segunda-feira, 9 de maio de 2016

Renato Sanches - o homem do campeonato.

A espantosa campanha contra Renato Sanches começou no dia em que se percebeu que ele seria o motor capaz de catapultar o Benfica para o nível seguinte. Apesar de não parecer, por motivos de agenda, e outros, há muita gente que percebe de bola no futebol português. Escrevem, ou falam, tudo ao contrario, mas de burros não têm nada. Quem come a palha são os muitos que os seguem segmente...sem pensar.

Desde o jogo no alvalixo que os especialistas caíram - definitivamente - em cima do Renato, tentando - num ultimo esforço - anular a mais valia do Benfica. Que falha passes atrás de passes (chego a duvidar que consiga acertar no urinol), que não sabe dosear o esforço, que não sabe colocar-se em campo, que só faz faltas desnecessárias, que merece ser expulso (esta já conseguiram) em todos os jogos e agora, ultimamente, a mais engraçada; que o puto está muito cansado. São às dezenas os especialistas que o querem ver à força fora da equipa (os adeptos mais seguidistas bem que podiam questionar-se porquê).

Se virem os jogos sem som e se não perderem tempo com programas de merda onde se passa o tempo a denegrir o futebol...e, se, quando olharem para a TV (no estádio é sublime) não seguirem apenas a bola e olharem mais para a movimentação das equipas - vão perceber porque é que o Rui Vitória não prescinde do Renato e porque é que ele é tão importante na equipa. A primeira coisa que verificarão é que ele não perde nem um terço dos passes que ouvem dizer que ele falha; faz parte da campanha de desvalorização. Se olharam com um pouco mais de atenção - perceberão que o Renato parece ocupar todos os cantinhos do relvado. E porque está presente na maioria dos lances, entenderão com clareza a facilidade e a enorme quantidade de bolas que rouba, e os lances que mata à partida, numa zona do campo onde o contra golpe é muitas vezes mortal. Observem o pânico dos adversários, quando ele pega na bola, e os desequilíbrios emocionais/posicionais que isso lhes provoca...

Se olharem ainda melhor - vão perceber que nunca, com o Renato em campo, qualquer seu colega fica sem ter uma boa linha de passe. Por mais apertado que esteja! E se, de vez em quando, não coloca a bola com a precisão que deseja, é porque dos seus pés saem quase sempre situações de ruptura. Daquelas que ferem o adversário onde mais doí. Não é à toa que os grandes da Europa o querem e não é por acaso que adversários o atacam (só isso deveria bastar para alertar os benfiquistas). Atacam-no porque perceberam a sua importância e sobretudo, a sua influencia no jogo - durante os 90 minutos. Por mim não tenho qualquer tipo de duvidas. Renato é o jogador mais do campeonato. Renato Sanches já é o melhor e mais mediático jogador português e somente Ronaldo o ultrapassa.

A espinha dorsal do Benfica...
Ederson na baliza, Jardel na defesa, Fejsa no meio campo e Jonas na frente; Renato na equipa.
São estes os pilares que trouxeram o bicampeão até aqui. Segurança, eficácia, supremacia, classe; e uma 'bomba' superlativa.

Fejsa e William Carvalho; para mim é o o mesmo que observar um utilitário esforçado frente a um Range Rover 4x4 - tentando escalar as areias do deserto.

10 contra 14 e...fisicamente estourados. Começa a ser sina e já começo a desconfiar que o Rui Vitória combinou com a sua rapaziada moer o juízo aos expert do cansaço. Arrasar um adversário que tinha poupado 5 titulares no jogo anterior, jogando com menos um jogador (apenas o habitual motor da equipa) durante uma hora e mesmo assim marcar os dois golos da vitória na segunda parte, massacrando um adversário espicaçado com a oferta da mala, é coisa para ficar de pé atrás. Ó Rui - já paravas de gozar a carneirada. Olha mas é para os nossos corações.

26 comentários:

  1. Realmente a equipa está toda rota......a jogar com 10 durante uma hora goleamos o Maritimo , várias ocasiões de golo , o Salin fez 3 grandes defesas , 2 bolas na barra , Carcela sobre a linha de baliza , o Ederson nem conseguiu aquecer e tudo isto com o Querido Veríssimo com a mala às costas.......Puta que os pariu!

