quarta-feira, 1 de junho de 2022

O "verdadeiro" verdadeiro e o especialista da especialidade!

Porque o "verdadeiro" verdadeiro benfiquista tem como certo que o Benfica só deixa de ganhar por causa dos meus posts no GV, ao longo de todos destes anos como que fui forçado a desenvolver um apurado faro para detectar "verdadeiros" verdadeiros e especialistas da especialidade. A minha caixa de spam está repleta de insultos, desde o clássico "Vieirista" para cima, Pedro Guerra para baixo, e de filho da puta até ao teto ninguém me livra em caso de uma derrota ou empate. Ameaças à minha integridade física e desafios para um encontro a sós encaro-os como bichanices de gente para quem bater pívias para cima do teclado há muito substituiu a vontade de foder.

Ao sabor da pena e sem qualquer pretensão cronológica, deixo-vos com alguns conceitos e definições do "verdadeiro" verdadeiro benfiquista, que na esmagadora maioria também possui currículo afamado na especialidade de especialista da especialidade! Os não "verdadeiros" e os verdadeiros que não se reveem nestes pressupostos escusam ficar melindrados. Este post não é (mesmo) nada para eles.

Primeira obrigação do "verdadeiro". Pedir a cabeça do treinador aos dez minutos de jogo, despedir metade do plantel por volta da meia hora e exigir eleições antecipadas no intervalo sempre que o empate persistir. Se o Benfica acabar por ganhar, enviar rapidamente dezenas de mensagens a gozar os lagartos e ir a correr para as redes sociais fazer chacota com os amigos da fruta, são conceitos básicos que concedem ao "verdadeiro" forte possibilidade de chegar um dia ao difícil patamar do taliban da internet...

O "verdadeiro" tem a certeza absoluta que o presidente Vieira (para ajudar os seus amigos da fruta) fez de propósito para não ganhar o tão almejado Penta e nunca teve qualquer tipo duvida que o inédito Tetra só aconteceu por causa das publicações a malhar todos os dias na equipa e que as vitórias nas Taças só foram possíveis pelo acerto dos insultos e do aprumo da talocha quando a produtividade do "verdadeiro" se resumiu a pinchar as paredes do estádio! 

A segunda premissa para quem almejar fazer parte do restrito lote de "verdadeiros" benfiquistas é ter sempre exigência máxima e tolerância zero em qualquer assunto do Benfica. O ''verdadeiro'' tem sempre na algibeira máximas que não abdica: o árbitro até pode ser um filho da fruta mas apenas se o Benfica ganhar. Porque, mesmo que deixe de assinalar três penaltis descarados e quatro foras-de-jogo que até um cego vê, ''se fizermos o nosso trabalho ganhamos a qualquer equipa". "Nós não somos (não éramos) o sporting" é a sua bíblia sagrada e ai de quem se atrever a aceitar publicamente que no futebol ainda existem três possíveis resultados. E porque o "verdadeiro" só aceita ganhar por goleadas de arrasar...

O plantel parece-lhe sempre uma merda no início da época. A meio do campeonato já pode vir a ser um dos melhores de sempre e se ganhar apenas o campeonato, foi porque o treinador - terceira ou quarta escolha do "verdadeiro" - nunca teve unhas para aquilo. Aquele plantel nas mãos do treinador do Guimarães, do Braga ou do Rio Ave, chegava e sobrava para, pelo menos, chegar a uma final europeia. O ''verdadeiro'' adora os jovens formados no Seixal (vomita-se todo por cada um que sai para o estrangeiro) mas resfolega de raiva se o Benfica não comprar três ou quatro craques de craveira mundial no inicio de cada época. Porque os putos ainda não estão preparados e porque não é com "Taliscas" que vamos lá, há algo que o "verdadeiro" nunca abdica; mesmo que o treinador (seja lá ele quem for) venha ganhar a Champions nunca será treinador para o Benfica". Trapattoni, campeão no Benfica após 11 anos de seca, foi forçado a ir embora, Mourinho saiu como um pixote e Jupp Heynckes acabou escorraçado!

