segunda-feira, 26 de novembro de 2018

O que vale a mudança de treinador...

Na véspera de iniciar o campeonato do Mundo o Real Madrid foi roubar Lopetegui à selecção espanhola, que caiu nos oitavos de final já com Fernando Hierro, mas como se viu recentemente na Liga das Nações, onde foi afastada da final four, Luis Enrique também não trouxe nada de novo ao futebol dos espanhóis. Lopetegui durou 10 jornadas até que a pressão dos resultados obrigou Florentino Pérez a despedir o treinador. Diziam os especialistas que qualquer um servia desde que não fosse o antigo mentor da torre do Olival que tanto encantou a imprensa desportiva portuguesa. Os três secos aplicados pelo Eibar, na ultima jornada, comprovam o acerto da medida. 

Arsène Wenger saiu (finalmente) do Arsenal de Londres. Foi uma festa em Portugal na imprensa da especialidade. Os especialistas portugueses exultaram (vá lá saber-se porquê) com o novo ciclo vitorioso que aí vinha. Perceber que há pelo menos quatro ou cinco equipas mais bem apetrechadas para conquistar o titulo inglês que se lixe. Na época passada o Arsenal terminou a época em sexto lugar. Esta, com apenas 13 jornadas disputadas, segue num honroso quinto lugar a oito pontos do líder Manchester City. E já se começa a perceber a medida acertada.

Leonardo Jardim foi despedido do Mónaco apesar do bom trabalho que desenvolveu durante os últimos anos. Entrou Thierry Henry sem qualquer experiência de treinador. Decisão acertada. Vai no bom caminho se o objectivo for deixar o clube do principado no ultimo posto da tabela. Já só falta descer um lugar.

Depois de Guardiola, que aborrecia os especialistas portugueses com a posse de bola - e aqui cabe dizer que mais uma vez a imprensa portuguesa truncou parte de uma entrevista de Hans Peter Briegel onde transformaram palavras elogiosas do antigo jogador em criticas cerradas ao treinador espanhol - chegou Carlo Ancelotti que, com o seu futebol aborrecido, também não conseguiu mais do que dois campeonatos de enfiada. Dizia-se em Portugal que com aqueles jogadores do Bayern até os especialistas do teclado ganhavam o titulo alemão. Foram-se embora Guardiola e Ancelotti, levaram o futebol aborrecido com eles e também os primeiros lugares do campeonato...

Todos se lembram de Claudio Ranieiri e do Leicester, inusitado campeão Inglês em 2016! Considerado o melhor treinador da Premier League, o italiano seria despedido antes da época seguinte acabar! Apesar das contratações dos galácticos do alvalixo, como Andrien Silva e Slimani, o Leicester continua a lutar por um lugar a meio da tabela de onde só saiu por um milagre dos que acontecem um a cada milénio! E a mim ninguém me tira da ideia que os (i)responsáveis do Leicester deram um saltinho a Portugal para beber da sapiência dos especialistas dos lenços brancos...

O Manchester United viu-se livre, como o Arsenal, do seu treinador residente em 2013. Tida pelos nossos especialistas como uma equipa que também não precisava de treinador para ganhar, na época seguinte, já com David Moyes, acabou em sétimo lugar no campeonato. Louis van Gaal, que para os especialistas portugueses nunca passou de um "professor de ginástica" apesar de ter conquistado diversos campeonatos (e muitos outros títulos) em países com a Alemanha, Holanda, Espanha e Inglaterra (ainda tem no currículo uma taça UEFA e uma liga dos campeões) foi o senhor que lhe seguiu. Com uma Taça de Inglaterra no bornal, em duas épocas, saiu de Manchester sem glória para dar lugar a José Mourinho. Agora é que era. Pois, mas não era, não foi e continua a não ser. Duas épocas consecutivas sem cheirar o campeonato e, pela amostra, em sétimo lugar a 14 pontos do líder à 13ª jornada, também não me parece que vá melhorar.

Se olharmos para o vizinho da segunda circular e para os muitos anos que leva de seca desde que Laszlo Boloni e os 17 penaltis de Jardel ganharam o campeonato para os sapos em 2002 e olharmos para Fernando Santos, José Peseiro, Paulo Bento (quatro anos), Leonel Pontes, Carlos Carvalhal, Paulo Sérgio, José Couceiro, Domingos Paciência, Sá Pinto, Oceano, Frank Vercauteren, Jesualdo Ferreira, Leonardo Jardim, Marco Silva, Jorge Lagarto (três anos), outra vez José Peseiro,Tiago Fernandes e Marcel Keizer, verificamos que os melhores anos dos sapos - onde mais luta deram na disputa pelo campeonato - foi precisamente nos quatro anos do 'risco ao meio' e nos três do mestre das areias do deserto. Ninguém mais aqueceu o lugar sequer por dois anos! E se olharmos para os anos anteriores a Laszlo Boloni e aos penaltis de Jardel a coisa torna-se ainda mais penosa!

