segunda-feira, 23 de julho de 2018

Reiterados sapismos que vão muito para além da minha compreensão...

Paulo Bento voltou a ser despedido. Agora do Chongqing Lifan após seis derrotas consecutivas. Foi o treinador mais bem sucedido dos sapos desde que, em 2001/2, ganharam o campeonato com Jardel a marcar 42 golos, metade obtidos em fora-de-jogo ou a partir da marca de grande penalidade. O antigo 'risco ao meio' ganhou duas Taças de Portugal e uma Supertaça, sempre com grande tranquilidade, apesar de só ter meia dúzia de coxos e muitos Yannicks Djalós à disposição. E se o Benfica não tem acordado da sua longa letargia, ainda hoje o "tranquilidade" lá estaria a viver dos juros por ter ficado quatro anos seguidos sempre à frente do Benfica! Surpreendentemente, ainda passou pela selecção da federação (mais quatro anos de justificada competência) até que se acabou o manto protector...

Aguentou meia dúzia de meses no Cruzeiro de Belo Horizonte, e na Grécia, ainda ganhou o campeonato ao serviço do Olimpiakos, onde até o Vitó da mosca conseguiu ser campeão. Acabou naturalmente despedido, ao fim de uma temporada, e lá seguiu para a China de onde levantará voo para aterrar na televisão a fazer comentários à moda de Carvalhal e Domingos Paciência. É seguro; a estas peças nunca lhes falta o tachito!! E com esta quase que me esquecia do que me trouxe até aqui. Quatro segundos lugares, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira é mais do dobro do que conseguiu jorge lagarto antes de partir para o deserto. Custou aos batráquios bem menos do que o cientista da relva gastou em chiclas e nos trocos que usou para pagar ao otávio machado, mas nunca ganhou o troféu do rasteiro rui santos. Se por jorge lagarto o raquítico sapo nutre essa comprovada paixão assolapada, por Paulo Bento nunca disfarçou o ódio evidente e uma continuada aversão. Reiterados sapismos que vão muito para além da minha compreensão...

A imprensa desportiva acordou hoje com grande dificuldade em conter a euforia. Percebe-se a comichão nas falangetas. Marega marcou outra vez em fora-de-jogo, o clube das putas regressou resplandecente às vitórias, e apenas foi suplantado pelo Lille e pelo Everton, conquistando esse prestigiado terceiro lugar no triangular do Algarve!!! Melhor só as novas orelhas do Herrera.

A Espanha bateu a selecção do Fernando Graça, dos larápios Paulo Rainha, Júlio Teixeira e Joaquim Pinto, conquistando o europeu de hóquei em patins. Muito bonito aquele equipamento da selecção. Só foi pena não meterem o azul ainda mais declarado, ás riscas, embora, ainda assim, estivesse muito bonito tão bem deslarado. Não tinha as cores da bandeira nacional, mas, olhando para a maneira como a federação se transformou num antro de adeptos do clube das putas, não serei eu a acusá-los de não serem discretos.

Da parte que me interessa, o Benfica, Jordi Adroher e Albert Casanovas sagraram-se campeões europeus e Diogo Rafael e Pedro Henriques (João Rodrigues já não é nosso) são vice-campeões. Quanto à selecção do Fernando Graça, dos larápios Paulo Rainha, Júlio Teixeira e do Joaquim Pinto, acho que falharam redondamente na falta que o equipamento do sporting acabou por fazer ao guarda-redes Girão! Não ocupar metade da baliza, como faz impunemente nos sapos, fez toda a diferença na final contra a Espanha!

8 comentários:

  1. E o que dizer do presidente do Portimonense que quer os dispensados de volta porque não são pagos. Que grande benemérito. Abdicar de 12M como se os fosse vender por mais. E eu a pensar que era melhor colocar o caso na FIFA e os obrigar a pagar o que devem...

    ResponderEliminar
  2. Há q corrigir, Guachos; o pôtô ficou num honroso 2º lugar no triangular do Algarve, apenas suplantado pelo poderoso Lille e à frente, destacado, do galáctico Everton de Marco Silva...