Trapattoni - 12º Maior treinador de todos os tempos da France Football. Taça intercontinental, Taça das taças, Liga dos Campeões, Supertaça europeia, Europe League (3), Nations Cup, Liga Austriaca, Supertaça Itália, Bundesliga Alemã, Taça da Liga Alemã, Liga Italiana (7) Copa de Itália (2), Copa da Alemanha, Liga Portuguesa. José Mourinho - melhor do mundo em 2010. Liga dos Campeões (2) Europe League (2), Europe Conference League, Liga Itália (2) Supertaça de Itália, The FA Cup (2), League Cup, Liga Inglesa (3) FA Community Shield (2), Liga Espanhola, Copa del Rey, Supercopa de Espanha, Liga Portuguesa (2) Supertaça Candido Oliveira. Jupp Heynckes - melhor do Mundo em 2013. Liga dos Campões (2), Bundesliga Alemã (4), DFL-SuperCup (3) UEFA Intertoto Cup (2), DFB Pokal. Todos foram achincalhados no Benfica porque os "verdadeiros" e os especialistas da especialidade não gostavam do futebol praticado! 

O "verdadeiro" verdadeiro começa a mostrar a sua raça logo no primeiro treino da época. É ali, na primeira peladinha em directo, na BTV, que o "verdadeiro" detecta dois ou três alvos para massacrar no que resta da época. Espumava-se com os imaculados calções do Nené, já marrou muito com Luisão, Jonas e Júlio César, roeu as canelas a Saviola, odiou a 'ginga' de Di Maria e Gaitan, detestou o caruncho do Aimar, bateu todos os dias da sua vida no Pizzi, achincalhou com valentia Jardel e Cardozo, arrasou a pouca altura de Grimaldo e do Cervi (um gigante após sair do Benfica para Espanha) e mesmo Sálvio (grande jogador que Vieira deixou sair ao desbarato) era impopular às segundas, quartas e sextas, por ter demasiadas lesões, e nas terças e quintas o "verdadeiro" verdadeiro sofria a valer por o argentino não passar a bola ninguém. 

Indignado por perder a Taça de Portugal para o Vitória de Guimarães de Rui Vitória, o ''verdadeiro" verdadeiro que foi ao Jamor insultar e cuspir o treinador (Jorge Jesus) do Benfica entrou imediatamente de luto assim que o batráquio saiu para ser apresentado nos sapos. O "verdadeiro", que olhava para o Rafa do Braga como a ultima coca-cola do deserto, é o primeiro a oferecer-se, desde que o  comendador chegou ao Benfica, para ir ao aeroporto despachá-lo para longe!

O "verdadeiro" benfiquista gosta por demais do estudioso Vítor Pereira (o Vitó da Mosca que nem os fruteiros conseguiu conquistar), já teve orgasmos múltiplos com João Pedro Sousa, dá o cuzinho para escutar a bazófia de Carlos Carvalhal e já achou Pedro Martins um treinador à maneira. Quem o conhece de ginjeira lembra-se bem que, por vontade do "verdadeiro", a careca do Miguel Cardoso já tinha aportado na Luz como uma espécie de remédio milagroso. E que até o ex-forcado Paulo Sérgio foi, no seu período supra-sumo, o Messias desejado que calaria bem fundo no seu coração sofredor. O "verdadeiro", como o especialista da especialidade, pela-se pelo futebol bonito do aristocrata Luís Castro, morre de amores pelos sucessivos treinadores do Guimarães e os do Braga provocam-lhe orgasmos múltiplos e emoções às toneladas. A Nuno Espírito Santo bastou-lhe chegar ao Wolverhampton para começar a fazer-lhe cocegas nas virilhas e o Marco Silva chegará a velho preenchendo-lhes na totalidade as medidas.

O ''verdadeiro'' ainda tem mais duas certezas na vida. Se o jogador (com currículo) for bom nunca virá para o Benfica. E se por qualquer outra razão vier a ser contratado - sempre contra a sua vontade e dos especialistas da especialidade - é porque vem com espondilose e/ou a feder a caruncho. Os novos craques têm sempre defeito: ou porque já chegam demasiado velhos ou porque ainda não provaram nada para jogar no Benfica. Os Dawins são sempre uns pixotes. Os Jonas uns valentes Lítotes.

Na casa dos 26/7 anos são todos uma bela porcaria, caso contrario há muito que tinham chegado ao estrelato! Negociatas do Vieira, quer num caso quer nos outros, que o "verdadeiro" conhece-os de ginjeira e jamais se deixa enganar!