Não tenho registos de memória que em Portugal tenha saído um campeão nacional após uma mudança de treinador logo nas primeiras jornadas. Há esse milagre do augusto suinácio, nos sapos em 1999/2000, mas no Benfica, onde até Jupp Heynckes acabou escorraçado pelos especialistas do assobio, substituído por Mourinho primeiro e Toni depois, que também não satisfizeram os insatisfeitos de sempre. Um sexto lugar na tabela atrás do União de Leiria foi a consequência e o duro castigo das pressas. Seguiram-se Jesualdo e Camacho, com os resultados que se conhecem, até Fernando Santos despedido por Luís Filipe Vieira logo na segunda jornada da Liga. E porquê? Porque o Benfica apenas tinha vencido (2-1) na Luz à tangente o FC Copenhaga, com dois golos de Rui Costa, e no arranque da Liga portuguesa tinha empatado a uma bola com o Leixões, no estádio do Bessa. Seguiram-se Camacho e Fernando Chalana com o Benfica a acabar em quarto lugar, atrás do Guimarães, ainda levamos com o Quique Flores na época seguinte até à estabilidade que o Presidente Viera entendeu dar a Jesus, enfrentando todos os especialistas que o queriam escorraçar à força ao fim da segunda época. 

Acabo relembrando que não foi apenas Jupp Heynckes - já tinha ganho a supertaça de Espanha e e liga dos campeões pelo Real Madrid e ainda foi a tempo de vencer duas vezes o campeonato alemão, a super-taça alemã e mais uma liga dos campeões - a ser enxovalhado pelo gangue do assobio e pelos especialistas do lenço branco. Giovanni Trapattoni também foi escorraçado por não ter fio-de-jogo, só apresentar pontapé para a frente e futebol aos trambolhões. E Ronald Koeman, actual seleccionador holandês, também passou pelo Benfica como chacota dos especialistas da bola. Eu já fico satisfeito se alguém conseguir ler metade deste testamento com atenção. 

43 comentários:

  1. Li o testamento todo. E estás coberto de razão. Não fosse a fruta tínhamos ganho o campeonato o ano passado e esta ano íamos em primeiro. Mas o treinador seria contestado na mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso...
      Hoje, em Munique, é que vamos ver se temos treinador !!
      Que não se repita Basel.

      Eliminar
  2. Caro Guachos com Testamentos assim o difícil nao é ler até ao fim. Difícil só mesmo para os "verdadeiros" e para os "especialistas" das redes sociais e cumentadeiros que nunca deram um pontapé na bola, mesmo em amadores ou no campeonato da inatel. Difícil é o gosto por mais, que nos deixa sempre na boca no final de cada "testamento" com que certeiramente nos delicia a cada post, mesmo nos dizendo que nao percebe nada de bola (ehehehe), obrigado.
    E PLURIBUS UNUM.

    ResponderEliminar
  3. Tenta por este texto no blogue do RGS, Geração Benfica, pode ser que tenham alguns momentos de lucidês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vale a pena, é imediatamente censurado.
      Os tipos são a versão taliban do Goebbels, copiam as suas estratégias de comunicação, iguais às que usam os nossos inimigos. Censuram tudo aquilo oque eles percebem subverter a sua ideologia e as suas agendas. Cada vez mais nítidas.

      E estamos com sorte por não pertencerem (ainda) a nenhum grupo de CS, porque então veríamos impresso, preto no branco, as vergonhas que publicam no blogue.

      Eliminar
    2. Fui até ao Nova Geração, ver como pairam as borboletas.

      O Eagle não tem rigorosamente nada a ver com o Shadows, ou fui eu que não li textos suficientes?!
      Tanto quanto me pareceu, o Shadow não atira o Eagle para canto porque não consegue, e a vontade para vermelho directo escorria-lhe pelo queixo... estou enganada? É que, do que li, o Eagle é Águia, o Shadows é uma coisa assim em jeito de sei lá.

