sexta-feira, 24 de julho de 2020

Que golpe de mestre seria!

Noronha Lopes. Está complicado entender a nossa gente e a garupa do mestre parece pequena para transportar tanta gente ao Marquês! Não vou ficar no meio da ponte a ver para que lado cair. Nunca gostei de meias tintas e também já não tenho idade para mudar. Acho que o candidato perdeu uma excelente oportunidade de se afirmar pela diferença. Embora eu reconheça que não podia gastar as fichas todas de entrada, o discurso de frases feitas não abona muito da sua capacidade de aglutinar massas. Os discursos poéticos da Farmácia Franco e dos legados de Cosme Damião, Félix Bermudes, Maurício Vieira de Brito e Borges Coutinho são fantásticos; posso ficar horas a deliciar-me com a nossa história, mas o povo da bola que vai aos estádios, que faz 800 quilómetros para ver o Benfica, quer chova ou faça sol, o que quer é a redondinha dentro da baliza! Logo ao primeiro empate revolta-se e está-se nas tintas para os poetas da chincha!

Noronha apresenta-se como um ''resgatador'' que 'transformou o Benfica, lhe devolveu a dignidade e o manteve nas mãos dos Benfiquistas. "Há vinte anos estive com Manuel Vilarinho", sentenciou! E não é que, precisamente por nessa altura, Manuel Vilarinho convidou Luís Filipe Vieira - que já era presidente da Benfica Estádio - para assumir os destinos do futebol do Benfica, tendo mais tarde abdicado da presidência em favor do actual presidente? Alguém que só agora aterrasse em portugal concluiria estar na presença de um vieirista convicto. Se Noronha Lopes se considera um dos resgatadores do Benfica, por estar cerca de um ano ao lado de Manuel Vilarinho, o que não pensará o candidato de Luís Filipe Vieira que pegou naquele Benfica moribundo e o transformou no que é hoje?!

Eu nem imagino a vontade que Noronha Lopes terá de relembrar - como eu, assim de rajada - o papel de Vieira no estádio ultra moderno que vai receber pela segunda vez a final da maior competição de clubes, o centro de estágio do Seixal, o centro de alto rendimento, a Fundação Benfica, os pavilhões e o relançamento das modalidades, a BenficaTV, os direitos televisivos, o Museu Cosme Damião...desportivamente? O Tri que nos escapava há 39 anos, o inédito Tetra, as duas finais europeias, segunda seguida 50 anos depois, o fim da hegemonia do clube da fruta...

De Jorge Jesus; «é um grande treinador, é o treinador do Benfica e o meu treinador. O que não percebo é como pode ser o treinador de Vieira». Diz Noronha Lopes que o mestre é um grande treinador, o seu treinador. Jesus Serve para o Benfica e serve os seus planos para o Benfica mas mostra-se espantado por ser o treinador de Vieira, que o contratou! Diz o candidato que "O Benfica tem excelentes profissionais (...) mas não faço juízos antes de entrar nas empresas". O que é muito bom! Tal como na questão do treinador, Noronha reconhece que Vieira tem feito um óptimo trabalho com os profissionais da Benfica SAD. Mostra-se disponível para ficar com Domingos Soares Oliveira, e Tiago Pinto e Rui Costa não lhe tolhem os propósitos de um Benfica europeu! Um vieirista não se sentiria melhor!

Talvez por isso é que teve o seu momento à Vieira (digo eu que discordo demasiadas vezes do voluntarismo do presidente) que mais tarde lhe pode trazer sérios embaraços. «Jorge Jesus deve uma explicação aos benfiquistas e espero que o faça». Embora eu esteja 100% de acordo com Noronha Lopes, que Jesus (como Vieira, aliás) deve algumas explicações aos benfiquistas, penso que o candidato deu um tiro nos pés. Depois de montar na garupa de Jesus sujeita-se a que o mestre o derrube num instante. Eu, se fosse jornalista e estivesse na sala, a primeira pergunta que lhe faria seria; - e se Jorge Jesus se estiver nas tintas para os pedidos de desculpas aos benfiquistas? Vai deixar passar em claro a afronta (entrar em confronto com o sensato desejo do seu presidente) ou teremos o caldo entornado? 

