Duarte Gomes diretor técnico nacional de arbitragem tem como maior coroa de glória um Benfica-Sporting, no Estádio da Luz em 2001, onde conseguiu transformar uma vitória clara do Benfica (2-0 aos 84 mts) num empate a 2 com sabor a vitória para os sapos. Jardel, que deveria ser expulso (segundo amarelo) por simulação grotesca dentro da área do Benfica (penalti assinalado para os sapos), acabaria dois minutos mais tarde (desorientação total do Benfica a jogar com 10 a partir dos 53 minutos) por marcar também o golo do empate.
Anos mais tarde, numa entrevista à sic, o linhas brancas - «médico do FC Porto sabia que consumia cocaína» - dos sapos explicou como tudo se passou: «O penalti na Luz foi assim: o gajo cruzou, o João Manuel Pinto soprou, eu caí, penalti. Os jogadores do Benfica estavam a reclamar que não tinham tocado. Eu falei que o vento estava forte. Encheram uma piscina ali e eu vi logo a piscina». Virando-se para Duarte Gomes que participou no programa: «Vou pedir-te desculpa e depois pedes tu". Duarte Gomes respondeu entre risos: "Não tens de pedir desculpa, faz parte do jogo". Salamaleques para aqui, beijinhos e abraços para ali, e o Benfica, a verdade desportiva e os milhões de adeptos que se sentiram roubados que se fod@m! A malta bebe uns copos, dá uns puns em directo na SIC, recorda entre sorrisos as trapaças que fecundaram o Benfica e, como a batota faz parte do jogo, engole-se a verdade desportiva como quem marca um canto fantasma ao Santa Clara ou se transforma um ressalto em penalti a favor do Casa Pia. Nessa época, Jardel marcou 42 golos, cerca de metade obtidos em foras-de-jogo não assinalados, e os restantes (15 dos 17 assinalados a favor dos sapos) de penalti à Duarte Gomes. Luciano Gonçalves não conheço e nem sei qual é o tamanho das botas que terá lambido para chegar a líder da APF.
Conselho de Arbitragem da FPF e Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APF) juntaram-se numa conferência de imprensa para "esclarecer" os casos de arbitragem. Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem, e Duarte Gomes, diretor técnico, revelaram que houve 40 intervenções do VAR na I Liga e, no conjunto das quatro provas com a tecnologia, 97% das decisões foram acertadas. A perfeição em modo falta de vergonha na puta da cara. Duarte Gomes, tão cobarde e taticista como quando assinalava penaltis fantasma ao Benfica, afirmou não ter visto as ultimas declarações do Presidente Rui Costa. Luciano Gonçalves, pelo contrário: "Aqui ninguém rebenta ninguém, ninguém rebenta nenhum árbitro" - está tão atento que até manda recados aos assalariados do Benfica.
97% de acerto nas decisões dos vídeo árbitros! A saber: nunca falharam na cor dos equipamentos, no numero das chuteiras dos jogadores, no gel nas cabeleiras, no corte da barba, na entrada no relvado, na escolha do campo e na moeda ao ar, no aquecimento e na preparação dos jogos, na visualização dos lances ao intervalo e em decisões tão complicadas, como meter e tirar o apito na boca, algo o comum mortal falharia redondamente. No 1,5% dos lances que correram menos bem, incluem-se coisas de lana caprina como o canto a favor do Benfica que João Pinheiro não permitiu ser cobrado, apitando para o fim do jogo do Benfica 1-1 Santa Clara. A extraordinária eficácia do VAR - para provar um toque da unha do Otamendi pisou a unha de Vrousai, mas que se ausentou no penalti sobre Pavlidis (levou com os pitões na canela dentro da área de rigor) - no Benfica 1-1 Rio Ave. Mais o penalti assinalado (e seis pontos a arder) a António Silva por um ressalto no braço que os árbitros sabem que não é para assinalar. No outro 1,5% estão coisas de somenos como a não expulsão (Famalicão a vencer por 1-0) de Gonçalo Inácio no Famalicão 1- 2 sapos. A expulsão inventada (Nacional a vencer por 1-0) de um jogador da casa no Nacional 1-4 sapos. Outra expulsão inventada (estava o jogo empatado a zero) no Sapos-Arouca. E quem se lembra, tamanha é a irrelevância, do Estoril 0-1 sapos do penalti não assinalado (com 0-0) a favor dos da casa, mais o golo da vitória obtido em fora-de-jogo evidente? Recordam-se do sapos-Alverca quando o árbitro, numa decisão insignificante para o resultado final (2-0) perdoar a expulsão, a enésima, a Diomande (0-0 aos 55 mts) e da ultima jornada, onde, num canto (recordar que João Pinheiro não deixou cobrar um, lícito, no Benfica-Santa Clara) fantasma, o auxiliar e o árbitro entregaram a vitória à saparia? Tudo decisões de lana caprina. E nem me debruço sobre os lances sem importância nos jogos do clube da fruta onde, por suposto, nada aconteceu de relevante.
