sábado, 21 de março de 2020

O futebol tem que saber expurgar-se!

Acreditemos. Apesar das terríveis ameaças que pairam sobre cada um de nós, o mundo - tal como o conhecemos - talvez nunca mais volte a ser o que era. Esta é uma soberana oportunidade de o mudarmos para melhor. Hoje já todos percebemos que muitos dos valores que professávamos estão, por esta altura da vida, absolutamente fora das necessidades, por mais importância que antes lhes déssemos. No meu feed notícias, embora muito menos, ainda passam alguns anúncios de Mercedes fantásticos e de maravilhosos Bentley's. Companheiros, é incrível a facilidade com que os ignoro! Quem não os trocaria por um cafézinho na esplanada ou um almoço de amigos? Reuniões familiares por video-conferência? Um topo de gama para ostentar? Nada substitui a saúde e o calor da amizade. Nada.

A importância que aprendemos a dar a um sem numero de pessoas e profissões, tantas e tantas vezes desprezadas pela classe politica, como o motorista do pesado que permite que continuemos a ter comida na mesa, o padeiro, o caixa do supermercado, o electricista, o homem do lixo, o médico, o enfermeiro e demais profissionais de saúde - a quem nunca conseguiremos agradecer tudo o que têm feito por nós - as forças de segurança (tantas vezes humilhadas na praça pública), professores, militares, bombeiros...nunca poderá ser esquecida! O maior erro da raça humana não são os atropelos à mãe natureza cometidos no passado. A maior calamidade não é o desprezo que muitas vezes, ainda que inadvertidamente, demonstramos pelos que tanto dependemos. O maior erro será se a humanidade não aproveitar este momento difícil para modificar o que urge alterar, corrigir o que fizemos de mal e salvar o muito que ainda há para salvar. 

Alguns acontecimentos positivos, como as águas transparentes dos canais de Veneza, onde os peixes, os cisnes e os patos voltaram a ter esperança de vida, a diminuição acentuada da poluição da China (e do mundo) e o ar geralmente menos poluído que, sem os programas ditos desportivos, se tem respirado nas diversas televisões portuguesas diz-nos que nada poderá ser igual depois da pandemia passar. Gentalha como o macaco madureira e o capanga catão têm de ser banidos do desporto nacional. Francisco traques, Mustfá, brunalgas e outros canalhas não podem ser as estrelas da merda de comunicação social desportiva que temos. A MDCSDQT (também a braços com a sua própria sobrevivência) que, ou arrepia rapidamente caminho, ou, num ápice, passará a merda de comunicação social desportiva que tínhamos. A MDCSDQue ainda temos a quem quase passou despercebida a doação de um milhão de euros para compra de equipamento médico de protecção que o maior clube português (SLB) doou ao Serviço Nacional de Saúde. A MDCSDQT que continua mais apostada em não perder pitada das compras e dos passeios fúteis da Georgina, nos intervalos da melhor quarentena do mundo.

Alguém tem saudades de Miguel Guedes, Manuel Serrão, Inácio, Rodolfo Reis, Rodrigo boquete, Paulo Baldaia, Manuel Fernandes, José Pina, Otávio Machado, Fernando linhas Mendes, Rui Gomes da Silva, Pedro Marques Lopes, Jorge Amaral, João Malheiro, Jorge Baptista, Rui Pedro Brás, David Borges, Ribeiro Cristóvão, Joaquim irrita, Nuno Encarnação, João Ferreira, Mariana Águas, Otávio gosma Lopes ou do rasteiro Rui Santos? O futebol tem que saber expurgar-se. Rui Rio e António Costa mostraram como se faz. É só aproveitar.

30 comentários:

  1. Absolutamente de acordo.
    Num registo diferente, por força desta brutal convulsão, mais um excelente texto. Obrigado.
    Que todos fiquem bem e com saúde.

    ResponderEliminar
  2. Mas o Vitor Catão é um ser humano ou um verme? Ora se o Catão é um verme, não merece sequer o ar que respira. É um poluente que se deve esvair juntamente com os efeitos do COVID 19... pqp!!

