terça-feira, 31 de outubro de 2023

Messi!

Messi, Messi, Messi, Messi, Messi, Messi, Messi, Messi, coroado pela 8ª vez com o prémio oficial (o oficioso é seu desde que com 17 anos se deu a conhecer ao mundo da bola) de melhor jogador do mundo! Numa cerimónia onde também se destacaram Bernardo Silva e Rúben Dias, jogadores formados no Benfica, 9º e 30º classificados, António Silva, que concorria ao prémio de melhor jovem, terminou num honroso 8º posto atrás dos avançados mais promissores do mundo, lista liderada por Jude Bellingham. Também se destacaram Haaland, avançado do Manchester City que recebeu o prémio de melhor Gyokeres da gala e Emiliano Martínez (Ederson ficou em 2º) guarda-redes do Aston Villa e da selecção argentina ao arrebatar o troféu de melhor Diogo Costa em campo. Numa gala onde o azeite galo esteve ausente, já com a Bola de Ouro 2023 nas mãos, Lionel Messi não esqueceu o ídolo Diego Armando Maradona, que se fosse vivo celebraria hoje o seu 63.º aniversário. "Não há melhor lugar para desejar-lhe um feliz aniversário, num espaço rodeado de gente que gostava dele e de futebol tanto quanto ele". Sintomático da sua personalidade altruísta!

Infelizmente para mim, que, por opção, nunca perdi um jogo seu, Messi, aos 36 anos, entendeu que o melhor para si a para a sua família seria a reforma dourada antecipada no Inter Miami CF da insípida Major League Soccer. Resta-me acompanhá-lo na selecção argentina até que resolva pendurar definitivamente as chuteiras. Deixa, embora continue a jogar, uma herança impossível de igualar mas o seu maior legado é a quantidade astronómica de jogadores que fez crescer a seu lado. Ninguém o viu reclamar com um colega por não ter entendido uma jogada ou por não lhe passarem a bola, e muito menos por rematarem à baliza com ele, ali mesmo ao lado, desmarcado. Todos observamos como abdicou do estrelato para oferecer a marcação de grandes penalidades a colegas avançados para quem a sorte se tornara momentaneamente madrasta. Sair de campo aplaudido actuando em estádios dos maiores rivais, demonstra todo o respeito que granjeou entre companheiros e adversários! Tomara eu um milésimo da sua inspiração futebolística na minha escrita para lhe dedicar um poema. Fico-me por um muito obrigado Messi pelo mundo de magias que criaste. Obrigado Messi por todas as alegrias que me deste. 

4 comentários:

  1. Mais uma vez muito bem dito e EXPLICADO o porquê de outros serem ignorados e muito bem ignorados.
    Bem haja, saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. Por razões pessoais, consoante vamos avançando na vida mais perdas se vão acumulando, não tenho visto futebol, nem sequer a paixão imorredoura Benfica, mas hoje de manhã soube que o génio Messi foi mais uma vez justamente premiado. E melhorou um pouco o meu estado de espírito. Como o faz desde que o vejo jogar. E tive a oportunidade de o ver em Nou Camp com a minha família, num jogo em que marcou 3 golos.
    E nada mais escrevo, porque tu, Guachos, escreveste o que sinto relativamente a este autor das melhores belas artes recorrentes que vi em jogos de futebol!

    ResponderEliminar
  3. Há dias estive no estrangeiro e numa visita cultural o guia ia perguntando de que país é que cada um de nós era. Quando lhe disse que era de Portugal, perguntou-me qual é que eu achava que era o melhor jogador de futebol da atualidade. Ficou espantado quando lhe respondi: Messi. Estava à espera que eu dissesse que era o filho da melhor Dolores do mundo, mas não. O Messi é magia e a dedicatória de ontem ao maior de sempre, Diego Armando Maradona, ainda me convenceu mais. Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  4. E sem chular a propria familia , vendendo a intimidade ( sua e dos seus ) a fatia aos media de mexericos...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.