quinta-feira, 23 de julho de 2020

A ditadura dos números!

Os números. Cada um dá-lhes a importância que deseja. Cada um manipula-os conforme chove ou faz sol. Há quem diga que nos últimos três anos o Benfica apenas ganhou um campeonato. Eu prefiro olhar para os últimos sete onde o maior clube português venceu cinco e o clube da fruta só dois. Recuso-me a esconder que quando o mestre saiu para os sapos o Benfica ocupava o 5º lugar do ranking da UEFA e que agora se encontra no 45º.  Os números dizem-nos que a MDCSDQT já vendeu e comprou duas toneladas de jogadores desde que o mestre decidiu abandonar o paraíso e ainda não entramos nos preliminares. Dos que mais gosto são os do RGS que batem sempre certo com os do crime organizado e da comunicação terrorista do clube da fruta. A cartilha é excelente e o tandem, perfeito. 

A uma jornada do fim, o "pior foculporto de sempre" - no sábio parecer dos talibans da internet e dos "verdadeiros" verdadeiros benfiquistas benquistos da MDCSDQT - vê um dos piores Benfica de sempre, com a "International Champions Cup" e Supertaça Cândido Oliveira no bucho, segundo lugar no campeonato e finalista (para já) da Taça de Portugal, com tantos pontos conquistados (82) como o melhor foculporto de sempre, campeão europeu, de José Mourinho de 2003/04! Curiosamente, no mesmo campeonato, o Benfica (com um dos lesados do dez que mais se incomodaram com a falta de competividade da liga da época passada, como director desportivo) chegou ao fim com precisamente 74, os mesmo de agora, o que lhe dá oportunidade, se ganhar à potência na ultima jornada, de fazer 77!

Voltando à época passada, o foculporto que entregou o titulo ao Benfica - é impressionante o demérito do maior clube português que só não perde quando o clube da fruta está em crise e perde invariavelmente com o clube da fruta em crise - chegou ao fim do campeonato com 85 pontos, os mesmos que conseguirá se ganhar o seu ultimo na festa de despedida do dragon Sousa, em Braga! 

No numero de jogos à porta fechada o campeão é o Meirim! Antes de abandonar o CD o ponta de lança do foculporto na liga decidiu (apesar da humilhação do TAS que o transformou, enquanto "monstro da justiça desportiva", como um pedaço de merda abaixo do barrasco Santos e do pasteleiro Soares Dias) condenar o Benfica com mais dois jogos sem publico! Um verdadeiro filho da fruta que tudo fez para merecer a devida homenagem de despedida, em campo, num jogo do foculporto, ao lado do dragon Sousa e do Xistra.

Na contabilidade dos votos nulos e em branco, Rui Gomes da Silva começa a ver a sua vida a andar para trás com a candidatura de Noronha Lopes anunciada para hoje. RGS, que tanto se tem esforçado por preencher da melhor maneira qualquer falha que o francisco traques e o fruta canal possam descurar, arrisca-se a que nem o pasquim da fruta e o rascord lhe dêm os seus cinco minutos de fama diários que merece. Sob o lema “A Glória É agora” vai começar a contagem de espingardas dos famosos que estão defraudados com os cinco campeonatos ganhos em sete anos! A candidatura, que começou a ganhar corpo no WhatsApp onde o guerreiro Pedro Adão e o gladiador Vasco Mendonça empunharam com fervor a batuta (espada) da mudança, promete apresentar um numero gigantesco de VIP´s e um batalhão de especialistas da especialidade, paineleiros televisivos e comentadores encartados, dos que mais têm feito as delicias do foculporto em artigos de chacota ao Benfica e em programas onde são completamente "chacinados" pelos cartilheiros da fruta. 