      Eliminar
  4. Era de esperar que sabendo-se tudo isso e sendo tão claro, que os ditos especialistas dos lenços brancos tomassem consciência dessa realidade !!!! Mas não é fácil martelar-lhes isso lá para dentro, tão grande é a casmurrice!
    Eu para ser sincero, sempre achei que Vieira tinha trazido estabilidade ao Benfica e via que em termos de infraestruturas e de estabilidade directiva as coisa melhoravam de ano para ano. E tendo em atenção o estado em que estávamos quando ele chegou, era difícil se não impossível pedir mais.
    Desportivamente, porém, só começamos a ter sucesso e a ganhar com regularidade quando Vieira segurou o mestre das areias, apesar de não ter sido campeão. E não foi fácil porque aquela segunda época, não correu nada bem.
    No fundo o Benfica teve finalmente um projecto desportivo, que nos trouxe grandes resultados. A contração de RV significou uma alteração nesse projecto desportivo e já deu muitos frutos, não só desportivos, mas também financeiros, por muito que os especialista cá do burgo queiram branquear.

    ResponderEliminar
  5. «vá lá saber-se porquê»?

    Amigo Guachos, onde achas que se encontra o IEFP dos treinadores de futebol que estão no desemprego? Ou que se querem lançar rapidamente no futebol profissional de 1ª liga?

    Na televisão... e por quererem tanto uma oportunidade, fazem tábua raza à ética que um profissional deveria demonstrar por colegas de profissão.

    Já agora, por onde anda o sindicato ou a associação de treinadores de futebol, quando há um treinador a querer fazer-se a um lugar de outro treinador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquando o ano do tetra havia um comentadeiro treinador de futebol das arábias, ex treinador no glorioso e despedido por justa causa (vulgo incompetência) que semanalmente num poleiro público batia no treinador e nas suas decisões. RV acabou por ganhar quase tudo esse ano. Coisa que esse mestre nunca fez com a sua sapiência a treinar o glorioso.

      Eliminar
  6. Falar de futebol em Portugal é como fazer um sermão aos peixes como o padre António Vieira ! Hernani Caroço

    ResponderEliminar
  7. Eheheheheh! "Encoulaste" todos os talibans. Todinhos!!

    ResponderEliminar
  8. Li até ao fim e gostei o suficiente,para concordar que mudanças a meio da época,não trazem benefícios ao clube,or isso vamos com calma,só mais uma coisa não tem a haver com o post, o benfiquista e deputado Telmo Correia ,ontem arrebentou com os dragartos na tvi com classe e respostas certeiras,é isso que eu quero para amanhã do nosso glorioso SLB .Força.

    ResponderEliminar
  9. Bem lembrado, exactamente por nao ter memória curta e alguns anos a observar estas coisas é que sou contra despedir treinadores a meio das épocas....nunca se ganha nada com isso e mais vale apostar na estabilidade, por regra!
    Mas confesso que este ano ao ver a equipa tão mal defensivamente que não sei se não será altura de fazer algo pois os jogadores não parecem estar com o treinador ou não estão a compreender o que ele pretende deles em campo, esta uma anarquia que é bem visível na maneira amadora como defendemos.... Qualquer avançado de um qualquer Arouca desta vida com o espaço que lhe damos parece um messi!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, embora com o mal dos outros possamos nós, estamos em muito boa companhia. Um verdadeiro grupo da morte da Champions!
      Monaco, Bayern, Real Madrid, Manchester United, etc., tudo equipas fracas, com orçamentos miseráveis, mas que fazem miséria pelos estádios onde jogam, preenchendo todas as expectativas dos seus exigentes adeptos.
      Cheios de fio de jogo, com jogadores a sair com jogo apoiado, sem dar abébias nem chutões para a frente, com transições defensivas e ofensivas perfeitas que não dão chances aos adversários, guarda redes imaculados, treinados pela fina flor das equipas técnicas, deixam todos com água na boca.
      Um mundo perfeito!

      Eliminar
    2. Isso de os jogadores não estarem com o treinador é mais uma ideia cartilhada para tentarem que o Benfica mude de treinador. Mas se eventualmente a Direcção notar o mais pequeno indício de que isso possa acontecer em relação a um ou outro jogador, seria um tiro no pé despedir o treinador. O precedente criado seria absolutamente fatal nos próximos tempos. Nunca o despedimento de um treinador pode acontecer por este ou aquele jogador se mostrar menos comprometido com ele ou com a equipa. Nem que fosse o filho da melhor dolores do mundo. Dito isto, naturalmente o desempenho do treinador tem que ser constantemente avaliado pela Direcção e nenhum treinador estará livre de ser dispensado na altura que a Direcção considere mais apropriada. Essa altura até poderá ser no meio de uma época, mas, como explicou o Guachos, isso significará com elevado grau de certeza o insucesso desportivo da época em curso. Recordo que nesta época ainda continuamos com hipóteses em todas as competições sendo que depois das tempestades costumam vir as bonanças.

      Sérgio.

