quinta-feira, 30 de maio de 2019

É da boa? Venha ver freguês...

O mercado continua furiosamente activo. Agora que o seleccionador Ronaldo voltou cheio de vontade à sua selecção é provável que o João Félix só volte a ser notícia quando os pés-de-microfone pedirem ao jogador do Benfica para partilhar essa sensação única de poder peidar perto do melhor filho da melhor Dolores do mundo. Por uns dias não se falará dos 120 milhões da clausula e até é provável que se esqueçam de tentar comparar João Félix com a saída de Renato Sanches do Benfica. Eu, a este propósito, da venda de Renato Sanches, confesso andar cada vez mais confuso. Vejamos...vindo da equipa b e após meia época como titular do Benfica - onde a esmagadora maioria dos expert o acusavam de perder muitas bolas, não ter cultura táctica e ser causador de alguns dos males que levaram o Benfica à "perda" do tricampeonato - Renato foi convocado para o europeu de França perante o coro de protestos da maioria dos especialistas da especialidade que - casos de evidente racismo e dor do corno à parte - o achavam impreparado para as exigências da prova.

Acabou como titular, saindo de França com o titulo de campeão europeu na algibeira (marcou contra a Polónia o golo que colocou a selecção do Ronaldo nas meias-finais). O moço que não servia para a selecção acabara por se sagrar campeão da Europa, transaccionado do Benfica para o Bayern de Munique por uma pipa de massa, obrigando ao completo mudar de agulha dos especialistas da especialidade que nunca lhe perdoaram o tricampeonato de Rui Vitória e ainda menos o tremendo fiasco de Jorge lagarto nos sapos. Perseguiram o miúdo com unhas e dentes no Bayern de Munique. Não prestava para o meio campo do Benfica, não tinha lugar nos 24 da selecção do Ronaldo mas teria que se impor imediatamente como titular absoluto numa das melhores e mais tituladas equipas do mundo...

Reportando-nos à final de Paris, onde Renato Sanches foi titular na selecção do Ronaldo, vemos que o antigo jogador do Benfica, embora normalmente suplente, continua no Bayern de Munique onde foi por três vezes campeão da Alemanha! Dos seus companheiros do meio campo, William Carvalho lá acabou por sair para o Bétis de Sevilha, João Mário continua o seu penoso percurso de todas as épocas tentar escapar ao prémio de maior fiasco do campeonato italiano e, Adrien Silva, chegou ao 17º classificado do campeonato francês após três épocas no Leicester City onde disputou 23 jogos. E nenhum saiu, segundo os especialistas da especialidade, demasiado cedo dos sapos!

O que é que pode fazer um (excelente) jogador passar uma época no banco de suplentes ou até fora dos convocados? Para além da capacidade individual ou do seu empenhamento nos treinos, dá muito jeito que o seu treinador confie e a poste em si. Florentino Luís, Gabriel, Seferovic, Ferro e João Félix teriam o mesmo sucesso no Benfica se Jorge lagarto tivesse assinado em Janeiro? Em contraponto, Cervi, Salvio, Fejsa, Zivkovic e Krovinocic, passariam todos estes meses no banco se o Bruno Lage não aparecesse para rachar de cima a baixo a candidatura do Rui Gomes da Silva e as previsões fatalistas dos expert da bola? Esqueçam a idade e a (in)experiência. Renato foi "contratado" por Guardiola. Se o catalão quiser João Félix no Manchester (ou noutro clube para onde for) o seu sucesso está garantido.

