terça-feira, 30 de junho de 2020

Toque de Midas...

Muita gente ganhou com o tardio trambolhão de Bruno Lage. Os talibans da internet, que finalmente viram a sua visão do apocalipse fundamentada. Ganham os ódios de estimação de Vieira e os papagaios, por ele escorraçados do Benfica, que pacientemente esperaram todos estes anos para se vingar. Ganha a MDCSDQT com a perspectiva de dezenas de horas de debates televisivos - uma mina de ouro que explorarão até ao limite - e semanas a fio de parangonas nos jornais. O clube das putas que vencerá tranquilamente um campeonato que, por medo, ainda tentou boicotar...Ganham os árbitros, postos em sossego até à Taça de Portugal...Ganham os sapos que já se sentem campeões a cinco jornadas do fim! E saem vencedores todos os que avisaram que isto, do Apocalipse, ia acabar por acontecer.

Perde Vieira - único culpado de (pelo menos) no final do jogo de Portimão não tomar as medidas que se impunham, quando ainda poderia salvar alguma coisa. E perde o Benfica, o único que verdadeiramente me interessa, enxovalhado pelos benfiquistas que nunca perceberão a diferença entre a estrada da beira e a beira da estrada. Centenas de paginas serão escritas. Toneladas de horas televisivas encherão a pança a muita gente sedenta de sangue e dezenas de pistoleiros especializados terão largos momento de fama. E o melhor, os lesados do dez (lembram-se do Benfica-Nacional da época passada?) terão finalmente encontrado a sua paz. O tão desejado equilíbrio aí está.

Lage também sai vencedor. Como não se cansou de repetir, nunca pensou estar ali, e não demorará muito até ser considerado um herói. Jogadores que bateram todos os recordes da liga já estão abaixo dos do Nacional da Madeira, e as tácticas, estratégias de jogo e substituições milagrosas foi tudo por culpa do Vieira. Será alvo de grandes ecómios da matilha anti-Benfica, e, se possível, CNID e SJ, fariam uma já hoje uma adenda aos comunicados da semana passada a explicar a sua faceta de madre Teresa de Calcutá esquecida. Era o mínimo, depois depois do baixar de calças aos jornalistas, da língua na boca e dos abraços enviados ao boneco...e dos 2-0 do Marítimo!

Vou dizer aqui o que penso. Vieira deixou-se enredar pela própria teia. A luz que o iluminou (anunciada na contratação de Bruno Lage) foi a impossibilidade - pouco importam os motivos - de trazer de imediato Jorge Jesus para o Benfica. Preso pelo campeonato ganho muito acima de todas as expectativas - sobretudo das dele - viu-se obrigado a manter Lage em funções. Cavalgando a onda de vitórias que parecia imparável, o presidente do Benfica presumiu ter descoberto uma mina. O Seixal, agora, também produzia Mourinhos! Se o bom é inimigo do óptimo, Vieira convenceu-se que possuía o toque de Midas. Não o tem como se comprovou ao não compreender em bom tempo que o bom tempo de Lage acabara. Os meus amigos chegados, de um grupo restrito com quem discuto futebol e o Benfica, sabem o que eu digo desde que empatamos em casa com o Moreirense. Aquilo era demasiado mau para ser verdade e nunca poderia dar certo. 

Se eu, que não percebo nada de futebol, consegui entender o que se passava, como é que o presidente (ninguém lá de dentro o alertou?) insistiu neste martírio até tão tarde é algo que eu nunca vou conseguir compreender. O que me conforma e que, de alguma maneira, me dá fundamentadas esperanças num futuro melhor, é que eu nunca estive de acordo com ele nas contratações e saídas dos treinadores! E se é verdade que Vieira foi o único culpado em manter Lage em funções, depois das exibições miseráveis (indignas de um clube grande como o Benfica) nos últimos meses, também é verdade que foi ele a contratar alguns dos mais vitoriados treinadores do Benfica.

Foi ele o único culpado em contratar os últimos treinadores campeões nacionais, que por mim nunca chegariam a entrar no Benfica. Se há algo que "temos em comum" é o nosso desacordo visceral sobre a entrada e saída de treinadores. Por mim, Jorge Jesus - com aquele estilo arruaceiro e o feitio de merda que Deus lhe deu - jamais entraria no Benfica. Contudo, após meia dúzia de jogos do Benfica - há decadas que eu não via tão bom futebol nos relvados nacionais - acabei como um dos seus maiores admiradores e um dos seus maiores defensores. E no dia em que foi anunciada a sua saída achei que Vieira acabara de cometer o maior erro da sua vida...

