domingo, 4 de novembro de 2018

O meu papel enquanto adepto!

A visão simplista do adepto comum é abrangente a todos os clubes. Quer ganhar, seja lá de que maneira for, e aceita sempre mal outro resultado que não a vitória. Ao auto-denominado adepto exigente, na versão que mais me interessa analisar, o "verdadeiro benfiquista", não lhe chega ganhar. Aceita de muito má catadura uma vitória sofrida, conseguida nos últimos minutos da partida, e fica já puto da vida se o adversário lograr passar quatro ou cinco vezes a linha do meio campo. Uma oportunidade de golo tira-o completamente do sério e se o empate persistir, ainda antes do primeiro quarto de hora vencido, já está nas redes sociais a exigir eleições antecipadas e a cabeça do treinador.

Para o "verdadeiro" e exigente adepto do Benfica, se o Rui Vitória conquistou um tricampeonato, batendo todos os recordes de pontos, foi somente porque o anterior treinador (que o ''verdadeiro'' odiava ainda mais que o "professor de ginástica") lhe deixou a papinha toda feita. Se o Rui Vitória foi capaz de inscrever o seu nome no feito nunca visto no seu Clube (tetracampeonato inédito em 115 anos de história) só aconteceu porque os adversários falharam flagrantemente. Para o 'verdadeiro' e exigente adepto benfiquista o treinador do Benfica (seja lá ele qual for) nunca ganha nada por mérito próprio. Ou é por demérito dos adversários ou porque os seus assobios resultaram em pleno.

O 'verdadeiro' e exigente adepto benfiquista só conhece um desígnio para o qual julga ter sido criado. Esmagar. É preciso esmagar o inimigo. E ai do treinador que o impeça de ir a correr para as redes sociais gozar com os amigos lagartos feridos ou que o 'obrigue' a ir trabalhar na segunda-feira cabisbaixo e exaurido. Na sua demência futeboleira, o 'verdadeiro' e exigente benfiquista está convencido que são os seus assobios, os insultos e os lenços brancos que vão pôr a sua equipa a jogar aquele futebol esmagador que mais nenhuma equipa do mundo conseguiu praticar! Eu já vi exigentes e “verdadeiros” benfiquistas a cuspir na cara do anterior treinador. E também assisti ao assobiar de Nené e Veloso, Nico Gaitan e Di Maria, Pizzi, Luisão e Cardozo. 

Ninguém escapa à sua verdadeira exigência. Jonas quer ir embora? Lá vai o 'verdadeiro' a correr para o facebook "convocar" uma "assembleia destitutiva" para provocar a queda do Presidente. Rui Vitória ganha apenas dois campeonatos (seis títulos no total) em três anos, proporcionando ao Benfica títulos, vendas e ganhos que mais ninguém conseguiu na sua história? Lá vai o 'verdadeiro' disparado a "convocar" uma assembleia destitutiva para escorraçar o treinador. Os meios de comunicação sabem que têm nos 'verdadeiros' exigentes um pitéu inesgotável. Os lenços brancos são preparados ainda durante a pré-época, que nunca é bem elaborada, e com as criticas ao plantel que tem sempre quatro ou cinco alvos evidentes. Ninguém faz a coisa por menos. Ganhar tudo é o mínimo que exigem!

E o ganhar tudo significa não admitir um simples empate ainda durante a pré-época. Começa aí a pressão e a exigência dos especialistas da comunicação, do taliban da internet e dos exigentes e 'verdadeiros' benfiquistas. E só se realizam com os desaires do Benfica. A merda de comunicação social que temos porque vende como nunca. E os 'verdadeiros' e os taliban da internet porque vêm as suas criticas carregadas de razões. Uns e outros estão-se a cagar para o Benfica. A cada derrota tenho mais de cem comentários para moderar, boa parte deles, por serem demasiado canalhas, acabam a boiar na ETAR. E é esta a lógica das coisas. Acusam-me de tudo. Desde o 'defender o tacho' ao habitual chamamento pelas suas mamãs, não se privam nunca de me oferecer uns quilinhos creditando a Pedro Guerra grande parte dos meus disparates! Desamparam-me a loja sempre que a época termina com os festejos no Marquês.

Da maneira que eu vejo o adepto, e é de mim que eu agora vou falar, só tenho de dar graças a Deus por não ser eu a mandar no Benfica. Fosse por mim nunca Jorge Jesus entraria no Benfica, Rui Vitória a esta hora ainda seria treinador do...Vitória, e, muito provavelmente, o percurso de sucesso que nos levou ao tetracampeonato, a duas finais europeias e ao lento mas seguro (ninguém tenha duvidas disso) estertor de agonia que tomou conta dos batráquios do alvalixo e dos corruptos de Contumil, não teria acontecido tão eficazmente!

Nada disso (das minhas convicções) me impediu de defender Jorge Jesus com unhas e dentes assim como nunca deixarei de apoiar Rui Vitória ou qualquer outro treinador do Benfica. O Benfica dá-me a honra de gritar bem alto o meu benfiquismo, nada me exige em troca e ainda me proporciona alegrias e emoções tão intensas que se torna impossível transcreve-las. O meu papel de adepto é simples. Agradecer ter sido escolhido e apoiar sempre, sobretudo nas horas menos boas. Esse é o papel, agora sim, do verdadeiro benfiquista.

52 comentários:

  1. Um bom benfiquista diz sempre presente em todas as horas. Ser benfiquista é também saber criticar sempre de forma construtiva,arranjar soluções e não problemas. Ser benfiquista é ter na alma a chama imensa. Ser benfiquista é ser "Um por todos e todos por um".
    O momento não é bom para quem ama o Benfica, mas quem ama, acredita sempre no melhor que há-de vir. Vamos acreditar.
    Uma coisa é certa, o Benfica não pode ser gerido de fora para dentro, o contrário seria a "certidão de óbito" da época.
    Viva o Benfica!

    Quim Benfiquista.

