sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A formação do Benfica.

Muito se fala na qualidade e do trabalho que tem sido feito em Portugal, na formação. 
Eu começo por dizer que, e só para falar nos maiores clubes portugueses, acho que todos trabalham muito bem nessa área. Os benefícios que cada um retira da politica de apostar, ou não, nas jovens promessas fica ao critério de cada um avaliar....

Durante muitos anos, demasiados, foi o lgartedo a ter a fama, embora com pouco proveito em numero de títulos, de ter os melhores jogadores da formação. Futre, Figo, Simão Sabrosa e Ronaldo são as bandeiras, mas muitos outros jovens de enorme qualidade saíram da formação dos lagartos. Do Benfica, Rui Costa, P. Sousa e Maniche! A explicação é simples. O Benfica simplesmente abdicou dessa aposta, ao ponto de, 10 anos atrás, antes do Seixal Futebol Campus, quase não ter formação. Sem qualquer rumo, sem campos para os miúdos treinarem, o caminho dos jovens só podia terminar em Alcochete. 

Assim que o Benfica acordou, criando as condições que fazem hoje as delicias dos nossos jovens, e, muito importante; mostrando aos seus pais que o caminho era aquele, a Nossa formação mudou inexoravelmente, percorrendo o longo caminho - porque não se pode plantar jogadores ou fazê-los crescer como aos frangos de aviário - até se tornar na potencia dos dias de hoje, reconhecida por todos (os batráquios não contam) em toda a parte do Mundo. E não foi só a formação que mudou. Com ela, mudou todo o universo do Benfica! Os dolorosos tempos em que os benfiquistas eram "obrigados" a levar os seus filhos até Alcochete tinham finalmente acabado. Os tempos em que os Nossos jovens talentos eram "obrigados" a vestir aquelas horríveis camisolas de praia, terminaram para sempre.

Só para se ter uma ideia...
Nesta semana europeia estiveram envolvidos vários jovens saídos da formação do Benfica, titulares nas suas equipas, algumas das melhores da Europa. E todos com comprovado sucesso. Miguel Vítor, titular do Hapoel Be´er Sheva que foi ganhar a casa do Inter de João Mário (não foi inscrito na prova), Bernardo Silva (titular do Mónaco), André Gomes (titular no Barcelona), Renato Sanches (titular no Bayern de Munique) Lindlof, Ederson, Nelson Semedo, Gonçalo Guedes, todos titulares no Tricampeão Nacional. Não há memória de um registo semelhante!

Se nos lembrarmos que, na  Youth League, o Benfica, recorrendo inteligentemente à equipa B, foi à Turquia golear o Besiktas por 3-0, com esse golo inacreditável de Gedson Fernandes a correr o Mundo, podemos concluir que o futuro ainda será mais risonho. É que, mesmo desfalcada desses 4 jogadores, a equipa B foi a Famalicão, recorrendo a gente ainda menos experiente, e saiu de lá com um empate, jogando grande parte do jogo (50 minutos) com menos um jogador!

20 comentários:

  1. Não se esqueça que na clube do -Cobra Cuspideira- há mais craques além dos referidos. Estou a referir-me, por exemplo, a Podence...
    Carrega Benfica
    VB

    ResponderEliminar
  2. acrescenta Paulo Sousa à nossa formação (acho que é relevante apesar do verão quente) e o maniche. ambos traidores mas grandes jogadores e relevantes

    ResponderEliminar
  3. Não querendo bater no ceguinho só a seguinte nota:
    - no record o empate do braga "adia qualificação" para a próxima fase da l.e.;
    - já o empate do Benfica "compromete qualificação" para a próxima fase das champions.
    cumprimentos
    AbraXas

    ResponderEliminar
  4. Na Sporco TV+ falaram de todos os jogos da youth league com excepção do Benfica, falaram dos outros jogos do grupo mas omitiram o Benfica, até disseram quais as possibildiades que cada equipa tinha ou não de passar a eliminatória, mas omitiram o Benfica. Que filhos da p...!

    Entretanto, um àparte, se me perdoam, a blogoesfera taliban travestida de benfiquista anda on fire:


    http://aspapoilasdobiscaia.blogspot.pt/2016/11/estou-um-bocadinho-farto-deste-individuo.html

    Mas argumentos, que é bom, zero.