Gostei muito da sua intenção de limitar os mandatos presidenciais. Ninguém, na minha opinião, deveria ter mais do que três (dois seria o ideal) à frente dos destinos do Benfica. Ninguém. E adorarei que mantenha a firme nessa nobre intenção de que "não podemos adiar a glória que foi nossa, adiar o Benfica europeu. E nós sabemos como fazê-lo". Eu acredito que saibam. Só me falta saber, e haverá muito tempo para ele explicar até às eleições, se vai ser à moda do Manchester City - com mais de mil milhões gastos no propósito (falhado) de chegar à final da Champions - ou se vai ser como o RGS, sem vender jogadores nem trabalhar com empresários!

Achei fofinha a promessa de "uma luta sem tréguas contra a opacidade no futebol português. Contra os interesses instalados e contra os dirigentes de outros clubes que nunca mudarão, e que representam o passado e o pior do nosso futebol." por dar a entender um cheirinho do seu espírito guerreiro! Fiquei muito preocupado com o silêncio sobre os ataques miseráveis que o Benfica tem sido alvo por parte da MDCSDQT e vi alguma opacidade na ausência de uma palavra a condenar o roubo dos e-mails, o crime organizado e a justiça desportiva que tem perseguido o Benfica. Confesso que estava à espera de um discurso mais musculado, à imagem do seu treinador, do tipo; - comigo os "excelentes profissionais" contratados por Vieira vão produzir três vezes mais! E que golpe de mestre seria!

35 comentários:

  1. Esta candidatura tem o mérito de poder ser uma alternativa séria ao actual Presidente.
    E isso só pode ser bom para o Benfica.

    Quando Noronha Lopes saiu do Clube, disse Vilarinho que era uma perda enorme para o Benfica, e do que conheço sei que é uma pessoa mcapaz e com provas dadas na gestão.

    Aguardo com expectativa um projecto concreto e não apenas ideias vagas.
    Mas também não me parece que antes da final da taça seja o momento de estar com grandes conversas.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os outros não conheço, mas ter o Vasco Mendonça a apoiar dá para tirar a pinta à candidatura. É um RGS em projeto.

      Eliminar
    2. Um rgs não direi, isso seria muito mau. Mas não me parece que seja o presidente ideal para a atual conjuntura do futebol português e a comprová-lo está a simpatia com que foi recebida a candidatura por parte da MDCSDQT e todos os seus comentadeiros.

      Eliminar
    3. ??? Fonix é muita areia nos olhos!!

      Eliminar
  2. A época de Vilarinho já foi há tanto tempo, o futebol mudou muito em todos esses anos, nomeadamente na lama em que se mexe, não estou a ver que alguém tão afastado do futebol como o Noronha consiga ter a habilidade, a destreza e sagacidade para ser nosso Presidente.

    Vieira antes de chegar a Presidente teve o mérito e a experiência de ser Presidente do Alverca e assumir outras funções no Benfica como dirigente desportivo. Inteirou-se dos meandros deste nosso futebol.

    Continuo a preferir um benfiquista que esteve dentro destes meandros nos últimos anos.

    ResponderEliminar
  3. Excelente. O ultimo paragrafo diz tudo,para ele pode ficar tudo igual que está bem, só muda a CADEIRA de SONHO.
    O Vasco Mendonça é o BATATINHA da equipa directiva.

    ResponderEliminar
  4. O vieira foi um grande presidente... foi! Este último mandato é para esquecer... este sr. João Lopes tem tudo para ser o nosso presidente... é importante saber quem será a sua equipa.... para já tem o meu voto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver se eu percebo.
      2 campeonatos em 4 é um mandato para esquecer, certo?
      Na tua opinião, para ter sido um mandato aceitável tinha que ter ganho quantos?
      E com toda a sinceridade, isto é curiosidade genuína.

      Eliminar
    2. Tudo que não seja ganhar 5 campeonatos em 4 possíveis é mau pelos vistos. Se tivéssemos ganho o campeonato este ano teria sido o melhor mandato do Vieira de todos os tempos... Não importa mais nada, o candidato ainda não disse nada de jeito e já é a melhor alternativa ao LVF.

      Eliminar
    3. A ver se percebo.

