quinta-feira, 22 de março de 2018

Gala Cosme Damião - tão bom ser do Benfica!

Depois do post anterior onde desabafei uma pequena parte da minha indignação, que bem me sabe falar outra vez do Benfica! Apresentada com o profissionalismo e a classe de Luís Costa Branco, sempre muito bem acompanhado pela bonita e elegante Cláudia Vieira, a Gala Cosme Damião - que teve lugar do Coliseu dos Recreios - proporcionou-nos a todos grandes momentos de exaltação benfiquista, emoção a rodos e música de alto gabarito. À Benfica!

A começar no Presidente Luís Filipe Vieira: «As nossas vitórias são sempre por nós e nunca contra ninguém» não houve ninguém naquela sala que levasse para ali qualquer outro pensamento, referência ou sentimento que não o de elevar bem alto o nome do TETRACAMPEÃO NACIONAL! A Gala era do Benfica. Os nomeados eram do Benfica, os convidados eram do Benfica e só se falou do Benfica, de benfiquismo, de Benfica e mais Benfica...e de mais benfiquismo...e mais Benfica...sempre Benfica! Todos nós - benfiquistas atentos que amamos o nosso Clube com paixão - nos sentimos especiais por vermos a Gala do SLBenfica ser tratada como merece. Cosme Damião terá ficado tão orgulhoso de todos como todos nós nos orgulhamos do seu legado eterno. E todos estamos de parabéns.

Desde o Carlão e João Gil (enorme músico e compositor) ao Maestro Nuno Feist (o Jonas da batuta e da pauta) e à fantástica Ana Bacalhau, que o palco ameaçou tornar-se demasiado pequeno para receber tantos talentos! Numa Gala que ficará para sempre marcada pela nobre atitude de Jonas, eu quero aqui sublinhar a presença de um dos maiores futebolistas de sempre, do Benfica e do futebol português. Tamagnini Nené, um dos maiores responsáveis pelo alimentar desta paixão inacabada que todos os dias me faz transbordar de orgulho o coração!  

O Prof. Rui Vitória (que merecido foi esse ''Damião'' do Treinador do ano) foi outro que conseguiu pôr a sala em ponto de rebuçado e num outro registo, mas não menos marcante, referência para a facilidade de expressão e a emoção de Inês Fernandes, capitã do futsal do Sport Lisboa e Benfica. “É rumo ao Penta, meu Benfica”. - É isso, Inês. Vamos com tudo até ao Marquês. Foi só isso que me apeteceu dizer-lhe. Estivesse eu por ali perto e ter-lhe-ia dado um enorme e bem merecido abraço de emoção. 

Mas, como em tudo na vida, e há que dizê-lo seja em que circunstância for, não há bela sem senão.
Um senão que talvez tenha impedido a Gala Cosme Damião de atingir a perfeição...

O vencedor do Prémio Protejo do Ano de 2017 foi...o Tetra e eu há muito que só penso no Penta...
E o "Prémio Inovação: Kick Up Sports Innovation"...

O discurso emocionado de João Cunha foi bonito...a homenagem ao seu pai foi particularmente tocante...mas foi um prémio que, no meu entender, não se justificava. Não vi ali nada de inovador. Falou-se muito do Benfica e de benfiquismo? Ok, é verdade, não se falou de mais nada. Olhamos somente para nós, emocionamo-nos com os nossos ídolos, vitoriamos os nossos campeões, de agora e também do passado...Mas que diabo! Pelo que eu sei, na gala da fruta e na puta da gala também não se falou de outra coisa. Inovação? Não, não...

15 comentários:

  1. És grande guachos

    Merecias um espaço no jornal Benfica para este post

    ResponderEliminar
  2. ...caro GUACHOS...foram momentos de BENFIQUISMO!!!no coliseu respirou-se Cosme Damião!!!no coliseu,foi mais um hino"DE TODOS UM"!!!..terminaria este apontamento por hoje,mas permite-me(se entenderes que não mancho o teu brilhante texto)que deixe alguns apontamentos:...caro GUACHOS,BENFIQUISTAS..."Lágrimas de crocodilo",ditado popular que divulga a hipocrisia do réptil quando mastiga/engole as presas!!!estamos num momento em que é já conhecido o "ataque"ao BENFICA,na tentativa de DECAPITAR A SAD e ao mesmo tempo desunir os BENFIQUISTAS!!!numa altura em que os VERDADEIROS BENFIQUISTAS,se mantêm unidos em torno da direção(presidente Filipe Vieira),(independentemente de desacordos de gestão),(É O BENFICA QUE ESTÁ EM CAUSA),temos um TERRORISTA CROCODILO,COBARDOLAS (O PROPRIO NOME INDICA(SHADOWS)QUE VIVE(REPITO)COBARDEMENTE NA SOMBRA,SEMPRE HIPOCRITAMENTE A DEITAR LÁGRIMAS ENQUANTO ENGANA OS INCAUTOS BENFIQUISTAS,E QUE NO BLOGUE(NGB)PERMITE TODO O TIPO DE COMENTARIOS DE DRAGARTOS A ENXOVALHAREM,E DENEGRIREM O GLORIOSO BENFICA E OS BENFIQUISTAS...É,ESTE TERRORISTA CROCODILO QUE APOIA E DÁ GUARIDA AO EX POLITICO RUI GOMES DA SILVA,PUTATIVO CANDIDATO AO ASSALTO AO BENFICA...caro GUACHOS...aceita um abraço(Afonso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Afonso, hoje o Shadows lá permitiu um post como deve ser de um benfiquista a sério, Rui Dias de seu nome.
      Tanto o pressionámos para dar voz ao que os benfiquistas realmente sentem que ele o publicou.
      E em ponto algum houve, nos comentários, espaço para a canalha das jovens redes.

      Gostei de ver. O NGB quase parecia o Guachos.

      Eliminar
    2. Pois, e ele ( Shadows ) ameaçou o Rui Dias que mais tarde responderia. Que Medo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
  3. Belo post, nós vivemos do amor ao Benfica, outros vivem também (ou acima de tudo), do ódio ao Benfica.

    ResponderEliminar
  4. O Nene respira Benfica!

    Um senhor de calções imaculados, com mesma classe com que pisava os relvados, e de um tempo onde se podia conviver com os adversários.

    Tenho a lembrança do Nene a levantar a taça na tribuna do Jamor envergando a camisola azul e branca do FCPorto.

    Outros tempos - hoje em dia cada vez me sinto mais enojado com o ambiente que se criou no futebol desde a chegada de Bruno de Carvalho, o maior incendiário que o futebol português já conheceu, e pensava eu que PC ficaria na historia como maior expoente da boçalidade e da demagogia.

    Rumo ao P3n7a Meu Benfica!!!!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relativamente ao Nené basta recordar os 2 jogos com a então melhor equipa da Europa, nos anos 70; perdemos lá por 4 a 1 e cá por 2 a 1; adivinhem quem marcou os 2 golos do Benfica?

      Também esteve na campanha da final da Taça UEFA de 1983, incluindo a vitória por 2 a 1 em Roma, e no Europeu de França em 1984.

      Eliminar
  5. O desporto no feminino também tem sido à Benfica; muitas vezes com mais Mística, como ficou bem patente na última final da liga europeia.

    Mais do que merecida a aposta da Direcção no Futebol de 11 Feminino. E a começar na 2a divisão, sem golpes, sem truques sujos, sem contratações de selecinadores à la carte...

