quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Mas caganda jogatana!

Portugal 6-1 Suíça. No melhor jogo do mundial Catar 2022 - o melhor de sempre, até onde me consigo recordar - emerge o forte colectivo dessa exibição memorável. A queda de alguns recordes que perdurarão durante muitas decadas, não podem ser vistas como um fim. Fazem parte da consequência lógica emergente do talento individual ao serviço do colectivo. Esta é a melhor prenda/constatação que os jogadores (um dos melhores lotes de talentos de sempre) guardarão para contar aos seus netos. É possível chegar ao cume? É. Desde que privilegiem o colectivo. Nunca o umbigo. Venha de lá esse (forte fisicamente e, estranhamente, colectivamente poderoso) Marrocos!

Os jogadores portugueses demoraram cerca de 5 minutos a perceberem que tinham entrado em campo com 11 e outros tantos minutos a interiorizarem que não precisavam perder tempo a levantar a cabeça à procura do pinheiro seca tudo. Assim que estabilizaram, já libertos das grilhetas do passado, abriram as portas à criatividade dentro da solidariedade competitiva que lhes deu asas até ao apito final! 

Preparada para lutar contra um grupo de soldados rasos, dependentes do ego de um fedelho parvo mimado, a Suíça foi engolida pela exuberância tácita de 11 generais apostados em demonstrar toda a sua capacidade individual, que é muita, ao serviço do colectivo! Com o génio criativo na batuta de João Félix e com Bruno Fernandes e Bernardo Silva, sem peneiras, disponíveis para agarrarem o bombo pelos cornos, emergiu o violinista Gonçalo Ramos, qual Stradivari, à procura da sua grande obra prima! A ode foi tão bem executada que até o William Carvalho, encarregado da distribuição das pautas, atestou o depósito com gasolina super em vez do gasóleo agrícola! 

Foram cerca 80 minutos de esplendor que o mundo adorou. Por volta dos 60, embalado pelo brilho da selecção, o povo das bancadas começou a gritar por Piers Morgan! Queriam circo. Gonçalo Ramos, em noite de forte embirração, 'castigou-os' com mais um golo. E saiu. O dia, definitivamente, não era para o obsoleto papão. Mesmo com apenas 5 minutos em campo quem fez rir o povo foi um...Leão! 

Foi um crime, durante tantos anos, espartilhar a criatividade de toda esta geração de talentos - dói só de imaginar Rafa lançado em profundidade com todo aquele espaço pela frente! - em nome de uma pouca de jouça! Será ainda mais criminoso não aproveitar este momento, que pode ser histórico, para cortar todo esse mal pela raiz. Já chega dessa longa demência colectiva!

Duas palavras para Fernando Santos. Muito bem. Não crucificou o pinheiro publicamente e deu-lhe minutos mais que suficientes para mostrar ao mundo que o brilho do Linic continua a funcionar perfeitamente. Como paga levou com um frio cumprimento de circunstância e com a fuga, de rabo entre as pernas, para longe quando os heróis da nação vitoriavam o seu povo! O povo que, na sua demência colectiva, indiferente ao desprezo do seu anticaspa mais querido, lá estará de novo, no próximo jogo, disposto a aclamar o seu ídolo! 

Foi preciso Gonçalo Ramos marcar três golos na selecção para se perceber (espantoso contorcionismo o das ronaldetes) que há mais vida numa equipa para além do privilegiado que mete a bola na baliza. Desde o trinco ao defesa direito, do guarda-redes que quase não tocou na bola ao treinador (até Fernando Santos recebeu o seu quinhão vitorioso!) sem esquecer o mais discreto suplente não utilizado, todos foram exuberantemente aclamados pela vitória da selecção! O pasquim da fruta (com hemorroidal dolorosamente inflamado) até conseguiu meter na sua capa uma imagem secundária de Gonçalo Ramos, apanhado nos festejos do golo de Raphaël Guerreiro!