De Rui Vitória nunca apreciei o seu feitio sonso e de falso moralismo - aquela tirada do ''chouriço'' de Cardozo quando estava em Guimarães e o Paços de Ferreira-Benfica, onde fez declarações lamentáveis ainda hoje me tiram do sério - e ainda menos as qualidade do futebol das suas equipas, tão amorfas como ele. Por mim, com Jesus nos sapos, eu achava que era a pior solução para treinador do Benfica. Dois campeonatos nacionais de enfiada e o Tetra inédito na história do Benfica mostraram-me o quanto eu estava enganado. Saiu contra a minha vontade - nunca uma chicotada psicológica tinha dado resultado no Benfica - e chegou o Bruno Lage de recurso...

Curiosamente (divorcio de Rui Vitória consumado) Bruno Lage foi a única contratação que eu concordei e o único - dos últimos campeões nacionais ajustados por Vieira - a quem eu há muito desejava ver pelas costas! Que o presidente tenha, não uma luz mais ou menos fundida, mas o saudável vicio de me contrariar outra vez. De contratar um treinador que não me caia no goto mas que me traga alegrias.

30 comentários:

  1. Já escrevi isto noutro sítio, mas não me importo de repetir:
    Alguma coisa se deve ter passado depois do jogo nas antas. Jogadores e treinador são os mesmos que chegaram ao Porto com 7 pontos de avanço.
    Desaprenderam de jogar e treinar? Não acredito.
    Para mim, que não percebo nada de bola, os jogadores fizeram a cama a BL como já tinham feito a RV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que algo se passou mas é redutor pensar só nisso, na primeira metade da época o principal Salvador era o valchodimos, muitos não se lembrarão dos jogos patéticos onde o vlacho nos salvou a vitória como em Sta clara, moreirense, etc. A Patetica taça da liga contra Covilhã ou mais uma champions de fraco nível...

      É um ano para esquecer mas a qualidade da equipa é muito fraca, o treinador também. A culpa não pode morrer solteira.

      Ver Ferro, os Tavares, pizzi com percentagens de passe abaixo de 60%,a serem comidos por qualquer um, enfim. Paciência.

      Mas concordo em quase tudo com o guachos, apenas o ponto do jj, que como bem lembrou rgs, quis destruir o SLB quando foi para O sporting, nunca vou esquecer. O melhor treinador que vi no SLB se transformou no maior cabrao, com insinuações de corrupção, com cânticos anti SLB, ataques pessoais... não deveria valer tudo, deveria ter havido respeito, pelo menos um mínimo. É voltar a cogita-lo para o SLB foi algo que me deixou triste. Mas confio a 100% no Vieira e espero que ele se reequilibre e olhe um pouco o que fomos há 4/5anos. Que equipa tínhamos...

      Eliminar
  2. Que desilusão Guachos, que valente murro no estômago. Como é possível depois de um bom trabalho na recuperação do clube deitarmos tudo a perder em 2 ou 3 anos. Como é possível? Entregar novamente a bomba de oxigénio aos criminosos que se riem a bom rir da nossa incompetência e inoperância. Que apareça ainda um candidato que consiga agregar verdadeiros BENFIQUISTAS e pessoas competentes para que possamos de uma vez por todas ocupar o NOSSO lugar no deporto nacional e europeu, isto é o TOPO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o meu mais intimo desejo como sócio do Benfica ; um candidato com visão, dimensão no mundo empresarial e bem acompanhado para aproveitar a Grandeza que temos.

      Eliminar
    2. Em termos empresariais o trabalho do Vieira foi perfeito, sinceramente acho que foi o melhor presidente que poderiamos ter tido.
      A estratégia no ultimo mandato, na minha opinião, foi completamente equivocada, mas ainda assim conseguiu 2 campeonatos (este dou como perdido). Porém a equipa tem pouquissima qualidade, venderam-se os titulares e subiram-se os suplentes junto com os putos do Seixal que andavam no meio da tabela na II liga. Aliado a isto um treinador que insistiu num modelo que os adversários conseguiram contrariar, sem conseguir mudar, ou alterar.

