Sempre que há clássico entre Benfica - Sporting, logo aparecem os fazedores de opinião - com a velha história eternamente repetida - que quem está mal costuma ganhar e vice versa...
No meu entender, tudo não passa de uma forma de "ajudar" a equipa que está em pior momento, puxando pelos adeptos e pelo publico em geral, fazendo com que o derbi nunca perca as suas características, capazes de motivar o povo do futebol e mantendo o negócio a florir...
O futebol precisa desta rivalidade - a industria do futebol vive destas rivalidades...
O que acontece na realidade é que a melhor equipa normalmente ganha e quem está num mau momento ou tem pior equipa perde!
São raros - não chegam para encher uma mão - os casos em que uma equipa tirou o titulo à outra e nem isso pode (na minha opinião) ser justificado pela rivalidade...
As surpresas podem sempre acontecer, seja num clássico ou não...
Vejamos algumas estatísticas que o confirmam, e mais, confirmam que o factor casa, como em todos os outros jogos - clássicos ou não - tem enorme influencia sobre o desfecho dos resultados!
Como se verifica, as vitórias são muito superiores ao somatório das derrotas mais os empates - 81 vs 61
Mesmo em Alvalade, em 147 jogos - mais seis do que na Luz - o Benfica tem um somatório de 45 vitórias (31%) e 27 empates (18%), contra uma maioria de 75 vitórias dos lagartos (51%) - médias muito superiores às conseguidas pelo lagartedo na Luz...
No total o Benfica ganhou em Alvalade 45 vezes em 147 jogos (27 empates) e em casa perdeu apenas 29 em 141 jogos - menos 6 que em Alvalade...
Estes 6 jogos a favor do lagartedo explicam-se pelos sorteios, estranhamente madrastos para o Benfica nas competições a eliminar - mesmo assim...
Se o Benfica tem 32 títulos contra 19 do Sporting é óbvio que tenha melhores resultados nos confrontos directos - tudo para desmentir a teoria que quem está mal é que ganha...
Algumas curiosidades dos confrontos Benfica-Sporting...
O Benfica ganhou 7 dos últimos 8 jogos (Soares Dias ganhou o outro)
Perdeu apenas um (o tal de Soares Dias) dos últimos 10 encontros!
Resultado tipo - 3-1 para o Benfica
Em 8 finais com o Sporting para a taça de Portugal o Benfica venceu 6, perdendo apenas 2, uma delas nos penaltis...
Na Supertaça, apenas duas vezes Benfica e Sporting mediram forças num duelo equilibrado - uma taça para cada clube.
Na Taça da Liga apenas uma final com a vitória a sorrir ao Benfica...
Toda esta superioridade assenta num único pressuposto - o Benfica tem normalmente melhor equipa e naturalmente ganha mais vezes - só isso.
Isto não invalida que jogar o derbi é sempre um acontecimento muito especial, que tem de ser encarado por todos os responsáveis benfiquistas como um jogo em que é absolutamente necessário ganhar, e que do outro lado estará não uma equipa do meio da tabela como a pontuação mostra, mas sim uma equipa que porá em campo todas as suas forças, encarando o jogo como se fosse uma final!
Para alguns adeptos do Benfica, ganhar será uma mera formalidade! - Não é.
Que a bazófia e euforia que se percebe estar a atacar uma boa parte dos adeptos benfiquistas não passe para a equipa - é tudo o que se deseja.
E a vitória ficará mais perto.
Para alguns adeptos do Benfica, ganhar será uma mera formalidade! - Não é.
Que a bazófia e euforia que se percebe estar a atacar uma boa parte dos adeptos benfiquistas não passe para a equipa - é tudo o que se deseja.
E a vitória ficará mais perto.
-------------------------------------------------------------
Com já tinha aflorado no post anterior, o treinador do Moreirense anda mais preocupado com o Benfica ou com o Sporting do que com a equipa que lhe paga o salário...
Depois da reunião com o presidente do Sporting na qual terá talvez deixado a táctica ao treinador Jesualdo, Inácio encheu o peito e em lugar de se preocupar em ganhar o próximo jogo, que por acaso até é com a única equipa que ainda compete com o Benfica pelo título Nacional, aproveitou parte da conferência de imprensa em Moreira de Cónegos, para largar mais uns ''bitaites'' cheios de prosápia - uns "bitaites" desapropriados e deselegantes - à Inácio.
