«Sporting comunicou que um dos jogadores do plantel testou positivo a IgG com IgM negativa, o que indica "provável imunidade adquirida" à covid-19». Os primeiros em tudo! Há coisas na vida que nunca mudarão. Os títulos honoríficos dos sapos e a supremacia nos mundiais de subbuteo. As culpas do Trump nas desgraças do mundo. O crime organizado e o espaço Kelvin. A hiena Gomes e o perna de pau. A ironia do costume e uma declamação assistida numa fuga para Vigo. Conselhos matrimoniais a árbitros em vésperas dos jogos do foculporto e as rachas do Coimbra da Mota. O GPS e a rua da Madalena. O boss e as bufas. E as putas. O insolvente francisco e os traques. O New York Times e o rodízio de fruta. O meio metro de calças do rasteiro rui santos. A gosma do otavio lopes e a vontade do VAR para se ausentar para c@gar. O caldeirão do Povix e o clássico penalti desbloqueador de resultados do clube da fruta. O ouvido absoluto e os fados da Katia Aveiro. Os agachamentos da Georgina na MDCSDQT. As viagens do Rónalde a Marrocos.
Da MDCSDQT o destaque de hoje é a bolha. Benfica; Final da liga à porta fechada dá prejuízo de 5M€. Recreativo do Campo Grande; Jogador deu positivo em teste de imunidade ao virus. Calor da Noite; Plano de ataque ao mercado para a época 2020/2021. Descodificado. Previsível apocalipse financeiro no Benfica. Champions à vista para os sapos no campeonato COVID. Clube da fruta; Fujam que eles vão regressar mais reforçados do que nunca. Esta já tem uns dias mas mantém-se actual. «FERRARI PODE ABANDONAR A FÓRMULA 1» (...) "se o orçamento for reduzido"». Grande notícia para os seguidores do New York Times, sapos e clube da fruta. Finalmente vão poder assistir à fórmula 1 sem receio de ser excomungados.
Agora o DN. "Os cibercrimes cometidos em Portugal multiplicaram-se de forma exponencial desde o início da pandemia de covid-19 e poderão aumentar 300% até ao final de abril, revelam indicadores da Procuradoria-Geral da República (PGR)". Isto está cada vez mais bonito. Semanas atrás faziam-se vigílias para soltar os piratas. Agora andam aflitos que é crime! E se os cibercriminosos são apanhados e acabam com os cotos na pildra? Onde raio vai a hiena Gomes arranjar prémios para denunciantes que cheguem para todos?
Da justiça; «Juíza-adjunta do colectivo que vai julgar Rui Pinto coloca lugar à disposição»
Por exclusão de partes chegarão ao descomprometido Cabanelas ainda antes do final da pandemia.
Derlei: «gosto muito de doces, mas marcar ao Benfica é mais saboroso». Na SIC, o inenarrável e abominável sabujo Nuno Luz fez uma reportagem com o pasteleiro Soares Dias. O canal da fruta entendeu dar voz a um doceiro. Do programa da SIC «Um dia na vida de Artur Soares Dias» aproveitei o momento para expelir o baldaia que me andava a incomodar. Do inefável Derlei, para além do titulo do jornal, lembro-me que jogava à base de bombas, e da fama que tinha pelas recuperações milagrosas; é usual no foculporto arranjarem-se lesões misteriosas nos treinos, ficam cerca de dois meses no desmame (entre Janeiro e Fevereiro) surgindo na fase decisiva da época mais fortes e rápidos que o Usain Bolt. Mais tarde, já espremido como um figo seco, passou pela Luz como uma brisa de sulfeto de hidrogênio e enxofre. Um dos maiores traques que tive a desdita de ver actuar com a camisola do Benfica. Deco (incrível como os astros se alinham!) também presente no foculporto em casa, é que podia explicar bem essas recuperações milagrosas. Mesmo no Barcelona, nunca dispensou umas visitas à cidade do Porto para uns temperadores mergulhos no caldeirão do Povix.