      De qualquer forma, o LFV tem crédito, se a ele juntarmos uma estrutura de futebol com outra visão/dimensão acho que seremos imbativeis.
      Continuo sem entender como se perde o Jonas (dos melhores de sempre, pelo menos dos ultimos 30 anos), e o Felix numa venda brutal e não se contrata ninguem para a posição 10.
      Salvio , Garay, Lindelof, Matic, Javi Garcia, D. Luiz, Gaitan, Bernardo, Semedo, Felix, Sanches, Witsel, é demasiada qualidade e dinheiro para termos que ficar com tão pouca agora.

      É uma desilusão, sem dúvida!

      Eliminar
    3. E que ainda custa mais é salvar mais uma vez os corruptos do norte. Ontem mais uma vez foi uma vergonha! Estamos a ser comidos por lorpas em todo o lado. Os criminosos olearam de novo os tentáculos do polvo andrade, têm tudo na mão, liga, Federação, conselho de arbitragem, justiça. Mais uma vez vão sair a rir, abafando a situação financeira com a crise instalada no Benfica. E de um momento para o outro todos os problemas do futebol português despareceram...NOJO de tudo isto.

      Eliminar
  3. Subscrevo tudo!
    Revejo-me completamente naquilo que diz. Eu, há muito que defendo um treinador estrangeiro para o Benfica, desses que cagam de alto a baixa para a MDCSDQT e que estão se borrifando para os especialistas da especialidade. Os portugueses, no Benfica, dão-lhes sempre para agradar aos mérdia e, com isso, enterram o Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Hoje decidi escrever mais para me libertar do que para outra coisa. Corroboro, em primeiro lugar, a tua visão acerca da temática dos treinadores. Mas tem de se efetuar a análise mais além, isto é, discutir o Benfica com ou sem Vieira. LFV tem obra feita, estruturou e profissionalizou o clube, deu-lhe músculo e saúde financeira - factos. Mas temos de concordar que a sua política desportiva nos últimos anos (pelo menos 3) falhou, precisamente porque apostou tudo (e perdeu) no seixal. Será este o motivo pelo qual LFV tem de sair? Não, mas também. Existem ciclos para tudo na vida, e o dele terminou, sou defensor da regra dos 3 mandatos, a partir de um certo tempo ficam os vícios e os costumes e o agarramento ao lugar e faltam as ideias. Se gosto das alternativas? não, não gosto, mas também não gostava dos treinadores que foram campeões nos ultimos anos e amo o Benfica, por isso, que venham as equipas de gestores e os projetos e cá estaremos para os avaliar. Este já deu o que tinha a dar. Por outro lado, também me desagrada a política financeira, a chamada "política das comissões". E aqui é que fica tudo mais nebuloso, porque são, chamemos-lhe assim, demasiadas operações mal explicadas quanto aos seus propósitos e que (não por acaso certamente) geram milhões de comissões para 2 ou 3 players que, vai-se a ver, são parceiros de LFV noutras vidas fora do futebol. Pronto, de forma muito light é isto, para bom entendedor ....
    Falando de mais um aspecto que me preocupa, os grupinhos (de meninos como disseram hoje os DV na sua tarja). Mal está o Benfica (ou outro clube qualquer) quando um grupinho de pseudo-estrelas e pseudo-craques que ganharam meia dúzia de títulos pensam que controlam à sua vontade quem os treina. Aqui se vê a falta de liderança que existe hoje em dia, a falta de carácter destes (pobres) seres que, se fosse a minha vontade lei, nunca mais vestiriam o manto sagrado. E que falta faz "um" JJ neste momento (não "o" JJ entenda-se) para por este bando de marginais na ordem.
    Em suma: sangue novo precisa-se, mas sangue benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o Benfica não ganha é vê-los a sair a sair dos buracos timidamente e depois lá vem o despejar da fossa habitual...

      Eliminar
    2. Caro Miguel, fossa deve ter você na sua cabeça. Com o devido respeito porque já tenho alguma idade e não estou para aturar criancices, eu sou dos que segue o Benfica para todo o lado e só falo do que sei, porque sou da área financeira e sei muita coisa. O que estava à espera, que estivéssemos todos de acordo? Concorde-se ou não, eu dei uma opinião e coloquei factos e ideias no meu comentário, e você? Está contente com a situação atual? Quais são as suas ideias?

      Eliminar
    3. Caro, a sua idade não me interessa para nada.

      Quanto a fossas disse despejar a fossa, não que você era a fossa portanto tenha respeito.

      Não estou minimamente contente com nada do que se está a passar.