13 comentários:

  1. Não consigo vibrar com a seleção.
    Fiquei muito feliz com os 3 golos do Gonçalo,mas fonix, estão naquela equipa pepes ,o monte de merd@ do Otávio,ainda mais monte de merd@,depois do que disse completamente fora de contexto e do espírito do momento,ao puxar a clubite da fruta sobre o Gonçalo.

    ResponderEliminar
  2. Se há avançados que são pinheiros, CRSeca é um eucalipto.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma bela posta mirandesa, mas permite-me botar foice em seara alheia, caro Guachos.
    Na verdade, não se trata de um pinheiro, mas de um eucalipto. Basta um eucalipto para causar os estragos que 10 pinheiros não fazem num terreno fértil e com água.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mestre Yoda em Star Wars: "always two there are, a master, and an apprentice,"

      Tomara estar enganado mas, já vejo pra lá um a esbracejar demais para o meu gosto, para lhe passarem a bola junto à baliza adversária...

      Eliminar
  4. Primeiro, a única selecção a sério da minha vida é o Glorioso!
    Depois, se existe karma, sei lá, é bem fodido! Então não é que o jogador que joga no lugar do egoísta maniento espeta três batatas. Se fosse gajo para praguejar, diria: cum caralho...ou dois, ou três!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o único jogador do SLB que que calça rebenta com tudo.
      Enzo e Gonçalo Ramos, que dois.

      Caguei para a seleção e para o mundial. O único jogo que vi foi o Alemanha Espanha . De resto nao vi mais que 10 min. Os jogos de Pt ainda pior, olhar para as trombas do pepe,otavio, ronaldo e fsantos... Que ganhem todos os jogos, mas para mim nem aquece nem arrefece.

      Eliminar
  5. O fedelho mimado da madeira nao aceita de forma alguma a idd que esta nao perdoa aceita que doi menos ronalde, o nosso menino a partir de agora tem os endinheirados atraz de si a cnn americana faz uma grande cronica do nosso menino e da academia, Goncalo e Enzo a partir de janeiro vao ser muito cobicados bye bye a ambos mas que o Benfica se aguente quem os quizer levar so mesmo pela clausula.
    Guachos Rafael Leao nao e Leao e benfiquista ainda nao a muito tempo foi fotografado com a sua filhota ao colo equipada a rigor com a camisola do Benfica e a catraia ainda nao tem idade para eleger a simpatia de clube porque ainda e bebe Rafael Leao e benfiquista.
    As manas do ronaldete ja botaram, faladura volta mano vem pra casa ao contrario da Dolores... Ronaldo mama ja vai andam mesmo a deriva desencontrados de opinioes por mim estou do lado das manas volta Ronaldo volta porque a selecao so fica a ganhar.

    ResponderEliminar
  6. Grande joga do nosso miúdo que deixou com azia muita ronaldete, mas também muito anti-benfiquista mais ou menos assimido, e sei bem o que digo. Tenho quase 100% de certeza que ontem muito apoiante da equipa da FPF preferia que a equipa deles tivesse perdido.
    Aceitem que assim dói menos. É lidar.

    ResponderEliminar
  7. Alguém mais viu a tromba que o puto mimado estava aquando do primeiro golo da seleção? Golo marcado pelo mais do que lógico substituto da Ronaldete e aquele perfeito monte de merda em vez de estar feliz porque a equipa, que ele tanto apregoa amar e dar tudo por ela, estava a ganhar e mais perto dos quartos de final, estava com umas trombas que parecia mais ser Suiço. Já aquando do segundo golo (do amigo Pépe) lá foi festejar com todos, mesmo que tivessem sido poucos os que lhe ligaram alguma ele estava lá a festejar. Explicações que encontro para isto: Terá sido avisado para ir festejar com os colegas de equipa e deixar de estar de trombas porque afinal de contas uma equipa é um conjunto de jogadores e só um não faz nada? Ou será que não vê o Pépe como um concorrente para o lugar dele e já festeja os golos do amigo de Madrid? Ou a que eu vejo como mais credível dado o nivel baixo que aquele ser humano tem, o Gonçalo além de fortíssima concorrência ao lugar dele (que vai-me custar aceitar e entender se não jogar a titular contra Marrocos) não faz parte do lote de amigos da Ronaldete mimada nem do circulo que tanto o Rafa não quis fazer parte logo não se festeja os golos dele mesmo que isso dê a vitória à equipa?

