quarta-feira, 1 de maio de 2019

Há Invernos que perduram...

Ilustração de Patrícia Rodrigues
Está a ser uma semana em cheio para a santa aliança do Altis. Não fora aquele pequeno pormenor das quatro batatas em Braga e já tínhamos a Avenida dos Aliados engalanada para o desfile dos dióspiros maduros e o Marquês de Pombal, a fervilhar, coberto de sapos! Uns, eufóricos (compreensivelmente eufóricos) na Câmara de Lisboa e os outros, chamados aos paços do conselho do Porto, festejando títulos europeus, de futsal e juniores. E o Benfica, com os restos, apenas focado em ganhar a primeira das três finais que ainda tem para ganhar. Prioridades. Resisti mas decidi tocar, ainda que ao de leve, nas comemorações rascas dos sapos. Com um titulo europeu para comemorar fecharam-se no pavilhão do brunalgas para dedicarem cânticos ofensivos ao Benfica. Portugal já se habituou ao «filhos da puta SLB» e o «ides sofrer como cães» também já faz parte da bíblia anti-Benfica do implacável Meirim. Cantarolar o «de manhã começa o dia a foder lampiões» é um poema que pode embalar o imparcial justiceiro ajudando-o a dormir de consciência tranquila.

Por mim sei que posso dormir como um sapo por saber que os anuros nunca nos poderão fazer frente. Com os ensinamentos que passam às suas crianças (de colo), nunca serão capazes de reverter a situação em que se encontram. E daqui por 20/30 anos - tenho poucas duvidas - o lagartedo megalocéfalo limitar-se-á a festejar uma vitória ocasional do foculporto, agarrando-se à mala para sobreviver - como o Belenenses, sem emblema - festejando loucamente um empate, num dia mau do Benfica, como um dos seus maiores feitos! 

Longe vão os tempos de Rui Rio na Câmara do Porto. Agora, até os títulos de juniores são festejados à varanda! Leio na capa do pasquim da fruta, o onojo, que o presidente da dita revelou uma conversa privada (um hábito que não abdica) com o boneco Conceição para «apostar nalguns campeões europeus de sub 19». No saboroso empate de Vila do Conde o foculporto apresentou apenas um jogador português, Danilo de 27 anos, (mal) formado no Benfica. E Pepe, de 36 anos, o arruaceiro que joga na selecção do Ronaldo, que chegou em Janeiro ao foculporto num dos mais aclamados golpes de génio da administração da SAD da fruta. A sagacidade do boneco Conceição para "suprimir lacunas do plantel" e o comprovado olho para o negócio do velho peidoso, contrastavam com a muito criticada falta de horizontes alargados de Luís Filipe Viera, que apenas tinha visto uma Luz com o jovem Bruno Lage, preferindo continuar a apostar em Rúben Dias, lançar Ferro, João Felipe e Florentino, potenciando o génio de João Félix (que o foculporto não quis) para retocar o plantel!

No primeiro de Abril o onojo dava à estampa um estudo onde «contas feitas e o FC Porto tem os reforços mais rentáveis do mercado de Janeiro». Ufanado-se da aposta correcta, o pasquim da fruta "fez a comparação com as outras equipas da I Liga"...«Foi ao Dragão que chegaram os reforços mais rentáveis do mercado de Janeiro. Pepe e Fernando Andrade são os que têm mais encontros efectuados, o central o que soma mais tempo de utilização, o avançado que leva mais acções decisivas (golos, assistências ou penaltis conquistados), Manafá já desbloqueou um par de jogos como lateral-direito e prepara-se agora para render Alex Telles à esquerda. Só Loum, anunciado em cima do fecho daquela janela de transferências, ainda procura os primeiros minutos, mas eles até poderão surgir contra a equipa que o emprestou ao FC Porto.». Nenhuma preocupação com o frio glaciar de Vila de Conde, as quatro batatas de Braga nem por um canudo se vislumbravam e o foguetório era tão grande que até dispensaria os serviços dos superdragões nas imediações do hotel do Benfica.