      Agora não cuspo, nem nunca cuspirei nesta direcção que tanto fez pelo Benfica. Tem o meu voto certinho.

      Sou sócio e accionista do Benfica, com Red Pass.

      Não posso ir para todo o lado com o clube, pois ainda trabalho.

      Eliminar
  5. Concordo com o Guachos. A equipa com BL ao recuperar epicamente 7 pontos e sagrar-se campeão, forçou LFV a manter o treinador. Eu, que tenho uma noção vaga sobre o que é o futebol teria feito o mesmo. Curiosamente até ao jogo de Contumil (onde recorde-se fomos escandalosamente espoliados pela equipa do Soares pasteleiro), aquela equipa que tinha um recorde de 18 vitórias consecutivas desuniu-se e entrou em queda livre. Ainda hoje estou à espera de saber o porquê. Provavelmente vou esperar sentado...
    A cada jogo e resultado adversos foi-se ficando na expectativa de que para o próximo recuperaríamos. Em vão.
    Portimão deveria ter marcado o fim da jornada para BL porque viu-se de forma definitiva que a equipa jamais recuperaria. Mais uma semana mais uma desilusão. E por fim o desenlace que se aguardava.
    Nesta hora de profunda desilusão é bom que não nos fiquemos 'pelo momento' mas sim por todo o percurso. E, se as últimas imagens são as que mais perduram não nos podemos esquecer do que foi conseguido.
    Para os 'ansiosos' dos 'debates' recomendo que estejam atentos às linhas programáticas dos candidatos. Mas, sobretudo, não se esqueçam de analisar o Benfica no seu conjunto ao longo das últimas décadas. Pode ser que aprendam alguma coisa...

    ResponderEliminar
  6. E pq não um modelo tipo bayern munique?
    Vieira e DSO a liderar a parte empresarial e ex jogadores a liderar o futebol! Rui Costa Luisão nuno Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está. Como diz o ditado: "Cada macaco no seu galho"

      Eliminar
  7. Aprendida a lição com o Jesus, nunca mais disse nem irei dizer mal de nenhum treinador do Benfica na praça pública.
    Quando não tenho nada de bom para dizer, não digo nada.
    Foi assim com o Vitória e foi assim com o Lage.

    O futebol miserável praticado pela equipa desde muito cedo na época deixava poucas dúvidas em relação às capacidades de Lage para levar o barco a bom porto.
    E de nada serve discutir se foram os jogadores que lhe fizeram a folha, ou se foi ele que fez a folha aos jogadores.
    Tal como no caso do Rui Vitória, quando alguém anda a fazer a folha a alguém, alguém tem que sair.

    Na minha opinião, agora é tempo de eleições. Vieira deve-se demitir já, assumindo toda a responsabilidade na situação, que é dele e só dele, recandidatar-se e ser reeleito com a maior brevidade possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, precisamos de estabilidade para o recomeço da época e só com eleições deixa de haver ruído.
      Caso contrário, até Outubro já sabemos que qualquer decisão será contestada como o fim-do-mundo.

      Eliminar
    2. Foda-se!!! É isto!!! Mais nada!!!

      Eliminar
    3. Bom ler-vos novamente, fazem muita falta por aqui!

      Entendo o ponto mas não concordo: Eleições "agora" seriam em quanto tempo? Alguem sabe? 60 dias? 45 dias? Qual o minimo para haver campanha, listas, etc? É que a proxima epoca iniciará em agosto, vamos adiar decisões de treinador, jogadores, etc para depois da pré epoca?
      Depois disso, como ficam alguns jogadores tipo Vinicius ou Chiquinho cujos negocios foram rasgados de cima abaixo pelo RGS? Mais instabilidade? Lavar roupa suja diariamente antes do final da taça...

      Não sei, por outro lado, um presidente que despede dois treinadores num mandato deveria ir a eleições, deveria estar nos estatutos de todos os clubes. A decisão de um treinador (e respetiva renovação por 3 anos no caso do Laje) deveria ter mais ponderação.

      Eliminar
  8. E pq não um modelo tipo bayern munique?
    Vieira e DSO a liderar a parte empresarial e ex jogadores a liderar o futebol! Rui Costa Luisão nuno Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ex jogadores? OK, mas que sejam capazes de por na ordem os junta letras: Mozer, Diamantino, Carlos Manuel... Há uns quantos aptos para essa função, mas falinhas mansas é risinhos Não!!please!!!

