segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Agarrarem que é ladrão!

Esta liga do rolha perdeu por completo a vergonha na cara. Andamos todos distraídos com o andor do clube da fruta quando a charola que tem levado os sapos ao colo não tem menor dimensão! Desengane-se quem pensar que os batráquios não contam. Com estas arbitragens até o Desportivo das Aves podia aspirar aos primeiros lugares da liga! Ontem voltou a acontecer mais do mesmo! Dominados por completo pelo Nacional da Madeira, foram salvos por dois penaltis fantasma, por faltas ridículas assinaladas ao contrario e expulsões por concretizar a Bruno Fernandes (também a  Mathieu) que já ganhou o estatuto do Adrien Silva ou Slimani, distribuindo patadas a seu bel-prazer, numa arbitragem absolutamente obscena que só não se torna um escândalo à escala nacional porque a merda de comunicação social desportiva que temos ainda vale menos que o Fábio Verdíssimo! E o que dizer do silêncio cúmplice do treinador do Nacional da Madeira?

Quando eu me recordo que este biltre, sobrinho de Olegário Benquerença promovido a internacional ainda nem estava na tomatada do pai, expulsou Renato Sanches, por acumulação de cartões amarelos - um deles por sofrer uma grande penalidade não assinalada, logo aos trinta e sete minutos da primeira parte, na penúltima jornada da liga (2015/2016) que o Benfica disputava ao milímetro com os sapos do alvalixo - olho para o cartão vermelho mais ridiculo do mundo mostrado a Lema no recente Benfica-foculporto e vejo-o a assinalar penaltis que mais ninguém vê (nem os seus aliados do tribunal de onojo) só dá vontade de vomitar! Uma alimária tão grande tinha de ser proibida de entrar num campo de futebol quanto mais andar de apito nas patas a estragá-lo. Agarrarem que é ladrão!

Factos. Quando ouço falar na (falta de) qualidade do futebol do Benfica eu remeto-os para a (a falta de) qualidade dos árbitros e dos video-árbitros! Com dois penaltis oferecidos o Benfica tinha ganho ao Belenenses, ao Moreirense e ao Chaves, e não havia taliban da internet que se atrevesse a questionar ou a insultar Rui Vitória. Tivesse o Benfica metade das ajudas do clube da fruta (pontos oferecidos pelo VAR nos últimos instantes das partidas) e não havia benfiquistas emprenhados pelos ouvidos a assobiar e a mostrar lenços brancos no estádio da Luz!

O Benfica defrontará o Galatasaray para a liga Europa. Jogam no actual quinto classificado da liga turca, Fernando e Maicon, dois antigos "mastins" do foculporto. O primeiro era alcunhado pela imprensa subserviente ao clube da fruta de "o polvo" - nome apropriado para alguém que, distribuindo a dita a seu bel-prazer, parecia ter braços e pernas por todos os lados. Assim que saiu da protecção dos proenças perdeu grande parte dos apêndices e ninguém mais ouviu falar dele. Maicon foi o obreiro do campeonato, a meias com o rolha Proença, ao marcar em fora-de-jogo de metros o golo que deu a vitória ao foculporto, na Luz, arrumando aí a liga de 2011/2012. Osso duro de roer mas que a melhor versão do Benfica ultrapassará com maior ou menor dificuldade. Resta saber que Benfica vamos ter logo na visita a Istambul...

Melhor nem de encomenda! Continua a saga de sorteios amigáveis do clube da fruta. Agora foi a Roma, sexto com os mesmos pontos do Sassuolo, 7º classificado do campeonato italiano. Relembro que os corruptos de Contumil venceram por 0-3 a Roma, em 2016, depois do empate najantas a um golo. Recordar que nesse jogo, na capital italiana, a equipa romana aos 50 minutos já estava a jogar com menos dois jogadores por expulsões de Rossi (39mts) e Emerson Palmieri. Desta vez há algo que poderá interferir seriamente na definição da eliminatória. O jogo da segunda mão, em Contumil, será disputado a 5 de Março, logo depois da visita do Benfica a contar para a 24ª jornada da Liga. Se as arbitragens permitirem ao Benfica chegar vivo a esse jogo pode ser que a Roma escreva uma história diferente...

Os sapos também tiveram muito azar no sorteio. Vão disputar com 17º classificado do campeonato espanhol a passagem à fase seguinte!

José Mourinho roído de saudades dos mastins da fruta, dos Olegários, dos Proenças e outros Benquerenças - “...o foculporto, que foi a minha melhor equipa na transição defensiva. Perdíamos a bola, mordíamos como cães loucos e recuperávamo-la em dois segundos”.

45 comentários:

  1. Calma amigo, que o Benfica vai denunciar isto tudo...parece que vi no rodape da bolha que o Luís Bernardo esta fulo e que vai fazer nao 1 mas 2 twits...eles não brincam com o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr.Ricardo Cunha, ganhamos as mesmas, quem manda no futebol português é tudo afecto ao porto!

      Eliminar
  2. Ladrões e bem organizados. Criminalidade organizada. Para aqueles que não sabem, houve uma denúncia anônima de que ninguém, a CS cúmplice da tramóia e dos crimes que se cometem todos os dias, anda calada! César Boaventura denunciou. Deixo aqui o texto para partilharem com toda a gente que conheçam.


    Denúncia Anónima
    Exma Senhora Procuradora Geral da República

    QUEIXA CRIME:
    As entidades visadas são, FPF, Conselho de Justiça da FPF e Secção de classificados.

    Visados: Dr. Fernando Gomes, Presidente da FPF
    Fontela Gomes, Presidente do C. de Arbitragem

    O presidente do CA está casado com a observadora Eliana Pinelo.
    Hà aqui incompatbibilidade de funções. Ou ele ou ela demitem-se, não podem é exercer os dois cargos inconciliáveis.

    Esteve envolvido numa transferência do filho ainda menor para o SCP e embora receba 10.000€ por mês, os gastos que realiza são incompatíveis com o nível de vida que faz bem assim como as despesas que suporta e que realiza.

    - Paulo Costa, vice-presidente do CA tem um conflito de interesses com o irmão árbitro Rui Costa, um árbitro C1 que é sempre favorecido.
    As bombas de gasolina no Marco de Canavezes de que é proprietário como foram adquiridas? Pelo regulamento de arbitragem, um árbitro não pode pertencer aos quadros federativos se tiver um observador ou se tiver relação de familiares directos… Como é possível este indivíduo conviver com a família?

