domingo, 13 de setembro de 2026

Já fizeram as malas para Vigo?

«A Polícia Judiciária está a investigar os casos mais recentes relacionados com a arbitragem em Portugal. Vários árbitros foram ouvidos e terão aceitado ceder às autoridades conversas dos respetivos telemóveis onde se fala de prémios chorudos para dirigentes, pressão para a escolha do árbitro do FC Porto-Benfica e ajudas ao Estrela da Amadora» (...) «Mensagens já estão nas autoridades e foram extraídas dos telemóveis dos árbitros e dos ex-árbitros. Judiciária já ouviu testemunhas e recolheu provas que serão fundamentais».

Mesmo com a credibilidade da PJ pelas ruas da amargura - e não é de agora se nos relembrarmos do bufo que avisou Lourenço Pinto que por sua vez alertou Pinto da fruta que partiu à desfilada para Vigo para não ser apanhado em flagrante - abre-se uma janela de oportunidade (será?) de, pelo menos, durante algum tempo manter alguns figurões cagados de medo. Veremos se os processos se refletem na subida abrupta da qualidade das arbitragens. Tal como no apito dourado, existem escutas (que a justiça portuguesa ignorou no caso do clube da fruta) que a federação e o conselho de justiça varreram para debaixo do tapete. E como no apito dourado (Boavista) aparece um bombo da festa (E. Amadora) para arcar com as culpas de todos. Com uma nuance. Duarte Gomes, autor das denuncias, não trabalha no Calor da Noite e/ou na Taverna do Infante (não será tão fácil descredibiliza-lo como à Carolina) e, ao que parece - deixou um cheirinho no podcast Hora Bolas (RTP e Antena 1) - não parece disposto a calar parte, pelo menos parte, do que sabe.

O CM, apesar de, na sua capa de hoje, fazer de conta que nada está a acontecer (a imprensa desportiva cagou para a PJ e Duarte Gomes), agarrou o osso e também não parece ter intensões de, tão cedo, o largar. A cara de enterro dos comentadores da CMTV também não augura bons ventos para os envolvidos. No programa de ontem, Tania Laranjo, dava conta da pressão do clube da fruta para afastar Veríssimo do foculporto-Benfica, Taça de Portugal 2026. Bitó Puinto, execrável arauto da fruta, começou imediatamente a lavagem pública do clube da dita afirmando que o árbitro até fez uma excelente exibição. Então não fez? Melhor só se Veríssimo marcasse o golo da vitória do foculporto. Brilhou muito - ele e o traste arbitral (Luis Ferreira) que o acompanhou no VAR - quando desprezou uma excelente defesa de Pablo Rosário que, assim, parou um cruzamento de Sidny Cabral dentro da grande área do  foculporto. Atingiu o máximo de intensidade quando não quis ver o pisão de Mora no tornozelo de Leandro Barreiro dentro da área de rigor do clube da fruta. 

Para quem depressa esquece as filhas da putice que nos fazem, cabe aqui recordar que esse jogo, antes de ser decidido por Veríssimo e Luis Ferreira najantas, começou a ser preparado dias antes em Leiria (Benfica-Braga para a taça da Liga) por João Pinheiro quando, aos 89 minutos, exibiu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho a Otamendi por uma falta (que não cometeu) a meio campo - sem outro motivo, que não o de afastar o capitão do Benfica do foculporto-Benfica, que o justificasse. Ah, e também não faltaram os foguetes de véspera, de madrugada, no hotel em Gaia onde pernoitou o Benfica.

Paulo Loop, presidente do E. Amadora homenageado em Julho pela FPF, foi candidato às eleições do sapedo em 2018. Lopo tem sido um dos aríetes mais usados pelo submundo da bola para fecundar o Benfica na questão dos direitos televisivos. Quem acha um acaso que o seu nome e o do Estrela da Amadora aparecem envolvidos nos benefícios arbitrais com certeza que não vive neste mundo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.