terça-feira, 20 de setembro de 2016

E tudo o talisca levou.

Chegou ontem ao fim uma semana que começara - na terça-feira - com grande alarido (golo do talixo) e um enorme foguetório, para na quarta baixar um pouco o volume (Copenhaga noblesse oblige) mas não o foguetório (humilhante vitória do Real Madrid) que se manteve em alta até um pouco antes dos oitechenta e oitcho minutases do 'partido' de Vila de Conde! Ontem, já com a carneirada amansada, de rabinho entre as patas, seria o avançado (Mitroglou) que o génio da táctica rejeitou (preferindo o Teo Guitierez) a repor a ordem natural das coisas. Diz que a diferença esteve no (não) treinador!

Mitroglou mostrou (aos inteligentes da bola) que não tem feito falta nenhuma, comprovando as teorias de que não há nenhuma desculpa para empatar com o Besiktas, jogando sem os jogadores titulares. Mas mostrou mais o curandeiro grego. Mostrou como é fácil debelar lesões que parecem incuráveis, fazendo com que o matrafona, que só na primeira meia hora gastou 5 minutos (dois a apertar as luvas) a curar um doí doí no tornozelo, se transfigurasse rapidamente num são e cheio de pressa guarda-redes! Ora aí está a solução para os problemas físicos do Benfica. Com o curandeiro grego em acção escusam os talibans de despedir já a toda equipa médica do tricampeão nacional, podendo guardar as bazucas para daqui a uns meses, quando voltar a acontecer novo empate.

Entretanto, mesmo com meia equipa de baixa e com todos os avançados no estaleiro, o Benfica já é o melhor ataque do Campeonato, com onze golos marcados. 1º lugar na classificação - 13 pontos à quinta jornada - melhor arranque só há 34 anos...
São números, tal como os golos marcados e sofridos, com relativa importância, obtidos contra equipas muito diferentes, em épocas diferentes, com/contra treinadores e jogadores diferentes, e sem nenhuma relevância na avaliação que faço do momento benfiquista. Um conhecido sapo diria que; os melhores são os que vão na frente, e o mesmo fanfarrão não teria pejo em afirmar que; se vai na frente é porque o treinador faz a diferença. Eu já fico satisfeito se o Zé Gomes não tiver que nascer mais dez vezes antes que algum batráquio se lembre questionar a sua idade e a honorabilidade do hospital onde ele nasceu.

José Peseiro...
Eu não sei por quem torce o Zé de Braga (dizem-me que é o Benfica) mas que o moço é a cara dos lagartos, disso não tenho qualquer duvida. Chora como um sapo sempre que perde e já começa a ser arrogante e mal educado, piorando a cada semana que passa. Aqueles meses em Contumil queimaram-lhe três ou quatro fusíveis - que ele insiste em não substituir - transformado um tipo simpático e educado num completo idiota. Joga sempre bem quando perde, espuma pela boca, o mundo está todo contra ele, começou a ser expulso e já só falta ouvi-lo expressar-se num estranho dialecto! Se isto não é um sapo ressabiado...

Rodapé...
Será que já se pode apelidar Gonçalo Guedes de o novo Garrincha ou ainda é cedo para ele poder vir ser um novo Gelson Martins?

Quanto tempo vai o Benfica conseguir segurar Grimaldo, esse rapaz sem arcaboiço físico, que não sabe defender? E quantos milhões vai ele custar ao seu novo clube?

14 comentários:

  1. Excelente crónica, mas Esqueceste-te de falar do pau do Pizzi, os Talibans ainda lá estão agarrados desde que viram a foto do balneário na época passada. Um gajo que joga e faz a equipa jogar... Mas teimam em querer vê-lo longe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um constante nos talibans da Internet. O Benfica tem sempre de ter um patinho feio para marrarem com ele... Este ano, uma vez que o de eleição está na bancada, é o Pizzi mas tb já começa a ser o Guedes. Esse moço que não faz nada de nada de jeito mas que só faz esquecer um tal de Jonas... Enfim deixa um ou outro sair do Benfica e já vais ver os mesmos falarem da falta de conhecimentos tácticos para deixarem um jogador desses sair por tuta e meia (nem que sejam 100.000.000 será sempre pouco ou nada)

      Eliminar
    2. Caro Hugo Santos,
      Concordo com tudo, excepto quando escreves "...mas que só faz esquecer um tal de Jonas...".
      Para mim o Jonas não tem rival que se lhe compare, infelizmente para nós Benfiquistas.
      Mas o Gonçalo tem jogado bem, só falta golos!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. O ano passado era o porco da baía...estranho mundo em que vivemos!