    - O árbitro Alfredo Braga que tem um sobrinho observador também não pode, mas a verdade é que a impunidade continua. Isto são incompatibilidades com o Regualmente de arbitragem.

    - O referido vice presidente actuou ou actua nas classificações C1 e C2; ficou provado por acórdão proferido em 2017 pelo CJ que atuava nas notas dos árbitros da C1 (a classificação foi anulada quanto ao árbitro Jorge Pinheiro). Então e as notas de todos os outros?
    - Então ao interferir nas outras notas não influenciou as notas de Jorge Pinheiro? A lei de bases, os regulamentos, os estatuos da FPF e outras não proibem que quem nomeia não pode avaliar? Quantas normas foram violadas? Onde está a Igualdade e a transparência?

    Sugeria para não favorecerem A ou B, mas era reportado por todos os árbitros e assistentes.

    Sr. Bertino Miranda, vogal da secção profissional, decide as qualificações dos assistentes. Fá-lo pessoalmente com José Braga e Tiago Rocha, árbitros que tinham todo o interesse em recorrer para saber da disponibilidade de ambos actuarem como colaboradores na Academia de arbitragem.
    Após o fim do prazo de recurso não mais foram contactados evitando assim reclamações e alaridos públicos com eventual decisão contrária a sair do recurso que aqueles pretendiam interpor.
    Segundo ele, “se não se puder fazer, mais vale pagar, escândalos é que não”.

    Miguel Aguilar, Assessor da FPF, por não recorrer foi recompensado. Foi nomeado pelo conselho de arbitragem por fidelidade ao grupo.

    - Lúcílio Batista (falsificação de documentos), presidente, e dois vogais Pedro Portugal e Alnabon Fialho, da Secção de Classificações.

    Estes 3 são responsáveis pela alteração das notas introduzidas na plataforma informática. São eles quem altera as notas a seu belo prazer por forma a penalizar quem age correctamente e protegem os interesses de quem atua conforme as directizes de Ricardo Duarte falsificando no computador as notas que lhes são transmitidas.
    Isto pode ser observado através da alteração informática das notas que depois de inseridas são aduteradas. Bastará para tanto correlacionar as notas dos observadores dos jogos com as notas que foram alteradas na plataforma informática.




    ResponderEliminar
  3. - Vasco Santos (VAR), o pai era da PJ e é um dos elementos necessários para obter informações. Este é um dos elementos chave para colher informação quando são canalizadas queixas para o DCIAP ou TIC.
    Manteve a categoria C1 e foi para VAR. Não conseguia passar sequer nas provas físicas mas foi sempre classificado e avaliado por pessoas que adulteravam os valores. Todos os árbitros são testemunhas deste facto.

    Na época 2017/18 nas primeiras provas de aferição realizadas no Luso o sr. Vasco Santos passou sem cumprir os mínimos nas provas físicas. Porquê? Se não tinha cumprido as provas físicas que são um critério necessário proque razão o passaram?

    - FALSIFICAÇÂO DE DOCUMENTOS
    Em causa as classificações dos árbitros da época 2016/17, por falsificação das notas atribuidas pelos observadores de campo no sistema informático. Houve manipulação das notas nos computadores, já que os observadores deram notas que foram adulteradas. As notas foram modificadas e árbitros há que sabem perfeitamente isto. Bastará para tanto verificar todos aqueles que impugnaram as notas.

    Não dão acesso a documentos aos árbitros. Porque será? É que assim podem sempre modificar na plataforma informática as notas.
    Volvidos meses nenhum observador vai ver a nota que aparece na plataforma informática. Até porque o que aparece no critério de descida é apenas a não classificação. Mas árbitros há que tiveram mais de 5 negativas e foram classificados. Quem manipula então as notas nos computadores e falsifica as notas para ver quem passa?

    Prova testemunhal desta situação: o árbitro Jorge Pinheiro foi uma das vítimas. Outro árbitro sabedor desta situação poderá ser o AAC1 Jorge Ferreira e o árbitro Gonçalo todos eles recorrentes de injustiças perpetradas.

    - TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS

    Árvaro Mesquita, o árbitro teve 8/9 notas negativas mas acabou as últimas jornadas com notas de muito bom. Fazia parte da equipa de Jorge Sousa.
    O Bertino Miranda que avalia os assistentes era colega de equipa de Jorge Sousa.

    É evidente que o meu amigo, amigo do meu amigo é.

    Sérgio Jesus que esteve envolvido no Apito Dourado. Teve 5 notas negativas mas sempre que recorre ganha. Porque será?

    Sobre as suspeitas:
    Incumprimentos vários da legalidade, da imparcialidade e incompatibilidades diversas.

    ABUSO DE PODER
    -fazem o que querem pois as decisões do GJ embora contrariem as imposições decorrentes dos recursos nunca são cumpridas; não nomeiam os árbitros que ganham os recursos de decisões que foram impugnadas e, sem qualquer fundamento, deixam estes árbitros votados ao isolamento total;

    Fazem classificações como se lembram e como querem sendo certo que as classificações não têm por regra o mérito nem as verdadeiras notas:

    - Não dão cavaco a ninguém.
    - Esta época desceram o árbitro Jorge Ferreira, sendo que na época anterior por situações idênticas não desceram ninguém.

    - Elaboram SEGUNDAS ATAS que servem para CORRIGIREM AS CLASSIFICAÇÔES DE CORDO COM O QUE PRETENDEM.

    - Não fazem revisão de notas e apesar dos ínúmeros requerimentos muitas das vezes são pedidos deferimentos tácitos que também não merecem despacho.
    - Não respondem aos emails dos árbitros, não dão acesso a documentação.
    - Condicionam os árbitros; pressionam a arbitragem a defender as suas decisões.
    - aplicam os critérios que querem, para quem querem. A uns dão boas notas e a outros más notas, com lances iguais. Bastará ver as imagens do VAR, as classificaçãos que deram por referência a lances iguais.

    ResponderEliminar
  4. - Lucíio Batista disse que que não haviam classificações.
    Disse que o árbitro Jorge Ferreira tinha sido avaliado com insatisfatório e depois no CJ escreveu BOM (o depoimento de Jorge Ferreira pode confirmar isto).

