quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Violência vs Valores - um simpósio a não perder!

No dia 16 de Março vai decorrer um Simpósio sobre a "Violência vs Valores" no futebol. No evento irão estar presentes Fernando Madureira (capitão do Canelas), Artur Soares Dias, Lourenço Pinto e Guilherme Aguiar, entre muitos outros figurões do futebol nacional. O Simpósio será moderado por Tiago Marques (jornalista do Porto Canal) e o evento terá lugar no Auditório Parque Biológico de Gaia com um custo de 30 euros por cabeça.

Eu sou daqueles que, quando se fala de valores e de violência, vou logo a correr guardar os primeiros, sobretudo se estiver na presença de ladrões, corruptos, vigaristas e facínoras encartados. Mas se um dia algum pateta me convidar para uma plateia onde esteja presente alguma da fina nata de ladrões, corruptos, vigaristas e facínoras encartados do futebol nacional eu vou pensar que morri e acordei, de repente, a arder no Inferno!

Quem é que garante aos participantes a sua segurança? Quem lhes garante que não vão ser assaltados, agredidos ou violados? Quem é que garante àquela gente que os seus trinta euros não serão surripiados mesmo antes de chegar às bilheteiras? É preciso ver que um dos oradores, o especialista macaco madureira, reputado injinheiro de rachas em bancadas em risco de colapsar, é também um conceituado agressor de mulheres indefesas, brilhante assaltante de estações de serviço, líder dos beatos que foram ao centro de estagio da Maia ameaçar os árbitros e as suas famílias, co-autor do assalto ao talho do árbitro Mota e ao restaurante do pai de Jorge Ferreira, entre outras façanhas mais ou menos menos famosas como, agressões a Policias, segurança ilegal, trafico de droga, bilhetes falsos, desvio de aviões...tudo muito bem documentado num livro da editora «Gaiense» excelentemente escrito pelo jornalista Filipe Bastos. São  272 páginas de puro entretenimento, que até admira como é que ainda não foi coaptado pelo ministério da cultura para ensinar os nossos jovens, nas escolas portuguesas.

Vão estar presentes o intendente João Caetano (PSP Porto) - seguramente um daqueles policias que nunca leu a obra e as confissões do macaco - e também o antropólogo Daniel Seabra. Sobre este ultimo orador tenho as minhas duvidas sobre a sua utilidade quando, na minha opinião, um paleontólogo faria muito mais sentido, sobretudo se olharmos com atenção para o resto da fauna. É só pesos pesados, cuncatano! Guilherme alguidar, um grunho que dispensa apresentações, e o australopitecos Lourenço Pinto, que mesmo sem soqueiras, naifas, pedras e bolas de golfe, ainda é menino para espetar três ou quatro xitos a qualquer incauto que se meta na frente.

A CM de Gaia anunciou que o evento sobre a violência no futebol tem o apoio da Liga, Federação Portuguesa de Futebol, PSP e IPDJ. Sim, o Instituto Português do Desporto e Juventude que proibiu o macaco de frequentar recintos desportivos durante seis meses e que o multou em 2.600 euros! Uma proibição que, de resto, o macaco deu o mesmo destino que costuma dar ao que lhe sai do intestino...

Artur Soares Dias, crê-se que só lá irá para discursar sobre o carinho que é necessário dispensar aos primatas e é de realçar a presença de outras figuras menores como, o Manuel Machadês e a Sónia Carneiro, uma vaca que se diverte, no facebook, a gozar com as derrotas do Benfica! Salta à vista a ausência do insolvente xico traques; estará Tiago Marques do frutacanal, e estou em crer que, num evento em Gaia, perorando sobre valores, não faz sentido a não presença do capanga Catão. André Teixeira, o treinador do Gondomar a quem, neste fim-de-semana, os jogadores do Canelas mandaram para o hospital com a cara desfeita, também é uma pena que não possa falar!...

13 comentários:

  1. Perante a real dimensão deste evento, palavras para quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi solicitada, para garantir segurança, a presença do ONU com os capacetes azuis.

      Eliminar
    2. Chamem a polícia!!!
      Chamem a polícia!!!

      Eliminar
  2. Como tenho de refundar a resposta perderam a vergonha de todo a seita azul continua bem viva basta ver este polvo azul

    ResponderEliminar
  3. Este evento merece cobertura a nível planetário, talvez organizações internacionais como a camorra italiana, yakusa japonesa, tríades chinesas, carteis mexicanos e colombianos e outras de enormes virtudes, enviem os seus dignatários a este evento.

    Luís Lopes

    ResponderEliminar
  4. Pressuponho que o evento tenha instalações sanitárias adequadas, com lavatórios, urinóis, sanitas, salas de chuto e vomitórios. E, ao ler a notícia, de repente senti tanto a falta desta última peça de equipamento cá em casa!

    Sérgio.

    ResponderEliminar
  5. Consta-se, ainda não confirmei, que algumas destas personagens convidadas já roeram a corda. Parece que também o intendente foi instado a pronunciar-se do porquê da sua presença no evento. Vai ser difícil obter alguma resposta...

    ResponderEliminar
  6. Caro Guachos:
    Será que a Procuradora Geral da Republica não foi convidada? E o procurador Octávio Lopes?
    Quando o estado de direito não funciona ou funciona tardiamente dá nisto.
    Notem: no caso Raul Semedo, o que fez em Espanha se fizesse em Portugal não teria qualquer problema.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  7. Seria cómico se não fosse trágico.
    Pqp a todos.

    ResponderEliminar
  8. Palavras para quê ,são artistas da Palermo Portuguesa e só máfia ! E instituições desportivas a darem-lhe cobertura aja vergonha senhores !

    ResponderEliminar
  9. ...Gaia no seu melhor!

    Tony C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Tony: correcao ; « dirigentes de Gaia no seu melhor » ; Gaia e maoritariamente Benfiquista, Quem a governa, bem, isso e outra coisa...
      AC

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.