Mais um tiro certeiro no porta aviões anti-BENFICA. Continua assim Guachos que mais pessoas te seguirão. Contra a maledicência, corruptos e criminosos MARCHAR, MARCHAR...
ResponderEliminarNão há dúvida que os pasquins cá da praça de braço dado com tv's são um manancial de inspiração, entre a cagada da manhã e a da noite (é sempre bom largar um baldaia um plagiador ou qualquer um colega desse calibre) com o espírito e a tripa mais limpos dá gozo falar em merda, e, convenhamos se não fossem esses cagalhões e o vómito que produzem que assuntos seriam? A mim dá-me vontade de rir as dores de barriga que sofrem.
ResponderEliminarJá Ouviram falar do Grilo Falante, certo?
EliminarPois é no MST o Cagalhão Falante!!!!!
Excelente, incrível a perseguição da imprensa ao Benfica. A justiça divina está demorada, continua a proliferar a maldade, infelizmente. Quando teremos outro 25 de Abril??
ResponderEliminarE parece que o governo quem jogar uns milhões para cima dos jornais. Neste estado de emergência, não bastou deixar as tabacarias abertas para eles poderem vender (sim, a razão das tabacarias ficarem abertas foi para os jornais venderem, ninguém pensou nos desgraçados dos donos dessa tabacarias, aliás as livrarias ficaram fechadas) e agora ainda se vai gastar dinheiro para dar mais um balão de oxigénio ao setor, quando existe tanto sítio com extrema necessidade dele. Prioridades... Um desses jornais é o espesso, do grupo de informação do der Sielgel, o apoiante do ácaro. Ora sabendo que o irmão do primeiro ministro trabalha aí, qual a garantia de transparência da operação? Com o nosso dinheiro (dinheiro de todos os contribuintes) a ser canalizado para empresas moribundas, a MDCSDQT nunca mais vai pelo tubo de esgoto abaixo.
ResponderEliminarSérgio.
Sérgio eles têm sempre a maquina montada, mas que vao sofrer vão, ja falei nisto ha muito tempo , e apesar deste período o Benfica com o pagamento do Empréstimo demonstra saúde financeira, pena este empréstimo ser agora eram sempre mais 50 milhões para investimento, mas apesar de isto tudo o Benfica deve tentar de uma forma responsável comprar jogadores de qualidade, estou convencido que entre empréstimos e vendas directas pode haver muito dinheiro que possamos receber e depois investir, temos de dar o salto qualitativo e com as respectivas distancias sermos o PSG de Portugal.
EliminarPSG foi comprado por um magnata do Qatar.
EliminarO SLB é o Bayern de Portugal com gestão superior aos demais, mais adeptos, mais poderoso. Não há nenhum mega investidor a injetar dinheiro. Isso é o que vai ocorrer com sporting e porto nos próximos anos.
Mas concordo, as contratações deveriam ser mais ponderadas. Com Almeida lesionado, por exemplo, ja se sabia que era uma lesão longa e poderia perder Setembro, e ainda se deixou o numero dois (Tavares) ir ao mundial da categoria quando os clubes poderia vetar. Andamos a jogar Champions e contra o porto com o um Def. Esquerdo de 18 anos na posição do Almeida...
Defesa Central (depois de em janeiro sair Conti e com o Jardel em péssima forma no primeiro semestre), avançados que época apos época falhamos contratações, etc.
Acho que temos uma estrutura exepcional mas também há espaço para melhorias. E lógico que falar olhando para tras e sabendo os resultados estranhos, até porque se houvesse justiça o porto já tinha acabado há muito...
Litmanen, e isso que falo, estamos 10 anos a frente financeiramente e temos de o fazer desportivamente. Ficou no ar que tava negociado o naming do Estádio para o início da nova época, se fosse verdade com o Di heiro da champions que pouco mas ganhamos a volta dos 60 milhões, com o dinheiro muito ou pouco em jogadores emprestados e vendas do plantel, pode-se corrigir com 3/4 jogadores de qualidade.