      Eliminar
    3. Pois é Manuel, boa companhia a nossa, não é?
      A diferença é que nós e talvez o Mónaco vamos para a Liga Europa tentar passar mais uma eliminatória. Já os outros companheiros de infortúnio vão continuar na Champions e a lutar por chegar á final. E, muito provavelmente um deste companheiros até vai ser o vencedor desta Champions League.
      Que raio, até que nem é muito diferente, não acha?

      Eliminar
    4. Anónimo, o que eu escrevi é a minha opinião baseada no que vejo e nalguns anitos a ver futebol.
      Isso de ideias encartilhadas ou percebeu mal ou então deve pensar que usar o trunfo da cartilha o faz ganhar qualquer discussão.
      Infelizmente,e depois do jogo do Moreirense fui obrigado a aceitar que a defender somos das piores equipas do campeonato. Qualquer avançado de uma equipa minimamente inteligente a montar a estratégia certa parece um messi tal a quantidade e qualidade de oportunidades que dispoe. Depois desta constatação se fosse mais impulsivo diria que a culpa de uma equipa defender tão mal com tanta qualidade so pode ser do treinador mas ainda assim tentei procurar outra hipótese, ja viu?
      Espero estar muito enganado e que a coisa encarrilhe mas nunca estive tão pessimista, infelizmente.
      E nem sequer disse que o queria ver despedido, apenas que face ao que se vê, ate aceitaria...

      Eliminar
  10. Belo testamento li ate ao fim pronto estas carregadinho de razao nao adianta mudar de treinador nunca resultou quer com connosco quer com os outros excessao como dizes ao suino inacio,mas atencao se os jogadores nao estao com o treinador a historia torna-se diferente mas nao deve ser este o nosso caso.

    ResponderEliminar
  11. Mais um testamento cheio de sabedoria!
    Só os mais distraidos é que acham que é mais provavel ser campeão com troca de treinador a meio do campeonato.
    Nos primeiros jogos o rendimento pode ser maior, por alguns jogadores quererem mostrar serviço e ganhar titularidade, mas depois do 11 estar estabelecido tudo muda. Começam a ser encostados jogadores, outros amuam, deixam de haver alterativas e os resultados ja se sabe.

    Mas pronto com Rgs é que era, as equipas da Europa ficavam com medo só do nome do treinador e nem entravam em campo. 5-0 nos jogos todos!

    ResponderEliminar
  12. Não só li todo o testamento, como deve ser motivo de reflexão.

    Quem lê os meus comentários, sabe que eu sempre fui, e sou, um defensor do apoio aos nossos.

    Penso que Rui Vitória deveria ter deixado o clube no final da época passada, e nesta, deve continuar até ao final.

    No entanto, a campanha promovida por muitos Benfiquistas, com apoio de alguma CS amiga, está a deixar Rui Vitória numa posição complicada. Parece-me que não está a conseguir fazer o que tão bem fez na sua 1ª epoca, isolar o grupo de tudo e todos.

    Acho que a direcção do clube não está nada bem a lidar com este assunto, e mesmo que a intenção seja despedir RV no fim da época, devia ter demonstrado apoio publico incontestável.

    A realidade é que a equipa não tem estado bem, por muitas causas que não interessa agora escalpelizar, mas como bem demonstra este post não é com ejaculações precoces que vamos lá- no entanto, acho que estamos a cair num ciclo vicioso e num saco de pancada de todo e qualquer estúpido que quer dar nas vistas.

    Por falar em estupidez, deixo aqui um video brilhante, sobre esse esgoto chamado Canalhadas da Manha.

    https://www.youtube.com/watch?v=JmIhRosuaQM

    Já agora, o Trapatonni, um dos melhores treinadores que esteve no Benfica, não foi corrido, ele não quis ficar, o que não admira, um treinador do seu gabarito andar semanalmente a ser desconsiderado pelos verdadeiros experts da bola...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Motivo de reflexão. Está bem, abelha!
      "Quem lê os meus comentários, sabe que eu sempre fui, e sou, um defensor do apoio aos nossos".

      Mas depois a tentação é mais forte e contradiz-se:
      "Penso que Rui Vitória deveria ter deixado o clube no final da época passada".

      A culpa é dos outros:
      "a campanha promovida por muitos Benfiquistas, com apoio de alguma CS amiga, está a deixar Rui Vitória numa posição complicada."

      Não e não, a culpa é da direcção:
      "Acho que a direcção do clube não está nada bem a lidar com este assunto."

      Indeciso, volta atrás, a culpa é mesmo de todos os outros:
      "acho que estamos a cair num ciclo vicioso e num saco de pancada de todo e qualquer estúpido que quer dar nas vistas".

