terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Perguntem a Cristiano Ronaldo, não a Rúben Dias!

Seleccionador da Femacosa: «Se já vi as imagens? Já. Se gostei? Nada. Não gostei mesmo nada». O que pensarão destas palavras sofridas - que confirmam o que todos vimos em directo - os pobres de espírito e os defensores do nacional porreirismo, mais os sabujos da MDCSDQT que, ainda hoje, andam a entrevistar o cão e o gato do coreano que "mandou o Rónalde sair mais rápido do campo"? Fernando Santos foi entalado (obviamente que não tinha visto nem ouvido nada quando no fim do jogo afirmou aos pés-de-microfone que tinha visto e ouvido o filho da melhor Dolores do Mundo a dizer o que não disse) pelos esbirros do Rónalde da federação, mas não pode simplesmente chutar para canto o problema apesar deste momento de rara coragem que, obviamente, se saúda. 

Rónalde criou problemas insuluveis a Pellegrini, José Mourinho, Ancelotti, Rafael Benítez, Zidane, Massimiliano Allegri, Maurizzio Sarri, Andrea Pirlo, Michael Carrick, Ralf Rangnick, Solskjær e Ten Hag (perdoem-me se me esqueci de algum infeliz) e fez a vida negra a Carlos Queiroz, Paulo Bento e Fernando Santos na selecção. Ancelotti e Zidane alijaram responsabilidades delegando em Sérgio Ramos e Pepe (a sua Dolores quando a Dolores está ausente) a gestão da prima dona. Fernando Santos sempre chutou para canto. E apenas Scolari e Alex Ferguson, talvez porque o lançaram no Manchester e na selecção, o conseguiram suportar sem a coisa azedar! 

Foi Fernando Santos e a federação da Femacosa que permitiram a Rónalde levar a família para dentro do terreno que é (con)sagrado aos atletas, com o puto Cristianinho a bater umas bolas no relvado (donos daquilo tudo) da Luz no fim de um jogo, e a melhor Dolores do mundo a atender pés-de-microfone na flash interview reservada aos jogadores! Rónalde só é o que é na selecção - nunca a frase «perguntem ao Queiroz» esteve tão perto da «perguntem ao Fernando Femacosa» - porque alguém sempre lhe permitiu ser aquilo que é. Quando um individuo chega aos 38 anos sem que nenhum clube, treinador ou colegas de equipa, o indiquem para capitão alguma razão deve existir! É-o na selecção por decreto da federação. Não por ter perfil de líder ou por ter conquistado respeito junto dos colegas.

Fernando da Femacosa viu o seu protegido - em representação da selecção - atirar a braçadeira de capitão ao chão por duas vezes (numa delas pontapeou-a) e já o viu abandonar o campo sem a sua (ou do árbitro) autorização. Já o viu fugir da responsabilidade sempre que os resultados não foram bons, já o viu arrancar da mão e atirar ao lago o microfone de um jornalista de quem não gostava e viu-o repreender os colegas em campo a cada vez que não lhe passam a bola. Permitiu que amuasse ao não festejar golos dos colegas, já o viu reivindicar para si golos dos colegas, já o viu faltar ao respeito (mesmo que este até goste e se ponha sempre a jeito) ao Presidente da República - tratando-o por «você» num acto oficial - e nunca disse publicamente que não gostou. Sempre comeu e calou. 

Fernando Santos, e muita gente sem um pingo de vergonha na puta da cara que sempre lhe lambeu a quilhoada rapada, só agora - que o Rónalde não tem um clube de alguma dimensão (nem os sapos o querem, caralho, nem os sapos!) no futebol do primeiro mundo interessado nos seus serviços - é que descobriram que não presta? Que os seus comportamentos sempre foram aberrantes?

Talvez alguns percebam agora um bocadinho das razões de Rafa (farto de ser gozado) que o levaram ter posto fim ao calvário que durante largos anos suportou. Talvez se entendam agora algumas (não) convocatórias onde os amigos do Rónalde sempre foram prioritários. Talvez agora entendam a ausência de Gonçalo Guedes e Éder (marcadores dos golos que deram a Portugal a Liga das Nações e o titulo de Campeão Europeu) em actos públicos ou convocatórias da selecção da federação! Eles sim, são os verdadeiros heróis (sobretudo Éder) do futebol português de seleções, vergonhosamente ostracizados para não ofuscarem o brilho do birrento.

Mais logo saberemos se Fernando Santos pensa mais na selecção ou nele próprio. Se escolher engolir o sapo, mesmo na presunção de assumir que se é para afundar o barco então que vão todos ao fundo, só pensa nele e descerá ainda mais na minha consideração. Se devolver aos jogadores o estatuto que granjearam nos seus clubes, acabando definitivamente com o papel de subalternidade e de moços de recados que lhes tem distribuído na selecção, mesmo que perca com a Suíça - algo que eu não acredito - terá o ganho parte do respeito que a figura de selecionador nacional (e não moço de recados do Rónalde) nos devia merecer. 