EliminarComemoramos hoje uma data histórica ,o 25 de Abril, que nos tirou da escuridão mas nos tempos de hoje ainda há alguns que querem fazer de nós cegos. A corrupção para as bandas de contumil continua impune, a MDCSDQT quer impor a suas (in)verdades contra as regras da Democracia e do bom jornalismo,os imcumpridores são beneficiados (até dizem que em tempo de pandemia não se paga os calotes e quem está à espera da massa que se foda), ao contrário dos cumpridores que são castigados. E isto não é a Democracia de Abril.
ResponderEliminarO BENFICA continua a ser o orgulho de todos nós. Já passou por dificuldades, mas lutou e agora causa muita inveja aos detratores.
Parabéns Guachos, continua com essa prosa brilhante que nos motiva mesmo em tempo de quarentena. Mesmo sem futebol e outras modalidades vais mantendo viva a CHAMA IMENSA.
CARREGA BENFICA.
Felicidades e muita saúde para todos(as).
Quim Benfiquista.
Entretanto o tempo não pára! Tic-tac, tic-tac... continua o relógio. O dia 09 de junho vem aí não tarda nada! A solução vai ser igual à da lagartagem, vão ver! Saudações benfiquistas (Sócio n.º 20657)
ResponderEliminarLaurentino o que tem de importante o 09 de Junho?
EliminarCaro Rui, Em 09 de junho vence-se um EO de €35M do fraude, corrupção e putedo.
EliminarPois mas isso já está resolvido. Eles já estão a tratar disso com perdões de dívida.
EliminarCom a excusa de juízes para julgar o ilustre ladrão Rui Pinto, qualquer dia quem vái julgar o mocinho é a sua amada Ana Gomes!
ResponderEliminarOu o próprio Anímal Pinto.
EliminarVejam no blog OTEMPLOSAGRADO.BLOGSPOT um histórico no tempo do fascismo do fcp com gotos e tudo. Contém muita informação importante
ResponderEliminarUm lindo tributo à imparcialidade activa
ResponderEliminar"Se o juiz Proença fosse da laia ética e moral do juiz benfiquista dos nossos tribunais civis, ter-se-ia recusado a dirigir os jogos do Benfica e, consequentemente, o Benfica estaria agora a lutar, pelo menos, pelo seu 40.º título de Campeão Nacional de Futebol.
O juiz adepto do Benfica que ia julgar o caso de Rui Pinto pediu escusa do processo, por motivos de o seu benfiquismo público e notório poder vir a inquinar a decisão. Fez lindamente. É assim mesmo. O meu avô, um sujeito bastante pessimista, sempre me disse que os piores juízes para o Benfica eram os juízes do Benfica. Referia-se, obviamente, aos juízes de campo, aos árbitros dos jogos de futebol confessadamente benfiquistas que decidiam maquinalmente contra o Benfica todos os lances capitais para provarem a martelo a sua isenção. O julgamento de Rui Pinto que está na origem da renúncia do juiz benfiquista não tem nada a ver com o Benfica - tem a ver com o assalto informático aos servidores do Sporting e da Doyen por parte do 'hacker' do cabelo em pé -, mas, por isso mesmo, é de aplaudir a escusa do juiz. De acordo com a teoria do meu avô, a sua decisão seria sempre favorável no tribunal aos interesses do Sporting para que desse episódio judicial saísse intacta a sua honorabilidade e a sua imparcialidade.
Era assim que as coisas deviam passar também no futebol no que a juízes confessadamente benfiquistas diz respeito. Tomemos, por exemplo, o caso prático do antigo juiz de campo Pedro Proença, um juiz confessadamente benfiquista e que actualmente é o presidente da Liga dos Clubes. Se o juiz de campo Proença, por amor à isenção e respeitabilidade do cargo que ocupou de apito, fosse da laia ética e moral deste juiz benfiquista dos nossos tribunais civis, ter-se-ia recusado a dirigir todos os jogos do Benfica para que foi nomeado ao longo da sua profícua carreira de árbitro, e consequentemente, o Benfica estaria agora a lutar, pelo menos pelo seu 40.º título de campeão nacional de futebol. Isto, sim, é que seria um lindíssimo tributo à imparcialidade prática e activa. Mas, lamentavelmente, não foi assim que as coisas se passaram. O meu avô tinha mais do que razão. Tinha premonição.
