sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Encostados às tábuas!

Apesar das criticas a RTP continua a insistir nas transmissões de corridas de touros em horário nobre. Ontem foi na arena de Alverca, onde o comentador de serviço (o lagarto Tadeia) se sentiu mais 'lidado' que o resto do plantel do pastor Jorge Silas. Ainda ganhou peito aquando das entradas do Bruno Portas, de Acuña e Bolasie - os dois primeiros com autorização dos árbitros para bater em tudo o que mexe - mas cedo se convenceu que a noite não era para cabrestos (especialistas da especialidade) destinada que estava aos briosos bandarilheiros Alex Apolinário e Luan! O seu desalento, à medida que o jogo caminhava para o fim, foi tão confrangedor que merecia uma queixa pública contra a crueldade da RTP e dos bárbaros do Alverca. À atenção dos operacionais do PAN e dos militantes da Lpda.

O repórter de pista mostrou-se um aficionado à maneira (a RTP não brinca em serviço quando se trata da preservação das espécies) com as suas tiradas, de cátedra, indicadoras de muito e valioso trabalho de sapa! Assim que o Dumbo foi visto a aquecer os atributos, uma onda de tesão incandesceu de luxúria toda a equipa da televisão pub(l)ica. Do lagarto Tadeia ao especialista no relvado só lhes faltou ejacular em directo com o energico abanicar das orelhas do craque. Agora, sim íamos  ter festa brava a valer. E logo na primeira acção do fenómeno, que a Europa inteira deseja, escutamos a primeira pérola. Dumbo Fernandes, "entrou no campo a escrever" (um best-seller por supuesto), inflamavam-se os basbaques derretidos com uma flamejante chicuelina do craque...

Mais alguns minutos passados e após um livre directo (já agora, inventado pelo árbitro) enviado ao poste por Dumbo Fernandes - depois de todos os adjectivos possíveis e imaginários esgotados - sai-se com este pedaço de história o qualificado especialista da especialidade na pista; «é a chamada folha seca». Tão seca que só ganharia vida num pontapé de Bolasie ao lado da baliza - «o chamado pontapé de barco à vela» (onde é que esta rapaziada comprará a merda que fuma?) - que deixou os sapos da televisão pubica desesperadamente convencidos que nem o amigo Godinho conseguiria alterar o resultado final da corrida.

Fez bem o pastor Silas em apostar nas segundas linhas dos sapos. Há por ali muito e bom material para alavancar o seu sonho de ganhar titalos europeus. Neto é uma aposta ganha - com o lagarto Godinho a ajudar, ainda pode ter um grande futuro na WWE -, Zezé Rodriguez (talvez um pouco magro para o oficio) apresenta-se como uma pechincha reveladora do faro de Fedorico Vagandas para caçar pontas-de-lança esquecidos, e o Rosier parece-me menino para pulverizar todos os recordes de Dumbo Fernandes no próximo mercado de verão.

Sonhador, o treinador dos batráquios, apresentou-se aos pés-de-microfone por demais satisfeito com as coisas muito boas (feliz o idealista que após uma derrota por 2-0 com uma equipa do campeonato amador ainda consegue vislumbrar coisas boas) que a equipa fez, referindo-se à facilidade com que os sapos saíram a jogar de trás!! Sem querer estragar mais este sonho do sapo - o segundo golo do Alverca é consequência de um canto após um delírio (pareceu-me de Rosier) na saída com bola - eu quero recordar que o Coates e o Mathieu são tão artistas com a bola nos pés como os patudos Neto e Tiago Ilori! Vai ser bonito vê-los a tentar sair com a bola controlada contra uma equipa de profissionais que os pressione a sério à saída da área! Ai vai. vai...Com as orelhas a arder terá ficado o "herói" da MDCSDQT que ainda tentou soprar as labaredas para cima das costas largas do Acuña. Debalde. Agora é que o circo vai arder.

O primeiro objectivo do maqueiro Vagandas para a próxima época está plenamente cumprido. As cinco batatas do Benfica da supertaça no Algarve são agora uma impossibilidade e o Agosto do alvalixo promete ser bem mais tranquilo. Safa-se o incendiário Miguel Albuquerque livre do grupo de adeptos do Benfica, na zona (protegida pela Polícia) afecta aos batráquios, dispostos a sacudir-lhe as fagulhas.

