quarta-feira, 9 de maio de 2018

A prova que compensa ter fé.

Foram 33 jornadas, 8.316 utilizações entre titulares e suplentes utilizados, mais os 2.736 que não saíram do banco, num total de 10.692 jogadores inscritos na liga 2017/18. Dezenas de cotoveladas, gestos de maluco para os árbitros, pisadelas, insultos racistas, patadas e cuspidelas. As câmaras estavam lá. Ninguém viu motivo de castigos para ninguém. Sobraram dois processos sumários e dois jogadores castigados: Samaris e Rúben Dias do Benfica. No caso de Rúben, a comichão que consome os instrutores da liga, entendeu tomar para si o papel de policia, juiz e carrasco. Caçaram o moço numa imagem da TV, usaram as palas de gosma verde para analisarem o lance, condenaram-no sumariamente sem ouvir a opinião do árbitro e do video-árbitro e executaram o miúdo na praça publica como se fosse um criminoso arruaceiro. 

Esta sanha persecutória em cima do jovem futebolista do Benfica faz lembrar a asquerosa campanha orquestrada contra Renato Sanches, dois anos atrás. Ao "Bulo" da Musgueira não o queriam no Europeu e por, de alguma forma, encarnar a simplicidade e o espírito do adepto benfiquista. A Rúben Dias, outro que os adeptos adoram, tudo farão para evitar que faça parte da selecção do Ronaldo ou que se projecte no mundial ao mais alto nível. Passam por cima do ser humano, tenha ele a idade que tiver, como se fosse carne para canhão. Basta-lhes vestir de vermelho para atraírem sobre si o ódio, o rancor e o despeito de toda a escória anti-Benfica que gravita ao redor do futebol.

Li por aí que o velho corrupto receberá a Medalha de Honra da cidade do Porto, homenagem que terá lugar durante a recepção ao novo campeão nos Paços do Concelho. Será uma pena se pinto da costa não retribuir a gentileza de Rui Moreira oferecendo ao presidente da câmara uma trela cor de burro quando foge. Não para uso pessoal, que o bom do Rui só precisa de um pequeno assobio para oferecer a patinha, meter a língua de fora, dar meia volta e deitar. Mas porque é provável que este moço já tenha substituído o cão que lhe mataram aquando de umas criticas que fez na TV ao homenageado de agora...

Também li que o inginheiro macaco já está na estrada - em peregrinação ao Santuário de Fátima - inserido num grupo de "super dragões" para agradecer o título que roubaram ao Benfica. Aqui está a prova que compensa ter fé.  Depois da peregrinação ao centro de estágio da Maia para os pedidos a Soares Dias e às famílias dos árbitros, nada como meter as patas na estrada para agradecer à Virgem Maria um ano e meio sem penaltis contra, as ofertas do Cássio, Vagner, Renan, Cristiano e Amir Abedzadeh, os pagamentos no intervalo do jogo mais comprido da história, e as rachas do 'Coimbra da Mota' que edificaram o campeonato da batota. Uma coisa parece ser certa. Pelo menos na ida, as estações de serviço não serão assaltadas. Na volta pagarão a dobrar.

Pedro Sousa, conhecido batráquio e comentador do programa "mais tabaco" da TBI, tem sido um acérrimo defensor da devassa de correspondência privada do Benfica. A sua azia ao ainda Tetracampeão Nacional é perceptível no prazer que demonstra quando se pronuncia sobre os e-mails roubados ao maior clube português. Estou curioso de ouvir o sapo sobre uma escuta onde queria, em 2015, que o juiz Rui Rangel intercedesse a seu favor junto do colega titular de um processo litigioso que o opunha ao lagartos. Já deve estar aos pinchos, com a farta cabeleira a saltitar de contentamento, exultante por ver a sua vida privada escarrapachada na comunicação social.

Já não é a primeira vez que os sapos do alvalixo se recusam a entrar em campo, no estádio da Luz, de mãos dadas com crianças equipadas à Benfica. No último derbi, no Campo Grande, os futebolistas do maior clube português souberam honrar as gloriosas camisolas que envergam, o Sporting, o desporto, o futebol nacional, as crianças, os adeptos do Benfica e os desportistas em geral, entrando no relvado de mãos dadas com crianças equipadas à Sporting. E não fizeram nada de mais. Limitaram-se a ser gente.