Já hoje, enquanto evacuava um valente Diogo Luis, ao olhar a imprensa online percebi que os arquétipos da perfeição (APF) querem ir ainda mais longe. Não em atingir os 100% de acertos nas decisões dos árbitros (97% de sucesso está de bom tamanho e recomenda-se) mas na implantação da lei da rolha para quem não gostar muito da fruta. Falar dos árbitros (a APF participou de António Silva ao CD por dizer que os árbitros apitaram condicionados) só para quem lhes propuser um altar. Exigem perda de pontos, mínimo de cinco, máximo de oito para os clube infratores e multas (presumo que a dividir pelos ofendidos) entre os 25 mil e os 100 mil euros! "o clube é responsável pelos atos cometidos por qualquer dos seus dirigentes, representantes, funcionários e demais agentes desportivos a si vinculados, bem como pelos atos cometidos pelos seus representantes de facto, quando praticados no seu interesse." Ora tomem! Até eu, aqui no tasco, não poderei mais duvidar da competência dos barrascos santos não vá o CD retirar pontos ao Benfica! Como precisam da aprovação dos clubes, se o Benfica for conivente com mais esta aberração bem merece, em exclusivo, ser o único clube roubado pelos árbitros.
Bernardo Ribeiro: «Os árbitros não têm estado bem, mas não são o pior que há no futebol português». Pela primeira vez na vida não estou em completo desacordo com o sapo. Pés de microfone, pasquins desportivos em geral e o rascord em particular, não raras vezes (porque os promovem e lhes lavam os roubos mais abjectos) são bem mais rascas que os árbitros mais rascas.
Eu soube pela net das palavras do javardo Duarte Gomes em as leis do jogo e o protocolo do VAR são consoante a interpretação do árbitro ou seja consoante a cor das camisolas, já sabia que os árbitros
ResponderEliminarfazem campeões mas agora é oficial , Rui Costa que meta os pés a caminho da UEFA ou FIFA e apresente esta vergonha e arranje um país para o Benfica jogar longe destes porcos.
Quer dizer: todo o mundo critica políticos, governos, polícias, jornalistas, o Papa, e os meninos do apito nem sequer querem que se fale sobre a sua (in)competência? 25 de Abril precisa-se.
ResponderEliminarDuarte Gomes, a propósito do penalti do António, disse ser um lance de interpretação. Na minha opinião, acobardou-se. Mas já viram o perigo destas subjetividades? Se o tipo equipar de preto é penalti. Mas se for de branco, ah aí "segundo a minha interpretação", não é penalti. E será esta palhaçada a determinar os campeões ano após ano!
PS: não sei do que está à espera o Benfica, para desmontar o que as redes sociais de esfalfam por deturpar. Correm imagens paradas (para mim de IA) do António de braço aberto a tocar a bola. São os que defendem ser penalti. E são muitos, claro, afetos aos dragartos. Em lance corrido, vê-se perfeitamente a velocidade e o impacto que teve a bola no corpo do rapaz, ao mesmo tempo que, instintivamente, tenta rodar o corpo a fim de evitar o impacto. Quem, naqueles casos, não se tenta proteger? Agora, digam os inteligentes das interpretações, se naquelas circunstâncias há tempo para se pensar em braços!
