terça-feira, 30 de julho de 2019

A terceira pessoa à frente do terceiro olho!

Com o mestre a encantar no melhor campeonato da Oropa na América e o regresso do melhor Rónalde do mundo à melhor parte de Madrid do mundo, Dumbo Fernandes pode dar descanso às orelhas! O seu empresário consegue finalmente uns momentos de paz para preparar as 234 reuniões que tem agendadas com os dirigentes do Manchester United e a imprensa desportiva - ainda com demasiado receio de apostar a sério nos peidinhos de João Félix - ganhou novo fôlego. Até o José Mourinho, em profunda reflexão desde Dezembro passado, voltou a ser notícia no pasquim abolha. «Esta é a primeira vez que tenho tempo para pensar, a primeira vez que estou em Setúbal em finais de julho, inícios de agosto em mais de 20 anos. Tenho coisas em que pensar, repensar, e o que sinto é que o Zé está cheio de fogo». Confesso que fiquei preocupado com Mourinho. Não com o Zé nem com o fogo (fátuo), que até me parece uma imagem feliz, mas por ver que o Zé (ou será o Mourinho?) já anda a falar na terceira pessoa! Primeiro, porque terceiro sempre foi coisa de sapo...

E quando eu vejo as conferências de imprensa do mestre, no Falamengo, e só o ouço a falar na terceira pessoa (até pode ser um qualquer pé-de-microfone na sala), "quando tu estás num clube grande, tu tens de jogar para ganhar titalos", "quando tu precisas disto", "quando tu não tens aquilo" ou, "quando tu treinas na Oropa", recordo-me logo do linhas brancas, o Jardéu, que nas conferências de imprensa dos sapos e do clube da fruta, era o Jardéu para aqui e o Jardéu para ali, como se nunca passasse por ali, o Jardéu. E deu no que deu.

Ontem entretive-me um pouco, com as televisões generalistas, a ver os resumos dos jogos particulares do Benfica, foculporto e Sporting. Se eu vivo forçado a tratar a merda de comunicação social desportiva que temos como uma merda de comunicação social desportiva que temos, o que dizer da merda de comunicação social não desportiva (apesar de em horários nobres relatarem ao pormenor todos os peidinhos de Jorge lagarto e Rónalde) que temos? Para quem não viu nenhum jogo em directo, ficou a certeza que o Benfica só jogou no meio campo do Milan no momento em que o Taarabt tentou acertar nos painéis publicitários. No alvalixo, o Valência foi trucidado pelas 40 ocasiões de golo criadas pelos passes teleguiados do Dumbo e, em Contumil, só não conseguiram esconder o golo marcado pelo Mónaco.

Passe teleguiado do Dumbo para aqui, passe teleguiado do melhor Dumbo do mundo para ali...Até à perda de bola a meio campo, resultado de um passe carregado de bazófia (nada de estranhar para quem vê todos os seus peidos tratados como obras de arte), e golo do Valência na resposta. Ninguém deu por nada! E é isto a merda de comunicação social (desportiva ou desportivatizada) que temos. O grande dilema dos sapos. Mandar o Dumbo para os states atempo de, no próximo sábado, ajudar o Manchester a vencer a international champions cup, ou manter o batráquio focado no estádio Algarve e na supertaça, tentando (à mesma) derrotar, no Domingo, o Benfica?

Os sapos na comunicação social...
O brunalgas, ainda hegemónico, cuspia fumo electrónico. O Dumbo, inovador, no lugar das lágrimas liberta emoção e suor.

O clube da fruta emitiu hoje um comunicado a informar que recusou uma proposta do Mónaco para a venda de Danilo. Sendo de lamentar que o solícito Leonardo não tenha logrado levar para o principado o rei do tic tac e dos jantares servidos na hora, havemos de reconhecer que não deixa de ser um acto de gestão do camandro o foculporto manter feliz o boneco Conceição, com o seu melhor Rolex à mão.

46 comentários:

  1. No site da BBC:

    Now, according to respected Italian journalist Gianluca DiMarzio (via Bleacher report), the Bruno Fernandes to United deal is close.

    But our man Simon Stone says that the deal is far from complete.

    I know who I believe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse DiMarzio anda a ser pago pelos lagartos para plantar noticias falsas nos jornais italianos. Como se ele em Itália soubesse alguma coisa que os ingleses não soubessem.

      Mas como foram descobertos, eu próprio já os denunciei em vários locais, lá conseguiram que o pasquim The Sun (muito pior que o CM), que também publica aquilo que lhes pagam para publicar, publicasse uma notícia em que dizem que o que escreve o "respeitável" DiMarzio é de confiar.

      Se ele fosse "respeitável" não era preciso afirmá-lo. Sabemos que não é respeitável, é corrupto, porque publica aquilo que lhe pedem para publicar.
      O departamento de comunicação dos sapos continua muito ocupado ao telefone e a enviar emails entre Lisboa e Londres.

      Assim como os amigos dos sapos dentro da direcção de andebol também andaram ao sabor do gosto da sapalhada ao perdoar castigo no caso CashBall que noutro país tê-los-ia baixado de divisão, sem apelo nem agravo! Uma vergonha!!

      O que só vem provar mais uma vez que tudo aquilo que eu tenho afirmado e escrito sobre os sapos é a mais pura das verdades.
      E não nos podemos calar!!!

      Eliminar
    2. E já que estou com a mão na massa, aproveito para desmistificar as mentiras e sucessivas "fake news", o desespero dos lagartos que para além de pagarem a jornalistas italianos e a pasquins ingleses para plantarem noticias falsas, também pagam a ex-jogadores ingleses para darem um "palavrinha" ao MU a favor do Fernandes.

      Como se o scouting do MU precisasse de "cunhas", algo a que eles sapos estão habituados em Portugal, é assim que eles arranjam emprego uns para os outros, mas que os estrangeiros não gostam, melhor, odeiam!

      Até têm adeptos a passarem-se por ingleses fans do MU a pedirem a contratação do DUMBO à direcção do MU nas redes sociais do MU!!!
      A mesma estratégia que fazem quando querem atacar o Benfica.

      Excertos na BBC e no Express que "debunked" (desmitificam) todo este chorrilho de mentiras que publicam todos os dias.


      "Truth behind Man Utd medical for Bruno Fernandes revealed amid transfer talk - EXCLUSIVE

      On Saturday, it was reported that Fernandes was due to fly to England for a medical with United.
      Over the weekend, it was claimed by some media outlets that the player was jetting into England for a United medical.
      But Express Sport uncovered the truth that he was, in fact, doing nothing of the sort.

      Manchester United have been linked with a move for Fernandes all summer long.
      The report says the player’s agent, Miguel Pinho, will present United’s offer to Sporting in the coming hours.
      However, an exit is far from imminent.
      It is said United are likeliest destination but that Tottenham cannot be moved out either.

      United are yet to agree a fee for the Portugal international and it remains to be seen as to whether they’ll be able to before the August 8 deadline.

      Daniel James and Aaron Wan-Bissaka have been the two players signed by the club so far this summer.
      United pursued a deal for Lazio’s Sergej Milinkovic-Savic.
      And Solskjaer said: "As I've said and answered a few times, we're working on one or two contracts".

      "ESPN pundit and former Liverpool star Steve Nicol believes Fernandes can be an Old Trafford hit".

      Tradução:

      "A Verdade por detrás dos exames médicos de BF no meio das conversas de uma transferência - EXCLUSIVO

      No sábado e durante o fim de semana foi relatado por alguma media que Fernandes iria voar para Inglaterra para exames médicos no MU.
      Mas o Express Sport descobriu que a verdade não é nada disso nem parecido.

