espero, obviamente, que o Clube aprofunde a liderança que já conquistou na maioria das chamadas modalidades “de pavilhão”, nomeadamente tentando multiplicar os sucessos internacionais já conseguidos pelas Equipas de Hóquei (ambos os sexos) e de Futsal.

E a BTV?

Seja como for (BTV ou Benfica TV, para mim é indiferente), a Nossa Televisão tem de continuar a ser considerada, quer pela Direcção, quer pelos Sócios e Adeptos, como um elemento estrutural no dia a dia do Clube e estruturante no Nosso futuro.
Sinceramente, eu sou dos que não considero que a BTV tem de deixar de ter um canal “premium” só por deixar de transmitir os jogos na Catedral da Equipa de Honra. Pode ser preferível, mas não é obrigatório que assim seja.
A Nossa TV deve continuar a ser o Nosso media fundamental, mas também tem de continuar a fazer parte do Nosso “core business”, inclusivamente em tudo o que tenha a ver com a internacionalização da marca Benfica.

Cinco anos até 2020.

Recuperando um conceito que já venho repetindo há algum tempo, eu espero que o Nosso desafio colectivo (Nosso e não só do Presidente) passe por uma continuada tentativa para descobrirmos os Nossos limites, atingindo situações em que sejamos confrontados com a consciência de que ... “aqui, nisto, já não podemos ir mais longe, mais alto, mais depressa, ou mais fortes”.

Até sempre, Companheiros,

Por mera coincidência, também eu vou enfrentar um período de profunda mudança na minha vida pessoal, a partir de dentro de alguns dias e extensivo aos próximos anos, não sei bem quantos.
Essa opção de vida que fiz, vai levar-me a um significativo afastamento (físico, nunca emocional) do Nosso Clube e, mais particularmente, do convívio tão especial que tenho mantido aqui no GUACHOS, com todos os que não prescindem de para ele contribuir, como forma de apoiar o tipo de defesa do Benfica que o Autor afirma desde sempre.

Ao meu Bom Amigo Guachos quero agradecer o acolhimento que aqui me deu, aos meus textos e opiniões, naquele momento em que me considerei excluído do blogue no qual, até então, colaborava regularmente: tu proporcionaste-me dois anos e meio indescritíveis de convívio Benfiquista e eu nunca encontrarei as palavras suficientes para te agradecer.
Ao meu Amigo Mathayus e a todos os outros Companheiros com os quais aqui fizemos uma verdadeira e diária Festa de Benfiquistas e Benfiquismo, o meu Muito Obrigado, o meu Até Sempre, Votos renovados de Bom Ano Novo e ...

Viva o Benfica!

PS: tomei a liberdade (desculpa Zé) de acrescentar a entrevista do Presidente para quem ainda não a leu...








36 comentários:

  1. Boa sorte, José Albuquerque.

    ResponderEliminar
  2. Depois de uma excelente entrada em 2016, "a pés juntos", dos Enormes Guachos e José Albuquerque, eis q surge a triste notícia do afastamento de José Albuquerque... Espero q reconsidere e regresse o + depressa possível - a Gloriososfera nunca será a mesma s/ os seus Posts e Comentários.

    ResponderEliminar
  3. Texto bem estruturado, como sempre!!
    Só 2 notas
    Relativamente à BTV, penso deveria continuar como canal premium, por um valor substancialmente menor e com a possibilidade de quem tem quotas para as modalidades, pudesse ter de uma forma gratuita a BTV, não sei de que forma, mas não será dificil!!
    A srginda nota é desejar ao autor do texto as maiores felicidades, bem como a todos is Benfiquista, com união, sem etiquetas pró e contra, tudo pelo SLB!!
    Bom Ano 2016 para todos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro,

      As hipóteses alternativas para um "novo" canal premium da BTV são várias e há uma que eu já sugeri ao Presidente: que se juntem os maiores e mais ecléticos Clubes europeus, para constituirem uma espécie de "banco de conteúdos desportivos" a partir daqueles que querem transmitir em exclusivo no seu próprio país e não conseguem exportar.

