segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Benfica, a La Liga é aqui ao lado

Rui Costa despediu Jorge Jesus trocando-o por Nelson Veríssimo que dois anos antes tinha substituído Bruno Lage! Contratou o seu treinador de eleição (Roger Schmidt) para o deixar entregue às feras, contribuindo para a criação do ambiente toxico com a imprensa e os adeptos que levou ao seu despedimento e à indemnização milionária. Fez o mesmo a Bruno Lage depois de o contratar quando todos os indicadores davam conta do erro que estava a cometer. Finalmente, no seu melhor acto de gestão, foi buscar José Mourinho, talvez o único treinador, homem, benfiquista, profissional ou o que lhe quisermos chamar, capaz de meter na ordem a escumalha mediática.

Ontem, dando o peito às balas, José Mourinho (AQUI) estendeu-lhe a passadeira para a regeneração do Benfica: "Eventualmente, o clube, enquanto instituição, pode querer fazer algo ou não e seguir a linha de estar habituado e acomodar-se à situação.". O que fez Rui Costa (repetindo o erro de falar sem se preparar sabendo que os sapos jogavam a seguir) foi tão ridículo que hoje foi completamente ignorado pela mídia. Por ser tão bem aconselhado, Rui Costa devia propor um louvor ao Pedro Pinto e aumentar-lhe o seu gordo salário. 

Será muito triste - eu diria dramático - para o Benfica se Rui Costa deixar José Mourinho a pregar no deserto. Se o deixar entregue à sua sorte (como fez a Roger Schimdt, Bruno Laje e Nelson Veríssimo) atirando-o aos lobos que desde a reunião do Altis lutam por nivelar o futebol português por baixo, o seu melhor acto de gestão servirá apenas para acelerar a saída de ambos (sem honra nem glória) do Benfica. Ao não aproveitar o potencial de José Mourinho, o seu peso internacional e a sua capacidade de planeamento, disciplina e gestão, para fazer valer a força do Benfica, Rui Costa arrisca-se a ser o pior presidente do Benfica em toda a sua grandiosa história. 

Basta ver as capas dos pasquins desportivos para se perceber o que Rui Costa e o Benfica, hoje, representam para eles. Carne para canhão, clics e papel (de limpar o cu) vendido. Quanto mais achincalhado o Benfica for, seja pela arbitragem, pela justiça desportiva, pelo CA, de justiça e disciplina, mais eles vendem clics e papel de limpar o cu. Há mais de uma década que eu aqui o escrevo. Sempre que o Benfica não ganha, sem contar sapos e fruteiros com insultos e ameaças mais ou menos repugnantes, a minha caixa de comentários enche-se de verdadeiros verdadeiramente ressabiados para quem, sou eu o culpado de tudo o que de mau acontece ao Benfica. Não são os Tiagos Martins e os João Gonçalves desta vida que lhes dão cabo das cornaduras. É o GV, por não achincalhar ainda mais o Benfica. 

Ou o Benfica acaba com o sistema, e nunca o fará com os patéticos impulsos de Rui Costa - sempre de cabeça quente e ultrapassado pelos acontecimentos -, ou será o sistema a acabar com o Benfica tal como o conhecemos. O Benfica não pode aceitar estar fora dos centros de decisão. Não para ser beneficiado mas para se fazer respeitar. Tem de estar representado por gente decidida e preparada. Na liga, na federação, na arbitragem, sobretudo esta, dominada por sapos e fruteiros, mas também na disciplina, justiça e...comunicação social, onde, tirando uma ou outra rara excepção, não tem um comentador ou fazedor de opinião que não olhe para o seu umbigo antes de olhar para o Benfica. Nas televisões, então, é quase o total degredo. Indivíduos que se dizem do Benfica são os seus piores inimigos. 

A Rui Costa basta-lhe convocar uma conferência de imprensa (num dia sem jogos de sapos e clube da fruta) e assumir que, em função do que tem visto, o Benfica já não luta pelo campeonato, dá taça de Portugal como perdida (a eliminação najantas é um proforma) e que se está nas tintas - mandará para Leiria um misto de menos rodados e equipa b para defrontar o Braga - para a taça da liga (da farsa). Que a única preocupação do Benfica passou a ser a Juventus e Real Madrid (apesar de serem duas equipas com a arbitragem na algibeira), preparar a nova época e rejeitar liminarmente penaltis oferecidos (com os resultados feitos) a partir de agora, antecipando a cartilha que, no final da época, os erros dos árbitros serão igualmente repartidos. Por fim, discutir direitos televisivos com este clima arbitral, pois não contem com o Benfica para isso. Por outras palavras, que vão mamar na quinta pata do cavalo. Ah, e a liga espanhola é aqui ao lado...

Só mais uma coisa. Nada de deixar passar impune João Gonçalves. Se não tivesse apitado ‘falta’ depois de ver a bola na baliza do Braga, nem mesmo o Tiago moedas, apesar do precedente da Taça de Portugal (golo anulado a Bruma), se atreveria a chamá-lo ao VAR.  


8 comentários:

  1. Não há palavras, é tudo demasiado mau, desde a direção aos verdadeiros é tudo uma valente merda.

    Num clube com milhões de adeptos sinto-me completamente só a pregar no deserto.