      MU foi ligado à contratação de Fernandes durante todo o verão.
      A notícia diz que o agente, Miguel Pinho, irá apresentar a oferta de MU ao Sporting nas próximas horas.
      Contudo, uma saída está longe de estar iminente.
      Dizem que uma saída para o MU é o mais provável mas que o Tottenham não se pode excluir.
      O MU ainda tem de concordar com um preço pelo internacional e ainda estamos à espera se o faça antes de 8 de Agosto.

      Daniel James e Aaron Wan-Bissaka já assinaram este verão com o clube.
      MU já fez um oferta à Lazio por Sergej Milinkovic-Savic.
      Salkjaer disse, "Como já disse e respondi algumas vezes, estamos a trabalhar num ou dois contratos".

      E no fim vem a "cunha":

      "O comentador da ESPN e ex-estrela do Liverpool Steve Nicol, acredita que Fernandes pode ser um sucesso em Old Trafford".


      Cambada de mentirosos e aldrabões. Desesperados!!
      Não há nada! Nem uma oferta!!

      Eliminar
    3. O João Félix foi "vendido" pela clausula porque havia 3 clubes muito interessados na sua contratação e que ofereciam valores muito altos.
      O City, que segundo foi noticiado, não avançou com o valor da clausula devido ao fairplay financeiro.
      O Real, que chegou a fazer uma oferta de 130M€, mas com objectivos, e ficando 1 ano no Benfica.

      Para além disso o Benfica definiu as regras e ou davam os 120 ou ele ficava.

      No caso do Bruno Fernandes só parece haver um clube interessado na sua venda. O Sporting.
      Estão ainda para aparecer declarações de dirigentes do MU revelando interesse inequívoco.

      O Bruno Fernandes seria vendido por 40/45 M€, caso não houvesse o factor João Felix.

      O factor Félix é que os F_O_D_E!

      AP

      Eliminar
    4. Caro Manuel, tanto "profissionalismo" por parte da máquina lagarta das redes sociais já roça mesmo a trafulhice ou máfia.

      Mas nada de anormal num clube em que muitos adeptos vivem num mundo à parte ou realidade paralela, tudo serve para negarem a realidade e/ou distorcê-la.

      Enfim, são um clube diferente... uma cambada de cínicos é o que grande parte deles é, isso sim.

      Eliminar
    5. Cinismo, Mark Trencher, e distorção da realidade são também características abundantes em gajos que se dizem do Benfica. Curioso, não?!

      Eliminar
  2. Charlie Stillitano, patrão da Relevant Sports, que organiza e gere a ICC: "creio que o Benfica já não é só uma equipa com adeptos emigrantes, neste momento ombreia com gigantes como o Real ou Bayern de Munique". Por amor de Deus, Charlie, não refodas o dragartedo, já não há mais cú para enrabar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lampião

      O Benfica é um clube imenso!
      A imensidão do Benfica é tão mas tão grande, creio mesmo que incomensurável, e quiçá surpreendente para muitos, por fazer parte de um país periférico, pobre, inculto e sobretudo invejoso inter pares, mas, também por isso mesmo, a sua grandeza não tem paralelo.
      É muito mais fácil um clube ser grande universalmente quando, num mundo global e cada vez de maior mediatização como é hoje em dia, se é de um país rico como a Espanha, a Inglaterra, a Itália, a Alemanha, sobretudo estes quatro, mas o Benfica tem uma história, uma história que se confunde com a própria história do futebol mundial e daí a sua grandeza universal, que só muito poucos possuem. Muito poucos mesmo, independentemente de todo o resto!
      Meu amigo, o Benfica surpreende-nos todos os dias da nossa vida, mesmo a nós que o acompanhamos há quase 6 décadas 😀!

      Eliminar
    2. O Benfica é a única entidade que resta do Grande Império Português, o tal em que o Sol nunca se punha.

      Eliminar
    3. "...já não há mais cu para enrabar." 😂😂😂😂 o que me ri, muito bom!!

      Eliminar
  3. A propósito da cagalhão da manha tv e dos seus CUmentadeiros, penso que ficava bem naquela cloaca a céu aberto um comentador benfiquista que ombreasse com as merdas de putaria e sapos que ali pululam, isto é, um gajo de barba rija que desabridamente pusesse a cabranzada no lugar, não fazem sentido os punhos de renda na latrina, tem de ser um tipo do nível ou então somos achincalhados pela porcaria que ali está plantada. Mas o melhor seria não haver ninguém a falar em nome do Benfica, os programas de merda acabavam rapidamente porque somos nós que lhes damos audiência.

    ResponderEliminar
  4. " Para quem não viu nenhum jogo em directo, ficou a certeza que o Benfica só jogou no meio campo do Milan no momento em que o Taarabt tentou acertar nos painéis publicitários." - melhor assim, Guga, porque dia 4 ninguém vai saber o que raio lhes caíu em cima!
    Deixa-os pousar

    ResponderEliminar
  5. 1. É-me indiferente se o B. Fernandes sai ou não do lagartedo, do qual apesar de bom jogador, há muitos bons jogadores por esse mundo fora, tenho opinião que a verificar-se a sua saída jamais terá papel da importância que possui nos lagartos, o que, convenhamos, é facilmente compreensível.
    2. Características de JJ à parte, embora a verdade nos diga que não as possamos dissociar, a realidade mostra-nos uma imprensa vergada às suas idiossincrasias desde que saiu do Benfica, o que é sintomático da forma pouco ou nada equidistante como a cs de sargeta se posiciona.
    Aliás, basta comparar a vergonhosa mediatização que lhe dispensam com a que não conferem a Paulo Fonseca. Imagino se JJ fosse o treinador da Roma e se calhar a minha imaginação fica aquém do que seria.
    3. Mourinho = passado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alma,

      Chamo a tua atenção para o artigo (vómito) que o Serpa dos croquetes escreveu ontem a dizer que o Laje tinha exagerado e que o Benfica ia entrar forte demais no início da época. Mas que GFGP!
      Mas uma tentativa de levar os adeptos a assumirem que são favas contadas na supertaça para depois vir malhar no caso de resultado negativo.
      Mas já alguém tinha ouvido falar em "entrar forte demais"?
      É com cada cagalhao que um gajo se depara, que nem sempre é possível desviar se sem ficar sujo.

      CARREGA BENFICA TRINTA E OITO!

      NENÉ

      Eliminar
    2. Esse Serpa provoca decerto rebolões nas tumbas aos grandes jornalistas, esses sim, que o antecederam na direcção de um jornal que hoje já não o é.
      A Bola foi companheira de gerações de portugueses, independentemente da cor clubistica da cada um, os mais antigos sentiam um carinho especial pelo jornal, como se fosse também nosso. Há muito que isso é passado. Há muito que a Bola passou a ser mais um amontoado de páginas escritas por indivíduos que na sua maioria se vendem por croquetes, fiéis à cartilha do seu director.

      Eliminar
  6. Caro Guachos,

    Ontem ouvi na bola branca o drogado, alcoólico, analfabeto e marginal Fernando Mendes a desabafar que lhe fazia enorme confusão como é que um jogador da categoria do Dumbo Fernandes ainda não tinha sido vendido.
    Está lagartada vive numa realidade muito própria. Independentemente do estado de sobriedade em que este sapo se encontrava no momento da entrevista (pobre rr onde andas a chafurdar!), o que me choca verdadeiramente é saber que estes seres humanos acreditam mesmo que têm uma equipa recheada de talentos.
    Como diz o anónimo acima, não há por aí ninguém que ponha esta cabranzoada no lugar? O Pedro guerra não chega para as encomendas.
    A fazer se este ano pômos a sapalhada no lugar, a começar já pela supertaça.
    É entrar com a faca na liga, e dar porrada em tudo o que mexer!

