domingo, 8 de outubro de 2023

É deixar na borda do prato que já vos passa.

Roger Schmidt: «Não interessa como, interessa é que ganhámos». Schmidt: «Estoril jogou como se pudesse ganhar o campeonato ou atuar a nível internacional». A minha admiração pelo treinador do Benfica aumenta na mesma proporção em que decresce aos olhos dos verdadeiros 'verdadeiros'. Com estas duas simples frases dá para se perceber como o treinador do Benfica rapidamente assimilou o status quo do futebol indígena. E como eu desde que me lembro digo e escrevo a mesma coisa só posso admirar cada vez mais o alemão! Sim, confesso, eu sou daqueles benfiquistas básicos - tão básicos que até chateia - que prefere sempre uma vitória num jogo menos bem conseguido a uma derrota gloriosa, à sapo, acompanhada de grandes parangonas nos jornais e nenhuns pontos nas contas do titulo. Estou-me a cagar para o "perdemos mas jogamos muita bem" e prefiro o choro dos 'verdadeiros' incomodados com a vitória conseguida ao cair do pano do que passar uma noite mal dormida a lamentar uma derrota pejada de bom futebol. Sou um ganda básico, não sou?

Sim, eu sei que para os verdadeiros especialistas da especialidade, Roger Schmidt é um nabo. Já era um nabo na época passada porque não fazia a rotação que os especialistas exigiam e esta época é ainda mais nabo por fazer a rotação que os mesmos especialistas já acham demasiada. Era um nabo por não apostar em David Neres ou Florentino e ontem passou a ser o maior nabo do mundo por meter os dois juntos. Que Roger Schmidt é um nabo estou parcialmente de acordo. Para ser prior numa freguesia destas só mesmo um grande nabo é que aceita treinar o Benfica. Os que não são nabos estão todos, como eu, armados ao pingarelho, sentados atrás de um teclado. 

Vasco Seabra, do rodízio foculportista, não conseguiu disfarçar o fel que lhe ia na alma. O currículo do treinador do Estoril fala por si. Na matemática - "Permitimos duas oportunidades mais claras ao Benfica, nós tivemos três" - o fruteiro provou ser uma bosta. Já na gestão da W52 - percebeu-se que o Estoril tinha pilhas para mais 180 minutos - palpita-me que tenha esgotado o stock todo de uma só vez. De qualquer forma, com a grande vitória (à sapo) que obteve, arranjou latim para meia hora de prosápia, saindo da contenda como um herói da MDCSDQT como só o injinheiro macaco sabe ser. Daqui por duas jornadas, quando o Estoril se deslocar a Contumil, veremos para onde foi parar essa cagança toda. Um mês depois, para a taça da liga, quando receber o clube da fruta, vale uma aposta em como as pilhas dos jogadores não duram mais de 45 minutos? As suas, bem as suas, serão gastas na reverência ao foculporto. Vale uma aposta? 

Para a MDCSDQT o Benfica teve muita sorte. Esqueçam as vitórias conseguidas na raça e as epopeias escritas para lá dos 90 minutos. Foi o António milagreiro a salvar o Benfica de mais um Apocalipse. Aqui também concordo e não apenas parcialmente. O Benfica, logo na primeira jornada, no Bessa, onde, frente ao Boavista, sofreu os golos da derrota aos 90 mts e aos 90+13 depois de jogar a segunda parte quase toda com menos uma unidade e depois de António Nobre perdoar um penalti ao Boavista e uma expulsão (14 mts) a Sebastián Pérez (o VAR que se tinha ausentado para cagar, curiosamente, foi o André Narciso árbitro do Estoril-Benfica) já começou a rebentar com a escala. E foi por aí fora até chegar ao Estoril como a equipa que mais penaltis sofreu na liga! No entretanto - obviamente sem sortinha nenhuma - o foculporto ganhou vários pontos, com golos do central Marcano, para lá dos 110 mts de jogo e os sapos, para além do futebol de arrasar, contra o Casa Pia e o Farense, talvez tenham batido o próprio foculporto em matéria de azares. Como se constata, e como se diz na minha terra, o Benfica tem sido um burro de sorte. E se lhe juntarmos as arbitragens dos jogos da Champions League, onde a deusa da fortuna esteve sempre pelo seu lado, os níveis de felicidade atingem proporções inigualáveis! 