    ResponderEliminar
  2. ...caro GUACHOS...é tudo isso que apresentas,em mais um texto bem elaborado!!!permite-me dar uma modesta contribuição,apoiada em muitos anos que levo de vida e Benfiquismo...no passado apenas tínhamos O AMOR AO BENFICA....hoje os infiltrados talibans,têm agendas em nome do assalto AO BENFICA!!!sinceramente mesmo assim o que me incomoda são as traições vindas de Benfiquistas que viveram esse passado...incomodam-me os ruis gomes da silva desta vida...são estes talibans que alimentam essa escumalha a que chamam comunicação social,a troco de um prato de lentilhas!!!já a canalha/garotada da nova geração,não passam de uns idiotas/patetas alegres que são do Benfica,apenas porque são!!!...aceita um abraço(Afonso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Afonso, claro que o Guachos e você estão corretíssimos e já, agora, para quando uma análise sua às nossas contas anuais? É que já é um clássico e não podemos passar sem ela.

      Eliminar
    2. ...caro Anónimo 4/Nov/18(14:59h)...parto do principio que é Benfiquista(embora mesmo que seja pseudónimo,gosto de escrever para uma identificação)...não sendo um expert na matéria finanças tenho como principio acreditar no que é oficialmente passado para o regulador!!!parece-me que ao longo do mandato do atual Presidente Sr Luís Viera apoiado pelo Dr Domingos Oliveira(e sim,entrou no Benfica como adepto sportinguista)grande Profissional(não tenho duvida que hoje é Benfiquista)tenho/temos vindo a perceber do esforço feito pela equipa eleita democraticamente com maioria esmagadora...na minha óptica e que apoio incondicionalmente é de louvar o esforço feito para que O BENFICA(já conseguido)não dependa de empréstimos pagos com juros elevados!!!claro que aceito a opinião de que talvez tivéssemos mais um ou dois trofeus/campeonatos!!!mas também acredito na teoria que é preciso sacrificar o presente para salvaguardar o futuro!!!é um pouco isso que o caro GUACHOS,e eu próprio aqui temos defendido,e olhe que os meus cabelos brancos têm algum crédito pela experiência vivida(e já passei por muitos Presidentes)...aceite um abraço(Afonso...ps:e teremos muito gosto em que participe mais vezes nesta página cujo autor Guachos é indiscutivelmente um BENFIQUISTA COM ADN COSME DAMIÃO...

      Eliminar
  3. Há Benfiquistas, ponto. Ninguém é mais Benfiquista que o outro. Neste momento a equipa de futebol, os Benfiquistas, a Directoria estão contra Rui Vitória, só não está o Presidente, ponto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ?????? A equipa de futebol está contra o treinador?? Os Benfiquistas?? Eu não estou contra o treinador!
      Não é o melhor do mundo mas trocar de treinador a meio do ano raramente resolve. Trocar de treinador antes do 1/3 da época é burrice.
      Mercado fechado, ninguém conhece melhor os atletas que o RV, trocar agora seria benéfico para quem? É preciso usar a cabeça antes de se fazer criticas...

      "Só" o Presidente está a favor do RV, e basta-me. Depois de só ele estar a favor do jj no inicio do Tetra/Pokeralho acho que merece mais que crédito, não?

      Eliminar
    2. Não está o presidente. Não estou eu. Não está o Guachos. Já somos 3. E como é o Presidente que manda parece me que estou do lado da Minoria Vencedora.

      Eliminar
    3. Vidente e inteligente. Se for como quando do JJ, quando LFV ficou sozinho a apoiar o JJ, prevêm-se grandes coisas.
      A seguir, ganhámos tudo o que havia para ganhar e fomos tetra. Oxalá, assim seja!!

      Eliminar
    4. Não tem comparação esta situação com a do JJ... JJ perdeu tudo numa semana,campeonato com golo do Kelvim aos 92 min, final da liga Europa contra o Chelsea com golo aos 92 min e no fim desse jogo, na conferência de imprensa foi o próprio JJ a por em causa se continuaria no Benfica pois aquelas 2 derrotas marcaram-no muito a ele e a todos os Benfiquistas, e disse que tinha de ponderar se continuaria , mesmo já tendo tudo acordado com o presidente LFV para continuar... A equipa foi recebida ás "tantas" da manhã no aeroporto de Lisboa por milhares de Benfiquistas que esperavam a equipa (eu estava lá) e parecia que tinha-mos ganho, tal o apoio e o fervor dos Benfiquistas e repito: eram milhares e com várias tarjas a dizer "Fica JJ"... Em seguida e já pelas 4 da manhã foi uma "caravana" de adeptos nos seus carros atrás do "Vermelhão" pela 2 circular fora até ao estádio da Luz, onde também havia milhares de adeptos à espera da equipa... os Jogadores foram saindo depois nos seus carros e o apoio mantinha-se, até que saiu JJ no seu carro e tal como a maioria dos jogadores parou o carro junto dos adeptos, abriu o vidro mesmo à minha frente e eu levado pela emoção consegui meter a cabeça dentro do carro e agarrei-lhe literalmente pelos colarinhos e pedi-lhe para ficar, isto no meio de muita confusão e com a policia a não ter mãos a medir para com aquela demonstração de Benfiquismo, pois o sentimento entre todos os Benfiquistas era de orgulho na equipa e nos jogadores apesar de termos perdido aquela final... A seguir veio o jogo da final da taça de Portugal e perdemos daquela maneira com o V. Guimarães e ficou tudo "louco"... Agora dizer que na altura só o presidente LFV apoiou a continuação do JJ é um mito, que se foi repetindo até que hoje é quase uma "verdade"...

      Eliminar
    5. A sério??? Não me lembro de estar.

      Passe bem. Apoie o Benfica e deixe-se de merdas.


      Miguel

      Eliminar
    6. Não é mito nenhum. O ano que estava tudo contra o jj foi o ano que ficámos a 20 pts do porto. Se não me engano foi logo na 2ª época dele. Que eu saiba o RV nunca ficou a 20pts e se o ano passado não foi campeão bem podem agradecer à merda de país em que vivemos, porque há um clube que faz a merda que lhe dá na cabeça e se tiver que sair a meio de um jogo só para não perder..sai. E tudo caladinho se não ainda levam com o bando dos macacos.

      A única certeza que tenho é que se o árbitro na holanda tivesse feito o que lhe competia e tivesse marcado penalti, nada disto tinha acontecido.