      Eliminar
  2. agora é que ninguém mais o vai calar com este ranking plantado ou encomendado por algum outro taliban......http://sicnoticias.sapo.pt/programas/tempoextra/2016-09-20-Ranking-dos-Treinadores.............. isto esta minado de gente com um Q.I. de 200 ou +. ehehehehe ENORNE como sempre E PLURIBUS UNUM

    ResponderEliminar
  3. O Guedes é o Gelson Martins branco.

    A propósito, qual será a idade verdadeira do Gelson Martins?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu filho dá-lhe uns 30 anos.
      Mas como o Gelson não nasceu numa maternidade de Lisboa como o avô Renato, não levanta nenhuma suspeita.

      Eliminar
    2. Eu cá não sou de intrigas, mas ouvi dizer que tem 27 anos e a certidão de nascimento é falsa...

      Eliminar
  4. Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

    Bela "posta", como sempre, a marcar a história desta semana.
    Entre todos os temas que abordaste, quero sublinhar o assunto Grimaldo (chateia-me quando trocam os nomes dos Nossos Atletas e acho ridículo quando lhe chamam "Grimaldi"), porque me parece exemplar quanto à forma como, hoje, os "reforços" são cuidadosamente integrados no Plantel e na Equipa.

    Era conhecido o histórico de lesões deste garoto e a Equipa Técnica teve o cuidado (6 meses, pelo menos) de vigiar, tratar e prevenir esse eventual ponto menos forte do Grimaldo.
    Foi espetacular a forma como ele foi como que reservado para esta época desportiva e o resultado de todo esse trabalho está, agora, a dar frutos que excedem as melhores expectativas.
    Até eu, que sou um acérrimo defensor dos índices físicos dos Atletas, tenho de reconhecer que um futebolista como o Grimaldo tem de ter lugar na Equipa, porque se trata de um absoluto fora de série.

    Viva o Benfica!
    (José Albuquerque)

    ResponderEliminar
  5. "PEP GUARDIOLA VIU GRIMALDO EM AÇÃO
    Treinador do Manchester City esteve no Estádio da Luz"

    Parece que o Grimaldo já tem também outro admirador... e é um que treina alguém com os bolsos bem cheios!!!

    Embora eu ache que o Guardiola tenha simplesmente virado benfiquista, depois dos jogos do Benfica com o Bayern o ano passado. Veio só matar saudades e ver um joguinho. Daqui a uns meses, quando aparecer um placa de "Reservado" no balneário do City, já sabem quem foi...

    ResponderEliminar
  6. Quem é o Gelson Martins??? É que o Gonçalo Guedes eu conheço...é bicampeão e marcou o golo da vitória a época passada em Madrid. Mas não o vejo a fazer capas de jornais. A diferença é que os lagartos sao fora-de-serie e toda a gente os quer, mas não ganham nada pelo clube e as suas excelentes exibiçoes ,que maravilham o mundo, são em derrotas.
    Ps: Benfica é o lider mais jovem da europa, mas eu até arriscava dizer que é o lider com mais lesões da europa..são "peaners"
    Diogo

    ResponderEliminar
  7. um que me parece Benfiquista é o Markovic. Vê-se mesmo pela cara dele que está a fazer um frete no sporting de lisboa. Alguem reparou quando ele entrou contra o Rio Ave, a forma como ele cumprimentou o Roderik, a rir e tudo, quando o sporting já estava a perder?! Já para não falar na escolha do numero 3, que para mim é uma clara alusão ao tricampeonato. em Maio vamos vê-lo no Marquês a festejar o 36...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.