Alternativas credíveis são sempre bem vindas na vida do Benfica! Não é nada benéfico que os 17 anos de presidência de Luís Filipe Vieira tenham como oposição apenas a fraquíssima campanha taliban do RGS. É muito bom o formalizar desta candidatura desde que não se revele "uma lufada de ar fresco" à boa maneira do canal 11 da federação do Naundinho das facturas! Com tantos especialistas reunidos, não espero menos do que o apresentar já de um projecto de programa perfeitamente delineado com propostas sérias para os sócios analisarem com tempo. Se for para recusar vender craques do Seixal por 126M€ e expurgar os empresários dos jogadores, prometer sete campeonatos seguidos, o extermínio de sapos e clube da fruta e duas champions Leagues só no primeiro ano de mandato, prefiro o RGS.

22 comentários:

  1. Exato, tá tudo maluco que o Fóculporco ganhou 2 campeonatos em 3, esquecem-se que também ganhou 2 campeonatos em 4, em 5, em 6 e em 7. Folgo ver que ainda há gent é normal que vê que o Benfica é que tem ganho mais, independentemente de "2 nos últimos 3"ismos

    ResponderEliminar
  2. É muito bom haver candidaturas para o cargo de Presidente do clube.

    Um Clube como o nosso não se pode limitar a sufragar candidaturas unicas, como se em mais de 200.000 sócios não houvesse um unico com capacidade para apresentar uma alternativa ao rumo seguido.

    Todos conhecem a obra e a capacidade de Vieira, assim como a sua forma de gerir o Clube e a SAD.
    O Benfica sempre teve disputas eleitorais, mesmo quando os Presidentes eram da grandeza moral e ética de um Borges Coutinho.

    Todos nós sócios só temos a ganhar com eleições disputadas, o Benfica é demasiado grande para se limitar a uma opção, seja ela qual fôr.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  3. "...dos que mais têm feito as delicias do foculporto em artigos de chacota ao Benfica e em programas onde são completamente "chacinados" pelos cartilheiros da fruta."
    É exactamente este o sentimento com que fico sempre que vejo um desses programas em que entrem corruptos, sapos e um benfiquista. Chego mesmo a ter vergonha alheia pelos tareões que os desgraçados levam (no Porto diz-se dar baile). Eles não têm a culpa, de facto nem todos têm a sagacidade e inteligência (e saber) de uma Leonor Pinhão ou de um Bagão Felix, por isso mesmo é que lá estão, se não quem levava baile seriam outros... é o que temos.

    ResponderEliminar
  4. A candidatura do Noronha, até ver, é uma candidatura mais séria que a candidatura patética do RGS.

    "Com os 26,5 milhões de Jesus ia buscar Mourinho, Guardiola ou Ancelotti"

    RGS revelou (para os mais desatentos) toda a sua estupidez desde o anuncio do regresso de Jorge Jesus e, com isso, a sua campanha taliban da internet caiu no descrédito. Até no nicho de potencial apoio RGS saiu ridicularizado! É disto que se trata!.

    Não acho que Vieira esteja já acabado, ao contrário de muitos, aponto para 2024 o seu fim de ciclo, mas o Benfica só tem a ganhar em apresentar alternativas crediveis. Requisito que RGS não preenchia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um demagogo. Típico político da oposição. Não precisa fazer sentido o importante é criticar... Mesmo que, qualquer um desses treinadores fossem custar ao Benfica só 26M, e quererem vir para Portugal? Para este palhaço da Internet deve ser só abanar notas e chovem treinadores e jogadores... Só não diz que contrata o Messi e o Ronaldo pq não calha, mas até Outubro ainda espero que se não for um desses que seja o Neymar.

      O Vieira não está acabado, nem vai estar enquanto ele queira continuar. O que tem de estar no fim é este modelo de totalitarismo... Percebo que para manter o clube estável e com nome no mercado o Presidente não pode ser mediático, mas neste nosso futebol tem de haver alguém a manter os árbitros na linha pq nunca será o conselho de arbitragem a fazê-lo. Aí está tudo minado, desde avaliadores dos árbitros até aos altos dirigentes (Fontelas e Meirim inclusivé) mais corruptos não há...