Lembrando que o Rúben Dias (21 anos) já é titular na selecção do Ronaldo e que o Ferro (22) se tornou um esteio da equipa principal do Benfica, deixo esta reflexão - relembrando a festança que o titulo de campeão da segunda divisão do foculporto provocou - sobre os projectos, os objectivos e o futuro dos grandes clubes portugueses. Do Sporting, que no ultimo jogo do campeonato apresentou um único português no onze titular, já se percebeu que o seu futuro é o de aperfeiçoar os cânticos anti-Benfica. 

Recordando os mais esquecidos que o maior clube português foi campeão europeu de futsal em 2010, na UEFA Youth League disputou as finais de 2014 e 2017. Da primeira final perdida para o Barcelona, relembro Gonçalo Guedes (tricampeão pelo Benfica), Nuno Santos que acaba de fecundar a baliza de Casillas em Vila de Conde e Rochinha que só não foi tão decisivo porque Rui Costa não quis ver o agora vimaranense abalroado por Acuña na área dos sapos, serão os mais mediáticos no momento. Da segunda final, Rúben Dias, Florentino e João Félix já são efectivos nas opções de Bruno Lage e João Filipe espreita a titularidade que Gedson já saboreou bastas vezes.

Svilar (19), Florentino Luís (19), Gedson Fernandes (19), João Félix (19) e João Felipe (20) têm idade para disputar a prova e...na forja, preparem-se que eles estão a chegar, há gente como Úmaro Embaló, Tiago Dantas, Nuno Santos e David Tavares...prioridades de verão.

E por mais que impere a algazarra que venha o primeiro dragarto que não trocasse o intenso foguetório pelo primeiro lugar do campeonato.

9 comentários:

  1. João Félix não servia aos corruptos por não ter estrutura física para aguentar com os camiões de produtos dopantes que continuam a ser prática corrente em contumil.

    ResponderEliminar
  2. Os lagartos nem festejar sabem,eu imagino um dia em que venham a ser campeoes os canticos serao sempre os mesmos pois a cultura deles e essa aprenderam-na toda com o padrinho,ai se eles trocavam esse titulo por um Campeonato,tenho netos ainda de tenra idade que ja foram mais vezes campeoes que os lagartos em 30 anos,a frustraçao e enorme pelos vistos o jejeum vai continuar.

    ResponderEliminar
  3. Para os dragartos, o mais que possível 37 não é bem um Inverno que perdura, para eles é mais um Inferno Dantesco que perdura. Let them burn.
    Quanto aos festejos dos lagartos só me ocorrem as seguintes considerações:
    Sentimento de pequenez
    Mentalidade de clube pequeno, complexado pela grandeza alheia
    Complexo de inferioridade

    ResponderEliminar
  4. Eu já tive ocasião de escrever sobre o António Barreto quando colaborou com o blogue do Vultos.
    Temos mais um texto brilhante que convém partilhar.

    Benfica, Um Caso Político
    Capítulo 1

    Foi em 1993, com o ataque do Sporting aos melhores jogadores do Benfica - “roubar” jogadores ao Benfica é o ADN daquele clube desde os primórdios -, culminando um longo período de segregação desportiva iniciado com o consulado de João Santos, que o sistema tentou liquidar o clube fundado por Cosme Damião, bicampeão europeu e mais titulado do desporto nacional, o Benfica.

    A conquista do tetra-campeonato abalou o sistema que não demorou a reagir.

    O Presidente do Porto (Futebol Clube do Porto), transtornado com a possibilidade de o Benfica igualar o seu clube na conquista de cinco campeonatos consecutivos, logo apelidou o campeonato 2016/2017 de Liga Salazar.

    Foi o princípio de um novo ciclo de ataques ao Benfica, em moldes surpreendentemente sofisticados, envolvendo múltiplas cumplicidades, quer nos organismos da tutela desportiva, quer nos da administração pública.
    Abalar a reputação do clube, provocar-lhe constrangimentos financeiros e suscitar-lhe drásticas sanções disciplinares e judiciais conducentes ao seu afastamento das competições desportivas é o objetivo.