      Se eu fosse jogador também desmoralizava, ver todas as semanas um clube que até pode empurrar os adversários para dentro da baliza e conta como golo.

      Não passamos disto porque os Benfiquistas se unem a bater nos próprios, em vez de baterem em quem deviam e em quem nos anda a fazer tanto mal há mais de 40 anos.

      Eliminar
    7. Erro, anónimo das 117H05. JJ não só não ganhou nessa malfadada época, a das cuspidelas no Jamor, se bem me lembro os cuspidores eram do Benfica, ou não?, como nas duas anteriores.
      Dito isto, foram três temporadas a chuchar no dedo, julgo que pró caso nem vale a pena falar da taça da Liga, e a verdade é que foi sendo segurado por Vieira, com os resultados sabidos.
      Portanto, quando se fala do passado deve falar-se de tudo e não ser redutor.
      Quanto ao presente, o Benfica tem uma direcção que decerto tomará as providências que entender necessárias e adequadas. Foi para isso que foram eleitos democraticamente.

      Eliminar
    8. Anónimo, ou és aldrabão ou ignorante. Quando LFV renovou contrato com JJ, todos discordavam inclusive todos os membros da direcção do clube, sem excepção!!
      Alguns adeptos, poucos, apoiaram. Eu fui um deles e levei muito na cabeça por isso.

      Criticavam JJ, as suas escolhas e as suas capacidades técnicas. Os mesmos que criticavam então são os mesmos que criticam hoje RV, alguns com outros nicks, nos mesmos locais e com os mesmos argumentos.
      Os talibans criticam o clube e quem o dirige. Contam com a ajuda indispensável dos inimigos do clube.

      Cito os mesmos trastes que há 4 e 5 anos criticavam com os MESMOS ARGUMENTOS, JJ e Vieira. Hoje as vítimas são RV e Vieira.

      Shadows, no verão de 2014, ano do bi:
      "Mais um prego no caixão, já não restam muitas dúvidas que o Benfica este ano não ganha nada, nem a taça da Liga e vai ser uma champions curta e humilhante. Os melhores saem e alguns por valores ridículos, os jovens com potencial não têm hipótese com o catedrático e estamos de volta aos camiões de brasileiros e jogadores com valor duvidoso, enfim.. Não pensava voltar a ver dias tão negros, mas o Benfica está à deriva".

      "A temporada passada (título em 2013/14) foi mais uma época de sorte. E da conjunção dos mesmo factores que estiveram por detrás do título de 2010.
      Um FC Porto fraco, inexistente e um conjunto de atletas claramente superior a qualquer outra equipa. Até o Luis Campos seria campeão no SL Benfica na temporada passada."

      "E a fraca prestação internacional do SL Benfica. O ranking que tantos festejam é mentiroso e dá uma ideia errada do que tem sido Jesus na Europa."

      "Este é o treinador a quem foi permitido fechar TODOS os treinos aos sócios e adeptos, a verdadeira força do SL Benfica.
      Isto é o espelho do Benfica de LFV. Fechado aos sócios e adeptos, que servem só para pagar enquanto empresários e comissionistas vão enchendo os bolsos.
      O esforço financeiro teria que ser feito nesta temporada que agora começa, para atacar a Champions com um plantel experiente, de qualidade superior, e para garantir um bi-campeonato que seria o apertar da corda no pescoço de Pinto da Costa e Joaquim Oliveira."

      O bicampeonato aconteceu… e o pescoço do Costa continua lá.
      A cartilha anti é igual, depois de perdermos o penta por culpa da corrupção, ignorada pelos talibans, como se os árbitros não estivessem comprados, alguns clubes e jogadores adversários.

      Shadows em janeiro de 2014, 1º ano do tetra:
      "Estamos em primeiro, sim, mas isso não faz de Jorge Jesus a pessoa certa no banco do Benfica. Teve esse tempo mas não o aproveitou. É apenas uma questão de tempo até à sua saída. Mesmo que seja campeão (coisa que não acredito que aconteça), tem que sair do Benfica."


      O porco do Shadows em 3/1/2014, 1º ano do tetra. O argumento de um criminoso.
      "Em suma, LFV é na minha opinião o maior triunfo de Pinto da Costa em 30 anos de futebol português.
      LFV tem rebentado com a crença dos benfiquistas no clube. A massa adepta do Benfica parou de crescer. Vejam os putos pelo país todo e eles lhes dirão.
      O FC Porto não conseguiu aumentar grande coisa em adeptos, apesar das vitórias?
      Então passa-se ao plano B. Afastar os benfiquistas do clube."

      O Geração em 2014, depois de perder as eleições:
      "O povo benfiquista votou. Condicionado, mas votou. A democracia é assim. E por ser assim é que me recuso a ser sócio deste presidente. Já tinha decidido, esperei pelo milagre, mas não deu. Os 83% dos sócios que referendaram e validaram 11 anos de mediocridade desportiva e obras que comprometem o futuro do clube/SAD, pois continuem a pagar pois sentem-se bem. Façam lá esta democracia com o dinheiro deles, com o meu não...."

      Percebe-se melhor a campanha que existe hoje.
      Não vem apenas dos inimigos do clube, também vem de dentro do clube pelos mesmos que há 10 anos continuam a fazer guerra ao Benfica.

      Eliminar
    9. LOL obrigado Manuel por essa bela escavadela arqueologica. Louvo te a paciencia. E o rigor ja agora. O problema esta mesmo ai no que escreves e citas.

      A "directoria" ja estamos no BraZil e eu nao sabia que caralho e uma directoria. Estou com Rui Vitoria embora menos do que sempre estive com Jorge Jesus, o mesmo Jorge Jesus que foi bem mais odiado que Rui Vitoria algum dia foi, literalmente escarrado pelos benfiquistos.