      2 Campeonatos ganhos em 4 a um clube intervencionado pela UEFA, que teve de pedir empréstimo a um banco Alemão para pagar ordenados de Abril e Maio.

      Aceitável era ganhar os 4...onde só há um Rival direto nos 20 anos, não me venham com o sporting.

      O que mudou para se investir agora? Porquê não no penta? Porque não este ano, em vez do Alemão com outras posições prioritárias?

      E com toda a sinceridade, isto é curiosidade genuína.

      Eliminar
    4. Não podemos ser ingratos , eu não me esqueço de Vale e azevedos, e não estou a dizer que esté Noronha não seja uma pessoa séria, mas as vergonhas que passamos com o Azevedo, não podem mais voltar,.

      Eliminar
    5. Vencedores das 4 provas nacionais nos últimos...

      20 anos:
      Porto: 27
      Benfica: 22
      Sporting: 12

      10 anos:
      Benfica: 16
      Porto: 10
      Sporting: 5

      5 anos:
      Benfica: 8
      Porto: 3
      Sporting: 3

      Nota: Retirado da série o "último mandato é para esquecer"...

      Eliminar
    6. O José Manuel acabou de rebentar os talibans de cima abaixo ahahahah

      O último mandato é para esquecer ahahaha

      E olha que para ganharem esses campeonatos, precisaram de fugir de campo, estar 2 meses no intervalo, pagar 780mil ao adversário para perder de propósito, precisaram de dar socos, cuspidelas e atacar o Benfica TODOS os dias e de TODAS as maneiras e feitios. Não esquecer que a melhor arma deles são muitos benfiquistas armados em intelectuais, os croquetes do Benfica, que se acham superiores a toda a gente, que só eles sabem o que é bom para o Benfica.

      Mudem-se para o clube dos sapos. Lá podem beber vinho branco com o mindinho a apontar para a testa.

      Eliminar
    7. Saim84, intervencionado pela UEFA ou não, falido ou não, o antense teve nos últimos 4 anos um orçamento para o futebol igual ou superior ao nosso. Logo, tinha tanta obrigação de ganhar quanto nós, e assim aconteceu.

      Também estes dados deveriam servir para os sócios abrirem os olhos, perceberem que a capacidade financeira é que ganha campeonatos, e que populismo algum deve colocar em causa a estabilidade financeira do clube.
      Populismos como dizer que razoável seria ganhar 4 em 4. Aliás, isto nem é populismo, é estupidez mesmo.

      E sim. O Benfica tem neste momento a capacidade financeira para aumentar o seu orçamento para o futebol para os 120, 130 milhões se colocar a estabilidade financeira a longo prazo em causa, apesar de isto significar a apresentação de prejuízos ou a necessidade ainda maior de venda de jogadores.
      E sim, é discutível se não o deveria ter feito.
      Mas também ninguém poderia adivinhar que o antense mantivesse um orçamento acima dos 90 milhões de euros, apesar de estar intervencionado pela UEFA, e cada vez mais falido por viver muitas dezenas de milhões acima das suas possibilidades.

      E se a sua curiosidade era genuína, espero te-la satisfeito.

      Eliminar
    8. Em função da opinião do Nelse de que o Sr. João Lopes tem tudo para ser o "nosso" presidente, e descontando a aparente contradição de que só falta saber a equipa, só uma mera pergunta: o que é tudo? Se me for bem explicado...

      Eliminar
    9. Neste mandato tomou-se a direção da formação, exageradamente na minha visão. Cometeram-se erros, dois treinadores foram demitidos (o que é sempre sinal de não correu bem).
      Mas longe de ser para esquecer. Poderia-se ter investido mais em alguns anos mas também não teriamos a explosão do Felix, enfim, mas dizer que foi para esquecer...

      Eh pa, mas vota no Noronha, o voto ainda é livre!! Para mim, que estava a pensar votar em branco como protesto por causa do jj, depois de ouvir a declaração dele vou é votar no Vieira.

      Eliminar
    10. "Populismos como dizer que razoável seria ganhar 4 em 4. Aliás, isto nem é populismo, é estupidez mesmo."