      Eliminar
    2. O Vieira vai ganhar as eleições, não com os 90% que teve, mas irá ganhar com grande avanço. Há gente sem miolos a dizer que quanto mais candidaturas melhor, bla bla bla, democracia e tal, quando não fazem ideia do que é a democracia.

      A democracia é a vontade do povo expressa no voto e na liberdade de expressão, é o povo que decide através do voto, não interessa a quantidade de candidatos, porque no fim o povo acaba sempre por escolher aquele que entende ser melhor, quando a quantidade de candidatos apenas fragiliza a oposição o que para Vieira é vantajoso.
      Se eu for à praça e já ter decidido o tipo peixe que vou comprar o que me interessa a mim que haja uma tonelada de peixe à venda? Acabo sempre por comprar aquele peixe que já tinha decidido.

      Muitos candidatos não é um sinal de democracia, é sinal que as pessoas que se candidatam fazem-no porque têm ambições pessoais, neste caso, porque o tacho é apetecível. Este facto, para mim, assusta-me!
      Claro que haverá sempre aqueles que o fazem apenas por amor ao clube. Isto é, que não estão dependentes financeiramente do clube, como é o caso do Vieira que já era rico e minha bons contactos na Banca quando veio (indispensável na altura), por isso foi escolhido, e nem salário cobra. E são estes que me interessam por princípio.
      Naturalmente que há depois outros factores que são importantes.

      Não estou a ver o Noronha, pessoa que eu não conheço, a ganhar. Está ainda muito verde, é uma decisão que apareceu de repente depois de terem verificado que a candidatura do RGS afinal não serve, a quem muitos esperavam para destituir Vieira, e trataram de arranjar uma nova à pressa.

      Embora me pareça ter facilidade de expressão, eu sou daqueles que dificilmente emprenha pelos ouvidos e não me deixo enganar facilmente. Por isso dispenso os debates na MDCSDQT. Não me dizem nada. Favorecem aqueles que falam e enganam melhor.

      Lembro-me assim de repente do Bruno de Carvalho em 2009, a quem eu desde o princípio tirei a pinta.
      Mas podem ter a certeza que a MDCSDQT irá dar grande destaque ao senhor dr. Noronha, pela razões óbvias que todos conhecemos.


      Eliminar
    3. "Claro que haverá sempre aqueles que o fazem apenas por amor ao clube. Isto é, que não estão dependentes financeiramente do clube, como é o caso do Vieira que já era rico e minha bons contactos na Banca quando veio (indispensável na altura), por isso foi escolhido, e nem salário cobra."

      Os sócios do Benfica que podem votar têm de ter mais de 18 anos, não são crianças de 8 anos que acreditam em fábulas.

      Eu sou um dos "gente sem miolos", que não sabe o que é democracia. Por isso tenho de lhe agradecer a sua lição de democracia. Tudo o que escreveu aliás, devia servir para ilustrar uma tese sobre democracia.

      Voce não se apercebe que até presta um mau serviço a quem pretende defender?
      Provavelmente julga que insultar os que não pensam da sua maneira é uma boa forma de demonstração de benfiquismo.

      Voce já cansa. Deixe as pessoas terem opinião, qualquer dia está como o Pedro Guerra a insultar benfiquistas na BTV.

      Viva o Benfica
      PS_ e escusa de vir com as suas habituais respostas formatadas que já não há pachorra.

      Eliminar
    4. Este engoliu o isco com anzol, linha e cana, deve ser pai de um tal Rodolfo Dias, um idiota que também é freguês de blogues lagartos, devem sofrer os dois do mesmo síndrome. Pelo menos assume que é acéfalo, já não se perde tudo, algo que o filho não consegue.
      Trata-te pá, já deves ter idade para ter juízo!

      Eliminar
    5. Oh Manel, não sou o pai, sou o tio do Rodolfo. Já tu, tentas vestir as calças de alguém, até te babas todo, ahahahahah

      Tu deves ter sido da PIDE, sabes que eu ando em blogues lagartos porque te disseram certo? foi algum informador ou foste mesmo tu que descobriste? a PIDE sempre dá jeito para conhecer a vida dos outros não é? se quiseres saber alguma coisa pergunta pá, eu respondo.