    O Benfica tem o que merece, infelizmente!

    ResponderEliminar
  2. Caro guachos, mesmo sem te conhecer, acredita que tenho uma especial admiracao por ti. Tudo o que escreveste peca por escasso, eu no lugar do nosso Ruizinho, faria muito mais. Corte de relações com a agremiação de alvalade, exigia demissoes de Rui caeiro, luciano goncalves, entre outros. Proibia entrada nas instalações do clube a certos jornalistas , nem o proencinha nem o presidente da liga ou qualquer membro do governo sentaria o cuzinho na tribuna presidencial. Vendia os direitos televisivos a revelia de todos, problemas?... lei anti concorrência, duvidas? Tribunal Europeu com eles. Mas guachos, a culpa não é tua pelo estado a que o Benfica chegou , mas é de quem vendo o Rui fazer sempre o mesmo, esperar um dia resultados diferentes. Uns não são mais verdadeiros que os outros, apenas queriamos uma mudança de rumo.

    ResponderEliminar
  3. José Mourinho foi a melhor coisa que aconteceu ao Benfica ultimamente. A prova disso, foi ontem ouvir o intragável Rodolfo, todo abespinhado, gritar "onde é que já se viu um treinador mandar num presidente?" Oh Rodolfo, o que tu queres sei eu. Dá-te jeito o presidente ser como é, passivo, e já viste que é o Mourinho a assumir a defesa do Benfica E MUITO BEM! Por isso relinchas que isso não se admite...

    ResponderEliminar
  4. O nosso presidente, infelizmente, é muito engomadinho em frente às câmaras. Deixar sempre a defesa do clube, da equipa, dos jogadores para o treinador, dá no que tem dado desde que assumiu a presidência, bola atrás de bola. Somos comidos por todos, desde a liga projeto aos apintadores. Somos achincalhados pela MDCSDQT, likes e clicks a todo o minuto. E estamos constantemente em auto flagelação.
    É difícil descrever o nível de frustração a que cheguei, falo por mim. Mas, se eu sinto isso, imagine-se como se sentem os que nos defendem dentro das quatro linhas, jogo após jogo, mês após mês, época após época. A vontade será deixar passar e sair o quanto antes, pois o sufoco deve ser insuportável.
    Com este tipo de dirigismo, falo do nosso clube, acabo por concordar levemente com o Guachos, ou seja, a La Liga é já ali ao lado. Mas essa não é a minha ideia. O nosso clube é tão grande, tão grande, que até podia ser o Benfica a dirigir a Liga e a Federação ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  5. Fui só eu que notei algum sentimento de frustração/desilusão de Mourinho em relação à direcção? Se Mourinho bater com a porta Rui Costa não sobrevive.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo o que escreve, caro Guachos, menos com a ideia da Liga Espanhola.
    Lá, como cá, a corrupção na arbitragem é evidente. Barcelona ou Real Madrid, uns anos um, outros anos o outro, serão sempre beneficiados. E sabendo nós que a maioria dos espanhóis não suporta os êxitos dos portugueses, não vejo que essa seja a solução para o Benfica, além de que, caso fosse essa a vontade do Benfica, não me parece que fosse viável a sua concretização (haveria sempre entraves legais, interesses contrários, pressões de governos...).
    Quanto a Rui Costa, já perdi a esperança há muito tempo. Infelizmente, temo que os próximos 4 anos sejam desesperantes para os benfiquistas.

    ResponderEliminar
  7. Já acredito que Rui Costa está sequestrado, condicionado até ao último fio do seu cabelo. Rui Costa não serve ao Benfica, não defende o clube ao qual (tristemente) preside, está nas mãos daqueles que querem acabar com o Benfica. Só isso explica as suas declarações após o que Mourinho afirmou, e bem.
    Já o tinha dito e volto a repetir: Mourinho é das melhores coisas que nos aconteceu. Por tudo o que ele sabe do futebol português e mundial e por tudo o que tem feito em prol do Benfica. Basta ver o incómodo que provoca nos paineleiros e pés de microfone.
    Tudo o que o Guachos disse e anda a dizer há mais de uma década é verdade. E isso tornou-se óbvio para todos os benfiquistas. O que mais de pior nos pode acontecer? Rui Costa não tomará nenhuma dessas medidas, sabemos.
    Quanto a vós não sei. Mas eu, tenho por mim que o benfiquismo de Rui Costa é diferente. É o mesmo dos restantes representantes "benfiquistas" que pululam pela MDCSDQT.
    Cabe aos sócios correrem com o Rui Costa, antes que ele despache o Mourinho.

    ResponderEliminar
  8. Alguns apontamentos:
    - Não fosse José Mourinho o treinador do Benfica e o despedimento do atual treinador do Benfica estava já por um fio;
    - Abro o Record Online e vejo
    «O problema não está na arbitragem, o Benfica tem de ser Benfica»: as reações ao empate com o Sp. Braga;
    Conhecidos adeptos das águias analisam jogo

    - De repente lembrei-me que o Braga foi dar um cheirete de bola ao dragão e à alvalade, o Benfica foi a Braga e faz uma 2a parte que mete o Braga a jogar em meio campo e com a ajuda do arbitro conseguiu safar-se com um empate;

    Era só isto... por agora

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.