Por vezes, lá concede que o jogador até pode ser bom, mas só serve para os jogos mais fáceis. Esperar por um teste mais a sério (que nunca mais chega) é finca pé de todo o "verdadeiro" verdadeiro benfiquista que se prese. O jogador do Benfica nunca tem valor de mercado: são coisas dos jornais e do empresário que anda a comer o Benfica e os sócios à custa do Vieira e/ou do Rui Costa. Por norma, o "verdadeiro" verdadeiro está sempre disponível para levar o jogador ao aeroporto e ainda mete algum do seu bolso para se ver livre do flpo. Mas que se livrem de tentarem vendê-lo. Vender um jogador do Benfica é provocar um terramoto de criticas, despoletando de imediato a raiva e o ADN que apenas o ''verdadeiro'' carrega na alma...

O jogador que sai (não importa o nome), certinho e direitinho, é sempre melhor que os ficam. Se for vendido por menos de um camião de euros é sempre um péssimo negócio para o Benfica. O ''verdadeiro'' fica sempre desconfiado com o interesse (jornalístico) do Benfica em novos jogadores. Emérito conhecedor do métier o "verdadeiro" sabe perfeitamente que há muito melhor na equipa b, nos sub 23 nem é bom falar, mas explode de raiva nas redes sociais ao primeiro resultado tangencial se o craque acabar por assinar pelo foculporto! O "verdadeiro" adora todos os novos Garrinchas que regularmente aparecem nos sapos na mesma medida em que abomina as perdas de bola do Darwin, os passes errados do Weigl e o rosto sério de Yaremchuk. O seu grande sonho é meter metade do 11 titular no banco de suplentes mais dois ou três na equipa b para aprender. Inteligente e sagaz como nenhum treinador do Benfica o "verdadeiro" resolveria todos os problemas trocando o plantel a cada resultado menos bom.

O "verdadeiro" verdadeiro sabe tudo da planificação de uma época, domina a fundo a medicina desportiva e o tratamento "lesional", e o corte da relva também não tem segredos para si. Treino sistematizado, sistemas de jogo, tácticas e modelos de jogo, papa-os ao pequeno almoço antes de começar a twittar. Sabe tudo de gestão e finanças, trata por tu os assuntos de natureza económica, discute com gestores e economistas os relatórios & contas, o 4-4-2 não tem segredos para si e dorme todos os dias com o fio-de-jogo enfiado no cu. Nas mãos de um "verdadeiro" comandante a águia vitória voaria mais alto e mais longe que a Fly Emirates...

Quem for ''verdadeiro'' sabe que o Presidente do Benfica fala sempre quando devia estar calado e nunca diz nada de jeito quando o "verdadeiro" entende que ele tem de falar. Qualquer empate a seguir a um discurso do Presidente é sempre por culpa da sua retórica. No caso de uma muito pouco provável vitória o mérito é dos jogadores que já não vão em cantigas! Sistematicamente derrotado nas urnas, o "verdadeiro" verdadeiro não consegue disfarçar o ódio de estimação que professa a qualquer presidente do Benfica mas está sempre na linha da frente para dar os parabéns ao clube da fruta que leva 40 anos a traficar dióspiros.

"Verdadeiro" verdadeiro é o que odeia hoje o que vai amar amanhã, o que destrata todos os que não lhe fazem a vontade, mas também, e muito naturalmente o seu contrário! Na opinião do ''verdadeiro'' se o Benfica marcar ao minuto 90 é porque tem uma sorte do Carrillo. Se sofrer aos 90 minutos é pura incompetência  do treinador, do Presidente, do GuachosVermelhos e do Domingos Soares Oliveira...

E nunca se esqueçam das premissas que fazem escola, cimento dos "verdadeiros" e dos especialistas da especialidade. Nenhum não "verdadeiro" pode ser considerado verdadeiro "verdadeiro" se não se mostrar publicamente indignado com os 10-0 ao Nacional da Madeira nem com a falta de competividade que existia na liga. Figura publica (mais ou menos ressabiada) especialista da especialidade que vá à televisão matraquear o Presidente, provocar o fim do mundo por causa da contratação do terceiro adjunto de Roger Schmidt e arrasar os futuros jogadores na imprensa arruaceira, tem tudo o que é preciso para alcançar o nível de sua santidade padroeira! 