22 comentários:

  1. A equipa do Benfica fez muito bem ao entrar em campo de mãos dadas com os miúdos que não têm culpa nenhuma da canalhice dos mais velhos.
    Mas há outros exemplos de gente que já devia ter desaparecido, não apenas do desporto.


    “Uma das minhas netas, 15 anos de idade, benfiquista de alma e coração, foi a Alvalade com uma das suas melhores amigas, sportinguista de coração e alma. À entrada, embora sem qualquer sinal exterior de adepta encarnada, revistaram-na e encontraram uma perigosíssima arma de destruição maciça: um baton para o cieiro.
    Com um demoníaco pormenor: o invólucro era vermelho.

    Vai daí, um zelota dos bons usos e costumes tirou-lho repentinamente e atirou-o para o lixo, assim garantindo a ordem pública e impedindo uma jovem tranquila e educada de provocar desacatos com o contundente objecto.

    Uns minutos depois, mal se iniciou o jogo, assistiram ao “fogo de artifício” com que as claques leoninas deram as boas vindas!
    Um batom vermeho é um batom perigoso, mesmo que seja para o cieiro."

    (Bagão Felix em A Bola)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel, permita-me o seguinte. Quando nos comentários que fez no post anterior classifica de burros e acéfalos aqueles que consideram que a direcção do Glorioso deveria ter uma postura mais musculada na defesa do Benfica, está também a incluir o Guachos, pois o post alerta para isso mesmo.
      E eu partilho da opinião do Guachos.
      Com isto não estou a dizer que a razão me assiste, mas também tenha a certeza que o Manuel não é dono da razão, e não tem o direito de insultar com esses rótulos quem pensa de forma diferente da sua.
      Mais, o Manuel se quer respeito é bom que se dê ao mesmo, pois também pode ser considerado de burro e acéfalo quando vem dizer que agora era gastar à maluca! O que vai precisamente contra aquilo que a direcção, sempre elogiada por si, vem demonstrar ser o modo de actuação da direcção do Benfica, tornar o clube sustentável sem cometer loucuras e desvarios financeiros tipo os all in dos lagartos. É que sabe, alguns de nós não acreditam na justiça como você, é que já tivemos provas que a justiça não funciona (apito dourado).
      Possivelmente a sua emoção fez com que não se apercebesse da contradição que apresentou.
      Peço-lhe que tenha um pouco mais de consideração pela opinião dos outros que vão contra a sua.
      Concordo em muito, quase tudo com o que partilha connosco, mas fica-lhe mal as ofensas gratuitas que oferece em quem pensa que a direcção ficou aquém na comunicação nesta época que está prestes a finalizar. Dá-lhe um ar de maniento, que se julga mais inteligente que os outros, para além de falta de educação.
      São apenas opiniões, Manuel. Aqui ninguém é burro e acéfalo, isso é no blog das sombras, que preferem atacar a direcção, em vez de atacar o jogo sujo dos dragartos.
      Não acredito que pense que não temos direito à crítica construtiva do nosso clube.
      Para finalizar, não lhe guardo ressentimentos e manifesto o meu desejo de ter o LFV muitos anos à frente do clube.

      Gonçalo
      Castelo Branco, cidade ENCARNADA

      Eliminar
    2. Gonçalo, deves ter feito uma confusão qualquer. Vai ler de novo os comentários que eu fiz, que são o contrário do que tu afirmas. Eu concordo 100% com o Guachos. Não te chamei acéfalo até porque não acho que o sejas.
      Será do calor? LOL!

      Estou do lado da direcção, acho que fizeram o que deviam ter feito conforme a informação que iam tendo.
      Quando eu falo em acéfalos refiro-me precisamente aqueles que tu referes no blogue do sombras. Tirando um ou outro exemplar raro que passa por aqui.
      E quando chamo acéfalo a alguém é também essa a minha opinião, a que também tenho direito.

      Sou agressivo? Sou! Por vezes mal educado? Sou! Mas gosto de ser assim com os inimigos do clube, que passam o tempo a ofender e a insultar o clube, os seus adeptos e acima de tudo a ofender a inteligência das pessoas!
      Gosto de ser assim até porque não devo nada a ninguém.
      Faço-o porque não me importo de descer ao nível dos acéfalos, mesmo que para isso tenha de me sujar!
      Mas como não vivo para as aparências…!