      Mostra um vídeo para desenjoar.

      Afinal, o injustiçado foi o outro. A culpa é dos experts.
      "um treinador do seu gabarito andar semanalmente a ser desconsiderado pelos verdadeiros experts da bola".

      No fim, para que não haja confusão.
      "Viva o Benfica!"


      Foda-se, digo eu!!!

      Eliminar
    2. E todo este rol escrutinador de opinião alheia teve um propósito?

      Ou foi só para passar tempo?

      Meu caro, tente não perder tempo com minudências, deixe "jogar o Mantorras", não se preocupe em rotular pessoas que não conhece, e da minha parte agradeço que se abstenha de me querer caracterizar.

      Não quero perder tempo a desmontar a sua análise às minhas palavras, não tenho interesse em polémicas estéreis.

      A sua opinião conta tanto como a minha, por isso se quer respeito por ela respeite a minha se não se importa.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Chakra, normalmente concordo consigo mas se o RV deixasse o clube a época passada era assumir que era o culpado da época desatrosa. Ele há para ali muitos culpados, mas na minha singela opinião RV é o último da lista.

      Houve um desinvestimento claro no plantel, perdemos quase 300M em jogadores de qualidade em 3 anos, e sem ovos não se fazem omeletes, mesmo assim RV presenteou-nos com enormes pitéus com parcos recursos nos anos que tem estado à frente do clube, já nos esquecemos que em Setembro o SLB era o melhor clube a jogar futebol em portugal e Gedson iluminava esses relvados, vamos culpar RV por não ter ganho o campeonato dos passes dos defesas, jogos com 37 dias de intervalo, árbitros ladrões?

      Ao contrário de muitos adeptos também acho que para ganhar não vale tudo e prefiro tem as finanças saudáveis e não como o mágico da gestão do campo grande que segundo a CS faziam mais milagres que Jesus ao comando da melhor equipa de portugal (porque era treinada pelo melhor treinador, ipsis verbis, não inventei), mas que sempre ficou atrás do chouriço professor de ginástica

      Eliminar
    4. Na minha modesta opinião de adepto muito bem informado, perdemos o campeonato por 3 razões fundamentais:

      1. A lesão de 2 jogadores fundamentais em momentos cruciais da época, Krovinovic e Jonas.

      2. A corrupção que toda a gente bem informada sabe que aconteceu com a compra de jogadores adversários, de clubes e de árbitros em jogos cruciais. Com pagamentos a adversários do Benfica (corrupção) para ganhar. Está tudo plasmado na net para quem tiver interesse em saber.

      3. A campanha de difamação que virou muita gente em Portugal e na UEFA contra o Benfica, que nos custou algumas arbitragens miseráveis. Os juniores também sofreram do mesmo.

      Culpar RV ou Vieira pela perda do campeonato é próprio de gente desonesta ou ignorante.

      Não houve qualquer desinvestimento na equipa. Os números estão aí e não mentem. Em condições normais teríamos sido campeões.
      Ponto final!!

      Eliminar
    5. Caro Paulo, não se trata de arranjar culpados, mas a desilusão que a época passada trouxe,merecia uma mudança, porque nas alturas cruciais o nosso treinador falhou, como responsável pela preparação da equipa - a derrota em casa com o FCP, e com o Tondela!, e os zero pontos na Champions, algo nunca visto, mereceriam uma avaliação desse teor.

      No entanto, a direcção, terá ponderado e pensado que com mais condições o Rui Vitória poderia inverter o rumo.

      Já opinei que a responsabilidade maior, como é natural nas derrotas e nas vitórias, é da direcção, que acreditou que desinvestindo teria os mesmos resultados.

      Nesta época, que foi muito bem preparada, a direcção fez um esforço para mudar o rumo, mas, embora ainda não seja altura de balanços, não é natural perder em casa com um dos últimos classificados, nem perder em campo neutro com um clube como o Belenenses.

      Por isso é que defendo que RV deveria ter saído no final da época passada, e ao não ter sido assim, no final desta faz-se (a direcção fará) o balanço e decide-se.Não sou apologista de mudanças a meio da época, e como o Guachos aqui demonstrou, está mais que visto que é uma raridade as vezes em que surte efeito.

      O que eu não acho natural, e o presidente dar uma entrevista a abordar o caso Jesus como abordou, e depois do chinfrim que por aí vai, nada ter feito para dar um sinal de apoio ao treinador.