Por mim, e enquanto não for capaz de decifrar os intrincados conceitos de qualidade dos especialistas da especialidade, sei que estou condenado a viver neste permanente dilema de ficar sem perceber que se o Renato Sanches não presta (nunca prestou), não tem qualidade para jogar no Bayern nem na selecção do Ronaldo, o que é que o car@lho da idade e a provável saída do João Félix, antes de disputar outro campeonato, tem a ver com o assunto. Ainda por cima - para os leigos que, como eu, só acreditam nas sentenças dos especialistas da especialidade - continua não a ver-se (tirando a questão do racismo) nada de muito diferente a entre o que se dizia das qualidades do Renato Sanches e aquilo que os especializados especialistas juram (não) valer o João Félix! Se eu não fosse um acérrimo defensor da utilidade dos especialistas da especialidade, diria que a sua esperança é que, passando mais uma época expostos aos pitões do pepe e aos cotovelos do...Mãogala, o seu rendimento, por assim dizer, desça para níveis muito mais aceitáveis...

Eu lembro-me de um moço, o ponta de lança Nelson Oliveira, de quem se disse ter o Benfica muitas e extraordinárias propostas para si. Lembro-me das entrevistas do seu pai à imprensa, na época uma estrela tão grande como o filho, diariamente a reclamar a titularidade do Nelson e lembro-me dos especialistas da especialidade prometerem fritar Luís Filipe Vieira se o presidente do Benfica ousasse transferir o jovem por menos de meia dúzia de comboios carregados de euros. Dez épocas e 60 golos depois - entre Benfica, Rio Ave, Paços de Ferreira, Swansea City, Rennes, Desportivo da Corunha, Norwich City e Reading - o Benfica continua sem ver os comboios de notas, Nelson Oliveira (com 28 anos) deixou de ser demasiado novo para sair de lado nenhum e até o seu pai, lamentavelmente - porque me parecia ser um magnifico especialista de activos do Benfica - já não é uma estrela da merda de comunicação social desportiva que temos.

Jorge lagarto continua a ser o "ai Jesus" do rascord. A vontade que eles têm em meter este moço no foculporto ou nos sapos - as vendas e a caça ao clic disparariam para números estratosféricos - só tem paralelo na dificuldade que o Manchester City parece ter em arranjar dinheiro para sacar Bruno Fernandes do Sporting, satisfazendo as justas exigências dos sapos. São tantos os pretendentes que o mestre já nem consegue dormir sossegado. Bruno Lage - pior que a montanha de cornos que a #reconquista causou - acabou por estragar tanto estes tempos de seca que já são obrigados a virar-se para o Brasil. JJ, à cautela, lá vai dizendo que "não tive qualquer contacto com o Flamengo. Ninguém do clube falou comigo. Os responsáveis do Al-Hilal querem que eu volte e há mais alguns clubes, do Egito, da Europa" interessados. Modesto, como é seu timbre, Jorge lagarto nem quis falar das dezenas de convites que lhe chegam diariamente da Índia e nem tem problemas em afirmar que «existe a possibilidade de não treinar ninguém». O que só lhe fica bem. Mourinho que o diga.

«Jasper Cillessen rejeita Benfica». Ora o holandês está preso por meia dúzia de milhões ora já foi visto a visitar o estádio da Luz - tal como o Fernando Andrade antes de, em Janeiro, rumar a Contumil para usar o nº 37, pensando no prazer que lhes daria ter nos festejos na câmara do "el guito" Moreira alguém para achincalhar e menosprezar os falhanços dos mouros. Depois do Penta Ciao e do polbo bermelho, furiosamente vergastado pelos jogadores do foculporto ao som do «Filhos da puta SLB», os orgasmos que proporcionariam aos merdia as imagens inflamadas do mais recente Andrade apontando para o seu 37!

Desde que começou a parecer inevitável a #reconquista e o 37º titulo de campeão nacional, Jasper Cillessen já fez mais capas na pasquinada portuguesa do que o titular da baliza do campeão nacional fará em toda a (próxima) época desportiva...nota-se que a querida imprensa está muito empenhada em resolver os intrincados problemas que resultaram no falhanço desportivo da época. Já a mais que provável saída de Iker Casillas do clube da fruta, onde não faltaram sucessos, não se lhes oferece qualquer problema. A baliza do foculporto continuará guardada com luvas de ferro qualquer que seja o próximo portero dajantas.