      Estupidez mesmo é termos a possibilidade de ganharmos um penta histórico e a direção do clube decidir desinvestir nessa época. Isso é que merecia uma boa explicação.

      Eliminar
    11. Estupidez mesmo é crucificar uma direcção que conseguiu o inédito tetra, porque, imagíne-se, no ano seguinte não conseguiu o inédito penta.
      Ó Francisco, vai pastar.

      Eliminar
  5. Estou 100% de acordo com o Guachos.
    Claro que é, teoricamente, sempre bom haver alternativas, desde que sejam alternativas válidas, isto é, que acrescentem alguma coisa, que criem valor ao que já temos.

    Na minha opinião, queimou-se! Um candidato que usa argumentos que os talibans e os nossos inimigos já usam há anos, os mesmos que andamos há anos a ouvir de pessoas que querem acabar com o clube, que usam Vieira como "proxy" para o efeito, não revela nem inteligência nem perspicácia. Talvez por ser uma candidatura feita à pressa, pouco pensada, que não estará a ser bem assessorada. Aliás, olhando para os promotores da candidatura, que alguém já chamou de "croquettes", deixa-me apreensivo.

    Quando afirma, "O que não percebo é como pode ser o treinador de Vieira», usa os mesmos argumentos que os talibans, que são a antítese da inteligência, pessoas que usam argumentos e propaganda dos inimigos do clube. Mas desde quando podemos dissociar o presidente do Benfica, sufragado em todas as eleições por uma esmagadora maioria dos sócios com mais de 90%, do próprio clube? Não faz sentido, é igual a estar a desqualificar e a apoucar os sócios que são quem manda no clube.

    Depois, usando de demagogia, diz que, «Jorge Jesus deve uma explicação aos benfiquistas e espero que o faça». Mas quem é ele para obrigar JJ a fazer o que quer que seja? Ou o apoia ou não o apoia. Agora não pode tratar uma pessoa de 66 anos como se fosse um puto. Se pensa isso não o devia ter dito em público. São coisas que se resolvem dentro da estrutura e não como jogada demagógica na praça pública.

    Também não gosto da limitação de mandatos já que isso é uma forma de diminuir e de desqualificar a vontade dos sócios. Então se os sócios do clube querem que um presidente fique 4 ou 5 mandatos quem somos nós para o impedir? Se os sócios não gostam ou já estão cansados do presidente, é muito simples, deixam de votar nele, ficando a limitação de mandatos nas mãos dos sócios. Isso sim, é a verdadeira democracia!!

    Outra tirada demagógica foi quando falou no Benfica europeu, como se isso fosse algo fácil de conseguir. Com certeza que não o irá fazer com o dinheiro que ele ganhou nas suas actividades empresariais nem com os valiosos contactos que tem na banca que o irá conseguir. E estratégia para conseguir isso, tem alguma? Duvido muito, a não ser o aproveitar o que já está feito, o Seixal.

    A não ser que tenha a mesma ideia do Vieira, fazer uma OPA e depois vender uma parte do capital da SAD a um, dois ou três investidores estrangeiros de peso que dêem ao clube capital e visibilidade no mundo do futebol.
    Ah! espera, mas isso era o que o Vieira queria fazer, com os inimigos do clube, cada vez mais desesperados, com os talibãs à cabeça, tanto tentaram impedir.
    Mas ainda espero que Vieira o faça num futuro próximo, quando vendermos mais um dos nossos miúdos do Seixal por 100M. Chama-se a isso criar sinergias através do efeito multiplicador dos rendimentos criados pelo investimento no Seixal.

    Next!!!



    ResponderEliminar
  6. COM O VASCO MENDONÇA??? ESTÁ TUDO DITO!!! COM A BATATINHA ??? PREFIRO QUÉM ESTÁ!!! NÃO GOSTO DA HAMBURGUERS DE MC DONALDS!!! O VILARINHO APOIOU O VIEIRA? DE MANHÃ OU Á TARDE?!!!