    - As classificações que vieram a público foram feitas depois de 1 junho ou seja, primeiro desceram quem quiseram e depois manipularam os dados no sistema informático.

    As percentagens de notas negativas atribuidas em ata a cada um dos AAC1 que desceram não batem certo com as que eles efetivamente têm.

    Qual é o objectivo disto tudo?
    Eles enviaram convites a 2 AAC1 em que os convidavam a colaborar com a Academia de Arbitragem. Mal passaram os prazos de recurso, nunca mais ninguém falou com eles.
    Os atuais VAR surgem de esquemas semelhantes de forma a evitar recursos.
    A FPF disse no programa “6 às 9” que tudo se baseava na transparência e igualdade, mas quando eu dou notas a dedo que igualdade existirá?

    O CA é obrigado legalmente a emitir normas e fazer classificações e no ano passado não o fez. (parecer da APAF).

    - BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

    Os dinheiros canaizado para empresas amigas que precederam à construção da Cidade do Futebol e que permitiram um desvio colossal de verbas. Foram muito milhões. E o que se faz em prol das empresas da família?

    - FRAUDE FISCAL

    O dinheiro pago e recebido por privilégios concedidos a equipas de futebol, dirigentes e agentes de futebol que não é contabilizado, muitas das vezes pagos através de sacos azuis.
    Por exemplo, os clubes desviam montantes com floristas, assistentes, rececionistas, despesas com buffets e lançam essa verba em dias de jogo grande, para depois fazerem com esse dinheiro o pagamento aos árbitros.

    Até a água comprada serve para camuflar desvios de capital. Diz-se sempre que se gasta muito dinheiro em água mas o que se passa é que a água é para apagar o fogo insaciável de quem gere o mundo da arbitragem e tem de pagar a corrupção.

    Todos eles incorreram nos crimes enunciados.
    Aquando da realização de buscas à FPF e ao CA farei chegar nomes e documentos para que os possam inquirir.

    Sou anónimo por receio de represálias à minha família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Manuel. Sempre atualizado e com uma bagagem impressionante. Talvez seja percetível a aparente abstinência da comunicação do Benfica.

      Eliminar
    2. Manuel obrigado por repartires connosco esses assuntos nojentos relacionados com a arbitragem muitos desses assuntos que nos desconhecemos sobre os arbitros como la chegam vergonhoso,tenho dito Portugal um Pais pequeno mas enorme na vilanagem.

      Eliminar
  5. Será que o MP não manda a polícia judiciária investigar estas denúncias porquê com tanta trafulhice e corrupção o desporto em Portugal é uma vergonha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se isto se passasse com o BENFICA as buscas eram logo no próprio dia da denúncia

      Eliminar
  6. E a cartilha do Rui Pedro "Polémicas" Rocha ontem no nosso jogo?
    Que figura absolutamente rídicula, a cada 3 minutos referia que não tinhamos nenhum golo de bola parada, a cada canto, a cada livre, "Nem de penalty" dizia ele "2 penaltys falhados"
    Bimba, fodeu se, aconselho a quem quiser rir um pouco com a falta de vergonha que veja o tom de voz desse sabujo quando o arbitro apita, digno de um relato de um funeral de um estadista.
    Isto é uma vergonha total, depois da pouca vergonha do Lobo nos Açores, da pouca vergonha ontem do Macacácio, do narrador, e do fanático do repórter de campo ainda temos que levar com anti Benfiquistas primários e lagartichas doentes a nos narrar os jogos, já chega desta merda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse gajo parece-me que é um vira casacas com medo dos machos do Setúbal.

      Eliminar
    2. Na rtp internacional é ainda pior.

      Eliminar
    3. Então se tivessem da parte da tarde a lagartóide SIC noticias com 2 lagartos nojentos, o Ribeiro Cristóvão e o outro filho da cunha que tentou montar um esquema para incriminar o Boaventura e o Benfica com umas "confissões" mal amanhadas de alegados jogadores do Marítimo.
      Continuam com a fazer o "spin" da mesma cartilha de que o Rui Vitória está de saída em janeiro e que o JJ vem, quando toda a gente já sabe desde sempre que isso é mentira, uma fake news montada pela cartilha dos grunhos de Palermo e que os lagartos da CMTV e da SICN continuam a fazer o "spin". A CMTV é a mesma coisa, um antro de lagartos!
      Bastava olhar para a cara dos sapos para ver que eles estavam feitos a fazer uma ópera bufa de teatro rasca.

      O que é interessante é que o RGS volta a falar na mesma coisa na peça de propaganda que escreve todas as 2ª feiras. Isto é, utiliza a mesma cartilha dos lagartos da SIC onde trabalha e da CMTV. É caso para dizer, mas que grande filho da puta!!

      Não sei o que anda o imbecil do RGS a fazer naquela espelunca. Eu sei que anda a ser muito bem pago para fazer o frete. Se pensa que ganha adeptos está muito enganado. Só os idiotas e os acéfalos é que têm paciência para ver aquela merda e a sua vergonhosa actuação de andar a beijar o cu ao seu conterrâneo Guilherme Aguiar!!

      Vai ser a versão 2.0 do Bruno Carvalho, outro que veio do Porto, com "menos votos do que os brancos".
      A fazer campanha numa espelunca de grunhos anti Benfica, o novo quartel da grunhalada anti-Benfica, com 2 anos de antecedência, tal é a tusa que ele sente para se sentar na cadeira de sonho.
      E depois mente com quantos dentes tem na boca, como fazem os grunhos da criminalidade organizada da cidade de onde é originário.

      1. Diz que o Benfica anda a ser roubado. Olha a novidade! Mas ele é um dos que mais contribui para o roubo quando pertence à mesma comandita que faz o "spin" semanalmente das mentiras e da cartilha anti Benfica. E cala-se a maior parte do tempo, a não ser quando se ouve de vez uma voz esganiçada sair lá do fundo da cadeira, para dizer que também está presente.

      2. Ele acha que os directores devem chamar os "bois pelos nomes". Porque não faz ele isso? Está num sítio com mais audiência que a BTV e num antro anti benfiquista por excelência. Perfeito para o efeito.
      O que ele não tem é tomates para o fazer. Porque é cobarde, porque sabe que se fizer muitas ondas no programa deixa de receber os milhares de euros mensais que recebe dos lagartos que mandam no canal.