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Guachos, essa lucidez sempre presente, mas infelizmente o mal sempre vencerá, o paraíso estará sempre longe. Há sempre um louco um tresloucado um doente ou um inocente que estrada tudo um bem haja para todos especialmente a família benfiquista

    ResponderEliminar
  4. Este é o idiota marginal que se mostrou com um molho de notas a dar toques, num país decente provavelmente teria alguém à porta a indagar da origem do guito. Continuem a brincar e a usar o clube azul e bronco, comandado por um dos indivíduos mais corruptos deste país, quando a agremiação estiver totalmente de rastos, sem cheta nem para o papel higiénico para limpar o cú ao capo, abandonam o barco na procura de outros portos e de proventos criminosos porque nada sabem fazer senão isso, é aliás a unica vocação de qualquer verme parasita.

    ResponderEliminar
  5. Escumalha como a enumerada no teu texto não faz falta nenhuma ao desporto nacional e ao país, criminosos sem lei que queimam tudo à sua volta. Que passada esta fase má possamos unir-nos de novo pois os ataques serão diários e as mentiras, insinuações, aldrabices e falsificações da verdade serão constantes.

    ResponderEliminar
  6. Amigo Guachos deixa-me tratar-se assim,sei que presentemente és meu amigo virtual mas quem não gostaria de ser teu amigo real.
    No estado em que se encontra o mundo actual é o momento certo para darmos as mãos não olhar a clubismos rectificar o que se fez errado no passado vamos irmãos nós podemos deixar esta oportunidade em vão para nos unirmos no amor,eu para além de benfiquista ferrenho sou fervorosamente crente em Deus não vou dizer que esta pandemia é castigo dele porque posso estar a ofendê-lo,mas dá que pensar a ganância do ser humano atingio passou os limites do amor e da destruição com esta crise já se vão vendos os peixinhos em Veneza,ja se vão vendo o azul dos céus na China na Índia no Pakistan o ar se está purificando,o Trump não queria saber do meio ambiente abandonava as reuniões do G 8 ou 14 preferia antes investir no armamento nuclear,agora o seu país está em estado de choque como todos os outros paralisados,agora aparecem biliões para auxiliar o seu povo e o salvar desta pandemia.
    Obrigado Guachos pelo teu texto onde quase nada se lê por aí eu emocionei-me com ele,só não entendi a parte final do Catao se foi ele que escreveu isso se foi poça é mesmo ser nojento é querer ser mau por prazer,dessa inúmera lista que mencionou quem vai sentir saudades deles? Que reflitam sobre os seus erros o tempo é de união amor e paz preciamos todos uns dos outros com Deus nos nossos corações vamos vencer esta batalha.

    ResponderEliminar
  7. Numa notícia recente (de ontem), Angelino Ferreira, responsável pela pasta das finanças da SAD do FC Porto de 2010 a 2014, dizia o seguinte: «Mas crucial mesmo será o FC Porto sagrar-se campeão nacional, pois isso ajudaria os cofres da SAD sobremaneira, com a entrada de uma receita garantida na ordem dos 60 milhões de euros». Se até este ex-administrador portista tem erros de análise demonstrados nesta frase, não se pode esperar muito do adepto comum. "receita garantida de 60 milhões", garantida? Ah, Ah, Ah, Ah! Mas alguém acha que o tombo na economia não ver ser brutal? Quem vai pagar aqueles 60 milhões? Ainda só passaram uns diazinhos e já temos vários clubes a pressionarem para reduções de ordenados dos jogadores porque já não conseguem cumprir os compromissos, Agora imaginem o futebol parado até Agosto. Esse eldorado de 60 milhões já não existe. Vamos regredir vários anos em relação a valores pagos na indústria do futebol. Ninguém sabe para que nível de despesas vamos, mas eu não ponho liminarmente de parte a possibilidade de uma revisão coersiva dos contratos com redução de salários dos jogadores. Dou para mim como certa uma redução geral dos orçamentos. Como o futebol é uma competição, o que interessa é a posição relativa dos clubes após esse re-ajustamento. O Benfica vai ser afetado e vai ter que reduzir o orçamento do futebol, mas isso vai acontecer com todos os clubes nacionais e internacionais e no final o Benfica pode surgir numa posição relativa mais alta. Já o mesmo não se passará com o fcp e o scp, que irão cair muitos degraus em termos relativos. Basta olhar para as contas desses clubes. O corrupto mor tem aqui uma excelente oportunidade para colocar as culpas no coronavirus, deixar o clube e fugir para o Brasil. Na minha opinião, só a queda do corrupto mor pode fomentar uma limpeza no futebol português.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sempre que há crises $, há logo especuladores a ganhar fortunas. Os falidos precisam de vender a qualquer preço e o abutre compra muito abaixo do valor real, ver o exemplo do petróleo.
      O scp para vender o orelhas teve que aceitar o que foi proposto pelo cliente, nem o Mendilhão o safou.
      Agora quem tem pilim para comprar os sarrafeiros do fcp? Os 60M só chegarão no próximo orçamento, onde há $ para pagar prémios e os salários em atraso???