Puta de sina a do Benfica! Lá como cá, gastam a W52 contra o campeão nacional e, logo a seguir, encostam as tábuas na ressaca. Depois do Salzburgo perder em casa após derrotar o Benfica o Inter empatou no San Siro com o Bologna, que marcou o seu primeiro golo de grande penalidade. Nada de muito significativo para o resultado final, obviamente. Estou certo, verdadeiros exigentes?

Na época passada é que foi! Para os saudosistas de memória curta relembro que depois de 1-5 para o campeonato, na Taça de Portugal o Benfica ficou-se por um tremido 0-1, com o Estoril a jogar com 10 a partir dos 47 mts. Na Luz, para a liga da farsa, aconteceu um tangencial 1-0 e viva o velho. Antes de se dizerem algumas pacotadas convém dar uma vista de olhos aos 'calhamaços'. E já agora, se alguém se lembrar, agradeço: qual foi o campeonato do Benfica, desde a sua fundação, onde os jogos sofridos não acontecerem?…Outra coisa, na Luz, no 1-0, os árbitros foram os mesmos, mas ao contrário. Rui no apito, Narciso no VAR. Ontem o VAR Rui Costa anulou um penalti ao Benfica. Na Luz o VAR Narciso anulou um golo ao Benfica. Não é lindo de ver esta dupla que tão bem se completa?

18 comentários:

  1. Caro GV, subscrevo no integra a analise a esta goleada de 1.0. Aqui, pela cidade do Porto, está uma tal azia que este solarengo dia ainda mais bonito está. :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda ontem comentei: o importante foi conseguido: os 3 pontos. O resto, neste momento, é passado e não vale a pena discutir. Logo surgiu um especialista da especialidade a questionar se os adeptos também deviam dar carinho aos jogadores.

    E é esta a exigência dos benfiquistas. Nada contra os rivais, tudo contra o Benfica. Nem respeito pelo treinador - depois do Rui "Derrotas", agora falam em "Rogério Chaimite" - nem pelos jogadores.

    Impressiona-me o curriculo destes verdadeiros que atrás de um teclado são heróis.

    Carrega Benfica

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto, como é costume. Apenas um reparo: o SLB em 22/23 venceu o Estoril, na Luz por 1-0, golo de Otamendi.

    ResponderEliminar
  4. Ora aí está mais uma excelente prosa, directamente para o grupo dos melhores!
    (Curioso o alinhamento do noticiário da RTP1, agora. Depois de terem atribuído à sorte a vitória do Benfica, acrescentando que foi salvo pelo António Silva, qualificaram de épica a vitória do Sporting de Braga...só não vê quem não quer, mais claro não poderia estar).
    Mas adiante. Caiu-me muito bem a vitória de ontem, nos moldes em que foi, pois agora dá-me um gozo enorme a azia nos rivais e, mais ainda, nos verdadeiros. Todos já tinham encomendados o foguetório e os festejos e, pimba!
    Também gostei do trabalho do Karma. Largaram as canelas ao Trubin depois do jogo de Milão. Agora é o Tony, quase a ser crucificado, depois do jogo com o Salzburgo. Mais uma vez, pimba!

    ResponderEliminar
  5. Excelente GV, director de comunicação do SLB, já!!!!
    Os verdadeiros verdadeiros ontem estavam no ponto, o golo deveria ter sido aos 90+8, para a azia ser maior.
    Já o Pedro Henriques, também no ponto, na sportporcostv, fez um grande favor, foi sem som, uma paz tremenda até final do jogo.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que espera a direcção para contratar o GV ?

      Eliminar
  6. Caro consócio Guachos,

    - Básico me confesso !

    SAUDAÇÕES GLORIOSAS !