      3. Depois da campanha europeia para o futebol, que ele já deixou cair, porque já toda a gente percebeu que é uma campanha ridícula e demagógica, agora para apalpar terreno virou as agulhas para as modalidades. O facto de quase todas liderarem em Portugal, não as pode criticar muito menos a direcção. Então o que faz?
      Começa com a mesma cantilena da Europa, a mesma demagogia, agora é a ambição de fazer das modalidades os campeões europeus!! E dinheiro para isso?

      4. Olhem-me bem a lata deste tipo. O dinheiro onde está? Ele tem dinheiro para isso ou já anda a planear entrar numa espiral de endividamento bancário, agora que o Benfica estão quase livre do passivo? Eu já imagino o que estes tipos fariam se entrassem no Benfica, era um farta vilanagem!!!
      Andou a poupar dinheiro para meter no Benfica? Se não o fez e não tem dinheiro próprio, que tire o cavalinho da chuva porque Vieira antes de deixar o Benfica irá fazer com que os endividamentos futuros só serão possíveis com permissão das AG´s.
      Está com azar o demagogo e político da treta!! Para além disso o endividamento bancário irá ficar mais caro com o aumento dos juros.
      Não lhes largo as canelas!!!



      Eliminar
  7. Caro Guachos
    Muito bem visto. Tivesse o Benfica as ajudas que os dragartos têm tido e já estaríamos praí com 5/6 pontos de avanço em relação ao Braga, os outros dois estariam bem mais atrás. Mas, mesmo sem essas ajudas (pois isso não gosto de ver no futebol), bastaria haver justiça na parte disciplinar.
    Ontem de manhã, a RTP Memória transmitiu o jogo entre o Marítimo e o Benfica realizado em 1994. Estavam lá jogadores como João Pinto, Rui Costa, Isaías, Mozer, Vitor Paneira, Rui Águas, entre outros que agora não me recordo. Claro que não podia perder a oportunidade de rever algumas das glórias que conheci para poder estabelecer um termo de comparação com a actualidade.
    Pois é, só consegui ver a 1ª parte, a segunda já vi tipo resumo. Jogávamos tão pouquinho, não conseguíamos acertar 3/4 passes seguidos e com jogadores daquela qualidade. Outra coisa notei, já nesse tempo se jogava durinho. Todavia as entradas eram quase sempre à bola, viam-se muito poucas faltas maldosas. Acabámos por empatar esse jogo e bem, na minha opinião, a julgar pelo desempenho de ambas as equipas na 1ª parte.
    Isto para dizer o quê? Actualmente, não temos Isaías (10 remates por jogo), Rui Costa (passes a rasgar defesas como ninguém), Paneira (cruzamentos milimétricos), João Pinto (o fura defesas), mas temos mais equipa, temos mais conjunto, temos, por exemplo, um Rúben Dias que não fica atrás do Mozer (vejam o jogo de ontem e o de 1994), temos um Jonas que está léguas acima do Rui Águas e do César Brito.
    Pontos negativos? Não nos deixam jogar, é porrada de 3 em pipa, são árbitros que não perdoam a escorregadela do Conti, mas têm complacência com as agressões do Bruno Fernandes, são VARs avariados ou árbitros que acham que o VAR e o VAR adjunto viram mal. E claro que, assim, é difícil uma equipa ter confiança no seu futebol. Para ajudar à festa, temos os nossos próprios adeptos…
    Penso que vamos melhorar, com certeza, temos plantel para isso. Um pouco mais de cabeça, de auto confiança. Julgo que temos de saber explorar melhor a agressividade dos adversários em nosso favor. Quanto ao Braga, estou esperançado que vão passar o Natal atrás de nós, já os lagartos vão espetar mais 5 aos machões de Setúbal, todos sabemos porquê.

    ResponderEliminar
  8. Enormérrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

    Perdoa-me pelo "off topic" mas já não resisto mais sem perguntar a todos os Companheiros que acusam a Nossa SAD de ser "mole" quanto ao escândalo da atual apintagem, gozando com os "tweets", ridicularizando as reclamações oficiais e menosprezando as denúncias por escrito e/ou através da Nossa BTV ... sem lhes perguntar, repito, mas o que raio é que vocês sugerem que se faça para combater estes roubos descarados contra a Nossa Equipa e contra o Clube?

    Confesso-te que já estou farto de tanta "eloquência" da parte de alguns Benfiquistas, quando tão mal desperdiçada: f@da-se, tanto brilhantismo para criticarem e tão pouco para sugerirem alternativas concretas.

    Na minha humilde opinião, o Glorioso continua a tentar, desde há cerca de ano e meio, resistir ao maior e mais grave esquema combinado de ataques ao Nosso desenvolvimento e ao Nosso futuro.
    Por isso, quem não consegue ajudar ... que se cale e que observe a realidade sem emprenhar pelos olhos/ouvidos.
    Aos outros, o meu Obrigado por se manterem unidos em apoio às Nossas Equipas e ao Clube que adoramos.

    Viva o Benfica (PORRA)!
    (José Albuquerque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos por um momento esquecer os nomes das equipas envolvidas nas más decisões das equipas de arbitragem. Não existem já um conjunto significativo de erros absolutamente incompreensíveis para pelo menos a comunicação social fazer o seu papel e alertar para algo muito grave? Ainda hoje só o jornal O Nojo foi capaz de dizer que os 2 penalties dos sapos foram mal assinalados. Pois, este jornal, que não precisa de esconder quem é o dono, conseguiu ser o único a referir uma evidência. Os outros manipularam a opinião pública escondendo a verdade. Se já seria muito difícil aceitarmos que um árbitro se equivocasse em 2 penalties sem ajuda de VAR, agora é completamente incompreensível que o árbitro veja em vários ângulos aquilo que ninguém vê. E não lhe acontece nada. Na semana seguinte tem carta branca para fazer mais do mesmo. E certamente com excelente classificação. Por alguma razão estes assuntos são tratados como uma caixa negra.
      Portanto, os árbitros estão completamente condicionados na sua arbitragem. Mas o problema é que não são os únicos. A comunicação social está completamente vendida a este esquema de manipulação da verdade desportiva. E o que dizer dos outros clubes? Por exemplo o Braga? Não se preocupa que os competidores directos estejam a ser beneficiados desta maneira? O Braga não diz nada? Quando o Santa Clara foi prejudicado num jogo com os sapos, porque razão veio falar do Benfica? O Nacional que vê a equipa adversária ser beneficiada não diz nada? Em blogs, na rádio , na TV, nos jornais, em todo o lado existe um discurso a apontar para a saída do Rui Vitória ao virar da esquina. Ainda ontem a borla colocou um título sobre a vitória do Benfica na Madeira o qual alterou pouco depois, mas eu ainda vi essa vergonha de título: "Jonas carrega às costas a agonia do Benfica". E eu já sei que quando joga o Benfica os comentadores vão marrar com a falta de fio de jogo do Benfica e vão aplaudir o critério largo dos árbitros.