      Só posso concluir, e veremos daqui a uns tempos, que Jesus, está mais perto da Luz (ehehehehehe)

      Para mim,
      #Ele Não, #Jesus Nunca,

      mas dando-se esse caso, e ao contrário do que tenho lido e ouvido, não acho natural que se pense em trincheiras e desistir de RED Pass, afinal, pelo menos por mim, eu sou Benfiquista, não sou Jesuíta ou Vitorista, logo, apoio incondicional ao Benfica, sempre.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    6. Concordo que sem as lesões de Krovinovic e Jonas nem a com a máfia do clube das putas nos tiravam o campeonato.

      Eliminar
    7. Manuel, não sei de onde tirou a ideia de que não houve desinvestimento mas com números cada um tira a ilacao que quiser ...
      Mesmo com esses factores todos, na minha opinião bastava não ter vendido o mitroglou no último dia que teríamos sido campeões a brincar. O pouco que ganhamos com essa venda nunca justificaria a mesma, na minha opinião, especialmente sem ter um matador para o substituir!

      Chakra, tenho exactamente a mesma opinião, excepto na questão da entrevista. O que se passou foi o que se passa sempre: de afirmacoes perfeitamente pragmáticas tenta-se construir uma tirada qualquer. Ele apenas disse que o Jesus não estava nos planos e quando novamente perguntaram disse que nunca poderia garantir nada no futuro, o que é verdade mas parece que a malta quer é mentiras e soundbytes á Bruno de Carvalho....

      Eliminar
    8. Islander, em 2017/18 tivemos 68M de custos de pessoal enquanto no ano anterior, 2016/17, tivemos 74,7M, nos quais estavam incluídos prémios de quase 10M. Que não houve no ano seguinte.

      Por isso, aqui não houve qualquer downsizing como uns chico espertos, outros talibans, assim como os inimigos do clube andaram com a cartilha a intoxicar e a envenenar as mentes dos benfiquistas.

      É verdade que vendemos alguns bons jogadores, que não podíamos manter dado os montantes das ofertas, mas que foram substituídos. As vontades dos jogadores também contam.
      Percebem a razão pela qual o Neymar saiu do Barça? Foi porque o Barça não tem dinheiro ou quis fazer um downsizing? E o Ronaldo? No Benfica não se cortam as pernas aos jogadores.

      O Mitroglou não fez falta nenhum. O Mitro só funcionava com o Jonas mas este lesionou-se. Jogava o Mitro sozinho à frente com o Jimenez?

      Para além disso, o facto de apostarmos na formação, aposta que ninguém de bom senso contesta, implica necessariamente arranjar espaço para aqueles que sobem. Sem isso não há aposta.
      E sem aposta, os que continuam a jogar nas equipa de formação e que desejam subir, ficam cada vez mais desmotivados.
      Isso é a última coisa que queremos já que estagna o seu desenvolvimento.

      Continuamos a só poder jogar com 11, infelizmente, e o plantel não deve ser superior a 26 jogadores.

      Eliminar
    9. Penso que continua confuso, Manuel... Parece que pensa estar a falar com alguém com 50 de qi quando ate me considero bem na média.
      Acho que deve rever a sua cartilha pois quando uma pessoa normal fala em investimento/desinvestimento não fala de custos anuais suportados mas sim do saldo entre aquisições e vendas. Alias, se tivesse um pouco mais de capacidade bastava pegar nas suas palavras e se retirar os 10m de prêmio verá facilmente que os custos com pessoal suportados até diminuíram. Outra maneira de tentar perceber estas coisas é pensar que os prêmios sao atribuídos quando se ganha alguma coisa. Comparar custos de pessoal incluindo prêmios num ano em que se ganhou com um ano que não se ganhou nada e brilhante.... Se encontrar quem tenha menos de 2 neurónios!
      Se quer realmente discutir esta questão faça as contas do saldo entre compras e vendas que são essas que interessam.
      Já a questão de achar que o mitroglou não faz falta nenhuma e que só funcionava com Jonas é brilhante,muitos parabéns por conseguir escrever isso e ter coragem de assinar.
      É que realmente num campeonato em que em 2 derbies demos um show de bola e falhamos n oportunidades sem conseguir ganhar um, o que me veio logo a cabeça foi o ano anterior em que curiosamente mitro marcou o golo da vitória em meia oportunidade...

      Eliminar
    10. Portanto, segundo a opinião de adeptos muito bem informados, num ano em que não houve desinvestimento, pelo contrário (na opinião desses adeptos muito bem informados), o Benfica, por causa de arbitragens, lesões e campanhas na CS, conseguiu uma façanha nunca antes vista - fazer 0 pontos (ZERO, nenhum, nicles, nem mesmo com um qualquer Basileia, um gigante que nos marcou 7 golos e sofreu para aí uns zero).