    ResponderEliminar
  7. Caro Guachos vamos todos aguardar e depois sim tirar conclusões, o homem acabou de se apresentar com um discurso sereno e com muito Benfiquismo. Sinceramente só espero que vá até ao fim e não aceite convites de última hora de LFV para integrar o saco de gatos que é esta direcção. Discutam-se ideias, discuta-se o Benfica, isso é que é importante e de preferência no local correcto (BTV), depois os sócios que decidam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SLB1958

      "...e com muito Benfiquismo." O que se espera de um benfiquista?
      "...depois os sócios que decidam." Havia de ser diferente?! Não tem sido isso, mal ou bem, na perspectiva de cada um, que tem ocorrido na história centenária do Benfica?! É extraordinário!

      Eliminar
    2. Sim "e com muito Benfiquismo" porque isso tem andado arredio de muitos discursos na minha opinião. Claro que os sócios decidem, a questão é decidirem após debate de ideias que lhes permitam um voto mais fundamentado e foi apenas isso que pretendi dizer, aliás a história centenária do Benfica o que mostra é que esse debate de ideias sempre esteve presente, tirando estes últimos mandatos em que parece haver algum receio nesse aspecto, posso até recordar-lhe que se não fosse o grande debate de Vilarinho contra Vale e Azevedo provavelmente LFV não estaria hoje no Benfica. Sou sócio do Benfica com 30 anos portanto já vivi alguma dessa história centenária. É de facto extraordinário!

      Eliminar
    3. O segundo parágrafo já diz ao que vem.


      Miguel

      Eliminar
    4. SLB1958

      Presumo que o ano seja o do seu nascimento, pelo menos é o meu. Quanto a anos de sócios, e isso não me faz mais benfiquista, quanto muito, isso sim, mais antigo, se andar por cá daqui a 5 anos são 50 de sócio, naturalmente, como bem o diz, referindo-se a si, já vivi um bocado nessa condição, principalmente em eleições, sempre democráticas, porquanto como benfiquista já vivi bem mais.
      Enfim, vale o que vale, eu quero é o melhor para o Benfica! Sempre! E no meu livre arbítrio não aprecio pretensos jovens turcos, e claro que não me refiro a si.

      Eliminar
  8. As opiniões são apenas... opiniões. Não questiono minimamente a bondade desta anunciada candidatura alternativa todavia, dado que o escrutínio é tremendo, há que ter cuidado com o que se diz. A colagem de alguns desiludidos mediáticos também não abona e muito menos ajuda. Percebe-se que isso passe sem relevo na MDCSQT e aguarda-se com curiosidade futuras intervenções do candidato para aferir melhor se é ou não uma alternativa no sentido de apresentar um projecto credível e aglutinador. Confesso que não gostei do silêncio ruidoso que demonstrou perante a porcaria que grassa no frutabol português, mas aguardo por novas declarações dado que é errado concluir seja o que for apenas e só por uma intervenção. A seguir.

    ResponderEliminar
  9. Noronha Lopes tem um problema que não será fácil de resolver.
    Para ganhar as eleições tem que convencer muitos associados que já decidiram votar no actual presidente, tais como eu, a mudar de opinião.
    E isto é sempre muito complicado.

    Particularmente quando aparece associado a nomes como os que foram hoje divulgados, tipo Ricardo Pereira, Pedro Ribeiro, Adão e Silva, Vasco Mendonça entre outros, que são só os mais detestados adeptos do clube por quem apoia o actual presidente, e acho que nem só.

    É evidente que o homem não é responsável por quem o apoia, mas só falta mesmo o populista aldrabão desistir a seu favor para se compor ainda mais o ramalhete.

    ResponderEliminar
  10. Mais um com o discurso do sei o que queremos. Também eu. Quero ganhar 10 campeonatos nos próximos 10 anos (é pena não puderem ser 11 campeonatos...); quero ganhar a Champions, embora a Liga Europa também me agrade, à falta da CL; quero ganhar as taças de Portugal e da Liga, todas!
    E também as Supertaças. E sei como se promete isso tudo e mais um par de jarra. Todos prometem o mesmo, quando o que se quer ouvir é como vão conseguir isso.
    Deixem-se de demagogia e megalomania e sejam realistas.
    A malta agradece, para puder escolher em Outubro.
    VIVA O BENFICA!!

    ResponderEliminar
  11. Se viesse por bem, anunciava a sua candidatura depois da final da taça, até porque o que apresentou foi ZERO.

    ResponderEliminar
  12. O Sporting de tanto olhar para cima, torceu o pescoço!