      Eu ainda não tenho idade para ter juízo, não cheguei aos sessenta, mas já tenho idade para ter visto muitos como tu, sempre do lado que sopra o vento.

      Tu é que te deves tratar, pá, vê lá que ainda te dá uma coisinha má de tanto vergares a coluna.
      Já te disse para deixares as respostas formatadas, pensa pela tua cabeça.

      Fica-te mal essa postura, por enquanto, ao contrário do que gostarias, o pensamento é livre.

      Viva o Benfica.

      Eliminar
    6. Chakraindigo, eu que gosto de pensar pela minha cabeça, não consigo perceber o que terá dito o Manuel que te tenha indignado assim tanto.

      Que "andar por aí a papagear que quanto mais candidaturas melhor é uma grande treta"?
      Isto é uma evidência que qualquer pessoa que pense pela própria cabeça e não por formatação externa entende.
      E em caso de dúvida, é ver como fazem os lagartos e já se sabe que o contrário é que está correto.

      E se quizer até aprofundo esta questão, deixando-lhe já umas dicas.
      1-O Benfica não pratica uma democracia representativa parlamentar como a República portuguesa.
      É uma associação desportiva, como tal, a lei assim o obriga, a direção é composta na totalidade pela lista vencedora.
      2-Os agora considerados grandes presidentes do Benfica, como se o Luís Filipe Vierira não fosse um deles, tiveram eleições disputadas, porque na altura não eram considerados concensuais nem grandes presidentes. Caso contrário não teriam tido.


      Eliminar
    7. Manuel Afonso,
      eu tenho consideração pelas tuas opiniões, mesmo discordando de grande parte delas. Dizes o que pensas, e assim é que deve ser. Não é preciso andar a insultar o próximo para tentar ter razão.

      Eu dou as minhas opiniões sem me meter com ninguém, nem andar a etiquetar Benfiquistas, sócios como eu e que têm direito a escrever o que pensam. Não admito é que ande alguém armado em PIDE a escrutinar o que eu escrevo. E isto já aconteceu muitas vezes.
      O dono do blogue se não gostar do que escrevo é o unico que tem direito a censurar-me, é um blogue com moderação, se for o caso, é só não publicar o comentário.
      Eu sou educado com todas as pessoas, até o dia em que pisam o risco, não há benfiquistas melhores que eu, pode haver é benfiquistas que contribuem mais para o Clube do que eu.

      Quanto ao que escreves, +e factual que no Benfica não existe democracia representativa, e ainda bem. Senão o Clube tornava-se ingovernável. No entanto, até haver um vencedor, quando existe uma disputa eleitoral, existem visões e sócios que se confrontam no sentido de engrandecer o Clube. Por isso, todas as candidaturas que possam acrescentar são bem-vindas, sejam elas 1, 2, ou 20. No final, os sócios é que decidem, como acontece desde sempre.

      A minha opinião do Presidente Vieira já está formada há muito, e a pessoa Luis Filipe Vieira, é alguém que conheço desde a década de 80, e também já está formada. Eu acreditei no Presidente em determinada altura, porque acredito que as pessoas se regeneram e podem mudar, até votei nele uma das vezes em que se candidatou.

      Para mim, o Presidente fez uma obra que melhor ou pior outro teria feito, tem os seus méritos em devolver ao Benfica uma estrutura sólida, mas depois cometeu erros demasiado graves na minha opinião.

      O seu legado está aí para quem quiser analisar, e eu como democrata que sou, aceito que o meu Presidente é Vieira, como será outra pessoa caso seja eleita.

      Nós sócios somos os mesmo que votámos em Vale e Azevedo e em Borges Coutinho, e o Presidente do Clube será aquele que a maioria dos sócios quiserem, como sempre foi desde a nossa fundação.

      Viva o Benfica.