      Os adeptos muito bem informados, talvez se forem informar-se do que é desinvestimento, do que é responsabilização por resultados, e da exigencia que deve ser apanágio de qualquer organização de topo, possam refletir que as suas opiniões muito bem informadas talvez sejam um excesso de voluntarismo.

      Ou então, se calhar a culpa é minha, que me dei ao luxo de sair de casa, fazer 100Kms, sentar-me na Luz, apoiar a equipa, e assistir a 3 derrotas, provavelmente com adeptos muito bem informados a terem razões para se queixar da humidade, do poderio enorme dos adversários, do doi-doi do gajo que acordou mal disposto e não marcou golo de baliza aberta ou da relva que estava cortada ao contrário.

      È isso, a culpa é minha, e pensar por um minuto que seja que a responsabilidade é de Rui Vitória ou da direcção é próprio de gente desonesta ou ignorante.

      Quod erat demonstratum.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    11. Quem de 74,6M tira 10M fica 64,6M, que é um valor inferior aos custos do ano posterior. Quando se paga mais em salários estamos a investir.
      Agora os investimentos são apenas quando se compra alguma coisa? Então quando temos um filho não estamos a investir?
      Quando empregamos mais gente não estamos a investir?
      Há muito tipo diferente de investimento! Aposta que nunca geriu nada!!

      Não é uma questão de QI é uma questão de matemática Básica!!

      A qualidade de investimentos em novos jogadores não se mede em euros. De outro modo o David Luis, o Talisca, o Di Maria e outros não valiam nada, eram sinónimo de desinvestimento porque não custaram quase nada. Terá sido??

      A diferença entre compras e vendas significa BOLA!!! Porque não leva em consideração a QUALIDADE do investimento que é uma medida muito mais importante. Significa tudo. E essa qualidade na questão dos jogadores só se vê com tempo.
      Investir em jogadores não é o mesmo que investir num fax ou numa copiadora, que começam logo a funcionar.

      Então se vendermos 2 jogadores por 240M (Félix e Gedson) pela cláusula somos obrigados a investir mais de 240M para não se dizer que estamos a desinvestir?
      Aqui já não é uma questão de QI, é algo muito mais grave, já começa a ser algo que eu me atrevo a classificar de burrice agravada.

      De outro modo a aposta em jogadores como Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Cancelo, Edson, Oblak, Ruben Semedo, foi uma forma de desinvestir já que eles estavam com valor zero no Activo! É isso?
      Então no ano seguinte tínhamos de comprar jogadores por valor superior porque os vendemos por 200M? Senão estávamos a desinvestir.
      Porra, que se lê muita coisa idiota na net, mas há pessoas que abusam!!!
      Pensem antes de engolirem a propaganda e a palha que vos enfiam nas goelas!

      Eliminar
    12. Depois de muito pensar, para aí uns 10 segundos, cheguei à conclusão que não se deve engolir a propaganda e a palha que nos enfiam na goela,
      é muito melhor,
      depois de ler muita coisa idiota que se escreve na net,
      vomitar a propaganda e a palha que engoliram depois de a enfiarem na goela.

      É uma questão de higiene interior,ou então, também me atreveria a classificar de burrice agravada.

      Isto claro, só para quem está farto de gerir empresas, de gerir equipas de futebol, e de querer gerir a opinião dos outros.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    13. Agradeço o seu contributo e também peço alguma informacao sobre o que é investimento, se puder me enviar algumas notas agradeço. Sabe, é que sou contabilista e a minha ordem tem andado a falhar nas formações, que gracas ao Manuel, entendi que não percebem nada daquilo....
      Sou um idiota que abusa, peço desculpas.
      Já agora por essa lógica, se vender uma casa em que não paga prestação por 500.000€ e comprar um T1 por 50.000 com uma prestação de 500€ esta a investir em imobiliário, certo?
      Você e brilhante....
      Fica a dica: peça ao psg que o contrate como consultor pois os tipos são uns anjinhos que não conseguem ultrapassar o fairplay financeiro quando bastava chamar o Manuel para negociar com a uefa....

      Eliminar
  13. Li com toda a atenção e se me for permitido, utilizarei a sua fantástica síntese sobre o histórico do Benfica, para ajudar a meter juizo no impedernido "gangue do assobio e (...) especialistas do lenço branco".