A Liga dos Clubes só admite o regresso do campeonato se for reduzida para 16,7% a capacidade total dos estádios dos clubes portugueses que competem entre si na divisão principal. Chama-se a isto optimismo a toda a prova, tendo em conta que a maioria dos clubes em compita regista assistências muito abaixo das apontadas como limite máximo pela via profiláctica da Liga, que é a mãe-organizadora da prova. Mas não há como não sermos optimistas numa circunstância como esta. Aponte-se, portanto, para um máximo de 16% de bilhetes vendidos, até porque não é todos os dias que o Benfica visita os campos dos seus adversários. O optimismo, mesmo nas suas vertentes mais absurdas.
O Carlos Secretário disse esta semana que 'se calhar tinha sido melhor ir para o Barcelona' em vez de ter ido para o Real Madrid. Ora cá estamos nós outra vez no campo do optimismo imperativo, mesmo nas suas vertentes mais absurdas. Haja alegria."
Leonor Pinhão, in Record
Alguém me explique a escolha dos grandes jogos dos clubes portugueses na liga Europa no 11 e sportv+. Do Porto aparecem goleadas contra spartak e dínamo, etc, do Braga a campanha de 2011, do sporting a eliminatória contra o City e do Benfica só aparecem derrotas como os 4-1 com o Liverpool, a final com o Sevilha e vá, aparece um empate com o Newcastle... pelo menos nestas duas semanas resume-se a isto...
ResponderEliminarA explicação é simples: 11 e sporttv, lacaios dos corruptos de contumil...
EliminarHOJE NOS JORNAIS, SAIU ISTO:
ResponderEliminar1 - «Ainda sou do tempo dos penáltis dois metros fora da área» - João Pinto (FCPorto) foi um dos convidados da rúbrica «FC Porto em casa». O antigo capitão dos dragões recordou alguns episódios da sua carreira
2 - João Pinto lembra estreia contra o Benfica:
«Entrei e mandei logo duas ou três sarrafadas»
Antigo capitão recorda primeira vez que jogou pelo FC Porto
3 - FC Porto em risco de falhar reembolso de empréstimo obrigacionista de 35 milhões
4 - Dragões associam ascensão ao 25 de abril (dragões diário)
"Não há, por isso, como mascará-lo. A revolução de há 46 anos esteve na génese de uma transformação profunda no país, que ao nível do futebol teve como principal consequência a ascensão do FC Porto ao estatuto de campeão dos campeões em democracia".
VAMOS RECORDAR O PASSADO em relação a estes quatro pontos:
1 - Ainda sou do tempo do Baía defender com as mãos, fora da área dois metros
21/09/1994 - Vitor Baía defende com as mãos fora da área e no seguimento da jogada, o auto golo de José Carlos é anulado por fora de jogo. O maior roubo da história do futebol.
03 abril 2004 - GIL VICENTE-FC PORTO16 m - Vítor Baía joga a bola com as mãos fora da área impedindo que a bola rematada por Yuri se dirigisse para a baliza mas o árbitro manda seguir o jogo, nada assinalando.
2 - "Na porrada não perdi" - Bruno Alves e um célebre jogo contra o Benfica
2020-04-06 09:40:00 Ex-central portista lembra cabeçada a Nuno Gomes num clássico.
João Pinto (FCPorto) lembra estreia contra o Benfica:. «Entrei e mandei logo duas ou três sarrafadas»
Num FC Porto-Benfica em agosto de 1994, a contar para a primeira mão da Supertaça – um jogo louco que teve cinco expulsões. Paulinho Santos partiu o nariz a João Pinto e este retribuiu-lhe o carinho, mas o árbitro só viu a agressão do benfiquista.
Em janeiro de 1998 novo episódio que foi trágico para João Pinto, que acabou o jogo com o maxilar partido, por Paulinho Santos.