      Eliminar
  8. Concordo com tudo excepto uma
    A MDCSDQT
    eu quero é que se foram, desapareçam do mapa. Falência é pouco para eles que durante décadas enxovalharam publicamente o Benfica e os Benfiquistas. Puta que os pais a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como é que nos vamos RIR com as bacoradas ?
      OS paineleiros já estão inscritos na AT para receberem 66% da avença ?
      Sem carros para arrumar , sem clientes pró pó, sem turistas pró louro pensado como é que alguns comentadeiros vão sobrevegetar??

      Eliminar
  9. Viva,
    Sigo com gosto o blog, concordo na maioria, mas não percebi a inclusão de RGS e a ausência de Pedro Guerra e outros que contribuem para o lixo que flutua em volta do futebol.
    Não sou de todo apoiante do lírico RGS, mas não pude deixar de notar que o único paineleiro benfiquista incluído na lista seja também o único que não lambe o rabo do bigodes.
    Continuação de bons textos benfiquistas.
    Francisco Angelino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bigodes deve ser o teu pai e o rabo deve ser aquele que tu lambes, o do Catão. Angelino? Deves ser andrade.
      Cheiras tanto a porteiro do Calor da Noite que tresandas. Deves andar a limpar as glandes dos árbitros ou do Catão com uma toalha às costas e como estás desempregado vens chatear a molécula dos benfiquistas.
      Não enganas é ninguém ó fruteiro.

      Eliminar
    2. Bom dia Francisco Angelino,

      eu só não entendo no que é que o Pedro Guerra contribui para o lixo que flutua em volta do futebol! Qual é o mal que o homem faz? defender o Benfica ao contrário do rgs que para se servir do Benfica deita tudo e todos abaixo? Temos que deixar de ter como certo e referência tudo o que a MDCSDQT vomita...
      O Pedro Guerra só é atacado porque foi dos 1ºs a defender o Benfica com pontos no I's e semrpe bem documentado, claro que a MDCSDQT preferia homens como o Fernando Seara em que quando o badocha do porto lhe aparecia que com melões ria-se que nem um perdido!
      Mas pronto, pela maneira como trata o nosso presidente, Luis FIlipe Vieira (bigodes), vê-se logo de que maça o Sr é feito.

      Viva o Benfica!!!

      Eliminar
    3. Para entreter quem como eu está fechado em casa, assim como para chatear os fdp dos Baldaias que vêm aqui cheirar.

      Angelino Ferreira, ex-administrador do FCP, enviado pelos desesperados da ETAR de Contumil:

      "Crucial mesmo será o FC Porto sagrar-se campeão nacional, pois isso ajudaria os cofres da SAD sobremaneira, com a entrada de uma receita garantida na ordem dos 60M€".

      A culpa é da falta da Champions, mas eu vou provar que não é.
      Para começar, nunca seriam 60M, isto se a Champions se realizasse e fossem campeões. Não ganhavam mais do que 40M.

      Tomando em conta os 41% (do Kohler) das vendas brutas que entram em média nos proveitos, precisariam de um valor superior a 250M de vendas brutas para atingir os 120M de mais valias que irão precisar. E isto é um facto!!
      O grande Gestor, o Capo di Tutti Capi, afirma que:

      “Apesar da inevitável redução das receitas obtidas pela participação nas provas europeias,(…), a administração da FC Porto – Futebol, SAD tomou a opção de não vender, neste mercado de janeiro, jogadores que pudessem pôr em risco a competitividade da equipa”.

