sexta-feira, 4 de março de 2016

Senhores jornalistas - promovam o futebol. Respeitem os espectadores e a vossa profissão.

Deve haver no estádio dajantas uma qualquer substância perniciosa que afecta o cérebro de quem lá trabalha. Não sei se tem origem nos gazes, que por ali costumam ser de arromba, ou se é da 'água do cu lavado' que lhes dão a beber assim que chegam "àquela casa". Peseiro, lamentavelmente, é apenas mais um. Fala dos árbitros sempre que perde (no Restelo nem chiou) e até já faz ironia nas conferências de imprensa, chateado com a pouca importância que a imprensa deu ao jogo da taça de Portugal, frente ao grandioso Gil Vicente. Os adeptos do clube da fruta borrifaram-se para ele, para a sua equipa e ainda mais para a importância do jogo (foram a Contumil cerca de 4 mil gatos pingados) mas ele queria que fizessem daquela coisa a final da Champions League. 

Vai-te catar ó Peseiro. Queres aparecer na imprensa e mais relevância para o teu clube? - Fala-lhes do poder de fogo do Tonel e da "misteriosa" falta de pica do André André. Fala-lhes da subida de forma de Varela tão característica nesta altura da época, logo após o desmame. Fala-lhes da arma que suicidou o Mesquita Alves na torre dajantas - até agora desaparecida. Fala-lhes do Casagrande...fala-lhes do penalti de maxi pereira contra o Moreirense. Há tanto por onde escolher...

Amanhã é dia de derbi...
O Futebol Português está reduzido aos relinchos de um atrasado qualquer que pela importância (relevância) do cargo que ocupa se dá ao luxo de fazer o que lhe apetece, só não incendiando ainda mais o País porque do outro lado ninguém lhe responde. Mesmo no longínquo Cabo Verde passou mais tempo entretido a falar do Benfica que da 'offshore' que foi procurar - para fazer desaparecer os milhões do Montero. Os jornais e as TVs estão repletas de autênticos atrasados mentais que, ou repetem e ampliam até à exaustão o que diz a reles criatura, ou ainda conseguem ser mais cretinos nas suas analises sectárias e fundamentalistas. Eu que pensava não haver criatura mais parva que o plagiador Tavares tenho de confessar que ao pé dessa gentalha me parece um emérito desportista.

Senhores jornalistas (se é que ainda os há);
Aproveitem estes dois dias para falar de futebol. Do Benfica e do Sporting, das tácticas, dos treinadores, dos futebolistas, das estatísticas, das antigas glorias...Falem de futebol, caralho, que é isso que interessa. Falem do que o povo gosta. Promovam o futebol espectáculo. Questionem Rui Vitória e o Jorge Jesus com as tácticas e estratégias do derbi e borrifem-se para as intrigas e questiúnculas parvas que não fazem parte do jogo...

Falem dos artistas, porra! Falem da classe de Jonas e do génio de Gaitan. Falem da beleza estética de João Mário e da "ginga" do Bryan Ruiz. Falem dos voos do Júlio César e das 'mãozinhas' do Patrício. Comparem o trabalho de Jardel e Coates e apreciem a eficácia de Adrien e Pizzi. Avaliem o portento Renato Sanches e observem o potencial de Gelson Martins...Respeitem o Futebol. Respeitem os espectadores. Respeitem a vossa profissão.

12 comentários:

  1. Defender o Benfica é defender o futebol - o enorme Guachos faz isso na perfeição!
    Off-topic: Tenho visto/lido no lado da organização criminosa do norte que o empate no derby seria o melhor para corruptos.... terá a nomeação do não menos corrupto Soares a Dias esse mesmo objectivo?

    ResponderEliminar
  2. Glorioso Guachos
    Como sabes leio sempre os teus post's, mas raramente escrevo algo, porque não sei o que escrever (natural, na minha idade) ou porque não me quero sujeitar a ser insultado por um qualquer que não entenda que uma opinião (por mais que lhe desagrade) não passa de uma opinião.
    Nunca na minha vida pretendi fazer mal ao meu grande amor, o BENFICA, (ainda para mais desde as mortes da minha filha e da minha mulher, não tenho mais amores) e não permito que alguém possa entender o contrário.
    Hoje escrevo, com o respeito, admiração, solidariedade para contigo e o teu glorioso blog, para te dizer, que este teu post, atendendo ao contexto actual do desporto em Portugal, é dos melhores que escreveste!
    Não preciso de dizer mais nada.
    Abraço amigo e solidário!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuando, digo-te, porque considero este, um dos teus melhores post’s (atendendo ao contexto actual).
      Como calculas, vivi muitos anos sob a ditadura fascista de salazar, em que aprendi com o meu Pai (grande Benfiquista, morreu de morte súbita em 13-10-1974) a ler nas entrelinhas o que o lápis “azul” da censura fascista deixava passar.
      Daí todos nós ansiávamos a chegada da Liberdade!
      Fosse de Imprensa, fosse do que fosse!
      E “Ela” chegou com o 25 de Abril! Um dos dias mais felizes da minha vida.
      Vida essa, sempre vermelha, desde que me conheço e assim será até morrer, em todos os aspectos que à Humanidade dizem respeito.
      O Benfica, qual encarnado qual crl…o Benfica é Vermelho!
      Mas, para não maçar, quero dizer-te que a Liberdade (nomeadamente de imprensa) não tem nada a ver a com a Libertinagem que agora se vive, o que leva algumas pessoas menos lembradas do terrível passado fascista, a dizer…no tempo de salazar, gajos como o burro nalgas, nem piavam.
      O que se está a passar na sociedade, originará, de certeza, a que se chegue a uma altura em que (tendo em atenção os desmandos actuais da “imprensa”), alguém se lembrará ….que é preciso algum ditador com mão de ferro, para pôr cobro a isto.