Aí valentão - cá te esperamos para o próximo ano...
O nosso amigo leitor redbull1710 colocou este comentário que achámos merecia passar a post:
ResponderEliminar"Relembrando o "Clube diferente"....
Parte I:
Porque não tenho pena do Sporting…!
Andam por aí muitas alminhas tristes a pedir que se tenha pena deste Sporting e que não se deve dar a “estocada” final neste Leão moribundo…eu sou de opinião contrária e adepto de deixar o Lagartedo morrer naturalmente pelos seguintes motivos:
1-Verão Quente de 1993:
A-Sousa Cintra aproveitando-se dos problemas financeiros do Benfica “rouba” Paulo Sousa e Pacheco ao Benfica e tenta desviar também João Vieira Pinto, Rui Costa e Isaías, naquele que ficou conhecido pelo Verão Quente de 1993. A frustração, nunca ultrapassada, de perderem a hegemonia do futebol luso para o Benfica, com a contratação do Eusébio, fizeram com estes tristes tentassem apunhalar o Benfica num momento difícil. São estes que agora pedem consideração pelo mau estado das Finanças Lagartas?
B-- Foi o analfabeto Presidente do Sporting, Sousa Cintra, que numa viagem de avião da equipa do Sporting, agarrou numa caixa de esmolas e foi de banco em banco com risos alarves pedir esmolas para o Benfica, enquanto os restantes alarves passageiros lagartos ofereciam tostões (na época ainda havia escudos), com enorme gáudio e alarvice.
C-Foi ainda este analfabeto que dizia que o seu maior desejo era ver o Benfica de joelhos..
D-Foram os adeptos do clube Lagarto que num jogo de Hóquei em Patins contra o SLB, atiravam moedas de Tostões para o Ringue de patinagem a gozarem com a difícil situação financeira do Benfica
2-Plano Roquete:
A 15 de Fevereiro de 2006, João Rocha antigo presidente do Sporting confirmou o que apenas tacitamente era conhecido.
A existência de uma aliança (FC) Porto - Sporting desde 1999-2000 feita pelos presidentes Jose Roquete e Pinto da Costa.
O objectivo era claro, esta aliança visava abater o Benfica afastando-o dos 1º e 2º lugares do Campeonato ou seja da liga dos Campeões. Quem o afirmou foi precisamente João Rocha que certificou publicamente ter saído indignado de uma reunião do conselho leonino ao ouvir José Roquete revelar esta aliança. O Objectivo era de levar o Benfica á falência e desse modo passarem a ser o único Cube grande em Lisboa
Segundo as suas palavras "estava previsto que o porto seria quase sempre campeão e ao Sporting caberia o 2 lugar e dessa forma matavam-se dois coelhos com uma cajadada”. Mas, como o meio do futebol em Portugal é pródigo em rocambolescas zangas de comadres aconteceram alguns retrocessos nesta aliança.
Anos após o Pacto de amor entre os corruptos e a Lagartada parece que se está em vias de cumprir um dos seus objectivos, ou seja de passar a haver um único clube grande em Lisboa, só que pelos vistos é o Clube Lagarto. Serão estes os mesmos que pedem agora consideração pelas finanças do Lagartedo?
Parte II
3-As Sacanices e a Mania de Grandezas constantes
A- Foi este Clube de Viscondes que assim que Mourinho se começou a destacar no Benfica tentou uma jogada suja para o desviar para o Alvalixo
B-- Foi ainda este clube “diferente”, que mesmo falidos e mal pagos se arrogavam há 1 mês atrás de poder vir roubar o Jorge de Jesus ao Benfica
4- A Santa Aliança
Em todos os programas televisivos é ver os comentadores Lagartos em Santa Aliança com os Corruptos de uma forma submissa e apalermada numa ânsia de agradar aos patrões do Norte á espera de uma qualquer migalha que caia da manjedoura do poder ou de algum Réveillon no Dubai á borla á conta dos corruptos.