3 – “FC Porto à frente do Benfica entre os 100 clubes com maior poderio financeiro do mundo. PSG lidera” (13 fev 2020 19:42). publicado por (SoccerEx Football Finance)
O FC Porto está à frente do Benfica entre os clubes com maior poderio económico no mundo, de acordo com a edição de 2020 da 'SoccerEx Football Finance'.
4a - A GRANDE HOMENAGEM DO FCP AO 25 de Abril de 1974
Aberdeen FC-FC Porto (0-1) - A UEFA e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) virão (em 1996) a investigar um hipotético favorecimento do FCPorto nestas meias-finais da Taça UEFA. A denúncia da alegada corrupção parte de Fernando Barata – Presidente do Farense, que admitirá ter facilitado o suborno ao árbitro Ion Igna. Em questão estão viagens de férias ao Brasil e ao Algarve oferecidas pelo FCPorto a Ion Igna.
E ainda por cima o jogo a que o burro joao pinto se refere perderam por 2/1, com o Amora, nenhum golo foi de penalti sendo um deles inclusive um grande chapéu ao gr na altura o Fonseca. Os penaltis fora da área continuam a existir a favor dos porkos, vide Paços de Ferreira por exemplo. Quanto ao 25 de Abril sabemos como é, foi a partir daqui que aumentaram os casos de corrupção, deixou de haver o controle que havia, está explicado.
EliminarPara esse cromo do joão finto "prognósticos, nem no fim do jogo"...
Eliminar4b - HISTÓRIAS DO TEMPO DO ANTIGO REGIME
ResponderEliminar1928
Urgel Horta é o presidente do Futebol Clube do Porto em 1928/1929, algo que viria a repetir em 1951/1954.
Março, 13
Urgel Horta faz uso da sua autoridade e eleva o FC Porto a Instituição de Utilidade Pública, passando a usufruir de todos os benefícios daí inerentes.
1938
Ângelo César Machado, um dos «braços intelectuais» que puxa Salazar para a Presidência do Conselho, sobretudo através de seus artigos no Diário da Manhã, sobe a Presidente do FC Porto, acumulando assim o cargo de Presidente de FC Porto e Deputado, deputado que continuará a ser até 1945.
1939
Abril, 23
Em jogo da última jornada da época 38/39 o Benfica visita o FC Porto e a vitória de um ou de outro decide o título de campeão. A polémica começa logo com o FC Porto, habituado a jogar no Estádio do Lima, a transferir o jogo para o Campo da Constituição para maior conforto do público, o que desagradou ao Benfica. E no jogo, com o resultado empatado a três golos, o Benfica fez o 3-4 no último minuto, que valeria o título, mas o árbitro invalidou. As crónicas da época falam da razão do Benfica e naquilo a que chamam "o excesso de zelo" do árbitro setubalense Henrique Rosa, ao invalidar aquele que seria um "hat-trick" de Brito. Teria o árbitro entendido que o jogador agarrara um adversário, mas, conta a imprensa da época, Brito estava suficientemente longe de todos eles para o poder ter feito. O Benfica descreveu a situação como a "maldade" do árbitro e chegou a fazer uma festa de homenagem à equipa, como se esta se tivesse sagrado campeã, mas a história dá, naturalmente, o título ao FC Porto.
Junho, 18
Ao minuto 75 da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal de 1938/39, a primeira da história, no Campo das Amoreiras, em Lisboa, os dirigentes do FC Porto mandavam a equipa abandonar o campo, protestando contra o que consideravam favorecimento do árbitro setubalense António Palhinhas ao Benfica. O resultado estava em 6-0 para os encarnados. Era a explosão da rivalidade.
1940
Em 1939/40, o Campeonato Nacional passa de oito para dez clubes, a título excepcional, pois o FC Porto fora apenas terceiro no Campeonato Regional e só os dois primeiros tinham acesso à competição, valendo então a votação das restantes associações regionais (nomeadamente a de Lisboa), que viabilizaram o alargamento, de forma a permitir a participação da equipa do FC Porto.