Leio também que o «João Afonso vai ser reforço do FC Porto B. O central, de 29 anos, deixa o V. Guimarães em final de contrato e apresenta-se sob a orientação de Rui Barros na próxima temporada». Se fosse uma contratação do Benfica - tipo Chiquinho do Moreirense ou Cádiz do V. Setúbal - eu tenho a certeza que os especialistas da especialidade conseguiriam andar meio campeonato a questionar a oportunidade e a bondade das mesmas. Como é um jogador de 29 anos que sai do Guimarães para a equipa b do clube da fruta, eu não duvido que o assunto, por falta de interesse, morra muito antes de ter nascido. 

Do rascord - «O jornal italiano 'Tuttosport' noticia esta quinta-feira que o AC Milan» anda desesperado para contratar Sérgio Conceição. Antes já o 'II Messaggero' tinha noticiado que o boneco tinha entrado nas "cogitações romanas"; «Sérgio Conceição na agenda da Lazio para o lugar de Simone Inzaghi»! E eu nem consigo imaginar qual o colosso italiano que os "Mensaggeros" - citados na próxima edição de o onojo e da sábado - irão colocar o aclamado treinador do foculporto. Na "The New Yorker" - citado pelo CM - o mais provável é que o colosso que contratar Conceição levar como bónus uma entrevista do Chico traques e os e-mails truncados do pirata Rui Pinto.

Deixo-vos com a prova dos maiores e mais antigos trafulhas de sempre.

21 comentários:

  1. Fora dos tópicos do excelente texto, acabei de saber do comunicado do SLB a desmentir veementemente e pela enésima vez vez, o rascord por uma notícia de alegado interesse num jogador, Dani Olmo, pelos vistos, até terão inventado grandes elogios ao jogador por parte de Lage e Rui Costa. Pois bem, aquilo que me incomoda mesmo, nem são as notícias falsas do pasquim, que de tão correntes e corriqueiras já ninguém lhes liga. O que me surpreende é que se continue a dar grandes entrevistas àquela corja de jornalistas, que quais cães raivosos, de seguida mordem a mão de quem lhes dá de comer! Pior ainda se fica, quando numa época inteira, andam aqui companheiros nossos a apelar ao boicote a tudo o que cheire a Cofina, concretamente ao rascord. Afinal, para quê????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o Benfica precisa da visibilidade para apresentar aos patrocinadores e não ganharia nada com uma guerra com os jornais. Essa é uma guerra para os adeptos travarem... Para obrigá-los a mudarem de politica
      Frankkk

      Eliminar
    2. Quando é que de uma vez por todas os benfiquistas entendem que o clube é uma instituição de bem e que quem trabalha no clube, sejam atletas, dirigentes, treinadores etc, têm que dar entrevistas a qualquer jornal, canal, rádio etc.
      Quem tem que boicotar essa corja toda somos nós, os sócios e adeptos, porque se nenhum benfiquista, lê-se ou vi-se, essa porcaria, esses jornais ou canais não queriam entrevistas vindas do Benfica, pois ninguém dos nossos ia ler.
      Está nas nossas mãos e não das do clube.

      Eliminar
    3. "lesse" ou "visse"

      Eliminar
    4. Esse jogador é cobiçado pelos lagartos. O lagartíssimo Record diz que Benfica está interessado para poderem dizer que desviaram o jogador. O Benfica sabendo disso não perdeu tempo a desmentir.
      Mas não terão sorte. O jogador é muito caro e eles continuam com as calças nas mãos. E com as ceroulas rotas!!

      Eliminar
    5. Totalmente de acordo.

      Mas estou cada vez mais convencido que a maior parte dos benfiquistas não merecem o clube que têm.

