sábado, 6 de maio de 2023

Em defesa dos macacos.

Nunca como nestes últimos dias estes bichinhos foram tão mal comparados. Avesso ao copy & paste, hoje socorro-me da Wikipédia para não deixar dúvidas a ninguém. Não há mal nenhum com esta espécie. Há espécimes, isso sim, que envergonham qualquer raça.

«Macaco é um termo de origem africana (provavelmente do banto makako) utilizado como designação comum a todas as espécies de símios ou primatas antropoides. É aplicada restritivamente no Brasil aos cebídeos (ou macacos do Novo Mundo) em geral. No sentido estrito, "macaco" refere-se às espécies de primatas pertencentes ao género Macaca.

A designação mico se origina, segundo o Dicionário Aurélio, do caraíba (karib) continental. É bastante usada no Brasil, onde costuma aplicar-se às espécies do gênero Cebus, no Sul, e às espécies de pequeno porte, ou saguis, no Norte.

O termo sagui se origina do tupi antigo sagûi e também designa os macacos calitriquídeos de pequeno porte.

Ainda segundo Cunha, o termo símio, que também designa os macacos (tendo sido registrado no português dos séculos XVI e XVII), vem do latim simius, de simus, "que tem o nariz chato".

Descrição
Os macacos variam em tamanho desde o sagui-pigmeu, que pode ser tão pequeno quanto 117 mm ( 4+5 ⁄ 8  pol) com 172 mm ( 6+3 ⁄ 4  pol) de cauda e pouco mais de 100 g ( 3+1 ⁄ 2  oz) em peso, para o mandril macho, quase 1 m (3 pés 3 pol) de comprimento e pesando até 36 kg (79 lb). Alguns são arbóreos (vivendo em árvores), enquanto outros vivem na savana ; as dietas diferem entre as várias espécies, mas podem conter qualquer um dos seguintes alimentos: frutas, folhas, sementes, nozes, flores, ovos e pequenos animais (incluindo insetos e aranhas).

Algumas características são compartilhadas entre os grupos; a maioria dos macacos do Novo Mundo tem caudas preênseis, enquanto os macacos do Velho Mundo têm caudas não preênseis ou nenhuma cauda visível. Os macacos do Velho Mundo têm visão tricromática de cores como a dos humanos, enquanto os macacos do Novo Mundo podem ser tricromáticos, dicromáticos ou - como nos macacos-coruja e grandes galagos - monocromáticos . Embora os macacos do Novo e do Velho Mundo, tenham olhos voltados para a frente, os rostos dos macacos do Velho e do Novo Mundo parecem muito diferentes, embora, novamente, cada grupo compartilhe algumas características, como os tipos de nariz, bochechas e nádegas.

Nomenclatura
Na classificação popular da língua portuguesa, geralmente se utilizam os termos "macaco" ou mono (segundo o Dicionário Aurélio, antigo termo português para espécie de símio africano), seguidos de um adjetivo que identifique o animal, a exemplo de "mono-carvoeiro" e "macaco-aranha", como exemplificado abaixo na galeria de fotos.

Classificação científica
A classificação científica também se vale desse esquema de adjetivação. Por exemploː no gênero Cebus, incluem-se espécies designadas por libidinosus (macaco-prego), ruivo, robustus etc. Ainda nessa classificação, alguns deles são associados a demônios como Beelzebuth (Ateles belzebuth) e Satanás (Chiropotes satanas) ou se referem a lendas como por exemplo a dos cércopes, salteadores de força descomunal que assaltavam e matavam os viajantes da Grécia Antiga. Conta-se que, no seu atrevimento, chegaram a atacar Hércules enquanto este dormia mas que este, ao acordar, os dominou com facilidade, tratando então de amarrá-los, pretendendo vendê-los como escravos. No caminho do mercado, os cércopes, mesmo amarrados, fizeram tantas brincadeiras e piadas que o herói findou por soltá-los. Contudo, Zeus, o senhor dos homens e dos deuses do Olimpo, não foi tão piedoso e transformou os cércopes em macacosː mais especificamente, os do gênero Cercopithecus.» 

14 comentários:

  1. A coisa parece estar mal para os lados da pocilga das antas. Então o quarentão não gosta de ser comparado ao líder dos super dragões?
    Que tal um queixa, com o covarde Manuel Mota como testemunha, por falsa acusação contra essa besta?

    ResponderEliminar
  2. O fcp já teve um defesa Uruguaio, que passou antes pelo Benfica, que era chamado como distintivo por 'El Mono'. Não me consta que tenha apresentado queixa queixa em nenhuma psp do mundo! Isto há macacos e gajos que gostam de fazer macaquices...

    ResponderEliminar
  3. O macaco do meu carro avariou. Onde posso apresentar queixa?
    Já agora, força BENFICA.

    ResponderEliminar
  4. Outra espécie a que os cientistas ainda não prestaram atenção é a espécie madureira. Habita e é encontrado no Douro Litoral, Portugal.
    Pepe e Otávio mestres em momices (macacadas) portanto não se admirem...