      Eu acredito que com esses conteúdos, cada uma das TV's cativas conseguiria atrair boas audiências e receitas, com canais premium baratos e "alternativos" (por transmitirem mais outras modalidades e menos futebol).
      Simultaneamente, esse "banco de conteúdos" ia permitir-Nos reforçar a internacionalização da Nossa Marca.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  4. Saudações Benfiquistas,com imensa tristeza acabo de ler as últimas palavras do Enorme José Albuquerque,espero que a sua ausência seja curta,muito curta,pois um dos motivos para o qual visito o blog do Guachos,era precisamente os textos de José,o seu profundo conhecimento financeiro do Nosso Benfica,no qual nos trocava por miúdos,era excelente.
    Desejo-lhe a maior de todas as sorte,um até já,pois o Nosso Benfica não o deixará muito tempo longe de Nós.
    O meu Obrigado.
    Carrega José Albuquerque
    Carrega Guachos
    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
  5. José Albuquerque para quem como eu é um leigo em finanças e economia os seus textos sobre estas matérias vão fazer falta para compreendermos melhor a situação financeira do clube. Volte rápido.

    BOA VITÓRIA ONTEM
    JUNTOS 35 e CHAMPIONS

    ResponderEliminar
  6. Força Benfica!
    Vamos, todos um, seguir em 2016 pelos trilhos do sucesso.

    ResponderEliminar
  7. Caro Navegador, (foi assim que uma vez te baptizei embora outros tenham tentado usurpar a autoria) sei que a vida muitas vezes nos obriga a viagens inesperadas, rumos diferentes, quiça, novos, sem nunca perdermos o norte e aportando sempre a porto seguro.

    Estou convicto que a nova "aventura" será coroada de êxito, não importa a duração, mas também sei que uma vez por outra, receberemos sempre as mensagens do teu Benfiquismo que, mesmo distante, nos dará conta que a tua Nau Vermelha, zarpará, sempre que necessário,rumo ao horizonte que jamais se desvanecerá.

    Boa Viagem, Navegador!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro Joseph, Companheiro,

      Ainda bem que vieste reclamar a autoria dessa minha alcunha, uma vez que ela fica, agora, em muito melhores mãos, ahahah.

      Obrigado, aquele Abraço e

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  8. Enormérrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

    Considera-te desculpado e ... obrigadado (ahahah), porque a entrevista está soberba: o Jornalista parecia saber o que eu queria que fosse perguntado e o Companheiro Vieira deu todas as respostas que eu estava a desejar ler, com uma única exceção: não valia a pena ele ter referido que "há 2 anos que não vamos buscar nem um cêntimo à Banca", coisa que já todos sabíamos e não invalida que tenham sido obtidos outros financiamentos, nomeadamente por via de emissão de obrigações.

    Já agora e porque vem a propósito, acrescento uma última nota ...
    Já recebi um comentário do LFV a este meu texto e ele diz: "já estás quase tão ambicioso como eu", ahahah.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, não me digas que o homem sabe da nossa existência!
      Vou já meter a gravata nova...

      Eliminar
  9. Agora é que o Albuquerque nos lixou.

    Vai para a Sibéria, e nós ficamos sem as análises às contas do Benfica.

    Vai ser mais dificil argumentar contra os talibans do costume.

    ResponderEliminar
  10. Mas o que é isto Grande José Alburqueque?! Não aceito tal coisa...aceitando. Um valente abraço e muito obrigado por todo o teu Benfiquismo!

    ResponderEliminar
  11. Caro José Albuquerque,

    Que a distância física não signifique o fim dos teus valiosos contributos sobre os destinos do Benfica!

    De resto, os meus votos dos maiores sucessos pessoais e profissionais!

    E PLURIBUS UNUM!

    BENFICA SEMPRE.



    ResponderEliminar
  12. Olá Jose: em 1º lugar deixa-me agradecer-te aquela que tem sido a tua contribuição para a discussão sobretudo das finanças do nosso clube, e por isso e desta forma lamentar a tua anunciada ausência.Espero que esta ausência não te impeça, de quando em quando, de continuares a tua obra aqui o Guachos...Acerca da BTV deixa-me dizer-te que ainda não se sinto tranquilo relativamente a alteração de paradigma, relacionado com a mudança operada via acordo coma NÒS... Penso que o Benfica não pode abdicar, não obstante não poder contar com os directos dos jogos da equipa A e Liga Inglesa da sua televisão Premuim e de ser desta forma um player no mercado... penso que a BTV2 com os campeonatos Francês e italiano e os diferidos de todo o universo Benfica( se não for possível os directos das modalidades e restantes equipas escalões de formação) deve continuar a ser premium... Eu pela minha parte continuo disponível para com esses conteudos continuar a pagar os 9, 90 euros como até aqui... e espero que o Benfica através da BTV2( presente em todas as plataformas) continue a tentar acrescentar conteúdos e dessa forma alargar o fosso orçamental para a concorrência...Desta forma teríamos os 40 milhões + BTV2 e não se iria perder o trabalho já feito e o trajecto delineado...Só esta solução me permite encarar com um sorriso a associação com a Nós e os números avançados!
    grande abraço
    Sócio Slb nº 218219
    ps: devo por honestidade intelectual dizer que nunca irei assinar a sportv, mesmo que mudem os jornalistas e a politica editorial.... A história da sportv é a que é, uma nódoa, e não se apaga com uma borracha...