      Eliminar
  9. Não posso estar mais em desacordo. Insinuações de negociatas e comissões nem vou comentar porque não tenho dados para avaliar e parto do princípio que as pessoas são sérias. Se achasse que a direção empurra jogadores para a titularidade apenas para mexer o negócio seria o primeiro a pedir a demissão da direção.

    Primeiro os adeptos tem uma memória de um fim de semana, a não ser que no anterior o resultado tenha também sido mau, podemos ter batido recordes de vitórias que já vinham do Guttmann, mas ao primeiro mau resultado transformam-se em energúmenos, o desportivismo só é bom quando o Benfica ganha, tudo o que vai além "não é ser Benfica", ou "à altura dos pregaminhos", uma série de estribilhos que não usam para se auto avaliarem na sua vida quotidiana, damo-nos ao luxo de ter ex-treinadores do glorioso que nunca ganharam pevide a atacar durante um ano treinadores que nesse ano ganham tudo.

    A seguir, mesmo depois do Guachos passar anos a fio a mostrar como tem sido o ataque ao glorioso, especialmente a partir da reunião do Altis, com arbitragens miseráveis, MDCSDQT, canalhadas da Manhã, blogues talibans, Maçonaria e o diabo a sete, com uma pandemia pelo meio, achar que nada disso tem consequências e que, lá está, isto não é o Benfica.

    Não acho que Vieira, ou a maior parte dos directores do clube sequer perceba de futebol, não sei se a "estrutura se aburguesou", citando um pedaço de esterco, mas há ali problemas, mas também acho foi a visão de LFV que trouxe o SLB para a modernidade e capacitou o clube de estruturas e competências ao nível de qualquer clube de topo, e será na minha humilde opinião um dos mais importantes presidentes da história do Benfica.

    Temos que lutar contra a Máfia do Norte, que tem os tentáculos em todo o lado, arbitragem, liga, federação, os sapos que bem podiam ter uma mina de diamantes debaixo do estádio pois há sempre dinheiro e calotes, e ainda por cima contra benfiquistas.

    Os últimos treinadores do Benfica, todos tiveram séries enormes de excelentes jogos, como de jogos miseráveis, mas nem todos tiveram as mesmas armas, nem tiveram que lidar com o ataque do Altis, JJ teve a sorte de entrar quando LFV decidiu despejar contentores de dinheiro no plantel para quebrar o FCP, RV levou com as sobras do desinvestimento e o contra ataque dos rivais, Lage deveria ter saído quando perdeu Félix, deve ter achado que foi ele que ganhou o campeonato.

    Em relação a treinadores já escrevi diversas vezes sobre a minha preferência, dos 3 acho RV o mais completo e competente, também gostava que o glorioso fosse o Bayern, mas tenho olhos na cara.

    https://www.youtube.com/watch?v=H0O1Kk0U9O0

    Prefiro um jogo de ataque posicional de criação de espaços ao contrário do jogo directo do FCP, bola no Brahimi e charuto para os cavalos da frente, se bem que RV também sabia dar a bola ao adversário para explorar a transição ofensiva, coisa que o transformou em persona non grata na luz.

    Mas isto são opiniões que acho que podem ser discutidas, apesar de não gostar de jogo directo pode ser extremamente eficaz, até a estratégia do Marítimo resultou.