      Festejar, festejam todos.
      Mas a ajudar e apoiar o clube é outra conversa.

      Por vezes parece que os benfiquistas estão dependentes dos dragartos para alimentar a família, tal é a cobardia...

      Mito encarnado

      Eliminar
    6. Tomara o sporte ter dinheiro para o dani olmo. Por aquilo que o jogador mostrou na liga europa, o sporte vai ficar-se pelas intenções.

      Eliminar
  2. Só há uma solução e eu pratico o que no meu entender pode virar-lhes a paleta é NÃO COMPRAR PASQUINS, se não lhes formos aos bolsos a porcaria vai continuar. Se os benfiquistas não adquirissem jornalecos de m... nem vissem canais do mesmo calibre outro galo cantava, mas anda tudo a correr atrás de mentiras e porcaria como se isso fosse positivo para o clube, é pena tudo isto, porque somos nós quem lhes dá o guito para dizerem mal de nós, para masoquistas não nos falta mais nada.

    ResponderEliminar
  3. Um texto contundente. Excelente. Compreendo a opinião dos Benfiquistas que apelam ao boicote dos jornais da Cofina e não só , mas também partilho a opinião dos que são contra o desencadear de uma "guerra" contra a imprensa que nos é hostil. Cabe á nossa Direção encontar o antídoto contra os jornais e os jornalistas habituados a faltar ao respeito ao nosso Clube...O Benfica tem de demonstrar , usando de humildade...mas com firmeza, a certos setores , Nacionais ou Estrangeiros, o significado de sermos, de longe ,a MAIOR E A MELHOR marca Portuguesa e uma das maiores da Europa, que "dá de comer a muita gente". Penso que a solução não será difícil de encontar, só pecando por tardia. Sócios e simpatizantes há muito que aguardam por isso.

    ResponderEliminar
  4. Excelente texto como sempre,Joao Felix Mendes e Vieira reunidos com o MC e desta vez que nos vao tirar o menino mas ca porra so tem olhos para o Benfica eh pa vao la dar esse dinheiro pelo Bruno Fernandes e deixam-nos em paz,tenho ca uma raiva a esse J.mendes enquanto nao nos lapidar os jovens do Seixal nao para vai la enrquecer a custa do seu clube favorito fruteiros.

    ResponderEliminar
  5. Uma grande medida e que arrasava já essa imprensa era bastante simples o jornal do Benfica ser diário . Ass. Kill

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jornal do Benfica diário e canal de TV aberto, seria o princípio do fim pra muita gente. Mas podemos começar com a rádio Benfica para assustar...
      Frankkk

      Eliminar
    2. Eu ia mais longe : acho que o Benfica tinha tudo para construir o seu império de Media : Televisão, jornais, magazines e até radio. Se o benfica se metesse nesse meio obliterava muitos pasquins por aí aos caídos. Se bem que com o contrato com NOS isso cai um bocado por terra...

      Eliminar
  6. O Porto a apostar na sua formação campeã da Europa.
    Pepe em vez de Diogo leite esta época.
    Para a próxima João Afonso em vez de um central campeão da Europa na equipa B
    Top

    ResponderEliminar
  7. Epa ó guachos já sabes que o benfica dá emprego a muita gente (inclusivamente a muitos funcionários do ano de outros clubes), de vários sectores, e a comnunicação social não é excepção : vendem muito mais com as cogitações do cilessen do que sobre a reomdelação total da equipa do potro.

    Epa essa do fundador tá de mais. Os gaijos do puorto são tão sobredotados que o primeiro mal lhe fora cortado o cordão umbilical dirigiu-se à departição de finanças para constituir um antro.

