segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Valeu a pena!

Embora perceba que num lado e no outro não falta quem adore chafurdar na mesma gamela eu confesso que não gosto nada de misturar politica e futebol. Farei esta excepção que o momento (me) justifica. Não satisfeitos com a minoria parlamentar do governo, os partidos à esquerda do PSP, que durante anos o sustentaram, decidiram que a hora era de mudança e não aprovaram o orçamento. O tio Marcelo, embalado pela sabujice da imprensa e cada vez mais empenhado nos beijinhos das velhinhas, não hesitou em satisfazer-lhes a vaidade. Fez cair o governo e marcou eleições antecipadas. Eu, que de politica ainda percebo menos que de futebol, estupefacto, repeti vezes sem conta que a possibilidade de Costa ganhar as eleições com maioria absoluta acabara de triplicar! Desgastado e com boas possibilidades de levar um amasso no final do mandato, a extrema-esquerda tinha-lhe oferecido um presente que nem nos seus melhores sonhos previra. Três meses passados, o PSP passou a ter maioria absoluta no parlamento e o Chega, que a extrema-esquerda ferozmente combateu, passou de 1 para 12 deputados! O Bloco de Esquerda, principal orquestrador da queda do governo, perdeu 14 com a gracinha.

Durante este tempo, a imprensa generalista, como a MDCSDQT no futebol, tomou partido por uns, deu importância a quem não valia um caracol, tentou destruir outros sem perceber a força extra que lhes dava e escondeu imagens, manipulou outras a favor dos compadres do costume! À boa maneira pidesca cortou a palavra a uns para dar carta branca a outros, fez perguntas fofinhas aos amigos atacando sem escrúpulos os oponentes directos, e os comentadores especialistas da especialidade optaram por bater sempre no (mesmo) ceguinho - houve um candidato que ''perdeu'' todos os debates eleitorais - num retrato perfeito do que todos os dias constatamos no conspurcado mundo da bola. Nas previsões e nas sondagens, os especialistas da especialidade, tal como no futebol, também não falharam uma. O Chega é agora a sexta força politica nacional e o Rui Rio ficou a um pintelho do empate técnico com António Costa! 

Tudo isto para dizer o quê? Que estavam cobertos razão os franco-atiradores que lutaram tenazmente - aliando-se ao esgoto da manhã e ao grupo Cofina - para derrubar Luis Filipe Vieira e escorraçar Jorge Jesus do Benfica. Como podemos constatar, desde que ambos foram saneados do Clube, os bons resultados e as exibições de encantar não param de nos deslumbrar. Vale sempre a pena escutar, e seguir, apoiando sem reservas, os bons conselhos emanados da MDCSDQT, sobretudo os do esgoto da manhã e da Cofina em particular. Tudo o que eu percebo de bola aprendo com os seus especialistas da especialidade, que se esmifram para ajudar o Benfica, pondo os seus dirigentes e os seus profissionais a carburar. Só falta provocar, à maneira da Catarina Martins, uma assembleia destitutiva para derrubar esta (ou outra, pouco importa) direcção do Benfica, despedir os malandros dos jogadores (estes ou outros, pouco importa), de preferencia oferecendo-os aos sapos e ao clube da fruta (são tão maus que iam minar aquela merda toda), erguer um altar ao Luisão no balneareo, recuperar o Mantorras (novo ídolo da MDCSDQT e das redes sociais) para tomar conta do futebol do Benfica e mandar para Inglaterra outro treinador comentador de arbitragens. Sobe pena de passarmos de terceira (como agora) a sexta potencia da bola, num instante.

11 comentários:

  1. Eu não gosto de falar sobre política neste fórum particular, mas acho que o povo português é soberano e o parlamento espelha o país real, até o Ventura, que acho que é um aldrabão populista, cavalo de Tróia do sistema que diz combater e não um fascista, representa uma franja de população que já cá estava, uma rápida vista de olhos nas redes e o Chega até é meiginho comparando com o sentimento que andava reprimido quando não tinham na política alguém que lhes espelhava as diatribes.

    A esquerda percebeu que dar a mão ao governo era perder eleitorado e que o local deles era na oposição, então preferiram esta derrota para voltar a crescer do que definhar até ao infinito como o CDS. E de política chega, vamos à bola.