    Na estrondosa vitória sobre o Everton o "internacional" tiago martins não deixou os semedos do clube inglês arriar nas estrelas dos corruptos de forma a q possam começar a época em beleza, isto é, a receber brindes dos defesas e gr do tugão...

    ResponderEliminar
  3. O Paulo Bento, um benfiquista que já esteve em minha casa, beneficiou muito do Projeto Roquette. Foi ele que com a aliança entre os dragartos permitiu ficar à frente do Benfica durante 4 anos, e por isso à frente dos sapos, graças à ajuda do Jardel, que se drogava com cocaína, como faz o hoje o Linhas, o que o levou a marcar golos atrás de golos!

    Para aqueles que já se esqueceram do que foi o Projeto Roquette, o melhor mesmo é relembrar esses tempos ignóbeis!!
    Convém lembrar as semelhanças que existem com a nova aliança e os mesmos desejos de destruição do Benfica.
    Esta é a versão longa, aquela que convém recordar.


    Projecto Roquette (PR) I

    "Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela". Maquiavel

    E quando tudo começou… Pinto da Costa soube através de um estudo de mercado que a diferença entre o FCP e o Benfica (SLB) era tão grande – em número de simpatizantes e de amor ao clube - que não seria possível ultrapassar o SLB mesmo com um FCP “mais organizado”. A solução seria manter o SLB desorganizado para vencer mais competições.

    José Roquette comprovou através de uma sondagem que a dimensão do SLB era incomparável e mesmo com o Sporting a ter maiores percentagens (mesmo assim minoritárias) entre adeptos nas classes mais altas (daí a célebre frase – “os sportinguistas têm mais Mercedes e BMW’s” - por isso mais disponibilidades financeiras) não seria possível competir de igual com o SLB.

    Tal como aconteceu ao Leça FC, FC Felgueiras, SC Salgueiros e Boavista FC, eis que se aproxima o início da decadência do SCP.
    A estratégia conjunta Pinto da Costa/José Roquette em 1999/2000 (denunciada por João Rocha do Conselho Leonino e, publicamente, numa entrevista ao Record, em 15 de Fevereiro de 2006) visava apoio mútuo no sentido de isolar e enfraquecer o SLB levando-o ao declínio sem retorno.

    Os dois clubes deixariam de se degladiar/estigmatizar, promovendo troca de futebolistas de modo a dar uma imagem de convergência, com benefícios e interesses mútuos. O SCP apoiaria o FCP para ser o maior clube português, capaz de ombrear com os colossos europeus. O FCP apoiaria o SCP, para na Grande Lisboa e Centro/Sul se impor relativamente ao SLB.
    Objectivos: o FCP seria o maior clube português e o SCP seria o segundo maior. O SLB perderia força desportiva e influência e, depois, o inevitável enfraquecimento social.
    O acordo era importante para o FCP que podia utilizar o SCP para ultrapassar o Benfica e… fundamental para o SCP por que garantia a sua sobrevivência, pois já não tinha capacidade para conquistar o Campeonato Nacional (último em 1981/82 e apenas seis nos últimos 40 anos!).

    Só que Pinto da Costa e José Roquette mais a fila de “yes-men” de ambos os lados, não contavam – porque não eram Benfiquistas – que o SLB é eterno, por estar no coração dos portugueses. E com tantos milhões de simpatizantes encontrará, sempre, quem consiga fazer do Clube o que lhe está destinado desde que foi pensado no final de 1903, – ser o mais importante em Portugal.

    Com a cortina de fumo, “Encontros Para Aproveitar Sinergias na Construção dos Novos Estádios”, Roquette e Pinto da Costa, estabeleceram um plano para o futebol e modalidades. O FCP e SCP não se combateriam em termos públicos, “trocariam jogadores e actuariam de forma concertada de modo a desgastar o Benfica.”

    Na prática o FCP seria mais vezes campeão nacional (em anos de infortúnio, com tudo a correr mal e bem ao SCP, o SCP poderia ser campeão nacional), mas o SCP garantiria o 2.º lugar, pois tentariam isolar o Benfica de modo a dificultar o acesso deste aos lugares (1.º e 2.º) de qualificação para a Liga dos Campeões, onde haveria o “perigo” de fazer dinheiro e tornar-se “perigoso”.