Na Fotografia faltam o António Nobre e o Tiago Martins para se juntarem aos calorosos do manto verde. Outros existem que seguem o verdun. Nunca os árbitros poderiam estar a dirigir o futebol. Isto não acontece em país nenhum do mundo. Quem são os árbitros em termos de representatividade no futebol? São talvez o quarto grupo. Primeiro temos os jogadores, depois os dirigentes, depois treinadores e staff e talvez depois os árbitros, que apenas são os mais importantes quando defendem a integridade do jogo. Em Portugal chegaram ao poder precisamente por não defenderem a integridade do jogo, mas porque defendem os interesses do Sporting e do FCPorto. Neste momento, começo a achar que os árbitros estão envolvidos em esquemas de apostas.
ResponderEliminarHá uma expressão popular que diz quando a justiça não funciona faz-se justiça com as próprias mãos. Estão a ser criadas cada vez mais condições para isso.
ResponderEliminarAfinal porque se fala tanto dos árbitros? A resposta a esta questão (sem ser a corporativa), deveria preocupar a FPF e a APAF. Como qualquer animal acossado, aqueles organismos preferem a fuga para a frente através de uma ainda maior penalização dos outros agentes.
ResponderEliminarOu seja, em vez de resolverem os seus próprios problemas e melhorar a qualidade da arbitragem querem silenciar os treinadores, jogadores e dirigentes, tirando-lhes o pio.
Por aqui se vê com quem estamos a lidar. Ignoram as leis, preferindo o branqueamento dos 'erros' que cometem através do tradicional ' é uma questão de interpretação'...
E lamentavelmente temos os media que alinham e ampliam esta golpada.
Se assim fosse, para quê existirem leis e regulamentos? É altura dos árbitros assumirem as suas responsabilidades e nos lances mais polémicos, a obrigatoriedade de serem divulgadas as conversas áudio entre os árbitros e VAR.
E a comprovarem-se os 'erros', uma penalização dos árbitros tal como acontece com os restantes agentes.
Ficamos à espera do prometido endurecimento das penalizações aos outros que não os árbitros. Mal entre a proposta, deve o Benfica sensibilizar de imediato os outros clubes para impedir a aprovação de tamanha aberração.
O problema não se resolve assim mas com melhores performances dos árbitros para evitar que andem sempre na crista da onda.
Ou errar sempre para o mesmo lado (leia-se Benfica), também é uma questão de 'interpretação '?
F A N T Á S T I C O!
ResponderEliminarBravo Guachos👏👏👏
SURREAL
ResponderEliminarDepois de uma semana onde atribuiram 2 pontos ao Sporting e roubaram 2 pontos ao Benfica estes filhos da puta ainda se sentem no direito de exigirem que o BENFICA se cale perante esta roubalheira. SIM, ISTO TUDO acontece porque o Benfica falou desta vez porque tivesse o Benfica ficado mudo e calado nada disto se passava.
Enquanto quem manda no Benfica não tiver A CORAGEM DE PARTIR PARA A RUTURA isto não vai parar
Bom dia, depois daquela vergonhosa conferência de imprensa do ladrão mor, que fez o Benfica?nada absolutamente nada... Eu às vezes penso que será que temos a comandar o Benfica? Se os responsáveis do Benfica fossem mesmo do Benfica, coisa que eu duvido, desmascaravam logo tudo e com imagens, assim ficou a ideia para as pessoas que a APAF e a sua corge reles tem razão.....FDS esta merda..
ResponderEliminarÉ refrescante ver o Benfica ser defendido.
ResponderEliminarDigo mais.
Agora apareceu um dirigente da Associação de Dirigentes a criticar o ambiente que se vive.
Aquele que já lá está, toda a vida achincalhou o Benfica, mas era ironia.
O f j traques foi condenado por violência doméstica, mas quem é julgado na praça pública é o desgraçado do Schjelderup.
Durante anos gozaram com os mails truncados, e agora não se retratam e o j traques não paga o que deve. Nem os porcos!
Durante anos os presidentes dos porcos e dos lagartos nunca geraram indignação em ninguém, a comunicaçãozinha social de merda assobiava para o lado e ainda gozava o prato. Agora que o Benfica parece querer por os pés à parede, aqui d'el Rei que estamos a estragar o negócio!?
Isto tem de endurecer, sem medos e as virgens ofendidas vão pqp!
Viva o Benfica
Sócio do SLB rumo ao 39