    No longo período de recuperação encetado pela atual Direção, com prejuízo da competitividade desportiva em todas as modalidades em especial no futebol, foram criados os alicerces infraestruturais e económicos capazes de catapultar o clube a um novo patamar competitivo.

    O quarto título consecutivo no futebol sénior e a pujança do setor da formação no futebol são provas disso mesmo.

    Urgia um novo ataque. Que não tardou.
    Este novo ciclo hostil, numa primeira fase, tal como em 93, visou a asfixia financeira; exigiu-se a extinção dos fundos de jogadores - almofada financeira que permitia adquirir e manter durante 2 a 3 anos, grandes jogadores -, o que veio a ocorrer por determinação da FIFA e foi reivindicado por Bruno de Carvalho desde o início do seu consulado no Sporting (Sporting Clube de Portugal).

    Num ápice, obrigada a resolver o fundo, a Direção do Benfica viu-se confrontada com a necessidade de obter 95 milhões de euros para o efeito.
    A formação salvou o Benfica; a geração de Bernardo Silva estava pronta para o mercado e permitiu a realização do capital necessário. A primeira batalha estava ganha.

    O segundo embate ocorreu na sequência das crises bancárias; fustigados pelas imparidades e pressionados pelo BCE (Banco Central Europeu) e UE (União Europeia) a banca nacional, restringiu drasticamente o financiamento e a renovação dos créditos aos clubes de futebol.

    Não sei exatamente o que aconteceu entre a banca - Novo Banco e BCP - e o Benfica, mas suponho que este deve ter sido pressionado por aqueles para liquidar a dívida bancária - o tema da banca estava, e está, na ordem do dia da luta partidária.

    Terá sido esta a razão pela qual a equipa foi amputada na sua competitividade e não competentemente compensada, causa primeira de o tetra ter escapado ao Benfica.

    Para a liquidação da dívida montou-se uma operação de engenharia financeira recorrendo ao factoring mediante a qual, a troco de certo encargo - cerca de 16 milhões de euros - se anteciparam as receitas de três anos de direitos desportivos - cerca de 100 milhões de euros -, na sequência do novo contrato celebrado com o novo operador.

    Mas a dívida bancária foi paga e a titularidade do estádio regressou ao clube. Com esta vitória, reconfortante para os adeptos, simultaneamente e paradoxalmente, criaram-se as condições de fortalecimento do rival Porto.

    O contrato com os acionistas da Sport TV permitiu a reconstituição de um dos principais pilares estratégicos do Porto; a capacidade de controlar, ainda que por interposta entidade, o financiamento de grande parte dos concorrentes.



    ResponderEliminar
  5. A aquisição dos direitos desportivos dos clubes que - conforme propalou a imprensa há semanas - serviu de colateral ao sindicato bancário para a viabilização financeira do grupo Olivedesportos.

    Um caso estranho em que os próprios bancos - os mesmos que “terão exigido” a liquidação dos créditos ao Benfica -, desistiram da cobrança dos seus créditos à Controlinveste - empresa com os mesmos proprietários da Olivedesportos com ligações ao Porto -, colaborando na reestruturação do grupo.

    Passaram os ativos da Controlinveste para a Olivedesportos e pediram a insolvência daquela.

    Assim, os bancos colaboraram na alienação, pelo menos parcial, dos seus créditos sobre a Controlinveste, ficando o grupo livre do avultado passivo bancário, que segundo a imprensa, globalmente, andaria pelos 500 milhões de euros.

    Nada disto parece ter incomodado a classe política. Nem a Ana Gomes se pronunciou, que saiba.