    ResponderEliminar
  4. O SCP e o FCP teriam modalidades complementares enfrentando o Benfica em todas. Apenas teriam em comum o Andebol (por serem os dois clubes históricos que introduziram a modalidade - Andebol de Onze - em Portugal, em 1931). E que a praticam ininterruptamente desde esse ano, ao contrário do Benfica que começou em 1932 e interrompeu três temporadas, entre 1939/40 e 1941/42.

    O SCP abdicava do Basquetebol, Hóquei em Patins e Voleibol. O FCP assumia não criar a equipa de Futsal, nem investir no Atletismo.
    O Voleibol do SLB seria confrontado pelo SC Espinho, com amplo apoio na FPV sediada no Porto. Se houvesse tentativas de adeptos fazerem ressurgir qualquer modalidade - no caso do SCP com adeptos menos "controlados" que os do FCP - as secções seriam autónomas sem qualquer apoio financeiro e logístico das respectivas Direcções. Até a "integração" em 2014/15 da secção autónoma de Hóquei em Patins do SCP mostra à saciedade que o Projecto Roquette faliu!

    Numa primeira fase – até os ingénuos dirigentes do Benfica se aperceberem – ambos iriam tirar benefício do acordo, com “o FCP a ganhar como nunca ganhara até aí” enquanto o SCP ficaria “com algumas migalhas (em troféus), mas garantiria o importante e vital retorno financeiro” ou seja, as verbas que, pela lógica da dimensão dos clubes, estariam reservadas ao Benfica, por ficar em 1.º ou 2.º lugar, se não tivesse sido estabelecido “o tal acordo”.

    O SCP conquistou as “migalhas” que lhe foram destinadas, até Dias da Cunha, em 13 de Fevereiro de 2004, numa entrevista na RTP 1 ter dito:
    “Pinto da Costa e Major (Valentim Loureiro) são os rostos do Sistema”. De protegido passou a odiado, porque não só dizia a verdade como se sublevava (como sportinguista) e se emancipava (do Projecto Roquette). Foi o seu “fim”!
    Más classificações e contestação dentro do núcleo duro do Projecto R, entre eles, Filipe Soares Franco, que acabaria por lhe suceder para colocar o SCP, quatro épocas consecutivas, na dianteira do Benfica… e na Liga dos Campeões.

    O PR voltava a vigorar… em pleno. Benfica em quatro épocas consecutivas atrás do Sporting CP? Em 77 edições do Nacional, só entre 1950/51 e 1953/54, nos quatro títulos consecutivos do SCP! Onde isto, acabou por chegar! Os problemas do SLB e a sua incapacidade para perceber o que se passava na realidade, até deixar-se enganar, permitiu ao FCP dominar em Portugal e conquistar títulos europeus. O FCP engrandeceu-se mas dizimou o SCP.

    Projecto Roquette (PR) II

    Mesmo com esse enorme “handicap” resultante do “xitos” dado pelo FC Porto (FCP) de Pinto da Costa, se o Sporting CP (SCP) faliu, o reflexo e a contrapartida imediata foi que o FCP nunca na sua longa história (menos longa do que rezam os dados “pintistas” adulterados) conquistou tantos títulos como os alcançados nas últimas doze temporadas. A estratégia parecia estar a resultar em pleno.
    De tal maneira era assim que, em paralelo com os êxitos que ia conquistando, muitos dos quais através de expedientes concertados nos “bas-fonds” que fizeram escola e vieram anos mais tarde a ser desnudados, assistíamos a um Pinto da Costa impante e impune do alto da sua cátedra que parecia ser inatingível.

    Com o Benfica a atravessar grandes dificuldades, o Projecto Roquette e a parceria com o FCP resultou em pleno, permitindo a um folgadíssimo FCP (com Pinto da Costa alheado e embevecido por Carolina Salgado, a passar semanas e semanas sem frequentar as Antas “presidindo” por bilhetinhos) tendo em conta que ainda não tinha chegado a era dos “iPhones”, com o SCP a conquistar dois títulos de campeão nacional e com o “Glorioso” a alcançar modestíssimas classificações (6.º e 4.º lugar respectivamente), a ser afastado não só da Liga dos Campeões como inclusivamente das competições europeias.