    CARREGA BENFICA TRINTA E OITO!

    NENÉ

    ResponderEliminar
  7. O jogo Man utd vs Milan é em Cardiff, o homem nem precisa de viajar tanto

    ResponderEliminar
  8. Sobre o Goebbels nortenho

    Então agora já se está mais certo sobre quem enviou os emails ao Goebbels nortenho, não é? Aquele monsieur que afirmou amiúde não saber quem lhe tinha enviado os emails e que os divulgava semanalmente no Porko Canal. Vamos a ver quando irá aquecer os ossos numa cela.

    ResponderEliminar
  9. Sobre o cashball, havia dinheiro... Havia envelopes... Havia corruptores... Havia corrompidos... Só não há culpados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece mesmo a "estória" de uns certos submarinos que etc. e tal....

      Eliminar
  10. E já agora se o dinheiro não é de ninguém, podem depositar na minha conta!

    ResponderEliminar
  11. Saiu a noticia do escândalo, mais uma vez a corrupção deposita fica sem efeitos condenatórios apesar das provas e indícios que não deixam dúvidas a ninguém.
    Ontem, para desviarem as atenções do perdão do CashBall, plantaram mais uma vez uma notícia falsa, uma mentira nojenta já que serviu apenas para desviar as atenções desse facto. Já foi desmentido que a PJ já tenho provas dos crime do Hacker, e nem os programas noturnos tocaram no assunto.

    Hoje, saiu mais uma entrevista ao Vagandas na Bola e uma reportagem cozinhada à pressa por jornalistas amigos, com a mesma intenção, de desviar as atenções do CashBall.

    Irei colocar aqui tudo aquilo que saiu sobre o CashBall para provar que as provas são mais que muitas, muito mais fortes que as escutas do Apito Dourado.

    Já disse e continuo a dizer que os lagartos dominam os bastidores na Justiça e a maçonaria (que também domina a justiça).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro Manuel, não se faça de rogado.
      E não faltará muito até vir a terreiro o defensor dos aventais com a conversa de que não devemos julgar o todo pelas partes.
      Confio que a Direcção do Maior saberá também não deixar cair o Cashball, entre outros, em saco roto na justiça.

      Eliminar
    2. Mas o processo só foi arquivado pela FP Andebol, certo? Na justiça continua a decorrer...

      Eliminar
  12. Se o Guachos deixar, coloco de novo as provas que o CashBall nunca pode ter como consequência o perdão de um clube que utilizou a corrupção, com implicação da direcção.


    O CASO CASHBALL

    “Tenho na minha lista dois juízes-conselheiros do Supremo, um procurador da República e um juiz-desembargador. Acha que estas pessoas não vão fazer braço-de-ferro na justiça pelo Sporting?”. Varandas


    1) REDE DE CRIME ORGANIZADO.

    "Se o meu marido for preso, vou dizer toda a verdade e o BdC que se defenda como pode. A culpa não pode morrer solteira". Mulher do ANDRÉ Geraldes.

    Quando entraram nas instalações do SCP no Estádio Alvalade, a PJ do Porto queria, acima de tudo, evitar a destruição de prova essencial para compreender o suposto esquema de corrupção alegadamente chefiado por André Geraldes. Furiosos com as notícias e entrevista do empresário e denunciante Paulo Silva ao CM, os inspetores nortenhos sabiam que o efeito surpresa já tinha desaparecido. Mas as buscas judiciais são autênticas caixinhas de surpresas.

    Estes indícios sobre a existência de um saco azul no Sporting vão levar inevitavelmente à abertura de uma nova linha de investigação que terá mais dirigentes do clube na mira. Os investigadores não acreditam que um funcionário como André Geraldes (que nem sequer faz parte dos órgãos sociais do clube nem da SAD, mas é “team manager” do futebol desde a saída de Octávio Machado, depois de ter sido responsável pelo Gabinete de Apoio aos Atletas e Modalidades) fosse capaz de implementar este alegado esquema sem o conhecimento de outros dirigentes do Sporting. Nesse sentido, o DIAP e a PJ do Porto suspeitam que mais dirigentes do Sporting poderão estar envolvidos no caso.

    A surpresa chamou-se “cofre” num armário do gabinete de trabalho do principal alvo daquelas buscas: André Geraldes. Era um pequeno cofre com recheio significativo: 63 mil euros devidamente acondicionados em vários envelopes. Na face de alguns deles estavam iniciais escritas à mão, enquanto que outros continham documentos.

    Conjugada esta descoberta com prova documental e testemunhal do denunciante Paulo Silva que apontam para a alegada liderança de André Geraldes de um esquema de alegada corrupção no Campeonato Nacional de andebol da temporada 2016/17, que foi mais tarde alargado à Primeira Liga de Futebol, a PJ do Porto e o DIAP do Porto, titular dos autos, não tiveram dúvidas em defender no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto de que existiam indícios de que o Sporting tinha um alegado saco azul que financiava pagamentos de alegadas ‘luvas’ a árbitros de andebol.

    Isto porque:
    Os 63 mil euros não pertenciam ao património pessoal de André Geraldes;
    Tais fundos seriam utilizados em práticas alegadamente ilícitas para beneficiar o Sporting em detrimento de outros clubes desportivos;
    E indiciam a existência de um alegado saco azul com pagamentos que, pela sua ilicitude, não podem ser contabilizados pelo clube.

    Aliás, os investigadores estão convencidos que os referidos 63 mil euros pertenciam efetivamente ao Sporting, até porque os fundos foram encontrados no Estádio José Alvalade e no espaço de trabalho de um alto funcionário do futebol profissional. Se os mesmos fundos tivessem sido encontrados, por exemplo, em casa de André Geraldes, a questão seria diferente.

    Por isso mesmo, a PJ do Porto terá de perceber a origem de tais fundos e se, efetivamente, os mesmos têm origem em contas bancárias do SCP. Para despistar totalmente a matéria, as contas de André Geraldes, de Gonçalo Rodrigues e do clube deverão ser passadas a pente fino pelos investigadores. O objetivo será reconstruir o circuito financeiro que teve como consequência os referidos 63 mil euros.

    Daí André Geraldes e Gonçalo Rodrigues terem sido proibidos de contactar com todos os dirigentes do Sporting e da SAD — grupo no qual se inclui o presidente Bruno de Carvalho. Aliás, quer o DIAP do Porto, quer a juíza de instrução criminal titular dos autos, fazem questão de referir-se a André Geraldes como o braço direito do presidente do Sporting.

    ResponderEliminar
  13. 2) Paulo Silva foi constituído arguido

    A Operação Cashball iniciou-se em fevereiro com uma denúncia de um agente desportivo do andebol que o empresário Paulo Silva tentou aliciar em nome de Sporting, tal como o Público noticiou. Mais tarde, já em abril, Silva foi mesmo interrogado pela PJ do Porto, tendo sido constituído arguido por corrupção ativa desportiva. O empresário e alegado intermediário do Sporting foi ouvido a 19 e a 24 de abril, tendo aceitado denunciar mais factos do que aqueles que a investigação conhecia.