    Viva o Benfica!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Guachos,

    Desta vez não concordo totalmente consigo - o velhote fez, de facto, uma péssima 1ª parte contra o Braga na Taça da Liga e não foi por acaso q o RV o substituiu... e tb não foi por acaso q o Benfica melhorou mt c/ a sua saída nesse jogo.

    Estratega sagaz, RV colocou-o contra o maritme contando c/ o handicap psicológico q a sua expulsão iria ter no rendimento da Equipa.

    As caneladas dos lags estão a dar resultado, ou então já lhe prometeram 1 contrato milionário q ele, dada a sua provecta idade, não poderá recusar... talvez nas arábias, c/ o Lima, ou então na MLS c/ o franguillas... enfim depois de tantos anos de trabalho árduo, bem merece...

    Para os tubarões europeus é q não acardito q ele vá - c/ tantas pérolas no alvalixo duvido q queiram 1 cepo destes...

    Resumindo, vai-lhe fazer bem não jogar contra o Nacional, assentar as ideias, tomar consciência q já joga num dos maiores clubes do mundo, e voltar em pleno contra o maritme na final da Taça da Liga para encher o campo como nos habituou.
    FranciscoB

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me do WCarvalho....vai ser outro Beto , transferido duas vezes por ano para o RMadrid , com sorte chega ao Valência ou ao Mónaco , daquilo não passa.

    ResponderEliminar
  4. Já vi que tu também não andas cansado... e estás fantástico como o Renato Sanches :)

    ResponderEliminar
  5. Completamente de acordo com "Jardel na defesa, Fejsa no meio campo e Jonas na frente; Renato na equipa."

    Realmente o Renato Sanches foi o homem deste campeoanato.
    Só um cego não vê isso, para aqueles que não conseguem enxergar o contributo dos jogadores para o rendimento da sua equipa, aconselho-os a consultar os dados estatísticos. Mesmo tendo o Renato Sanches incorporado a equipa principal pela 1ª vez apenas em 30/10/2015, muitos poucos jogadores se podem gabar de ter participado em mais de 26 vitórias da sua equipa nas provas nacionais em 2015/16.
    26 vitórias em apenas 28 jogos, seguramente só o Renato Sanches foi capaz!

    Sendo um atleta junior de 2º ano, entrou numa equipa que antes dele fazer a sua estreia em 17 jogos tinha 11 vitórias e 6 derrotas, depois com Renato Sanches na equipa principal do Benfica, em 28 jogos para a competições nacionais o Benfica venceu 26 (22 campeonato+4 taça da Liga) empatou 1 e perdeu 1 jogo (jogo em que os avançados desperdiçaram inúmeras oportunidades criadas pela equipa). A presença do Renato Sanches no meio campo permitiu a equipa levar a que o jogo fosse disputado sempre para mais perto da area adversária.
    Nenhum jovem jogador alguma vez conseguiu ter tal impacto no rendimento de um grande em Portugal logo na sua época de estreia. E ter conseguido vencer 26 dos 28 jogos para as competições nacionais é algo que por si só já nos diz que estamos na presença de um extraordinário atleta, daqueles que fazem diferença dentro de campo, que mesmo com a tenra idade tem sabido resistir a perseguição vergonhosa que tem sido alvo.

    Já todos reconhecem que Renato Sanches será um idolo, um jogador de referência em qualquer campeonato.
    Todos sabem que mesmo aos 18 anos qualquer que seja a combinação de jogadores que se fizesse num 2 contra 2 ou 3 contra 3 dentro do circulo do meio campo em que seria vencedor a equipa que conseguisse manter a bola mais tempo no meio campo contrário, ao fim dos 90 minutos a equipa vencedora desse desafio seria sempre a equipa do Renato Santos. Um junior que já não vê nenhum senior em Portugal que o possa vencer/dominar o jogo.



    Só em termos comparaticos o outro médio de transição que tem feito uma época nunca antes vista em Alvalade é o Adrien. Alguém imagina alguma vez o Adrien com qualidade para ajudar a sua equipa a obter 26 vitórias em 28 jogos. não foi capaz aos 18 anos, nem com mais 3 anos de experiência aos 21 anos, nem com mais 6 anos de experiencia com 24 anos, nem hoje as 27 anos com mais 9 anos de experiência, pois nesta sua melhor época de sempre, Adrien em todas as competições nacionais em 33 jogos conseguiu ajudar o Sporting a vencer 26 jogos, empatou 4 e perdeu 3. Ou seja, mesmo o Adrien com o seu melhor desempenho de sempre só conseguiu ajudar o Sporting a vencer as mesmas 26 vezes que o Renato ajudou o Benfica, atenção que o Adrien começou a época a titular e o Renato Sanches só fez a sua estreia no 18º jogo do Benfica, mas os 2jogadores ajudaram as suas equipas em campo a conquistar as mesmas 26 vitórias nas competições nacionais.