      Mas isso é que eles fizeram nos últimos 10 anos, mas sempre a perder competitividade e a fazer negócios desastrosos.

      Têm perdido milhões nos negócios com jogadores desde que deixaram de ter acesso ao scouting do Benfica.
      Mas a propaganda dizia que o Capo era um especialista da especialidade no scouting de jogadores. VÊ-SE!!!

      A competividade veio acima de tudo dos árbitros, jogadores, treinadores, dirigentes, todos comprados, etc. Tudo já revelado. Basta procurar na net.

      Vamos mostrar que é tudo mentira, a desgraça já vem de longe, mostrando um cálculo simples do Cash Flow operacional (CF) nos anos, 2009-2019/20 em M€, somando os resultados líquidos (com vendas de jogadores), com as amortizações e provisões.
      Nâo é um valor de CF exacto e rigoroso, mas é um indicador fácil de obter que serve para comparar anos e competidores do mesmo ramo.

      Entre parêntesis, o 1º é o resultado líquido, o 2º as amortizações.
      Porto:2010/11----------=+29,3(+-0+29,3)
      Porto:2011/12----------=+01,2(-36+37,2)
      Porto: 2012/13---------=+47,2(+20+27,2)
      Porto: 2013/14---------=-13,0(-40,7+27,7)
      Porto: 2014/15---------=+53,6(+19,4+34,2)
      Porto: 2015/16---------=-23,0(-58,6+35,6)
      Porto: 2016/17---------=+02,0(-39,1+41,1)
      Porto: 2017/18---------=+11,5(-28,4+40,1)
      Porto: 2018/19---------=+46,0(+09,5+36,5)
      Porto: 2019/20 1ºS-----=-27,9(-51,8+23,9)

      Total 10 anos: Res. Líq. acumulado= -205,7M€ + 332,8M Amortizações= +127 M de CF acumulado em 10 anos de actividade (+12,7M€/ano).

      A média de 12,7M€/ano está muito abaixo das necessidades de investimentos que o FCP fez no periodo e ajuda a explicar as crónicas dificuldades de tesouraria que acumularam nos últimos anos.
      E graças ao tráfico de influências e corrupção generalizada tiveram 350M para a construção do estádio e do centro de treinos.
      Hoje vivem momentos desesperados e amargurados.
      —————————————————

      Benfica: 2010/11--------=+29,0 (-07,7+36,7)
      Benfica: 2011/12--------=+28,5 (-11,7+40,2)
      Benfica: 2012/13--------=+28,5 (-10,4+38,9)
      Benfica: 2013/14--------=+57,0 (+14,2+42,8)
      Benfica: 2014/15--------=+64,4 (+07,1+57,3)
      Benfica: 2015/16--------=+71,8 (+20.4+51,4)
      Benfica: 2016/17--------=+99,0 (+44,5+54,5)
      Benfica: 2017/18--------=+69,1 (+20,6+48,5)
      Benfica: 2018/19--------=+77,8 (+29,4+48,4)
      Benfica: 2019/20--------=+128,0(+104+24,0)

      Total de 10 anos: Res. Líquido Acum. de +210€ + Amortizações de 442,7M€ = 652,7M€ de CF acumulado nos 10 últimos anos, uma média de +65,3M/ano.
      O valor de CF gerado permitiu ao Benfica ter meios suficientes para fazer investimentos anuais elevados, apostar no crescimento do clube, algum desafogo na tesouraria assim como a amortização do passivo.

      Por isso, meu amigos, os fruteiros até podiam ganhar a Champions que as dificuladae iriam continuar. Mas não ganham e não havendo Champions, que é o mais provável, irão esvair-se em peidos.
      Comprem máscaras!!!

      Eliminar
  10. "Nada substitui a saúde e o calor da amizade. Nada."

    É isto!!!

    ResponderEliminar
  11. Por mais que lavemos as mãos, não conseguimos expurgar catões e macacos. E o mais poderoso desinfectante parece capaz de eliminar a corja paineleira. Os da CMTV, esses, nem com tratamento de choque!...
    Continuemos resguardados, porque o Marquês espera por nós. Eu acredito!!!
    Cuidem-se e VIVA O BENFICA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Secar essa gente é simplesmente cagar neles não lhes dando audiência.

      Se insistir-mos em dar audiência, aí estão eles na maior.