    Numa perspetiva de cooperação com a Justiça, Paulo Silva acabou por denunciar André Geraldes como o alegado “chefe” que é regularmente mencionado nas mensagens da aplicação WhatsApp e telefonemas trocados entre Silva e João Gonçalves (igualmente empresário que alegadamente fazia a ponte com Geraldes) e Gonçalo Rodrigues (funcionário do Sporting, como coordenador do Gabinete de Apoio aos Atletas e Modalidades, que também seria um alegado intermediário entre Silva e Geraldes).

    Paulo Silva denunciou um sistema de alegada corrupção do Campeonato Nacional de andebol da última temporada, em que os leões quebraram um jejum de 16 anos sem o principal título, aparentemente simples:
    1. A mando de João Gonçalves, que conheceu em 2013, contactava um dos elementos que compõem a dupla de árbitros que caracteriza o andebol;
    2. O número de telefone costumava ser cedido por João Gonçalves;
    3. Marcado o encontro pessoal com o árbitro, Silva prometia contrapartidas monetárias para favorecer o Sporting;
    4. O valor das contrapartidas variava consoante os objetivos a alcançar e só eram pagos após os jogos e validação dos objetivos cumpridos;
    5. A alegada comissão de Paulo Silva era de 500 euros, dos quais retirava 150 euros para João Gonçalves.

    Além dos contactos com João Gonçalves, Paulo Silva também era contactado por Gonçalo Rodrigues, funcionário do Sporting que, devido às suas funções, trabalhava de perto com as modalidades.
    A alegada atividade ilícita de Paulo Silva terá sido exercida em dez jogos do Campeonato Nacional de andebol na época de 2016/2017, que foi ganho pelo Sporting. Além dos encontros do conjunto verde e branco, também os do principal rival ao longo da temporada, o FC Porto, teriam sido alvo de atenção, nomeadamente a deslocação dos dragões à Luz que, com o trunfo do Benfica, acabou por estender a passadeira para o 1º lugar.

    Fonte da procuradoria confirmou que a Operação Cashball tem 7 arguidos constituídos.
    A investigação do MP ao alegado esquema de corrupção do Sporting para viciação de resultados no andebol e no futebol tem os 4 arguidos, André Geraldes, Gonçalo Rodrigues, João Gonçalves e Paulo Silva e mais 3 arguidos constituídos. São pessoas ligadas à modalidade do andebol.

    Uma rede de crime altamente organizada. Quem o diz é o MP que nos mandatos de detenção admite mesmo que os 4 arguidosfoquem emprisão preventiva, André Geraldes, diretor-geral do futebol do Sporting; Gonçalo Rodrigues, ex-responsável pelo gabinete de apoio ao atleta; João Gonçalves, empresário e intermediário no caso; Paulo Silva, empresário - agora arrependido - que terá corrompido árbitros de andebol e jogadores de futebol. Ficaram todos proibidos “de contactos com a estrutura directiva de clube desportivo identificado, com a sua SAD ou com funcionários dos mesmos”, e igualmente impedidos de contactar “dirigentes desportivos, árbitros desportivos, agentes desportivos e jogadores de qualquer modalidade desportiva”.

    O autor da participação criminal que deu origem à investigação da Operação Cashball foi um agente desportivo ligado ao andebol, que o empresário Paulo Silva tentou corromper no Porto. Por isso mesmo é que o inquérito está a ser dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto que delegou o apuramento dos factos na Secção Regional de Investigação da Corrupção da Directoria do Norte da Polícia Judiciária.

    ResponderEliminar
  14. 3) Os detidos do caso, que também incide sobre a viciação de resultados no campeonato de futebol 2017/18, foram presentes a uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal do Porto. Apenas Paulo Silva, que assumiu ao CM ter corrompido árbitros, é que aceitou prestar declarações à juíza.

    Ao contrário do que tem sido repetido por diversos órgãos de comunicação social, não foi o empresário quem denunciou os crimes. Já o inquérito decorria, quando Paulo Silva foi oferecer a sua história ao CM, a quem disponibilizou inúmeras comunicações feitas através do WhatsApp e que referem contactos para pagar aos árbitros da Liga de andebol entre 1500 e 2000 euros.

    O caso está nas mãos da equipa coordenada pelo procurador Jorge Noel Pinto, especializado na investigação de “crimes de colarinho branco” no DIAP do Porto. Foi um elemento desta equipa que pediu esta quinta-feira em tribunal uma caução de 60 mil euros como medida de coacção para o actual director-geral do futebol do Sporting, André Geraldes, no âmbito do processo Cashball, no qual o dirigente é suspeito de corrupção activa no fenómeno desportivo, apurou o PÚBLICO junto de fonte das defesas.

    Paulo Silva, o empresário que tornou pública a alegada rede de corrupção que envolve o Sporting, terá sido pago para falar com a comunicação social e revelar dados sobre o caso, segundo afirmou aos investigadores da Operação Cash Ball. Recorde-se que o "CM" e a CMTV divulgaram uma entrevista com o alegado intermediário da rede.

    De acordo com o "Expresso", um documento do tribunal revela que Paulo Silva sentir-se-ia pressionado pela comunicação social a falar e acabou por ceder, por precisar de dinheiro, já que se encontra desempregado. Segundo ele, o jornal do grupo Cofina pagou uma quantia elevada de dinheiro, para que falasse com os jornalistas.

    O CM sabe que o procurador chama a André Geraldes, “braço direito de BC”. Refere que o “chefe” a que se refere João Gonçalves nas conversas já reveladas é precisamente o director de futebol do Sporting. Imputa a todos os arguidos, 18 crimes: 10 casos de corrupção activa no andebol e 8 na Liga.

    André Geraldes trabalha no Sporting desde 2013. Esteve ligado às claques como Oficial de Ligação aos Adeptos, à bilhética, é o responsável do Gabinete de Apoio ao jogador e há cerca de um ano também o team manager do futebol - subiu a braço direito de Bruno de Carvalho, que promoveu a sua ascensão interna.

    É acusado de ser o estratega do esquema de corrupção e viciação de resultados.

    Antes de se tornar team manager, lembremos, André Geraldes começou no Sporting com oficial de ligação aos adeptos, ou seja, era o responsável pela coordenação às claques e era o homem que fazia a ponte entre as mesmas e a direção.
    Com o “esquema” em causa, André Geraldes conseguiria manter um ‘saco azul’ no clube sempre com dinheiro disponível para corromper desportistas - quer no andebol, como no futebol.

    Para a juíza de instrução criminal do Porto, que tem em mãos o caso “cashball”, os 60 mil euros que foram apreendidos pela Polícia Judiciária no gabinete de André Geraldes, diretor-geral, são do clube de Alvalade, avança o “CM”.
    Este montante, que serviria alegadamente para pagar subornos a árbitros, comprar jogadores, será proveniente da venda de bilhetes para jogos em Alvalade, em particular aqueles que são distribuídos pelas claques.

    Segundo o matutino, Geraldes foi questionado em tribunal, sobre a origem dos 60 mil euros que foram encontrados no seu escritório em Alvalade. O dirigente leonino, contudo, não revelou a origem do dinheiro, nem a quem pertence.

    Dizem que ele era o elo mais fraco da cadeia, já que lhe cabia contactar os árbitros e os jogadores e tinha ainda de dividir a sua comissão. João Gonçalves dava a Paulo Silva por seu turno o contacto dos árbitros ou jogadores que deviam ser aliciados determinando também os preços a pagar. As ordens superiores eram depois dadas por AG.