    Ainda há quem não perceba que Renato Sanches não tem comparação com nenhum outro jogador em Portugal, nem o magico Gaitan que chegou ao Benfica com 23 anos, nem o goleador da Liga, o Jonas que chegou ao Benfica com 30 anos, ou seja entraram na equipa já como jogadores feitos e reconhecidos conseguiram ter um impacto semelhante ao do Renato Sanches no rendimento pontual do Benfica nos seus primeiros 28 jogos.

    A estraordinária conjugação de qualidades fisicas, técnicas, intensidade competitiva, capacidade aeróbica/resistência, velocidade de deslocação com e sem bola, fazem do Renato Sanches já neste momento o melhor jogador do campeonato português, já ninguém duvida que este jogador entre todos os que disputam esta edição da Liga Portuguesa, em condições normais será o que se manterá consistentemente num nível mais elevado nos próximos 10 anos.

    ResponderEliminar
  6. O mantra do cansaço físico da equipa é de gargalhada, o único jogo do Benfica onde os jogadores apresentaram cansaço foi contra o Setúbal, com as atenuantes de ter sido depois do jogo com o Bayern e de termos feito 25 minutos sublimes para recuperar no marcador. Depois disso o que eu vi foram equipas muito fechadas atrás que obrigavam a um trabalho de paciência, uma primeira parte de estudo para eles pensarem que tinham o jogo controlado e uma segunda parte em crescendo até os matarmos. Depois, porque o jogo é de campeonato, é mais prudente esperar por eles atrás e, quanto muito, o que não está a funcionar bem é o contra-ataque, o que por outro lado é normal porque se aqui em Portugal o Benfica jogásse como o Atlético de Madrid, teriamos empatado um de cada 3 jogos. No entanto, neste jogo com o Marítimo, o contra-ataque já funcionou muito melhor porque, pouco a pouco, estamos a incorporar essas rotinas por necessidade.

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo como não poderia deixar de ser.

    Reforçaria só duas ideias.

    Percebo a comparação que tentas fazer, mas na verdade só há um motivo para tratar em simultâneo o Fejsa e o W.C.. Necessidades fisiológicas.

    Relativamente ao Jardel, exemplo máximo da existência de papagaios Benfiquistas, ou se preferires de indivíduos que gostam de ser alimentados com merda dada à colherada via televisão, é um descanso saber que após a reforma do nosso enorme capitão, vamos continuar a ter um capitão enorme.
    E assim se constrói o futuro.

    Claro que também podíamos seguir os sábios conselhos da comunicação social, que nos tentam proteger das ideias disparatadas do nosso presidente, a quem ciclicamente preveêm a queda em desgraça, sempre, estou certo, com o pensamento na defesa do Benfica.

    E assim o Jardel nunca tinha calçado, o Eliseu também não, o André Almeida ainda menos, o Júlio César nem sequer tinha vindo, o Jonas também não, o Talisca tinha bicho, o Jiménez era muito caro, o Pizzi mais caro ainda, o Gaitan já devia ter saído, o Sálvio não volta a ser o mesmo, O Fejsa não serve para uma equipa grande, o Samaris também foi caro, o Ederson não fazia cá falta nenhuma, o Jesus nunca teria saído e o Rui Vitória já teria saído.

    Estão a ver? Tudo sábios conselhos e previsões certeiras.
    Não fosse o nosso presidente malvado não dar ouvidos a estes espertos, o que só pode ser má vontade, toda a gente sabe que ele têm ouvidos para dar e vender, e estou certo que também teriam acertado na sua previsão mais querida, mais desejada.
    Neste momento o Benfica estaria a lutar para não descer de divisão.