      De resto o que interessa o que dizem ou escrevem?

      Um ZERO enorme!


      Miguel

      Eliminar
  12. A maltosa de palermo está a vender em saldos, resta saber a quem, o que eles diziam que era para manter. É só rir, a futura equipa dos fruteiros vai ser a do canelas, mas com as estruturas mandantes do futebol, árbitros e com o auxílio da MDCSQT e a bem da competitividade como eles tanto gostam e defendem, ainda poderão ser campeões. A ver vamos o que o futuro reserva pós crise que para mal de todos nós não vai ser passageira, o bicharoco veio para ficar.

    ResponderEliminar
  13. Espero que esteja tudo bem contigo e com todos os outros que aqui habitualmente comentam e respectivas famílias.
    A cada post superas o anterior. É isto.
    Tenho dúvidas que ultrapassado esta tragédia que se abateu pelo planeta, em que todos temos as vidas em suspenso, os seres humanos na sua maioria alterem comportamentos para melhor.
    Com políticos sem sentido de Estado, medíocres, desqualificados e que olham para não sei onde, se para os seus umbigos se para uma realidade irreal e que, ainda assim, são sufragados pelas populações que compõem o mundo, pouco exigentes, passivas e omissas, duvido sinceramente que o que vivemos consequencie ensinamentos que alterem para melhor a vida das sociedades.
    E, neste momento não queria falar nisso, porque a pessoa é baixa, reles e a cada intervenção confirma o quão desprezível é, mas indigna-me constatar a conduta miserável de Rui Gomes da Silva. Até nesta fase das nossas vidas o indivíduo consegue descer ainda mais baixo.
    Espero que nunca chegue aonde quer chegar.
    Abraços a todos e cuidem-se!

    ResponderEliminar
  14. Leitura chata para tempos de paciência.

    UMA ABORDAGEM TEÓRICA

    No livro "Anatomia da Destructividade Humana", Eric Fromm ajuda-nos a compreender algumas das acções e reacções dos fruteiros relacionadas com toda a corrupção, tráfico de influências, toda esta podridão que observamos com horror, todo esta defensa de criminosos com os dentes cerrados que, noutra conjuntura social, já estariam presos há muito tempo.

    “O homem precisa não só de uma estrutura de orientação como também de objectos de devoção, que se transformam numa necessidade vital ao seu equilíbrio emocional. O indivíduo, ou o grupo, reage a um ataque contra o “sagrado” com o mesmo ódio e agressividade com que reage a um ataque à vida”.

    As pessoas não desistem facilmente da negação, da realidade paralela em que vivem nem admitem que a gestão não está a funcionar. As estratégias terão de falhar dramaticamente antes da transição psicológica para uma nova abordagem possa ser justificada. De fato, muitas vezes precisamos experimentar um evento de limiar abrupto e severo, surpresa ou choque epidémico antes que se aceite que não se pode seguir o mesmo caminho.

    A previsão ou presciência é uma impossibilidade porque um mundo não linear está cheio de ocultos desconhecidos, coisas que não sabemos que não sabemos.

    Nenhuma empresa pode escapar aos limites da sua capacidade de gerar receitas. Quando uma mudança de resultados não é proporcional à mudança do investimento, o sistema não é linear.
    Acções radicais são arriscadas e, receando o aparecimento de problemas, endividam-se a altas taxas de juros para estabilizar a situação.
    Mas qualquer acto de gestão aumenta a fragilidade da organização.

    Uma maneira de lidar com o invisível e o imprevisível é criar resiliência no sistema. A resiliência é a capacidade de se adaptar a mudanças graduais ou a flutuações extremas.
    As estruturas organizacionais humanas têm características (traços) que manifestam resiliência ou fragilidade. As resilientes adaptam-se, as frágeis colapsam.

    Não é difícil verificar quem hoje se melhor se adaptou e quem está a colapsar. Assim como não era difícil verificar e adivinhar o caminho que o Porto e o Sporting tomaram nos últimos anos, algo desconhecido no resto do mundo desportivo.
    Isto num meio ambiente que lhes foi sempre favorácel, dado o tamanho e o alcance do tráfico de influências que sempre os favoreceu, para além de uma aliança real, que contraria e nega tudo o que é fair play ético e moral no plano desportivo.

