quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Super Mário!

Roger Schmidt: "João Mário é de topo, um líder, com Otamendi guia a equipa"

Oito/nove anos atrás, ainda o brunalgas não tinha vendido, por uma pipa de massa, o jovem João Mário para Itália, um amigo meu sportinguista perguntou-me quem é que eu, do plantel dos sapos, gostaria de ver no Benfica. Respondi João Mário. E por quê, perguntou deveras espantado. Porque é um jogador inteligente, que joga de cabeça levantada, que não tem medo de assumir o jogo (porque o percebe como poucos) e porque, com as decisões que assume, melhora a performance de todos, mesmo os que menos o compreendem.

E não é por eu perceber (porque continuo a não pescar nada do assunto) mais de futebol do que os que, no ultimo ano, tanto achincalharam João Mário. Não é. Talvez seja porque sempre gostei de pensar pela minha cabeça, porque desde há muitos anos opto por ver os jogos que não posso assistir nas bancadas sempre com o som desligado e porque me estou cagando para os fazedores de opinião, MDCSDQT, especialistas da especialidade e outros paineleiros encartados. E se acham que eu estou sempre a exagerar é só recordarem-se do que já disseram de Cardozo, Saviola, Aimar, Di Maria, Gaitan, Jonas, Darwin, Otamendi, Gilberto, Florentino, Grimaldo e comp.

No ultimo Benfica-Rio Ave, nas bancadas da luz, nas cadeiras atrás de mim, a cada toque na bola de Petar Musa levantava-se um coro de protestos (para ser simpático) maior do que se fosse o Soares Dias a tentar meter a bola na baliza do Benfica. Já nas bifanas, depois de uma vitória tranquila, ouvi um jovem de tenra idade, tão benfiquista como eu, afirmar que o jogador que mais odiava era o Musa! Atente-se! Com 16/17 anos aquele miúdo já odeia um jogador que, coincidentemente, até acabara de marcar o quarto golo do Benfica!

Ontem, no fim do PSG-Benfica, tentando perceber o tamanho das cornaduras fui ouvir os jarretas da SIC. Com grande pena minha, talvez por não conseguir enfiar a cabeça na porta, faltou o David Borges . No seu lugar, um sujeito aprumado, de nome Fatela, com todo o ar de cientista da bola, repetia indignado que o PSG teve demasiado respeito pelo Benfica. O moderador atirou-se às canelas de Draxler por este, já perto do final do encontro, não ter fintado toda a defesa do PSG entrando com a bola pela baliza dentro. Podia ter feito muito melhor - afirmou enjoado. No final estavam todos de acordo! O jogo, uma seca, fora demasiado tático e o Benfica, como Draxler, perdera uma excelente oportunidade de golear os franceses. Ainda mais porque o João Mário não se adaptou às novas funções e o Rafa, Aursnes e Gonçalo Ramos tinham passado ao lado do Jogo! Já vi gente muito mais animada em enterros, velórios e casas mortuárias.

As exibições monstruosas de João Mário, António Silva, Otamendi, Florentino e Enzo Fernández em nada diminuem o grande trabalho de todos, repito, todos os que entraram em campo com o único pensamento de defender as nossas cores. Como no jogo da Luz, todos foram enormes. Porque o Benfica jogou sempre ao mais alto nível, nunca deu mostras de se sentir diminuído, nunca recuou no terreno assustado e porque demonstrou sempre ao adversário que queria vencer pelo menos tanto como ele. E isto é de equipa grande! É de um treinador arrojado! Não é deste ou daquele jogador nem que qualquer má exibição do adversário.

Causou estranheza o dialogo que Enzo Fernández manteve com Neymar (que apesar de se comportar como um imbecil continua a ser um dos melhores jogadores do mundo) no final do encontro. Que raio teria Enzo para, debalde, tentar explicar a um cretino que pouco mais mereceu que o desprezo! Depois de algum tempo a tentar ler os lábios do craque do Benfica posso afirmar, sem muita margem de erro, que o bom do Enzo prometeu trazer-lhe para o próximo embate uma chucha em forma de gambiarra. Quanto ao palhacito brasileiro, retirou-se de rabo entre as pernas para os balneários, sem nunca deixar de trautear a música que o ofuscou durante todo o jogo... 

Não há Bitinhas no céu a dourar o meu caminho
Por mais amigos que tenha, sinto-me sempre sozinho...

E pronto, depois de mais este teste semi transposto, falta aos jogadores do Benfica enfrentarem o pior Caldas dos últimos 3 quinze anos, com as mãos amarradas nas costas, antes de ultrapassarem o árbitro (Soares a Dias?) e o VAR (Fábio Veríssimo?) já do próximo foculporto-Benfica. E se nem assim forem parados logo se arranja mais qualquer coisa. Quem sabe se com as botas calçadas ao contrario...