      Oxalá não seja preciso, e eu esteja totalmente errado.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Antes do 25 o jornalismo desportivo foi sempre desprezado. Nem direito tinham a carteira. E em vez de encarreiraremm a profissão segundo o código deontologico, não. Enveredaram pela manipulação e deturpação dos factos e dizeres em função de interesses próprios e clubisticos. São uns FDPs, salvo raras excepções.

      Eliminar
    3. Caro Perfeito não fosse por mais basta que partilhemos o "ódio" ao 'encarnados' sobretudo quando é a própria BTV a fazê-lo. Vermelhos caralho. Vermelhos é o que nós somos.

      Eliminar
    4. Perfeito

      Um abraço vermelho. À Benfica!

      Eliminar
  3. GV, ser bonzinho não vende... Intrigas, guerras, insultos e confrontos, é isso que move os jornaleiros porque é o que vende.
    É também a estrategia do bdc, inflar os animos para ter o sbordinguenses nos estádio em força e conseguir receita. Eles querem crescer pelo odio.

    Fico feliz que depois daquele episodio da mascara do jj a desmerecer o RV, os animos acalmaram. Foram dias negros, agora só a vuvuzela é que manda uns arrotos quaisquer sem interesse nenhum.

    Por falar em futebol, vi ontem os primeiros minutos do Cervi...Gostei muito!! Rápido, raçudo, bola colada nos pés, parece um Gaitan mais baixo, mais agressivo. Ainda remata de longe, está sempre a dar linha de passe. Parece que temos jogador!

    ResponderEliminar
  4. Caro Guachos, à uns dias atras fiz aqui um comentário que foi uma tentativa de reflexão exactamente como a que faz aqui. Claro que não posso comparar a qualidade da mensagem á sua mas quero apenas dizer com isto que encontro aqui uma linha de pensamento igual à minha, a esperança de que a minha geração nao seja o reflexo daquilo que consumimos no dia a dia por todos os meios. Em termos de comparação, disseram me que temos de evoluir com os tempos, saber apreciar um estilo de musica moderna e nao ficar parado no tempo. Tudo bem, mas se esse estilo, por ele proprio evolui num sentido negativo entao qie se lixem e deixem me ouvir os The Doors e os Led Zeppelin! O mesmo se passa no jornalismo e neste caso no futebol, dizem nos que temos de evoluir e utilizar o leque de tecnologias para promover a verdade e o desporto e no final nota se esta negatividade da evoluçao das coisas. Em vez de se promover cada vez mais, utiliza se as tecnologias para descarrilar na direcçao oposta e deixar o desporto no que mais belo tem para segundo plano. A beleza está na coisa mais bonita que primeiro nos atraiu, no remate de efeito no angulo e uma finta que dava um livro, se a evolução deixou isso para segundo plano entao que se f... A evolução! Saudações e rumo ao tri!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ei Diogo!
      Os Doors..... mais [Crosby, Steel, Nash and Young] mais Led Zepelin, mais John Lennon, mais tantos,...eia que me pões de novo um "gajo jovem"..eheheh...Do que tu foste lembrar-te...Ah Grande Benfica, em que os velhos ficam como novos ao ler os jovens Benfiquistas como tu!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  5. A evolução nada avança ou significa sem transformação ou revolução. O que vemos são reformas, mas em sentido inverso áquilo que deveria acontecer no desporto. A mente sã em corpo são é uma miragem cada vez mais distante. Futebol incluido apesar das melhorias tecnologicas.

    ResponderEliminar
  6. Caro Guachos,

    Excelente post.
    Confesso que nos últimos tempos tenho andado muito ocupado profissionalmente o que não me tem permitido acompanhar a actualidade do nosso Glorioso clube.
    Confesso ainda que devido " aos relinchos de um atrasado qualquer " e os ecos que os mesmos provocam por essa mé(r)dia fora me têm provocado náuseas e sensações de vómito pelo que tenho tendência a afastar-me.
    Para o jogo de amanhã, tendo em conta o apintadeiro de serviço (imaginem que três dos quatro derbies disputados pelo sportém eram apintados por ex-membro do NN e o que não se escreveria por aí), o contexto competitivo, a tabela classificativa e as "necessidades" da indústria do futebol, apostaria fortemente num empate.

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.