    ResponderEliminar
  15. 4) O MP realça que as conversas de Geraldes reenviadas por Gonçalves não deixam dúvidas no esquema criminoso. No caso de Geraldes e Gonçalo as penas podem ser mais elevadas, precisamente por serem funcionários do Sporting.

    João Gonçalo, intermediário em transferências de jogadores (head manager para a Europa da MGB Group), mantém ligação próxima com Bruno de Carvalho e André Geraldes, intermediando, nos últimos anos, várias transferências dos leões. O CM revelou mensagens escritas e de voz, através do Whatsapp, nas quais funcionaria como intermediário entre o "chefe" do esquema (André Geraldes) e Paulo Silva, o alegado corruptor e denunciante do caso.

    Paulo Silva, intermediário de jogadores, é o denunciante do caso e coopera com a investigação da PJ com o intuito de ver diminuída a sua pena, assumindo ter sido o corruptor, o responsável por coagir árbitros e jogadores e fazer os pagamentos. As mensagens escritas e de voz publicadas estavam no seu telemóvel. "Só fiz isto para combater a fraude que já existia nas modalidades", disse, em entrevista à CMTV, acrescentando que foi o seu sportinguismo que o levou a cometer tais atos.

    O empresário Paulo Silva, que admitiu ao CM ter pago a árbitros para beneficiar a equipa de andebol do Sporting em vários jogos no campeonato 2016/17, ficou igualmente proibido de contactar órgãos de comunicação social e jornalistas.

    Para a investigação, liderada pelo DIAP, mas que contou no terreno com a brigada que combate a criminalidade económica e financeira da PJ do Porto, a colaboração de Paulo Silva foi determinante.
    As conversas recuperadas no telemóvel de Paulo Silva foram autenticadas pela PJ como verdadeiras. Também as mensagens reenviadas por Geraldes foram validadas.

    Gonçalo Rodrigues, funcionário do Sporting desde 2016 é o coordenador do Gabinete de Apoio ao Atleta e Modalidades Profissionais do clube. Aparece nas conversas na posse da PJ como uma espécie de braço direito do "chefe" e mentor das tramas de corrupção. Publicada a notícia, o Sporting garantiu que contactou Gonçalo Rodrigues e que este disse estar "de consciência tranquila". O clube aceitou a sua auto-suspensão de funções e instaurou-lhe um processo de inquérito.

    O MP fala em procedimento organizado para que o Sporting obtivesse vantagens desportivas. Para o procurador não há dúvidas que o grupo visava a obtenção dos resultados desportivos.
    Foram feitas buscas na SAD e em Alvalade e também em Pombal, Entroncamento e Setúbal.

    Os jogos da Primeira Liga de futebol

    Das mensagens e clips de som da conta de WhatsApp divulgados pelo CM e pela SIC, é claro que Paulo Silva também terá falado de alegadas tentativas de aliciamento de jogadores da Primeira Liga de futebol. Há vários casos concretos de jogos que foram disputados em agosto e em setembro de 2017, relativos ao início da época desportiva de 2017/2018.
    As suspeitas de corrupção relativas aos jogos de futebol sempre foram encaradas pelos investigadores como mais frágeis do que os indícios relativos à alegada manipulação da verdade desportiva nos jogos de andebol.

    No interrogatório que decorreu no TIC do Porto, naquele que era o seu terceiro interrogatório como arguido, Paulo Silva esclareceu que lhe terão sido ordenados contactos com vários jogadores profissionais da Primeira Liga mas que apenas concretizou tais ordens em dois jogos que o Sporting disputou com o Desportivo de Chaves, ambos na mesma semana: um para a Primeira Liga, que decorreu no dia 14 de janeiro de 2017, e outro para a Taça de Portugal, que se verificou três dias mais tarde.

    ResponderEliminar
  16. 5) O jogador do Chaves contactado chama-se Leandro Freire Araújo e ter-lhe-á sido oferecido por Paulo Silva a quantia de 25 mil euros para beneficiar o clube leonino. Curiosamente, foi nessa semana que o Sporting teve o seu pior período da temporada: com o empate para o Campeonato (o 2-2 foi marcado por Fábio Martins a três minutos do fim), os leões ficaram a oito pontos do Benfica no final da primeira volta; depois, com um golo de Ponck aos 87′, os flavienses ganharam por 1-0 o jogo da Taça de Portugal, tendo no final Bruno de Carvalho ido ao balneário numa troca de palavras que terá azedado com William Carvalho, Adrien e Dost.

    Sporting “Compra” Defesa do Aves.
    A troca de mensagens entre João Gonçalves, o empresário ligado a AG director do Sporting e o intermediário Paulo Silva, que corrompia jogadores adversários, de 27 de Agosto a 8 de setembro, a propósito do suborno ao defesa Bruno Nascimento do Feirense é fatal para os envolvidos no esquema.

    E foi esclarecedora para a investigação da PJ do Porto que deteve Geraldes, Paulo Silva, João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues, funcionário do SCP por corrupção desportiva.
    Nas conversas, falaram ainda da forma como o defesa Nelson Lenho do Aves, já teria sido corrompido na 1ª jornada da época que agora acabou.

    Quando Paulo Silva reclamou pelo facto de ganhar só 350 euros de comissão por cada atleta que subornava, Gonçalves respondeu: “Se não queres fazer, não faças, eles logo arranjam outro. Na 1ª jornada fizeste nada e eles controlaram o Lenho (do Aves que o Sporting ganhou 2-0). Portanto se quiseres assim, tudo bem. Senão é só dizeres”.

    Paulo Silva, respondeu, “Faço o melhor que posso. Se está a correr mal, avancem com o gajo que fez o Lenho, que não conheço nem me interessa”.
    Falaram sobre o defesa do Aves que já teriam corrompido, o clube que já no próximo domingo vai defrontar o Sporting na final da Taça de Portugal.

    As informações para os intermediários seriam claras. Paulo Silva teria de identificar e subornar defesas-centrais ou laterais direitos. Os primeiros facilitariam as açcões de Bas Dost e os segundos de Gelson, avançados do Sporting.

    Quanto ao objectivo pricipal dessas conversas, o suborno a Bruno Nascimento do Feirense, Paulo Silva garantiu ter o jogador controlado por 4 mil euros. O SCP acabou por ganhar 3-2 com um penalty já quase no fim do jogo, mas AG, o “chefe está fodido, o gajo não fez nada”, não terá gostado da prestação do defesa corrompido e recusou-se a pagar. O jogador terá depois reclamado.

    Jogo do Guimarães sob Suspeita.
    As suspeitas de corrupção no Sporting, com os mesmos protagonistas que na época de 2016/17 viciaram o campeonato de andebol, às ordens do director A. Geraldes, estendem-se ao futebol profissional e à Liga. Um dos 8 jogos em causa diz respeito à 3ª jornada dessa época 2017/18, quando o Sporting se deslocou a Guimarães para jogar com o clube local, subornando um atleta adversário. O SCP acabou por golear por 5-0.

    Cinco dias antes da deslocação a Guimarães, João Gonçalves já pressionava Paulo Silva, para que corrompesse o defesa João Aurélio, “O gajo está mesmo connosco? Não podemos falhar. É muito importante”, avisou a 14 de agosto.

    Quem garante ter feito o suborno ao defesa João Aurélio, para dar espaço aos avançados do Sporting foi Paulo Slva, intermediário ao telefone. E até dá pormenores sobre o encontro junto ao Estádio para o pagamento no dia seguinte.