    ResponderEliminar
  13. Companheiros,

    Muito Obrigado pelos vossos votos.

    Se me permitirem uma sugestão e porque eu também acho que este soberbo blogue deveria manter um acompanhamento próximo da evolução económica e financeira do Nosso Clube, considerando que há Leitores regulares do GUACHOS que sabem mais do que o suficiente para me substituirem na tarefa, tratem de se oferecer ao Autor e de o convencer que serão capazes de a executar de forma independente e competente.

    É muito simples (eu sei que anda por aqui malta que sabe da poda) e eu, antecipadamente, fico-vos muito grato.

    Abraços a todos e

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  14. Grandíssimo e enormérrimo amigo José Albuquerque,

    Como habitual um Post de excelência. Esclarecedor e com uma lucidez tranquilizante sobre a entrevista do presidente. Para além é claro, de uma visão do futuro com a qual concordo na totalidade.

    Particularmente com a ideia exposta de que nada impede a BTV de continuar a ter um canal premium e com a perspectiva sobre as possibilidade que se levantam apresentada na resposta ao companheiro: E PLURIBUS UNUM.

    Hoje todavia e no caso, o mais importante é desejar-te tudo de bom no caminho que agora escolheste e não só um ano novo bendito, venturoso, afortunado e feliz, como e para sempre, tempos de bonança nesses mares que agora navegarás.

    Dizer ainda, que é uma bruta duma « peta » dizerem que não há insubstituíveis...

    Tu és insubstituível e ficas desde já a saber que vamos pendurar a camisola com o teu número aqui no tecto do pavilhão do Guachos e que ficas lá suspenso e « pendurado » até vires reclamar o teu posto.

    Dou-te 2/3 semanas para estares aí de novo. Principalmente se fores para o Dubai ou destino semelhante!

    Assim que vires um gajo de sandálias e turbante os dedos até te tremem e das duas uma, ou dominas o dialecto local e ensinas ao homem o que é o Benfica ou... corres para o teclado mais próximo e fazes um Post das arábias com talibans a irem de tapete voador para o raio que os parta.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro e Bom Amigo,

      AHAHAHAHAHAHAHAH, só tu! Só tu para me fazeres rir e agradecer-te esses teus votos.

      Pois bem, trata de pendurar a camisola 99!

      É que eu gosto de 6 e, também, de 9, mas não me ajeito com a 69.

      Aquele Abraço e

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  15. Amigo Ze mesmo que navegues por mares antes nunca navegados hoje a internet chega a qualquer ponto oceanico mundial,creio que seje por falta de tempo,dos teus textos pouco percebia porque quando tocava a finanças passava adiante porque sou um cepo nessa materia nem sabia como responder-te mas fica o Teu grande benfiquismo e a educacao com que a todos tratavas um verdadeiro gentleman felicidades na tua carreira profissional.abraço

    ResponderEliminar
  16. Companheiro JAlbuquerque

    Que os ventos da fortuna lhe tragam grandes realizações, que o Benfica lhe traga grandes alegrias e que a vida lhe sorria sempre.

    Boa jornada e até já.

    Viva o Benfica!!

    ResponderEliminar
  17. Muito obrigado José Albuquerque!!!
    Forte ABraço!

