quinta-feira, 21 de novembro de 2024

O grande Nené e os outros, sem um pingo de vergonha na cara.

Nos meus tempos de menino duas perguntas eu fazia quando jogava o Benfica. “Quantos ficou" e, de seguida, “Quantos marcou Nené”? Que alegria quando, a partir de 1981, comecei a vê-lo, na Luz, regularmente. Tamagnini Nené é o único jogador do mundo que seria meu ídolo se eu tivesse ídolos. Fez ontem 75 anos. Não é assim tão mais velho do que eu mas, repito, se eu fosse gajo para ter um ídolo seria Nené sem qualquer sombra de dúvida. Lamentavelmente para mim, eu, que já tive a honra de me sentar à mesa conversando com diversas grandes glórias do Benfica, nunca tive o privilégio de privar de perto com Nené. Parabéns e muitos anos de vida, grande Nené.  

Gajos sem um pingo de vergonha da cara. O asco que eu senti ao saber que o Rui Águas tinha lambido publicamente a tomatada ao Pepe. Sempre muito austero a distribuir elogios aos profissionais do Benfica, «Humildade respeito e memória» são os adjectivos que o enfadonho e intragável comentador da BTV (que nenhum benfiquista com um pingo de memória suporta) encontrou para qualificar o arruaceiro. Termina a adulação, na sua coluna em abolha, citando Benzema noutro assunto qualquer: "cada um é para o que nasce - e eu concordo", reforça Águas. Eu também penso que cada um é para o que nasce. Pena que a BTV tenha nascido para dar voz a "isto".

Para não falar do que não sei preciso desesperadamente que um especialista em milagres financeiros me possa elucidar. Miguel seja Tavares, no seu vomitado semanal no pasquim rascord da saparia, atira-se às canelas de Fernando Gomes - "sempre no mercado a endividar a SAD" - administrador responsável pela pasta das finanças e também a João Koehler, da lista de Pinto da fruta, que lhe queria suceder. Tudo porque o novo CFO Pereira da Costa, encantador de dióspiros que o Billas-Boas desencantou para transformar framboesas em euros, conseguiu um empréstimo a 25 anos - "grande golo" na opinião do plagiador - de 115M€ com taxa de juros fantástica e "sem envolver garantias reais ou passes de jogadores". Será a PJ Morgam, com um faturamento de US$ 121.65 bilhões em 2021, o novo Novo Banco da frutaria dajantas ou o Pereira da Costa, depois do injinheiro macaco, é o novo Rei Midas do foculporto? Seja Tavares parece assim recuperado das quatro batatas que o Benfica espetou no foculporto. E faz bem. Escusando-se a fugir para Luanda, como o Billas, esta é a maneira do 'plagiador' se livrar do ridículo de continuar a atribuir a lição de Bruno Lage à falta de 'amarelinha' do clube da fruta.

É urgente criar um curso de treinadores restringido a batráquios. Se a potência do Lumiar beneficia de leis especiais na cidade do futebol (VAR) e, na justiça, de regras que lhe permite jogar com Palhinha mesmo depois de ter visto 8 cartões amarelos na liga, não vejo nenhuma razão para não acelerar processos entregando rapidamente a João Pereira o canudo de catedrático que até o Rúben Amorim já possui. Enquanto a imensidade de sapos que pulula na MDCSDQT não conseguir dar a volta ao texto - e tantos têm sido compilados contra a chatice da potência ter de cumprir (mais ou menos) os regulamentos - já nasceu uma nova estrela no sapal. «Falamos de um estudioso do futebol», pode ler-se no pasquim abolha, a propósito de Tiago Teixeira, que a partir de amanhã fará papel de treinador principal sob as ordens do seu adjunto que se prepara para destronar o mágico Amorim do coração da MDCSDQT e dos especialistas da especialidade.  

4 comentários:

  1. Boas amigo,

    deixo o meu post de instagram sobre o GRANDE NENÉ:

    O Nené fez ontem 75 anos!!!
    Espero que o SL Benfica preste a devida homenagem a um dos maiores simbolos do clube!
    É o jogador com mais jogos pelo SL Benfica!