    Se gostava que houvesse alternativa a LFV, sim, mas séria, não esta palhaçada, iria aumentar a exigência e não apenas estes populismos bacocos de por um lado ter o alegado infiltrado do FCP, no caso do homónimo do outro palhaço, ou o ponta de lança da Maçonaria. Também gostava que os delírios dos presidentes a nivel financeiro caisse no colo dos sócios do clube para não haver esta exigência de gastar o dinheiro dos outros por uma vitória no fim de semana, como se isso o garantisse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora já se diz que o Lage devia ter saído logo quando perdeu o Félix. Mas afinal de contas qu é que bateu records do tempo do Guttmann? Não foi o Félix que chegou ao final da primeira volta com 7 pontos de avanço, foi esta mesma equipa que contra tudo e contra arbitragens manhosas e maldosas via os árbitros tentar nos empurrar para trás enquanto carregava o FCP no segundo lugar. Que fez a direção em relação a isso? Eu sei que não se luta com as mesmas armas, nem a justiça é igual para todos, mas na semana passada o treinador, que ao que tudo indica pode ser campeão nacional este ano, pediu penaltis, e eles aconteceram logo (um contra nós 2 a favor), esta semana mais 1 perdoado contra o FCP. É a direção onde anda? A fazer o quê? Se não for a direção pela boca de LFV onde anda a comunicação do clube que nada diz? Para quê serve se ter a TV se andamos atrás da Sportv? Porque raio se deixa andar indivíduos fazer nome nos programas de televisão à custa do Benfica quando notoriamente não estão lá para defender o clube, apenas servem para serem capacho e enchovalho? Se estão lá, pq não fazem como os outros clubes que se fossem assim roubados trazem bem documentados situações de jogos em que mostram sermos roubados e outros ajudados? A mim não me importava muito ver o LFV punido se isso fosse para ele mostrar o quão nos andam a roubar, mas não, foi preferido estar calado e deixar fazer de nós o que quiseram. Claro que os jogadores, são humanos, e não percebem porque raio em vez de se culpar quem realmente foi culpado, viu o treinador rebaixar um jogador... É incompreensível esta atitude passiva quando o polvo está notoriamente a crescer de novo. O FCP clube está de rastos, mas o polvo está mais vivo que nunca, e não é assim que o matam. Havia tantas formas de acabar com as palhaçadas que tem havido contra nós. Quantos mais jogos têm de haver com árbitros do Porto apitar nos nossos jogos? Quantas vezes mais têm de Xistras, Soares a Dias, Jorge Sousas e outros nojentos que tal vir apitar os nossos jogos cheios de arrogância e peito feito? Quem joga são os jogadores, quem treina é o treinador, mas quem tem a culpa não são só eles. Gestão financeira não é igual a Gestão desportiva e nisto o LFV infelizmente tem falhado imenso...

      Eliminar
    2. O Lage dos 3 é o mais limitado.
      O RV tinha várias abordagens,o Lage era quase sempre o jogo direto. O jj teve muito joguinho horrivel e tinha de longe a melhor equipa, alias quem não se lembra dos jogos contra o Villas Boas ou o Vitor Pereira que sempre o comiam de cebolada. Mas ainda assim o jj tinha uma equipa mais fluida, dava mais prazer e era o jogo que mais se aproximava dos grandes da Europa (mesmo tendo ficado em 4º num ano na Champions).
      Agora com o Lage, a quantidade de chutoes era absurda, mais absurdo quando tivemos so o Dyego sozinho onde era chutão e sem avançados colado aos centrais.

      O RV esgotou a estrategia, todos os treinadores passaram a subir as defesas para impedir o jogo da equipa. Quando o Lage pegou ele percebeu bem que havia muitos espaços nas costas das defesas e começou a aproveitar com o chutão e jogo pelos 3 corredores (RV era muito mais jogo pelas alas) e o Felix destruiu com toda a classa que tem.

      O Lage não conseguiu entender que ocorreu uma mudança, os adversários passaram a baixar as linhas e deixou de haver espaço para o chutão nas costas das defesas.
      Aliado a isto erros atras de erros de alguns jogadores (Ferro, todos os clubes atacam por ali), Samari e Pizzi com % de passagens horrendas, Rafa, Pizzi, Gabriel, jogadores fora de forma que não pressionam quem tem bola nem se posicionam defensivamente.

      Não sou expert mas do que fui lendo esta é a minha leitura.

      Concordo com muito do que dizes e tambem com o Hugo Santos, a culpa não morre solteira. Sai Jonas e Felix e entra o Chiquinho?? Tinhamos que ter feito melhor, tinhamos que ter contratado melhor (ou tentado), janeiro sai Conti, Jardel em baixo de forma, Ferro idem, e não entra um central...
      Mas paciencia, agora é apoiar e esperar que tudo volte a entrar nos eixos para não termos mais desastres.

      Eliminar
    3. Hugo, entusiasmei-me e não reli o texto. Não queria dizer que Lage deveria ter saído, mas já nem me lembro do ponto que queria. Sou avesso a mudança e não acredito em chicotadas psicológicas. Escrevi-o aqui várias vezes, para a qualidade que Félix trazia à equipa, por 125M foi dado. (Não estou a dizer que não deveria ser vendido, foi um excelente negócio).
      Também não gosto do Tarabt, apesar das lacunas da equipa, neste jogo vimos bem a diferença da bola passar no Pizzi e a fluidez que o Tarabt tira àquele meio campo.
      Mas são opiniões. Como sei que o Ferro está em baixo, mas qual a alternativa?