E os jogadores também não se podem pôr de fora. O que tem acontecido de mau na selecção também é por culpa deles. Pela sua falta de coragem. Se em devido tempo tivessem feito como ontem fez Rúben Dias - «Perguntem a Cristiano Ronaldo, não a Rúben Dias» - em lugar de se rebaixarem a esse culambismo insuportável do "temos o melhor do mundo" desde que se levantam até se deitarem, há muito que tinham acabado com essa chungaria de onde saem como as principais vitimas. 

12 comentários:

  1. Ronaldo sempre foi o que é. O que me enoja mais não é o escorpião ser escorpião - está lhe na natureza. O que me revolta o estômago é, agora, que o Ronny já está espremido e seco, o deixarem cair e dizerem que não lhe lambem mais o rabo.

    Ele sempre foi o que é. Os antigos adoradores, são também o que sempre foram - uns lambedores nojentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão continuar a lamber, doutra forma, mas hipocritamente lambem!

      Eliminar
  2. o Ronalde é o dono disto tudo, ele tao cedo nao sai de lá...e o Femacosa vai embora e vem outro alinhado com ele..e com a Gestifute!!

    ResponderEliminar
  3. Caro Guachos ia para dizer umas coisas em relação ao selecionador, mas na parte final escreveu aquilo que também acho.
    Apenas umas ideias sobre a seleção. Numa altura que temos um goleador na liga e Champions (Gonçalo ramos) um rapazote que marca na Alemanha(André Silva) até os vizinhos lagartos tem um miúdo que marca (Pedro Gonçalves) para não ir mais longe. Seca tudo . Por este andar ainda vamos ter que comprar alguns camelos das arábias.
    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  4. Mais palavra, menos palavra, aqui há uns dias li algures que uma das manas do Rónalde disse que não iria conseguir ver a seleção sem a presença do irmão. A minha interpretação, falível obviamente, é que esta frase diz muito daquilo que vemos na atual seleção: Rónalde manda naquilo tudo e em todos e vai ser difícil que se desapegue sem criar algumas ondas. Para a FPF é a galinha dos ovos de ouro e o guito é tudo o que interessa ao Nando das faturas. Para o Eng. Santos um problemão, ele é que devia mandar, mas não consegue, tem o jogador por um lado a faltar-lhe ao respeito e a fazer as equipas, por outro o das faturas do Calor da Noite a ditar-lhe as linhas com que se coser. O Rafa deve ter visto muita coisa que não gostou, talvez por isso e falta de estômago bazou. Um dia, Ruben Dias ( o que me parece ter mais tomates) quando se libertar do jugo da FPF vai com certeza contar o que se terá passado e ainda passa no seio da seleção...

    ResponderEliminar
  5. Hoje foi feita justiça, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase foi. Começou no banco, mas teve de ter a braçadeira a ir parar a ele na mesma antes de meter um pé lá dentro mesmo que o jogador que a tinha não tenha sido substituído. É normal, talvez seja, mas é merecido que ele entre e a receba neste jogo? Não, isso não é, é esquecer qualquer simbolismo de começar no banco para lembrar que "ele está ali" e que ele é quem má da e que aquilo ainda é tudo dele. Na cabeça dele será, e enquanto lhe derem estes actos de subserviência, todos sabemos que ele manda lá. Joga mal ou nem toca na bola, mas tem de estar lá dentro pelo menos vinte minutos por jogo.

      Eliminar
  6. https://www.fifa.com/fifaplus/en/articles/portugal-switzerland-cristiano-ronaldo-fernando-santos-goncalo-ramos-pepe-manuel-akanji-raphael-guerreiro-murat-yakin-fifa-world-cup-qatar-2022

    The #FIFAWorldCup is where heroes are made - that’s exactly what Goncalo Ramos became tonight.

    A hat-trick, an assist, and tonight’s @Budweiser Player of the Match award. Incredible!

    ResponderEliminar
  7. Guachos, estou em
    Pulgas para ler a tua proxima
    Cronica sobre o nosso ramos e o amuado santos aveiro

    ResponderEliminar
  8. Palavras sábias as suas, de quem analisa esta situação, insustentável há muito, com objectividade e honestidade intelectual, sem "culambismos" (que palavra deliciosa). Fernando Santos teve finalmente a coragem de retirar o foco do egocêntrico e oferecê-lo a uma geração de jogadores que merecia ter sido feliz à mais tempo. Exibição fantástica, do melhor que vi em vida na Selecção. O "nosso" Ramos confirmou tudo o que tem feito pelo Glorioso. Contra Marrocos é Gonçalo e mais 10. Os jogadores apresentaram-se ao mais alto nível, soltos, libertos, unidos como nunca, preparados para mostrar que a força de um grupo de notáveis futebolistas reside no colectivo e não na subserviência a um egoísta. Muito bom. Tenho um prazer especial em verificar que o Ronaldo, numa altura em que poderia facilmente acabar a carreira no Sporting, o clube que os Lagartos tanto se esforçam para tentar demonstrar ao mundo que ama mais que tudo, os tenha ignorado e mandado à merda para ir para o fortíssimo campeonato Saudita ganhar uma pipa de massa de que já não precisa. Presumo que pela falta de noção que abunda para aqueles lados ainda lhe vão fazer uma estátua em frente ao estádio.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.