      Eliminar
    3. Manuel, como lhe digo, concordo praticamente consigo quase em tudo e quase sempre. Com inimigos do clube, incluindo benfiquistOs é de acéfalo e burro para cima e sem contemplações.
      Fiz-lhe o comentário acima pois num post qualquer antigo já tinha vindo com essa conversa do LFV se armar em Rambo...
      Bem sei que será muito difícil defender-nos do que nos têm feito, mas penso que a comunicação do Maior devia ter sido mais acutilante e corrosiva. É a minha opinião, e que também tenho direito a ela.
      Por mim, agradeço-lhe que mantenha essa atitude agressiva e de confronto para quem merece, pois revejo-me inteiramente nela.
      Fique descansado que o calor aqui na minha zona é coisa habitual, é apenas das regiões mais quentes e áridas do país, já estamos vacinados! eheheh
      E aceito que possa ter entendido o seu comentário de forma errada.

      Gonçalo
      Castelo Branco, cidade ENCARNADA

      Eliminar
    4. Gonçalo, isto é que importante!

      http://aminhachama.blogspot.pt/2018/05/as-culpas-20172018-roubo-parte-1.html#more

      Peço a todos um pouco de paciência para verem o que está neste link do Grande Minha Chama, esse grande benfiquista que gasta várias horas por dia a denunciar e a esmiuçar as poucas vergonhas e os escândalos que se passam no nosso campeonato e no desporto.
      Está lá tudo e com imagens quentão podem ser negadas!!

      Em relação a isto é que eu acho que a direção do Benfica tem de ser mais agressiva, muito mais agressiva do que tem sido até porque agora já sabemos as intenções dos nossos inimigos, e tomar medidas para enviar isto tudo para a UEFA, para denunciar práticas que no fundo não passam de compras de resultados (viciação de resultados) através do medo e da coação.
      Já que as entidades desportivas da Liga e FPF não tomam medidas termos de ser nós, Benfiqustas, a fazê-lo. Sem medo!!

      Eliminar
    5. Manuel, link partilhado.
      Sabe o que também me revolta? É verificar em conversa com Benfiquistas, que as razões que muitos apontam como sendo a causa do insucesso desta época, serem principalmente o desinvestimento na equipa após as saídas de jogadores da última época... Mas está tudo apanhado da pinha?? Claro que a equipa perdeu qualidade e não soubemos colmatar as saídas dos que saíram, claro que tivemos o azar de ter lesões de jogadores importantes na equipa, claro que houve jogos menos conseguidos, mas mesmo assim e com isso tudo, temos equipa suficiente para ser campeões! E isso ficou demonstrado! Não fosse o roubo sistemático e legitimado pelo VAR a que fomos sujeitos, e os jogos e atletas comprados pelos porcos corruptos azuis, e o Benfica tinha sido campeão, e campeão folgado.
      Com Benfiquistas destes não vamos lá, preferem dar mais importância às insuficiências do Maior do que a TRAFULHICE e CORRUPÇÃO que insistem em não querer dar a devida importância! Anjinhos do crlh...
      Mesmo com esta treta das calúnias que mancharam o nome do Benfica, não conseguiram dividir o clube.
      O Benfica que contrate uma equipa de detectives particulares e comece já a dar caça a todos os que estão envolvidos nesta rede mafiosa, mas mesmo todos! Têm que sentir-se acossados e quando saírem à rua têm que estar constantemente a olhar sobre os ombros com medo de serem espancados por alguém que percebeu que terá de fazer justiça pelas próprias mãos.