    João Aurélio teve de facto intervenção em 2 golos do Sportimg, no 2º fez a flat para o livre que deu o golo do Dost e no 3º falhou a intercepção da bola antes do cruzamento para o remate do Dost.

    João Aurélio será interrogado e poderá vir a ser constituido arguido por corrupção desportiva se houver indícios de que efetivamente recebeu dinheiro.
    Paulo Silva foi o único interlocutor entre a estrutura leonina, sujo “chefe” AG próximo de João Gonçalves como atestam a troca de mensagens e o atleta que ele diz ter subornado. Antes de jogo, João Gonçalves insistiu em saber se estava “tudo tratado” porque não podiam “falhar”, tendo acabado por correr bem.

    ResponderEliminar
  17. 6) Aos 20 minutos de jogo, João Aurélio fez uma falta sobre Fábio Coentrão à entrada da área, tendo na sequência da marcação do livre Bas Dost ter feito o 2-0 de cabeça. Abriu caminho para a goleada do Sporting e deu azo a que Gonçalves afirmasse que o jogo “correu bem”.
    “O Aureas portou-se bem. Amanhã combinamos a entrega”, disse.

    Ao que Paulo Silva respondeu, “Combinado, amanhã, perto do Afonso (entrega do dinheiro a João Aurélio, perto do “Afonso Henriques”).

    Saber se os jogadores receberam ou não é indiferentes em termos penais. Se se fizer prova de que o Sporting teve a intenção de corromper e só falhou o último elemento da cadeia, os intermediários incorrem na mesma nos crimes de corrupção no fenómeno desportivo.

    A seguir ao jogo, Gonçalves deu conta de que o pagamento podia ser feito porque “o chefe gostou”. Falava de AG.

    O defesa do Chaves, Leandro Freire, em 2016/17 também terá sido aliciado pelos leões. Paulo Silva conta que abordou o atleta antes do encontro. Freire terá aceitado mas PS diz que alguém ouviu falar da proposta no balneário, Freire por isso recusou ajudar o Sporting.
    A denuncia de que o atleta terá sido aliciado foi depois feita pelo próprio Leandro Freire à direcção do Chaves. Depois terão existido conversas com o Sporting que terá negado a situação.
    (ia dizer que sim?)

    As conversas do WhatsApp apreendidas pela PJ remeteram também para este atleta e para o momento em que se “desbroncou todo”.
    JG dizia depois disso a JS para só abordar os jogadores na véspera dos encontro, explicando, “Não fales. Fala só um dia antes, para evitar armadilhas. Lembra-te do Freire que se desbroncou todo. É preciso todos o cuidado”.
    PS explicava que inicialmente a intenção era de que Freire ajudasse no campeonato e na Taça: “O negócio acabou por não se fazer quando foi conhecido no balneário”.
    No caso de Freire, estão em causa 2 jogos em janeiro de 2017, um para o campeonato e outro para a Taça, em que PS aliciou o jogador com 25 mil euros para prejudicar o Chaves nos 2 jogos com o Sporting. Não se concretizou.

    Tal não signfica, porém, que deixem de ser passíveis de investigação. O mesmo serve para a questão da culpabilidade dos jogadores. Até aqueles que rejeiraram as abordagens poderão ser indiciados por não ter denunciado as mesmas. Os que aceitaram, se tal vier a ser provado, serão acusados de corrupção passiva sendo irrelevante se a mesma se consumou ou não.

    Subornos Em Envelopes
    350 euros para Paulo Silva e 150 euros para João Gonçalves. As conversas não deixam dúvidas de qual era a comissão recebida pelo denunciante do esquema e a apreensão de um depósito bencário em casa de Paulo Silva confirma também que JG recebia 150 euros.

    Os preços para os corruptores ativos são variados. No andebol, PS falou em pagamentos entre 1500 e 2000 euros, mas os montantes aumentavam quando se falava de futebol.

    Os jogadores das equipas adversárias recebiam entre 3 e 10 mil euros, dependendo da equipa que estava em causa. Os intermediários recebiam 500 euros a dividir por ambos.
    O CM apurou que as autoridades apreenderam também na posse de PS vários envelopes do Sporting com o simbolo timbrado do clube, que o próprio garantiu terem-lhe sido entregues por JG.

    Era aí que guardava o dinheiro dos subornos, mas depois PS não os entregava aos corrompidos, para não deixar rasto. Há uma conversa em que se revela o cuidado extremo para os suspeitos não serem apanhados pelas autoridades. Após o suborno de uma equipa de arbitragem, no andebol, JG diz a PS para se encontrarem no Areeiro, em Lisboa, já que o “chefe” irá dar-lhe o dinheiro. Diz depois que e oncontro não deve ocorrer numa bomba de gasolina, porque existem câmaras de video.

    ResponderEliminar
  18. 7) PS diz que sim e é categórico ao afirmar que o dinheiro é para entregar aos árbitros. Estas e outras conversas aliadas aos vários documentos apreendidos pela PJ do Porto, são as provas que agora serviram para fundamentar a investigação, que entra numa nova fase: definidos os corruptores activos é fundamental perceber-se os inúmeros nomes referenciados por PS foram mesmo subornados e se incorreram nos crimes de corrupção passiva, no âmbito do processo desportivo.

    PS viajou para a Madeira dias antes de o SCP disputar um jogo de andebol que envolvia uma dupla de arbitragem da ilha. Os documentos da viagem estão no processo e servem para desmonstrar que o intermediário tudo fazia para agradar ao “chefe” e conseguir bons resultados para o SCP.

    Mensagens do WhatsApp
    Cheios de MILITÂNCIA!!!!!
    As mensagens foram validadas pela juiza de instrução. O telefone foi entregue voluntariamente pelo suspeito e as conversas foram autenticadas.

    Troca de mensagens entre João Gonçalves e Paulo Silva a partir de 27/8/17 com vista ao jogo com o Feirense, acertam um esquema para subornar João Aurélio do Guimarães.

    15/8 - JG: Tudo certo? Falaste?
    16/8 - JG: O gajo está mesmo connosco? Não podemos falhar, é muito importante.
    18/8 - JG: Nâo podemos falhar é muito importante.
    19/8 - PS – Vai correr bem.
    Depois do jogo
    - JG – Correu bem. O Aureas portou-se bem. Amanhã combinamos a entrega.
    20/8 - PS – Combinado amanhã perto do Afonso (estádio Afonso Henriques)
    JG – OK.
    21/8 JG – Correu tudo bem?
    PS - Sim.
    JG - O chefe (André Geraldes) gostou.
    PS – Ok.

    Áudio entre Gonçaldo Rodrigues funcionário do Sporting, braço direito de Geraldes, e Paulo Silva:

    “Eu sei, estou a brincar consigo. Mas ouça lá uma coisa, você não faça isto à revelia do João Gonçalves, atenção, porque o André tem uma relação muito boa com o João e tudo isso que é jogadores e entradas aqui, tem que passar pelo João. Por isso veja lá, mesmo para não estar a arranjar problemas para si, não faça isso à revelia dele”.

    Troca de mensagens entre JG e PS a partir de 27/8/17 com vista ao jogo como Feirense com o Sporting ganhou 3-2.