      Eliminar
    4. Honestamente e a ver futebol aos anos que vejo, o Taraabt faz mais falta no nosso meio campo que o Pizzi e o Gabriel juntos. Não tiro nem debaixo um jogador que é Benfiquista e muitas alegrias já me deu mas está claramente em baixo de forma. E notório e é aqui que crítico é muito o Bruno Lage da forma como manteve jogadores continuamente. Taraabt não é jogador para jogar a 2º avançado, é dos poucos que consegue com a bola nos pés romper e queimar linhas de jogo (ao contrário do Pizzi que honestamente nunca o vi fintar um adversário ou um Gabriel que usa e abusa dos passes longos ainda para mais quando 90% desses passes não acerta com o colega)... Depois não percebo que raio de mentalidade é a de meter um craque como o Wiegel preso atrás do meio campo quando ele renderia muito mais a defender mais acima... Pior de tudo, eu não sei que se passou nos bastidores, mas ter encostado da forma como encostou Samaris é Florentino é inacreditável. Deixar sair o Fejsa, o nosso melhor trinco de há pelo menos 1 década, ainda dou ao desbarato porque havia o Florentino que, aos meus olhos é um digno sucessor do lugar mas encostou o miúdo pq? Há no plantel jogador que recupere mais e melhor bolas que ele? Há no plantel alguém que consiga fazer pressão alta em cima da defesa que não os deixa sair à jogar que ele? Não percebo que raio, com o Ferro a dar fifias como tem dado (neste caso há que proteger o jogador e não queima lo) com o Jardel lesionado e a jogar preso por elasticos porque é que não mete o Samaris a central (tem qualidade para isso que já o provou antes)? Estou com o Litmanen que o Lage provou ser um treinador limitado. Construiu uma boa equipa, criou um efeito surpresa no campeonato mas com Jonas e Félix na frente o resto nem precisa jogar muito (e a memória não é tão curta assim para me esquecer do empate com o Belenenses ou as vitórias sofridas em Braga e Moreireirense no ano passado) mas quando se ganha tudo corre bem, pior é quando o efeito surpresa acaba e se começa a jogar 11 atrás do meio campo... Não há quem remate de longe, não há quem cruze em condições, não há quem transporte a bola com qualidade para a frente que é que nos resta?

      Eliminar
    5. Em relação ao Florentino penso que terá sido para defender o miúdo, para o proteger da MDCSDQT ou talvez estivesse a ser afectado negativamente por ela, estava a ser um alvo a abater pela MDCSDQT, e talvez seja o que está a acontecer com o Ferro. Qualquer falta que o Florentino fizesse era alvo de análise ao milímetro em slow motion, e quando temos comentadores alegadamente do benfica a ajudar à festa é uma caca. Para não dizer merda.
      Em relação ao Tarabt tenho sentimentos contraditórios, gosto que tenha sido recuperado, que prova que se faz algo de bem naquela casa, inclusivé após algumas entrevistas assassinas do LFV em relação a ele (talvez as merecesse), e futebol jogado não avaliei um jogo para perceber se seria culpa dele ou da equipa, mas a bola pára sempre demasiado tempo no tarabt, seja para fazer mais uma finta, para ganhar linhas de passe ou avançar uns passos e voltar para trás. Jonas, Pizzi, Félix quando a bola lhes chega aos pés já viram o jogo 5 passes à frente, o Tarabt nunca me deu essa sensação, apenas a de mastigar o jogo e deixar as defesas recuperar. Mas lá está, posso estar a ser injusto e a culpa ser do que está à volta.
      Vi o último jogo no telemóvel na praia e na primeira parte o jogo pareceu muito mais fluido que com Tarabt na equipa, e podíamos ter chegado ao intervalo a vencer por vários, depois tens Ferro uma sombra do que foi e o Jardel em baixo de forma, não foram os únicos culpados pelos golos, mas alí é um dos calcanhares de aquiles da equipa.