    Sou suspeito, visto que sempre me bati aqui contra JJ, o que ele representava e contra o modelo de jogo baseado exclusivamente nas transições ofensivas que acho demasiado curto para uma equipa que 90% dos jogos tem que jogar em ataque posicional. A minha análise do Veríssimo é positiva, gosto infinitamente mais deste modelo, há ali erros de casting tremendos, mesmo assim noto grande evolução. Continuo a achar que deverias gastar uma cronica com o Coluna que me anda a meter mais nojo que os talibans sombreados.

    Perdemos com o Porto num jogo que o treinador teve 2 dias para preparar, depois um empate com o Moreirense que teve zero oportunidades e um autogolo validado como sabemos, nesta final four 3 golos com 3 erros do Morato (Ferro), que esteve fraco nas bolas paradas defensivas e lhe falta velocidade para controlar a profundidade (mesmo assim acho que tem enorme potencial) num jogo onde o SCP entrou com pressão alta e sempre que o glorioso ultrapassava a pressão era travado em falta com o árbitro a dar imensa manobra ao setor médio do SCP, especialmente o Palhinha. Mesmo assim achei que tivemos na primeira parte o jogo sempre controlado, depois do segundo golo do SCP aquilo tornou-se numa batalha campal, com muito pouco jogo jogado.

    Para finalizar, o SCP em futebol jogado leva quase dois anos de avanço para o Benfica, e está a jogar mais, mesmo assim tenho confiança que os vamos ultrapassar até ao fim do campeonato. Em relação ao FCP, acho mais difícil, com todas as variáveis extra relvado

    ResponderEliminar
  2. O Vieira é que é bom. Volta vieira. A equipa não ganha pq sente mt falta do vieira... Haja paciência

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O LVF como presidente do glorioso foi dos melhores da nossa história, agora ligações com o poder e o capital em Portugal, epá, cry me a river. De repente vivemos num país de lagos e nenúfares onde é tudo impoluto, e o país deixou de pertencer a 9 famílias. Era a práxis em toda a sociedade, temos quase o equivalente ao PIB em mercado paralelo, mas defenestramos o Salgado e o Rendeiro e de repente é tudo puro, desde o Pintinho à casa do outro lado da segunda circular que lavava o dinheiro da Angola, que agora já é non grato.

      Na minha opinião LFV na tentativa de aplacar a oposição com os holofotes do ataque do Altis em cima cometeu erros terríveis, como a não defesa dos nossos treinadores e ir buscar JJ. Mas não se enganem, a tentativa era a de tirar o "Lula" para meter um "Bolsonaro"

      Eliminar
    2. Ele foi um dos melhores talvez, mas apenas até 2015. A partir do ano do penta o vieira só pensou nele. Se vieira roubou o Benfica e se aproveitou do Benfica em seu benefício pessoal, então foi o pior da história. O vieira enganou-nos a todos, sabotou o clube, sabotou a equipa e o próprio treinador. Eu também estou fod*** com isso, mas mais vale abrir os olhos. O Benfica tornou-se um negócio. E o negócio é maisimportante do que a equipa de futebol. É o que se tem visto, está aí à vista.
      Abraço

      Eliminar
  3. Boa analogia.... só que na política não Soares a dias,Hugo Migueis,etc para lhes dar o que pedem....

    ResponderEliminar
  4. Gostei da crónica, é pertinente.
    Desinformação e manipulação de massas... É o que faz a mdcsqt.
    Por vezes penso que em Portugal se vive numa alucinação colectiva, sair dela é cada vez mais difícil e não é para todos.
    Obrigada Sr. Guachos pela sua irónica lucidez.
    AMO O BENFICA!

