sábado, 1 de fevereiro de 2025

Vamos a eles, rapazes...


Entre Brest e Mónaco as bolinhas da UEFA não podiam errar. Do outro lado o PSG, que dividia com o Benfica a chance de apanhar o pior Mónaco de sempre, não deixava às bolinhas quentes e frias grande margem para dúvidas. O Brest, reconhecidamente mais fofinho, estava condenado a enfrentar Gonçalo Ramos, João Neves & comp. A saparia voltou a ter azar no sorteio. Se passar (brilhantemente) o melhor Borussia Dortmund de sempre, 11º da Bundesliga, enfrentará o Aston Villa ou o Lille. O sempre afortunado Benfica, passando o 3º classificado do campeonato francês, terá de descascar o pior Liverpool que há memória ou o mais fraco Barcelona da história.  

Com a vitória sobre a Juventus em Turim, 3ª em menos de 3 anos, o Benfica não só se qualificou para o play-off da Champions como somou pela 3ª vez a 3ª vitória fora, na mesma época, igualando o melhor desempenho na Taça/Liga dos Campeões, sem contar com pré-eliminatórias ou play-offs de qualificação. Ao longo da sua gloriosa história, três vitórias fora apenas aconteceram nas temporadas 1989/1990 - Derry City (2-1), Honved (2-0) e Dnipro (3-0) - e 2022/2023 - Juventus (2-1), Maccabi Haifa (6-1) e Club Brugge (2-0). 

Esta foi a 24.ª vitória europeia (21.ª na Champions) desde que Rui Costa assumiu a presidência do Benfica. Neste percurso 'tenebroso' de três épocas e meia, o maior clube português participou sempre na Liga dos Campeões, ultrapassou três vezes a fase de grupos, chegou duas vezes aos quartos de final da competição, uma aos quartos de final da Liga Europa, com vitórias sobre o Barcelona em casa (3-0), o Ajax em Amesterdão (1-0), empatou com o Liverpool em Anfield (3-3), goleou o Club Brugge (5-1) e o Maccabi Haifa (1-6), passou por cima da Juventus (4-3, 2-1 e 2-0, as duas últimas vezes em Turim), goleou o Atlético Madrid (4-0) e festejou uma vitória emocionante sobre o Mónaco (3-2), em Monte Carlo, para lá de dois empates com o PSG de Messi, Mbappé, Neymar e comp. Só não derrotou o Barcelona outra vez por ter sido barbaramente roubado pelo pulha (Danny Makkelie) neerlandês. Em assistências o Benfica teve a quinta melhor média (61.898 espectadores), apenas atrás de Dortmund (81.365), Bayern (75.000), Real Madrid (73.796) e Inter (64.929). Se isto não é razão para os 'Diogos Medeiros' da escrita exigirem já eleições antecipadas eu não sei o que mais é preciso.

Galeno é uma história engraçada. Metido no turbilhão das negociatas do eixo foculporto/Portimão, andou por aí ao desbarato em clubes amigos da fruta, como o Rio Ave, até chegar ao Braga que 'pagou' 3,5M€ ao clube da dita. Regressaria a Contumil com o clube da fruta, que detinha 50% dos direitos económicos do jogador, a pagar ao Sp. Braga 9 milhões de euros. Sai agora, depois de algumas tentativas falhadas, para a Arábia, ao que a MDCSDQT afirma, por 50M€. Ao contrario das vendas do Benfica que - contas feitas pela MDCSDQT ao que custaram, ao papel higiénico que gastaram e o dinheiro pago em comissões e direitos de formação - o que sobra não chega para mandar cantar um cego, este negócio de Galeno, a julgar pelo desprezo que a mesma MDCSDQT olha para os detalhes da transferência, são só lucros. Quem pagou comissões, direitos de formação e as barbatanas que o Galeno usou, só pode ter sido o Benfica.

Com a derrota da seleção de andebol, a foda, para a bolha, será arranjar assunto se o foculporto for fecundado em Vila de Conde.

Palavras para quê, é um artista português! «Conceição: jogadores descontentes, balneário partido e risco de saída, escrevem em Itália»

E por falar em trampa vou ali fazer um André Pipa. Volto daqui a muitas horas, quando acabar. 

4 comentários:

  1. É a nossa sina: nos sorteios, seja onde for, na ocasião que for, em qualquer prova, havemos sempre de nos confrontar com as piores possibilidades, mesmo que as melhores sejam em dobro ou triplo!
    "Diogos Medeiros" da escrita: uma metáfora perfeita. Todos talibans.

    ResponderEliminar
  2. Guachos, esta jogada com finalização com golo foi contra a Juventus que joga na Champions, ou contra o S. José da fonte que joga no INATEL? Manda-os todos comer no traseiro. Rebenta com eles.

    ResponderEliminar
  3. Que nos serve sermos cabeças de serie,no meu ponto de vista para a lagartada e melhor nao o ser encontra sempre adversarios fofinhos nos sorteios ai as malditas das bolas quentinhas.

    ResponderEliminar
  4. Pronto , lá teremos de os ir encavar outra vez... mas antes , tratemos da saúde ao Bayern da
    Porcalhota ; verga bem tesa , malta ! Parafraseando o imortal Fernando Cabrita : " Vamo-nos
    a eles que nem Tarzoes ! " .

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.