Morreu Rui Jordão, a Gazela de Benguela. Jogou no Benfica, desde as camadas jovens, e no Sporting, de quem era adepto confesso. Conquistou 4 campeonatos em cinco épocas no Benfica e 2 em nove pelos sapos. Na selecção ficam para sempre na memória dos desportistas os dois fantásticos golos marcados à França (no europeu de 1984) a passes do mágico Fernando Chalana, num jogo onde, com o desaparecido Bento, também com uma exibição épica, Portugal ficou a um pequeno passo (aquela oportunidade de Nené que daria o 3-1...) - ou de um pontapé à toa pela linha lateral - da final. Estive à conversa com ele, uns meses atrás, num jantar de amigos onde me mostrou orgulhoso alguns dos seus poemas e trabalhos de pintura abstracta! Devo confessar que nem me recordo da ementa. Já das cerca de duas horas que passamos a conversar e do que conversamos...Grande homem! Que possa repousar em paz como merece.

20 comentários:

  1. Grande Jordão, ainda me lembro dele a jogar no Benfica, era eu miúdo.
    A reviravolta que aquela fantástica equipa de França fez nos últimos 6 minutos do prolongamento, que superaram os 2 golos do Jordão, são talvez a maior desilusão que o futebol me proporcionou (talvez a par da final contra o PSV na final dos Campeões).
    Que descanse em paz esse homem bom que foi goleador do Benfica e do Sporting e que quando pendurou as botas se dedicou à pintura e à poesia.

    André

    ResponderEliminar
  2. Esse jogo, com a França, foi o princípio de uma relação com o futebol que ainda hoje perdura... Obrigado Jordão, o único jogador do Sporting que eu sempre admirei... que descanse em paz!

    ResponderEliminar
  3. Sobre a morte de Jordão o S. Conceição diz que se habituou a ver a classe do jogador no Sporting e na selecção. Incapaz de dizer que jogou no BENFICA!!! Não se trata de um tipo com um feitio especial. Trata-se de um ressabiado provinciano!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que deve ser para agradar ao dono ou está no contrato. Fosse ressabiamento e não tinha o miúdo na melhor escola de formação do país

      Eliminar
    2. A canalhice de um carroceiro incorrigível.

      Tudo o que vem de Palermo é lixo.
      Jordão criou a sua aura no Benfica, não no lagartêdo.
      Portanto bardamerda para o labrego do sérgio conceição. Canalhices habituais de quem bolça ódio de norte ao Benfica.

      Vi Jordão ao vivo uma vez. Com muito sacrifício eram 600 Km (ida e volta) com saída de Lisboa pela alta madrugada... em caso de vitória (o jogo começou às 21:45 da noite). Naquele célebre jogo na Luz em que eliminámos o Feynoord por 5-1. Jordão marcou dois golos. O primeiro foi uma obra-prima, já dentro da área a passe de outro que desertou - Artur Jorge. Foi o tempo em que o Benfica tinha duas equipas!!! de jogadores abolutamente fabulosos.

      Mas há sempre quem tente borrar a pintura e subverter a realidade. Uma badalhoca num programa da tarde do Canal 11 (estava eu em casa de familiares meus lagartos e tive de explodir...) saiu-se mais ou menos com esta pérola:
      -"Jordão jogou no Benfica mas foi no sporting que ficou uma lenda fazendo uma dupla com manuel fernandes."

      É impressionante como uma badalhoca se atreve a vomitar uma patacoada deste calibre. Para além dos títulos, já mencionados pelo autor do post GV, Jordão, no Benfica, jogou com Néné, Artur Jorge e com outros ainda. Aqui nem sequer era uma dupla, mas sim uma TRIPLA, pois Néné e Artur Jorge foram incomensuravelmente superiores ao pateta lagarto (cada vez está mais labrego) de Sarilhos.

      Para mais foi Bola de Prata duas vezes. Uma pelo Benfica e outra pelo lagartêdo.

      Paz à sua alma!

      Eliminar
  4. Recordo vagamente Jordão, que me perdoem mas na altura só tinha olhos para o Chalana!
    O futebol e a cidadania ficam mais pobres!
    A lagartage está perdida, tudo lhes acontece. A impotência desportiva parece crónica!
    Nem com as ajudas de vacas charoleiras, quanto mais cabrestos.
    São touradas atrás de touradas, não faltarão muitas cernelhas para andar tudo à cornada...