    ResponderEliminar
  5. Sou eu que sou estúpido ou andam a fazer de mim parvo?
    Então um homem branco chama qualquer coisa a outro homem branco e o segundo considera que foi um insulto racista?!
    Como diria Jô Soares "já me estão tratando como gente"

    ResponderEliminar
  6. Mais do mesmo no panorama nacional... Tudo que se passe pelos lado de contumil é ecoado e torna-se um problema civil de tal ordem que agora não se fala em mais nada!!! Isto é o novo caso Marega que depois de insultar e fazer piretes (visionados em directo pela Sportv que, como é habitual, depois as abafou) foi "insultado" (eu diria que foi nada mais do que um responder às provocações do PRETO) pela claque do Vitória. Isto deu logo para que se criasse um movimento anti racista no futebol nacional com TODOS os intervenientes a darem voz de total apoio ao provocador. O engraçado é que no ano anterior, sem qualquer provocação por parte do Nelson Semedo, o jogador do Benfica andou 90min a ser insultado pela mesma claque e até levou um amarelo por se ter virado para a claque e tê-los mandado calar. Ninguém em Portugal se manifestou, este solidário com o jogador nem foi criado nenhum movimento anti racismo muito menos houve eco na situação. Aliás, quem ainda foi criticado foi o jogador por ter feito o gesto de mandar calar a claque!!! Ainda no ano passado um jogador da equipa B do Benfica foi chamado de preto macaco (perfeitamente audível pelas imagens da Sportv) num jogo se não me engano em Paços de Ferreira e nada foi feito para identificar a Sra que fez esse comentário racista mesmo com as imagens da Sportv que se vê claramente quem foi. Nada foi feito para acabar com o racismo em Portugal muito menos se fez metade do eco. Portanto chamar macaco a este simio eu acho é que é de pedir desculpas aos macacos!!! Eles é que deviam se sentir insultados por estarem a ser comparados com tal ser repugnante como é este pedaço de merda que é o Pépe!!!

    ResponderEliminar
  7. Bem, o Benfica, à condição, dorme líder.
    Era só

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À condição, e mesmo sem condição. Até jogar com o Sporting é líder na certa, e depois disso será também, mas temos de esperar. A diferença é que depois do Sporting pode até dormir já campeão.

      Eliminar
  8. Nunca o disse, mas desde o jogo da primeira volta, face à forma exuberante, repito, exuberante, como festejou a vitória, que antipatizo com o pseudo benfiquista Ricardo Horta, para além de ter ficado satisfeito por não ter vindo para o Benfica no início de época, pois sendo bom jogador, sinceramente não creio que no Benfica viesse jamais ter a dimensão que tem no Braga, acrescido pelo valor louco que pediam por ele. Hoje, mais uma vez comprovou tratar-se de um jogador desonesto, um fingidor! Um simulador dispensável! Sinto desprezo por este tipo de desportistas, ainda por cima profissionais! Este gajo encaixava que nem ginjas no clube dos corruptos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não duvides que para a próxima época vai ser a grande contratação do FCP e sem novelas e ao preço da uva mijona. Quaisquer 10M + uns quantos milhões sempre que o FCP for campeão + um ingresso garantido na champions e o amigo salvador assina logo o contrato num guardanapo dum restaurante qualquer do Porto.

      Concordo plenamente no que dizes, se no início da época dizia que um Ricardo Horta iria fazer falta no plantel, depois do jogo do Benfica na Pedreira e depois daqueles festejos nojentos quando marcou o 3-0 ficou na hora marcado como um ser desprezível que NUNCA vou querer ver no Benfica. Ontem apenas demonstrou o íntimo dele e qual é o ADN que pertence. Jogador à Dragartos! Só lhe desejo todas as infelicidades desportivas até ao final da sua carreira (futebolística e de treinador se este for o caminho que queira seguir no futuro)

      Eliminar
  9. Caro consócio Guachos,

    Eu “Bim” agora da Luz e também me pareceu pênalti aos 43 min da primeira parte ; fora isso, “num” joguei um “caralho” que aqui no norte é como a gente trata a mae ! …..

    Quanto ao mais: é dizer ao gonçalinho e às modas do horta renovar pelosboedreiros, o seguinte:

    “ MÉÉÉÉÉÉÉÉÉ ! “ faz agora festas na cabritinha seu filho da puta !

    Ó horta , mete a cabrita no cú e lava a boca para falar MAIOR; quanto ao mais, o salvador que pague ao Málaga;

    Um forte abraço

    SAUDAÇÕES GLORIOSAS

    ResponderEliminar
  10. António Salvador esteve ao seu nível habitual - rasteiro, rasteirinho. Aquele gesto pode ter sido para agradar aos seus adeptos, mas parece-me que, mais ainda do que isso, foi para Pinto ver. Não passa de um ordinário.

    ResponderEliminar
  11. Quando se deu a confusão no final do tempo extra de 8 minutos junto aos bancos faltavam SETE segundos para o fim do jogo.
    Depois do reatamento o Gordinho deu mais de 2 minutos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O azar dele foi que nesses 2min mal o Braguinha teve bola nem o Benfica foi incompetente de fazer alguma falta que desse para alguma bola bombeada para a área para que o Horta pudesse cair e marcar o penálti que tanto esperavam.

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.