15 comentários:

  1. Amigo Guachos é sempre um prazer ler as tuas maravilhosas prosas. Desta vez nem uma vírgula falta, está certeiro e divinal. Conheço alguns verdadeiros verdadeiros com quem tenho tido discussões e estão fielmente retratados. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Esta conversa dos "verdadeiros" vai ajudar o Benfica em quê? Divisão entre sócios e adeptos já é enorme e claramente o sr. guachos continua a ajudar à festa. Temos é de nos unir, aceitar as ideias diferentes uns dos outros como criticas construtivas. Somos todos benfiquistas, queremos todos o bem do clube, se uns estarão errados, outros estarão certos.....agora essa conversa dos "verdadeiros", "talibans", etc só divide mais.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Críticas construtivas? O que são para si críticas construtivas?!
      O que se tem visto há anos largos é exactamente o que é aqui descrito. Críticas construtivas? Porra, basta perder uns minutos e percorrer, a título de exemplo, alguns blogs ditos de benfiquistas e constata-se a pouca ou nenhuma seriedade crítica. Antes, isso sim, a maledicência, nuns, e insanidade, noutros.
      Em suma, fiel retrato descrito pelo GV.

      Eliminar
    2. O Guachos tem toda a razão.O que não falta,são verdadeiros verdadeiros parvos ! Como podem fazer critica construtiva ?

      Eliminar
  3. * em breve as pessoas serão incapazes de raciocinar por elas próprias ...

    apenas repetirão as informações que receberam nos noticiários da noite anterior *

    * as mensagens podem ser minadas de tal maneira que são realmente capazes de controlar o que as pessoas pensam ...

    é esse o trabalho d'ELES *

    ResponderEliminar
  4. Mais certo que isto é impossível, na muche!

    ResponderEliminar
  5. Mais um enorme aplauso, de pé, para o nosso Companheiro Guachos!

    ResponderEliminar
  6. O típico adepto lisboeta e dos arredores.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez, parabéns pelo belíssimo texto e obrigada por manter essa satírica lucidez neste seu blog, que para mim é o de eleição.
    Os verdadeiros, verdadeiros estão naquela linha ténue que os separa dos anti... E não quero ferir susceptibilidades, apenas gostaria que realmente se expressassem, quando o fazem publicamente, com discursos coerentes e cuidados.
    Glorifique-se o BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  8. DEMOLIDOR!
    Tudo dito! Tenho para comigo que se trata de um dos nossos principais problemas nos dias que correm.
    A nossa massa associativa revela, crescentemente, instintos autofágicos que nos fragilizam. A título de exemplo, partilho convosco experiência vivenciada em Vila do Conde, aquando do nosso último título, em jogo absolutamente decisivo, da penúltima jornada. Partilhando veículo com alguns dos descritos exemplares, e só conhecendo um deles, ainda que superficialmente, esperava exaltação BENFIQUISTA,
    alegria incontrolável... O que encontrei durante e após o jogo, foi crítica acerba à qualidade do nosso jogo e à "sorte" do Lage. Isto em época, como todas, em que enfrentámos toda a sorte de escolhos, em que vi pessoalmente, o GLORIOSO humilhar Pepe e sus muchachos no dragão e em que recuperámos somente 7 pontos de atraso!
    Porém, no final já combinavam detalhes para o Marquês na semana seguinte!
    Escusado será dizer que passei essa digressão em acesa discussão com alguns dos espécimes mencionados.
    Para finalizar, e sendo frequentador assíduo dos nossos pavilhões, confesso nunca ter vislumbrado em tão nobres instalações alguns dos mais destacados representantes dessa"elite". Ao Rui Costa , sim, vejo-o a sofrer tão intensamente como eu, desde há muitos anos, como ainda no passado fim de semana, tivemos o privilégio de vivenciar uma das maiores demonstrações de ALMA BENFIQUISTA de que há memória!
    Viva o BENFICA!
    Fernando Sousa, sócio 7342.

    ResponderEliminar
  9. Como disse o Henrique disse..."(...)nem uma vírgula falta".
    Nunca me canso de te dar os Parabéns, Guachos!👏
    Obrigado

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.