      Enquanto o futebol em Portugal, tiver um Proenca a resolver jogos, ou como este fim de semana se viu, um Xistra a repetir a mamada ao gado corrupto do Foi Com Putedo como ja tinha feito ha um mes em Belem, como Benfiquista, NUNCA vou cair em cima de nenhum treinador do Benfica, seja ele quem for. Porque lembro me bem demais, que tanto Jupp Heynckes, como Ronald Koeman, como Quique Flores, etc., foram insultados e figurativamente escarrados pelos benfiquistos, como incompetentes e piores treinadores do mundo, apenas e so para sairem do Benfica, e para serem campeoes nacionais, ganharem a Liga dos Campeoes, a Liga Europa, a Supertaca Europeia, porque fora do pais com o frutabol mais corrupto de toda a Europa, la fora, nao tinham que lutar contra quem suborna arbitros com putas e envelopes recheados, nem suborna jogadores das equipas adversarias, nem faz pagamentos a equipas ao intervalo dos jogos. Jorge Jesus era treinador e tinha um plantel milionario, que permitia produzir futebol suficiente para passar por cima de muito frutabol corrupto, azar de Rui Vitoria. E sobranceria de quem com responsabilidades que ganhou muito em pouco tempo, estas decisoes pagam se.
      Cumprimentos

      Eliminar
    10. Águia, mesmo por isso eu tenho muitas dificuldades em criticar treinadores do Benfica (isso é o que quem conspirou o ardil deseja), porque por mais competentes que sejam, não podem mostrar toda a sua competência devido a um sistema corrupto que os impede.

      Os treinadores estrangeiros que muito bem apontaste, falharam não porque fossem incompetentes ou porque a equipa fosse má, mas por razões exógenas ao clube e à equipa, estando condicionados não apenas em Portugal mas também na Europa!

      Com Heynckes ganhámos graças ao José Veiga, que conhecendo os podres do Capo de Palermo, foi ele que o ajudou a abrir a primeira conta off shore no Luxemburgo e o sabia como o entalar, os grunhos mantiverem-se mais calmos.

      Sabemos que RV nos 2 primeiros anos, sem corrupção e o jogo de bastidores que observamos agora, ganhou 2 campeonatos com brilho e sem espinhas, apesar de termos a lagartada na máxima força também a manobrar nos bastidores e ajudados pelos árbitros!

      A diferença é que temos neste momento uma campanha nojenta, virulenta, com mais de um ano contra o Benfica que infectou não apenas a arbitragem mas também órgãos de soberania, originando cumplicidades e influências de bastidores. Já tudo foi tornado público com nomes.

      Nunca vimos um ataque tão cerrado envolvendo a CS contra o Benfica. Quer queiram quer não, tudo isto tem influência no jogo, na mente dos jogadores, nos treinos da equipa. Uma campanha que é repetida TODAS AS NOITES, todos os dias, pelos cartilheiros pagos pelos corruptos nas TV`s e nos jornais!!!!

      De outro modo, porque acham que esta guerra é feita? Acham que se soubessem que não obtinham vantagens desportivas, para os seus clubes ou para quem lhes paga, estas campanhas eram feitas?
      Andamos a dormir?

      Porque acham que os lagartos pagavam mais de 500.000 euros por ano para dezenas de cartilheiros na CS, blogues, tv`s, e depois acusam o Benfica do mesmo? Insinuando que o Benfica cometia um crime? Por ter cartilhas que não tinha?

      Porque acham que os corruptos têm 3 empresas de comunicação a quem pagam milhões por ano se não for para obter vantagens? Acham que são vantagens legítimas? Leram o acordo da ERC? Quem vai reponder agora em tribunal por esses crimes?

      O Benfica não paga a agências de comunicação nem possui empresas de comunicação dentro do grupo!

      Resumindo, estamos a assistir em Portugal a algo que é inédito no mundo do desporto mundial, que deturpa a verdade desportiva, é contra o fair play e devia ser denunciada à UEFA e ter consequências jurídicas a nível europeu. Pode ser apenas comparável à campanha feita pelos nazis e pelos fascistas sobre os judeus e outras minorias. As estratégias de comunicação e de intoxicação de massas são iguais.

      Com a diferença que isto é feito não sobre minorias mas sobre um clube e os seus adeptos que é apenas o maior em Portugal, quando o tentam dividi-lo.
      Mas também sei que quando isto acabar, os conspiradores irão sofrer as consequências a nível jurídico e acima de tudo desportivo.
      O Benfica é feito de pedra e mesmo que perca uma lasca nada está perdido. O futuro será nosso.

      PS. Observem que nas modalidades, que não são tão atacadas como a equipa principal, ganhamos cada vez mais.
      Pelo contrário, já se queixam das arbitragens a que não estão habituados.
      E já perdi a conta aos penalties não marcados nos jogos das equipas da nossa formação.

      Eliminar
    11. Anónimo, e de que lado é que estavas quando JJ perdeu o campeonato no dragão ao minuto 92?

      Eliminar
  4. Excelente!
    Quem me dera poder estar em Lisboa na quarta para puxar pelos nossos!!

    Carrega BENFICA!

    ResponderEliminar
  5. Excelente Manifesto Guachos! Para guardar e emoldurar!

    Custa-nos muito ver a nossa Equipa jogar tão pouco sabendo nós o que ela vale...

    Mas que ninguém se iluda; a campanha infame e criminosa de que temos sido vítimas tem alvos e um objectivo:

    - Paulo Gonçalves, o melhor especialista jurídico das vigarices que os dragartos da fpf e da liga são capazes de fazer; esperemos que continue a colaborar com o Benfica de forma oficiosa e/ou oficial.

    - Pedro Guerra, Toureiro Benfiquista e monstro mediático, muito bem preparado e sempre pronto a cravar ferros curtos no cachaço de corruptos e dos beneficiados do BES...

    - Rui Vitória, o Treinador alinhado com a Estratégia do Clube que tantas vitórias desportivas (já nesta época nos apurou para a Champions) nos deu e tantos milhões já fez entrar nos cofre.

    - BTV, bastião da isenção e da verdade, que tem nas transmissões em directo dos jogos em casa o ponto mais alto. Não é por acaso que a contestação actual surja na sequência de 3 jogos que não foram transmitidos pelo nosso canal... Seria muito importante estrategicamente para o Benfica que todos os jogos pudessem ser transmitidos em directo para evitar os habituais cumentários dragartos.