    O Benfica tem conseguido ao longo dos últimos anos criar uma organização cada vez mais forte e resiliente, que lhe irá permitir aguentar e enfrentar todas estes imprevistos que acontecem na sociedade e na natureza.

    As organizações são adequadas a mudanças graduais e modestas que mantêm os seus processos e resultados intactos.
    Quando a sobrevivência depende da reorganização radical das estruturas, as organizações carecem mecanismos institucionais, de financiamento e capacidades necessárias para o fazer.

    Depois da mudança passar de linear (gradual e previsível) para não linear (imprevisível e volátil), a organização perde tempo e capacidade para desenvolver essas estruturas.
    As organizações que não são projetadas para se adaptar muito rapidamente estão destinadas a falhar quando as condições no meio ambiente mudam de linear para não linear.
    Uma organização que depende de factores exógenos e ilegais e até de prácticas criminosas para sobreviver, não está adaptada a mudanças radicais do meio ambiente. O caminho para o colapso torna-se curto.

    As organizações desenvolvem estruturas que servem a sua otimização atual. Estruturas para tomada de decisão, coleta de informação, aquisição de activos, produção de resultados, distribuição de recompensas, limitação de riscos e gestão de feedback.
    Essa é a evolução natural das organizações com estruturas de poder centralizadas: os membros têm incentivos convincentes para manter o seu poder e rendimentos à custa dos resultados da organização.

    (continua)

    ResponderEliminar
  15. (continuação)

    As pessoas apegam-se com muita tenacidade à crença egoista de que quaisquer mudanças que precisem ser feitas podem ser feitas desde que deixem intactas as suas posições e poder.
    Por outras palavras, os membros preferem conservar o “status quo” do que aumentar a resiliência da organização, porque os custos e a redistribuição de poder necessários para aumentar a resiliência são feitos à sua custa.
    Essa divergência entre as necessidades da organização e os incentivos de quem está dentro para manter o “status quo” é, em última análise, fatal.
    Assumir que a optimização da estabilidade atual será bem-sucedida porque essa estabilidade permanecerá por um futuro infinito é um bom caminho para entrar em colapso.

    Apoiamo-nos em Joseph Tainter, “The Collapse of Complex Societies”, livro que eu recomendo.

    “A coerção é uma estratégia cara e ineficaz que nunca pode ser permanentemente bem-sucedida. A ética moral é mais eficiente.”

    “O colapso é um processo de declínio na complexidade. É um ajuste econômico. As sociedades e empresas complexas são mais caras de manter.
    Enquanto confiaram na coerção para garantir a conformidade, os lucros foram sendo corroídos pela falta de ética e de moral."

    “Uma empresa que entrou em colapso é menor, levando a um nível mais baixo de complexidade. Sendo a complexidade a base da civilização, todo o organismo passa por um ciclo natural, primeiro de crescimento, maturidade e finalmente decadência.”

    A partir de certa altura, o aumento dos investimentos em complexidade não gera retornos proporcionalmente crescentes.
    A complexidade torna-se cada vez mais cara e produz benefícios e produtividade marginais decrescentes.

    Uma organização com retornos marginais em declínio investe cada vez mais numa estratégia que está produzindo proporcionalmente menos.
    À medida que o retorno marginal da complexidade diminui, os benefícios são mais baixos a custos cada vez mais altos. Com a continuação dessa tendência, o colapso torna-se uma questão de probabilidade matemática.

    Sem força real, a propaganda torna-se a próxima grande novidade.
    “The goal of propaganda: Shape the interpretation and the response predictably follows.”

    Algo que temos visto, com o desespero a atingir iniciativas criminosas e imorais.
    Uma organização complexa que entrou em colapso é menor, mais simples, menos estratificada e menos diferenciada.
    A complexidade é uma estratégia para a resolução de problemas. Uma vez que uma organização entra no estágio de retornos marginais negativos, o colapso torna-se uma probabilidade matemática.