    Somos porto - a mentir à cara podre desde sabe-se lá quando

    ResponderEliminar
  8. Mas que grande discussão anda por aí sobre o novo equipamento do Benfica. O template, a tragédia, o drama, o horror... Os que por norma não compram as T-shirts queixam-se.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  9. E eis-nos chegados ao final da pré-época e em vésperas da supertaça.
    O saporting prepara a festa pela conquista mais que certa do primeiro troféu oficial da época, após ter sido o grande vencedor do mercado de transferências, situando-se ma pole position para a conquista do campeonato, e apanhando pela frente um Benfica destroçado, que dificilmente conseguirá lutar com o Guimarães pelos lugares europeus.


    O varrandas demonstrou todo o seu brilhantismo, quase ao nível do seu antecessor enquanto pagava pequenos almoços aos jornaleiros, gastando 30 milhões de dinheiro que não tem em algumas aquisições fabulosas, nomeadamente o Ristovoi, o kasperovsky e o Antonoviev que dispensam apresentações.
    Todo este investimento será facilmente coberto pela venda por 100 milhões do Bruno Fernandes, que continua iminente, faltando apenas que ou city ou United deslarguem o jogador, para que este assine pelo mais persistente.


    No antense é uma alegria. Com um treinador maravilhoso, uma estrutura fantástica e uma equipa fora de série, vão morder os calcanhares ao parceiro saporting.
    Venderam metade da equipa, dispensaram a outra metade e compraram uma nova. Foram foguetes em Gibraltar e nas Caimão, e até em Portimão houve motivo para festa.



    Já o Benfica... outra vez uma desraça.
    Três ou quatro contratações de jogadores demasiano novos, demasiado velhos, demasiado gordos, demasiado magros, demasiado baixos, demasiado altos, demasiado entrangeiros, demasiado nacionais.
    Num ato de pura gestão danosa, o Vieira não gastou em contratações os largos milhões disponiveis graças às suas gestões danosas anteriores.

    Mas o que os grandes benfiquistas não perdoam é a confusão que vai na posição fundamental para uma equipa de futebol, a de Guarda-redes.
    Depois de falhadas as contratações do Cillessen, do Robben que vai acabar a carreira a defender as balizas, do Casillas e do Petr Cech, das recusas do Peter Schmeichel e do Michel Preud'homme, e da indisponibilidade do Júlio Cesar, acabou por ficar nas redes com um total desconhecido, sem quaisquer provas dadas ou títulos conquistados, um tal de Vlachodimos.

    O rui silva já leva 80% de intenções de voto na sondagem feita pelo ngb, e a petição para a demissão imediata do Vieira aí posta a circular já conta com dezenas de milhar de assinaturas, esperando-se a qualquer momento a primeira subscrição por um sócio do benfica.


    E agora que já sei o que se vai passar no próximo par de meses no que a futebol diz respeito, vou-me dedicar a outras coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheheheh...muito bom, só falta dizer que os porcos nas 5 primeiras jornadas não podem defrontar os melhores classificados por causa da pré eliminatória da liga dos campeões

      Eliminar
    2. Por falar em supertaça, este ano decidiu-se mudar outra vez esse jogo para o estádio do Algarve. Dizem as más línguas que se fosse em Aveiro caiam lá os benfiquistas do Norte em peso e a coisa ficava muito desequilibrada. Eles pensam em tudo. Mais uma vitória. Vão com a prosápia em alta.
      Sérgio.

      Eliminar
  10. Boa tarde,

    enquanto benfiquista, apraz-me dizer que, encontrei este espaço por acaso; mas nao é por acaso que volto cá todos os dias.
    Keep up the good work.

    Saudações encarnadas.

    ResponderEliminar
  11. O suposto fundador do Porto em 1893 morreu em 1948...e nunca veio dizer, ao longo de 42 anos, ou seja, desde 1906 até à sua morte, que tinha sido ele o verdadeiro fundador do clube, repondo a verdade. Mas ninguém parece estranhar a coisa...
    Esta trapaça da antiguidade da fundação é do mais pobrezinho que tenho visto no campo da aldrabice, mas há quem embarque na música...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.