    - Finalmente, o principal objectivo - a substituição de Luis Filipe Vieira pelo dono da cofina ou por outro qualquer passarão; LFV é o Homem que colocou o que Benfica na ribalta depois de o retirar da sarjeta onde pinto da costa e outros pintos o tinham colocado... acresce que transformou o Benfica numa verdadeira máquina de fazer dinheiro o que o torna apetecível para muito boa gente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Isso é a tese do copo meio cheio,não? Somos todos Benfiquistas caramba, mas para tudo há limites. É há coisas que não são defensável, sobretudo com tanto maniqueísmo. J. Azevedo

      Eliminar
  6. concordo que a substituição do treinador neste momento da época e um erro ,agora acho que algo está mal,que não funciona ,e isso o treinador está lá para analisar e resolver ,e isso que o Rui Vitória tem de fazer ,os jogadores têm de trabalhar bem a parte defensiva as dobras que têm de fazer é trabalho dele é para isso que o Benfica lhe paga o resto e treta , palavras leva-as o vento,trabalho ,trabalho .
    Viva o Glorioso Benfica|

    ResponderEliminar
  7. Isto é um manifesto de como viver o Benfica. Para essa malta ‘muita’ exigente, eu cago de alto e vou sempre dizendo as mesmas coisas. Porque ser do Benfica é mesmo isto. No Benfica, não se bate, nem com uma flor. Acarinha-se, alimenta-se, vive-se. E, se ele precisa, é esta lá para ele, para o ajudar. Este é um desses momentos. Daí, me fazer tanta confusão os assobios, as vaias, os insultos, os lenços brancos.

    Zé Pincel

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho uma opinião sólida e pragmática acerca do Ser Benfiquista.
    Se compararmos o SPORT LISBOA E BENFICA a uma Religião ou a uma Doutrina, diria que como Doutrina é um Ideal que nunca está cumprido e sempre em Evolução à procura da perfeição...como Religião depende muito da Fé e aqui, ou existe uma Fé sólida e sustentada ou uma Fé em que a dúvida se sobrepõe à crença, que é o que acontece com milhões de pessoas, inclusive Benfiquistas!!
    Tenho para mim que um Ideal não morre e a Fé é eterna!!
    Compreendo a falta de Fé ou as visões apocalípticas de quem não tem ou nunca teve uma estrutura mental forte.
    Não posso por isso ficar desiludido com o "adepto perfeito", assim como não posso ficar desiludido se um qualquer criminoso, marginal ou delinquente clamar aos sete ventos o seu Benfiquismo, é algo que não posso mudar e, em 14 milhões se houver 1% de Benfiquistas indignos de envergar ao peito o símbolo Sagrado do nosso Glorioso Clube, convenhamos que ainda sobram 13 milhões oitocentos e sessenta mil adeptos e isso, me envaidece!!
    O que não compreendo é como, apesar do jogo miserável que fizemos na sexta-feira, existam Benfiquistas que consigam assobiar e apupar no Estádio, na noss Catedral, jogadores aue envergam o Manto Sagrado, isso é algo que a falta de Ideais ou Fé justificaria, mas o que não aceito mesmo é meia dúzia desse 1%, terem a memória curta e clamar por demissões e saídas intempestivas, sabe-se lá com que objetivos...

    ResponderEliminar
  9. Revejo-me no artigo que ilustra bem a realidade actual do mundo benfiquista. Este tipo de artigos tem sempre o mérito de separar o trigo do joio e chamar a atenção para a verdadeira essência das questões que nos afectam e prevenir muitas que são pura e simplesmente desfocadas da realidade.

    ResponderEliminar
  10. Caro Guachos:
    Ter sentido critico não significa desapoiar.
    Os adeptos mesmo não sendo treinadores não são analfabetos em futebol no mínimo distinguem um bom de um mau jogo.
    Por vezes perde-se a jogar bem e ganha-se a jogar mal, mas não é a norma.
    Há um ditado popular que diz: ”CRIA FAMA E DEITA-TE A DORMIR”
    Não creio que se aplique à equipa técnica do Benfica mas, nunca fiando!
    Não tomem os adeptos do Benfica como tolos …
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  11. O que teria sido a história do Benfica, caso não tivesse havido exigência por parte dos seus adeptos? Será que tinha sido a que foi?
    Ass: Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser exigente é uma coisa, ser estúpido é outra.

      Eliminar
  12. Boas caro Guachos, já somos (pelo menos) dois que foram contra a vinda de Jesus para o Benfica, não me esqueço do ódio/desprezo/despeito que ele destilava quando se referia a nós antes de vir para o Benfica.

    Bem... depois daquela primeira época de reconquista, logo quando muitos de nós temiam mais outra série de 11 anos sem ser campeão, acabei por me render ao homem.

    Nas duas épocas seguintes, apesar da decepção, nunca o contestei muito, a memória daquelas quatro épocas consecutivas em que não conseguimos ou melhor, não nos deixaram conseguir mais que o 3º lugar, estava bem presente, tal como os já referidos 11 anos de jejum.

    Na quarta época então, que me lembre, éramos eu e meia-dúzia deles a defender a continuidade do homem. Não tenho memória curta, e se no espaço de 8 anos tinha visto o Benfica chegar a 3 finais europeias, quem me (nos) tinha dado uma final europeia 23 anos depois, e tinha perdido um campeonato por um lance fortuito já nos descontos, jamais merecia ser escorraçado do clube. Felizmente LFV foi da mesma opinião, e conseguimos o nosso primeiro Bi em 31 anos, e só não voltámos a ganhar um troféu europeu ao fim de 52 anos porque não nos deixaram.

    Sai Jesus, e entra Rui Vitória, que critiquei muito no início, defendi a sua saída, e a minha (nossa) paga foram 2 campeonatos, passagem com distinção portanto, e uma bofetada de luva branca para mim e para outros. Na época passada foi o que foi, e como foi, por isso continuo a achar que se tem que lhe dar o desconto e o crédito das duas épocas anteriores.

    Nesta época, o quadro tornou-se negro, como outros referiram, talvez não seja alheio o facto de termos tido um arranque de época estrategicamente difícil, houve que se fazer um esforço que talvez se esteja a pagar agora. Existem também as mesmas variáveis externas que ajudaram ao nosso insucesso na época passada. Em todo o caso, como já vejo futebol há uns bons anos, penso que se o Benfica não se levantar nos próximos jogos, neste caso será muito, mas mesmo muito difícil manter Rui Vitória, e poderá acontecer algo de muito triste que é vermos um treinador bicampeão pelo Benfica, (algo que só ele e Jesus conseguiram em mais de 35 anos), a sair do Benfica pela porta pequena. Oxalá isso não venha a acontecer, em primeiro lugar porque é sinal de que nos levantámos, mas também para evitar essa hipotética situação triste que referi.