      Eliminar
    8. Chakraindigo, todos nós temos direito à opinião.
      E todos nós temos direito à opinião sem contraditório, desde que a reservemos para nós.
      Quando damos a nossa opinião publicamente, aí temos que estar preparados para o contraditório, para a discussão mais ou menos acalorada.
      Isto sim é que faz parte das regras democráticas.

      Num parlamento nacional é importante haver pluralidade de opiniões. Ou melhor, é preciso que num parlamento nacional estejam representadas as várias opiniões que efectivamente existem na sociedade aí representada.
      Até porque as questões a discutir são de enorme diversidade e o leque de opções para as resolver ainda maior.

      Numa associação desportiva isto não é assim. Há muito pouco para discutir. Todos querem a mesma coisa que é ganhar, e os caminhos para lá se chegar são diminutos.
      Por isto não faz sentido haver mais que 2, no máximo 3 listas. Mais que isto e não são eleições, antes uma feira de vaidades, em que não há projectos mas sim egos pessoais de quem se está a borrifar para o clube.
      Basta ver o que se passa no lumiarense a cada eleição. Eleição ou circo, nem se percebe bem.

      Quanto ao resto, vivo bem com a opinião de toda a gente, desde que fundamentada.
      Já quanto à imbecilidade e estupidez, pachorra nenhuma.

      "Para mim, o Presidente fez uma obra que melhor ou pior outro teria feito..."
      E eis algo que roça...
      Quando alguém faz algo, tem sempre o mérito inerente a ter feito esse algo. Retirar este mérito dizendo que outro também o teria feito, é algo que para ser simpático, é pateta agora, como o era há 500 anos atrás.
      Como Colombo muito bem demonstrou usando nada mais que um ovo...

      Eliminar
    9. Manuel Afonso,
      tudo bem, temos pontos de vista diferentes. Mas hás-de compreender que ter direito ao contraditório não é a mesma coisa que ter direito a insultar quem queremos contradizer.

      Quanto à frase que não gostaste, obviamente que tens razão que quem faz é que tem o mérito do positivo, e o demérito do negativo. Quem observa estes anos em que o Presidente Vieira dirigiu o Clube, tem uma opinião sobre essa obra, e irá com o seu voto avaliar o percurso.

      Não vale a pena estar aqui a dar uma visão completa sob o meu ponto de vista, porque não vai levar a nenhuma conclusão útil para a discussão. Até porque argumentar sobre o que se poderia ter feito de melhor, assenta numa obra que já está feita.

      Viva o Benfica

      Eliminar
  5. Ainda bem que há gente descontente com o rumo que o futebol do Benfica estava a levar... porque sendo verdade que ganhou 5 em 7 também é bem verdade que fez AS PIORES EXIBIÇÕES/CLASSIFICAÇÕES DE SEMPRE na liga dos campeões e liga Europa. E é preciso ser demasiado fanático para não perceber que estávamos a entrar num futebol sem rumo.... mesmo ganhando cá 5 em 7... Todos sabemos que este futebolzinho de trazer por casa é miserável e é mais incrível e frustante ter perdido esses dois do que ter ganho os outros 5... Houve alguns com boas exibições e bom futebol... verdade... mas descontinuado demais... Tínhamos e temos obrigação de fazer muito mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certeza? Pensa lá bem...
      Foi mesmo mais frustante ter perdeido estes dois que ganho os outros cinco?

      E agora pergunto eu. Porque que será que os taliban têm tantos problemas com a sintaxe?

      E por falar em taliban, estou a ficar velho para me irritar com parvoíces que se escrevem na internet. Ignorar é de longe o melhor remédio, logo depois de não ler de todo.
      Mas há uma que foi aqui escrita que não me sai da cabeça.

      Disse então um iluminado que não perdoava o presidente por não ter feito ainda melhor.
      É verdade. Não PERDOAVA o presidente por não ter feito AINDA melhor.
      Pois a todos que não consigam perdoar o presidente por não ter feito ainda melhor, eu deixo estas singelas palavras.