    ResponderEliminar
  5. Os tempos que correm são de facto confusos. No Benfica a sua família está desavinda, é uma mina para os chafurdeiros do costume e no mundo político do pedaço é o que se vê, há no entanto neste imbróglio algo em comum, refiro-me à mdcsqt no geral e em particular à do grupo merdafina. Com o Benfica é o estraçalhar diário, no mundo da política podem limpar as mãos à parede por terem usado um cumentadeiro que com o nome da maior instituição deste país, que tem no seu estádio a estátua de um enorme e idolatrado futebolista africano, se impôs na política espalhando discursos de ódio e sectarismo. Estranhos tempos estes, mas a mdcsqt tem memória curta e de desrespeito pela liberdade que usufrui entretém-se a destruir instituições e pessoas com uma impunidade absolutamente fascista, uma tristeza em democracia mas que a mina e apodrece, estranhos tempos em que a cs deveria ser farol de justiça e liberdade trabalha para os seus inimigos. Recheada de jornaleiros imberbes ufanos da sua importância como se fossem o melhor da cagalhoada espalham verdades verdadeiras de quem nunca passou por dificuldades e vê e entende tanto o mundo como o olho do cú. Esperemos que os ídolos que agora acarinham e amparam não tomem nunca o poder, porque espera-os umas bordoadas bem assentes na lombeira, dadas por aqueles que agora adoram, e cá por mim só lhes faria bem e abria-lhes a pestana.

    ResponderEliminar
  6. A alusão à política para fazer a comparação com o futebol, no que à MDCSQT diz respeito, está bem conseguida. Na minha ideia, até às 19H59 de ontem, o conluio entre comunicação social e oposição ao anterior governo estava perfeitamente bem engendrado. Esqueceram-se que nem sempre as pessoas se deixam levar em conversas, pelo menos os portugueses. A frustação deles foi tão evidente como quando o Benfica se apurou para os oitavos da CL. Mas é só uma opinião, independentemente das minhas preferências políticas.

    Quanto ao último parágrafo, talvez o que mais interessa neste blog, não estou de acordo. Os bons resultados não aparecem porque o mal que foi feito ao Benfica continua presente. Recordo-me do último jogo na catedral e da tremenda assobiadela dos adeptos que ainda se mantiveram por mais uns minutos após o final da partida. Essas gaitadas não foram para os jogadores. Foram para o apitador e para a estrutura do SLB. Nada mudou na postura dos nossos dirigentes face às roubalheiras constantes a que estamos a ser sujeitos de há uns anos a esta parte. Até os jogadores sentem isso, ninguém da direção os defende. Por muito que lutem dentro de campo, joguem a 100, 110 ou 120%, são sempre roubados, pisados, empurrados, gozados e a direção impávida e serena. O ex presidente, as vezes que estava, estava mas não estava (era o que me parecia nestes últimos tempos). O novo presidente, está presente, mas com ar de ausente (nem comento o abraço ao maior corrupto do futebol português de todos os tempos). Newsleters? Só servem para limpar o cu virtualmente, porque continuamos todos borrados.

    Ou esta direção está caladinha na esperança de os apanhar na curva, aos sapos e andrades, aos vares e pasteleiros, aos gomes proençados, ou estamos entregues aos bichos. Não vejo qual o motivo para este completo silêncio. O Guachos tem toda a razão, estamos todos os jogos a ser comidos de cebolada e isso revolta. Mas não revolta só os adeptos, o plantel também sente essa injustiça dentro de campo e sente que ninguém, nesta direção e na anterior, os defende.

    Só mais esta: deixar que os jogadores fiquem com as culpas do que se passou com a saída do anterior treinador (que pedia o carinho dos adeptos e depois os tratava abaixo de cão, como nunca eu fui tratado nem nas praxes do serviço militar) é queimar o plantel em lume brando e sacudir a água do capote, depois de já vir bem chamuscado após a demissão da equipa técnica. Nenhum plantel resiste a isto.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia texto na loógica do Guachos, muito fixe, concordo com o mesmo, mas a politica o que é da politica, o que me importa é o BENFICA, o que me dana é ter uma direção de mansos gamados todos os fins de semana e não se passa nada, agora o que dis a descomunicação social a mim pouco ou nada me importa deixem de comprar jornais de trampa do tal grupo e eles acabam por morrer na tranpa que dizem, fico é lixado nada se faz em termos de clube para acabar com esta pouca vergonha, por isso e a bem da minha saude mental enqto lá estiver esta gente para mim o Benfica parou com muita pena minha, não vou ver jogos vou desistir da btv e se naada for feito segue o cartão de sócio para lá, no meio disto tudo, salvasse o Guachos o qual eu sigo religiosamnente, obrigado Guachos por existir

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.