    Uma coisa ficou mais uma vez provada (se o enorme jogo, particular é certo, com a Nigéria não tivesse sido suficiente para provar) sem o Ronaldo todo o enorme talento que existe nesta geração de jogadores foi todo colocado ao de cima e sem o arruaceiro do Otário ou o casteiro do Pépe há muito talento para se pensar em lutar por se ser campeão do mundo pela primeira vez (coisa que só nos tempos do Rei Eusébio de chegou perto de se sonhar)...

    ResponderEliminar
  8. Prosa brilhante. Amigos, Pinheiro tb vale, pq é de madeira….e agora a vedeta não passa de um pino mal plantado em fora de jogo com as bolas a baterem-lhe sempre na canela e a desviarem pra fora.
    Ontem às 19h na sic-noticias, o César (lagarto) Mourão (excelente actor e bom humorista) conseguiu dizer q preferia ter perdido com a Suíça mas ter o cr7 todo o tempo em jogo…..Fonix, isto já nem dá pra gozar, é a total bandalheira dragarta em todo o seu esplendor.

    ResponderEliminar
  9. “Preferia Ronaldo a titular a não ganhar o jogo com a Suíça” Humorista César Mourão.
    Nem sei que pensar sobre esta frase, que numa primeira fase, quando a li, pensei tratar-se de uma ironia, só que depois fui ver a entrevista dada à SIC e, afinal, estava mesmo a falar a sério. Falou de falta de gratidão dos portugueses. Se nos lembrarmos do que disse Ronaldo antes do Qatar, que ia estar neste Mundial e no Europeu! então, seguindo a linha de raciocinio do Mourão, para que vai lá Portugal jogar se, por gratidão, teremos de aturar Ronaldo, mesmo que não seja para ganhar nada! Oh Mourão, vamos lá para quê? Turismo? Para aquecer? Gastar o erário publico? Confesso que tinha muita admiração por César Mourão apesar de nos seus programas deixar sempre bem vincado o seu sportinguismo entre alfinetadas ao Benfica, mas até dava isso de barato, mas agora desiludiu-me bastante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe uma diferença enorme entre ser lagarto e ser atrasado mental que torce pelo sporting. São coisas distintas... Ser grato ao Ronaldo (não consigo entender o porque tanta gratidão a um ser humano que a cada dia que passa mostra mais e melhor a sua má índole) ainda aceito embora não a entenda ou me seja reciproca, agora preferir a derrota da seleção desde que isso mantenha a Ronaldete em campo é simplesmente ser atrasado mental e um puro e simples lambe cús!!! Só desejo mesmo que em Janeiro a Ronaldete e o Vagandas se entendam e que ele venha para o Sporting, pode ser que ele faça cá o mesmo que fez à Juventus (nem sei quantas vezes campeã de Itália seguidas antes da presença dele no balneário para ser a "pior juventus dos últimos 50 anos) e ao Manchester United que antes da vinda dele lutou até ao fim pelo Championship e com ele não logrou melhor que um misero 5º lugar. Talvez aí ele receba o melhor total e profundo agradecimento, quando duma vez por todas acabar de arruinar o SCP. Se depois disso não chegar para terminar a carreira espero que vá ainda fazer umas épocas com o amigo Pepe (que pelo andar da carruagem ainda deve dar para mais uns 15 anos ao mais alto nível) e dar cabo daquele antro de corrupção também ;)

      Eliminar
  10. É tão bom ler as tuas prosas Guachos!👏

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.