    JG. Vamos atacar o Feirense, pensa num gajo. As regras são as mesmas, só em caso de vitória e o gajo tem de estar mesmo connosco. Os valores depois falamos, ainda não tenho dados concretos.
    PS. Estive a ver aqui na net e pensei no central brasuca Bruno Nascimento. Que dizes?
    JG. Pode ser uma boa opção. Logo já falamos melhor, tenho de falar com o chefe.
    PS. Aguardo então. Até logo.
    JG- Podes avançar. Jà sabes que só recebe se o resultado for a vitória, 4 (mil euros) mais os teus 500.
    PS - OK. Mas eu ganho uma merda nisto e eles continuam a ir com os putos à missa. Se um dia isto dá raia, eu estou fodido e desamparado. Faço isto contrariado, mas para combater o poder instalado tem de ser assim.
    JG - Eh pá, não queres fazer não faças, eles logo arranjam outro. Na 1ª jornada não fizeste nada e eles controlaram o Lenho (do Aves). Portanto, se quiseres assim, tudo bem. Senão é só dizeres.
    PS - Sabes que estou sem trabalho, preciso de comer. O Gonçalo tinha-me dito que me arranjaria alguma coisa junto de parceiros do Sporting e até agora nada.
    JG- Junto de parceiros do Sporting? Isso é que não, não pode haver nenhum ligação tua a eles. Vou falar com eles e logo se vai arranjar alguma coisa, agora junto deles é que não. Nem o chefe quer de certeza, tu para eles não existes.

    JG - Estás a pensar falar com o brasuca quando?
    PS - Nâo sei, tenho de ver. Mas o jogo é só dia 8 (setembro) temos muito tempo.

    ResponderEliminar
  19. 8)
    1/9 – JG – Quando vais falar com o brasuca? Já tens o contacto?
    PS. – Vou lá 2ª feira. Tenho o número dele, vou marcar com ele. O jogo é 6ª não é?
    JG - Acho que sim. Mas atenção muito cuidado. Se tudo correr bem, temos um prémio chorudo no fim da época.
    PS - Estou farto de promessas. Vamos indo, o final da época é só em Junho. Caga para isso.

    4/9 – PS. Vou falando com ele durante a semana até ao dia D.
    JG – Não fales. Fala só no dia antes, para evitar armadilhas. Lembra-te do Freire (do Chaves) corrompido na época anterior (2016/17) que se debroncou todo. É preciso muito cuidado.

    7/9 – JG - Falaste com o gajo?
    PS – Falei sim e está tudo como o previsto. Agora certezas só no decorrer do game.
    JG – Pois, mas ele tem de estar a 100%. Não interessa menos. Ou está ou não está, pois isto não está a correr como devia.
    PS – Olha eu faço o melhor que sei e posso. Se está a correr mal, eles que avancem com o gajo que fez o Lenho, que não conheço nem me interessa conhecer. Fds, querem omeletes quase sem ovos?
    JG – Sabes as regras. Só tens de dizer se está feito ou senão dá para fazer, nada mais.
    PS – É mesmo amor à camisola, fazer uma coisa destas por 350 euros e tu ganhas 150 é de loucos. (Que MILITÂNCIA!!)

    8/9- JG – O chefe está todo fodido. O gajo não fez nada, não vai pagar nada.
    PS – Não fez nada? Só podes estar a brincar.
    JG – Quem parecia estar controlado foi o gajo que fez o penalty… agora ele fez o quê? Se não fosse o outro a fazer aqueles disparate tinham empatado.
    PS – Olha João, nem comento. Faltas à entrada da área, espaço ao Dost, houve um lance em que entrou pela baliza adentro e aleijou-se… Nâo fez nada? Deve ter visto um jogo diferente, só pode. Nâo quer pagar não paga. Estou-me a cagar para isso, mas eu é que dou a cara e quero, pelo menos, receber o meu para fazer face às minhas despesas. Não sou a Santa Casa.
    JG – Sabes as regras. Sò ganhas se tudo correr como o previsto. Mas vou falar com ele sobre isso e se não estiver satisfeito com o teu trabalho que arranje outro.
    PS – Por mim está completamente à vontade. Não estou é para filmes destes, não mesmo. Eu sou do Sporting, não sou o A, do B ou do C. Nem os conheço de lado nenhum. Fds que é isto? Não paga?? Não paga?? Eu não sou remunerado pelo Sporting, não tenho cartões de despesas, estão fodidos comigo.

    Mensagem de voz de Paulo Silva para João Gonçalves:
    “Já falei com o rapaz (Bruno Nascimento). E ele disse-me: “Ó cara, como posso fazer mais alguma coisa? Eu tinha dito que não ia dar escandaleira, fiz o possível. Alheei-me do jogo muitas vezes. E se o Luis não fazia o penalty eu fazia o penalti. Era a última chance para ganhar o meu”.

    Acho que o puto fez o trabalho dele, muito honestamente. Agora se o chefe quiser pagar paga, se quiser não paga. Não foi escandaloso mas fez. Se vires este jogo do Bruno e vires o jogo do João Aurélio eu acho que este gajo teve mais influência que o João Aurélio.
    Mas não sei o que é que queriam mais. Sò se o gajo metesse a bola com a mão dentro da baliza.”

    JG - Falei com o chefe e ele paga as tuas despesas.

    Na realidade o Sporting venceu o Feirense por 3-2 com um penalti salvador aos 90+6 cometido por Luis Rocha entrado 6 minutos antes. Bruno Nascimento alegadamente aliciado está ligado aos 2 primeiros golos dos leões. No 1º é um dos que falha a marcação a Coates e no 2º não consegue evitar o golo apesar da tentativa acrobática em cima da linha.

    Paulo Silva explicou que o dinheiro proposto pelo Sporting para corromper os jogadores adversários não é suficiente garantindo que um atleta que inicialmente havia aceitado a oferta acabou depois por voltar atrás com as palavras e até foi dos melhores em campo.
    “Temos ido com os putos à missa. Com pouco. Portanto, ou nós vamos de uma forma convincente… As pessoas têm de perceber que muitas das vezes ou se vai com um valor que mexa com as pessoas ou mais vale estar quieto”, refere o empresário.

    Aquilo é que era cá uma MILITÂNCIA clubística!! Cometer crimes de borla. LOL!
    Sò gostava de saber se também há procuradores e PJ´s com este nível de militância!

    ResponderEliminar
  20. 9)
    A entrevista de Paulo Silva ao C. Manhã
    A entrevista que Paulo Silva concedeu ao Correio da Manhã prejudicou gravemente a investigação, na ótica do DIAP e da PJ do Porto. Não só as buscas judiciais acabaram por precipitar-se por causa da revelação de prova central no inquérito (as mensagens e os clips de som de WhatsApp), como os restantes arguidos acabaram por ser avisados de que estava a decorrer uma investigação judicial sobre esses mesmos factos. Por isso mesmo, Silva acabou por ser detido esta quarta-feira por perturbação do inquérito.

    No interrogatório que decorreu no TIC do Porto, o empresário e alegado intermediário acabou por revelar um dado surpreendente: teria dado a referida entrevista ao CM e à CMTV por alegadamente lhe ter sido oferecida uma quantia monetária de valor elevado mas que nunca recebeu, matéria que foi desmentida de forma cabal por Octávio Ribeiro em declarações ao semanário Expresso.

    (NR: O lagarto Octávio Ribeiro de certeza que está a mentir).

    Paulo Silva justificou o seu comportamento com o facto de estar desempregado e porque precisava de dinheiro para sustentar os seus filhos — dinheiro que nunca recebeu, enfatizou o empresário.