Pode adquirir «A LIGA DA FARSA E (TODAS AS) OUTRAS HISTÓRIAS DO FUTEBOL PORTUGUÊS» em - https://www.ligadafarsa.pt/

Todas as questões sobre o livro em;
guachosvermelhos.livro@gmail.com




13 comentários:

  1. Acho que ver as caras de enjoados dos paineleiros das tv's após mais um brilharete do Glorioso, é um autêntico manjar dos deuses para nós benfiquistas. Aliás, qualquer ser minimamente inteligente consegue discernir e assumir como normal, aquela azia tremenda mal disfarçada. O que é complicado para mim compreender, é como todos (rigorosamente todos) os canais de (des)informação estão repletos de jornalistas dragartos (nem falo de comentadores). Fazem seleção nos recursos humanos? Ao Benfica resta continuar a fazer o seu trabalho, sabendo que pelo caminho (em Portugal) lhe vão surgir muitos obstáculos difíceis de contornar, muitos inimigos a vencer, mas com coragem e abnegação vamos conseguir, com a ajuda, claro, da imensa massa humana benfiquista que não vai faltar em lado nenhum. Por falar nisso, estou curioso saber como vamos ser, desta vez, recebidos na Invicta...

    ResponderEliminar
  2. Afinal as estrelas brilhantes são benfiquistas e logo na cidade luz !!
    Paineleiros e afins, ficaram com ela atravessada. Nem o chorão Neymar lhes fez a vontade, golear o Benfica. E o bitinha ainda anda à procura do acendedor de estrelas.

    Repórter da SIC : Este resultado sabe a vitória ou a derrota?
    -- Sabe a empate, resposta do grande Roger a uma pergunta parva.

    Quem ama o futebol,ama o Benfica , eu gosto desta frase.

    Porque é que a Sad não acompanha os resultados desportivos? É uma pergunta que ainda não tem resposta lá para as bandas de Contimil.


    Parabéns Guachos. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais que feliz - porque não deixa de ser um empate - sinto-me orgulhoso da nossa equipa.
      Que personalidade. Que coragem. Que Benfica!!

      Quanto às declarações de Sonseição, não deixam de ser estapafúrdias. Aquilo que o treinador favorito de Argel diz é, apenas, imbecil. Os resultados e a Performance da SAD espelham apenas o esforço desequilibrado que o fcP tem feito para dotar Sonseição dos bois que este gosta de ver no terreno, mais todos os gastos excedentários, extra futebol, necessários para os Andrades andarem no topo do futebol português. Nada mais, nada menos.
      A verdade, nua e crua, é que o orçamento para o futebol do fcP é igualzinho ao do Benfica. Repito, igual. O custo de Zaidus, Manafás, Otávios, Taremis, Eustáquios, Uribes, Pepe’s, Pepês, Verons e Tonis (Mais o estoque de placenta de burro e baba de caracol e o gasto mensal em palmiers da confeitaria Soares a Dias) é igual ao que o Benfica gasta com Otamendi, Enzo, Rafa, Neres, Draxler, Grimaldo, João Mário, Ramos, António Silva e todos os demais.

      Com a diferença que uns têm, no CP, mais de 100 M positivos… enquanto outros têm, na mesma rubrica do balanço, mais 100M de CP negativo.

      Sonseição é burro e não percebe que o clube que treina não tem condições para lhe dar mais. Pelo contrário, deveria dar menos.
      Ao invés de lhes agradecer o facto de estarem a destruir o futuro do clube para ele ter o que quer, decide criticar.
      Por mim, aplaudo. Que a pressão continue. A curto ou médio prazo, aquela merda rebenta! Será um dia bonito.

      Eliminar
  3. Caro GV,

    parece que a Rennie e o Kompensan esgotaram na capital e arredores. Vou, se me é permitido, enviar um TIR cheio de cholagutt (tomar durante uma semaninha e não exceder a dose diária recomendada) e um livro de receitas de peixinho grelhado.

    E já agora, que ninguém nos lê, parece que temos um fungo/ácaro muito arrependido num tribunal......tou cheio de peninha do fofinho, o Moço!

    #UmSLBnaInvicta

    ResponderEliminar
  4. Reparem nas contas que se fazem em relação ao Benfica. É sempre na perspectiva de ficar ou não apurado (2º lugar). Não há um único jornal que fale em contas na hipótese de o Benfica ficar em 1º lugar no grupo e neste momento o Benfica tem o calendário mais fácil que o PSG. Ir jogar a casa da Juventus é mais complicado do que ir jogar a casa do Macabi Haifa e quem tem que ir à casa da Juventus é o PSG. Vencendo a Juventus no próximo jogo, o Benfica não apenas garante o apuramento (ninguém acredita que o Macabi vá ganhar a Paris) como ainda se coloca com muito boas hipóteses de ganhar este grupo.

    Sérgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pouco ouvi alguém usar estes argumentos para dizer que o Benfica tinha mais hipótese de chegar ao primeiro lugar do que o PSG. Parece que anda alguém da comunicação social a ler este espaço do Guachos para dizer alguma coisa diferente nos programas televisivos. Que também sirva para isso.

      Sérgio.

      Eliminar
  5. Ainda não foi desta que o SLB apanhou uma equipa forte!!!! Agora é porque faltou o Messi e o balneário do PSG está dividido!!! CS nojenta. Vão mas é todos mamar na quinta pata do cavalo. Metem nojo. É um prazer ver os focinhos cheios de azia. Já agora alguém diga ao Calado que os BENFIQUISTAS não se revêem nos seus comentários.

    ResponderEliminar
  6. Não de agora, não vejo canais portugueses sejam eles quais forem e muito menos perco tempo com especialistas da especialidade futebolística que a única coisa que os une é o anti benfiquismo tacanho e, ia chamar-lhes burros mas isso é ofender os burros coitados.

    ResponderEliminar
  7. Parece que o Bitinha perdeu o pavio e, por isso, não conseguiu iluminar as estrelas.

    ResponderEliminar
  8. Não posso deixar de comentar uma vez que colocas o Jómário no título e depois de mais uma das melhores performances do Benfica da História do Benfica na Liga/Taça do Campeões Europeus.

    Que não haja dúvidas; Neymar e Mbappé são os melhores jogadores do Mundo; e já o são há vários anos... Messi, sem a velocidade da juventude ainda é um enorme jogador, um jogador que faz a diferença. Verrati, Marquinhos e Donnarumma são dos melhores jogadores do Mundo nas suas posições e o restante plantel está recheado de excelentes jogadores.

    O Benfica voltou a exibir-se de acordo com os pergaminhos do Clube, entrando confiante, colocando o PSG e Juve em sentido, não se intimidando com o 1º golo contra e rubricando exibições de gala, vencendo com justiça em Turim, empatando de forma injusta na Luz com o PSG (merecíamos ganhar) e empatando de forma justa no Parque dos Príncipes.

    Excelente escolha para Treinador, conforme se previa, excelentes aquisições de jogadores, mas, parece-me, que também no cargo de Director do Futebol, o regresso de Lourenço Coelho foi uma decisão muito acertada... Todos de Parabéns, incluindo o Presidente Rui Costa, de quem não esperava tão bom rendimento em tão pouco tempo.

    Quanto ao Jómário, nunca gostei do jogador e não concordei com a sua aquisição; reconheço todas as qualidades que referes no Post mas não é, nunca foi, um jogador constante; joga bem nos 1os jogos da época e, depois de assegurado o lugar no 11, torna-se um jogador lento, previsível, parando os contra-ataques, sem agressividade, desce de produção e desaparece, comprometendo a equipa por mais ou menos jogos consoante o treinador se apercebe e o retira da equipa... Dito isto tenho de dar o braço a torcer; fez um grande jogo em Lisboa contra o PSG, jogou como nunca o vi jogar, e também jogou muito bem ontem e contra o Rio Ave. Que continue assim por muitos e bons jogos.

    Estamos muito bem, com confiança e Talento para dar e vender/reter. Continuando a este nível somos candidatos a chegar às meias-finais da Liga dos Campeões e, quem sabe, se tivermos a sorte de nos calhar o Corunha e o Mónaco voltarmos a ser Campeões Europeus...

    Um abraço amigo para o Guachos, que continua sempre em forma como um Baluarte do Benfica que sempre foi.
    FranciscoB

    ResponderEliminar
  9. Comentário do comentador da Eleven logo após o apito do final do encontro (vi na Inácio, a minha TV favorita), passo a citar:
    "O Benfica continua sem vencer na casa do Paris Saint Germain".

    Alguém teve de aumentar a soleira da porta lá em casa a noite passada...

    ResponderEliminar
  10. Meu caro Guachos, o Joao Mário é um jogador inteligente, foi ele que mudou o nivel do Benfica do JJ, é lento , é mole, mas É um jogador inteligente e taticamente muito bom, lê os tempos de jogo e define ritmos , compensa com isto a falta de velocidade, e está se calhar no seu melhor momento de forma dos últimos anos !! Mas já sabes que que os aziados criticam tudo e todos...não esmoreças, os teus Post estão ao nível da qualidade de jogo que o RS apresenta.

    ResponderEliminar
  11. É contra quem????
    Je ne sais pas!...

    Grande Parreira

    Viva o Benfica
    Ass:ChakraIndigo

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.