      Gonçalo
      Castelo Branco, cidade ENCARNADA

      Eliminar
  2. Caro Guachos o futebol em Portugal esta podre,para que ele ressuscite tem de haver uma limpeza nas instituicoes desportivas e nao so...porque aquela gente que por la gravita mostraram de quem estiveram ao servico...viu-se ao longo da epoca a pouca vergonha que lagartos e andrades fizeram para destronar o slb...
    Um Abraco
    A.Macedo

    ResponderEliminar
  3. De maos dadas com as crianças aqui se ve quem e quem e quem realmente e diferente,eles os sapos juntamente com os corruptos nunca entram em campo com as crianças equipadas a Benfica aqui se diferencia quem e a escumalha.
    Tambem nunca tinha visto tanta pressa para levantar um sumarissimo quando toca ao Benfica fujam da frente que eles ainda nos atropelam,mas eu imagino porque castigam os nossos jogadores com sumarissimos,quando via o lixo de programas as segundas feito por comentadores de lixo pediam para o Ruben Dias,Samaris,Renato,Fedja,Andre Almeida e outros fartaram-se de pedir castigos para eles insistiram sempre ate que os senhores da liga lhes fizeram a vontade,mas que raio nos temos carradas de zaoes para lhe pedirmos o mesmo com caramba eles sao carneiros mas nos somos cordeirinhos aceitamos tudo movam-se carago recorram para tudo onde e possivel recorrer lixam essa gente ate aos tutanos sao selvagens e merecem que a uefa saibam de que sao feitos.
    O inginheiro foi a Fatima nao me surpreende o patrao foi ao Vaticano nem mesmo assim de se onverteu continua a cometer pecados mortais,o subordinado pode ser que saia de Fatima purificado e que nao provoque mais terror por onde passa.

    ResponderEliminar
  4. Relativamente ao actual presidente da câmara do Porto lembrou-me o seguinte texto:

    "Não se espante, por conseguinte, o leitor de que um qualquer idiota possa, ao mesmo tempo, ser feliz. É, até, assaz corrente. Há idiotas que se consideram inteligentíssimos, o que é uma forma muito comum de idiotia, e extraem dessa certeza alguma felicidade, aquela maneira de felicidade que consiste em uma pessoa se julgar muito superior às que a rodeiam.

    O leitor gostaria de ser ministro ou secretário de Estado? Pois fique sabendo que há quem goste, embora - será justo dizê-lo - também há quem o seja a contra-gosto, por dever partidário ou patriótico.

    Os idiotas, de modo geral, não fazem um mal por aí além, mas, se detêm poder e chegam a ser felizes em demasia podem tornar-se perigosos. É que um idiota, ainda por cima feliz, ainda por cima como poder, é, quase sempre, um perigo.

    Oremos.

    Oremos para que o idiota só muito raramente se sinta feliz. Também, coitado, há-de ter, volta e meia, que sentir-se qualquer coisa." Alexandre O'Neill, in "Uma Coisa em Forma de Assim"

    ResponderEliminar
  5. Boa noite! Acabei de ver uma notícia que reportava a visita a Fátima dos adeptos (encabeçados pelo seu xamã) do fcp, para pagar uma promessa, de seu clube campeão...So dá para rir...mas tb vindo de quem levou uma p... a beijar a mão do Papa. Por vezes penso que estou a ver um filme. HugoR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso,sem falar do milagre da transformação da dita "senhora" em padre,na foto oficial da embaixada papal.

      Eliminar
  6. Fala-se também,q o velho barrasco,arrependido,irá devolver ao rui merdeira,o cãozinho sacrificado à cuosa norte ,devidamente empalhado e com direito a cópia no museu corrupto.
    Será ainda e com com certificado de garantia,editada uma racha dourada,do Coimbra da Mota,com ou sem pelos conforme os gostos dos clientes,patrocinada pelo calor da noite.Rachas são rachas...

    ResponderEliminar
  7. Filhos da puta El carnidão com o caralho

    ResponderEliminar
  8. Hoje, os pasquins já começaram a vender a equipa do SL Benfica toda e num deles são logo 9 a sair.

    Os pasquim o nojo, já está a atacar o novo GR Vlacodimos com ao que parece um entrevista ao cepo português zeca que joga no panatinaikos.


    Não perdem tempo esses filhos da put@. E ainda compram muitos de nós a pasquinada que nos ataca diariamente.