    Aquando da decisão de libertar os arguidos mas com medidas de coação graves, a juíza do TIC não deixou de tecer duras críticas aos arguidos pela prova indiciária reunida pela investigação. Além de constatar que os arguidos atentaram contra o interesse público e tentaram manipular a verdade desportiva das competições de andebol e de futebol, a juíza também evidenciou a importância social e económica que o desporto profissional e amador tem em Portugal.

    No que diz respeito a Paulo Silva, a juíza foi um pouco mais longe ao afirmar que o empresário provocou um enorme alarme social ao divulgar na comunicação social as conversas que teve com João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues e o respetivo e alegado esquema de corrupção. O que pode constituir um entrave à ação da Justiça.

    Mas André Geraldes, João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues não ficaram atrás na censura da juíza. Juntamente com Paulo Silva, aqueles arguidos, segundo a magistrada, terão tido como objetivo desvirtuar a verdade desportiva em prejuízo de outros clubes. O que terá tido como consequência um dano e uma mancha na imagem de um clube de grande expressão desportiva e social, como é o Sporting Clube de Portugal — facto que já tinha sido devidamente evidenciado pelo Ministério Público na promoção que apresentou no tribunal.

    O Benfica disse estar a acompanhar atentamente a investigação sobre os corruptos. “Aguardemos que as entidades competentes da justiça desportiva e cível desenvolvam o seu trabalho com o necessário rigor e tranquilidade”.

    O FCPorto repudia mais um expediente usado pelo SLBenfica que, aproveitando-se das investigações, !tenta desesperadamente ressuscitar a sua velha tese de vítima no caso dos emails”, afirma o clube.
    (Naturalmente sempre a defender o aliado e a cartilha!)

    ResponderEliminar
  21. O arquivamento pelo conselho de disciplina da federação de andebol do processo de inquérito a propósito de notícias vindas a público sobre o caso CashBall não significa rigorosamente nada.

    Os conselhos de disciplina das federações desportivas não são órgãos de investigação criminal ou de qualquer outro tipo de investigação.
    Quando abrem processos de inquérito, e bem, por tomarem conhecimento da existência de investigações criminais que possam apontar para a existência de comportamentos contrários aos regulamentos das competições desportivas, devem aguardar serenamente pela conclusão dessas investigações, pela acusação ou arquivamento, pelo julgamento e pelo transito em julgado de alguma eventual condenação.

    Só então, perante factos, não indícios ou suposições, deve actuar disciplinarmente.

    O que é patético é o arquivamento deste inquérito nesta altura, quando é do conhecimento público que existe uma investigação criminal a decorrer.
    Isto só pode ser encarado como um favor à lagartagem por parte dos amigos na federação.
    Dá para os mais ignorantes nestas coisas da justiça, que são muitos, acharem que isto tem alguma coisa a ver, ou pode influenciar, o processo a decorrer na justiça.

    E como é óbvio, caso o lumiarense venha a ser acusado de alguma coisa, que é o mais certo, o processo de inquérito na federação de andebol terá de ser imediatamente reaberto.
    Daqui que seja absolutamente despropositado o seu arquivamento.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo.
      Mas o facto é que fazem isto para tentarem não apenas influenciar a opinião pública que se pergunta o que é feito das investigações não apenas na justiça civil mas também na justiça desportiva, mas também no processo que corre na justiça civil especialmente no que toca á parte do futebol onde também houve corrupção activa, esperando que as pessoas que têm infiltradas na justiça façam o esperado "braço de ferro" pelos seus interesses.

      Também não terá sido por acaso que esta notícia, que tem sido uma pedra no sapato da lagartada, saiu 4 dias antes de um jogo que para eles é fundamental para começar bem o ano. É um jogo com o Benfica, o seu maior inimigo e pesadelo!
      Pode ser que phodam e que o karma se vire contra eles.

      Eliminar
    2. A federação de Andebol sempre foi um ninho de lagartos...

      Eliminar
  22. Ok, então o FCP recebe uma proposta de 30 milhões de euros por um jogador que dificilmente alguém paga mais que isso, que tem apenas dois anos de contrato, que acaba de ter uma discussão muito séria com o treinador e que é publico que quer sair do clube, e o FCP rejeita incondicionalmente sem sequer tentar negociar um preço mais elevado? Como se isto não fosse estranho, o FCP critica a atitude do empresário, o mesmo que irá negociar ou a saída do jogador ou a renovação de contrato!?

    - A proposta é falsa e isto é uma manobra de "marketing", seja para mostrar aos adeptos que o jogador está com o clube, que tudo está bem, ou até mesmo para tentar valorizar o jogador e vender-lo por uns 35-40 milhões, e vai ser mais um que só tinha dois anos de contrato e tinham que vender.
    - A proposta é verdadeira e temos mais um episódio da má gestão desportiva que caracteriza o FCP pós aPinto Dourado, o FCP recusa 30 milhões por um jogador que não vale mais que isso quando ele provavelmente não quer renovar e só tem 2 anos de contrato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falsa...como tudo o que vem dali 😏

      Eliminar
    2. Caro Liverpool, a lógica que usas é 100% verosímil, mas acho que a proposta é verdadeira, o FCP simplesmente aproveitou para mostrar aos adeptos que são um clube forte e capaz de segurar os seus jogadores, e que o episódio entre Danilo e Conceição está curado.

      Mas claro que não acredito que a proposta tenha sido 30 milhões limpos na conta... e também temos que ter em conta que se calhar o FCP recebe 70% ou menos da transferência e não 90%.

      Eliminar
  23. Pelo visto, agora já não é o MUnited, como era garantidamente para os tolos que se dizem jornalistas e comentadores, que tristes do caralho, a "comprar" o dumbo. Afinal, agora, num raid tipo Entebbe, já é o Tottenham.
    É pá, eu se fosse um daqueles pseudo jornalistas e que não passam de especuladores patetas, preferia cagar um pé todo até ao pescoço do que sujeitar-me a cenas tristes, mesmo sendo pago para isso. É que a dignidade não tem preço. Mas isso é para mim que sou otário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "preferia cagar um pé todo até ao pescoço"

      Kakakakaka!

      Muito bom!

      CARREGA BENFICA TRINTA E OITO!

      NENÉ

      Eliminar
  24. É incrível! Está a ficar penoso assistir às caras de enterro dos jornaleiros a ter de dar as notícias dos negócios falhados com o Bruno Fernandes. Chegam ao ponto de afirmar (como forma de aliviar a barra) que Bruno Fernandes QUER jogar contra o Benfica... para uma saída em beleza! Tal e qual assim. Que falta de respeito com o glorioso, que, com o devido respeito, não é o Carcavelinhos! Pode ser que ainda se refodam todos.

    ResponderEliminar
  25. Ontem ia na rua a comer uma maçã, quando se chegou um Inglês ao pé de mim e me fez uma oferta pela peça de fruta, já meio roída e tudo.
    Como a oferta não chegou aos 70 milhões de euros, eu recusei-a.

    E agora dizem vocês: "mas ó Afonso, queres que nós acreditemos que o Inglês te fez uma oferta pela maça inferior a 70 milhões de euros?!?!

    A sério malta! É mesmo verdade! Para ser exacto ofereceu-me 2 cêntimos.

    ResponderEliminar
  26. Diz o O Nojo que o andrade Tomás Esteves recusou o Barcelona pelo clube das putas, sim sim e eu não quereria receber um balurdio do Euromilhões porque prefiro a vida que tenho, já me tinhas dito oh Tomás, és tu e os sapos na novela do dumbo, são só ofertas mirabolantes como música para boi dormir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale mais rico e com o saúde que pobrezinho e doente...

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.