    ResponderEliminar
  7. Ganhamos com sorte, da mesma maneira que perdemos com azar contra o Boavista.
    Fizemos um jogo pobrezinho, sem grandes ideias, nem velocidade.
    O Estoril fez quase sempre a mesma saída para o contra ataque com a colocação da bola num jogador que aparecia na zona entre os nossos médios e centrais. O treinador, presumo que tinha também obrigação de ver a mesma coisa.
    Não fez substituições mais cedo porque os jogadores que estavam continuavam a ser perigosos??
    Se calhar a culpa é minha não consigo ver o mesmo jogo.
    O presidente Rui Costa, no final do jogo tinha uma cara de quem provavelmente viu o mesmo jogo que eu vi.
    De resto estou contente mais três pontos e siga para o próximo.
    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Passas o presidente para treinador e vais tu ocupar o lugar do presidente. Vais ver com fica fácil ganhar campeonatos só com goleadas.

      Eliminar
  8. De facto, notei hoje uma acentuada dose de azia em alguns rostos...
    Ficam aziados porque queriam o exclusivo dos 90 + X...
    O Benfica é grande mesmo quando não joga bem. E até ganha limpinho sem favores de arbitragem ao contrário da dragartagem.
    Já agora que pilhas é que usam os jogadores do Estoril? Estamos cá para ver a curto prazo se as mesmas não se esgotam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as mesmas pilhas do Galeno, que entrou na 2 parte e no final estava "morto", só que hoje para disfarçar deve de ter havido controlo...

      Eliminar
  9. Só tive pena de o SLB não ter ganho com um golo com a mão, fora de jogo e aos 117 minutos...para aziar ainda mais os "antis"!

    ResponderEliminar
  10. Depois da jornada europeia temos derrota do Man City, Union Berlin e da Real Sociedad, empate do Inter e do Newcastel. Isto numa rápida pesquisa porque se for ver mais ainda se encontram mais desaires após a Champions. Qual é a surpresa do Benfica ter dificuldades após uma jornada de Champions quando até o campeão em título e o vice campeão perdem pontos? Quando é que uma equipa, que troca 6 dos titulares mais habituais da época tem um jogo fluido? Será o Benfica a única equipa deste planeta que tem a obrigação de ganhar todos os jogos em que entra em campo e não pode nunca ter a que já todos sabem mudança de chip da Champions?
    Testes anti doping após todos os jogos da Liga, não seria algo engraçado de ver? Havia jogadores do Estoril a correr aos 90min contra o Benfica que aos 5 contra o Porto, será a ânsia em ganhar ao Benfica ou haveria nesse jogo incentivos extra? Foi um bom jogo do Benfica? Não, não foi, mas porque é que uns ganham aos 90+18 e é uma formidável exibição e o Benfica se aos 5min de jogo não estiver já a ganhar por 10-0 com pelo menos mais outras tantas se não mais oportunidades de golo claras já estão a jogar mal (benfiquistas de merda é o que querem indo atrás da merda que sai da boca do Pedro Uiii aiii Henriques que só quando comenta os jogos do FCP e do SCP é que não vê debilidades nos nossos rivais). Qual é a equipa mundial que com 3 pénaltis absurdos consegue ainda ganhar o jogo? Que adeptos nojentos é que vêem a equipa ganhar um jogo difícil e não ficam felizes com a vitória preferindo se calhar ter perdido o jogo mas a jogar como nunca que ganhar a jogar menos bem? Isto é puramente inacreditável e cada vez mais tenho vergonha dos adeptos benfiquistas que só para irem para o marquês é que servem depois de passarem uma época a falar mal e a rezar pela derrota do Benfica para saírem da toca para ir teclar e chamar nomes a tudo que é Benfica.

    ResponderEliminar
  11. Aqui está outro básico!
    Aliás, desde que sigo o Benfica
    e me conheço que sou básico. Antes as vitórias básicas que as derrotas sumptuosas!

    ResponderEliminar
  12. Não vale a pena acrescentar nada que ainda estrago!