    - O Sonho de Damião -

    PS: Compreendo se não quiseres publicar a segunda parte do meu post, mas depois de ler o artigo do papoila fiquei mesmo com raiva, como se pode escrever e dizer tanta merda, sem qualquer reflexão economicista ou de gestão de empresas, ou gestão desportiva? Enfim, é sempre bom falar mal aproveitando a onda dos Merdia para quem um empate fora com o Besiktas é uma derrota... enfim... eles que festejem... mil vezes as contas financeiras do Benfica que as contas financeiras do Sportem e dos Corruptos! Mil vezes os pontos na Champions do Benfica que os pontos do Sportem e dos Corruptos!!! Viva o Benfica!!!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse gajo é uma merda, não lhe chamo filho da puta porque o gajo é mesmo tão burro que nem isso é. Está bastante mais abaixo!

      Eliminar
    2. ANÔNIMO..., é apenas para te dizer que também me causou estranheza as crîticas "desconchavadas" do "Papoila Saltitante" na pessoa de DSO . Tive pena de ver essas crîticas , num "blog" que eu visito frequentemente...( sem nunca o ter qualificado de..."taliban", note-se...)! Sem outros argumentos contra , senão o da preferência clubîstica de DSO , (absolutamente ridîculo...) , como se isso fosse um obstàculo à competência profissional e à seriedade de cada um...?! Ainda por cima , com estas afirmações nada justificadas , està a passar um atestado de INCOMPEtENCIA a L.F.Vieira , ação em que é reincidente..., sugerindo que este não tem competência para escolher os "quadros" dignos de gerir o nosso Benfica . Penso que o nosso Presidente LFV e DSO , ( entre outros gestores, claro...) , jà deram sobejas provas das suas competências ao serviço do nosso Clube , sendo a prova disso as IMPORTANTES PARTICIPAçÕES ELEITORAIS , A AUSÊNCIA DE LISTAS CONCURRENTES E AS VITÔRIAS , COM PERCENTAGENS ESMAGADORAS , de LFV E SUAS DIREçÕES. Hà gente que gosta da Democracia quando são sempre eles a ganhar ; quando são os outros que ganham , o conceito de Democracia altera-se... Lançam-se dùvidas pro ar,,, e depois se verà. Espero bem que a manifestação de desagrado manifestada nesse "blog", sem justificação alguma , repito , tenha sido apenas a consequência do nosso empate contra o Besiktas ...senão , terei de juntar o "Papoila Saltitante" ao arrogante "Nova Geração Benfiquista" : autêntico " Dazi Bao " da oposição ! Saudações Benfiquistas.(Sarilhos-Grandes).

      Eliminar
    3. Tenho a impressão que o papoilas escreve como se lhe pagassem, mas isto é só a minha impressão

      nelo

      Eliminar
  5. Na ABola de hoje, por falar em formação, o Quaresma deu dois tiros, um no Sporting - "em Portugal só há um clube para mim, o FCPorto", e outro no mestre da táctica- "o Rui Vitória percebe muito de futebol".

    Eles andavam todos empolgados porque ele tinha dito que abafaram o Benfica, mas não leram o resto, até eu fiquei admirado com os elogios ao glorioso, nem parecia o Quaresma, acho que a saída do Porto e o regresso à civilização lhe fizeram bem.

    ResponderEliminar
  6. Exatamente a nossa formaçao esta agora no auge temos condiçoes que antes nao tinhamos ate ouvi dizer que o filho da mama dolores primeiro vinha para o Benfica que para os cuspideiros nao foi aproveitado secalhar porque nao tinhamos condicoes para os jovens.

    ResponderEliminar
  7. Por acaso sabem me dizer quem lancou o CFC ao adquirir os terrenos no seixal???

    Forza RVitoria, vitoria sempre, carrega Benfica!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o Vieira, mas ainda não estão pagos

      Eliminar
    2. Gastou a massa toda a pagar à tua irmã

      Eliminar
  8. Guachos, meu Bom Amigo e Companheiro,

    Excelente escolha de tópico: a Nossa "Fábrica" está a surpreender-Nos a quase todos. Pelo menos a mim, surpreende-me quase todos os dias.

    Eu gosto de me recordar e de recordar a todos, que pelos regulamentos da FIFA a "formação" de um futebolista só termina aos 23 anos, pelo que a sobreviência de tantos garotos que, até antes dos 20, já conseguem desempenhos formidáveis (são já tantos os exemplos que a hipótese "sorte" deixou de fazer sentido), só pode resultar de um trabalho absolutamente notável que vem sendo continuado no Seixal.

    E olha que não falamos de, apenas, mais um motivo de Orgulho Benfiquista: do que estamos a falar é de um modelo de crescimento e desenvolvimento (qualitativo e quantitativo, desportivo e económico) sem paralelo desde que o Ajax perdeu a antiga capacidade competitiva.

    Digam o que disserem os anti, o Glorioso já se estabeleceu como líder à escala planetária e nesta área tão específica e tão especializada.