    ResponderEliminar
  13. Tenho andado pela blogoesfera e há dois blogs que saltam com as criticas: NGB e Coluna d'Águias Gloriosas. Os primeiros está sempre tudo mal, seja apostar na formação, seja apostar em jogadores experientes. O segundo só quer uma equipa de bestas, tipo Ouattara.
    Isto de ser adepto do Glorioso é tramado, mas é um vicio que entranhou-se e agora não há volta a dar, é para sempre.
    Quanto ao RV, não estou contra, mas que algo tem de mudar, tem. Se a solução é despedir? Não sei. Se continua, apesar de dar a ideia que o balneário não está com ele, tem de rever bem estes últimos jogos e tirar ilações. Temos de ganhar já o próximo jogo e 4 pontos não é nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o NGB é o casamento entre o ódio visceral a LVF e neste último ano a rampa de lançamento da candidatura de RGS, o Coluna d'Aguias Gloriosas passa 80% dos posts a bater no Grimaldo, o primeiro não gosto mas entendo, são oposição e querem tacho, por isso batem, no segundo não compreendo.

      Também há a hipótese do RGS não aproveitar o NGB para lançar a candidatura, mas para, no seu púlpito semanal na SICN dar visibilidade a uma narrativa catastrofista do clube para que pareçam mais do que são e contaminar a opinião pública.

      Eliminar
  14. Enormérrimo Guachos, Companheiro e Bom Amigo,

    Bem Hajas por teres recuperado a Mística sem a qual nenhum de Nós consegue resistir a momentos como este que atravessa a Nossa Equipa de Honra.

    Tal como tu, eu também nunca acuso os que, também como nós, sangram sempre que as Nossas Equipas não conseguem Honrar os Ases que Nos Honraram.

    Tal como tu, só me apetece ser intolerante com os intolerantes e desgosta-me o conceito de "Benficómetro".

    "Hurt the pain", é a expressão (intraduzível?) com a qual se deve incentivar o recobro do autocontrole aos que se permitem "derrapar" em pânico. "Hurt the pain", porra!

    Assim como fazemos a Festa TODOS, UM ... também "sangramos" como se fossemos um só!

    Eu, humildemente, AMO o Nosso Clube e agradeço pela oportunidade de ser Solidário com todos aqueles que trabalham pelo Nosso sucesso e crescimento.

    E o antigo Orgulho Benfiquista, há muito que se transformou em Vaidade.

    Viva o Benfica!
    (José Albuquerque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hurt the pain.

      Grande expressão. Nobreza de espírito, de valores, elevação.

      Impecável.

      Zé Pincel

      Eliminar
  15. Grande Guachos, é este o apoio que é preciso!

    Mesmo eu achando que deviamos analisar alternativas para troca de treinador na paragem de campeonato, não é por isso que não deixo de apoiar o que cá está.
    Até sair (agora, no fim da epoca, ou daqui a 2 anos), ele e jogadores têm de ter todo o nosso apoio para ganhar todos os jogos.

    É ridiculo ver "verdadeiros" a desejar derrotas para uma possivel saida de jogadores do 11, despedimento de treinador e demissão de presidente.

    ResponderEliminar
  16. Sinceramente, não gosto muito de comparações entre Benfiquistas, no NGB é a bandeira deles, querem dividir o Benfica entre Vieiristas e Benfiquistas, não posso aceitar divisionismos, lembra-me logo o anterior presidente do Sporting, eram os verdadeiros sportinguistas, os que o apoiavam claro, e os sportingados.

    O Benfica antes do 25 de Abril já tinha eleições democráticas, sempre foi um clube plural, vanguardista, moderno.

    Apoiar, sempre, não suporto a perseguição que os nossos adeptos fazem a alguns jogadores, ao treinador, ou ao presidente.
    Eu, por exemplo, sou muito critico do Grimaldo, mas nunca, nem uma vez o assobiei no Estádio, quem me dera que fosse o melhor lateral do Mundo.

    Mas o apoio não deve ser acrítico, senão perdemos aquilo que nos distingue, e da discussão nasce a Luz.

    Desde que se mantenha o respeito ao clube e ás pessoas não existe delito de opinião, e muito mal iria o nosso clube se toda a nossa imensa base social, aquilo que nos distingue e valoriza, fosse uma mar de unanimidade.

    Quarta feira lá estarei, para dar o contributo que sempre dei, apoiar a equipa até ao ultimo suspiro.

    Porque, enquanto eu existir, nunca o Benfica estará sozinho.
    Eu e milhões como eu!