      O Benfica é o único clube a pedir esclarecimentos em relação à arbitragem. Mas qual a razão do silêncio dos outros clubes? No máximo dizem que os clubes grandes são beneficiados, o que é uma maneira cobarde de não se comprometerem. De que têm medo esses clubes?

      A Justiça seria a derradeira instituição que poderia investigar e julgar os vários crimes que todos nós percepcionamos. Mas até aqui sentimos que existe uma clubite difícil de expurgar. Já tenho pouca esperança que isto se resolva apenas nos limites do nosso país. O Benfica terá que recorrer a instâncias europeias. Infelizmente.

      Sérgio.

      Eliminar
    2. Clap clap clap clap,simples carago que se calem ja que nao podem ajudar.

      Eliminar
    3. Retirar oficialmente o apoio ao fernando facturas gomes enquanto o fantoche fontelas, ao paulo costa do conselho de apintagem não for demitido. O mesmo p'ró escuteiro mirim.

      Oferecer apoio a candidaturas que possam surgir quer para fazer concorrência ao naundinho das facturas e ao rolha da liga.

      Os motivos são mais do que muitos; ver a denuncia anónima no comentário do Manuel acima; o protesto dos árbitros já chegou à RTP no 6ª às 9 e todos se calam, incluindo a Direcção do Benfica!

      Já chega! Mais 40 anos de roubalheira e Crime Organizado não!

      Eliminar
    4. Eu apoio tudo o que a direcção tem feito em relação a todos os casos que têm acontecido ao Benfica. O tempo tem estado a dar-lhe razão e ainda vai dar mais razão no futuro. Mas, nesta questão das arbitragens, acho que o Benfica precisa de ir mais além do que meros tweets.

      O problema tem a ver com o facto do Benfica, por este caminho, vai estar irremediavelmente afastado do título (e até dos primeiros lugares, porque o Benfica luta contra o porto, o sporting e contra o Braga!). Depois de tudo perdido, medidas mais sérias irão servir para que? Os jogos não vão ser repetidos, os pontos não vão ser devolvidos. Veja-se o que aconteceu no hóquei em patins. O que adiantou aquela tomada de posição depois de já ter perdido o campeonato? E agora, as arbitragens no hóquei são melhores?

      Para mim, a fpf é corrupta, a liga é corrupta, o ministério público é corrupto! Queixinhas à fpf ou tweets não vão servir para nada. Os jornais e TV's nem ligam mínima aos tweets do Benfica. Logo o Benfica tem de exigir a intervenção da UEFA na arbitragem portuguesa (provas de manipulação não faltam). Mesmo ameaçando que se fizerem vista grossa, autorizam o Benfica a recorrer aos tribunais comuns para resolver casos de jogos de futebol e, até mesmo, ao tribunal europeu. A UEFA, mal ouça/leia "tribunal europeu", caga-se logo toda...!

      Pode não adiantar nada, mas como se costuma dizer tentar não custa. Afinal, quem tem como lema o "fair play" não pode fechar os olhos ao que se passa em Portugal. No mínimo, envia alguns observadores a Portugal, para ver o que se passa. Quem sabe, pode ser o suficiente para pregar um grande susto à fpf. É esta a minha sugestão.

      VIVA O BENFICA

      Eliminar
    5. Eu sugiro começar pelo rui santos. Marcá-lo como se marcava o gado antes, com um ferro em braza naquela peida. E filmar, servir de exemplo para o resto, marcar comentador a comentador, árbitro a árbitro, com um ferro em braza na peida. Um C bem grande de corrupto.

      Eliminar
    6. Meu Caro FranciscoB, Companheiro,

      Já são demasiados anos a ler os teus comentários para ter a certeza sobre o teu Benfiquismo exemplar, mas ...

      Essa retirada de "apoio" ao FG não serviria de nada, excepto empurrá-lo para o outro lado da barricada.
      Já leste od estatutos da FPF? Sabes quem é que elege e teria o poder de demitir o CA ou o CJ?
      Olha que o FG não tem esse poder, que só cabe à AG da FPF!
      E quem compõe a AG da FPF, sabes?
      E sabes quantos milhões de € é que o FG (a Direção da FPF) tem distribuído por todos esses membros da AG, só à conta dos excecionais prémios que as seleções têm conseguido.
      Achas, mesmo, uma boa medida essa de hostilizar um dos homens mais fortes ao nível da UEFA e da FIFA?
      Lame3nto, mas discordo dessas tuas sugestões.

      Eu li bem sobre essa tua sugestão de envolver os Nossos Corpos Sociais numa "denúncia anónima"?
      Companheiro: essa nem parece de um tipo inteligente como todos te reconhecemos.

      Viva o Benfica!
      (José Albuquerque)

      Eliminar
    7. Só referi a denuncia anónima porque retrata bem a cabala montada contra o Benfica.

      O Fernando Gomes personifica o q está mal na Federação e nunca tomou uma única posição a favor do Benfica. Pelo contrário já o vi tomar várias posições a favor dos corruptos. E o q é q ele tem feito pelo Benfica na UEFA onde os corruptos são ajudados e nós sistematicamente prejudicados?

      Se é na Assembleia q está o poder, como sempre foi, o Benfica tem de ter uma estratégia para não ser prejudicado constantemente como tem sido. Se não é o Fernando Gomes é mais do q evidente q este conselho de apintagem e o meirim estão a mais na Federação...