    Viva o Benfica!
    (José Albuquerque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A quantidade de talentos que estão a despontar abaixo dos su19 é simplesmente assombrosa. Dez anos atrás acabariam, na sua esmagadora maioria, lá para os lados de alcocheti...

      Eliminar
  9. Puxa nao comentei o golo do Gedson que espectaculo de golo amazing caramba nem foi do meio campo foi antes cada vez me envaideco mais por ter nascido benfiquista.

    ResponderEliminar
  10. É verdade Guachos.
    No tempo do Vale e Azevedo andei eu a desviar dos nossos rivais (para onde estavam destinados) alguns jovens vindos das nossas ex-províncias ultramarinas (é verdade, desviei alguns e não imaginam o gozo que isso me deu!), pagando-lhes tudo, estadia em casa de pessoas de confiança, comida e roupa lavada e tudo o mais, porque o Benfica não pagava nada e até lhes arranjei clubes onde podiam jogar antes de irem para o Benfica onde ficaram, na altura nas (pobres) instalações junto ao antigo estádio, porque eram bons. Depois perderam-se, não houve continuação, foram atraídos por outras solicitações e por empresários que lhes fizeram a cabeça. Nunca mais fizeram nada.
    Atenção eu não era empresário nem nada parecido, o que fiz foi apenas para ajudar o Benfica, mais nada. E fi-lo com muito prazer e honra. E fá-lo-ia hoje outra vez se a oportunidade surgisse.

    O pouco que existia então da formação do Benfica era tudo muito enxabido. O VA era um verdadeiro fdp.
    Durante dezenas de anos os lagartos puderam escolher o "filet mignon" dos miúdos não só na zona de Lisboa podendo ter assim uma formação que era melhor. Pudera! Sem concorrência também eu era o melhor do mundo! Mas era mesmo!
    Se o Benfica tivesse uma formação decente o Ronaldo teria vindo para o Benfica até porque o seu pai era benfiquista fanático! E ele também era!

    Hoje a coisa pia mais fino. O Benfica adquiriu competência e know-how e já está muito acima dos lagartos. A atração que o Benfica causa nos pais e nos próprios miúdos tem vindo a desequilibrar a balança para o nosso lado. E irá continuar assim para grande desespero deles.
    Se fosse eu a mandar seríamos muito mais agressivos na escolha e no scouting do miúdos, principalmente dos jogadores em que eles estão interessados, para dar cabo daqueles nojentos!
    Estou-lhes cá c´uma osga que nem imaginam!

    Eu comparo a formação no futebol com as universidades. Quanto melhor é uma universidade, mais procura tem não só por parte dos miúdos como por parte dos pais que procuram o melhor para os seus filhos. Uma universidade que garanta um grande emprego depois de formados é uma universidade quase perfeita (a perfeição não existe)!
    O Benfica no futebol actualmente é a universidade quase perfeita, pelo menos em Portugal! Mas cada vez mais conhecida na Europa.



    ResponderEliminar
  11. Caro Guachos, desta vez até o excelente trabalho desenvolvido nos últimos anos pela a estrutura altamente qualificada e profissional do futebol do Benfica também te trocou as voltas :) pois é exactamente o contrário do que escreveste em mais um dos teus excelentes:

    "Se nos lembrarmos que, na Youth League, o Benfica, recorrendo inteligentemente à equipa B, foi à Turquia golear o Besiktas por 3-0"

    ou seja, o que tem acontecido há duas épocas para cá é que a equipa B tem baseado o seu plantel e recorrido inteligentemente a jogadores ainda com a idade de jogar pelos juniores, dando~lhes assim oportunidade de evoluir num quadro competitivo que é muito mais exigente em todas as suas vertentes, em especial a maturidade em relação aquele em que competem nos juniores; exceptuando tal vez a Youth League.

    Esta politica tem em vista fazer crescer e amadurecer os nossos melhores juniores de forma mais precoce, mas também mais sólida para que estes estejam em melhores condições de se conseguirem afirmar num futuro próximo, seja fazendo parte do plantel principal do Benfica ou na condição de emprestados.

    JS

    ResponderEliminar
  12. Permitam-me só uma achega, mas... FODA-SE! O Maniche????

    Lá porque ele ganhou titulos a estorvar num qualquer meio campo juntamente com 2 gajos que sabiam qualquer coisa do jogo, não quer dizer que ele tenha sido propriamente um craque!
    Muito menos, quando comparado a Rui Costa ou Paulo Sousa... por favor!!!

    No resto, subscrevo, mas esta do Maniche, no meu ver, foi uma autentica gaffe...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.