    ResponderEliminar
  8. tens toda a razão, e o valor que ele acabou de ser vendido (a acreditar na noticia do expresso sobre o comunicado do benfica à CMVM) deixa-me um pouco reticente, primeiro porque perdemos aquele que é um dos melhores senão o melhor do benfica e a compensação financeira (35M+ 10M objectivos) pelo nosso maior activo acaba por saber a pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 24 8 º do Código dos Valores Mobiliários, informa que chegou a acordo com o Bayern Munique para a transferência a título definitivo dos direitos desportivos do atleta Renato Júnior Luz Sanches, pelo montante de €35.000.000 (trinta e cinco milhões de euros). Mais se informa que no acordo estão previstos valores adicionais, num montante global de € 45.000.000 (quarenta e cinco milhões de euros), dependentes da concretização de objetivos contratualizados e a ocorrerem até 30 de junho de 2021.

      O Conselho de Administração
      10 de maio de 2016"

      São 35M + 45M por objectivos (e não 35+10), caro companheiro! O que para um velho cheio de bicho que só falha passes, não se sabe posicionar e não sabe dosear o esforço durante o jogo, não está nada mal...!

      Eliminar
    2. Nunca fui ligado a estas coisas das transferências e respectivos valores, estou vacinado. A mim interessa-me é que quem representa o Benfica enquanto profissional o faça condignamente. Tem sido claramente o caso de Renato Sanches, que, além do mais, tem de ter uma cabeça orientada, como o tem evidenciado, face às canalhices de que tem sido alvo por parte de sabujos e mal formados.
      Aquilo que lhe desejo, depois de abandonar o nosso Benfica, é que seja competente naquilo que faz e que tenha êxitos pessoais e profissionais, menos contra o Benfica se alguma vez isso vier a suceder.
      Quanto aos tais números, Jorge, diz lá onde viste o número 10 relativos a objectivos, sejam eles quais forem. É que aquilo que li no comunicado do Benfica, e é isso que é oficial, o resto é especulação, e vai haver tanta, ó lá se vai, é 35 à cabeça mais 45 por objectivos. Convenhamos que entre 10 e 45 vai uma diferença do caralho, não achas?

      Eliminar
    3. às 11:35 (hora do comentário) a noticia estava em actualização vinha com essa gralha, eu fui induzido em erro, pouco depois quando "fechou" a noticia já estava corrigida mas eu já tinha submetido o comentário e já não o podia editar. Claro que 35+45 é completamente diferente, até gostava de saber qual serão os objectivos..

      Entre 10 e 45 a diferença é abismal mesmo, mas tens de ver isto o comunicado do benfica (no site) surge às 11:43 eu tinha feito o meu antes 10 min (fora o tempo que antes de comentar, li este post todo do renato, andei a ver outros blogs acerca do benfica e comentei), inclusive tinha referido "a acreditar" porque a essa hora ainda não tinha saido nada no site do benfica. faço-me entender agora?


      http://www.slbenfica.pt/30/news/info/GwMeE51VZUKSs014VGoU5g

      Eliminar
    4. Fazes Jorge, fazes. Mas sobretudo porque eu? Apesar de Alma Encarnada, também sou Jorge de nome. Será que me entendes?

      Eliminar
  9. E o velho Renato foi vendido aos alemães do Bayern por pinets! Imaginem!
    Estes alemães não percebem nada de futebol e o Guardiola é um cegueta quando terá sido ele que terá recomendado o velho ao clube. Enfim…
    Uns fazem, outros olham com inveja!

    ResponderEliminar
  10. Renato Sanches no Bayern sem ter que andar a vendê-lo nos jornais. Mas bons bons são o W.C. o Franciú e o João Mário. Tridente de Alvalixo.

    ResponderEliminar
  11. Caro Guachos, lembras-te daquele jogador verdinho, com mais de 35 anos, que só sabe falhar passes e intercepções, que perde constantemente a bola para o adversário e que dá sarrafada a torto e a direito?

    Acabou de acontecer uma coisa extraordinária. Qual lagarta que se transformou em borboleta, o Renato Sanches transformou-se na maior promessa do futebol mundial, jogador com um futuro brilhante e uma peça indispensável ao clube da federação de futebol.
    Abaixo de 160 milhões será uma péssima venda.

    ResponderEliminar
  12. Nem de propósito, meu caro.
    Os alemães foram enganados. Não souberam informar-se junto do lagartame.

    Tenho muita pena de o ver sair apesar de saber desde a primeira vez que o vi jogar(há uns aninhos)que pouco tempo poderiamos desfrutar do seu talento na equipa principal. Há coisas que são inevitáveis por muito que os burros zurrem.