      O 2º penalti a favorecer o saporting no jogo com o Nacional é inacreditável! Nenhum jogador toca no dost! Tudo é branqueado na CS e os responsáveis da FPF e da Liga nada fazem...

      Estávamos convencidos de q o Apito Dourado estava encerrado mas estão mais fortes do q nunca... Não tenho paciência para continuar a ver o Benfica a ser roubado jogo após jogo por mais 40 anos... Tenho muita consideração pelo LFV mas se isto continua assim não vai contar com o me voto nas próximas eleições.

      Eliminar
  9. Esta época nojenta tem tudo o que se via nesse tempo do Mourinho no clube da batota e do crime. Nesse tempo eles recuperavam logo a bola porque fazia-no em falta com a conivência dos Martins dos Santos da vida.

    ResponderEliminar
  10. E depois ainda temos de levar com o malheiro filho (da p..), a elogiar o futebol do total dos sapos... que vá
    dar merda a comer ao pai!

    ResponderEliminar
  11. Apenas dos reparos a sua excelente crônica
    Com as ajudas dos arbitros a funcionarem a nosso favor,não só os os talibans estavam calados como o campeonato 2018/19 ja estava resolvido e com previsao de vantagens no final do Benfica em relacao aos outros a caminhar para a vintena de pontos.
    Em relação ao Roma, gostei. A rapaziada italiana deve estar sedenta de responder a miséria de 2016, vamos aguardar.
    Carrega Benfica.

    ResponderEliminar
  12. Grande José Albuquerque, vou responder ao teu desafio. Deixo aqui uma ideia, um pouco louca, mes em tempo de guerra não se limpam armas...

    O Benfica devia apresentar à Real Federação Espanhola (RFE), uma candidatura oficial para passar a competir em Espanha. Notem que acho que esta candidatura (já várias vezes sugerida por outros adeptos) seria sempre recusada, mas o objectivo desta acção seria outro. A saber:

    O simples facto de o Benfica apresentar uma candidatura oficial às autoridades de futebol espanholas, para passar a competir em Espanha, iria provocar uma reacção fortíssima em todo o mundo pois seria um facto inédito. Portanto, seria um evento altamente mediático.
    Claro que a justificação dada para tal candidatura, teria de ser uma exposição a denunciar todos os podres do futebol português e quem está por detrás deles. E algumas das principais denúncias a fazer, nem sequer teriam a ver com arbitragens. Aqui ficam alguns exemplos, entre muitos outros, de casos que devem ser denunciados nessa exposição.

    1. Já imaginaram se o Barcelona começasse a ler, num programa semanal da sua TV, os emails do Real Madrid (RM), truncados e manipulados, acusando o RM, e vários árbitros, de corrupção? Qual acham que seria a reacção da RFE? Que pesados castigos aplicaria ao Barcelona?
    Já as nossas federação e liga, primaram pelo silêncio, apesar dos protestos do Benfica. Isto prova que não são isentos e estão dominados pelo FCP.

    2. E se a claque do Barça invadisse o centro de treinos dos árbitros e os ameaçasse de morte? Qual seria a reacção da RFE? Cá foi zero, como sabemos. Nem um inquérito abriram. E seriam os árbitros ameaçados, escalados para os jogos mais importantes do Barça, como aconteceu com o porto?
    Cá está mais uma prova do domínio exercido pelo FCP sobre as autoridades do futebol.

    3. O castigo gozão ao Brahimi (19,13€), versus os 3 jogos de castigo ao Samaris, poderia ser outro dado importante da exposição, dada a flagrante dualidade de critérios. Isto prova que também as autoridades da disciplina estão controladas pelo FCP.

    Assunto não faltaria e a exposição, bem longa, deveria ser lida na conferência de imprensa de apresentação desta iniciativa. E, claro, o texto em várias línguas entregue aos jornalistas presentes.
    À laia de conclusão, deveria ser dito: Pelo atrás exposto, consideramos não haver condições para competir no campeonato português, pois o mesmo se encontra inquinado. Apresentamos portanto, esta candidatura, como último recurso, para podermos competir em pé de igualdade com outros clubes.
    Com tão forte impacto mediático, a UEFA teria de intervir na Liga e na Federação portuguesas, para repôr a ordem natural das coisas.
    Então, o que acham? Demasiado louca, esta ideia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje estou muito de acordo com aquilo que os meus companheiros escrevem,pois caro Antonio era das coisas que mais gostava que o nosso Benfica fizesse, sair desta liga miseravel e que impacto como escreve que isto causava no mundo do futebol pessoalmente adorava porque competir na liga portuguesa como portugues e benfiquista sinto nojo por aquilo que vou vendo.

      Eliminar
    2. António Viegas, em termos de marketing seria um boa ideia. O problema é o facto de estarmos ainda sob o holofote das autoridades judiciais pelo que isso podia virar-se contra nós.
      Os dragartos, especialmente os lagartos, controlam a CS portuguesa, tanto a SIC como a CMTV, o CM e o Record, são antros de lagartos, todos os contactos que invariavelmente fossem feitos pela CS espanhola com os seus amigos portugueses, iria ter como conclusão que iria virar-se contra nós. A cartilha já está montada e já a conhecemos.

      O que podemos fazer quando formos limpos pela justiça portuguesa, irá acontecer podem ter a certeza, é fazermos uma campanha de alguns milhões a nível europeu em vários jornais desportivos, com vários textos, sintéticos mas bem montados, em que desmascarávamos com factos, com nomes, as acusações e a campanha que foi feita contra o clube.
      A investigação da ERC é para ser utilizada e desenvolvida.

      Em que também se denunciava a campanha feita pela CS portuguesa, com os nomes dos jornalistas e dos órgãos onde trabalham, e as simpatias clubistas que têm, cúmplices da tramóia quando andam a ser pagos para o efeito.

      Inclusivamente acho que o Benfica - ATENÇÃO DIRECÇÂO, MUITA ATENÇÃO!!!!! - assim com eu faço com os textos, eles têm a obrigação de fazer uma compilação completa, sem bias nem subjetividade, de todos os casos e lances que favoreceram os dragartos e prejudicaram o Benfica.
      Complementada com as ligações existentes entre árbitros e membros do CA, da Liga e da FPF.
      E depois enviar tudo para a UEFA e para a FIFA.
      Podem ter a certeza que isto bem feito, os nomes do Fernando Gomes e do Tiago Cachecol iriam ficar muito mal vistos.