    ResponderEliminar
  18. Caro José Albuquerque,

    Estava eu a pedir ao Guachos um post(zito) sobre a entrevista do nosso presidente, e aparece logo um post(zão) com tudo lá dentro.
    A manutenção da BTV sobre controlo do Benfica é o garante da nossa independência (financeira, informativa, económica, negocial, etc.).
    Eu também estou de acordo com o presidente que é preciso extinguir o passivo oneroso a prazo. Essa será mais uma grande vitória que solidificará definitivamente a nossa independência e o estarmos a salvo de qualquer árabe, chinês ou casaquistês...
    O que eu destaco da entrevista do presidente é a sua afirmação relativamente aos juros (0%) concedidos às osgas. Não é um assunto para ser tratado nos jornais. O que quer o presidente dizer com isto!? É para ser tratado onde? Na CMVM? No Banco de Portugal? No governo? Na PJ?
    Não podemos deixar o clube fora-da-lei beneficiar de desigualdade de tratamento para atingir objectivos de uma forma ilegal. Ainda bem que estamos atentos e ativos nesta matéria. Quem paga os 0% de juros aos viscondes falidos!? Que raio de merda de país é este!?

    Mais uma vez obrigado por todos os posts e comentários.
    Até já!

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro Nené,

      Tu questionas e bem, onde é que deve ser discutido o "estatuto de beneficiados do Bes" (e do millennium também) e eu creio que é só nas instituições do futebol (não foi cometida nenhuma ilegalidade financeira, pelo menos que eu saiba) e como reflexo da grave deturpação da Verdade Desportiva (manipulação grave das condições de concorrência) a que assistimos.

      Eu creio que será na Liga, na Federação e na UEFA que o que sucedeu vai ter de ser debatido e julgado e recordo-te o caso do Mónaco que, beneficiado por um estatuto fiscal altamente vantajoso e deturpador da mais salutar concorrência, foi "condenado" ao pagamento anual de 200M€ para poder competir na LIGUE 1 francesa.

      Até sempre, Abraço e

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  19. José :
    Excelente texto teu.
    Também sou da tua opinião que o Benfica não tem a necessidade de deixar de ser Premium,
    apesar de passar a não ter o nossos jogos na Catedral, tenho a certeza que a esmagadora maioria dos Benfiquistas não se importariam de continuar a pagar para ter o canal tal como está, porque com estes anos todos, o património audiovisual que a BTV granjeou, mais o hipotético direito a retransmitir os jogos em diferido, assim como a possibilidade de ter acesso a conteúdos relacionados com o nosso clube que estão nas mãos de outros canais (será que faz parte do acordo com a NÓS?), eram mais que suficientes para manter o nosso canal Premium, sendo assim uma mais valia financeira para o SLB.
    Eu não me importaria que tal acontecesse.
    Era mais uma maneira de contribuir para a boa saúde financeira do nosso clube 20m€ x10 anos, eram mais 200m€.........

    Relativamente ao teu afastamento momentâneo, tenho a certeza que o bichinho vermelho que está dentro de ti é mais forte do que quaisquer barreiras física ou temporal que poderás vir a encontrar, e que a qualquer momento encontrarás um teclado à mão para continuares a alimentar a nossa chama Benfiquistas com os teus textos esclarecidos.

    Maiores das felicidades e bem hajam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem conteúdos premium, a BenficaTV deve passar a ser gratuita, senão irá perder boa parte dos subscitores.
      Basta pensar nos cafés e restaurantes (cerca de 90.000), que pagam a dobrar e de certeza saíam todos.
      Além do mais, sendo gratuita, vai chegar a milhões, as receitas de publicidade irão crescer, e vai tornar-se num, ainda maior, elo de ligação entre o clube e os seus adeptos.

      Eliminar
    2. LOL...Que contas são essas?????
      Se passará a ser gratuita irá perdê-lo todos, pelos menos foi assim que o La Palisse costuma dizer.........
      Eu pago 10 euros para ter uma universo Benfica em Casa, e não, só para ver os jogos do Benfica....ou dos "fish & chips".
      Ai está uma grande diferença.....

      Eliminar
    3. O valor pode ser simbólico, 2 ou 3 Euros!
      Não me parece que a maioria dos Benfiquistas não aderisse!!
      Eu por exemplo, desde que temos a transmissão dos nossos jogos, não fui a 3 ou 4 jogos
      Por indisponibilidade, doença ou ausência!!
      Ou seja tenho a BTV para usufruir de todos os outros conteudos, já que os jogos na Catedral vejo ao vivo com o redpass!!
      Tenho mais duvidas em aderir à NOS, do que a continuar a contribuir para a Benfica TV

      Eliminar
  20. José Albuquerque,até à sua volta,um grande cumprimento pela sua defesa ao nosso SLB.Que corra tudo pelo melhor na sua vida e que não demore muito a voltar.
    VIVA O BENFICA
    Seven