    ResponderEliminar
  5. Afinal, o PR resultava e até transmitia a falsa sensação de que o SCP se preparava para emergir como maior clube português… Eis que surge então um factor imprevisto e que acabou por mudar as coisas.

    O presidente do SCP, António Dias da Cunha (cooptado em 1 de Agosto de 2000) “revolta-se” e, com o “Rei na Barriga”, risca do acordo a subserviência do SCP ao FCP dando nomes aos rostos do “Sistema”: Pinto da Costa e Valentim Loureiro.
    Estávamos em 11 de Novembro de 2002. Os “rostos do Sistema” como seria previsível não lhe perdoam – e o SCP passa de dois títulos de campeão nacional em três temporadas a 3.º classificado, com o Benfica então já mais organizado e a recuperar devido à acção da dupla Manuel Vilarinho/Luís Filipe Vieira (este na SAD) a conseguirem o 2.º lugar, numa época (2003/04) onde houve viciação – audível – de jogos como provaria sem margem para dúvidas o Processo “Apito Dourado”. Tinha ficado o aviso!

    Mas o melhor ainda estava para vir. Em 24 Abril de 2004 surgem as detenções de várias pessoas alegadamente envolvidas através das escutas do “Apito Dourado”, com muitos árbitros comprometidos e sem saberem no que “iria dar o Apito Dourado”. Tendo de alguma meditação sobretudo dos mais vulneráveis e menos protegidos…

    Por via disso, em 2004/05, as arbitragens fizeram uma pausa na sua protecção descarada ao FCP – é só fazer a correlação entre as amostragens de cartões amarelos e vermelhos aos portistas, antes e depois… –, tendo como consequência imediata que o futebol do Benfica bem dirigido (com experiência e juízo…) pelo italiano Giuseppe Trapattoni, consegue para o SLB o 31.º título de campeão nacional. Quem foi “borda-fora”? António Dias da Cunha que tinha tido a coragem e o desplante de ter “desafiado o Sistema”!

    Depois, com os sucessivos arquivamentos dos processos do “Apito Dourado” pelas razões que todos temos presente na memória, tudo voltou ao normal, com o FCP campeão e o SCP – de regresso à subserviência, com o Visconde Filipe Soares Franco – em 2.º lugar (ou vice-campeão), como eles gostam pomposamente de se intitular. Contudo o SCP, mesmo subserviente, nada pode fazer frente ao Benfica tal a diferença de dimensão.

    O FCP é que ficou mais uma vez a ganhar, pois conseguiu a manutenção de uma frente dupla contra o SLB, como é deveras visível nos programas tripartidos nas TV’s em que são sempre dois contra um, excepto quando há FCP vs SCP.

    Adeus Sporting… Fizeste o jogo deles. Foste enganado e enganaste-te. Agora é tarde demais porque os enormes erros estratégicos cometidos no passado por pessoas com inquestionável experiência empresarial, conduziram-te a um vale profundo de que terás tremenda dificuldade em sair. Quantos anos serão precisos para reparar tão gritante equívoco?

    Projecto Roquette III

    A imprensa escrita, mas também a rádio e a televisão na sua grande maioria, se bem que mais difícil de reproduzir pela forma de difusão, apresenta bastas vezes aspectos verdadeiramente caricatos. Devido a um conjunto de interesses muito diversificado, é capaz de tudo para impingir ‘o seu produto’ para ludibriar os incautos.
    Repare-se no que foi escrito em 4 de Dezembro de 2011: “A luta pelo título está acesa, como há muito não se via, e é bem possível que tudo seja resolvido por quem chegar a esse período de incontornável desgaste e estiver melhor física e mentalmente. Uma curiosidade: quem está em todas as frentes e com excelente comportamento é o Sporting.”

    ResponderEliminar
  6. Blá, blá, blá… Foram resmas e resmas de papel a criar a ilusão nos sportinguistas, de que o SCP – escondendo que o clube teria, ainda, de ultrapassar as jornadas mais difíceis - podia ser campeão nacional. E depois de tudo o que se escreveu, eis o que se seguiu pouco mais de 1 mês e 4 jornadas depois, em 17 de Janeiro de 2012: “É tão fácil criar ilusões no futebol como sofrer desilusões. E como é grande a desilusão dos adeptos leoninos que chegaram a pensar numa época de luminoso regresso à sólida e persistente discussão do título.”
    Blá, blá, blá… Inqualificável, Manipulador e vergonhoso!