      Com ameaças de que se nada fosse feito por essas instituições, o Benfica reservar-se-ia o direito de utilizar a mesma informação para enviar para outras instituições, noutros países, denunciando o que foi feito ou o que não feito.
      O "Status quo" não seria admissível nem aceitável!!

      Eliminar
    3. Todas as ideias são boas, especialmente as que possam causar desconforto a quem está confortavelmente a manobrar na sombra.

      O Benfica já deu provas de ter uma postura de respeito pela arbitragem e pela hierarquia do futebol, respeitando as suas diversas instâncias.

      O que tivemos como resposta? - Isenção, respeito, seriedade?

      Não, não e não!

      Está na hora de intervenção mais musculada, porque desta maneira, nem sonhar podemos, em ser campeões, não me recordo de tantos azares seguidos de arbitragem e do conselho de justiça desde os tempos de Lourenço Pinto e de Adriano Pinto; já são "xitos" a mais.

      Essa ideia não é tão espatafurdia como isso, mas acho que devia haver uma intervenção publica, directa e objectiva do nosso presidente, a historiar os casos, a denunciar o que tem de denunciar, e a concluir retirando o apoio a FPF, a Liga, e seguindo uma linha de guerra, porque é isso que neste momento nos fazem, guerra total.

      E para compor o ramalhete, reduzir ao mínimo dos mínimos qualquer intervenção em órgãos de CS que já mostraram estar ao serviço de interesses obscuros, como o Sábado, O Canalhadas da >Manha, o Record, o Nojo.

      Pode até ser uma linha demasiado belicista, mas não se luta com fisgas contra canhões.

      O Benfica neste momento não é respeitado por ninguém, e não se dá ao respeito em muitas situações.

      Se se vier a revelar que esta aparente complacência produziu resultados, então serei o primeiro a louvar tão brilhante estratégia.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    4. Caro Companheiro António Viegas,

      Eu concordo com a tua intenção e, também, com o principal argumento contra do Companheiro Manuel, mas vou-vos dar a minha opinião de velho gestor com muitos anos de Administração.

      Sabes qual é a pior coisa que podes levar a um Administrador (como as cúpulas da UEFA e da FIFA)?
      É um "problema", sobretudo se se tratar de um verdadeiro problema.
      É que fogem deles como o diabo da cruz, percebes?
      E as mais das vezes voltam-se contra quem os foi "incomodar"!

      Apesar de já não escrever no GUACHOS há bastante tempo (culpa minha, preguiçoso, ahahah), creio que muitos se recordam da defesa sem reticências que sempre fiz do desejável futuro Campeonato Europeu de Clubes (desde que o Glorioso lá consiga entrar, obviamente), pelo que qualquer tentativa de substituirmos a liga NOS por outra competição teria o meu encanto.
      Mas o que tu propões é ... "comprar uma derrota"!
      O "requerimento" que sugeres, a ter alguma resposta, tê-la-ia na forma de uma simples citação dos regulamentos da UEFA e uma linha seria suficiente.

      Muito mau, para quem se pretende defender de tentativas de humilhação, não te parece?

      De qualquer modo, que tal escreveres ao Presidente sobre esses assunto?

      Viva o Benfica!
      (José Albuquerque)

      Eliminar
    5. Caro Companheiro chakra indigo,

      Já cá me faltava essa tua "intervenção mais musculada", ahahah.

      E o que é que sugeres?

      1 - Comprar uma derrota antecipada (a sugestão do Companheiro Viegas); mais
      2 - Colocar o Presidente a fazer uma CI(?) de uma hora (e não sei se chegava), que só muito poucos, mesmo Benfiquistas, teriam a pachorra de aguentar até ao final, fazendo as delícias dos junta letras porque seriam eles a "retransmitir" esse conteúdo para todo o país; mais
      3 - "seguindo uma linha de guerra" ... importas-te de traduzir?; mais
      4 - Prejudicar todos os Nossos Sponsors ao restringir o acesso da Marca a uma parte da mérdi@, aproximando o Clube de um perigosíssimo confronto com toda a mérdi@ nacional.

      Lamento, mas estou nos antípodas destas tuas sugestões.

      Viva o Benfica!
      (José Albuquerque)

      Eliminar
    6. Caro José Albuquerque,

      Li com muita atenção as suas intervenções acerca deste assunto, pela elevada consideração que tenho, não só pelo que escreve, como pelo que já escreveu outrora, dando dados para que nós, menos conhecedores dos meandros técnicos financeiros possamos ter uma ideia sobre esses assuntos do nosso clube.

      No entanto, e não obstante reconhecer a objectividade das reservas que coloca a uma intervenção "mais musculada" do presidente, eheheheh, e sabendo dessas dificuldades que muito bem lembra, neste assunto estamos mesmo nos antípodas, e como escrevi atrás, caso este caminho aparentemente complacente tenha sucesso, serei o primeiro a louvar tão brilhante estratégia.

      1_ No caminho das vitórias nada é linear, uma aparente derrota pode ser a alavancangem para a vitória final, tirar o inimigo dos caminhos conhecidos e do conforto em que vive é um passo para provocar erros.

      2_O presidente não tem de falar de um erro em tal situação, tem de mostrar à saciedade, e objectivamente, que os meios colocados à disposição de quem de direito são suficientes para tomar melhores decisões, e questionar abertamente porque é que esses meios, extremamente dispendiosos, como o VAR, não são aproveitados a bem da transparência.

      Mais, deve denunciar os compadrios que transparecem nos excertos que correm aí pela net e aqui reproduzidos pelo Manuel.
      A verdade e a transparência não são um pedido, são uma exigência.

      3_ Uma linha de guerra, é seguir uma politica de denuncia constante, dia a dia, hora a hora, com factos, relatos,e provas - parece que algo começou a melhorar nesse aspecto com a Benfica News, é confrontar a CS, especialmente o CM, o Record e o Rui Santos, só para falar dos principais obreiros da campanha anti-Benfica, todos os dias, todas as horas e todos os minutos que forem precisos, desmascarando a sua falta de isenção e os interesses a que estão agarrados.

      4_Vou repetir-me acerca deste ponto, como já dizia o meu avô, quem vê mole, carrega!