    ResponderEliminar
  13. Noronha Lopes é, pelo menos, mais credível do que RGS ou BC.
    Não me parece que chegue para ter o meu voto, isso será muito difícil, mas aguardemos pelo projeto, que, com certeza, não deixará de apresentar.

    ResponderEliminar
  14. Vou com 46 primaveras nas pernas. Cresci junto do nosso estádio, vi erguer o terceiro anel, visitava os campos de treinos, onde junto do meu pai, conversava com o Nene, o Enorme Bento, Sheu, Pietra, entre tantos outros. Vi chegar e sair o Erikson (lembro-me de chorar por ele sair a primeira vez). Com o final da juventude e início da vida adulta vi um Damásio primeiro e um Vale e Azevedo depois conseguirem que um dos meus maiores amores fosse posto na lama, destruído nos seus alicerces. Vi um Vilarinho pegar pelos cornos a estrutura do futebol português e dar dois murros na mesa, partir a loiça e, aí sim, devolver o Benfica aos benfiquistas. Vi um Vieira, com toda a MDCSDQT e suas campanhas nojentas, fazer renascer das cinzas (qual Fénix!) o nosso Glorioso! Começamos a gritar SLB como nunca!! Deu tiros nos pés? Quem não? Depois... Depois, como refere o José Manuel, foi o que se sabe!! Não sou Vieirista nem nada que se pareça. Tenho sentido crítico e opinião, penso por mim: Não há candidato até ao momento que me faça querer arriscar decidir por outra Direcção. LFV, com todos os seus defeitos, por mim, continuará a ser o Presidente desta Enorme e Grandiosa instituição que é o Sport Lisboa e Benfica!!
    E PLURIBUS UNUM!
    Vivó Benfica!!
    BV

    ResponderEliminar
  15. No mais acertivo dos bloggers nacionais, acho que neste post...ficou a meio da ponte.

    ResponderEliminar
  16. Grande Guachos, é sempre um prazer ler estas crónicas!
    Quanto à apresentação da candidatura do JNL, aguardo com bastante atenção o que aí vem. Sempre fui e sou um Vieirista convicto, e especialmente muito agradecido a Manuel Vilarinho a Luis Filipe Vieira Mario Dias e seus pares pelo monstro que reergueram.
    Lembro-me de olhar para o Benfica de Vale e Azevedo e pensar que nunca mais iria ter a sorte de poder almejar em ver um Benfica Europeu e forte. Tudo isso foi conseguido às custas de muita dedicação das direcções que se seguiram.
    No entanto, consigo olhar para este Benfica em prespectiva e perceber que esta direcção tem dado muitos tiros nos pés. Desde logo a saida de Jorge Jesus, que tem apenas um culpado, e foi sem duvida o nosso presidente... Eu na altura entendi, pois havia o projeto Seixal que era um sonho seu,
    havia um constante sangrar de talentos para outros clubes Europeus (Caso de Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, etc) e o Jorge Jesus não era o homem ideal para o levar avante. O Problema é que entrámos num extremismo de Seixal, e está mais que provado que não há equipe que resista apenas com "seixal".
    Vamos então novamente mudar a agulha, volta o JJ, congelam-se os valores do Seixal (espero que não) e trazem-se os Aimares e Saviolas (Que saudades).
    Eu entendo que é anos de Eleições, eu entendo que o nosso presidente atravessa uma grave crise de populismo e também um cerrado ataque dos Antis e da MDCSDQT, mas também não consigo deixar de olhar para todos os processos que lhe são movidos e que arrastam também o nome do Benfica pela lama, com apreensão.
    Não será a hora de em nome do Benfica deixar outro liderar? Alguém que possa trazer essa transparência, mesmo que o faço usando toda a estrutura por ele criada? DSO, Rui Costa, JJ...
    Ainda pouco ou nada sei de JNL, mas pelo seu CV, pelas pessoas que tem em volta dele, parece-me um presidente "à altura", mas não quero ser ingrato para com LFV, porque a história do SLB fica cá, e por muito que queiram tentar demonstrar o contrário, LFV foi muito provavelmente o maior presidente da historia do nosso Sport Lisboa e Benfica!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.