    ResponderEliminar
  14. Li tudo
    Tens razão
    O gangue do assobio. Os talibans da internet são todos os mesmos. Uns filhos da puta.
    mesmo que Rui Vitória tivesse ganho o penta e a liga dos campeões havia contestação pois o que os filhos da puta querem é Luís Filipe Vieira fora do Benfica.
    O Rui Gosma da Silva, a lebre do “verdadeiro” candidato CONAFINA os patronos filhos da puta tentam tudo sacrificando um Benfica estável para o seu bem pessoal.
    Esse gangue do avental sem espinha quer assaltar o pote. Falidos sem tacho na política e com os jornais e TVs na rua da amargura tentam salvar a pele roubando o Benfica

    A única forma do patrono filho da puta da CONAFINA se safar dos milhões que tem a pagar ao Benfica e da falência esperada do seu grupo de terrorismo comunicacional é tornar-se presidente do Benfica e cancelar todos os processos contra ele próprio

    É o tudo ou nada.

    ResponderEliminar
  15. Como sempre li tudo e não tenho nada a acrescentar.

    Quero com isto dizer que RV é perfeito? Não... mas se é difícil trabalhar com constantes ataques ao clube, mais é com tudo posto em causa.

    Já aconteceu no passado reacções impressionantes... as coisas têm de ser analisadas racionalmente. E racionalmente mudar de treinador a meio da época é péssimo!

    ResponderEliminar
  16. Não sou católico, mas li o testamento. A minha catedral é a Luz e nela só mostro a minha bandeira e cachecol. Tudo escrito é verdade. Técnicos só terão de ser julgados no final da temporada. E o trabalho a ser avaliado, é preciso fazê-lo em toda a linha e sobre todos os condicionantes.

    ResponderEliminar
  17. Vale a pena lembrar que aquele que é considerado pela critica especializada de melhor treinador português está na arabia saudita a fazer o impossivel: transformar o bicampeao no tricampeao

    E assim vamos no reino da cocada preta: Onde uma pessoa que cometr um roubo de 6 euros vai para a cadeia e os 2 que mandaram 40 idiotas espancar 20 estão em casa a jogar playstation e a beber vinho.

    ResponderEliminar
  18. É tudo verdade e factual. Não tem aqui qualquer invenção. Mto bom trabalho e gostei de ler o "testamento" e fiquei ainda com mais garra para desmascarar no Facebook os "brigada do deita abaixo" Falsos Benfiquistas ou/e Benfiquistas Falsos. Quem passar pelas publicações do nosso clube vai ver que há lá um leque de meia dúzia, quase sempre os mesmos a troco de tudo e de nada a deitar abaixo ou o treinador ou o presidente.

    No ultimo jogo, no final de sofrida, MAS VITÓRIA, havia la 3 fulanos com papel higiénico nas mão a acenar. Sabem o que eu fiz, peguei BEM ALTO no meu cachecol e fui para a frente deles a rodopiar com toda a força. Estava com uma gana. BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  19. Excelente texto, Guachos.

    Totalmente de acordo. A turba ululante está a ser atiçada por interesses obscuros, mas que se revelam cada vez mais claros.

    Além dos porcos corruptos a norte, a Cofina está a fabricar todo este turbilhão, para colocar na presidência quem nós sabemos. Atenção também que o clube, agora, é uma máquina de fazer dinheiro. E que a Cofina tem interesses no sector das apostas desportivas, o que é extremamente perigoso e até imoral eticamente.

    Zé Pincel

    ResponderEliminar
  20. Por mais que me custe ver o SLB a jogar, também nao estou de acordo com a mudança de treinador ja agora a meio do ano.

    Sinceramente é uma pena que Rui Vitoria não tenha aproveitado a avalanche de vontade querer e ambiçao que existiu nos primeiros anos para no 3º incutir uma nova estrategia estrategia do 4-3-3 ou melhor do 4-1-2-3 que ainda que se fossem 3 na frente a fazer pressao ainda compreendia mas na teoria é apenas um coitado na frente... isso mexe com tudo aquilo que foi incutido no SLB durante decadas.

    Rui Vitoria é inteligente mas nao esperto ou matreiro o suficiente para conseguir ganhar qualquer jogo.

    Guardiola so existe um e só ele consegue por a equipa a jogar aos passes à maneira dele, por que sabe ser manhoso e matreiro quando é necessario sabe a teia que ele proprio monta na equipa, para os adversarios cairem nela.

    Rui Vitoria tem de rever bem as suas teorias, tem de perceber a estrategia que realmente se encaixa no SLB. Tem de ser duro e ter pulso (com os egos-jogadores). Tem de perceber que equipas como o Benfica fazem-se com jogadores possantes e fortes mentalmente como Luisao, Eliseu, Jimenez, Mitroglou, Samaris, RSanches(Enzo), Gaitan ou Carçelas (Pizzi nas alas) Homens de luta, por que se nao, com muita pena minha ele nao tem condiçoes para continuar na equipa quando a epoca terminar.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.