      Vão trabalhar. É. Vão trabalhar. Levantem o cú da cadeira e vão fazer qualquer coisa útil. Tentem construir algo e percebam o quanto custa, seus palermas.

      Eliminar
    2. Haha, Manuel Afonso, normalmente tento ser mais diplomático, mas "Vão trabalhar. É. Vão trabalhar. Levantem o cú da cadeira e vão fazer qualquer coisa útil. Tentem construir algo e percebam o quanto custa, seus palermas.", ipsis verbis, resume tuo.

      Eliminar
  6. Entretanto parece que afinal o Cavani já não vem.Isto segundo a mesma imprensa que tanto vendeu à custa da notícia da vinda do Cavani . Eu até cheguei a pensar que ele já vinha a caminho e trazia numa mala o Neimar (pra poupar no avião particular)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sò alguém muito acéfalo ou pouco sério como a MDCSDQT é que acreditava nisso.
      Um jogador que ganhava perto de 20M e que está livre para fazer o último contrato da sua vida. Aliás, estou curioso para ver qual é o clube que lhe vai pagar os 20M ou mais por ano em salários. Nem o Ibrahimovic ganhou isso. Só o Ronaldo ou o Messi.

      Eliminar
    2. Nunca me passou pela cabeça que não tivesse os papéis já assinados, juntamente com Oblak, Trent, Van Dijk, De Ligt, Alaba, Bruyne, Havertz, Kanté, Kimmich, Mbappé e Kane... ainda se fretava um charter

      Eliminar
    3. mas vem o Messi, já descindiu com o antigo clube

      Eliminar
  7. Quando se fala de estatísticas, num campeonato com 86 anos de história, análises a menos de 10 anos não me interessam para nada.
    E na última década, o Benfica ganhou 5 campeonatos, o Porto outros tantos, e o Sporting os do costume.

    Ora perante estes números o que consta é que o Porto está em extraordinária forma, o Sporting em recuperação evidente, e o Benfica em profunda crise.

    A conclusão que eu tiro disto, é que os andrades estão felizes por entenderem que 5 em 10 é o máximo a que podem aspirar, que os lagartos estão eufóricos porque o Benfica perdeu 5 em 10, e que os Benfiquistas sentem que neste momento o clube tem condições para fazer ainda melhor que 5 em 10.

    E poderá haver outra conclusão?
    A dúvida que me assalta é quem foi o responsável pela criação das condições que fazem os Benfiquistas acreditar que podem ganhar mais que 5 em 10, o que já de si não parece nada mal.
    As teorias são várias. Já ouvi dizer que foi o Jesus. Já ouvi dizer que foi o Laje. O populista aldrabão acha que foi ele. O Simões sabe que foi ele. O Ricardo Pereira teoriza sobre a possibilidade de ter sido ele. Há por aqui quem jure que foi o Guachos, e às vezes sonho que fui eu.

    Mas quem raio terá sido?

    ResponderEliminar
  8. Isto da barriga bem alimentada tem que se lhe diga. Já aqui o referi que quando alguém na década de 90 disse para os benfiquistas se prepararem porque não teriam condições para ganhar os próximos 10 campeonatos, fiquei escandalizado e recusei-me a acreditar. Essa previsão falhou por muito pouco e tive que me habituar. Agora quando se vence 5 campeonatos em 10 ou 5 em 7, alguns benfiquistas preferem a teoria de em 3 só ganharam 1. Como se o Benfica se resumisse apenas e só ao futebol profissional e o frutabol português fosse um modelo de virtudes sobretudo na arbitragem que 'favoreceu escandalosamente o Benfica'. Continuo com o defeito de pensar pela minha cabeça e não crio estereotipos apenas porque sim. Só me insulta quem eu considero e não enxergo porque há tanta gente sensível. Não concordam com isto ou com aquilo? Estão no seu direito. Querem ganhar mais e mais no futebol? Também eu! Tem sugestões? Que as apresentem! Agora o que não devem é sentir-se frustrados apenas porque outros pensam diferente.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.