    Miguel


    ResponderEliminar
  9. Este Post foi citado pela Benfica TV. O quarto e o último parágrafos foram lá lidos. Parabéns ao Guachos pela fantástica maneira como explica os podres do nosso futebol.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  10. Este meu comentário encaixar-se-ia melhor no anterior post, de qualquer modo, eis a minha opinião sobre o que o Benfica devia de fazer no curto e médio prazo:

    1 - Quando os processos crimes em curso forem públicos criar, um programa na BTV - moderado por Ricardo Palacin - com convidados de gabarito em Código Processo Penal e Penal (Rui Pereira podia ser uma das escolhas de excelência na área do Processo Penal), visando escalpelizar a investigação criminal (PJ/MP) no âmbito dos processos do Benfica, Porto (caso Estoril e outros, envolvendo alegado suborno de jogadores) e BC (eventual desvio em transferências).

    Saber, por exemplo: a) porque se juntou o inquérito do caso “Vouchers” ao dos “E-mails” (de quem partiu a proposta e sua fundamentação)? b) como se abriu o inquérito do caso “E-mails” sabendo que estes foram obtidos ilicitamente, com violação de correspondência electrónica?; c) que matéria indiciária mais relevante foi então carreada para os autos entre a recusa de um juiz em emitir mandados de busca – por, segundo notícias vindas a público, considerar que não havia indícios suficientes – e a emissão de mandados de busca dias depois por outro juiz?; d) foi vista a contabilidade do Estoril, e a do Porto SAD de molde a esclarecer a transferência da verba de 780 mil € para o Estoril em vésperas da disputa da 2ª parte do jogo Estoril-Porto? Que mais diligências foram feitas para apurar a verdade dos factos? e e) nos inquéritos em que se investigam eventuais desvios de transferências, o que foi feito?

    Ou, ainda, o caso Centeno em que o ministro e presidente do Eurogrupo era suspeito de ter sido subornado com bilhetes para jogos do Benfica. Que fundamentação houve para se fazerem buscas ao seu gabinete? Havia indícios tão fortes para uma diligência processual tão drástica?

    E, last but not least, o que foi feito nas investigações sobre a denúncia anónima revelada pelo jornal “i” sobre a atuação de agentes e inspetor da PJ?

    2 – Black Out a todos os media, excepcionando o que, por imposição legal, o Benfica esteja obrigado (só os que em cuja violação haja sanções desportivas, as coimas não devem ser impeditivas) constituindo a BTV o único meio comunicacional entre o Benfica e o público.

    3 – A comunicação do Benfica não deve responder a nada que provenha da comunicação do Porto ou do Sporting, ou quaisquer outras entidades destes dois clubes. Deve centrar-se em comunicar Benfica e denunciar sucinta e acutilantemente: a) as convenientes nomeações de árbitros e VAR´s, e decisões sistemáticas, por parte de um grupo de árbitros/Var´s em benefício de uns e em prejuízo do Benfica; as decisões tendenciosas dos órgãos de disciplina.

    4- Insistente intervenção junto da FPF, LIGA, denunciando, vetando - seja ou, não, regulamentarmente inócuo – certos árbitros/Var´s em jogos decisivos. Ameaçar a FPF e LIGA com intervenções junto da UEFA/FIFA caso aquelas não desenvolvam sanções severas que punam Porto e Sporting se continuarem a ignóbil campanha contra a reputação do Benfica.

    5 – Quanto à estratégia desportiva e económica e financeira seguida pelo Benfica, esta deverá continuar porque é essa que nos vai continuar a dar a hegemonia sustentada do futebol português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acrescento ao ponto 1, que o Benfica se deve constituir assistente em todos esses processos, pois assim poderá ter acesso a todas as informações relevantes, para saber se a investigação está a ser bem conduzida.

      Eliminar
    2. Muito bem explicado! Concordo com tudo!

      Eliminar
    3. Meu caro lampiaogrande, será que a junção do processo "vouchers" ao dos mails não teve dedinho do rapaz da PJ que ainda recentemente foi catalogado de adepto do clube assumidamente corrupto? Será que a autorização das tais buscas, inicialmente negada por um juíz, não teve dedinho do mesmo rapaz? Será que para esse consentimento não terá urdido algo consubstanciado em "novos" elementos "obtidos" através de denúncia anónima, já que o anonimato está tão em voga e serve para tudo? Pois.
      É por isso tudo e por muito mais que concordo consigo e com o António Viegas. Digo desde que esta merda começou que o Benfica esteja atento, muito atento, ao que se passa no âmbito dessas investigações, mormente quem são o(a)s protagonistas, que é para não ser apanhado desprevenido. Quero crer que estejam.

