quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Fabio Capello - “Os árbitros são uma máfia”.

O problema nunca é/foi se a primeira parte (ou a segunda) foi horrível ou se A, B ou C não jogaram ao seu melhor nível. Epá! Caguem nas estruturas infalíveis, que só existem na cabeça dos 'escolhidos' pelos deuses, e nos planos mirabolantes que se atiram para o lixo após o primeiro desaire inesperado. Os sapos nunca mais iam ganhar nada depois do furacão brunlagas e o clube da fruta, após o peidoso corrupto, também ia ser uma desgraça. O caralhinho, como se tem visto, para não ofender os detentores desses portentosos manuais.

O busílis são as arbitragens mais ou menos mafiosas. Pode-se jogar mal e porcamente e ganhar facilmente (com uma oferta de são Gabriel Batista) como se pode jogar maravilhosamente e, num penalti inventado ou num canto fantasma, perder 2 ou 3 pontos, um troféu, uma taça, um campeonato. Quem decide a maior parte dos jogos são os árbitros! Escusam procurar que não vão encontrar. Até quando ajuízam bem os árbitros estão a contribuir decisivamente para o desfecho dos jogos, troféus, taças e campeonatos. Pouco importa, assim ou assado. Têm uma corja de vassalos na imprensa disposta a lavar-lhe as maiores patifarias dependendo do/s clube/s beneficiado/s. Presidentes, treinadores, jogadores, com a imprensa em contra-mão, são meros joguetes nas mãos dos árbitros. A MDCSDQT tanto constrói um Brunalgas como, num abrir e piscar de olhos, quando já não serve, o atiram para o inferno completamente desacreditado.

A imprensa que faz o que quer com a cabeça dos adeptos. Ao escutá-los, nos empregos e nas bancadas, percebe-se como são caixas de ressonância dos programas que ninguém vê mas que batem recordes de audiências. São os adeptos, ajudados pelos notáveis que sempre aparecem nestes casos, que vão para as bancadas e os centros de treinos fazer a cabeça dos presidentes, insultar os jogadores e tornar a vida num inferno aos treinadores. Não havia ninguém que não trocasse Bruno Lage, fartos do seu discurso gasto e enfadonho, por José Mourinho. Despedido após o empate Benfica-Santa Clara, arbitrado por João Pinheiro, passados estes jogos todos - de uma desvantagem de 4 pontos para o clube da fruta e de 1 para o sapedo, passamos para 10 dos fruteiros tesos; a 3 dos viscondes falidos. 

O Benfica, também nos direitos televisivos, e basta ver as capas dos jornais de hoje - está a ser tratado como merece. Sapos e clube da fruta dividem o protagonismo e as primeiras páginas e o Benfica tornou-se um partner menor, espécie de Sporting dos anos 90/2020 triturador de treinadores, jogadores e presidentes. E se os sapos ainda ganhavam uma ou outra tacinha pelo caminho, olhando para o Benfica actual, nem isso sou capaz de vislumbrar. O declínio do Benfica ocorreu ao mesmo tempo que o apito dourado medrava. Começou quando os dirigentes, tão altivos como os de agora, cagaram para a importância da arbitragem - desprezando a disciplina, justiça e imprensa, mais os direitos televisivos nas garras do oliveiredo, o mais amigo que é possível de sapos e clube da fruta. 

Mesmo nesses tempos de escuridão o Benfica conseguia sensibilizar Jupp Heynckes depois de na época anterior ser campeão europeu no Real Madrid. Após uma época diariamente enxovalhado na imprensa, Heynckes, 55 anos, foi escorraçado após 5 jornadas disputadas. Alguns anos mais tarde, no Bayern de Munique, na mesma época venceria o campeonato alemão, taça e supertaça alemã, a Champions League e o mundial de clubes! Para o Benfica não servia. O currículo de Heynckes? Fraco, muito fraco. Duas Champions, uma supertaça de Espanha, três supertaças da Alemanha, quatro campeonatos alemães, duas taças intertoto e uma uma taça da Alemanha. 

O Benfica nestes tempos vai pelo mesmo caminho. Tal e qual o alemão - recordar aqui como foi esmigalhado Roger Schmidt - José Mourinho também não percebe nada disto. Serviu para alguns dos melhores clubes do Mundo (Real Madrid incluído) mas também não presta para o Benfica. O seu currículo? Ainda mais fraco que o de Heynckes. Duas Champions League, duas Liga Europa, uma Liga Conferência. dois campeonatos de Itália, três ligas inglesas, duas ligas portuguesas, quatro taças de Inglaterra, uma Taça de Espanha, uma taça de Itália, uma supertaça italiana, uma supertaça inglesa e uma portuguesa, quatro taças da liga inglesa, uma taça de Portugal. Duas vezes melhor treinador da UEFA, 3 vezes melhor treinador da Premier, treinador FIFA, Men´s Manager of the Year e várias outras minudências. Também não serve para o Benfica. A seguir vem outro e mais outro, um camião de treinadores que nunca prestam e duas toneladas de jogadores prontos a queimar. Troca-se o Presidente como quem troca de camisa. Passados dois meses de Rui Costa (com todas as suas virtudes e defeitos) ser eleito os verdadeiros verdadeiros já falam em eleições antecipadas. A MDCSDQT esfrega as mãos de contentamento. Sapos e clube da fruta rejubilam. E a mim, cada vez mais, me apetece mandar esta merda toda pró car@lho.

Com esta, que parece perdida, o Benfica foi 2 vezes campeão nas ultimas 9 épocas. Os treinadores vencedores foram ambos escorraçados. Fabio Capello, currículo semelhante a Jupp Heynckes, recentemente, sem grandes ecos na MDCSDQT, arrasou o VAR e a arbitragem: “Os árbitros são uma máfia”. Falou, está dito e bem dito. Quem domina a máfia da arbitragem tem 90% do trabalho feito.

4 comentários:

  1. Amigos Guachos sim jogamos mal na primeira parte mas na segunda foi diferente só que o boi preto mais uma vez para não variar resolveu dar uma ajuda ao seu braguinha , enquanto a liga e federação estiverem dominada por ex árbitros o Benfica vai ser sempre penalizada mas em parte culpo o Rui Costa que foi apoiar o maior filho da puta para presidente da federação podre.Quanto ha merda da C.S tuga não passam de uns grandes filhos da puta e por aqui me fico.
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. Um jogo fraco do Benfica.
    Um plantel incompleto
    Uma arbitragem que no prejudica quase sempre
    Uma FPF que tem um presidente que goza connosco
    Um treinador que sendo muito competente, está a ser deixado sozinho
    Uma comunicação que só aparece no dia de receber o ordenado
    Um presidente que não tem capacidade para reverter a situação
    Eleito pelos benfiquistas é verdade eu também votei, mas entre um mau e um péssimo votei no mau.
    Com estes dados que escrevi, qual é o que temos capacidade(sócios) de tentar resolver?
    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. Concordo.
    Mas é preciso um clube e uma liderança que ponha cobro a isto. Rui Costa, já vimos que não é menino para essa tarefa. E nem é obrigado a ser.
    Na verdade, não vejo quem, em Portugal, seja capaz e esteja disposto a enfrentar a máfia.
    E é precisamente isso que me preocupa.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.