    Parte substancial dos profissionais da imprensa portuguesa são um caso à parte no que à ética diz respeito. Hilariante! Estão convencidos de que podem usar "prosa redonda" para falar do acessório omitindo o essencial, porque os pacóvios que lhes pagam diariamente “as mordomias” de que fazem questão de se ufanar, não atingem o Olímpo onde se refastelam. Julgando-se imortais guardam para eles as informações que lhes garantem poder entre os mortais. O azar é que os imortais também morrem. Lá se vai o poder (afinal efémero) e as informações que julgavam ter em exclusivo. Tristeza não tem dó!

    Uma das últimas acções públicas de João Rocha (JR) foi a forma atenta e corajosa como lutou contra o "Projecto Roquette".
    Sportinguista verdadeiro, lutou contra praticamente todo o Conselho Leonino (CL) e Assembleia Geral (AG) do Clube. Quando faleceu muitos do que o criticaram nesses órgãos, elogiaram-no.

    Gente sem vergonha! Foram poucos os sportinguistas que se insurgiram no CL contra a subserviência do SCP ao FCP. Um dos poucos foi precisamente JR, como deu conta numa entrevista ao “Record”, meia dúzia de anos depois, mas à qual os “profissionais” praticamente ignoraram, por medo, por desprezo, por interesses e por incompetência. Por que estaria JR indignado se Roquette conseguira colocar sempre (com o FCP) o SCP na Liga dos Campeões? Seria isto "mau" para o SCP?

    João Rocha mostrou-se indignado, não pelo facto do pacto permitir ao SCP superiorizar-se ao SLB, mas sim por 4 motivos essenciais:

    1. A falta de ética do “Projecto Roquette”, ao estabelecer um plano maquiavélico, unindo 2 clubes (FCP+SCP) para afastar outro (SLB) de competições desportivas, numa estratégia político-económica, extra competência desportiva;

    2. A subserviência do SCP ao FCP, admitindo que este era superior, num tempo (finais dos anos 90) quando as sondagens acerca das simpatias clubísticas davam emparelhamento entre os dois clubes (cerca de 20%);

    3. O "beijo da morte dos portistas aos sportinguistas", condenando para sempre (pelo menos a longo prazo) o SCP, pois o FCP iria crescer desmesuradamente à custa do enfraquecimento do SCP. O definhamento do SLB seria sempre uma incógnita face à certeza anterior.

    4. O rebaixamento dos dirigentes do SCP perante os do FCP, quando ele passara o seu mandato a "combater as estratégias intriguistas e ilegais de PC". E foi por isso, por perceber que não conseguia derrotar PC que entretanto - em meados dos anos 80 - estabelecera boas relações com Fernando Martins, que JR decidiu abandonar o SCP (1986) por não encontrar meios para fazer do clube uma potência do futebol, virando-se para as modalidades.

    Cito JR: “Uma das razões que me levou a abandonar a presidência do Sporting foi não saber gerir o clube por processos pouco ortodoxos”. JR? Um senhor! Sempre de cabeça levantada! Teve uma vida e viveu-a com dignidade.

    ResponderEliminar
  7. Aparentemente o FCP e o SLB “têm uma aliança com uma dúzia de anos para afastar o SCP da conquista de troféus”.
    Eu diria de outro modo. O SCP há um pouco mais de 12 anos decidiu "suicidar-se" desportivamente ao colocar-se nas mãos do FCP via “Projecto Roquette”. Como se esperava o projecto deu-lhe alguns triunfos aquando da sua implementação, mas depois ao fazer definhar o clube de José Alvalade/Francisco Stromp atirou o SCP para uma subalternização de sua exclusiva responsabilidade.