1941
Na época de 1940/41 para ganhar no campo tudo o que havia para ganhar - o Sporting gastou com o futebol 317.397$00, mais de 160 contos foram para... "assistência aos futebolistas" que era como eufemisticamente se chamava aos ordenados, mas contas dos clubes. A Szabo, o treinador, pagou 28.850$00. Só não foi mais - porque em "acto de amor leonino" aceitou que lhe cortassem três contos ao quinhão, por os tempos serem de crise e guerra à vista. As receitas ficaram pelos 238 contos, o défice foi de 79.372$25. Pelos jornais havia publicidade aos "receptores Phillips 141" - com imagem de Fernando Peça, "o locutor português da BBC" - custavam 750$00. Raro era o jogador que recebesse isso num mês só...
A par do que se sucedera em 1939/40, o FC Porto voltou a ser terceiro e novamente foi alargada a competição, de forma a permitir a participação da equipa do FC Porto.
1956
ResponderEliminarNovembro, 11
No intervalo de um jogo disputado no Campo da Tapadinha que opõe Atlético ao Sporting e que se cifra num empate ao fim dos primeiros 45 minutos (1-1), o presidente do Sporting, Carlos Góis Mota invade o balneário do árbitro da partida, Braga Barros de Leiria, e ameaça-o verbalmente e alegadamente com uma arma que por norma o acompanhava. O presidente do Sporting, que tomara posse como presidente leonino em 28 de Janeiro de 1953, viria a exercer o cargo até 31 de Janeiro 1957, participando por mais nove vezes na Direcção do Clube, duas como vogal e sete consecutivas como vice-presidente, desde 19 de Janeiro de 1946 a 30 de Janeiro de 1952. Cumulativamente era presidente da Legião Portuguesa, uma milícia criada em 1936, que estava sob a alçada dos Ministérios do Interior e da Guerra, e que nas décadas de 50 e 60 se caracterizou pela perseguição e repressão às forças oposicionistas ao regime, para a qual contribuiu o seu Serviço de Informações e a sua vasta rede de informadores. Certo é que depois da insatisfação do presidente sportinguista que entre outras coisas disse ao árbitro da partida «aconselhou-o a tomar mais atenção na 2ª parte pois poderia prejudicar-se», o Sporting viria a vencer por 3-1.
1973
Abril, 1
Com 23 vitórias em 23 jornadas e o Campeonato Nacional já conquistado uma jornada antes, o Benfica desloca-se ao Estádio das Antas na 24.ª jornada, onde acaba por empatar a 2. A vencer por 2-1 a poucos minutos do fim, o árbitro António Garrido sanciona uma grande penalidade inexistente após encenação do portista Flávio na grande-área de José Henrique. O empate impediu assim o Benfica de somar a 24.ª vitória em outras tantas jornadas
FC Porto o verdadeiro clube fascista
ResponderEliminar- Agosto 22, 2014
Continuo a desmistificar o “mito Salazar”, que serve de desculpa para justificar o sucesso ilegítimo do FC Porto, através de um sistema corrupto entranhado no seio do futebol Português. As vitórias são conquistadas desonestamente de forma vil e corrupta, mas para as hostes portistas: “os meios justificam os fins”.
Na fotografia, temos os jogadores do FC Porto a mostrarem o seu tributo a Salazar e à sua ideologia fascista num desfile, Não há conhecimento de desfiles dos jogadores do Benfica a fazerem a dita saudação, sim porque esta foto não me parece ter sido tirada num campo de futebol. E as fotografias de saudações a Salazar com jogadores do Benfica, além de não serem muitas, são tiradas em campos de futebol. Esta aqui parece ter sido tirada num desfile, tributo, homenagem.
Estou farto da imbecilidade mental que tenho ouvido por aí nos últimos tempos. É uma coisa que nasce das tentativas persistentes de tentar destruir o maior clube de Portugal: O Benfica.
E qual é a mentira desbocada? O dizer que o Benfica só conseguiu o que conseguiu por ser um clube conotado com o antigo regime ou protegido pelo mesmo.