    Tive a oportunidade de o conhecer pessoalmente e ficou-me para sempre a elegância e a humildade do Homem que mais jogos fez por um dos maiores clubes do mundo!

    Fez também um grande Euro84, célebre pela divisão da seleção entre os jogadores do Porto e do SL Benfica, já ouvi várias declarações de jogadores do Porto a dizerem que o Nené era um SENHOR!

    Além de jogador, teve um papel muito importante nos escalões de formação do SL Benfica onde conseguiu criar uma autêntica família.
    Foi treinador de Juniores e coordenador durante muitos anos.
    Jogadores como Paulo Sousa, Rui Bento, Paulo Madeira, Rui Costa, Brassard, Abel Silva e tantos outros fizeram parte dessa familia e inspiravam os mais novos que como eu tinham orgulho em dizer que conheciam o Mister Nené!

    Tempos que não esqueço e que espero que o SL Benfica também não.

    ResponderEliminar
  2. 1 - O universo benfiquista tem debaixo de mira o intragável Rui das Águas. Eu não o suporto ouvir na BTV e creio que, como eu, vários milhares. O que não percebo, Rui Costa, o presidente, terá o mesmo feeling que os demais benfiquistas e deixe perpetuar aquelas sensaborias no canal televisivo do clube. Não é que pense que os comentadores não possam ser neutros. Obviamente têm de o ser, mas com equilíbrio. RA exagera nas considerações de reparo que faz sobre os nossos jogos e jogadores, enquanto sobrevaloriza os adversários! Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
    2 - Autenticas sessões de fantoches e robertos nos têm sido presentadas diariamente, por sapos diferentes, nos canais de debate futeboleiro, sobre o malfadado caso do Nuno Santos. No meio de tanto histerismo, gostava só de saber o que diriam esses mesmos sapos se o vidro tivesse sido quebrado por um elemento do Benfica e aleijado um(a) adepto(a) do Lumiarense, se as posições de defesa ao jogador, se seriam exatamente as mesmas, conforme demagogicamente defendem alguns, "fosse do Porto, fosse do Benfica ou do Sporting"...

    ResponderEliminar
  3. Nené, com mais 10 anos do que eu, foi de igual forma para mim, tanto me doía ouvir os imbecis maldizentes, uma espécie geracional, que o apoucavam no Estádio da Luz. A um profissional de mão cheia, que começou a extremo-direito e cujo talento e inteligência lhe permitiu ser o segundo maior marcador da centenária história do Benfica. Um dos mais subestimados futebolistas portugueses e um dos seus melhores.
    Se não fosse Chalana, o mais aproximado que tive de um ídolo, terias sido o ímpar Nené.

    ResponderEliminar
  4. Caro Guachos, eu vi jogar o enorme José Águas desde os anos 50 doséculo passado. Grande capitão e um Senhor que todos admiravam e respeitavam, Benfiquistas e adversários. Por isso, nunca mais respeitei o filho, pelo que fez a seu Pai e ao Benfica.
    É triste que um Benfiquista, que aceitou entusiasmado desde a primeira hora uma TV do seu clube do coração, mesmo a pagar, se sentisse obrigado a deixar de pagar e a desvincular-se dessa que não é mais, actualmente, do que uma folha de couve. Não pelo que
    diz mas pelo que não diz. Uma rasquice quase completa, muito poucos se salvando da mediocridade e da repetitiva lengalenga sensaborona.
    Se existe de facto esse empréstimo de prazo tão longo e de taxa de juro tão aceitável, penso que foi um grande negócio. O que não acredito é que tenha sido conseguido sem quaisquer garantias específicas. De modo nenhum! Pode não ser uma hipoteca própria ou um penhor de jogadores. Mas hipotecas de terceiros, cauções, etc., é impossível de acreditar que não haja. Nenhum banco do mundo o faria, muito menos um americano! Claro que isso não traz ao clube das putas qualquer liquidez, apenas lhe permite pagar o que deve e está vencido num prazo dilatado.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.