    ResponderEliminar
  6. Quando se fala de Nené, um dos mais injustiçados futebolistas portugueses, que bem fez o Benfica homenageá-lo, e paradoxalmente um dos melhores de sempre, estamos a falar provavelmente do jogador mais inteligente e fino que terá passado pelo Benfica.
    Noutros tempos, em que o profissionalismo não era alicerçado por várias valências como actualmente, Nené era um profissionalão, para além de sempre ter-se revelado simples e modesto, o que diz muito do seu carácter.
    Quando Nené se estreou na equipa titular, teria eu uns 11/12 anos, era ele um extremo direito velocíssimo e de grande elegância a quem dificilmente paravam e desde logo passou a ter em mim um indefectível. Que gosto era ver Nené jogar.
    Mais tarde, já como ponta de lança, construiu uma carreira como goleador emérito e cujos golos contribuiram em tantas alegrias para milhões de benfiquistas, mesmo aqueles que tanto o depreciavam por não sujar os calções.
    Mas porquê sujar calções se os golos surgiam aos magotes, fruto de uma inteligência de compreensão do jogo ímpares?!
    Pois, Nené é e será eternamente entre tantos e tantos grandes um dos maiores símbolos deste imortal clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me, ainda miúdo, talvez pela época 1976/77, começar a ver o Benfica, tinha começado a jogar futebol e tinha um cartão de federado emitido pela fpf que dava acesso a todos os estádios de futebol, jogadores como o Nene, o Humberto, o Bastos Lopes, o Moinhos, o Vitor Martins, o Toni, entre outros...foram aqueles que continuaram a levar bem alto o nome do SPORT LISBOA E BENFICA, honrando a geração anterior de Campeões Europeus que me habituara a ouvir pela rádio desde o inicio da decada de 70!!
      Nene era um dos que eu mais admirava e, sendo eu tão novo interrogava-me sempre, porque é que o tribunal da Luz o criticava tanto...afinal era um dos jogadores mais produtivos da equipa que marcava com regularidade em quase todos os jogos!!
      Era uma questão que eu não entendia na altura, afinal aquele jogador de um fino recorte técnico, de uma velocidade incomum e de um posicionamento e leitura de jogo raros, era criticado porque não sujava os calções!!?...
      Mais tarde fui percebendo, a exigência dos adeptos e sócios do Benfica era enorme, talvez incompreensível para alguns, mas tendo em conta o ADN do Benfica, compreendia-se, até porque não era só o Nene a ser criticado!
      Lembro-me que em jogos em que a equipa não ganhasse por mais de três bolas de diferença, a critica alargava-se à quase totalidade da equipa!!!
      Fui vendo, já no início da década de 80, grandes jogadores serem criticados e, às vezes assobiados!!
      O motivo é que nunca mais foi o mesmo...ba História do Benfica, o Nene foi o unico criticado por...não sujar os calções, não foi pela falta de qualidade do seu jogo, não muito pelo contrário...ainda hoje estou convencido que aqueles senhores mais velhos que se sentavam ao pé de mim, pensariam que sem sujar os calções o Nene marcava 1 ou 2 golos, então era porque ele tinha capacidade para marcar muitos mais por jogo, não fora o facto de um jogador deitado na relva ou a fazer carrinhos ter poucas probabilidades de marcar mais golos, para além da exigência destes Senhores que...ao contrário de mim, tiveram a Felicidade de ver jogar a melhor equipa da Europa na década de 60!
      Por mim, aqui fica o meu OBRIGADO a Nene e a todos que envergaram e honraram o Manto Sagrado!!!

      Eliminar
  7. Caro Guachos,
    Caro Alma Encarnada,

    Já aqui escrevi neste fantástico blog há uns largos meses atrás, sobre a minha admiração por Nené.
    É da mais elementar justiça a homenagem e o reconhecimento que lhe prestam.
    Sem dúvida um gigante do Benfica, lado a lado com os maiores, Eusébio, Coluna, Águas e José Augusto. Chalana, Valdo, Rui Costa e Luisão.
    Outro homem do mesmo calibre que está a fazer a (sua) história do Benfica é nosso treinador Rui Vitória. O apelido diz tudo. E rima com jogador que mais títulos conquistou no Benfica: Nené.
    Luisão está nesse patamar de Homem com H grande. Alma Benfiquista. Alma Encarnada (admiro também por isso este nick).
    Jonas está uns degraus abaixo. Tem a Alma Encarnada. Mas ainda tem de marcar mais 30 golos para lá chegar (na próxima época).

    Mais um grande post à Benfica.

    Benfica. Benfica. Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  8. So li o texto e nao tive tempo para ler os comentarios,pr isso talvez irei reptir alguem que me desculpem mas que diferente nos somos sim somos diferentes nunca mas nunca ouvi falarem dos nossos adversrios inimigos so benfica Benfica Benfica e viva o Benfica carago que orgulho ser deste lindo clube.

    ResponderEliminar
  9. Caro Guachos, julgo que lhe faltou uma menção à Extraordinária Marlene Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo, bem lembrado. Também no feminino estamos em grande.

      Eliminar
  10. O Benfica sempre foi plural. Nos elogios e nas críticas. Sintomas de um universo tão vasto e multifacetado em que concordar e discordar fazem parte do nosso ADN. A Gala foi o que se esperava de um Clube tão grande, realçando e homenageando aqueles que honram o manto sagrado. Momentos altos (muitos) e alguns menos conseguidos, o que é natural.
    Nenhum ser humano é perfeito mas nos tempos atribulados em que vivemos, há alguns (mesmo dentro dos nossos próprios muros) que estão sempre à espera de qualquer deslize para entrarem pela via da crítica fácil, porque o sucesso dos outros e a inveja acompanham-nos de mãos dadas e nunca os abandonam...
    Uma realização bem conseguida a todos os níveis, tendo sido confirmado que no passado, presente, e no futuro sempre estivemos muito bem servidos a todos os níveis no masculino e no feminino. Por nós próprios e sem qualquer necessidade de olhar para o lado ou para cima...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.