FC Porto, Salazar e o antigo regime:
ResponderEliminar• O Estádio das Antas, construído com fortíssima ajuda do regime, e financiado por gente a ele ligada, foi inaugurado num dia 28 de Maio (de 1952 pelo General Craveiro Lopes,) data em que Gomes da Costa (Décimo presidente da República Portuguesa e o segundo da Ditadura Nacional) havia partido do norte em direcção a Lisboa para instalar a ditadura em Portugal, isto 26 anos antes. Curiosamente, o Benfica estragou a festa e venceu por…2-8 !! E já agora, o antigo Estádio da Luz foi inaugurado no dia 1 de Dezembro (data da Restauração da Independência) e a 5 de Outubro (Implantação da República) foi inaugurado o 3º anel.
• No início dos anos quarenta, a tão apelidada época dourada de Salazar, o FCP beneficia da ajuda dos seus influentes homens do poder para, através de dois cirúrgicos alargamentos, evitar cair para a segunda divisão, pois tinham ficado classificados em terceiro lugar no seu campeonato regional, o que naquela altura significava não ter acesso à fase final do campeonato nacional, pois só lá iam... os dois primeiros. Bestial.
• 13 de Março de 1928, é uma data que assinala a estreia do aproveitamento institucional de um clube desportivo e consequentemente da cobertura e protecção que lhe foram dadas pelo aparelho político que iria desembocar no estado novo. Urgel Horta - 31 anos de idade (conhecido PIDE, responsável por muita tortura e por muita gente desaparecida; Urgel Horta foi do piores personagens que este país já conheceu. Foi o que se denomina por um Facho reaccionário), sendo presidente do FCP e tendo feito amizades, com alguns dos militares que implantaram em Portugal, a Ditadura Nacional que estaria na origem, em 1933, do Estado Novo, consegue com uma “cunha de tamanho fascista” que o Presidente da República Óscar Carmona, Manuel Rodrigues Júnior (Ministro das Finanças) e José Alfredo Mendes de Magalhães (Ministro da Instrução Pública) assinem o Decreto-Lei que fez do FC Porto o pioneiro (e único clube durante 32 anos e seis meses) detentor do estatuto de Utilidade Pública passando a usufruir de todos os benefícios daí inerentes:
O Benfica, apenas atingiu tal distinção e proveitos a 6 de Setembro de 1960, passados... 32 anos e seis meses após a estreia portista como “Clube do Fascismo”! E não foi sozinho...
Benfica, Salazar e o antigo regime:
• Teve que deixar o campo em Benfica em 1923 para a construção de uma rua de acesso à antiga Escola do Magistério Primário que só viria a ser uma realidade em… 1992!
• Foi expropriado do seu campo das Amoreiras para construção do viaduto de acesso à auto-estrada para o Estádio Nacional, tendo então que arrendar o antigo campo do Sporting, no Campo Grande.
• Somente 50 anos depois da sua fundação conseguiu (e mesmo assim durante muitos anos a título precário) os terrenos na Luz, onde finalmente pode implantar o seu Estádio.
ResponderEliminar• O Estádio da Luz (Estádio do Sport Lisboa e Benfica apenas foi utilizado pela selecção nacional 17 anos depois da sua inauguração, em 1971, ao invés dos estádios do Sporting, FC Porto e Belenenses, que várias vezes viram neles jogar a selecção nacional. Realmente fomos um clube do regime... realmente fomos.
O antigo campo do Sporting que o Benfica viria a ocupar em 1941 (ficava no topo do Campo Grande), era então conhecido como Campo 28 de Maio, dia comemorativo da revolução que deu origem ao Estado Novo. Mas o Benfica ciente dos significados dessa data e consciente da sua história nunca assim o designou (era, simplesmente, o campo do Campo Grande) como o veio a inaugurar a… 5 de Outubro, data comemorativa da implantação da República e bem pouco do agrado do regime que então dirigia o País!
Mas há mais indícios de como o Benfica não era o clube do Salazar, e até penso que o falecido nem se importava muito com este fenómeno e até era de Belenenses.