    ResponderEliminar
  5. Grande jogador (Rui Jordão) , tempo em que adorava ver a seleção ! Hoje no canal 11 ouvi falar do Jordão como jogador do sporting e seleção , nada do Benfica são só sapos a comentar. O pior foi Sérgio conceisao dar os sentimentos a família sportinguista e seleção é nada sobre o Benfica ! Enfim
    RIP Jordão

    ResponderEliminar
  6. Vi o primeiro jogo do Jordão pelo Benfica e foi dos meus preferidos.
    Jordão, de quem se dizia que só gostava de jogar futebol porque vê-lo não era a sua praia.
    Jordão, um dos grandes que jogou pelo Benfica!

    ResponderEliminar
  7. "equipa do campeonato amador"?? Dobra a língua, Guachos, o Alverca joga no Campeonato Nacional, o tal que os lags se gabam de ter ganho por 4 vezes nos primórdios, quando todos eram amadores.

    Quanto ao Rui Jordão digo que, como nunca vi o Eusébio jogar em directo, foi o melhor avançado de área português que vi jogar. E que marcou um dos melhores golos que vi, num Sporting 3 Porto 3, um golo de calcanhar, num canto. Se procurarem é possível encontrar no iutube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdão, não foi num canto, foi em jogada corrida; https://www.youtube.com/watch?v=geS1liddigY

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um problema comum a todos os cumentadeiros benfiquistas. O politicamente correcto condiciona-os de uma forma implacável. E o politicamente correcto é malhar no Benfica e proteger os "coitadinhos".

      Eliminar
    2. Lei, o Calado é um pobre diabo que não tem onde cair morto; se ele se revoltar contra a política do canalhas tv é despedido e fica sem pão para comer...

      Eliminar
    3. Jordão e Nené.. SLB vs Feynord. A 15m+- dos 90 estávamos eliminados.. Foram jogos destes k nos deram a áurea dos 10m à Benfica!! Eu vi, no dia seguinte, a "tromba" do Hapel e o olhar cabisbaixo dos holandeses. Eram os campeões europeus e levaram um banho das gazelas em cima citadas...nostalgia.
      RIP Jordão
      SLB FOREVER!!
      jota

      Eliminar
    4. O Calado não é parvo.
      Há que elogiar o treinador e presidente do Sporting.
      Deixem-nos lá mais uns bons anos.

      A propósito do Jordão, estive a ver uma homenagem no youtube, já depois da sua morte, só com fotos. Em todas ele tem um ar triste.
      Não sei como era ao vivo, mas nas fotos aparece sempre assim.
      Que descanse em paz.
      Será sempre recordado como um grande.

      Eliminar
  9. Nunca vi jogar o Jordao ao vivo com muita pena minha era um grande jogador,fiquei a saber duas coisas,que esteve 5 epocas no Benfica e nove nos sapos parecia-me que tinha estado mais tempo no Benfica,que era adepto dos sapos tambem nao sabia,julgava-o benfiquista e foi no Benfica que alcançou grandes conquistas e nao na sapada,que descanse em paz.

    ResponderEliminar
  10. Titalo do o nojo: de Tomas 0 Vinicius 2; fdp e haver benfiquistas que ainda compram esta cagalhoada para serem enxovalhados com o seu dinheiro, nunca mais aprendemos que o poder de os fo..r a todos está nas nossas mãos, é preciso pô-los no lugar que merecem no mesmo sítio que o clube do putedo: insolvência.

    ResponderEliminar
  11. Vi o Jordão jogar no Sporting e no Benfica. Falei uma vez com ele e desde logo vi nele uma pessoa boa, com bons princípios.
    Que descanse em Paz.

    ResponderEliminar
  12. Os sapos, são sapos (ponto)...!
    O Jordão era um Senhor, vi-o jogar no nosso Glorioso, que saudades.
    Que descanse em paz.

    ResponderEliminar
  13. Jordão foi indiscutivelmente um grande jogador. E todos aqueles que o são e 'sabem estar' no futebol merecem o nosso reconhecimento. Recordo-me dele com as duas camisolas e com ambas foi um grande profissional que soube dignificar a profissão. E até lhe perdoo aquelas provocações quando vinha jogar à Luz em que junto ao antigo 3º anel se entretinha com a bola nos pés a tentar obter reacções dos adeptos do Benfica...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.