      Eliminar
  10. Caro Guachos, como eu compreendo o teu desabafo, estive a favor da entrada de JJ no SLB e a partir dai só descansei quando o vi nos sapos, conseguiu perder 3 campeonatos em seis, uma taça para o RV e duas finais europeias, fez 5 champions fraquinhas e usou e abusou da chantagem com o LFV para ganhar poder, dinheiro(muitissímo) e fama.Quase enterrava LFV quando este foi o único a defendêlo e queimou o melhor marcador estrangeiro que passou pelo SLB, Tacuara Cardozo, inventou David Luiz a defesa esquerdo e levamos 4 em Liverpool e 5 no FCPutedo entre muitas outras.
    Confio plenamente na capacidade do Vieira para encontrar um novo treinador ganhador e só espero que se recandidate, porque não quero ver todo o esforço dos últimos 20 anos a ir por água abaixo nas mãos de um novo Vale e Azevedo apoiado por fraldinhas dos NN boys.
    O que aconteceu ao SLB após o jogo nasjantas foi a lei de Murphy, tudo o que podia correr mal...correu mal, os motivos e as explicações serão muitas mas a palavra é só uma...Desgaste Psicológico...,ou seja ter de lutar contra tudo e todos fora e dentro do SLB.
    Eu gostaria que os sócios se pronuncia-sem se no seu local de trabalho, tendo a maior parte dos colegas a falar mal deles, o patrão á espera de uma oportunidade para os entalar, os clientes ameaçados para não fazerem negócios com eles, a mulher em casa a enfeitar-lhes a testa e os filhos sempre a reclamar e a cravar guito(muito), continuariam a ser excelentes profissionais, óptimos maridos e extremosos pais de família, porque isto tudo é o actual SLB.
    Cumprimentos.

    Benfica Sempre e não apenas nas vitórias.

    ResponderEliminar
  11. Que turbilhão me envolve a alma, que não me tolde o discernimento e a racionalidade de expor ideias claras, captadoras da idoneidade que o Guachos bem merece.

    Luís Filipe Vieira, como disse, um dia. Vilarinho, é esperto e inteligente. Acrescentaria, é um estratega (hesitei visionário, talvez mais impactante, mas de igual significado), alcança longe, está para além da Taprobana. Hoje, o nosso querido Benfica é um caso de estudo, o Seixal é um centro de excelências, as vantagens competitivas aferidas pela organização, planificação e implementação operacional da estratégia, são de tomo. Sim, cavámos mais de uma década de avanço, estaremos em condições de ganhar muito mais vezes que as empedernidas culturas organizacionais, construtoras de máfias, e que outros, que alimentados por décadas de inveja e incapacidade de nos derrotar, se conluiem a eles, urdindo, execravelmente, falsos enredos (e mais, Deus saberá), com o beneplácito de “opinadores”, imprensa e instituições a quem caberia actuar perante tanto fartar de vilanagem.

    Luís Filipe Vieira não tem o projecto findo (se é que algum dia o Benfica está concluído). Há planos em curso, alicerces, como o colégio internacional, centro de alto rendimento, só para citar dois exemplos, que não podem estar dependentes de emoções e frustrações colhidas em alguns escolhos de percurso.

    Não gostei que o meu Presidente, o Presidente do glorioso Benfica, após um derrota, porventura irremediável no que concerne ao título (eu nunca desisto, há que continuar a pressioná-los, eles lutam pela sobrevivência, um desaire causar-lhes-á pânico), viesse, em conferência de imprensa, ainda desmaiado do murro no estômago que acabara de levar e, porventura, combalido de uma reprovação do orçamento (urdida por uns infaltosos militantes, que com o baixar da guarda da grande maioria, conseguiram os intentos), viesse em conferência de imprensa, dizia, colocar a possibilidade de nos “deixar”. Que insensatez, Luís Filipe Vieira! Ainda há pouco tempo, em brilhante entrevista à BTV explanou, claramente, a sua tarefa na continuidade aos destinos do nosso Benfica.
    O projecto não pode ficar inacabado.

    Depois de ter resistido, galhardamente, a avalanches de processos judiciais desenvolvidos por uns certos ventos da justiça que um dia a história epitetará, na sequência dos quais se visitavam, às segundas, quartas e sextas, as nossas instalações, e às terças e quintas, domicílios, entre eles o do nosso Presidente, admite, após eventual entrega do campeonato, ir reflectir sobre sua continuidade?

    Jamais deveria, num momento de grande tristeza para os verdadeiros benfiquistas (e de alegria para vomitáveis candidatos), vir a público com esse estado de espírito. Os que estão ao leme de grandes naus só dão sinais de fraqueza aos travesseiros.

    Baquear (sim, aparecer titubeante quanto a prosseguir como Presidente, para mim, é o mesmo), agora, perante moribundos, dando-lhes alento, alimentando-lhes a esperança de que este Benfica, de que é mentor e que os fode, vai acabar?!



    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.