    Tudo mudou a partir daí, de novo capturado pelo sistema, o Benfica tem sido alvo de uma perseguição sem precedentes, mesmo considerando os tempos do Apito Dourado, dentro e fora dos relvados.
    Arbitragens absurdamente parciais, comportamentos suspeitos de certos jogadores e de certas equipas nos jogos com o Porto, tolerância zero das instâncias desportivas relativamente ao Benfica - sucessivas multas, absurdamente altas, e castigos a Técnicos e Dirigentes, foi o caso dos voucheres, mastigado e alimentado à exaustão apesar das sucessivas decisões do foro judicial desportivo e foi o caso do correio eletrónico difundido abundantemente na praça pública, apesar de obtido ilicitamente e manipulado por entidades ligadas ao Porto.

    O empenho que múltiplas entidades, na comunicação social, na polícia judiciária, no Ministério público, nos Tribunais e até na esfera partidária, têm dedicado a este processo, ignorando os fortíssimos indícios de corrupção no campeonato em curso, suscita a suspeita da conspiração contra o Benfica e tal, quanto a mim, tem raízes de natureza política.

    Tal será objeto de análise no capítulo 2.

    Peniche, 1 de Maio de 2019
    António Barreto

    ResponderEliminar
  6. Excerto do artigo do jornal “El Mundo”a 12 de julho de 2015

    .....Iker Casillas foi às lágrimas em sua última entrevista coletiva pelo Real Madrid neste domingo. Mas o acerto com o Porto não foi comemorado pela família do jogador. Os pais do goleiro não gostaram de saber o seu novo clube. Mari Carmen, mãe do espanhol, disse que preferiria vê-lo com a camisa do Barcelona.
    - “O Porto é uma equipe de segunda categoria para uma pessoa do nível de Iker. Um campeão do mundo não pode acabar no Porto. Podia ter terminado a carreira onde quisesse e não importava que tivesse sido no Barcelona” - disse, ao jornal "El Mundo".
    Agora passados quase 4 anos desta entrevista dada pela mãe do jogador, eu pergunto:
    Um campeão do mundo não pode acabar no Porto ou o Porto não pode acabar com um campeão do mundo???
    Porque foi isso que fez com o Walter Casagrande, com o José Semedo, etc. e ninguém foi castigado…nem o Nelson Pulga (ou piolho ou carrapato ou a puta que os pariu a todos).
    Cambada de ladrões corruptos e assassinos

    ResponderEliminar
  7. Moreirense-Rio Ave
    Árbitro: João Malheiro Pinto (portista para que todos
    os jogadores do rio ave joguem com o slb na próxima jornada)
    VAR: Bruno Paixão


    Benfica-Portimonense
    Árbitro: Artur Soares Dias (o homem da pastelaria
    com um histórico vergonhoso de favores ao seu clube
    e um rol de roubos ao slb monstruosoArtur
    Soares Dias (A. F. Porto), apesar de já ter tomado 44 decisões arbitrais desfavoráveis aos 4 candidatos ao título, apenas 3 delas foram ao F. C. Porto, enquanto que o Benfica, Sporting e Braga sofreram respectivamente 13, 13 e 15 decisões desfavoráveis nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias. Em 44 só 3 penalizaram o F. C. Porto e ninguém se questiona no Conselho de Arbitragem! Atenção, as 3 decisões arbitrais que o Artur Soares Dias tomou nestas últimas 11 épocas, que pelos critérios objectivos utilizados neste blog, foram 2 penaltis (1 deles assinalado aos 89 minutos com o F. C. Porto a vencer por 3-0) e a única expulsão de um jogador do F. C. Porto aconteceu no famoso clássico que se seguiu a morte do Eusébio, em que os 11 Eusébios já venciam por 2-0 aquando da expulsão do Danilo. Enquanto os pontos estavam em disputa, Artur Soares Dias não quis ver corte com a mão do Mangala, aos 52 minutos (nesse momento com apenas 1 golo de diferença no marcador, Artur Soares Dias ainda acreditava que valia a pena fechar os olhos a certas infracções de modo a garantir um resultado positivo para o seu F. C. Porto).Artur Soares Dias nestas últimas 11 épocas apenas conseguiu assinalar 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, mas já foi capaz de assinalar 7 penaltis desfavoráveis ao Benfica, 7 penaltis desfavoráveis ao Sporting e 8 desfavoráveis ao Braga. Os adeptos já se aperceberam que os critérios arbitrais do Artur Soares Dias não são iguais nos jogos do F. C. Porto e do seu grande rival o Benfica.)
    VAR: Luís Godinho (SORTINGUISTA/DRAGARTO, com um histórico
    tenebroso anti-slb)