    ResponderEliminar
  13. Lê-se coisa por esta “blogosfera” fora que são inacreditáveis! O Benfica podia jogar melhor? Podia! Mas foi melhor que o adversário? Indiscutivelmente! Basta ver as estatísticas finais que caem todas, esmagadoramente, para o lado do Benfica! Serão os que criticam estas exibições menos conseguidas, os mesmos que criticavam o Benfica do Jesus, que estourava em Março depois das corridas desenfreadas?
    Eu sei que alguns “Benfiquistas” destes são inflitrados, com o intuito de semear discórdia, mas meninos, vamos usar a cabeçinha! O Benfica não é obrigado a deslumbrar em todos os jogos! Deve ganhar a maioria e, se possível, sendo melhor que o adversário, o que aconteceu em todos os jogos até agora (incluíndo o do Bessa).
    Outras coisas que leio e que me estão a irritar:
    - É mentira que o único médio defensivo de raíz no plantel seja o Florentino Luís. Apesar da sua polivalência o fazer jogar e desempenhar bem noutras posições, a posição de origem do Aursnes é a de médio defensivo, posição onde, aliás, ele jogou mais de metade dos jogos da sua carreira;
    - Sentenciar que o David Neres não rende à esquerda é ridículo, ele foi, por exemplo, o melhor em campo no jogo contra o FC W52, onde jogou nessa posição. Também foi nessa posição que ele jogou contra o Inter, onde foi o jogador mais perigoso do Benfica, e sofreu um penalty ridiculamente não assinalado;
    - Sentenciar que o João Mário não rende à direita é ridículo, foi nessa posição que ele jogou no Sporting antes de ir para o Inter. Aliás, existe meia dúzia de (digamos assim) indivíduos que estão a fazer ao João Mário o que fizeram ao Pizzi. O João Mario, tal como o Pizzi o foi, é um jogador de equilíbrios. Devido à sua capacidade invulgar de posicionamento, torna a equipa melhor, e faz os adversários falharem. Existem jogadores que podem não aparecer nas estatíticas que todos procuram (o Iniesta era um caso paradigmático), mas isso não significa que não sejam importantes para a equipa;
    Já agora, caros benfiquistas, o Benfica não é obrigado a ganhar, independentemente de erros graves dos árbitros. Se equipas como o Liverpool, como com o golo do Luís Diaz contra o Tottenham, se sentem espoliadas por erros graves dos árbitros, e têm dinheiro para gastar aos balúrdios, o que será que conseguirá o Benfica contra equipas como o Inter, que têm o triplo do orçamento? O Benfica deve ser a única equipa do mundo que tem obrigação de vencer contra equipas com o triplo da capacidade financeira e com um penalty roubado e um golo adversário em falta! O tratamento do Benfica nos jornais é bastante esclarecedor: capas de quarta-feira (após jogo contra o Inter) “São Trubin”, quando o Benfica tinha razões de queixa da arbitragem; capas de quinta-feita (após o Putedo vs Barcelona) “Assim doi”, “Um passe em falso”. A corrupção, contra o Bercelona, terminou com o xG de 0,57 (o mais baixo desde a derrota por 1-5 contra o Liverpool), o que significa que o momento de criação daquela (digamos assim) “equipa”, é assustadoramente mau! Aliás, isto tem sido tudo o que se tem visto daquele conjunto de lutadores de MMA, desde que aquela coisa a que chamam treinador, sentou o chambão na cadeira de sonho.
    Caros Benfiquistas, parem de fazer o jogo do adversário (inimigo)...

    ResponderEliminar
  14. DUARTE GOMES

    “”33' Diogo Costa saíu ao cruzamento para tentar intercetar a bola, que antes foi desviada por Nico González. O guarda-redes do FC Porto não conseguiu travar a marcha e acabou por atingir, com a luva direita, a cara de Dener (ao mesmo tempo, o avançado colocou a mão nas costas do espanhol, mas não o carregou ilegalmente). Lance muito difícil de ver em campo, mas houve mesmo imprudência do guardião azul e branco. A infração devia ter sido sancionada com pontapé de penálti favorável ao Portimonense.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.