    Agora queixam-se. Até falam em 16 temporadas. Mas há 16 anos (2001/02) conquistaram o último título já alicerçado no entendimento com o FCP. Dias da Cunha (DC) provocou alguma inconstância quando com aquele grau de imprevisibilidade que sempre o caracterizou apontou os "Rostos do Sistema", irado por ter o campeonato de 2004/05 "quase-ganho" através de Pedro Proença - no Penafiel-Benfica - e por Ricardo ter falhado no cabeceamento de Luisão!

    O SLB respirou, mas com DC "borda-fora" regressou o “Projecto Roquette” com Soares Franco & Paulo Bento a conseguirem 4 vezes o 2.º lugar apoiados nos 4 campeonatos consecutivos do FCP. Com Bettencourt e Godinho a não servirem a PC, como se percebe, em relação a Bettencourt nas escutas do "Apito Dourado" dá-se o "Beijo da Morte" do FCP no SCP.
    Que agora faz Bruno Carvalho (BC) esbracejar e estrebuchar.

    Quem mais beneficiou com o tenebroso projecto foi o FCP como JR percebera. O SCP também foi conseguindo alguns triunfos, que foram escasseando. O SLB, afinal, era mais difícil de vergar do que "eles" pensavam.

    O "Glorioso" é uma montanha de pedra. Podem tirar umas "lascas" mas é impossível desmantelar milhões de biliões de toneladas de "Paixão & Emoção". Se dividirmos as últimas 3 décadas em antes (aPR) e depois (dPR) do “Projecto Roquette”, o SCP pouco beneficiou, a não ser no início diluindo-se depois.

    No depois do PR, o FCP conquistou mais 4 troféus, incluindo também 4 internacionais. O SLB os mesmos 11, se bem que, menos 1 campeonato nacional e menos 3 Taças de Portugal. O SCP beneficiou nos primeiros tempos, regressando à conquista de campeonatos nacionais (depois de 1981/82), mais 2 Taças de Portugal e mais 2 Supertaças, muito à conta de finais com o FCP. Depois, rapidamente, tudo acabou! Como seria de esperar. Como JR tinha percebido!

    Bruno de Carvalho!? Agora é tarde!

    “Quem troca a ambição de ser primeiro pela segurança temporária de ser segundo, merece perder ambas”. Benjamin Franklin.

    Um sportinguista:
    “Eu vivi no Porto durante 10 anos e não tenho problemas em afirmar que nunca vi animais, nem mesmo aqui em Lisboa, como aqueles superdragões! Intragáveis, nojentos, asquerosos! Por isso e pelos últimos 30 anos é que, regra geral, sempre apoiei uma vitória dos periquitos sobre os porcos azuis. Em termos estratégicos, é óbvio que considero a frutaria o alvo a abater”.


    Agora é tarde!!!!

    ResponderEliminar
  8. Tinha sim senhor, ora essa caro Guachos, a azul da monarquia brunalgas, condes falidos e outros sapos aristocráticos (julgam eles) nariz empinado e donos da verdade.
    Depois sempre a palhaçada de sempre na republica das bananas, à descarada recebem os deputados da republica das bananas um candidato a presidente de um clube (que quer ser tao grande como os grandes) na casa da republica das bananas, como se visse apresentar o cv para uma instituçao da republica das bananas.
    No pódio das republicas das bananas MAIS CORRUPTAS da Europa, parece segundo esses santos e paladinos da verdade e sabedoria, que mesmo por camisolas o Glorioso compra árbitros, jogos, jogadores e outros agentes da republica das bananas.
    Sem nada importar outro usufrui de um centro de estágios construído com dinheiros da republica das bananas por 500 euritos mensais (agua, electricidade, incluído) de aluguer a 50 anos de direito, ajunta-se ainda um estádio para a equipa b e as da formação, a qual apenas fica a cargo do inquilino a responsabilidade da manutenção da relva. Tem direito ainda a ocupar e utilizar assim que a receber as ajudas Europeias de concursos para o espaço de piscinas da Campanha bem como ao seu canal de televisã receber dinheiros da republica das bananas, pois é a instituição de utilidade publica mais velha da republica das bananas.
    e vou acabar por aqui, 'Os milhões de bananas do orçamento da republica das bananas sao para todos", segundo o manda chuva ministro das bananas da republica das bananas, que é só bananas para os/as bananas da republica das bananas , boa banoite...
    E PLURIBUS UNUM

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.