    ResponderEliminar
  21. Boa sorte grande José.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Caro José Albuquerque

    Ultimamente não tenho tido oportunidade de vir a este espaço que tanto aprecio e quando o volto a fazer é para tomar conhecimento que irás dar outro rumo à tua vida.
    Pois bem, que as expectativas que te levam a isso se concretizem, que tudo te corra pelo melhor e, já agora, que a nossa paixão comum, o eterno BENFICA, daqui a uns tempos se realize mais uma vez e nos dê mais um campeonato, permite-me algum egoísmo, já, que, além do mais, para o meu velho pai, flamenguista de nascença e benfiquista de coração, as vitórias da nossa paixão são quase que o único bálsamo na recta final da sua caminhada.
    Companheiro, cuida de ti e boa sorte.
    Grande abraço à maneira do Benfica

    ResponderEliminar
  23. Porque 2016 ainda agora começou, ainda vou a tempo de desejar ao GV e a todos os intervenientes de bem, que fazem com que este espaço não navegue ao sabor das marés e daí ser único numa linha de coerência e equilibrio, um muito bom ano. Que seja para todos sempre melhor do que aquele que ficou para trás.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  24. 2016 começa já com uma baixa de vulto nas nossas hostes cibernéticas.
    Votos de felicidade pessoal e profissional para o José nessa viagem que agora inicia.
    Tudo de bom e aparece de vez em quando para nos brindares com posts como este, faróis de benfiquismo.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  25. Enorme Companheiro José Albuquerque,

    Obrigado pelos inúmeros e insubstituíveis esclarecimentos e comentários desde q tive a felicidade de descobrir este Fantástico blog.
    Ficam os votos de sucesso nesta nova etapa da tua vida e a esperança (quase exigência) q o ausência das análises e comentários seja o mais breve possível.
    Enquanto aguardamos, com certeza q a Gloriososfera andará muito, mas muito mais pobre...

    Sucesso!

    E um grande: VIVA O BENFICAAAA!!

    Hugo, the portugeezer - mais um Benfiquista tripeiro

    ResponderEliminar
  26. Visito diariamente o melhor e mais lúcido blog benfiquista que existe, este. Sem nunca comentar, por não ter nada de relevante a acrescentar ao fundamentalíssimo servico público e de defesa do Sport Lisboa e Benfica feito pelos autores e comentadores do blogue.
    Uma excepcao tem de ser feita para agradecer ao "enormérrimo" (assim ele interpela os nossos companheiros) José Albuquerque por partilhar o seu tempo e conhecimento connosco, todos um, e desejar-lhe as mais firmes e benfazejas felicidades pessoais ou profissionais, neste momento de mudanca, novo ano e para sempre. Quero enderecar os mesmos votos ao Guachos e Mathyaus, que merecem todo o respeito e apoio de qualquer verdadeiro benfiquista, e a todos os comentadores que enriquecem a discussão do nosso clube neste espaco de excelência.

    §

    Há uma ideia, no entanto, que gostava de documentar (porventura nao será nova, acredito até que inconscientemente já terei lido pela blogosfera fora partes ou nuances dela): um verdadeiro fórum democrático para os associados benfiquistas discutirem e desenvolverem o seu clube, assente numa plataforma de cariz informático;

    algumas características seriam:
    - fórum privado apenas acessível a associados do SLB, identificados com dados pessoais (essenciais) e quotas em dia, incluindo assinatura de um "liability waiver" relativo a proibicao de partilha de informacao encontrada no dito fórum + responsabilizacao legal de individuos que o fizessem;

    - alojado em servidor detido e administrado pelo clube, encriptado e protegido de forma a impedir visitas indesejadas de espiões ou outros agentes mal-intencionados, obviamente independente de todos os outros servidores atraves dos quais o dia a dia do clube é gerido, para prevenir ataques informáticos;

    - coligacao de blogues (com avaliacao e ranking da sua coerencia/credibilidade, etc - no qual, muitos companheiros que aqui benficam concordam que o Guachos estaria na ou nas melhores posicoes) pelos associados participantes no fórum, e juncao dos posts mais valorosos (indexacao de credibilidade do autor) num unico espaco universal de leitura para os associados;

    Continua:

    ResponderEliminar
  27. Continuacao:

    - criacao, reflectindo a tradicao e comportamento historico da massa humana que agiu em nome do SLB nestes quase 112 anos) de um codigo deontologico do benfiquismo, que seria simultaneamente posto em pratica enquanto regulamento do forum (como por exemplo, proibicao de ataques ad hominem a elementos da direccao e ou equipas e até associados participantes, obrigatoriedade de apresentacao de provas em qualquer tipo de "denuncia", abertura a pluralidade e igualdade de cirscunstâncias para opinião e discussão de ideias, etc. - que seria também uma forma de educar civicamente os actuais e futuros benfiquistas, não só na sua relacao com o clube, mas também enquanto homens e mulheres fora da esfera da paixao clubística.