      Existem muitos caminhos na prossecução de um fim, mas quem luta com porcos não deve esperar fazer um percurso imaculado e sem pôr os pés na lama.

      Já dizia um grande estadista, W.Churchill, "Não é suficiente que façamos o nosso melhor; às vezes temos que fazer o que é preciso.“

      Saudações pelo seu "regresso" :-))

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  13. De acordo Guachos estamos preocupados com os corruptos mas a lagartada esta tao ou mais protegida que eles uma vergonha,muito antes da chegada do varandelas a lideranca da lagartada chamaste-nos a atencao nao esperem que este varanda se for eleito e melhor que o cuspidor pois andou la no banco aprender com ele a merda deve ser a mesma,acrescento eu em tao pouco tempo no poder como e que a lagartada tem tanta influencia na arbitragem todas as semanas sao favorecidos,ontem no trio de ataque gostei de uma frase do oliveirinha o VAR para mim criaram um monstro e que monstro digo eu,o afecto ao sportem acha que o penalti do Benfica e mal assinalado na repeticao ficou sem duvidas,e mesmo que tenha sido mal assinalado qual e o problema dele acha que o sportem tem sido pouco favorecido.

    ResponderEliminar
  14. Aconselhava a quem quiser ver um bom exemplo do esterco que chegou a nossa comunicação social com o maistabaco agora das 18h15 com o impoluto, imparcial, isento, doutor Pedro Sousa.
    Um verdadeiro camião de areia, um paquete de areia, é por isto que o Benfica nunca é prejudicado nem os outros beneficiados, o branqueamento que faz ao jogos dos verdes é digno de registo, é obra.

    ResponderEliminar
  15. E então uma jogada do Coates, julgo que pouco depois dos 80 min., em que dá uma cotovelada por trás num jogador do Nacional e o gajo que narra o jogo diz que o outro é que vai bater com a cabeça no Coates???

    ResponderEliminar
  16. Por falar em ladrão, leiam aqui sobre o maior ladrão, que tornou um clube de paroquianos num clube titulado

    http://militanciadamentira.blogspot.com/2018/12/o-corno-da-costa-fabula-perdida-de-la.html

    ResponderEliminar
  17. Se quem por aqui escreve sabe isto TUDO, quem trabalha na estrutura do Benfica deve saber MUITO MAIS.

    Deixo a perguntas:
    Porque é que se faz NADA em relacao a isto?

    Quem ganha com este silêncio cobarde por parte do Benfica?

    Porque é que o Benfica nao consegue passar uma unica mensagem para a comunicação social?

    Porque é que Luís Bernardo faz uns twitts ridiculos para inglês ver?

    Pessoalmente, com este estado de coisas fizeram com que deixasse de ver jogos... Sinto a vergonha que sentia nos anos 90, a diferença é que o Benfica agora é muito mais forte no campo senão já tinhamos sido afastados há muito.

    ResponderEliminar
  18. Varandas diz: "NUNCA TEREMOS A VERGONHA DE TER A PJ A ENTRAR NO SPORTING". Sabendo o que se sabe do cashball, do ataque terrorista das claques, como é que este indivíduo diz esta frase com esta certeza? Que ligações tem ele ao MP para ter tantas garantias?

    Sérgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Tenho na minha lista dois juízes-conselheiros do Supremo, um procurador da República, um juiz-desembargador. Acha que estas pessoas não vão fazer braço-de-ferro na justiça pelo Sporting?»

      Está aqui, é tudo feito ás claras.
      Continuo á espera sobre o negócio do Bruno César, supostamente veio a custo zero mas afinal pagaram 2M ou lá o que foi, denunciado pelo Paulo Pereira Cristovão.
      O lobby é fortíssimo por esses nojentos.

      Eliminar
  19. Quem trabalha na estrutura tem mais que fazer. Por exemplo, tem de fazer estas promoções:
    https://promos.slbenfica.pt/oferta/lisboa/Experiencias-Bilheteira-Museus/O-Sporting-tambem-e-feito-de-ti-Nao-percas-esta-grande-oportunidade-Vive-a-emocionante-experiencia/64583131/

    Que entretanto já retiraram porque a indignação deve ter sido muita.

    O Benfica anda a ser atacado por fora. Mas também por dentro.

    JVP

    ResponderEliminar
  20. Off topic
    Será verdade que um site do Benfica andou a promover visitas com descontos... ao museu dos sapos??? Se for verdade, é o fim da picada como dizem os brasileiros. É o bater no fundo com estrondo. Assim, não há crente que resista.

    ResponderEliminar
  21. Delicioso a crónica do Rui "hipster" Malheiro no rascord hoje sobre o Galatasaray, só faltou dizer que é um Aves da vida, até há uma semana atrás era uma equipa fortíssima e tal.
    Mas esta genta não tem vergonha na cara? Este sabujo é uma coisa completamente ridícula fodasse.

    ResponderEliminar
  22. É vencer amanhã o Montalegre e Domingo o Braga, na Luz, categoricamente, para embalarmos à Benfica.

    Com o regresso do "Apito Dourado" e com várias frentes judiciais “à la fonseca e afins” (cada um “en su sítio”), que iremos – escrevam - ganhar com "nota artística", que mais necessitam os benfiquistas para se unirem, incondicionalmente, em redor dos jogadores, equipa técnica e Presidente?

    Vamos dar mais trunfos aos doutorados em crime, exímios a actuar nas “esferas” de uma certa justiça alinhada (para não lhe chamar outra coisa) e no controlo da imprensa e opinião publicada? Vamos alimentar a “esperança” dos idiotas úteis de que estamos arrumados (que estúpidos são acreditarem que as benesses arbitrais, de que ora beneficiam, pelo seu cúmplice silêncio e ódio ao Benfica, se vão manter, num hipotético taco a taco com o Contumil)?

    O que estão a fazer ao Benfica não nos chega? Juntamos-lhe desunião e, pior ainda, desmobilização?!Sejamos Benfica! Façamos-lhes a vida cara, não lhes demos tréguas.

    E Pluribus Unum! Sabem a quem pertence este lema?!

    ResponderEliminar
  23. Excelente a crónica do Bagão Félix n' A Bolha, reproduzida pelo Hugo Gil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A bolha é para limpar o traseiro, é ler no Hugo Gil.

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.