    EPluribus Unum!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  17. Para se conseguir um apuramento na Liga dos Campeões as contas são simples para equipas fora do pote 1: espera-se que a equipa mais forte vença os jogos quase todos (quanto muito empatará 1 ou 2) e em relação às outras equipas é preciso não perder fora e ganhar em casa. O plano do Benfica estava a correr bem até ao minuto 92 do jogo em Amsterdão. Sofrendo esse golo, quem ficou bem posicionado para o segundo lugar foi o Ajax. E os jogadores do Benfica tudo tinham feito para que o desfecho fosse diferente. Sofreram uma grande desilusão. Tanto pelos prémios monetários pelo apuramento como pelo prestígio, era o apuramento que os jogadores mais desejavam. Os jogadores ficaram de rastos.
    De qualquer forma, o Ajax vem cheio de moral jogar contra uma equipa que já venceu uma vez e que tem 3 derrotas consecutivas. Esta situação pode dar para os 2 lados: ou o Ajax começa a mandar no jogo e a ficar por cima ou não consegue isso perante uma "equipa fraca" e começa a desmoralizar-se ao longo do jogo. Veremos se os jogadores do Benfica têm estaleca para provocarem esta segunda situação. Estou realmente espectante em relação a este jogo.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  18. Ser um bom adepto e ser como eu ver uma equipa de lagartos feitos a pressa com treinadores improvisados e ja estao a nossa frente,para mim ver essa lagartada a nossa frente torna-me num bom adepto com vontade de nao acreditar naquilo que vou vendo mas e a vida,por muito que nao se queira despedir o RV nesta Altura era mau mas atencao se eu li bem o nosso presidente ja lhe fez um ultimato nos proximos dois jogos ele tem que por aquela equipa a jogar bem melhor isto quer dizer ou poe o Benfica a jogar bem ou vai a vida porque o investimento foi grande temos de longe o melhor plantel em Portugal eu como bom adepto espero que frente ao Ajax jogamos aquilo que sabemos idem Tondela porque aquilo que temos visto ate agora e mau demais.
    Se os jogadores nao estao com o treinador os jogadores que pensem bem porque estao pagos a peso de ouro e fazem-nos sofrer imenso,eu como muitos de voces perder dois jogos seguidos com aqueles dois adversarios com todo o respeito por eles foi muito doloroso e ver uns maregas desajeitados a nossa frente ainda e mais doloroso,hoje estou mal disposto voces podem pensar a vontade que sou um Taliban da internet isso nao me afecta em nada eu tambem nao quero nem concordo despedir treinadores a meio da epoca o que quero e sei e que o Benfica tem equipa para jogar muito muito muito mais.

    ResponderEliminar
  19. O anonimo das 18.12 disse "isto de ser adepto do Glorioso é tramado....."
    Eu digo que ser adepto do Glorioso é um Orgulho mas o clube nao e so do futebol...todos sabemos que o futebol e a mola real dum clube como o nosso...mas porque estamos numa fase mais complicada nao devemos esquecer o resto...
    Neste fim de semana houve atletas das modalidades do clube que lutaram e dignificaram a camisola do SLB, e esses tambem devem ser acarinhados, nao devem servir para "saco de pancada" quando perdem...e quando ganham e contra adversarios diretos nao haja uma palavra de apoio de inventivo...
    E assim num todo que eu vejo o meu BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  20. Já li dezenas de comentários, já ouvi dezenas de opiniões... e ninguém fala no que realmente se passa com o Benfica.

    No campo desportivo:
    O Benfica está a pagar AGORA as 2 pré-eliminatórias da Champions.
    Não há equipa alguma no mundo que consiga estar no seu máximo a época inteira, isso não existe.
    O Benfica não foge à regra... a entrada na Champions era OBRIGATÓRIA e o Benfica passou 2 adversários bastante complicados.. para o fazer exigiu esforço máximo, quer fisico quer animico.
    E agora estamos a pagar essa fase...

    Fora do campo:
    Já li um comentário que fala exacamente no que se passa.
    O Benfica está agora a pagar o desgaste provocado pelos emaails, as toupeiras, os vouchers e a puta que os pariu.
    Não mata mas mói..
    As decisões dos árbitros SEMPRE contra o Benfica como quem limpa o cu a uma camisola do Eusebio é o exemplo perfeito da fragilidade que o Benfica actualmente se encontra.

    A minha opinião sempre foi a mesma, enquanto esperamos pelos tribunais, que mais uma vez vai dar NADA... a opnião Publica é manipulada, os árbitros fazem o que querem.. e o Benfica continua especado a assitir de camarote.

    Isto sim, é quanto a mim o ERRO desta direção do Benfica.

    Quanto aos exigentges e "verdadeiros adeptos"... não passam duns tristes, frustrados... que se sentem menos mal na sua merda de vida se conseguirem dizer mal de alguém. Vão para a puta que os pariu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o SLB tweetou "não estávamos preparados para o crime organizado" fez uma acusação gravíssima num estado de direito e a CS passou por cima nem ligou, o quão estão habituados a esta pouca vergonha neste país, coniventes, medrosos ou sanguessugas porque sabem que o SLB ainda é o clube que mais vende, e notícias boas nunca venderam tanto como as más.

      Espero sinceramente que o SLB nunca desça ao nível dos rivais, porque se a massa associativa aguentar o SLB tem capital para ultrapassar a tormenta e se a justiça funcionar deixar os rivais de vez para trás

      Eliminar
  21. Eu Amo o Benfica! Não o Rui ou o Vieira ou o Jonas ou o Guerra. Mas podem ter a certeza que enquanto todos eles defenderem o Benfica eu os apoiarei sempre sempre e sempre!

    ResponderEliminar
  22. e é com isto que nos deparamos todos os dias a toda a hora

    https://hugogil.pt/jose-boto-denuncia-a-peca-do-record-sobre-dembele-coutinho-e-o-benfica/

    ResponderEliminar
  23. Mais uma boa analise sobre o "amigo" Xistralhadas

    Carlos Xistra e o que a estatística torna evidente
    Para aqueles que ainda acredita que não existe influência arbitral no rendimento das equipas.

    Nesta dificil deslocação a Madeira, o Carlos Xistra ainda com o jogo empatado assinalou um penalti favorável ao F. C. Porto aos 64 minutos, tal como também com o jogo empatado em Belém já tinha assinalado um penalti favorável ao F. C. Porto aos 95 minutos, que permitiu o golo da vitória na 2ª jornada, nesta 9ª jornada de 2018/19 aos 82 minutos também expulsou um jogador do Marítimo. Desde a época 2011/12 que jogadores do F. C. Porto nunca são expulsos pelo Carlos Xistra antes dos 88 minutos, mas o Danny foi expulso nesta jornada aos 82 minutos, tal como no Marítimo-F. C. Porto do ano passado também arbitrado pelo Carlos Xistra, o Amir tinha sido expulso ainda na 1ª parte, aos 41 minutos, com 0-0 no marcador, também na 12ª jornada da época 2016/17, Carlos Xistra já tinha expulsado, o Artur Jorge do Braga ainda na 1ª parte, aos 35 minutos num jogo que estava também 0-0. Esses momentos em superioridade númerica em jogos que se encontram empatados são uma clara vantagem competitiva para o rendimento desportivo do F. C. Porto.

    http://influenciaarbitral.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  24. Subscrevo o texto do Guachos e o comentário do Liverpool a 100 por cento.