    - base de dados de defesa histórica e contemporanea de todos os ataques e mentiras (directos ou por omissão) visando o SLB, com alojamento e publicacao de provas relativas a esses actos de defesa (como já é feito, por exemplo, no Em Defesa do Benfica, relativamente a estatísticas mitos propagandísticos) e em O Indefectível, relativamente a erros arbitrais;

    - eventualmente, e se os agentes do clube assim encontrassem necessidade/beneficio nisso, criar um moderador oficial, sem qualquer obrigatoriedade de resposta directa a actividade no fórum, mas para garantir o leal cumprimento do código deontológico que permita o salutar funcionamento do fórum e da discussão democrática sobre o clube (a ser transportada para o mundo real), e eventualmente, explicar como funcionam os estatutos do clube àqueles associados com menor resiliência psicológica que vão em cantigas de propagandistas;

    - reunindo iniciativas já feitas de certa forma aqui no Guachos ou em Tudo por ti, Benfica, criar um think tank (mas mais importante ainda, um "act tank"), onde associados possam sugerir, discutir, e votar ideias para melhorar o nosso Benfica, nas mais varias áreas de expertise de cada um (comunicacao, gestao, desenvolvimento organisacional, accao social, etc. etc.), quando essa competencia pode ser provada e fundamentada. Depois, que os associados que assim quiserem e puderem (por motivos de desemprego, aposentadoria, voluntariado), peguem nessas ideias e as implementem independentemente, num regime de licenciamento pelo clube, como os famosos TEDx, quando o clube não puder ou quiser implementá-las, uma especia de "BENFICAbyUs", em que o clube salvaguardaria sempre a sua nao-associacao oficial às iniciativas, e que a iniciativa em si respeita os valores essenciais e históricos do benfiquismo. Penso por exemplo, em coisas que já são feitas, como visitas anuais ao lugar de repouso de Cosme Damião, aquela iniciativa de trazer um idoso cuja desejo era ir ao Estádio da Luz antes de falecer, e por aí adiante. O clube e os seus variados departamentos poderiam envolver-se nas iniciativas quando e se assim quisessem, podendo estas serem também relacionadas com o contexto das casas locais.

    Uma ferramente deste tipo, eeria uma forma de todos um, vivermos o Benfica mais proximamente, e sermos e criarmos Benfica também, fazendo jus ao mote de pensar no que podemos nós fazer pelo Benfica, em vez de esperar pelo que pode o Benfica fazer por nós (e aqui penso, especificamente, nos nossos companheiros que precisam de infinitas vitórias por 15-0 para legitimar o seu bem-star e estatuto social perante pessoas de outra associacao clubistica.

    Peco desculpa pela extensao e algumas falhas ortograficas, não escrevo num teclado portugues.

    Viva o Benfica, e que o saibamos levar à glória que Ele nos merece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro falar é de prata,

      Antes demais agradecer-te as generosas palavras no que a mim respeita e dizer que partilho total e incondicionalmente da tua visão e proposta...

      Mais ainda, realço que na actualidade existe um serforunzeco que é um atentado a tudo o que são os valores do Benfica, mais fazendo ainda crescer a necessidade de um fórum impoluto, integro e não ao serviço de interesses alheios.

      Com o total apoio e beneplácito de administradores e moderadores é possível ver rivais ancestrais passearem-se e divertirem-se gozando e ofendendo o clube e o seu presidente de todas as formas e feitios...

      Por exemplo, o desplante chega ao ponto de um user com o pseudónimo de crowseye ( olho dos corvos ) e com um avatar do ídolo portista José Maria Pedroto com uma águia domesticada na mão, andar por ali a debitar insinuações, difamando e insultando a seu belo prazer.

      A seguir a isto, só se for o próprio Pinto da Costa com o pseudónimo de Pinto da Costa a fazê-lo!!!

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.