Então aqui vai:
Em 1954/55 O Benfica, apesar de se ter sagrado campeão não foi indicado para a Taça Latina porque naquela altura os clubes eram sugeridos pelas entidades nacionais responsáveis e o Benfica, mesmo sendo campeão, foi preterido em favor do Belenenses (2º classificado) "más-línguas" garantem que houve uma "mãozinha" de Salazar neste processo, pois as excelentes relações existentes entre ele próprio e alguns dos dirigentes do belenenses, não deixavam antever outro cenário, visto que é do conhecimento geral que nas décadas de 40 e 50, e no início de 60, as direcções sportinguistas eram constituídas por gente da Legião Nacional e da UN - Góis Mota, Maia Loureiro entre outros.
EUSEBIUS
Bastava ser filha de quem é para me merecer a mais elevada consideração. Acompanho os seus escritos e comentários e, próprio da personalidade e da visão de cada um, concordo e discordo sem contudo deixar de lhe reconhecer o mérito e a acutilância.
ResponderEliminarO comentário transcrito é de uma enorme elevação e deveria merecer o maior aplauso numa sociedade que defendesse e cultivasse os seus valores fundamentais. Infelizmente vivemos em rota de colisão com os valores éticos e morais pelo que, face à conjuntura, não poderemos enveredar por essa via sob pena de hipotecarmos ainda mais os valores que nos restam.
O que estamos a assistir é que fruto da pressão dos fruteiros e cartilheiros apoiados pela falida MDCSQT, neste momento parece ser um crime lesa-pátria que qualquer pessoa em lugar de destaque seja benfiquista, pelo que as demissões e escusas dos mais variados órgãos embora revelando uma enorme grandeza ética e moral, só contribuem para que os nossos INIMIGOS movidos pela inveja e incapacidade, cantem vitória que estou convencido será de Pirro, mas ainda assim reveladora de alguma ascendência perante os acéfalos.
Aquilo que se tem de discutir é se as pessoas são ou não competentes e isentas porque, por este andar, qualquer dia qualquer nomeação passa a obedecer a um critério exclusivo: não ser benfiquista. Isso nunca o poderemos permitir!
Uma última nota; Proença nunca foi benfiquista. Ser sócio do Benfica por inerência e manter-se por conveniência própria apenas significa isso mesmo.
Vejam o fcp pós 25 de abril no blog OTEMPLOSAGRADO.blogspot.com
ResponderEliminarja fui ver e merece ser visto. quem escreve é um grande benfiquista como todos nós quee aqui andamos neste blog sensacional do guachos
EliminarSe parece ser aceite universalmente que os juízes quando julgam, não conseguem despir a camisola (especialmente se forem do Benfica), então, parece lícito aceitar que os juízes (árbitros) do Porto não deveriam apitar os jogos do Benfica.
ResponderEliminarOu seja, se não existirem outros árbitros que não do Porto para apitarem o Benfica, será aceitável que o Benfica solicite árbitros estrangeiros...
Poiares Maduro hoje na RTP1. Falando na necessidade de uma Justiça independente que resolva os problemas do futebol em Portugal e da necessidade de os adeptos despirem a camisola em relação a estes assuntos. E deu um exemplo. Acham que o exemplo foi algum processo relacionado com o seu clube? Nada disso, o exemplo for o artigo que saiu no NYT e que ele sabe perfeitamente que foi uma "encomenda". Que hipócrita. Até o João Soares (que penso não ser do Benfica) fez aquele sorriso satisfeito de quem estava a pensar "olha este a espalhar-se". Este Poiares Maduro não perde uma oportunidade para apelar à justiça no futebol contra os fanatismos, mas nunca com exemplos do seu clube; é um lagarto do mais rasteiro que existe.
ResponderEliminarSérgio.
Ele próprio é rasteirinho. Fruto duma troica que por aqui andou e que ajudou a afundar aonda mais a justiça que temos, ou melhor, que não temos.
EliminarSe continua assim vai cair de maduro.
Eliminar