    ResponderEliminar
  25. Esse grupo de "Verdadeiros Benfiquistas" é uma vergonha. Capitaneado a propósito com objectivos claros de causar instabilidade no clube e coadjuvado por uns quantos cães de fila que mais não fazem que exaltar a opinião do adepto do coirato maltratando quem tenha opinião diferente. Já participei bastante no tempo do treinador Jorge Jesus, que também foi muito "bem tratado". Desisti. Vou lá ver quando quero saber algum detalhe dos jogos das modalidades e pouco mais. Triste de quem participa naquilo. Uns e outros. Ou estão desempregados ou fazem daquilo o emprego deles. Parabéns pela análise lúcida.

    ResponderEliminar
  26. Caro Guachos,
    Mais um excelente post. Nada a acrescentar.
    E deixo-te aqui o agradecimento por deixares este espaço limpo de canalhas.
    Se querem debitar bosta, não falta retretes pela internet fora!!

    ResponderEliminar
  27. Mais uma do record... este episodio que o próprio José Boto fez já questão de desmentir.

    Eu continuo a perguntar como é que o Benfica não declara guerra a estes filhos da puta que todos os dias tentam destuir o Benfica.

    Não mata mas moi.. vamos ver se o próprio Vieira não vai pagar este deixar andar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não foi apenas isso. Se lerem com atenção o que o Boto diz, desmentindo o Record, diz que,

      "não existe nenhum clube do mundo com tantos e tão bons jogadores como o Benfica nas gerações entre 97 e 02 e que se o Benfica tivesse essa capacidade de segurar essa quantidade absurda de talento, teria uma das melhores equipas do mundo a médio prazo, mas disto ninguém faz noticia".

      O que acontece hoje? A Bola e o Record trazem as "notícias" (falsas) que o Chelsea está a pensar em atacar o Félix antes da clausula ser aumentada e que o MU e o Barça estão atrás do Ronaldo Camará, que por coincidência são aqueles que eu considero os 2 miúdos mais talentosos do Seixal.

      Acha que foi por acaso? Não se esqueçam do que eu escrevi.
      Reparem no timing!!
      Não é outra coisa do que parte da propaganda cartilheira contra o Benfica de parte da CS para desanimar e intranquilizar os adeptos antes do jogo importante com o Ajax.

      Também acham que foi um acaso o texto mais acintoso e critico do fdp do RGS, quando logo hoje ataca o Vieira e o Benfica 2 dias antes de um jogo importante da Champions que nos pode dar muito dinheiro e pontos para o ranking?
      Reparem no timing!!!
      Não se esqueçam do que eu escrevi sobre a Sede de Campanha dos Talibans.

      Agora eu pergunto, acham mesmo que essas pessoas andam a defender os interesses do Benfica??
      Eu respondo, NÃO!!! Andam a trabalhar PARA OS SEUS PRóPRIOS INTERESSES!!!
      Sem olhar a meios e sem remorsos de se aliarem aos piores inimigos do clube.

      Eliminar
  28. Eu venho aqui porque aqui é-se Benfiquista. Irremediavelmente Benfiquista. Sensato e lúcido. Não se é idiota - talvez inimputável seja o adjectivo mais apropriado – como num determinado sítio “latrinoso” onde “vende banha da cobra” um certo ex-político de meia tigela - mas que conserva, ainda, religiosamente, a sua idiossincrática táctica de politiqueiro - que quer ser Presidente do Benfica. Imagine-se, “aquilo” quer ser Presidente do Benfica! Mas, lá que vai ao sítio certo pôr-se em bicos de pés, lá isso vai.

    Nós aqui somos Benfica. Não somos O Benfica apesar de também sermos campeões europeus. E somos mais Benfica quando o Benfica está, episodicamente, na mó de baixo.Temos consciência da excelência do trabalho que se realiza diariamente.

    Sexta-feira fomos uma grandessíssima merda, ao nível do péssimo mas, bolas (!), Rui Vitória em três anos ganhou seis títulos, foi bicampeão nacional, conquistando um inédito tetra, e chegou aos quartos e oitavos de final da Champions (eliminado, nos quartos de final pelo Bayern de Guardiola, num taco a taco que muito poucos conseguem). Merece o nosso apoio. Por isso, quarta-feira é para ganhar e reganhar a confiança. Eu acredito!

    Quanto aos idiotas/inimputáveis, nem sequer os mando para a puta que os pariu. Falta-lhes estatuto para merecerem tal “encómio”.

    ResponderEliminar
  29. Força Guachos.
    São uns canalhas esses talibans da net. No fim sabemos o que vai acontecer. O Benfica ganha e eles enfiarão os cornos que têm no próprio cu

    ResponderEliminar
  30. Vamos lá falar a sério, a equipa estes últimos jogos não tem jogado muito, principalmente a finalização. A não é de ninguém é de um coletivo. Mas alguém é pago para nestes momentos motivar a equipa e Rui Vitória não está a ser.
    Se sou de acordo com a saída de Rui Vitória, depende de quem fosse o sucessor. Marco Silva era boa opção de continuidade nos jovens... Mas ia mexer um balneário que anda dividido e sem espírito. Mas aparte disso tudo o que me levou a comentar é que o reinicio do apito dourado está iminente... Vejam este fds os lances não assinalados no jogo do Benfica que não deu sequer vontade ao Vídeo Árbitro de indicar ao árbitro para ir ver... Golo que precede de falta nítida que o vídeo árbitro não viu/quis ver... Os adversários dragartos bastou o vento e o 0-0 e o 1-0 podia mudar... Acho que isto a equipa está 5ª sentir que está a lutar sozinha dentro de campo e onde o vale tudo está a ser elogiado. Os responsáveis do Benfica têm de falar disto e começar a fazer mais barulho... Os dragartos sabiam e sabem bem que as denúncias contra o Benfica valem 0, mas existindo o que eles vão é fazer barulho com elas para que se o Vieira falar não ser "ouvido"... O LFV teve uma oportunidade de ouro para agitar o barco... Haver algo que faça os jogadores sentirem que os portugueses tb vêem que aquilo não pode ser... A pancada ao Cervi e ao Rafa foi de uma agressão extrema... Que venham de lá as vitórias e alegrias para todos

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.