    FC Porto-Aves
    Árbitro: Hugo Miguel (sportinguista/dragarto, sempre bom amigo
    das causas da frutaria)
    VAR: Vasco Santos (do porto e da cidade do porto, nem é
    preciso explicar mais. Vocês sabem do que estamos a falar)


    Belenenses-Sporting
    Árbitro: João Capela (eheheheh vindo diretamente de Tondela
    para garantir que o seu sporting pode dar o ultimo jogo
    à frutaria)
    VAR: Luís Ferreira (ex-advogado do apinto dourado
    o tal que deu trEs golos ilegais ao boavista na Luz)


    V. Guimarães-Nacional
    Árbitro: Jorge Sousa (ex-super dragão a apintar
    o próximo adversário da frutaria. eheheh)
    VAR: Rui Oliveira (do porto e da cidade do porto
    e do camarote do porto. EHEHEH)

    ResponderEliminar


  8. PS-o F. C. Porto usufrui de uma grande vantagem desportiva em relação ao Benfica nos jogos arbitrados pelo árbitros da Associação de Futebol do Porto, com esses árbitros (Artur Soares Dias e Jorge Sousa), o rendimento médio do F. C. Porto tem sido muito superior ao do Benfica nas últimas 11 épocas. O Conselho de Arbitragem sabe perfeitamente que existe influência regional na arbitragem. No atual campeonato constata-se que no Conselho de Arbitragem, conhecedores do efeito dessa influência arbitral nomearam para os jogos do F. C .Porto:

    Nas primeiras 10 jornadas foram nomeados 3 árbitros da A. F. Porto e 1 da A. F. Lisboa.
    Entre a 11ª e a 20ª jornada foram nomeados 2 árbitros da A. F. Porto e 3 da A. F. Lisboa.
    Entre a 21ª até esta jornada, foram nomeados 7 árbitros da A. F. Porto e 1 da A. F. Lisboa. Muito estranho esta insistência em árbitros da A. F. Porto para jogos do F. C. Porto nas últimas jornadas, pois nas últimas 12 jornadas foram nomeados 8 árbitros da A. F. Porto para jogos do F. C. Porto! Inexplicável!

    Para os jogos do Benfica nesta temporada 2018/19, o Conselho de Arbitragem para:

    As primeiras 10 jornadas nomeou 2 árbitros da A. F. Porto e 1 da A. F. Lisboa.
    os jogos entre a 11ª e a 20ª jornada nomeou 4 árbitros da A. F. Porto e 2 da A. F. Lisboa.
    os jogos entre a 21ª jornada e 31ª jornada nomeou 3 árbitros da A. F. Porto e 3 da A. F. Lisboa. O Benfica tem mais jogos seus arbitrados por elementos da A. F. Porto do que da A. F. Lisboa. Durante toda a época, o Benfica teve 6 nomeações de árbitros de Lisboa para os seus jogos enquanto que o F. C. Porto teve 12 nomeações de árbitros da A. F. Porto!

    Os árbitros da A. F. Porto intervieram mais vezes nos jogos destas 2 equipas que estão a lutar pelo título palmo a palmo, do que os da A. F. Lisboa. Esta é uma clara vantagem, que o Conselho de Arbitragem está a dar ao F. C. Porto na competição pela atribuição da Liga 2018/19. Não admira que a Liga da Verdade do Rui Santos reflicta neste momento que o F. C. Porto tem 10 pontos a mais do que deveria ter se houvesse verdade desportiva no campeonato 2018/19.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.