Retirado do blog BENFILIADO
5- Clube Satélite:
ResponderEliminarEste clube tão conhecido pela sua formação tem, ultimamente, servido de Clube satélite aos corruptos do norte e oferecem jogadores a troco de tostões só para afirmaram o ódio ao SLB. È o caso do anãozinho “João Mortinho” e agora, pelos vistos, do “Is my love”…tudo serve para demonstrar amor aos corruptos e ódio ao SLB…
6- Òdio:
O tal clube que afirma ser diferente aproveita todas as oportunidades para manifestar o seu ódio pelo SLB provocando todo o tipo de desacatos e tentando depois colocando-se cobardemente de fora deles…o último caso foi o do Incêndio provocado pelos seus adeptos no Estádio da Luz em que se provou que as culpas eram dos seus adeptos e onde ainda têm de pagar cerca de 500.000 Euros, mas que tentam a todo o custo fugir dessa responsabilidade…
Deveriam pedir contas ao Eduardo “Baboso pelo incitamento á violência durante a semana anterior ao jogo…E são estes adeptos do Botafogo do Lumiar que pedem agora consideração e que tenham pena deles?
E são estes gatinhos com pretensões a Leões que pedem consideração pelo seu estado actual?
Pois eu não tenho mais consideração por eles porque o Lagartedo irá com certeza aproveitar uma próxima ocasião para nos tentar lixar…"
Cumprimentos"
Todo o grande post tem um grande scriptum neste caso a cargo do nosso amigo leitor Aguia_Imperial
ResponderEliminarP.S.
"Acrescentava ao excelente comentário acima, o apedrejamento a adeptos do Benfica que levou a uma invasão de campo para fugirem das pedras que acabou num jogo anulado e com um campeonato de júniores oferecido ao Sporting Lisboa na secretaria.
Ou de um tal de Cardinal a cuspir na cara do treinador André Lima num jogo de futsal.
Ou de passarem a música do Freddy Mercury "Barcelona" nos speakers do WC XXI com todo o estádio a cantar em uníssono por ocasião de um Sporting Lisboa-Fcp isto quando o Benfica jogava os quartos-de-final da Liga dos Campeões contra o Barcelona.
E isto é apenas o que me lembro assim de imediato.
Mas para qualquer pessoa normal, adepto normal, de qualquer clube de futebol no mundo inteiro, o facto de terem ateado fogo ao Estádio da Luz onde estavam na condição de visitante (e não sei quanto ganha o Benfiquista médio ou o adepto do Sporting Lisboa médio, mas 500.000,00€ de estragos, é bem mais do que qualquer um ganha num ano ou anos, ou seja, não estamos propriamente a falar de uma fogueira de magusto), é razão única e mais que suficiente para que qualquer Benfiquista faça uma cruz em cima desse clube e dos seus adeptos.
Sendo necessário para que isto se verifique também, ter pelo menos uma grama ou um grão de amor-próprio e respeito por si próprio enquanto Benfiquista e como pessoa civilizada.
Tudo retirado do Blog BENFILIADO
O pior do Benfica é o optimismo exagerado dos seus adeptos, o pensarmos que está no papo. Não está! Nem pensem! Eles vão deixar a pele em campo!
ResponderEliminarHá dois meses disse que o Sporting tinha de se contentar com 1,5M€-2M€/mês para o futebol, pois mais não era possível gastar se queriam sobreviver. A facturar cerca de 35M€/ano não era muito difícil fazer as contas, pois têm de pagar outras despesas, as financeiros e todas as modalidades.
Afinal fui optimista, o orçamento para o futebol irá ser ainda mais baixo, cerca de 18-19M€/ano. Terão de se haver com um orçamento ao nível do Braga.
Pode ser que agora tomem consciência da sua verdadeira dimensão e deixem-se de bazófias lagartas. Agora vão ser obrigados a aterrar, a bater com as trombas no chão e verificar que, penso que finalmente, não se podem comparar com o Benfica.
Mas dentro do campo as coisas mudam de figura! A grandeza dos clubes não conta para nada! Que nunca nos esqueçamos disso!
nos últimos 3 jogos o Sporting ganhou todos e o Benfica só ganhou um... por isso quem está pior é o Benfica :D por isso espero que a falsa tradição se mantenha ehhh ehhh
ResponderEliminar