    Que tudo lhe corra bem nesta nova etapa. Toda a sorte do mundo. Ele merece.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  13. Estou na dúvida se devo considerar esta uma boa venda, passo a explicar:
    Se o Renato este fim de semana confirmar o 35 então acho excelente venda pois não é todos os dias que se vende um jogador com 35 por estes valores. Já se tiver apenas 18 como fonte do Benfica sugere, então é uma péssima venda pois um miudo desta idade que falha passes constantemente é um logro, que grande barrete os alemães enfiaram, ou isso, ou então é uma forma encapotada de financiar mais um resgate a Portugal por parte da Merkel.
    Sei de fonte segura que o valor oferecido pelos Bayern era bastante superior mas, o Benfica recusou, porque quis fazer coincidir o valor com o 35, uma questão de fezada!!!!

    ResponderEliminar
  14. Confesso malta. Fui eu que enganei os alemães. Bayern dá-me o/s 35!

    ResponderEliminar
  15. Por tudo isso que escreveste caro Guachos e se formos campeoes como creio que o vamos ser pelo menos tenho essa viva esperanca dentro de mim, este vai ser o campeonato mais desejado e festejado por todos nos benfiquistas,porque os 4 imbecis da lagartada nos fizeram uma guerra sem quartel desde o inicio ate ao fim ate agora preferem um arbitro da suas cores para nos apitar o ultimo jogo ora essa so nos faltava mais esta estou desejando que isto acabe porque se nao der em maluco desta vez nunca mais dou.
    Ja prometi que os proximos campeonatos vou vivelos com mais calma vou ler menos vou comentar menos vou passar somente a ver os jogos do meu Benfica e pouco mais,pois nao me identifico com suinos lagartoides e toda a chafurdagem dos mesmos a volta dum jogo de futebol,eu detesto a ofensa e o odio mas durante este campeonato passei os limites porque a isso me obrigou a lagartagem,quando nao sao eles sao os la de cima isso nao e a melhor forma de se discutir futebol. deixo aqui uma palavra de apreco a todos os benfiquistas que aqui comentam se sao duros por vezes a isso os obrigam defendendo o nosso Benfica com unhas e dentes viva o Benfica carago.

    ResponderEliminar
  16. Companheiros,

    Porra que um gajo já não pode dormir descansado, sem que a treta do télélé se ponha aos saltos que mais parecia o Al Calotes quando lhe falam na Doyen.

    Já li o Comunicado à CMVM e apetece-me dizer duas coisas:
    - Numa nota de séria preocupação, começo a sentir que o Glorioso pode já ter entrado numa fase em que só pode valorizar um seu Atleta até um certo ponto porque, a partir desse nível, a raiva dos anti e a sanha dos especialistas cumentadeiros geram uma tal "barreira" que o melhor mesmo é deixar o Atleta emigrar;

    - Numa nota bem humorada, acho que o Brian Ruiz um dia, quando for velhinho, há-de contar aos netos que aquela perna foi tocada pelo Nosso Bulo.

    E pronto, tal como eu receava, este exercício económico vai apresentar um Lucro exagerado.

    Viva o Benfica!
    (José Albuquerque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Albuquerque, concordando ou não, se há coisa que nós sabemos é que os objectivos apresentados por esta direcção são para ser cumpridos.
      E se um desses objectivos é diminuir drasticamente os custos financeiros a curto prazo, já se sabe que a redução do passivo bancário vai implicar precisamente a existência de receitas bem acima do estritamente necessário para se obter exercícios equilibrados.
      Sem surpresas, o caminho foi traçado e agora vai ser percorrido.

      Eliminar
    2. Agora é só pôr o Pawel a jogar no lugar do Renato e, na próxima época, somos campeões europeus...
      FranciscoB

      Eliminar
  17. La se foi o nosso menino,so assim o badalhoco do outro lado da segunda circular nao tem com quem implicar por causa das idades ah espera ai tem o Carrilo vai dizer que saio do sporting porque secalhar e avozinho do Renato.
    Amigo Guachos concerteza que iras escrever sobre o Renato mas confesso que fiquei triste vejo partir as nossas estrelas cedo demais pronto e a vida nada a fazer.

    ResponderEliminar
  18. Caro Guachos,

    Desta vez discordo. O homem do campeonato é... a equipa. A união da equipa. Sem dúvida.
    Salientar o RS é justo, por ter sido decisivo (e aí concordo) no crescimento da equipa. Quanto ao campeonato a conversa é outra. Quem ganhou (se ganhar) foi a equipa. Ainda no domingo se viu.

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.