    ResponderEliminar
  16. Há algo que me rói o espírito e para o qual não encontro explicação.
    No Inverno passado , devido à gripe, houve em Portugal mais de 3000 óbitos.
    Ver aqui:
    https://www.dn.pt/vida-e-futuro/mais-de-3-mil-pessoas-terao-morrido-devido-a-gripe-em-portugal-no-ultimo-inverno-11396230.html
    Este Inverno deixou de a haver morte por gripe? De 3000 passa para 0 (zero) ?
    Que evidência cientifica existe para afirmar que as mortes existentes são exclusivamente devidas ao corona ?
    Se no final deste Inverno o número de óbitos devidos à gripe+corona virus for da mesma ordem dos óbitos de anos anteriores o que se poderá concluir disso?
    Atenção: não se infira destas questões qualquer conclusão afim dum menor cuidado. Cumpro religiosamente a quarentena, quando saio (para o mini supermercado da zona) uso máscara e lavo cuidadosamente as mãos antes e depois.
    Na dúvida é melhor não arriscar.
    Mas ficam as questões.
    mlm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mortes por gripe não são, nunca foram, notícia.
      Este é um vírus novo, embora da mesma família, um pouco mais mortífero, e muito mais contagioso. Por isso assusta tanto.
      Mas penso que a gripe continua a matar como dantes.

      Eliminar
    2. Se não tem certeza do que diz então não devia lançar suspeitas infundadas.

      Em Portugal morrem cerca de 300 pessoas por dia. Há cerca de mais quinze mortos por dia durante os meses de gripe. O Covid em Espanha ou Itália já está a matar muito mais pessoas por dia que a gripe, por aqui ainda não chegou lá mas é uma questão de dias. Se não for controlado não estamos a falar de 3000 mortos, mas de centenas de milhar.

      Quanto à causa da morte, não há dúvidas. Os mortos por CV são pessoas em quem foi confirmada a presença do vírus.

      Eliminar
    3. Não deixa de ter alguma razão. Na China, um país com 1,2 biliões de pessoas, morreram 3.277 pessoas até ao dia de hoje e, estão a lidar com isto desde outubro ou novembro. Há muita coisa mal contada nisto tudo, o que NÃO SIGNIFICA, que não tenhamos que tomar TODAS as precauções necessárias para controlar o vírus o mais rápido possível. No fim se farão as contas.

      Eliminar
    4. O problema do vírus é que é muito contagioso e isso faz com que o nº de infectados cresça muito rapidamente. Se mantivéssemos a nossa vida normal, em algumas semanas os médicos teriam que decidir a quem iriam disponibilizar os poucos ventiladores que existem no país (muitas das pessoas sem acesso aos ventiladores morreriam). Já tiveram que o fazer em Itália, numa região rica, com um bom sistema de saúde. Mesmo com as restrições ao contacto entre pessoas, talvez não nos livremos de chegar a essa situação limite. Quem precisa de ventiladores pode ficar a ocupá-los 2 semanas. Agora imagine-se: num dia 2 pessoas não têm acesso a ventiladores, no dia seguinte serão 4, depois são 8 e a seguir passa para 16, 32, 64 e ao fim de uma semana são já 128 e ao 14º dia estamos a ter 8192 novos doentes a precisar de ventiladores. Se 10% da população ficar doente (repare, só 10%, porque os indícios apontam para mais do que isso), precisamos de 50.000 ventiladores. É disto que estamos a falar. Neste momento só podemos atuar num parâmetro: na velocidade de propagação; é isso que se está a fazer com o isolamento social.
      Esta atuação consegue diluir o período de infeção em vários meses. Não evita que as pessoas acabem por ter contacto com o vírus, mas dá-nos tempo para encontrar medicamentos de algum modo eficazes no combate ao mesmo e desenvolver as tão faladas vacinas.
      Sérgio.

      Eliminar
    5. mlm

      O anónimo já o disse. Face ao que se passa no planeta nem consigo alcançar a comparação. A
      Alguma vez vivemos isto na contemporaneidade? Sim, há 100 anos houve provavelmente a maior catástrofe da humanidade com a designada injustamente gripe espanhola, porque não teve origem em Espanha. A comum hoje em dia influenza. Que, sim, ainda hoje mata mas que não deixa o mundo caótico e justamente assustado com as reais consequências a todos os níveis da vida comum. A gripe comum não mata 700 pessoas num só dia, num só país, seja rico ou pobre.
      Só há neste momento uma vacina conhecida, o cumprimento rigoroso das regras.

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.