      Eliminar
    4. Quanto ao Benfica se ter constituído assistente, näo só concordo contigo Viegas, como tenho a certeza que a equipa de advogados deve ter diligenciado nesse sentido, uma vez que ao assistente é exigida participação activa no sentido de acrescentar prova ao inquérito (é, aliás, esse o pressuposto da constituição de assistente e não de mero observador com intuito, como é o caso da imprensa, de publicar informação em segredo de justiça. Amigo alma, segundo sei, para a mudança de decisão na emissãos dos mandados, foram ouvir umas testemunhas à pressa e "à medida do fato", entre elas, o - SIM, ESSE MESMO, O MARCO FERREIRA, ESSA FIGURA IDÓNEA E ISENTA!. Esta merda tem que vir toda a público quando os processos já não estiverem em segredo de justiça. Abração aos dois e ao Manuel também.

      Eliminar
  11. Rúben Dias será já porventura o melhor central português apesar dos seus 'tenros' 20 anos. Porque joga bem (no sentido lato do termo) e porque revela maturidade e inteligência acima da média. Como qualquer defesa central que se preze usa a constituição física com que veio ao mundo sabiamente desenvolvida durante as várias etapas da formação. Não se estranha por isso que tenha atingido um patamar de desenvolvimento assinalável, não vendo como não possa ser seleccionado e ser titular indiscutível na Rússia.
    Não estranho por isso a sanha persecutória que o tem atingido nos últimos tempos, a meu ver por duas razões fundamentais; por ser do Benfica e porque neste mundo de invejosos ter sucesso implica desde logo uma perseguição sem quartel dos medíocres que existem para aí às pázadas...
    Num Mundo normal com princípios, valores e direitos, acontecendo essa inveja e política concertada de tentativa de destruição do jogador e do ser humano, seria essencial e obrigatório que os órgãos que regem a indústria do futebol que tantos benefícios tem trazido ao País, defendessem todos os abusos tendentes a matar a galinha dos ovos de ouro. Não olhando a cores clubísticas e a regiões, porque só assim pode haver justiça e equidade com o consequente acreditar no equilíbrio da justiça seja ela desportiva ou civil.
    Durante algum tempo lutei contra mim próprio e contra a minha consciência esforçando-se até quase ao limite do absurdo por acreditar que eram apenas e só concidências, a despeito do principal mentor do maior escândalo registado no futebol português andar por aí a passear-se com o maior desplante, 'ironia' e arrogância, como que a transmitir-nos a todos a sensação de que era inimputável. Queria acreditar que a justiça no seu todo estava atenta e pronta a actuar.
    Que tem estado atenta isso é verdade mas única e simplesmente para o lado do Benfica. Aí tem sido implacável na perseguição ao vermelho não sei se por alguns resquícios passadistas..
    Nos outros casos tem sido bastas vezes tolerante e outras tantas 'ignorante' no que tem sido fortemente ajudada pela mérdia da comunicação social que deixámos de ter, pois o que neste momento existe são apenas máquinas de propaganda ao serviço de interesses obscuros e antagónicos ao fomento e progresso do futebol português.
    Rúben Dias está apenas a ser mais um vítima do 'Sistema II' e o recente sumaríssimo é apenas mais um dos muitos e recorrentes abortos desenvolvidos pela justiça desportiva sem pés nem cabeça pois a equidade é obrigatória em todos os actos dos agentes desportivos chamem-se eles CA, árbitros, Comissão de Instrutores ou 'justiceiro' Meirim.
    Como tal deve ser tratado porque dar poder e instrumentos a quem é medroso e 'emprenha' pelos ouvidos é o caminho mais curto para a parcialidade objectiva e para 'o quero, posso, mando e ainda me sobra tempo...'

    ResponderEliminar
  12. O Benfica tem uma oportunidade de ouro para começar a ser tratado com mais respeito pelas instituições do futebol: Juntar-se abertamente ao G15.
    Assim, nas próximas eleições para a liga, e mesmo para a federação, o G16 terá hipótese de lá colocar alguém mais isento, que acabe com esta perseguição feroz que tem sido feita ao Glorioso em todos os níveis (arbitragem, disciplina, etc).

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.